Sei sulla pagina 1di 6

UNISUL UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO: DISCIPLINA: CINCIAS CONTBEIS CONTABILIDADE PBLICA

PROFESSORA: CLUDIA NOGUEIRA MENDES ALUNOS: RICHARD WESTPHAL BRIGHENTI DOUGLAS FELIPPE

ADMINISTRAO PBLICA
A administrao pblica atual tem o desafio de maximizar os recursos pblicos arrecadados, e fim de obter maiores resultados que proporcionem a eficincia, a economia e a eficcia da sua gesto e consequentemente beneficiem a sociedade. A Administrao pode assumir duas vertentes: a primeira repousa na idia de servir e executar; a segunda envolve a idia de direo ou gesto. Nas duas vises h a presena da relao de subordinao e hierarquia. Administrar para muitos significa no s prestar servios, execut-los, como tambm governar e exercer a vontade com o objetivo de obter um resultado til a coletividade. Figura na Administrao Pblica assim como na Administrao Privada as atividades que dependem de vontade externa, individual ou coletiva, sempre vinculada ao princpio da finalidade. Em suma podemos definir Administrao Pblica como toda atividade do Estado. Logo, podemos formular conceito prprio partindo da viso de Hely Lopes Meirelles: O estudo da Administrao Pblica em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, deve partir do conceito de Estado, sobre o qual repousa toda a concepo moderna de organizao e funcionamento do servios pblicos a serem prestados aos administrados (MEIRELLES, 1994, p.55). Para organizar o estado so necessrio a diviso do territrio, a forma de governo e tantos outros fatores que contribuem na organizao da Administrao Pblica. A organizao do Estado matria competente ao Direito Constitucional, enquanto a criao, estruturao, atribuio dos rgos que integram a Administrao Pblica matria orientada pelo Direito Administrativo, previsto tambm na Constituio Federal.

ADMINISTRAO DIRETA
aquela composta por rgos ligados diretamente ao poder central, federal, estadual ou municipal. So os prprios organismos dirigentes, seus ministrios e secretarias.

ADMINISTRAO INDIRETA
A Administrao Indireta o conjunto dos entes que vinculados a um rgo da Administrao Direta, prestam servio pblico ou de interesse pblico. As entidades da administrao pblica indireta so necessariamente personalidade jurdica que possuem patrimnio prprio e tem vinculao a rgos da Administrao Direta, com o intuito da descentralizao. Sua diviso feita em quatro entidades: AUTARQUIA: consiste na necessidade da pessoa poltica criar uma entidade autnoma, so entes administrativos autnomos, criados por lei especfica, com personalidade jurdica de direito pblico interno, para a consecuo de atividades tpicas do poder pblico, que requeiram, para uma melhor execuo, gesto financeira e administrativa descentralizada. As autarquias tem como caractersticas personalidade jurdica de direito pblico;realizao de atividades especializadas, em regra; descentralizao administrativa e financeira. dividida em duas categorias: Institucionais, Corporativas e Autarquias de Regime Especial; EMPRESA PBLICA: entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio, se federal, criada para explorao de atividade econmica que o Governo seja levado a exercer por fora de contingncia ou convenincia administrativa(conf. art 5, II, do Decreto-Lei 200/67). As empresas pblicas podem ser Unipessoais, a qual tem o capital pertencente a apenas uma nica pessoa pblica; ou Pluripessoais cujo capital pertence a vrias pessoas pblicas. SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA: entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, instituda mediante autorizao legislativa e registro em rgo prprio para explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria, Unio ou a entidade da Administrao indireta (conf. art 5, III, do Decreto-Lei 200/67). FUNDAO PBLICA: entidade dotada de personalidade jurdica de direito pblico, sem fins lucrativos, criada em virtude de lei autorizativa e registro em rgo competente, com autonomia administrativa, patrimnio prprio e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes (conf. art 5, IV, do Decreto-Lei 200/67);

ADMINISTRAO AUXILIAR
A administrao auxiliar uma forma de descentralizao da administrao pblica, complementando a ao do Estado, passando as atividades administrativas do Estado para outras entidades, pessoas jurdicas diversas, criadas pelo Estado de forma isolada ou em conjunto com outros particulares. Estas so caractersticas da descentralizao por cooperao. Estas empresas criadas trabalham seguindo um estatuto que devem ter aprovao por decretos, sem a figurao de uma Administrao Direta. So exemplos dessas entidades o SENAC, SENAI, SESI e SEBRAE. A descentralizao por colaborao outra forma de administrao auxiliar a qual transfere a atividade administrativa para empresas privadas, delegando o exerccio de servios pblicos para pessoas jurdicas de duas formas: Concessinrios: So aqueles que recebem servios pblicos atravs de contratos para a prestao de servio de longa durao ou rotineiros; Permissionrios: So aqueles que recebem servios pblicos com pouca durao facultando pessoa jurdica a execuo do trabalho de interesse coletivo.

AGNCIAS REGULADORAS
So pessoas jurdicas criadas por Lei, com natureza de Autarquia e regime jurdico especial. Fazem parte da administrao pblica indireta com o intuito de fiscalizar os servios pblicos executados por empresas privadas concessionrias, permissionrias ou autorizadas, no possuindo uma definio legal devido a sua heterogeneidade. So exemplos de Agncias Reguladoras: ANATEL: Agncia Nacional de Telecomunicaes, instituda pela Lei 9472/1997, vinculada ao Ministrio das Comunicaes; ANP: Agencia Nacional do Petrleo, instituda pela Lei 9.478/97, vinculada ao Ministrio das Minas e Energia; ANEEL: Agncia Nacional de Energia Eltrica, criada pela Lei 9427/96, vinculada ao Ministrio das Minas e Energia;

CONTRATOS DE GESTO

O contrato de gesto um instrumento utilizado pela Administrao Pblica visando formalizao e compromisso do servio que ser prestado ao Estado, o qual deve conter explicitamente as diretrizes e os objetivos do plano de governo, metas a serem alcanadas com este servio, alm dos recursos que por ventura devero ser utilizados na sua execuo, para que a misso desta contratao seja cumprida. Com este contrato possvel ver as alternativas que resultem numa aplicao de recursos mais eficaz e eficiente na execuo do trabalho dos contratados. O objetivo desses contratos conceder maior autonomia a rgos e entidades da Administrao, permitindo a consecuo de metas a serem atingidas no prazo do contrato, o qual dever prever um controle de resultados que ir orientar a Administrao Pblica quanto convenincia ou no de manter, rescindir ou alterar o contrato.

AGNCIAS EXECUTIVAS
As agncias executivas a qualificao conferida pelo Poder executivo para as autarquias e fundaes pblicas, responsveis pelos servios e atividades exclusivos do Estado, sem a instituio de uma nova pessoa jurdica, no alterando a relao de trabalho dos servidores nas instituies que sejam qualificadas. Sua qualificao se d atravs de adeso, a qual os rgos ou entidades de servios exclusivos do Estado se candidatam qualificao.

ORGANIZAES SOCIAIS
A qualificao dada para entidades privadas sem fins lucrativos, que exercem atividades direcionadas para o interesse pblico denominada de organizao social. Esta empresa privada pode receber recursos do Estado, pode administrar servios, instalaes e equipamentos, aps firmar o contrato de gesto com o Poder Pblico. Estas organizaes podem dirigir seus objetivos para as reas de ensino, pesquisa cientfica, desenvolvimento tecnolgico, proteo e preservao do meio ambiente, cultura, sade, conforme descrito na Lei 9.637/98.

CARGO PBLICO

O cargo pblico criado por meio de ato normativo, leis ou resolues, com denominao prpria. As definies de rgo, cargo e funo no se confundem uma com a outra, sendo que os rgos so centros de competncia despersonalizados que fazem parte da estrutura administrativa; o cargo o lugar que o agente pblico possui sua titularidade; enquanto a funo engloba os encargos e atribuies, vez que no h cargo sem funo, muito embora haja funo sem cargo. Os cargos pblicos so organizados em classe e carreiras, as classes so a juno dos cargos, com competncia, responsabilidade e vencimentos iguais. As carreiras esto quase sempre sujeitas a imposio hierrquica, e so obrigatrias na administrao direta e indireta. Os cargos so criados por fora da lei ou resolues, princpio da legalidade, e somente por fora de lei poderiam ser extintos. Os cargos podem ser efetivos, de comisso, vitalcios ou mesmo temporrios obedecendo a determinaes legais de nossa Carta Magna.

AGENTES PBLICOS
Considera-se agente pblico toda pessoa fsica vinculada, definitiva ou transitoriamente ao exerccio da funo pblica. O lugar ocupado pela pessoa fisica pertence ao rgo, como bem elucida Hely Lopes Meirelles: Agentes pblicos so todas as pessoas fsicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exerccio de alguma funo estatal. Os agentes normalmente desempenham funes do rgo, distribudas entre os cargos de que so titulares, mas excepcionalmente podem exercer funes sem cargo. A regra a atribuio de funes mltiplas e genricas ao rgo, as quais so repartidas especificamente entre cargos, ou individualmente entre os agentes de funo sem cargo (MEIRELLES, 1994, p.71). Para melhor entender o tema podemos definir os agentes pblicos em quatro espcies: polticos, administrativos, honorficos e delegados. Citando tambm outras caractersticas importantes, tais como: credenciados, investidura dos agentes pblicos, as investiduras se subdividem em: investidura administrativa, investidura poltica, investidura originaria e derivada, e investidura vitalcia, efetiva e em comisso. Agentes Polticos: so os que compem o Governo, com cargos, funes, mandatos ou comisses, por nomeaes, designao, eleio ou delegao para exercer determinada funo. Possuem liberdade funcional no desempenho de suas atribuies, possuem prerrogativas e responsabilidades disciplinadas pela Constituio Federal ou leis especiais. Agentes Administrativos: so os vinculados ao Estado ou as entidades autrquicas, por relaes profissionais, sujeito a regime jurdico e hierarquia funcional. Em geral so nomeados, contratados ou credenciados, investidos a titulo de emprego com recebimento de rendimentos.

Agentes Honorficos: so pessoas fsicas, nomeadas ou convocadas para prestar servio certo ao Estado, escolhidos por sua condio cvica ou capacidade profissional. No possuem vnculo estatutrio ou empregatcio, em geral no recebem remunerao, vez que configuram o chamado mnus pblico. Agentes Delegados: so configurado pelo recebimento de incumbncia para determinada atividade pelo particular, a fim de realizar obra ou servio pblico em nome prprio, assumindo a responsabilidade do ato, sob atenta fiscalizao de quem delegou a ele tal tarefa. Representam uma categoria a parte de colaboradores do servio pblico. Agentes Credenciados: so aqueles que recebem tarefa determinada da Administrao, assumem a representao dessa atividade no lugar Poder Pblico a remunerao prerrogativa dessa categoria de agentes. Investidura dos Agentes Pblicos: os agentes pblicos sempre vinculam-se ao Estado, atravs de ato ou procedimento legal chamado de investidura, essa investidura na medida da forma e efeito da natureza da atribuio que ocupa. As investiduras podem ser: administrativas, polticas, originarias ou derivadas, efetivas ou em comisso, e outras formas temporrias.

CONCLUSO
A administrao pblica tem por objetivo assegurar os interesses do povo de um determinado Estado, sendo firmada em moldes e regras prprias. Para isso so institudos entidades e rgos para que essa administrao possa controlar e direcionar os seus recursos para alcanar esse objetivo. O governo pode administrar de forma direta ou indireta os bens e servios que sero realizados pelo Estado, mas com a responsabilidade se assegurar que estes bens servios estejam atendendo a populao satisfatoriamente. O pleno exerccio da atividade administrativa deve pautar-se na boa f, e nunca afastar-se dos princpios norteadores da Administrao Pblica. Entender o funcionamento e estrutura organizacional da Administrao pblica papel de toda sociedade, uma vez que s assim poderemos fiscalizar os excessos cometidos pelo Poder Pblico em todas as esferas administrativas.

Potrebbero piacerti anche