Sei sulla pagina 1di 24

Gases

Gabriel Barbosa (Pequi) T15

O estudo dos gases tem uma importncia muito grande na prova do ITA, principalmente por essa teoria ser a base do estuda da Termodinmica. Daremos maior nfase nesse material na parte bsica que envolve os gases, comeando com as definies das funes de estado e depois partindo para os principais resultados obtidos pelos cientistas ao longo da histria.

1. Os conceitos fundamentais a) Presso


A presso definida como sendo a fora aplicada a uma unidade de rea. Logo, podemos expressar a presso da seguinte forma:

P=

F A

Quando nos referimos aos gases, entende-se por presso como sendo a fora mdia que as partculas gasosas exercem no recipiente em que esse gs se encontra e dividindo essa fora pela rea da superfcie. A letra utilizada para representar a presso ser o P.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 1

b) Volume
O volume de um gs o espao ocupado por suas molculas. A letra utilizada para representar o volume ser o V. Na prtica, as partcula gasosas ocupam todo o espao do recipiente em que ele se encontrar.

c) Temperatura
A temperatura a medida de agitao trmica de partculas. Logo, em um gs, ela indica a agitao trmica mdia das partculas. A letra utilizada para representar a temperatura ser o T

2. O gs ideal
O gs ideal quando:

Volume das molculas = 0 Intereo entre as molculas nula


A molcula dos gases deve ser nula para que no haja choque entre as prprias molculas dos gases, fazendo com que haja choque somente com as paredes do recipiente. A interao deve ser nula para que haja uma independncia Esse tipo de gs no existe, pois sempre h interao entre partculas gasosas e tambm h choques entre as prprias molculas desse gs. Porm, existem gases que se aproximam desse comportamento. Eles so aqueles que esto a altas temperaturas e a baixas presses. Os gases ideais que sero utilizados nesse material, pois eles so mais simples de serem estudados e possuem propriedades como veremos no decorrer deste material.

3. Transformaes gasosas
As transformaes gasosas so os processos em que no h mudana da massa gasosa que se est examinando. Abaixo segue algumas das principais transformaes.

a) Transformao Isotrmica
Essa transformao, tambm conhecida como Lei de Boyle, realizada como o prprio nome diz, fazendo com que a temperatura fique constante durante todo o processo. Neste processo, observa-se que:

PV = cte

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 2

Utilizando-se de um grfico de presso por volume, obtm-se uma curva chamada de isoterma, que uma hiprbole equiltera, como mostra o grfico abaixo:

Grfico de presso por volume de uma isotrmica

Atravs desse processo, tambm foi observado que quanto MAIOR o produto PV, MAIOR ser a temperatura em que o gs se encontra nesse processo. Graficamente, a curva que est "mais longe" da origem. Logo abaixo, temos um exerccio que envolve alguns artifcios matemticos e que envolvem a descrio do pargrafo acima.

Exerccio 1: Dada uma transformao que obedece a seguinte equao:

P = V + 4 unidades arbitrrias
Sendo que ela vai do volume de 3 (u.a.) at o volume de 0,5 (u.a). (Observe que precisa-se de que V + 4 > 0 para que a situao realmente exista. Isso acontece conforme discutiremos na resoluo do problema.) Diga em qual presso e volume que o gs possui a maior temperatura. Resoluo: Segundo o exposto acima, sabemos que a temperatura maior quando o produto PV for o maior possvel. Logo, substituindo a equao do enunciado, temos que:

PV = V + 4 V = V 2 + 4V
Observe que a podemos escrever tal equao da seguinte forma:

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 3

f x = x 2 + 4x
sendo f x = PV e V = x. Logo, grfico acima representa uma parbola de razes 0 e 4. Assim, para x = 2, teremos o ponto de maior valor de f(x), ou seja, maior valor de PV. Concluindo, o volume pedido V = 2(u. a. ) e a presso P = 2 + 4 = 2(u. a. ). Observe que, pelo grfico da parbola, ela s seria negativa para pontos fora do intervalo (0,4). Logo a situao est consistente!

b) Transformao isobrica
Essa transformao realizada mantendo a presso constante, como o prprio nome diz. Neste processo, observa-se que:

V = cte T
Utilizando-se de um grfico de presso por volume, vemos que a curva obtida uma reta paralela ao eixo das abscissas.

Grfico de presso por volume de uma transformao isobrica

c) Transformao isocrica ou isovolumtrica


uma transformao na qual se mantm constante o volume, como o prprio nome diz. Nesta transformao, observa-se que:

P = cte T
Projeto Rumo ao ITA Pgina 4

Colocando esse processo num grfico de presso e volume, percebe-se que a curva obtida uma reta paralela ao eixo das ordenadas.

Grfico de presso por volume de uma transformao isovolumtrica

3. Equao geral dos gases ideais


Neste tpico, iremos expor a equao geral dos gases em uma transformao gasosa (ou seja, em que no h mudana de massa da substncia gasosa em anlise). Para tal, usaremos as transformaes vistas anteriormente. Imaginemos que de um estado com presso Pi, volume Vi e de temperatura Ti, queiramos chegar at um estado de presso Pf, volume Vf e temperatura Tf. Perceba que podemos chegar a esse estado fazendo uma transformao uma transformao isobrica at uma temperatura Tf seguida de uma isotrmica at uma presso Pf e volume Vf. Para a transformao isobrica:

Vi V = (i) Ti Tf
Para a transformao isotrmica (o gs ainda est na presso Pi):

Pi V = Pf Vf (ii)
Multiplicando a equao (i) pela equao (ii):

Pi V Vi Pf Vf V Pi Vi Pf Vf = = Ti Tf Ti Tf
Logo, para uma transformao gasosa, vale a seguinte relao:

PV = cte T
Projeto Rumo ao ITA Pgina 5

4. Equao de Clapeyron
Essa uma das equaes mais famosas dos gases. Ela generaliza a equao geral dos gases para qualquer processo de um sistema gasoso, inclusive os processos em que h mudana da massa gasosa. Antes de chegarmos a essa equao, vamos primeiro definir o que mol. Mol a quantidade de matria contida em 12g de carbono (C12). Essa quantidade o nmero 6,02 x 1023 , o conhecido nmero de Avogadro. Para uma molcula de massa molar M, cuja amostra possui massa m, define-se o nmero de mol por:

n=

m M

Que a quantidade de mols que possui a amostra. Agora j se pode partir para a equao de Clapeyron. Os cientistas fizeram diversas medidas com vrios gases e perceberam que a relao abaixo sempre vlida:

PV = cte nT
Essa constante era a mesma, independente do gs que se estava analisando. Essa constante recebeu o nome de constante universal dos gases ideais, representada por R. Logo, a equao pode ser reescrita como:

PV = nRT
= 0,082 . . 1 . 1

Observao: A temperatura que se usa na equao de Clapeyron em kelvin! Para


transformar uma temperatura em C para K, basta usar a seguinte relao:

Tk = Tc + 273
Exerccio 2: Com uma mesma amostra gasosa, realiza-se duas transformaes isocricas,
que seguem a seguinte regra: Projeto Rumo ao ITA Pgina 6

i) P/T = 1 ii) P/T = 2 Qual delas feita a um maior volume?

Resoluo: Como uma transformao, a massa de gs no varia, ou seja, o nmero de


mols n no varia. Utilizando-se da equao de Clapeyron, obtemos que:
P T nR V P 1

, ou seja , T V

Portanto, quanto maior for a V constante, menor ser o volume em que um gs. Logo, na transformao i) , temos o maior volume.

5. Misturas Gasosas
As misturas gasosas, como prprio nome diz, quando se analisa uma amostra gasosa que contm mais de um tipo de gs, por exemplo, o ar atmosfrico. Nesta seo, discutiremos o conceito de presso parcial e volume parcial. Antes de comearmos essa discusso, primeiramente vamos definir o que vem a ser frao molar. Frao molar de um gs definida como sendo o quociente entre a quantidade de mols do gs analisado pela quantidade total em mols da mistura total. Em smbolos:

Xa =

na ntotal

Repare tambm que a soma das fraes parciais de todos os constituintes de uma mistura gasosa tambm 1, ou seja:

1 + 2 + + = 1
Onde os gases das misturas gasosas so representados pelos ndices 1, 2, ..., n. Vamos agora comear a discusso. Utilizaremos a figura abaixo para facilitar o entendimento.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 7

Mistura gasosa

a) Presso Parcial
A presso parcial de um gs em uma mistura a presso que o gs exerceria se ele estivesse sozinho, nas mesmas condies da mistura gasosa. (vide figura acima) Em outras palavras, seja uma mistura gasosa que se encontra em um volume V e temperatura T. A presso parcial de um gs A da mistura obtida deixando-se somente as partculas do gs a nesse volume V e nessa temperatura T. Vamos equacionar o problema. Para a mistura gasosa, que formada por gases ideais, utilizamos a equao de Clapeyron:

Ptotal V = ntotal RT
Para o gs A, vamos calcular a presso parcial para esse gs, utilizando novamente a equao de Clapeyron:

Pa V = na RT
Dividindo-se as duas expresses, obtemos:

Pa Ptotal

na ntotal

= Xa

Assim, para obtermos uma presso parcial de um gs, podemos tomar:

Pa = Ptotal X a
Projeto Rumo ao ITA Pgina 8

Observe que se tivermos k tipos de gases na mistura e se somarmos suas presses parciais, tem-se:
k

P1 + P2 + + Pk =
i=1

Pi = Ptotal X1 + X2 + + Xk = Ptotal

n1 + n2 + + nk ntotal

Mas, como n1 + n2 + + nk = ntotal (como visto em fraes parciais), pois a soma em mols de todas as partculas, temos:
k

P1 + P2 + + Pk =
i=1

Pi = Ptotal

Ou seja, ao somarmos as presses parciais dos gases, obtemos a presso em que se encontra a mistura gasosa (representada aqui como Ptotal). Esse resultado tambm conhecido como Lei de Dalton para presses parciais. Para o leitor que no est acostumado com a notao k

Pi = P1 + P2 + + Pk
i=1 Ela indica a soma das presses cujos ndices variam de 1 at k (a parte de baixo, onde se tem i = 1, o ndice no qual comea a soma e k indica o ultimo ndice, como observa-se acima).

Exerccio 3a: Calcule a presso parcial do Nitrognio no ar atmosfrico. Resoluo: Sabe-se que o ar formado por aproximadamente 78% do gs nitrognio. Essa
informao nos diz que em uma amostra do ar atmosfrico, 78% de suas partculas so nitrognio. Dessa informao, tiramos que a frao molar do nitrognio :

Utilizando a frmula obtida no problema, temos que (como Ptotal = 1atm):

X N 2 = 0,78

PN 2 = X N 2 Ptotal = 0,78 atm

Exerccio3b: (ITA - 2002) Um tubo capilar fechado em uma extremidade contm uma
quantidade de ar aprisionada por um pequeno volume de gua. A 7,0 C e presso atmosfrica (76,0 cm Hg) o comprimento do trecho com ar aprisionado de 15,0 cm. Determine o comprimento do trecho com ar aprisionado a 17,0 C. Se necessrio, empregue os seguintes valores de presso de vapor da gua: 0,75cm Hg a 7,0 C e 1,42 cm Hg a 17,0 C. Projeto Rumo ao ITA

Pgina 9

Resoluo: Antes de ver a resoluo, vamos dar uma breve explicao sobre presso de
vapor de um lquido. Essa presso a presso na qual um lquido se encontra em equilbrio com o seu vapor. Ela influenciada pela temperatura e tambm se h ou no presena de soluto na soluo. A anlise qualitativa do efeito do soluto analisada em Qumica. Continuemos a soluo. Para haver o equilbrio, a presso interna da mistura gasosa ar + gua em vapor deve ser igual presso externa do ar atmosfrico. Considere A como a rea da base do tubo. 1) Para a situao inicial:

= + = , = 76 0,75 = 75,25
Utilizando a equao de Clapeyron:

, =
O Volume inicial 15S, assim: = () 15 , 2) Para a situao final, repetimos o mesmo procedimento: , = = 76 1,42 = 74,58 e utilizando novamente Clapeyron, obtemos (com volume agora de xS): = () , Observe que o nmero de mols de gs no varia dentro do tubo, logo podemos igualar (i) e (ii):

15 , 75,25 273 + 17 = 15 15,67 , 74,58 (273 + 7)

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 10

b) Volume Parcial
Assim como a presso parcial, existe tambm o conceito de volume parcial. definido de maneira anloga presso parcial. Voluma parcial o volume que um gs A de uma mistura gasosa ocuparia caso ele estivesse sozinho, nas mesmas condies da mistura.( Em outras palavras, o volume ocupado por um gs A, tirando todas as outras partculas de outras gases diferentes de A, mantendo a presso total e a temperatura da mistura. Para a mistura gasosa, podemos escrever:

PVtotal = ntotal RT
E para o volume parcial do gs A, escrevemos:

PVa = na RT
Dividindo a ltima pela penltima:

Va Vtotal

na ntotal

= Xa

Portanto, o volume parcial do gs A pode ser calculado por:

Va = Vtotal X a
Exerccio 4: Prove que a soma dos volumes parciais de todos os gases da mistura igual
ao volume total da mistura gasosa. gases diferentes):

Resoluo: Procedendo da mesma forma que a presso parcial (para uma mistura de k
k

V1 + V2 + + Vk =
k i=1

Vi = Vtotal X1 + X 2 + + X k

i=1

Vi =

Vtotal n1 + n2 + + nk = Vtotal ntotal

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 11

Em suma, podemos resumir os dois tpicos discutidos da seguinte forma:

Xa =

Pa Ptotal

Va Vtotal

na ntotal

Exerccio 5: (ITA) Temos um recipiente com N2 puro e outro com O2 puro. Volumes e
presses iniciais esto assinalados no esquema seguinte.

Abrindo a torneira que separa os dois gases e mantendo a temperatura, a presso interna se estabiliza no valor de: a) 6,00 atm b) 3,00 atm c) 2,60 atm d) 2,50 atm e) 2,17 atm

Resoluo: Esse um tipo clssico de problemas, tambm chamados de problemas de

bales. Vamos mostrar como resolv-los a partir dos conceitos vistos nessa seo. Basicamente, aplica-se a equao de Clapeyron para cada balo e depois para a mistura toda, como veremos agora. Para a situao inicial, utilizamos a equao de Clapeyron em ambos os bales e temos:

2 : = 2 = 2 : = 2

3 10 =

Para situao final, temos uma mistura de gases, com = 2 + 2 mols num volume de V = 3+2 = 5 L. Logo, aplicando a equao de Clapeyron a essa mistura, obtemos:
10

= =

3+2

13 = 2,60 5

Logo, a alternativa correta a letra c). Projeto Rumo ao ITA Pgina 12

Observao: Um erro comum ao se usar presso parcial e volume parcial escrever a


equao de Clapeyron da seguinte forma:

Pa Va = na RT (ERRADO)
Isso errado, pois a presso parcial definida no volume em que a mistura se encontra e no no volume parcial!! O mesmo vale para o volume parcial. Logo, s escrevemos:

Pa Vtotal = na RT e Ptotal Va = na RT
6. Densidade dos Gases
Nesta seo, iremos deduzir uma expresso para a densidade de um gs ideal. Sabemos, pela equao de Clapeyron, que:

Mas, como = , obtemos:

= =

Porm, a relao de massa por volume a densidade, portanto, a densidade de um gs dada por:

=
Observe a tabela abaixo:

Essa frmula condiz com o esperado, pois a densidade proporcional massa molar (M) da molcula gasosa, uma vez que so fixos a presso e a temperatura, o que pode ser confirmado na tabela acima. S que, quando trabalhos com densidades de gases, quase nunca estamos trabalhando com gases puros, e sim com misturas gasosas. Abaixo, mostraremos como feito o clculo para a densidade de uma mistura gasosa.

7. Clculo da densidade para misturas gasosas:


Para facilitar os clculos, suponhamos que a mistura gasosa possui os gases A e B. Considere ainda que a frao molar de A seja XA (observe que a de B est automaticamente determinada, pois XB +XA = 1). Projeto Rumo ao ITA Pgina 13

Para calcular a densidade dessa mistura, vamos usar a massa molar mdia, que definida como sendo:

=
A massa total dada por:

= + = + = +
Jogando na expresso acima, obtemos:

+ = + 1

Utilizando-se do fato que =

obtemos:

= + 1
Mas + = 1 = 1 . Portanto:

= +
Agora basta aplicar essa massa molar mdia na frmula da densidade e obtemos a densidade da mistura gasosa.

Observao: Esse procedimento pode ser estendido para uma mistura de mais de 2 gases.
Basta usar uma ideia semelhante que foi desenvolvida acima. Deixaremos como exerccio para o leitor obter a relao da massa mdia na lista de exerccios.

Exerccio 6: (ITA-05) Uma cesta portanto uma pessoa deve ser suspensa por meio de

bales, sendo cada qual inflado com 1 m3 de hlio na temperatura local (27 C). Cada balo vazio com seus apetrechos pesa 1,0 N. So dadas a massa atmica do oxignio A O = 16, a do nitrognio AN = 14, a do hlio AHe = 4 e a constante dos gases R = 0,082 atm.l.mol-1.K-1. Considerando que o conjunto pessoa e cesta pesa 1000 N e que a atmosfera composta de 30% de O2 e de 70% de N2, determine o nmero mnimo de bales necessrios. Considere g = 10 m/s

Resoluo: Vamos interpretar o problema:

O sistema cesta + pessoa s comear a flutuar a partir do momento em que o empuxo do ar for igual ao peso do sistema. Suponha que precisamos de n bales. O problema achar qual o valor de n. Primeiramente, vamos analisar a massa de hlio: Projeto Rumo ao ITA Pgina 14

1) Massa de hlio: A densidade do hlio dada por:

1 4 = = = 0,163 = 0,163 3 1 . 1 (300 ) 0,082 . .


Logo, a massa de hlio para cada balo :

= = 0,163 1 = 0,163
Como Pbalo = 1,0 N, a massa de cada balo mbalo = 0,1 kg Assim, a massa para n bales dada por:

= 0,163 + 0,1 = 0,263


2) Densidade do ar: Vamos usar o que foi desenvolvido na teoria para calcular a densidade do ar.

= 2 2 + 2 2 = 0,3 216 + 0,7 214 = 29,2


Portanto, a densidade do ar dada por:

1 29,2 = = 1,19 = 1,19 /3 1 . 1 (300 ) 0,082 . .

3) Agora, o balo ir voar quando o empuxo do ar for igual ao peso do sistema (deve-se somar a massa do balo de hlio!): = + = 1000 + 0,263 = 300 + 0,263 1,191 = 100 + 0,263 1,19 0,263 = 100 = 107,87 Como n inteiro e o valor deu entre 107 e 108, precisamos de, no mnimo de 108 bales para levantar o sistema.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 15

8. Noes de Teoria Cintica dos Gases


A teoria cintica dos gases uma das teorias mais bem sucedidas, pois ela relaciona muitos aspectos microscpicos com propriedades observadas em uma escala macroscpica, tudo a partir de simples hipteses. Vamos utilizar de alguns resultados importantes dessa teoria, principalmente queles relacionados energia cintica das molculas gasosas. Antes disso, vamos a algumas dessas hipteses: As molculas se movimentam em movimento desordenado; O volume das molculas so desprezveis; As colises que ocorrem entre as molculas e na parede do recipiente so elsticas e de durao desprezvel; A mecnica de Newton pode ser usada para descrever essas colises; Vamos obter uma expresso para a energia cintica de molculas gasosas. Para isso, considere um recipiente como o mostrado na figura abaixo:

Molculas em movimento desordenado


A fora necessria para manter o mbolo imvel dada por:

=
Sendo Pgs a presso exercida pelo gs no mbolo e A a rea do mbolo. Para acharmos tal fora, considere uma coliso de uma partcula gasosa com o mbolo. Observe a figura que representa o esquema dessa coliso:

Coliso com o mbolo e conservao do momento linear no eixo x


Como, por hiptese, as colises so elsticas, ento a partcula de massa m que vem com velocidade vx no eixo x dever retornar com velocidade -vx no eixo x. Logo, podemos escrever a variao do momento linear (ou quantidade de movimento) como:

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 16

= = 2
Mas, como a variao do momento dada por: = , temos que:

2 =

Alm disso, num pequeno intervalo de tempo, h Nx partculas que colidem com o mbolo, logo a fora total que age no mbolo por parte do gs :

Pode-se calcular o valor de Nx. Como as partculas esto em movimento desordenado de se supor que metade das partculas dessa amostra se movem na direo positiva do eixo x com velocidade vx e a outra metade se move em direo contrria com velocidade -vx (tudo isso estatstico). Logo, no mesmo intervalo de tempo considerado, as partculas que se chocam com o mbolo iro descrever um slido de altura e de rea A, como mostrado na figura abaixo:

Movimento das partculas que se chocam com o mbolo


: Considere w como sendo o nmero de partculas por unidade de volume. Logo o Nx

Ou seja, o Nx a densidade volumtrica de partculas (representada por w) multiplicada pelo volume (( )) . O fator 1/2 devido metade das partculas se movimentarem no sentido oposto, as quais no se chocaram com o mbolo. Substituindo o Nx na equao de fora do gs: Projeto Rumo ao ITA Pgina 17

2 2 2 = = 2 2 =

Logo, a presso do gs dada por:

Vamos utilizar agora de um resultado estatstico. A velocidade das partculas dada por:
2 2 2 2 = + +

Mas, na mdia, as partculas se movem com velocidades nas direes x, y, z com velocidades de mesma magnitude, ou seja:
2 2 2 = =

Logo, a velocidade vx dada por:


2

2 = 3

Portanto, a presso do gs :

2 2 2 2 = = = 3 3 2 3

O fator mv/2 a energia cintica, por isso o colocamos em evidncia como acima e, ainda, tem-se que o nmero w a quantidade de molculas por volume, e vale:

=
2 3

Onde o No o nmero de Avogadro. Agora estamos prximos do resultado procurado. Utilizando a equao de Clapeyron: Projeto Rumo ao ITA Pgina 18

=
Substituindo a presso do gs nela:
2 3

= =

3 2

A relao 1,380 10
23

= conhecida como constante de Boltzmann e vale

3 , = 2
Essa energia a energia cintica mdia por molcula. Para acharmos a total, precisamos de multiplicar por N, onde N a quantidade de molculas.

3 , = 2
Mas

= ( ). Finalmente, obtemos:

, =

3 2

Observe que o resultado mostra que a energia mdia por molcula s depende da temperatura! Isso leva a definio cintica da temperatura, como sendo a medida de agitao trmica das molculas. Em posse dessas equaes de energia que obtivemos, podemos calcular a velocidade das molculas gasosas, tambm chamada de velocidade quadrtica mdia. Para isso, fazemos:

2 3 3 3 = 2 = = 2 2

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 19

Mas, m a massa de uma nica molcula gasosa e No o nmero de Avogadro. Esse produto a massa molecular da partcula. Portanto:

Observao: Para fins do vestibular, basta que o leitor saiba as trs frmulas em destaque

nesta seo. Acredita-se que exibir como se chega a esse resultado importante para o melhor entendimento do assunto. Veja abaixo como se aplica esses resultados!

Exerccio 7: (ITA- 2010) A temperatura para a qual a velocidade associada a energia

cintica mdia de uma molcula de nitrognio, N2, igual velocidade de escape desta molcula da superfcie da Terra de, aproximadamente: Esse problema de simples aplicao da teoria vista acima. Basta igual v velocidade de escape!
2 2 3 = = 2 3

=
A velocidade dada por:

=
Assim:

2 = 11,2 103
2

28103 (11,2 103 ) = 1,4 105 1 . 1 ) 3 (8,31 .


Lista de exerccios:

1. (ITA - 2006) Sejam o recipiente (1) , contendo 1 moI de H2 (massa molecular M = 2) e o recipiente (2) contendo 1 moI de He (massa atmica M = 4) ocupando o mesmo volume, ambos mantidos a mesma presso. Assinale a alternativa correta: a) A temperatura do gs no recipiente 1 menor que a temperatura do gs no recipiente 2. b) A temperatura do gs no recipiente 1 maior que a temperatura do gs no recipiente 2. c) A energia cintica mdia por molcula do recipiente 1 maior que a do recipiente 2.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 20

d) O valor mdio da velocidade das molculas no recipiente 1 menor que o valor mdio da velocidade das molculas no recipiente 2. e) O valor mdio da velocidade das molculas no recipiente 1 maior que o valor mdio da velocidade das molculas no recipiente 2.

2. (ITA - 2004) A linha das neves eternas encontra-se a uma altura h0 acima do nvel do mar, onde a temperatura do ar 0C. Considere que, ao elevar-se acima do nvel do mar, o ar sofre uma expanso adiabtica que obedece a relao / = (7/2)(/), em que p a presso e T, a temperatura. Considerando o ar um gs ideal de massa molecular igual a 30u (unidade de massa atmica) e a temperatura ao nvel do mar igual a 30C, assinale a opo que indica aproximadamente a altura ho da linha das neves. a) 2,5km b) 3,0km c) 3,5km d) 4,0km e) 4,5km 3. (ITA - 2005)Estime a massa de ar contida numa sala de aula. Indique claramente quais as hipteses utilizadas e os qualitativos estimados das variveis empregadas. 4. (ITA - 1999) O pneu de um automvel calibrado com ar a uma presso de 3,10 105 a 20 C, no vero. Considere que o volume no varia e que a presso atmosfrica se mantm constante e igual a 1,01 105 . A presso do pneu, quando a temperatura cai a 0 C, no inverno : a) 3,83 105 . b) 1,01 105 . c) 4,4 1 105 . 5 5 d) 2,89 10 . e) 1,95 10 .

Observao: entenda a presso 3,10 105 como sendo a presso efetiva, ou seja, que a
presso colocada no pneu 3,10 105 acima da presso atmosfrica. 5. (ITA - 1999) Considere uma mistura de gases H2 e N2 em equilbrio trmico. Sobre a energia cintica mdia e sobre a velocidade mdia das molculas de cada gs, pode-se concluir que: a) as molculas de N2 e H2 tm a mesma energia cintica mdia e a mesma velocidade mdia. b) ambas tm a mesma velocidade mdia, mas as molculas de N2 tm maior energia cintica mdia. c) ambas tm a mesma velocidade mdia, mas as molculas de H2 tm maior energia cintica mdia. d) ambas tm a mesma energia cintica mdia, mas as molculas de N2 tm maior velocidade mdia. e) ambas tm a mesma energia cintica mdia, mas as molculas de H 2 tm maior velocidade mdia.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 21

6. (ITA - 1998) Uma bolha de ar de volume 20,0 mm3, aderente parede de um tanque de gua a 70 cm de profundidade, solta-se e comea a subir. Supondo que a tenso superficial da bolha desprezvel e que a presso atmosfrica de 1x105 Pa, logo que alcana a superfcie seu volume aproximadamente: a) 19,2mm3. b) 20,1mm3. c) 20,4mm3. d) 21,4mm3. e) 34,1mm3. 7. (ITA - 1997) Um mol de gs perfeito est contido em um cilindro de seco S fechado por um pisto mvel, ligado a uma mola de constante elstica k. Inicialmente, o gs est na presso atmosfrica Po e temperatura To, e o comprimento do trecho do cilindro ocupado pelo gs Lo, com a mola no estando deformada. O sistema gs-mola aquecido e o pisto se desloca de uma distncia x. Denotando a constante de gs por R, a nova temperatura do gs : a) + ( + ) b) + ( + ) c) + ( + ) d) +

( + )

e) + ( + + )

8. (ITA - 1995) A figura mostra um tubo cilndrico com seco transversal constante de rea S = 1,0 x 10-2 m2 aberto nas duas extremidades para a atmosfera cuja presso = 1,0 105 . Uma certa quantidade de gs ideal est aprisionada entre dois pistes A e B que se movem sem atrito. A massa do pisto A desprezvel e a do pisto B M. O pisto B est apoiado numa mola de constante = 2,5 103 / e a acelerao da gravidade = 10 / 2 . Inicialmente, a distncia de equilbrio entre os pistes de 0,50 m. Uma massa de 25 kg colocada vagarosamente sobre A, mantendo-se constante a temperatura. O deslocamento do pisto A para baixo, at a nova posio de equilbrio, ser: a) 0,40 m b) 0,10 m c) 0,25 m d) 0,20 m e) 0,50 m

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 22

9. (ITA - 1994) Dois blocos de mesma massa, um com volume V1 e densidade 1 e outro com densidade 2 < 1 so colocados cada qual num prato de uma balana de dois pratos. A que valor mnimo de massa dever ser sensvel esta balana para que se possa observar a diferena entre uma pesagem em atmosfera composta de um gs ideal de massa molecular temperatura T e presso p e uma pesagem no vcuo? a) d)
1 1 1 2 2 2 ( 1 2 )

b) e)

1 1

( 2 1 )

[(

2 2

c)

( 1 2 ) 1

1 2 )

10. (ITA - 1993) Dois bales de vidro de volumes iguais esto ligados por meio de um tubo de volume desprezvel e ambos contm hidrogrnio a 0 C. Eles esto a uma presso de 1,013 105 . Qual ser a presso do gs se um dos bulbos for imerso em gua a 100 C e o outro for mantido a -40 C? a) a presso permanece a mesma b) 1,06 105 c) 2,32 105 d) 1,25 105 e) 1,20 105 11. (ITA - 1988) Considere um gs perfeito monoatmico na temperatura de 0C, sob uma presso de 1 atm, ocupando um volume de 56 litros. A velocidade quadrtica mdia das molculas 1840 m.s-1. Ento a massa do gs : (Dado: R = 8,32 J.K-1) a) 55 g b) 100 g c) 5 g d) 150 g e) 20 g 12. (ITA - 1988) Calcular a massa de gs hlio (peso molecular 4,0), contida num balo, sabendo-se que o gs ocupa um volume igual a 5,0 cm3 e est a uma temperatura de -23C e a uma presso de 30 cmHg. a) 1,86 g b) 46 g c) 96 g d) 186 g e) 385 g 13. (ITA - 1992) Uma certa quantidade de gs expande-se adiabaticamente e quase estaticamente desde uma presso inicial de 2,0 atm e volume de 2,0 litros na temperatura de 21 C at atingir o dobro de seu volume. Sabendo-se que para este gs = Cp/CV = 2,0, pode-se afirmar que a presso final e a temperatura final so respectivamente: a) 0,5 atm e 10,5 C. b) 0,5 atm e - 126 C. c) 2,0 atm e 10,5 C. d) 2,0 atm e - 126 C. e) n.d.a . 14. (ITA-92) Nas afirmaes a seguir: I- A energia interna de um gs ideal depende s da presso. II- Quando um gs passa de um estado 1 para outro estado 2, o calor trocado o mesmo qualquer que seja o processo.

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 23

III- Quando um gs passa de um estado 1 para outro estado 2, a variao da energia interna a mesma qualquer que seja o processo. IV- Um gs submetido a um processo quase-esttico no realiza trabalho. V- O calor especfico de uma substncia no depende do processo como ela aquecida. VI- Quando um gs ideal recebe calor e no h variao de volume, a variao da energia interna igual ao calor recebido. VII- Numa expanso isotrmica de um gs ideal o trabalho realizado sempre menor do que o calor absorvido. As duas corretas so: a) II e III. b) III e IV. c) III e V. d) I e VII. e) III e VI.

Gabarito:

1. C e E 2. B 3. Dissertativa 4. D 5. E 6. D 7. E 8. D 9. A 10. B 11. C 12. E 13. B 14. E

Projeto Rumo ao ITA

Pgina 24

Potrebbero piacerti anche