Sei sulla pagina 1di 19

O CURSO

TRAADO
PARA A IGREJA NOS ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Presidente J. Reuben Clark Jr.

O CURSO
TRAADO
Presidente J. Reuben Clark Jr.

PARA A IGREJA NOS ASSUNTOS EDUCACIONAIS

Discurso aos lderes do seminrio e instituto de religio no curso de vero da Universidade Brigham Young em Aspen Grove, Utah, em 8 de agosto de 1938.

Preparado pelo Sistema Educacional da Igreja Publicado por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias Salt Lake City, Utah

Edio Revisada
1992, 1994, por Intellectual Reserve, Inc. Todos os direitos reservados. Atualizado em 2004. Impresso no Brasil Aprovao do ingls: 8/2004. Aprovao da traduo: 5/2007. Traduo de The Charted Course of the Church in Education Portuguese

Caros Colegas:

o poucas as coisas que merecem ser lidas uma segunda vez; so raras as coisas de tal qualidade que venham a ser lidas muitas vezes e perdurem para inspirar mais uma ou duas geraes. O discurso do Presidente Clark O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais pertence ao segundo grupo e voltou a ser publicado para que seus princpios fundamentais continuem a inspirar e motivar o pessoal do Sistema Educacional da Igreja. O resumo que o Presidente Clark fez das responsabilidades dos professores em relao Igreja e sua misso e para com as necessidades espirituais dos alunos relevante, abrangente e inspirador. Esperamos que esta nova edio sirva para lembrar-nos de que ainda que seja preciso extraordinria coragem moral e espiritual para utiliz-las, as estacas fincadas pelo Presidente Clark permanecem slidas e firmes. Talvez tenha chegado a hora de todos os que ensinam verificarem novamente seu rumo e verem onde esto e se o os princpios e objetivos claros e incontestveis delineados no Curso Traado esto sendo implementados (ou utilizados) na ntegra. Cordialmente, Escritrio Administrativo

uando eu ainda era menino de escola, fiquei entusiasmado com o grande debate entre dois gigantes: Webster e Hayne. A beleza de sua retrica, as palavras sublimes de Webster em sua expresso de patriotismo, o prognstico da guerra civil que levaria a liberdade a triunfar sobre a escravido, tudo calava fundo em meu ser. O debate a princpio tratou da Resoluo Foot, relativa s terras pblicas. Depois, passou s consideraes sobre os grandes problemas fundamentais da lei constitucional. Jamais me esqueci do pargrafo inicial da rplica de Webster, em que ele levou de volta ao ponto de partida esse debate que se afastara tanto de seu curso. Diz o pargrafo:
Senhor Presidente: Quando o marinheiro e seu navio so jogados de um lado para o outro por muitos dias, em meio tempestade e num mar desconhecido, ele naturalmente utiliza a primeira pausa da tormenta, o primeiro lampejar do Sol, para descobrir qual sua latitude e o quanto os elementos o afastaram de seu verdadeiro curso. Imitemos a prudncia do marinheiro, antes de sermos levados para ainda mais longe nas ondas deste debate, consideremos o nosso ponto de partida para conseguir ao menos conjecturar onde estamos. Solicito a leitura da resoluo.

Apresso-me em dizer-lhes que espero que no imaginem que eu ache que esta ocasio comparvel que se encontravam Webster e Hayne, ou que eu me considere um Daniel Webster. Se pensassem qualquer uma dessas coisas cometeriam um grave erro. Admito que sou velho, mas no tanto. Mas pareceu-me que Webster recorreu a um procedimento to sensato para ocasies em que, aps ficar deriva em alto mar ou vaguear no deserto preciso esforo para se voltar ao ponto de partida, achei que, com sua licena, eu poderia recorrer e, de certo modo, utilizar esse mesmo procedimento para reafirmar alguns dos fundamentos mais essenciais e proeminentes que formam a base do ensino na Igreja. Esses fundamentos so, para mim, os seguintes: A Igreja o sacerdcio organizado de Deus. O sacerdcio pode existir sem a Igreja, mas a Igreja no pode existir sem o sacerdcio. A misso da Igreja , em primeiro lugar, ensinar, incentivar, assistir e proteger cada membro em sua luta para levar uma vida perfeita, temporal e espiritualmente, como o Mestre ordenou no evangelho: Sede vs pois perfeitos, como perfeito o vosso Pai que est nos cus (Mateus 5:48); em segundo lugar, a Igreja deve manter, ensinar, incentivar e proteger temporal e espiritualmente seus membros como grupo no que tange vivncia do evangelho; em terceiro lugar, a Igreja deve engajar-se ativamente na proclamao da verdade, chamando os homens ao arrependimento e a que vivam em obedincia ao evangelho pois todo joelho ter de dobrar-se e toda lngua ter de confessar (ver Mosias 27:31).

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

Em tudo isso, h duas coisas primordiais para a Igreja e para cada um dos membros que no podem passar despercebidas, ser esquecidas, obscurecidas ou eliminadas: Primeiro: Que Jesus Cristo o Filho de Deus, o Unignito do Pai na carne, o Criador do mundo, o Cordeiro de Deus, o Sacrifcio pelos pecados do mundo, Aquele que expiou a transgresso de Ado; que foi crucificado; que Seu corpo e esprito Se separaram, que morreu, que foi colocado na tumba; que, no terceiro dia, Seu esprito reuniu-Se ao corpo e tornou-Se mais uma vez um ser vivo; que Ele saiu da tumba ressurreto, perfeito, sendo as Primcias da Ressurreio; que posteriormente, subiu ao Pai e que, graas a Sua morte e por meio de Sua Ressurreio, cada pessoa nascida no mundo desde o princpio tambm ressuscitar verdadeiramente. Essa doutrina existe desde que o mundo mundo. J declarou:
E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus, v-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e no outros o contemplaro; (...) (J 19:2627).

O corpo ressurreto feito de carne, ossos e esprito, e J afirmou uma grande e eterna verdade. Todos os membros da Igreja tm de acreditar honestamente, com toda f, nesses fatos indiscutveis e em todos os outros em que eles implicam necessariamente.

segunda das duas coisas em que todos ns devemos ter f que o Pai e o Filho apareceram mesmo, de fato, ao Profeta Joseph em uma viso no bosque; que depois Joseph e outras pessoas tiveram outras vises celestiais; que o evangelho e o Santo Sacerdcio segundo a Ordem do Filho de Deus foram, de fato, restaurados Terra e que eles haviam sido perdidos na apostasia da Igreja antiga; que o Senhor voltou a fundar Sua Igreja, por meio de Joseph Smith; que o Livro de Mrmon exatamente o que professa ser; que o Profeta recebeu muitas revelaes para orientar, edificar, organizar e incentivar a Igreja e seus membros; que os sucessores do Profeta tambm foram chamados por Deus e que receberam revelaes de acordo com as necessidades da Igreja e que continuaro a receber revelaes enquanto a Igreja e Seus membros viverem de acordo com a verdade que j conhecem e precisarem de mais; que esta verdadeiramente a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias e que suas crenas bsicas so as leis e os princpios delineados nas Regras de F. Esses fatos, cada um deles, bem como todas as coisas em que eles implicam necessariamente ou que provm deles, tm de permanecer inalterados, em toda sua fora, sem desculpas ou evasivas; no se pode abord-los como se no

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

tivessem importncia nem encobri-los ou sufoc-los. Sem essas duas grandes crenas, a Igreja deixaria de ser a Igreja. Qualquer um que no aceite plenamente essas doutrinas quanto a Jesus de Nazar ou a restaurao do evangelho e do santo sacerdcio no santo dos ltimos dias; os muitos milhares de homens e mulheres fiis e tementes a Deus que formam o grande corpo de membros da Igreja acreditam nessas coisas plenamente e sem reservas e, por isso, apiam a Igreja e suas instituies. Abordei esse assunto por que ele a latitude e a longitude da verdadeira localizao, da posio da Igreja neste mundo e na eternidade. Sabendo nossa verdadeira localizao, podemos mudar de rumo, caso preciso; podemos traar um novo curso. Agora podemos recordar sabiamente o que disse Paulo:
Mas, ainda que ns mesmos ou um anjo do cu vos anuncie outro evangelho alm do que j vos tenho anunciado, seja antema (Glatas 1:8).

Voltando ao exemplo de Webster e Hayne, agora terminei de ler a resoluo original.

omo eu j disse, pretendo falar um pouco da educao religiosa dos jovens da Igreja. Dividirei o que tenho a dizer em duas sees gerais: o aluno e o professor. Serei muito franco, pois j passamos do ponto em que seria sbio usar palavras ambguas ou frases veladas. Temos de dizer o que queremos claramente, porque o futuro dos nossos jovens, aqui na Terra e na vida futura, bem como o bem-estar de toda a Igreja esto em jogo. Os jovens da Igreja, seus alunos, so, na grande maioria, lcidos de pensamento e esprito. A questo principal mant-los lcidos, no convert-los. Os jovens da Igreja tm fome das coisas do Esprito; so vidos por aprender o evangelho e querem receb-lo sem rodeios, em toda sua pureza. Querem saber dos princpios que acabei de delinear (nossas crenas); querem conseguir o testemunho de que so verdadeiros. No que sejam cticos, que so inquiridores, esto em busca da verdade. No devemos semear a dvida em seu corao. grande o fardo e a condenao de qualquer professor que semeie a dvida em uma alma confiante. Esses alunos anseiam pela f que seus pais tm; desejam-na em sua simplicidade e pureza. H bem poucos mesmo que ainda no viram manifestaes de seu poder divino. Eles no desejam apenas ser os beneficirios dessa f, mas tambm ser capazes de p-la em prtica. Querem acreditar nas ordenanas do evangelho; querem compreender o mximo que puderem delas.

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

Eles esto preparados para entender a verdade, que to antiga quanto o evangelho e que nos foi assim declarada por Paulo (um mestre de lgica e metafsica, inigualado pelos crticos modernos que censuram todas as religies):
Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, seno o esprito do homem, que nele est? Assim tambm ningum sabe as coisas de Deus, seno o Esprito de Deus. Mas ns no recebemos o esprito do mundo, mas o Esprito que provm de Deus, para que pudssemos conhecer o que nos dado gratuitamente por Deus (I Corntios 2:11-12). Porque os que so segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que so segundo o Esprito para as coisas do Esprito (Romanos 8:5). Digo, porm: Andai em Esprito, e no cumprireis a concupiscncia da carne. Porque a carne cobia contra o Esprito, e o Esprito contra a carne; e estes opem-se um ao outro, para que no faais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Esprito, no estais debaixo da lei (Glatas 5:1618).

Nossos jovens entendem tambm o princpio exposto nas revelaes modernas:


Por agora no podeis, com vossos olhos naturais, ver o desgnio de vosso Deus com respeito s coisas que viro mais tarde nem a glria que se seguir depois de muitas tribulaes (D&C 58:3). Pelo poder do Esprito abriram-se nossos olhos e iluminou-se nosso entendimento, de modo a vermos e compreendermos as coisas de Deus (...) E enquanto meditvamos sobre essas coisas, o Senhor tocou os olhos do nosso entendimento e eles se abriram; e a glria do Senhor cercou-nos de resplendor. E contemplamos a glria do Filho, direita do Pai, e recebemos de sua plenitude; E vimos os santos anjos e os que so santificados diante de seu trono, adorando a Deus e ao Cordeiro, a quem adoram para todo o sempre. E agora, depois dos muitos testemunhos que se prestaram dele, este o testemunho, ltimo de todos, que ns damos dele: Que ele vive! Porque o vimos, sim, direita de Deus; e ouvimos a voz testificando que ele o Unignito do Pai Que por ele e por meio dele e dele os mundos so e foram criados; e seus habitantes so filhos e filhas gerados para Deus. (...) E enquanto ainda estvamos no Esprito, o Senhor ordenou-nos que escrevssemos a viso(...) (D&C 76:12, 1924, 28).

sses alunos tambm esto preparados para entender o que Moiss quis dizer ao declarar:
Mas agora meus prprios olhos contemplaram Deus; no, porm, meus olhos naturais, mas, sim, meus olhos espirituais, porque meus olhos naturais no poderiam ter contemplado; pois eu teria fenecido e morrido em sua

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

presena; mas sua glria estava sobre mim e eu contemplei sua face, pois fui transfigurado diante dele (Moiss 1:11).

Esses alunos esto preparados para crer e compreender que todas essas coisas so uma questo de f, que no se explicam nem se compreendem por quaisquer dos processos do raciocnio humano, e, provavelmente, tampouco por quaisquer dos experimentos da cincia fsica conhecida. Esses alunos (para resumir) esto preparados para entender e para crer que existe um mundo natural e um mundo espiritual; que as coisas do mundo natural no explicam as coisas do mundo espiritual; que as coisas do mundo espiritual no podem ser entendidas nem compreendidas pelas coisas do mundo natural; que no se pode racionalizar as coisas do Esprito, porque, primeiramente, no as conhecemos nem compreendemos o suficiente e, em segundo lugar, porque a mente e a razo finitas no podem compreender nem explicar a sabedoria infinita e a verdade suprema. Esses alunos j sabem que devem ser honestos, verdadeiros, castos, benevolentes, virtuosos e em fazer o bem a todos os homens e que (...) se houver qualquer coisa virtuosa, amvel, de boa fama ou louvvel, ns a procuraremos (Regras de F 1:13); essas coisas lhes foram ensinadas desde o bero. Eles devem ser incentivados de todas as maneiras adequadas a fazer essas coisas que sabem ser verdadeiras, e no precisam ter um curso de um ano para conheclas e aprender a acreditar nelas. Esses alunos percebem claramente como so vazios os ensinamentos que transformam o plano do evangelho em um mero sistema tico. Sabem que os ensinamentos de Cristo so ticos no mais alto grau, mas sabem tambm que vo alm disso. Eles percebero que a esfera da tica primariamente o que se faz nesta vida e que transformar o evangelho em um mero sistema tico confessar a falta de f, se no a descrena na vida futura. Eles sabem que os ensinamentos do evangelho no se referem s a esta vida, mas vida futura, com a salvao e exaltao como meta final. Esses alunos, assim como os pais, antes deles, tm fome e sede de um testemunho das coisas do Esprito e da vida futura e, como sabem que no se pode racionalizar a eternidade, buscam a f e o conhecimento que vm aps a f. Percebem, pelo Esprito que tm, que o testemunho que buscam engendrado e nutrido pelo testemunho de outros, e que conseguir esse testemunho pelo qual anseiam, testemunho de uma pessoa justa, temente a Deus, testemunho vvido, ardente e honesto de que Jesus o Cristo e que Joseph foi um profeta de Deus, vale mais que milhares de livros e conferncias com o objetivo de reduzir o evangelho a um sistema tico ou racionalizar o infinito.

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

H dois mil anos, o Mestre disse:


E qual de entre vs o homem que, pedindo-lhe po o seu filho, lhe dar uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dar uma serpente? (Mateus 7:910.)

Esses alunos, nascidos no convnio, so capazes de entender que a idade, maturidade e treinamento intelectual no so nem um pouco necessrios comunho com o Senhor e Seu Esprito. Sabem a histria do menino Samuel no templo, de Jesus, que aos doze anos confundiu os doutores no templo, de Joseph, que aos quatorze anos viu Deus, o Pai, e o Filho em uma das vises mais gloriosas que o homem j teve. Eles no so como os corntios, de quem Paulo disse:
Com leite vos criei, e no com carne, porque ainda no podeis, nem tampouco ainda agora podeis (I Corntios 3:2).

Ao contrrio, so como o prprio Paulo ao declarar o seguinte aos mesmos corntios:


Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino (I Corntios 13:11).

Esses alunos quando chegam a vocs, j esto a caminho de uma maturidade espiritual que ser alcanada mais depressa se vocs lhes derem o alimento espiritual certo. Eles chegam com um conhecimento e experincia espirituais que o mundo desconhece. Isso basta no que se refere aos seus alunos, ao que eles so, ao que esperam e quilo de que so capazes. Disse-lhes o que alguns professores me disseram e o que muitos de seus jovens me disseram.

gora direi algumas palavras a vocs, professores. Para comear, no h razo nem justificativa para os prdios e instituies de ensino e treinamento religioso de nossa Igreja, a menos que seja para ensinar aos jovens os princpios do evangelho, de modo a incluir dois ensinamentos fundamentais: que Jesus o Cristo e que Joseph foi um profeta de Deus. O ensino de um sistema tico aos alunos no justifica o funcionamento de nossos seminrios e institutos. A grande rede de escolas pblicas ensina a tica. Os alunos dos seminrios e institutos devem, claro, aprender as regras bsicas de como levar uma vida boa e reta, pois so parte essencial do evangelho; mas as doutrinas como a da vida eterna, a do sacerdcio, da restaurao e muitas outras semelhantes contm princpios grandiosos que vo muito alm dessas regras bsicas do bom viver. Esses grandes princpios fundamentais tambm devem ser ensinados aos jovens; isso o que os jovens querem aprender primeiro.

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

A primeira coisa que o professor precisa ter para ensinar esses princpios um testemunho pessoal de que so verdadeiros. Por maior que seja a erudio, por mais que se estude e no importa quantos diplomas se tenha, isso no substitui esse testemunho que a condio sine qua non para ser professor da rede de ensino da Igreja. Nenhum professor que no tenha um testemunho slido da veracidade do evangelho como revelado aos santos dos ltimos dias e como consta em suas crenas, que no tenha um testemunho de que Jesus o Filho de Deus e o Messias nem da misso divina de Joseph Smith (inclusive da Primeira Viso em toda sua realidade) tem lugar no sistema de ensino da Igreja. Caso haja algum professor assim, e espero e oro para que no haja nenhum, ele deveria demitir-se imediatamente. Caso o Comissrio saiba de algum assim, e a pessoa no se demita, o Comissrio deve pedir que ela o faa. A Primeira Presidncia espera que se faam esses cortes. Isso no significa que queiramos expulsar esses professores da Igreja... de modo algum. Comearemos a trabalhar com eles, com amor, pacincia e longanimidade para lev-los ao conhecimento a que tm direito, por serem homens ou mulheres tementes a Deus. O que isso significa que os professores das escolas da Igreja no podem ser pessoas que no se converteram e no tm testemunho. Para vocs, professores, ter um testemunho no basta. Alm disso, vocs devem ter um dos mais raros e preciosos elementos do carter humano: a coragem moral; pois quando no se tem coragem moral para declarar o testemunho, ele s chega aos alunos depois de estar to diludo que fica difcil, se no impossvel, aos alunos perceberem; e o efeito espiritual e psicolgico de um testemunho fraco e vacilante pode muito bem ser danoso em vez de benfico.

ara ter sucesso, o professor do seminrio ou instituto deve ter mais um trao de carter raro e precioso, irmo gmeo da coragem moral e que muitas vezes confundimos com ela. Falo da coragem intelectual; a coragem de afirmar princpios, crenas e f em coisas que nem sempre so vistos como compatveis com o conhecimento cientfico e de outros tipos que o professor ou seus colegas de magistrio acreditem ter. J houve casos de homens supostamente de f, em algum cargo de responsabilidade, acharem que, se declarassem claramente suas crenas poderiam ser alvo da zombaria dos colegas descrentes e suas nicas opes seriam modificar suas crenas ou fazer pouco caso delas para justificarem-se, ou dilu-las de modo destrutivo, ou

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

at fingir repudi-las. Pessoas assim so hipcritas com os colegas e com os irmos de f. digno de pena (e no de desdm, como alguns prefeririam) o homem ou a mulher que, depois de saber a verdade, acha que precisa repudi-la ou fazer concesses ao erro para viver entre os descrentes sem ser mau-visto nem ser alvo de escrnio. Sua situao mesmo trgica, pois, na verdade, todas essas evasivas e esses disfarces acabam acarretando exatamente os castigos que o fraco tentava evitar. Pois no h nada que o mundo valorize e reverencie mais do que a pessoa que, tendo convices honradas, defende-as em qualquer situao; no h nada que o mundo despreze mais do que a pessoa que, tendo convices honradas, desvia-se delas, as abandona ou repudia. Quando um psiclogo, qumico, mdico, gelogo, arquelogo ou qualquer outro cientista da Igreja faz pouco caso, distorce, se esquiva, ou pior ainda, repudia ou nega as grandes doutrinas fundamentais da Igreja em que professa crer, ele trai o prprio intelecto, perde o autorespeito, entristece os amigos, causa sofrimento e vergonha aos pais, macula a Igreja e seus membros e perde o respeito e a considerao das pessoas cuja amizade e auxlio tentava, dessa forma, conquistar. Espero de todo o corao que no haja ningum assim entre os professores do sistema de ensino da Igreja, mas se houver, seja qual for o nvel hierrquico, eles precisam seguir o mesmo caminho dos professores sem testemunho. O fingimento, os pretextos, as evasivas e a hipocrisia no tm e no podem ter lugar no sistema de ensino da Igreja nem na formao do carter e no desenvolvimento espiritual de nossos jovens. H outra coisa qual devemos estar atentos nas instituies da Igreja: No deve ser possvel que um cargo de confiana espiritual seja ocupado por algum que no se tenha convertido, que seja na verdade descrente e que busque fazer com que as crenas, o ensino e as atividades dos jovens, e tambm dos mais velhos, se desviem dos caminhos que deveriam seguir e tomem outros rumos de formao, crenas e atividades que, apesar de levarem onde o descrente quer chegar, no nos levam onde o evangelho levaria. O fato de que isso seja um alvio para a conscincia do descrente que est na direo no tem nenhuma importncia. Essa a maior quebra de confiana e temos muitas razes para acreditar que isso j aconteceu.

uero falar de outra coisa que aconteceu em outros contextos, como um alerta para que o mesmo no acontea no Sistema

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

Educacional da Igreja. Em mais de uma ocasio os membros da Igreja foram a outros lugares para receber um treinamento especial em determinado assunto. Receberam o treinamento que supostamente a ltima palavra, o ponto de vista mais moderno, o que h de melhor e mais atual. Depois, voltaram trazendo essas idias com eles e as impuseram a ns sem nem se perguntarem se precisvamos delas ou no. No pretendo mencionar os casos bem conhecidos e, creio, bem reconhecidos em que isso aconteceu. No quero magoar ningum. Mas antes de experimentar as mais novas idias de qualquer linha de pensamento, ensino, atividades, etc., os especialistas deveriam parar para pensar que por mais que nos achem atrasados, e por mais atrasados que de fato sejamos em algumas coisas, em outras, estamos bem frente dos demais e, portanto, esses novos mtodos podem ser velhos, ou pior, ultrapassados para ns. Em tudo o que se refere vida e s atividades comunitrias em geral, aos divertimentos sadios em grupo, s atividades ao servio religioso bem coesos e bem dirigidos, espiritualidade positiva, bem definida e que promove a f, religio prtica, real, quotidiana, ao firme desejo de f em Deus e percepo clara de que ela necessria estamos bem adiantados na vanguarda do progresso da humanidade. Antes de comearem o trabalho de incutir novas idias em ns, os especialistas deveriam ter a disposio de parar para considerar se os mtodos usados para estimular o esprito comunitrio ou incentivar as atividades religiosas em grupos decadentes e insensveis a essas questes seriam aplicveis a ns e se o trabalho que fazem tentando imp-los a ns no seria um anacronismo flagrante e at grosseiro. Por exemplo, aplicar aos nossos jovens, que tm a mente voltada para as coisas espirituais e so alertas s questes religiosas, um plano desenvolvido para ensinar religio a jovens que no tm o mnimo interesse nas coisas do Esprito no s no atenderia s nossas necessidades reais, como tambm tenderia a destruir as melhores qualidades espirituais que nossos jovens tm hoje. J dei a entender que nossos jovens no so espiritualmente imaturos; eles esto muito bem pelo padro de maturidade espiritual normal do mundo. Trat-los como se fossem espiritualmente imaturos, como o mundo trataria o mesmo grupo etrio, um anacronismo. Repito: h rarssimos jovens que passam pelas portas do seminrio e instituto, que no sejam beneficirios conscientes das bnos espirituais, ou que no tenham visto a eficcia da orao, ou que no tenham testemunhado o poder da f para curar os doentes, ou que no tenham contemplado manifestaes espirituais que grande parte do mundo hoje desconhece. Vocs no precisam chegar de mansinho, por trs desses jovens espiritualmente experientes e sussurrar

10

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

religio aos seus ouvidos. Podem ser diretos e falar com eles face a face. No precisam disfarar as verdades religiosas sob o manto das coisas mundanas; podem apresentar-lhes essas verdades abertamente, como elas so. A juventude poder provar que no as teme mais do que vocs. No h necessidade alguma de uma abordagem gradual, de historinhas de ninar, como para crianas, no preciso o banho-maria, a condescendncia, ou qualquer das outras tcnicas pueris, usadas nos esforos para se atingir os que so espiritualmente inexperientes, e s no esto espiritualmente mortos.

ocs, professores tm uma grande misso. No papel de professores vocs encontram-se no ponto culminante da educao, pois que ensinamentos, em seu valor inestimvel e na extenso de seu alcance, se comparam aos que tratam do homem como foi na eternidade do passado, como na mortalidade do presente e como ser na eternidade do futuro? Sua matria no se restringe s coisas deste mundo, mas s da eternidade. A bno que buscam e que, caso cumpram seu dever, alcanaro, no s a sua prpria salvao, mas a daqueles que adentram o seu santurio. Como resplandecer a sua coroa de glria em que, incrustadas como jias, reluzirem todas as almas que salvarem. Mas para alcanar essa bno e receber essa coroa, vocs tm, eu repito, tm de ensinar o evangelho. Essa sua nica funo e no h outro motivo para sua presena no sistema de ensino da Igreja. Vocs se interessam por questes puramente culturais e por questes do conhecimento puramente secular, mas volto a repetir para salientar, o seu principal interesse, seu dever essencial e quase que exclusivo ensinar o evangelho do Senhor Jesus Cristo como revelado na poca atual. Para ensinar esse evangelho vocs devem empregar como fonte e considerar autoridades no assunto as obraspadro da Igreja e as palavras das pessoas chamadas por Deus para liderar Seu povo na poca atual. Vocs no podem, no importa seu escalo, introduzir em seu trabalho sua prpria filosofia peculiar, no importa de que fonte ela venha nem quo agradvel ou racional lhes parea. Se agssemos assim teramos muitas igrejas diferentes, uma para cada seminrio, e isso seria o caos. Vocs no devem, seja qual for seu escalo, alterar as doutrinas da Igreja nem fazer com que fiquem diferentes do declarado nas obraspadro da Igreja e pelas pessoas que tm autoridade para declarar a mente e a vontade do Senhor para a Igreja. O Senhor declarou que Ele o mesmo ontem, hoje e para sempre (2 Nfi 27:23). Eu os exorto a no cair no erro infantil, to comum hoje, de achar que, s por que o homem fez tanto progresso no controle

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

11

das foras da natureza e em sua utilizao para benefcio prprio, as verdades do Esprito mudaram ou se transformaram. um fato vital e significativo que as conquistas espirituais do homem no acompanharam o passo de suas conquistas materiais. O inverso, s vezes, parece verdadeiro. A capacidade de usar a razo para viver sabiamente ainda no se igualou ao seu raciocnio cientfico. Lembrem-se e entesourem sempre a grande verdade da Orao Intercessria:
E a vida eterna esta: que te conheam, a ti s, por nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (Joo 17:3).

Essa uma verdade suprema; como o so todas as verdades espirituais. Elas no se alteram com a descoberta de um novo elemento, de uma nova onda eletromagntica, nem pela reduo de alguns segundos, minutos ou horas de um recorde de velocidade. Vocs no devem ensinar as filosofias do mundo, sejam antigas ou modernas, pags ou crists, pois essa a funo das escolas pblicas. Sua esfera nica e exclusivamente o evangelho que, por si s, j ilimitada. Pagamos os impostos para sustentar as instituies do Estado que tm a funo de ensinar as artes, cincias, literatura, histria, lnguas e as demais matrias do currculo secular. So essas instituies que devem fazer esse trabalho. Mas usamos os dzimos da Igreja para manter o sistema de ensino da Igreja e esse dinheiro que nos foi confiado sagrado. Os seminrios e institutos da Igreja devem ensinar o evangelho. Ao reafirmar essa funo repetidas vezes e com tanta insistncia como fiz, percebo claramente que o desempenho dessa funo pode envolver a hora de folga [nos EUA, nome dado ao tempo destinado s aulas dos seminrios e institutos da Igreja durante o horrio escolar normal]. Mas nosso curso claro, se no pudermos ensinar o evangelho, as doutrinas da Igreja e as obras-padro durante a hora de folga em nossos seminrios e institutos, devemos ento considerar a possibilidade de abandonar essa hora de folga e tentar estabelecer algum outro plano para se levar adiante a obra do evangelho nessas instituies. Se for impossvel elaborar e pr em prtica algum outro plano, teremos de abandonar os seminrios e institutos e voltar s faculdades e academias da Igreja. luz dos acontecimentos, agora no temos certeza de que elas deveriam ter sido deixadas de lado. Somos claros nesse ponto, ou seja, no consideraremos justificvel em utilizar mais um dlar que seja do dzimo para manter nossos seminrios e institutos de religio a menos que eles sirvam para ensinar o evangelho da maneira prescrita. O dzimo representa muito trabalho, muito desprendimento, muito sacrifcio, muita f, para ser usado para instruo incolor da juventude da Igreja em

12

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

tica elementar. Teremos de tomar essa deciso e enfrentar essa situao quando o prximo oramento for avaliado. Dizendo isso, falo pela Primeira Presidncia.

udo o que foi dito quanto ao carter do ensino religioso e aos resultados que, pela prpria natureza das coisas, seguem-se quando falhamos no ensino adequado do evangelho, aplica-se plenamente aos seminrios, institutos e a todas as instituies de ensino do sistema de ensino da Igreja, sem excesso. A Primeira Presidncia pede com toda a veemncia a ajuda e considerao sincera e sem reservas de todos vocs, homens e mulheres, que trabalham na linha de frente e, portanto, sabem bem como grande o problema diante de ns, que afeta de modo to vital e to de perto a sade espiritual e a salvao de nossos jovens, bem como o futuro bem-estar de toda a Igreja. Ns precisamos de vocs; a Igreja precisa de vocs; o Senhor precisa de vocs. No tenham reservas, nem deixem de estender a mo para ajudar. Para terminar, quero fazer uma homenagem humilde, mas sincera, aos professores. Como trabalhei para pagar os meus estudos (a escola secundria, a faculdade e o curso tcnico), sei das dificuldades e sacrifcios necessrios; mas tambm sei o quanto nos desenvolvemos e a satisfao que temos ao chegar ao fim. Portanto estou aqui ciente de como muitos de vocs, talvez a maioria, chegaram onde esto. Alm disso, houve uma poca em que tentei, sem muito sucesso, ser professor primrio, portanto sei tambm o que sentem aqueles de ns que no conseguem ser excelentes professores e, portanto, tm de contentar-se em no ser to bons assim. Sei o quanto vocs ganham atualmente e como pouco, bem pouco mesmo. Eu queria, do fundo do corao, que pudssemos aumentar esse salrio, mas o ensino j toma uma parte to grande da renda da Igreja que honestamente tenho de dizer que no h perspectiva imediata de aumento. Nosso oramento para este ano letivo de 860 mil dlares, ou seja, quase 17 por cento da estimativa de gastos totais da Igreja, inclusive os gastos com a administrao geral, com todas as despesas das estacas, ramos e misses, inclusive com o bem-estar e instituies de caridade. Na verdade, eu gostaria de ter a certeza de que a prosperidade das pessoas seria tanta que o que conseguissem pagar e pagassem de dzimo fosse suficiente para manter o nosso ritmo atual. Portanto, louvo sua industriosidade, sua lealdade, seu sacrifcio e sua boa-vontade e prontido em servir causa da verdade, sua f em Deus e na obra Dele e o seu desejo sincero de fazer as coisas que aquele que foi ordenado nosso profeta e lder quer que faam.

O Curso Traado para a Igreja nos Assuntos Educacionais

13

Rogo-lhes que no cometam o erro de deixar de lado os conselhos de seu lder nem de deixar de fazer o que ele pede nem se recusar a seguir sua orientao. Na antigidade Davi, ao cortar sorrateiramente a orla do manto de Saul, disse estas palavras, o desabafo de um corao contristado:
O Senhor me guarde de que eu faa tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, estendendo eu a minha mo contra ele; pois o ungido do Senhor (I Samuel 24:6).

Que Deus os abenoe sempre em todas as coisas justas que fizerem. Que Ele vivifique o seu entendimento, aumente sua sabedoria, faa com que a experincia os torne mais esclarecidos; que Ele lhes d pacincia, caridade e, das ddivas mais preciosas, que lhes conceda o discernimento do esprito, para que vocs distingam com certeza o esprito de retido do esprito oposto quando os tiverem diante de vocs. Que Ele lhes abra o corao daqueles a quem ensinam e, depois, faa com que saibam que, ao entrar ali, esto em solo santo que no deve ser contaminado nem profanado, seja pelas doutrinas falsas ou corruptoras ou por aes ms e pecaminosas. Que, ao seu conhecimento, Ele acrescente a habilidade e capacidade de ensinar a retido. Que sua f, testemunho e habilidade de estimular e promover a f e o testemunho de outros aumente a cada dia; tudo isso para que os jovens de Sio sejam ensinados, edificados, incentivados, encorajados para no ficarem beira do caminho, mas prosseguirem para a vida eterna, para que, quando eles receberem essas bnos, por intermdio deles, vocs tambm sejam abenoados. Rogo tudo isso em nome Daquele que morreu para que ns vivssemos: o Filho de Deus, o Redentor do mundo, Jesus Cristo. Amm.

PORTUGUESE

02327 09059
32709 059

Potrebbero piacerti anche