Sei sulla pagina 1di 4

O QUE ESSA OBRA DE ARTE ME DIZ?

Eliana Rodrigues Silva Univesidade Federal da Bahia Palavras-chave: Dana Anlise Crtica

A melhor coisa que a alma humana pode fazer neste mundo ver algo e dizer o que viu de forma plena, de modo que centenas de pessoas possam falar em nome daquele que pensa, mas milhares podem pensar em nome daquele que v. Ver claramente significa poesia, profecia e religio, formando um todo nico. (John Ruskin)

O verbete crtica origina-se no termo grego kritik, da raiz etimolgica krimein que pode significar ao mesmo tempo crise e processo de purificao. No Dicionrio Novo Aurlio da Lngua Portuguesa, define-se como ... a arte ou faculdade de examinar e/ou julgar as obras do esprito, em particular as de carter literrio ou artstico... juzo, discernimento, critrio... discusso de fatos histricos... apreciao minuciosa, julgamento... ( FERREIRA, 1999:582)

Nessa definio, observam-se todas as operaes que devem compor o processo de reflexo sobre a criao artstica que so a descrio, a avaliao, a interpretao e a contextualizao com o intuito de compreender e julgar cada obra na sua inconfundvel singularidade. Todas essas operaes so importantes e imprescindveis numa anlise e a sua aplicao pode trazer tona a face do criador bem como a essncia da obra.

Cada obra de arte tem seu mtodo nico de criao e expresso, cada artista um filtro pensante e atuante da realidade e do tempo em que habita e, dessa forma, deve-se em primeiro lugar fazer a pergunta essencial para iniciar a anlise: o que essa obra quer me dizer? Essa questo vai ento provocar, de incio, uma srie de observaes e insights para subsidiar as operaes de anlise e retornar muitas vezes no processo de construo da reflexo crtica. Se por um lado, ela deve alavancar muitas outras perguntas para a elaborao da anlise, possvel que no se possa responder a todas elas. No h frmulas a serem seguidas.

A reflexo crtica sobre obras coreogrficas deve contemplar as quatro operaes de modo a descrever os eventos da sua estrutura, avaliar seu funcionamento, interpretar suas intenes e, sobretudo, contextualizar sua mensagem, seja ela qual for. Essas operaes devem estar intimamente relacionadas na anlise, evitando-se que apaream como categorias estanques. Uma coreografia pode ser descrita, por exemplo, observando-se aspectos avaliativos, o que

enriquecer sobremaneira essa reflexo. Outra anlise, at da mesma obra, pode ser construda a partir de aspectos contextuais, relacionando-os partir de aspectos constitutivos da interpretao da sua mensagem.

Uma das funes mais interessantes da reflexo crtica , justamente, esclarecer a obra frente ao pblico e, porque no, frente ao seu criador. Nesse sentido, a descrio pura de uma obra coreogrfica pode se tornar extremamente enfadonha e diz muito pouco da sua essncia. Descrever seqncias, cenas, movimentos, sem relacion-los a outros aspectos em nada acrescentar para tal esclarecimento. Em ltima instncia, quando estamos diante de uma obra de arte consistente e que realmente nos toca, em nada importa a descrio da sua tcnica. Por outro lado, muitos coregrafos como Mary Wigman, Merce Cunningham, Lloyd Newson, Pina Bausch e outros afirmam com bastante veemncia que, se precisassem explicar e descrever suas danas estariam ento criando obras literrias e no coreogrficas. A descrio, portanto, precisa relacionar-se com todos os demais aspectos de uma anlise crtica.

Passemos ento para a segunda operao que a avaliao. Como avaliar uma obra coreogrfica? A partir de quais parmetros podemos afirmar que tal obra funciona ou no? Em primeiro lugar devemos pensar que cada obra tem sua lgica interna e nica, que foi construda a partir de mtodos especficos e particulares. No podemos generalizar, por exemplo, que um mesmo coregrafo, utilize a mesma lgica para construir obras diferentes. Por mais definido que seja seu estilo e assinatura, certamente, a obra em si mesma, seu processo de criao, seu produto, vai ditar a lgica interna e, conseqentemente, os parmetros de leitura devem ser tambm diversos. Nesse sentido nos diz Luigy Pareyson:

Podemos concluir, portanto, que a lei universal da arte que na arte no h outra lei seno a regra individual. Isso quer dizer que a obra lei daquela mesma atividade de que produto; que ela governa e rege aquelas mesmas operaes das quais resultar; em suma, que a nica lei da arte o critrio do xito. (PAREYSON, 1997: 184)

Para avaliar o xito da obra coreogrfica um dos aspectos relevantes a considerar observar qual a natureza das escolhas feitas pelo coregrafo em termos de pesquisa de movimento, estrutura dramatrgica, seqncia de cenas, construo de personagens, dentre muitos outros aspectos. Como se pode observar mais uma vez, a avaliao tambm no se desvincula das outras operaes de descrio, interpretao e contexto.

A avaliao de uma obra coreogrfica contempornea deve tomar ainda como um dos aspectos essenciais, a construo cnica do corpo e seus estados. Hoje, na maioria dos trabalhos de dana, o corpo se constri atravs do processo de criao e no mais a partir de um vocabulrio de passos pr-determinados como no repertrio do ballet clssico ou da dana moderna. A feitura desse corpo o resultado no s da pesquisa de movimento proposta pelo coregrafo, mas principalmente da histria corporal dos criadores-intrpretes alm de todo o contexto sciocultural. A obra ento construda no trnsito de relaes entre coregrafo, o danarino e a cultura, numa perspectiva que deve ser observada cuidadosamente para a reflexo crtica.

Interpretar uma obra coreogrfica talvez seja a tarefa mais delicada e, paradoxalmente, a menos importante. Como queria Susan Sontag, no seu famoso manifesto Contre LInterprtation, escrito nos anos 1960, interpretar uma obra significava empobrec-la, pois a forma deveria bastar-se por si mesma e transmitir uma mensagem sem a necessidade de explicaes sobre o contedo. Sontag afirmava que a busca pelo contedo, e conseqentemente pela interpretao, significava um entrave para a fruio esttica pura. Dessa forma ela propunha que a crtica contemplasse o objeto artstico simplesmente como ele , sem procurar significados.

H que observar o contexto em que essa proposta foi feita, no incio dos 1960, como uma reao s lacunas deixadas por uma crtica tradicionalista, considerada muito impressionista e interpretativa. Ademais, o movimento ps-moderno na dana construa coreografias essencialmente abstratas e uma crtica dessa natureza servia perfeio. Hoje, com a imensa multiplicidade artstica contempornea, outros enfoques tornam-se imperativos para uma anlise mais abrangente que no contemple apenas a forma da obra. Como analisar, por exemplo, solos de Susanne Linke ou Snia Motta, como ler os trabalhos de Pina Bausch ou Marcelo Evelin sem algum enfoque na interpretao? Certamente a interpretao, nesses casos, no deve possuir um carter reducionista nem estritamente pessoal, o que bastante sedutor, mas sempre procurar contemplar outros aspectos da reflexo aqui propostos. Alm disso, os parmetros interpretativos tambm esto ligados s caractersticas especficas de cada obra.

Contextualizar uma obra de arte exige conhecimento e deve ser uma das primeiras tarefas a serem feitas numa reflexo crtica. Muitas questes devem vir tona: qual o contexto histrico dessa obra? Qual a formao do criador? Quais influncias apresenta? Onde essa obra se insere no contexto scio-cultural? Qual o contexto criativo? O que o criador diz sobre sua obra? O que se diz sobre obras anteriores? Quais so as molduras filosficas explcitas e implcitas? Onde essa obra se insere na contemporaneidade? Uma infinidade de parmetros pode ser observada a partir da contextualizao de uma criao e assim d-se cho anlise.

Podemos, por exemplo, contextualizar os o fenmenos das Danas Macabras da Idade Mdia a partir do contexto histrico e cultural; os ballets romnticos a partir do contexto literrio dos sculos XVII e XIX; a densa dramaticidade de Mary Wigman a partir das guerras europias; a dana contempornea a partir da permissividade e exposio dos limites do corpo. A contextualizao de uma obra artstica completa a sua compreenso.

Dessa forma, conclui-se que uma reflexo crtica que contemple a descrio, a avaliao, a interpretao e a contextualizao, devidamente relacionadas entre si, esclarecem a obra e, ao mesmo tempo, estabelecem as razes que motivaram as escolhas feitas pelo criador. Assim, podemos ento tentar responder primeira pergunta feita e que se repetiu durante toda a construo da anlise: O que essa obra quer me dizer?

BIBLIOGRAFIA COPELAND, Roger. Between Description and Deconstruction. In: CARTER, A. (ed) The Routledge Dance Studies Reader. London: Routledge, 1998. FERRERIA, Aurlio B. de H. Novo Aurlio Sculo XXI: o dicionrio da lngua portuguesa. 3ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. PAREYSON, Luigi. Os problemas da esttica. So Paulo: Martins Fontes, 1977. SONTAG, Susan. Contre linterprtation , In: Luvre parle, Paris: Ed. Le Seuil, 1968.

Potrebbero piacerti anche