Sei sulla pagina 1di 2

Dois bispos de Roma que no conheciam a Tradio apostlica e esto sob o antema do conclio de Trento

Os catlicos romanos dizem que foi a Tradio apostlica que fez a Igreja discernir quais escritos constituem a lista dos Livros Santos. Esta lista integral chamada "Cnon das Escrituras". No entanto, O bispo de Roma Inocncio I, numa carta ao bispo de Tolosa, Exuprio, d em 405 uma lista de livros do AT que inclui os apcrifos/deuterocannicos com 1 Esdras que no considerado cannico pela Igreja de Roma. Gregrio Magno, bispo de Roma (590-604) insistia na distino entre livros cannicos e eclesisticos: Em relao a tal particular no estamos a actuar dos livros, ainda que no cannicos, no entanto edificao da Igreja, extramos testemunho. Assim, feriu e derribou o elefante, mas caiu debaixo da tinha matado [1 Macabeus 6:46]. irregularmente, se outorgados para a Elezar na batalha prpria besta que

Library of the Fathers of the Holy Catholic Church, 2:424; negrito acrescentado.

Portanto, estes dois bispos de Roma no conheciam a Tradio apostlica, que os catlicos dizem, que fez a Igreja discernir o cnon, que foi proclamado no Conclio de Trento. Mas, a verdadeira Tradio apostlica est registada nas Escrituras, e diz o seguinte: "Que vantagem, pois, tem o judeu? ou qual a utilidade da circunciso? Muita, em todo sentido; primeiramente, porque lhes foram confiados os orculos de Deus. Pois qu? Se alguns foram infiis, porventura a sua infidelidade anular a fidelidade de Deus? De modo nenhum; antes seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso; como est escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venas quando fores julgado" (Romanos 3:3-4). Por conseguinte, a verdadeira Tradio apostlica, diz que foi aos Judeus que a revelao do Antigo Testamento foi confiada. Logo, as Escrituras do Antigo Testamento devem ser as do cnon hebraico. Mesmo que alguns bispos digam o contrrio.

A Tradio apostlica que fez a Igreja Romana discernir o cnon espria, no veio dos apstolos, e por isso o cnon do Antigo Testamento que discerniram, no o hebraico como diz que deve ser a verdadeira Tradio apostlica.

Potrebbero piacerti anche