Sei sulla pagina 1di 4

Resumo de Direito Processual Penal CONCEITOS IMPORTANTES Conjunto de regras que vo dar um instrumento para a aplicao do direito material.

O DPPenal possibilita que o Estado atinja 3 direitos fundamentais: vida, liberdade e patrimnio. Papel do Estado = apurar e provar. O Estado democrtico de direito garante aos cidados condies bsicas de aplicao do direito material atravs de um corpo normativo de regras instrumentais que possibilitam a exigncia do direito material. Assim, a polcia judiciria responsvel pelo inqurito onde, posteriormente, o Ministrio Pblico propor a ao penal. O DPPenal um direito indisponvel, pois tutelado pelo Estado e atinge os interesses da sociedade; de forma com que mesmo que a pessoa no queira, no poder opinar contra. Jus puniendi x Jus libertatis jus puniendi = Praticado o fato que infringe a norma surge para o Estado o direito efetivo de punir. Pertence ao Estado titularidade do MP. jus libertatis = o Estado tambm tutela e protege o direito de liberdade do possvel autor do fato tpico. Lide penal: com o aparecimento da pretenso punitiva surge a lide penal, na qual o Estado torna efetivo o seu direito de punir, impondo a pena ao culpado atravs do processo. Processo: discusso do direito atravs de atos. Materializao de uma ao judicial composta por uma sequncia de atos para o fim de se obter a prestao jurisdicional. Prestao jurisdicional: o dizer do direito. Manifestao do juiz. OBS. possvel que cumule 2 prestaes jurisdicionais? Sim, em duas esferas do direito, por exemplo na penal e na civil. Num acidente de carro pode ocorrer uma morte (esfera penal) e danos no veculo (esfera civil). Ao: direito de pleitear a prestao jurisdicional.

FASES DO PROCESSO PENAL (ESCADA) Persecuo penal: investigao do Estado. Caminho que percorre o Estado para satisfazer a pretenso punitiva.

JUSTIA CRIMINAL ESTADUAL (PODER JUDICIRIO)

MP Ministrio Pblico: instituio do Estado com atribuies constitucionais representativas da sociedade; do interesse pblico que atua como fiscal da lei e representante dos interesses dos incapazes de bem pblico e de relaes que necessitam de tutela. o MP que faz/deduz a acusao formal. A prestao jurisdicional dada pelo juiz de 1 grau, porm, garantido a qualquer das partes o inconformismo com a deciso, que leva a um novo julgamento e vai para o juiz de 2 grau (colegiado) mnimo de 3 e mx de 5 juzes. H um prazo de 15 dias para recorrer. *** Em alguns casos, mesmo perdendo no 1 e no 2 grau, h possibilidade de seguir para o STJ caso fique provado que as decises vo contra a CF. Trnsito em julgado: no h possibilidade de rever. a ltima palavra.

Tribunal do Jri: 7 membros da sociedade para votar se o ru culpado ou inocente. Ocorre em crimes dolosos contra a vida e seus conexos. H.I.S.A (homicdio, infanticdio, suicdio e aborto).

FINALIDADE DO DIREITO PROCESSUAL PENAL Definir uma relao jurdica que o ilcito penal faz nascer, imediatamente quando ocorre: surge o poder/dever do Estado de punir X direito do indivduo (status de liberdade natural do homem). Devido Processo Legal que definir o caso, atravs de uma deciso justa.

PRINCPIOS MAIS RELEVANTES DO DIREITO PROCESSUAL PENAL Para delimitar a inspirao do direito processual penal. Princpio do devido processo legal (art. 5 , LIV, CF) - ningum ser privado da sua liberdade e de seus bens sem o devido processo legal. Tem que haver necessariamente o processo. ** Submisso do indivduo a uma srie de procedimentos e discusses dentro de uma ao judicial estritamente nos termos que a lei autoriza. Princpio da dignidade da pessoa humana (art. 1, III, CF) conjunto de direitos inerentes a prpria pessoa. uma qualidade intrnseca, inseparvel de todo e qualquer ser humano, caracterstica que o define como tal. Princpio da presuno de inocncia (art. 5 , LVII, CF) - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. Enquanto no existir uma sentena definitiva que o condene, o ru considerado inocente. o in dubio pro reu, no qual o ru considerado inocente at a prestao jurisdicional que no cabe mais recurso.

FONTES DO DIREITO PROCESSUAL PENAL Situam-se no conjunto de elementos que constituem o processo. Fontes materiais: so aquelas que criam e constituem o direito. Compreende-se que compete Unio legislar sobre esse direito, como disposto no Art. 22, inciso I, da CF. Vale ressaltar, porm, que no campo das fontes materiais, os Estados e o Distrito Federal tm competncia concorrente com a Unio, isto , nas lacunas da legislao federal, cabe-lhes editar leis que envolvam, de certo modo, direito processual penal (art. 24, inciso I, da CF). Fontes formais: so aquelas que revelam o direito, ou seja, o modo pelo qual a norma de direito positivo se exprime. So as leis em geral. O Direito Processual Penal se expressa por meio de lei ordinria, editada pela Unio, mas no somente por meio desta. Alm das leis, outras

fontes podem ser incorporadas ao ordenamento jurdico, servindo como base para expressar as normas processuais penais. So elas: 1. Tratados e convenes art. 1, I, do CPP aprovados por decreto legislativo. 2. Costumes - conjunto de normas de comportamento a que as pessoas obedecem de maneira uniforme e constante, pela convico de sua obrigatoriedade. Surge da prtica longa, diuturna e reiteirada na sociedade. 3. Princpios gerais do direito - regras estabelecidas de acordo com a conscincia tica do povo, que orientam a compreenso do sistema jurdico podendo suprir lacunas e ainda contribuir para as circunstncias do caso concreto. 4. Analogia - utiliza um mtodo de semelhana que serve como forma de solucionar impasses caso no haja norma especfica para regular determinada situao.

Potrebbero piacerti anche