Sei sulla pagina 1di 18

FACULDADE DE TECNOLOGIA E ESCOLA SENAI ANTNIO ADOLPHO LOBBE

Lucas Antonio Botelho Matheus Porfirio Moraes Victor Ciscare Laisner

VENTILADOR AUTOMATIZADO

Lucas Antonio Botelho Matheus Porfirio Moraes Victor Ciscare Laisner

VENTILADOR AUTOMATIZADO

ORIENTADOR: PROFESSORA DANIELA GAVASSA

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Escola SENAI Antonio Adolpho Lobbe como requisito obrigatrio para obteno do ttulo de Tcnico em Mecatrnica.

So Carlos 2012

RESUMO

A partir da finalidade de trazer mais conforto para a vida cotidiana de pessoas em qualquer ambiente, seja ele uma indstria, uma loja ou at mesmo uma casa a ideia da elaborao deste projeto. Parte de um conceito aparentemente simples, entretanto, engenhoso. Consiste em aperfeioar para outro nvel o uso de um aparelho muito usado cotidianamente, o ventilador. Para tal, se faz uso de um microcontrolador ligado a um pic, um sensor de calor e um ventilador comum. Tal projeto visa buscar maneiras de simplificar o dia-a-dia de diferentes pessoas em diferentes reas. Na indstria, por exemplo, pode-se usar de um operador de mquinas como figura ilustrativa para tal. Quando o operrio sente calor, tem que parar sua mquina, ir at o local onde o ventilador est fixado e acion-lo. Todo esse processo tem que ser repetido quando h mudana na temperatura e o operador passe ento a dispensar o uso do dispositivo. Com o ventilador automatizado, nada disso necessrio, pois tanto o acionamento quanto o desacionamento do ventilador so realizados automaticamente.

Palavras-chave: Ventilador, Automtico, Conforto, PIC, Indstria.

ABSTRACT

Deve ser feita a traduo do resumo para a lngua estrangeira.

Deixe um espao entre o abstract e as key-words. Key-words: Word 1. Word 2. Word 3. Word 4. Word 5.

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE TABELAS

LISTA DE ABREVIATURAS OU SIGLAS PIC RAM EPROM Programmable Interface Controller Random Access Memory Erasable Programmable Read-Only Memory

SUMRIO

LISTA DE FIGURAS.................................................................5 LISTA DE TABELAS................................................................6 LISTA DE ABREVIATURAS OU SIGLAS.................................7 SUMRIO.................................................................................8 1 IntroDUO.........................................................................14 2 Objetivo...............................................................................16 3 jUSTIFICATIVA....................................................................17 4 DESENVOLVIMENTO..........................................................18 5 CONCLUSO........................................................................22 6 REFERNCIAS....................................................................23

14

1 INTRODUO Os primeiros ventiladores eltricos apareceram no incio dos anos 1880. O ventilador era basicamente uma lmina ligada a um motor eltrico. O desenvolvimento das reas de Engenharia Eltrica e Engenharia Aeronutica se aplicaram em paralelo uns aos outros na indstria de ventiladores eltricos. Os primeiros motores eltricos eram bipolares. Eles eram de corrente contnua, com todos os componentes expostos. As lminas iniciais foram adaptadas a partir do moinho de vento, geralmente com seis ps em forma de folhas planas de bronze. O controle de velocidade foi obtido usando a resistncia. Em quase todos os casos um arame de resistncia era usado. Estes primeiros ventiladores eram ou uma novidade, ou um aparelho caro, usados em grandes escritrios ou em casas de ricos. O tempo foi passando e os ventiladores foram se aperfeioando. Adiciou-se uma gaiola ao aparelho que inicialmente no tinha proteo alguma. Entretanto, a proteo veio com o intuito de proteger as lminas caras, no as pessoas. Em 1920 surgiram os primeiros prottipos de ar condicionado. Com efeito, as manufaturas que produziam ventiladores comearam a redirecionar seu produto para o uso domstico. Com os aperfeioamentos, o ventilador foi gradativamente assumindo a forma atual que tem, de plstico, no mais com lminas, compacto e giratrio mecanicamente. O Ventilador Automatizado, maneira pela qual o projeto foi denominado, funciona da seguinte maneira: atravs do sensor de calor, a intensidade de calor aferida em graus clsius. Quando a temperatura aferida atingir um valor predeterminado, (os desenvolvedores do projeto sugerem que o valor seja 25 Celsius) o PIC aciona o ventilador pelo microcontrolador. Caso a temperatura caia a ponto de ficar abaixo daquela anteriormente determinada para o acionamento do ventilador, este desligado. Este processo ocorre de maneira cclica, tornando desnecessrio o inconveniente de ter que deslocar - se at o aparelho todas as vezes que o usurio sinta frio ou calor. Na indstria, o tempo que gasto para que um indivduo pare o que est fazendo, v at onde o dispositivo est localizado e ligue ou desligue o dispositivo poderia, sem dvidas, ser usado de uma melhor forma. Parte de um conceito aparentemente simples, entretanto, engenhoso. Consiste em aperfeioar para um outro nvel o uso de um aparelho muito usado cotidianamente, o ventilador. Para tal, se faz uso de um micro controlador, o PIC16F877A, um sensor de calor LM35 e um ventilador comum.

15

16

2 OBJETIVO O Ventilador Automatizado um projeto simples, porm engenhoso, que facilitar a vida de muitas pessoas. Atravs de seu sistema de deteco de temperatura, o ventilador acionado quando uma temperatura pr-definida pelo utilizador atingida. Da mesma forma, se a temperatura abaixar at um ponto que seja definido pelo usurio como desnecessrio o funcionamento do ventilador, ele desligado, tudo automaticamente. Com esta ideia, muito mais praticidade poder ser oferecida ao dia-a-dia de qualquer um, especialmente no mbito industrial, eliminando a necessidade de locomover-se at local onde o ventilador est localizado. Com efeito, uma economia de tempo gerada e, num mundo onde tempo dinheiro, isto fundamental.

17

3 JUSTIFICATIVA Este projeto feito com a inteno de oferecer grandes vantagens indstria, ambiente o qual est diretamente ligado ao SENAI. Atravs dos mtodos utilizados para sua elaborao, as reas de eletrnica e programao so utilizadas. Desta forma, pode-se contemplar o Ventilador Automatizado como um projeto de concluso de curso.

18

4 DESENVOLVIMENTO O projeto foi dividido em duas etapas: eletrnica e programao. Primeiramente, sero descritos aqui os componentes eletrnicos, suas especificaes e finalidades para o funcionamento do Ventilador Automtico.

4.1 MICRO CONTROLADOR PIC Os microcontroladores so chips inteligentes, que tem um processador, pinos de entradas/sadas e memria. Atravs da programao da programao, podemse controlar suas sadas, tendo como referncia as entradas ou um programa interno. Atualmente, muitos equipamentos de nosso uso dirio, tais como: eletrodomsticos, videocassetes, alarmes, celulares e brinquedos, entre outros, utilizam microcontroladores para execuo de suas funes bsicas. O que diferencia os diversos tipos de microcontroladores, a quantidade de memria interna (programa e dados), velocidade de processamento, quantidade de pinos de entrada/sada (I/O), alimentao, perifricos, arquitetura e set de instrues. O PIC, pea na qual este projeto gira em torno, um circuito integrado produzido pela Microchip Technology Inc. , que pertence categoria dos micro controladores, ou seja, um componente integrado que, em um nico dispositivo, contem todos os circuitos necessrios para realizar um completo sistema digital programvel. O PIC pode ser visto externamente como um circuito integrado TTL ou CMOS normal, mas internamente dispe de todos os dispositivos tpicos de um sistema microprocessado, ou seja: Uma CPU (Central Processor Unit ou Unidade de Processamento Central) e sua finalidade interpretar as instrues de programa; Uma memria PROM (Programmable Read Only Memory ou Memria Programvel Somente para Leitura) na qual ira memorizar de maneira permanente as instrues do programa; Uma memria RAM (Random Access Memory ou Memria de Acesso Aleatrio) utilizada para memorizar as variveis utilizadas pelo programa; Uma serie de LINHAS de I/O (entrada e sada) para controlar dispositivos externos ou receber pulsos de sensores, chaves, etc. ; Uma serie de dispositivos auxiliares ao funcionamento, ou seja, gerador de clock, bus, contador, etc. A presena de todos estes dispositivos em um espao extremamente pequeno, da ao projetista ampla gama de trabalho e enorme vantagem em usar um sistema micro processado, onde em pouco tempo e com poucos componentes externos podemos fazer o que seria oneroso fazer com circuitos tradicionais. O PIC pode ser visto externamente como um circuito integrado TTL ou CMOS normal, mas internamente dispe de todos os dispositivos tpicos de um sistema microprocessado, ou seja: Uma CPU (Central Processor Unit = Unidade de Processamento Central) cuja finalidade interpretar as instrues de programa. Uma memria de programa Flash EPROM que possibilita a gravao cerca de 1000 vezes sem a necessidade de apagamento com ultravioleta. Uma memria RAM, utilizada para memorizar as variveis utilizadas pelo programa. Uma srie de LINHAS de I/O para controlar dispositivos externos ou receber

19

pulsos de sensores, chaves, etc. Uma memria EEPROM para gravar dados permanentes. Cada posio pode ser gravada cerca de um milho de vezes. Uma srie de dispositivos auxiliares ao funcionamento, ou seja, gerador de clock, barramento de dados e controle, contador/temporizador, etc. Estes componentes e especificaes variam de acordo com o modelo. A tabela que ser apresentada a seguir ilustrar as especificaes do PIC utilizado neste projeto. A presena de todos estes dispositivos em um espao extremamente pequeno, d ao projetista ampla gama de trabalho e enorme vantagem em usar um sistema microprocessado, onde em pouco tempo e com poucos componentes externos podemos fazer o que seria oneroso fazer com circuitos tradicionais. O PIC est disponvel em uma ampla gama de modelos para melhor adaptarse as exigncias de projetos especficos. No projeto do Ventilador Inteligente, o modelo escolhido foi o 16f877A, por apresentar um conversor analgico/digital j includo, o que dispensa a necessidade de comprar um separadamente.

http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/39582b.pdf http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAJngAA/apostila-sobre-microcontrolador-pic16f628-prof-eider-lucio-cefet-go

20

4.2 SENSOR DE CALOR LM35 Os circuitos integrados da srie LM35 so sensores de temperatura de preciso, cuja tenso de sada linearmente proporcional temperatura. O LM35, portanto, tem uma vantagem sobre os sensores de temperatura lineares calibrados em Kelvin, por no ser necessrio que o usurio determine uma grande constante de voltagem em suas sadas para assim obter uma escala em graus centgrados. O LM35 no requer qualquer calibrao externa ou acessrio para fornecer preciso tpica de 14 .

https://www.national.com/ds/LM/LM35.pdf O baixo custo assegurado pelo corte de e utilizao de acessrios. A baixa impedncia de sada do LM35, sada linear e calibrao inerente de preciso fazem com que a interface de leitura do circuito seja extremamente fcil. Como usa apenas 60 A de sua fonte, tem um nvel de auto aquecimento realmente baixo, menos de 0,1 C no ar esttico. O LM35 classificado para operar entre uma faixa de 55 a + 150 C de temperatura. H outros modelos nessa srie de sensores, entretanto, o que ser usado no projeto do Ventilador Automatizado este, por suprir satisfatoriamente as necessidades do projeto. 4.3 KIT DE DESENVOLVIMENTO PARA PIC Os kits de desenvolvimento para PIC (PICKIT) fazem parte da famlia de programadores para microcontroladores PIC, feitos pela empresa Microship. Eles so usados para programar, apurar possveis erros de programao, exercer distintos acionamentos, como o de LEDs, por exemplo, geralmente pra fins didticos. Existem 3 tipos de kits desenvolvidos pela Microship, porm, h uma infinidade dos chamados clones, que so kits que podem ser desenvolvidos artesanalmente de acordo com a necessidade de aplicao. Os PICKITs funcionam da seguinte maneira: o programa elaborado no computador, na linguagem C++ ou Assembly e, em seguida, transferido para o kit atravs de um cabo RS232, na maioria dos casos. Em seguida, as funes anteriormente programadas so executadas. Neste projeto, o kit ser usado para fazer com que o sensor de calor LM35 faa uma leitura da temperatura, a qual ser convertida em graus Celsius pelo PIC. Se este valor for superior a 24C, a sada RB0 ser acionada, fazendo com que o ventilador ligue. Este processo feito de maneira constante, de modo que se a temperatura caia, tornando desnecessrio o uso do ventilador, este ser desligado. Caso a temperatura suba novamente, o ventilador mais uma vez acionado, e assim sucessivamente.

21

4.4 MPLAB O MPLAB IDE (Integrated Development Environment) um software editor para gerentes de projetos e ambiente de programao para desenvolvimento de aplicaes e sistemas embarcados, utilizando microcotroladores PIC da Microship. fornecido gratuitamente pela empresa Microchip Technology. O software integra diversos ambientes de trabalho para programao, simulao e gravao de microcontroladores. MPLAB IDE foi projetado para trabalhar com vrios modelos de Microchip e para oferecer flexibilidade para uso de ferramentas de linguagem de programao de terceiros. Estas ferramentas de programao podem ser usadas para projetos escritos em linguagem de programao em assembly, C ou linguagem BASIC; compilados em linguagem hexadecimal (.hex), o cdigo executvel pode ser gravado no dispositivo em uma memria flash ou EPROM. Para desenvolvimento de sistemas e anlise dos programas, possui debugger por software atravs de ferramentas internas como o MPLAB SIM ou plug-ins externos como o Proteus (programa de computador) VSM e Matlab, ou ainda por mdulos externos como MPLAB ICD2, MPLAB ICE 200 e PICKIT 2, que fazem o debugger no prprio microcontrolador, enviando os valores dos registradores para o microcomputador, possibilitando assim a anlise dos valores na memria RAM e avaliao do desempenho do programa. Para programao dos microprocessadores, o MPLAB possui interface de programao possibilitando a programao diretamente do MPLAB para a memoria flash do micro controlador atravs da porta serial ou USB pela interface MPLAB ICD2 , MPLAB ICE 2000 e PICKIT 2 4.4.1 MODELOS Os modelos suportados so de 10 bits, 12 bits, 16 bits, 17 bits, 18 bits, 24 bits, 30bits, 32bits, HCS e SEE. Entre os modelos mais conhecidos esto os PICs: PIC16f84, PIC16f628, PIC16f877,PIC18F452 e PIC18F4550. O programa MPLab de arquitetura 32-bits e roda em ambiente MS Windows e Linux com a verso MPLAB X. Este programa integra em sua IDE vrios programas de software livre.

22

5 CONCLUSO Atravs do material acima apresentado, evidencia-se que o projeto de grande valia para todos os setores, especialmente o industrial. Num mundo onde tempo dinheiro, levar ferramentas que possibilitem um melhor aproveitamento de tempo s empresas essencial. Com o Ventilador Automatizado, isto se torna possvel, de modo com que a indstria se beneficie.

23

6 REFERNCIAS MICROSHIP. PIC16F87XA Data Sheet 28/40/44-Pin Enhanced Flash Microcontrollers http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/39582b.pdf acesso em 02/06/2012 MICROSHIP. MPLAB X Integrated Development Environment (IDE) http://www.microchip.com/pagehandler/en-us/family/mplabx/ - acesso em 02/06/2012 SILVA, Bruno Rodrigues. Kit Modular de Desenvolvimento Baseado em Microcontrolador Pic http://www.aedb.br/seget/artigos11/31014296.pdf - acesso em 02/06/2012 WIKIPEDIA. EPROM http://en.wikipedia.org/wiki/Eprom - acesso em 20/05/2012 LUCIO, Eider. Apostila sobre o Microcontrolador PIC 16F628 do Prof. Eider Lucio do Cefet-GO http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAJngAA/apostila-sobremicrocontrolador-pic-16f628-prof-eider-lucio-cefet-go - acesso em 20/05/2012 WIKIPEDIA. PICKit NATIONAL SEMICONDUCTOR. LM35 Precision Centigrade Temperature Sensors https://www.national.com/ds/LM/LM35.pdf - acesso em 15/05/2012 TEXAS INSTRUMENTS. LM35 http://www.ti.com/product/lm35 - acesso em 01/06/2012 WIKIPEDIA. MPLab http://pt.wikipedia.org/wiki/MPLab - acesso em 20/05/2012 WIKIPEDIA. MPLab http://en.wikipedia.org/wiki/MPLab - acesso em 20/05/2012 MICROSHIP. MPLAB C Compiler for PIC18 MCUs http://www.microchip.com/stellent/idcplg? IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1406&dDocName=en010014 - acesso em 02/06/2012

Potrebbero piacerti anche