Sei sulla pagina 1di 10

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BAURU

Curso de Sistemas Biomdicos

Disciplina de Sistemas Digitais

Osciladores

Professor: Tadeu Pellison Aluno: Gustavo Martins Tristo

Bauru 2012

Osciladores

Gustavo Martins Tristo

Este trabalho foi solicitado como parte integrante da matria de Sistemas Digitais, sob orientao do professor eng. Tadeu Pelissom

Bauru 2012

Osciladores
Um oscilador nada faz alm de proporcionar uma tenso alternada de determinada freqncia. O gerador de sinais de udio, usado no trabalho com amplificadores de udio, um oscilador de udio. O oscilador de udio proporciona uma tenso alternada de qualquer freqncia dentro da faixa de 0 a 15 kHz. O gerador de sinais em RF um oscilador de rdio freqncia, podendo por exemplo, fornecer tenso alternada de qualquer freqncia na faixa de 0,1 Hz a 10 MHz. Estes dois osciladores proporcionam sinais de prova que possibilitam a localizao de defeitos e o ensaio de circuitos eletrnicos. Um transmissor de rdio toma uma tenso alternada de alta freqncia, amplifica esta tenso e a irradia para pontos distantes por meio de uma antena transmissora. De onde provm esta tenum oscilador associado a amplificadores de RF, de alta potncia, que modulam e amplificam o sinal do oscilador, possibilitando a sua irradiao a distncias considerveis pela antena. O tipo de receptor de rdio mais utilizado, o receptor super heterodino, tambm contm circuitos osciladores.

Oscilaes
Se qualquer objeto balana uniformemente para a frente e para trs, diz-se que est oscilando. Uma corda de violino oscila quando friccionada pelo arco. Um balano em movimento oscila. O pndulo de um relgio tambm oscila.

Figura 1

Figura 2

Consideremos o pndulo. Quando ele atinge o extremo esquerdo do seu movimento, pra momentaneamente, toda sua energia est acumulada como energia potencial. Na metade do seu deslocamento, sua velocidade mxima, e toda sua energia foi convertida em energia cintica ou energia de movimento. Quando completa sua trajetria, chegando ao extremo direito, novamente pra momentaneamente, e sua energia outra vez energia potencial. Este movimento pode ser representado pela metade de uma senide, considerando a velocidade em funo do tempo. A velocidade para a direita considerada positiva. Como o deslocamento da direita para a esquerda - retorno - uma mudana de sentido, a segunda metade da senide e representada abaixo da linha. Assim, um ciclo completo de oscilao do pndulo pode ser representado por um ciclo completo da senide. Voc j notou que todas as oscilaes se completam no mesmo tempo? Voc pode representar graficamente trs ciclos do movimento do pndulo do seguinte modo: o tempo de t1 a t3 igual

O oscilador eletrnico
Um oscilador eletrnico um circuito simples, constitudo por um capacitor e um indutor - bobina - ligados em paralelo. Para compreender como este circuito pode oscilar, lembre-se do que acontece durante a carga e a descarga de um capacitor.

Um capacitor descarregado apresenta, em cada placa um nmero igual de cargas positivas e negativas. Quando ele ligado aos terminais de uma fonte de corrente contnua, uma placa se carrega negativamente e a outra positivamente. Agora, a placa negativa tem mais eltrons do que antes da carga, e a placa positiva tem menos eltrons do que originalmente. Alm disso, o excesso de eltrons na placa negativa exatamente igual perda de eltrons na placa positiva.

Figura 3 Quando o capacitor carregado posto em curto-circuito, os eltrons em excesso so atrados pela placa positiva e se deslocam atravs do condutor. Novamente as placas apresentam quantidades iguais de cargas positivas e negativas e o capacitor est descarregado. Voc viu o que ocorre quando um capacitor carregado posto em curto-circuito. Quando um indutor - bobina - ligado s placas do capacitor carregado os resultados so bem diferentes. Voc se lembra que um indutor apresenta uma caracterstica eltrica peculiar de se opor a qualquer variao da corrente eltrica atravs dele. Voc sabe que, quando h uma corrente atravs de uma bobina, estabelece um campo magntico em torno da mesma. Qualquer variao na corrente faz com que o campo magntico se expanda e se contraa. Devido a esta expanso ou contrao do campo magntico, as linhas magnticas cortam as espiras do bobina, gerando uma tenso que se ope variao da corrente. Quando o capacitor carregado aplicado bobina os eltrons acumulados na placa negativa no podem se deslocar precipitadamente atravs da bobina para a placa positiva, e a tenso no circuito mxima. Logo que um pequeno nmero de eltrons flui na bobina, um campo magntico comea a crescer. Este crescimento do campo magntico induz uma tenso na bobina, e esta tenso se ope ao fluxo de eltrons da placa negativa. O capacitor e a bobina atuam como duas pilhas em oposio - positivo

ligado a positivo e negativo a negativo. Em conseqncia, o capacitor carregado no pode se descarregar imediatamente atravs da bobina. Quanto maior a indutncia da bobina, maior o tempo necessrio para a descarga do capacitor. A medida que o capacitor se descarrega, o campo magntico na bobina se torna cada vez mais intenso, e a tenso continua a diminuir. Quando o capacitor se descarrega completamente, toda a sua energia eltrica foi transformada na energia magntica do campo em torno da bobina. Logo que a corrente atravs da bobina comea a diminuir, o campo magntico em torno da bobina comea a se contrair, (3). O campo em colapso corta as espira da bobina e induz uma corrente na mesma. Esta tenso induzida se ope reduo da corrente atravs da bobina e tem polaridade oposta da tenso original do capacitor. Agora, o capacitor e a bobina atuam como duas pilhas ligadas em srie - negativo a ligado a positivo. Por causa dessa tenso induzida, os eltrons so forados a fluir atravs da bobina no mesmo sentido. Os eltrons so deslocados da placa superior do capacitor e forados a se dirigirem para a placa inferior, atravs da bobina. Toda a energia do campo magntico em colapso gasta para dar uma carga negativa placa inferior do capacitor. Quando o campo magntico se extingue totalmente, toda a energia magntica foi devolvida ao capacitor sob a forma de uma carga eltrica, e a tenso entre as placas do capacitor tem polaridade exatamente oposta que era determinada pela carga inicial. Agora que os eltrons esto acumulados na placa inferior do capacitor, a carga exatamente oposta original. Agora, os eltrons so atrados pela placa positiva superior, atravs da bobina. A medida que o capacitor se descarrega, estabelece-se um campo magntico em torno da bobina . O colapso deste campo magntico faz com que outros eltrons deixem a placa inferior e se dirijam para a placa superior. Quando o campo magntico se extingue totalmente, todos os eltrons esto de volta placa superior, e a situao exatamente igual da carga inicial do capacitor. O ciclo completo se repete indefinidamente. A energia armazenada alternadamente como carga do capacitor e como campo magntico em torno da bobina. Isto o que se entende por oscilao eletrnica. Se um osciloscpio fosse ligado em paralelo com a bobina e o capacitor, o crescimento e a queda da tenso apareceriam como uma senide, se no houvesse resistncia em qualquer parte do circuito. Se no houvesse resistncia no circuito, as oscilaes continuariam indefinidamente. Entretanto, no se pode eliminar totalmente

a resistncia, e parte da energia eltrica da oscilao dissipada pela resistncia sob a forma de calor. Devido a esta perda de energia eltrica, a tenso diminui em cada oscilao e eventualmente desaparece. Para que as oscilaes possam continuar indefinidamente, suficiente energia eltrica deve ser aplicada ao circuito LC - chamado de circuito tanque ou circuito sintonizado para compensar as perdas causadas pela resistncia. Alm disso, esta energia eltrica deve ser fornecida ao circuito no momento certo, de modo a lhe dar um pequeno empurro no instante adequado. Este empurro corresponde ao empurro dado no balano, no fim de cada oscilao. Uma maneira de dar este empurro eltrico no circuito LC a aplicao de uma fonte de tenso aos terminais do capacitor, no momento em que esta est atingindo sua carga total. Desta maneira, as oscilaes podem continuar indefinidamente. Observe que o impulso recebido pelo circuito oscilador a pequena frao de tenso necessria para compensar a queda de tenso causada pela resistncia no circuito. O circuito LC capaz de gerar uma tenso senoidal, mesmo quando o empurro recebido no se assemelha a uma senide e tem durao igual a uma parte muito pequena do ciclo. O volante de um motor de um cilindro capaz de completar uma volta quando recebe apenas um ligeiro impulso do pisto em cada rotao. Esta semelhana entre a ao de um circuito LC e o volante de um motor de um cilindro permite que se use a expresso efeito volante do circuito tanque para descrever as oscilaes de um circuito LC. O mtodo para fornecer energia adicional ao circuito LC, descrito anteriormente, trabalharia muito bem se existisse algum dispositivo de comutao que pudesse trabalhar nas freqncias requeridas. Alguns osciladores devem ser capazes de operar em freqncias bem superiores a 100 MHz. Ligando o circuito LC base de um transistor, a tenso oscilante pode ser amplificada. Se uma pequena parte da tenso amplificada puder ser reaplicada ao circuito LC na fase adequada, suficiente energia eltrica ser devolvida ao circuito LC para compensar as perdas por resistncia no circuito. O transistor usado em um oscilador no produz qualquer oscilao - o circuito LC que oscila, e o transistor d o empurro .

Todos os osciladores entre os diversos tipos esto no mtodo usado para reaplicar a tenso ao circuito LC, em fase adequada. Este circuito osciladores so: o Armstrong, o Colpitts, o Hartley, o Coletor base sintonizados, o Controlado a cristal e o de Acoplamento eletrnico. Veremos como funcionam alguns destes circuitos osciladores, suas vantagens e desvantagens.

Estabilidade de freqncia dos osciladores


Uma das caractersticas importantes dos osciladores que voc ir estudar a estabilidade de freqncia. Embora voc no tenha trabalhado com os osciladores evidente que um oscilador deve manter a freqncia para a qual foi ajustado. Infelizmente, todos os osciladores tendem a apresentar desvios - deslocamentos - na freqncia, a no ser que sejam adotadas certas precaues para evit-lo. Alguns circuitos apresentam menor deslocamento de freqncia do que outros. Imagine o que aconteceria se no fosse considerado o deslocamento de freqncia. Se um navio estivesse tentando comunicar-se com outro, e o oscilador do transmissor apresentasse desvio de freqncia, a mensagem nunca seria recebida. Se o oscilador de um receptor de bordo tivesse deslocamento de freqncia, o navio tambm nunca receberia mensagens. Se isto ocorresse com os oscilador de um sonar de bordo, o navio no poderia detectar submarinos, e seria torpedeado pelo primeiro submarino inimigo que aparecesse. Numerosos equipamentos eletrnicos contm osciladores. Se se permitisse o deslocamento de freqncia desses osciladores, todos esses equipamentos seriam inteis, at que seus osciladores fossem reajustados para a freqncia correta. Portanto, voc pode ver que necessrio entender a estabilidade de freqncia e o deslocamento de freqncia. Este causado por diversos fatores. Vibrao, cargas variveis e tenses de alimentao variveis provocam desvio de freqncia em um oscilador; as variaes de temperatura tambm causam este fenmeno. Como muitos equipamentos eletrnicos esto sujeitos a todos esses fatores, normalmente inclui-se em todos os equipamentos algum sistema de compensao.

O Oscilador Hartley
Ele representa um aperfeioamento do oscilador Armstrong, embora tambm esteja sujeito instabilidade de freqncia, apresenta muitas caractersticas favorveis,

adaptando-se a uma ampla faixa de freqncia e facilitando a sintonia. Como o oscilador Hartley um circuito muito usado, voc deve certificar-se de entend-lo perfeitamente. H muita pouca diferena entre os osciladores Armstrong e o Hartley. No tipo Armstrong as oscilaes so sustentadas por um pulso de tenso induzido no circuito LC por um pulso de corrente de dreno atravs da bobina de realimentao. No tipo Hartley, o pulso de tenso tambm induzido no circuito LC por um pulso da corrente de fonte atravs da bobina de realimentao. A diferena no circuito Hartley que a bobina de realimentao parte da bobina do circuito LC. Esta bobina tem um derivao de modo que a corrente de fonte flui atravs da parte inferior da bobina e induz um pulso de tenso na parte da bobina relativa gate. O valor da tenso induzida de realimentao pode ser ajustado pelo deslocamento da derivao da fonte como as oscilaes so mantidas no oscilador Hartley As oscilaes se iniciam quando a fonte de alimentao ligada, devido ao sbito crescimento da corrente de dreno. Eis o percurso da corrente contnua: fluxo de eltrons da fonte ao dreno e o +VDD, atravs da fonte de alimentao e massa, atravs de L1 e retorno fonte. Inicialmente, no h polarizao de gate para bloquear a corrente de dreno. Este surto inicial de corrente atravs de L1 induz um pulso de tenso em L2 e comeam as oscilaes. Enquanto isso, um pulso de corrente de gate fez com que o capacitor de gate ficasse com forte carga negativa, exatamente da mesma maneira que no oscilador Armstrong. Uma vez iniciada as oscilaes o FET polarizado abaixo do corte, instantes aps a placa superior do circuito LC - ponto A atingir seu valor mximo positivo e at pouco antes de alcanar novamente seu valor mnimo positivo. Durante todo este tempo, o FET no efetua qualquer trabalho, e o surto de eltrons atravs do circuito tanque s tem lugar devido ao efeito volante do circuito LC. Quando os eltrons no circuito tanque comeam a se acumular na placa inferior do capacitor, a placa superior fica cada vez mais positiva. Durante o pequeno intervalo em que a placa superior do circuito LC est com potencial mximo positivo, este potencial capaz de se opor polarizao negativa produzida pelo capacitor de gate. Durante o instante em que a gate permanece positiva, h um pulso de corrente na fonte que induz um pulso de tenso em L2. A corrente de gate torna a dar uma carga fortemente negativa ao capacitor de gate, reiniciando o ciclo.

Concluso:
Os osciladores so componentes que produzem o efeito de oscilar as grandezas tenso e frequncia nos circuitos eletrnicos. Seus efeitos produzem varias variaes que so capazes de regularem os dispositivos eletrnicos, como o disparo de uma serie de flip-flop, mux e demux, produzindo vrios tipos de efeitos e chaveamentos.

Potrebbero piacerti anche