Sei sulla pagina 1di 12

31/05/12

Revista Tchne

Paredes de concreto
Por Hugo Misurelli e Clovis Massuda

O sistema construtivo de paredes de concreto um mtodo de construo racionalizado que oferece produtividade, qualidade e economia de escala quando o desafio a reduo do dficit habitacional. O sistema possibilita a construo de casas trreas, assobradadas, edifcios de at cinco pavimentos padro, edifcios de oito C asas t rre as construdas com siste m as de pare de s de concre to pavimentos padro com esforos de compresso, de at 30 pavimentos padro e com mais de 30 pavimentos considerados casos especiais e especficos. No sistema construtivo de paredes de concreto, a vedao e a estrutura so compostas por esse nico elemento. As paredes so moldadas "in loco", tendo embutidas as instalaes eltricas, hidrulicas e as esquadrias. O mtodo inspirado em experincias consagradas e bem-sucedidas de construes industrializadas em concreto celular (sistema Gethal) e concreto convencional (sistema Outinord), que eram mundialmente conhecidas nas dcadas de 70 e 80. Porm, devido falta de escala e de continuidade de obras nesses padres - principalmente com as limitaes financeiras da poca - essas tecnologias no se consolidaram no mercado brasileiro. Com o crescimento do mercado imobilirio brasileiro e as contnuas medidas pblicas para ampliar a oferta de moradias, o sistema parede de concreto representa uma soluo factvel para produo em escala. Caractersticas gerais do projeto O sistema de paredes de concreto demandou um intenso trabalho de pesquisa para que seu modelo de clculo estrutural pudesse se adequar s normas tcnicas brasileiras. As referncias normativas utilizadas foram as da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) NBR 6118 e da norma norte-americana ACI 318 (American Concrete
www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp 1/12

31/05/12

Revista Tchne

Institute) - esta ltima revelou uma metodologia adequada s condies brasileiras. Outra referncia foi a francesa DTU (Documents Techniques Unifies) 23.1 que, somada opinio de calculistas renomados - apoiadas em normas j praticadas no Mxico e Colmbia - tambm contribuiu para o estudo do modelo brasileiro. Hoje, paralelamente formao de um comit para estudo e redao da norma brasileira, os apoiadores do sistema de paredes de concreto desenvolvem prticas recomendadas para dimensionamento de estruturas de pequeno porte casas trreas, assobradadas e edifcios de at cinco pavimentos.

Foto 1 - Frm as e insum os industrializados no im pactam o m e io am bie nte

No Brasil, quatro tipos de concreto so recomendados para o sistema: n n n n concreto concreto concreto concreto celular com elevado teor de ar incorporado - at 9% com agregados leves ou com baixa massa especfica convencional ou concreto autoadensvel

Foto 2 - Siste m atizao

Recursos humanos A produtividade da mo-de-obra potencializada pelo treinamento direcionado ao sistema. No existe a necessidade de mo-de-obra especializada, o que facilita a execuo de projetos em todo o Pas. Os operrios, aps treinamento especfico, passam a atuar como montadores, executando todas as tarefas necessrias como armao, instalaes, montagem, concretagem e desenforma. Sustentabilidade O desperdcio de mo-de-obra com retrabalhos e atividades no produtivas, bem como de materiais, pedaos de madeira, pregos e resduos diversos so substitudos pela execuo planejada, padronizada e com grande qualidade final. A utilizao de frmas reaproveitveis, que no geram entulho, e de recursos industrializados resultam em um maior controle do impacto ambiental da obra (foto 1).

www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp

2/12

31/05/12

Revista Tchne

Foto 3 - O s tipos de fundae s m ais ade quados para as pare de s de concre to so: sapata corrida, laje de apoio (radie r), blocos de travam e nto de e stacas e tubule s. Nas im age ns, e x e m plo de gabarito para instalao de tubulae s

Sistemtica A metodologia baseada em processos industrializados, onde a rapidez e a qualidade devem ser monitoradas constantemente para garantir os prazos e custos projetados. Execuo A moldagem "in loco" dos elementos estruturais - estrutura e vedao - a principal caracterstica desse sistema construtivo. Todas as paredes so moldadas em uma nica etapa de concretagem, permitindo que, aps a retirada das frmas, as paredes j contenham em seu interior todos os elementos embutidos: tubulaes eltricas e hidrulicas, elementos de fixao, caixilhos de portas e janelas etc. (foto 2). Fundao A escolha do tipo de fundao depende do local do empreendimento, de acordo com o clima, solo e geografia. A seleo deve considerar segurana, estabilidade e durabilidade, alm do alinhamento necessrio para a produo das paredes. A obra deve ser executada com nivelamento rigoroso para no interferir nas outras etapas. O tipo de fundao mais utilizado em casas o radier, que deve ser construdo com espao excedente em relao espessura dos painis externos das frmas, permitindo o apoio e facilitando a sua montagem.

Foto 4 - Fundao tipo radie r

As tubulaes j devem estar posicionadas e dispostas conforme gabarito especfico do projeto de instalao (foto 3). Nesta etapa, vale observar cuidadosamente os seguintes pontos: n A locao e o nivelamento das fundaes devem estar de acordo com o projeto arquitetnico e as frmas n Deve-se tomar todas as precaues para evitar que a umidade do solo migre para a edificao n Recomenda-se a realizao da cura mida do concreto por um perodo mnimo de sete dias para as fundaes em laje tipo radier n A concretagem das fundaes tipo radier feita de forma convencional, diretamente do caminho-betoneira sobre uma lona plstica que cobre uma camada nivelada de brita, com espessura mnima de 3 cm (foto 4).

www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp

3/12

31/05/12

Revista Tchne

Frmas As frmas so estruturas provisrias cujo objetivo moldar o concreto fresco, compondo-se assim as paredes estruturais. A resistncia a presses do lanamento de concreto at a sua solidificao, fator decisivo. Para isso, as frmas devem ser estanques e favorecer rigorosamente a geometria das peas que esto sendo moldadas. A escolha da tipologia adequada e o desenvolvimento e Foto 5 - Nive lam e nto de laje com detalhamento do projeto de frmas so extremamente aux lio de nve l lase r importantes para a viabilidade do sistema de paredes de concreto e para a qualidade da entrega. O projeto de frma deve abordar o detalhamento dos seguintes itens: n n n n n Posicionamento dos painis Equipamentos auxiliares Peas de travamento e prumo Escoramento Sequncia de montagem e desmontagem

Todo conjunto de frmas deve vir acompanhado de projeto e deve ser checado se todos os materiais esto presentes. O material deve ser armazenado adequadamente, seguindo orientao do fornecedor, a fim de se aproveitar ao mximo a sua vida til. A montagem do sistema de frmas deve seguir a sequncia do projeto original, mas h uma sequncia padro, que segue a identificao prvia das peas:
Foto 6 - Montage m das arm aduras n Nivelamento da laje de piso (foto 5) de pare de s e e le trodutos n Marcao de linhas de paredes no piso de apoio n Montagem das armaduras (foto 6) n Montagem das redes hidrulica e eltrica (foto 7) n Posicionamento dos painis de frma n Montagem dos painis: painis internos primeiro (foto 8); painis externos em segundo (foto 9); opo de montagem pareada (foto 10) n Colocao de caixilhos (portas e janelas) n Colocao de grampos de fixao entre painis (foto 11) n Posicionamento das escoras de prumo (foto 12) n Colocao de ancoragens: fechamento das frmas de paredes (foto 13)

Armao A armao adotada no sistema paredes de concreto a tela soldada posicionada no eixo vertical da parede. Bordas, vos de portas e janelas recebem reforos de telas ou barras de armadura convencional. Em edifcios mais altos, as paredes devem receber duas camadas de telas soldadas, posicionadas verticalmente, e reforos verticais nas extremidades das paredes. As armaduras devem atender a trs requisitos bsicos:
www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp

Foto 7 - Instalao de e le trodutos


4/12

31/05/12

Revista Tchne

resistir a esforos de flexotoro nas paredes, controlar a e pontos de luz e m laje -piso retrao do concreto e estruturar e fixar as tubulaes de eltrica, hidrulica e gs. Usualmente, utilizam-se telas soldadas posicionadas no eixo das paredes ou nas duas faces, dependendo do dimensionamento projetado, alm de barras em pontos especficos tais como cinta superior nas paredes, vergas, contravergas etc.

Foto 8 - Montage m dos pain is inte rnos de frm as de alum nio

Foto 9 - Montage m dos pain is e x te rnos

Foto 10 - Montage m pare ada (pain is inte rnos e e x te rnos sim ultane am e nte )

Montagem A montagem das telas soldadas e reforos deve seguir as especificaes do projeto estrutural. O primeiro passo a montagem da armadura principal, em tela soldada. Em seguida, as armaduras de reforos, ancoragens de cantos e cintas so inseridas. possvel agilizar a montagem das armaduras cortando previamente os locais onde sero posicionadas as esquadrias de portas e janelas, caso o projeto no preveja esse procedimento. O ltimo passo colocar os espaadores plsticos, que so imprescindveis para garantir o posicionamento das telas e a geometria dos painis (foto 14). No detalharemos os processos de instalao de caixilhos e tubulaes por se tratar de um procedimento tcnico que deve ser feito e explicado por especialistas.

Foto 11 - C olocao dos gram pos de fix ao e ntre pain is

Foto 12 - Escoram e nto dos pain is de laje


5/12

www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp

31/05/12

Revista Tchne

Foto 13 - Travam e nto das frm as de pare de

Concreto A concretagem - e todas as aes precedentes - fundamental para que a estrutura executada corresponda ao projeto estrutural, garantindo a durabilidade e a qualidade desejadas. As produes mais eficientes ocorrem a partir de concretos dosados em centrais e fornecidos ao canteiro em caminhes-betoneira, o que resulta em melhores controles da qualidade de agregados, medidas em peso, preciso de volumes, garantia da concreteira quanto ao desempenho do concreto recebido etc. O tempo de transporte decorrido entre o incio da mistura, contado a partir da primeira adio de gua at a entrega do concreto na obra, muito relevante para o desempenho da obra. Esse tempo deve ser definido de modo que o fim do adensamento no ocorra aps o incio da pega do concreto lanado e das camadas ou partes contguas a essa remessa, evitando-se a formao de junta fria. O tempo decorrido entre o incio da mistura e a entrega do concreto no canteiro deve ser inferior a 90 minutos; e o tempo decorrido entre o incio da mistura na central de produo e o final da descarga do concreto na obra no deve ultrapassar 150 minutos. No caso de concreto autoadensvel (Tipo N), o bombeamento e lanamento devem ocorrer no mximo 40 minutos aps a colocao do aditivo hiperfluidificante, o que geralmente feito na obra. J o concreto celular (Tipo L1) deve ser lanado na frma em at 30 minutos aps a concluso do processo de mistura da espuma. Verifique se o concreto est com a consistncia desejada e se no ultrapassou o abatimento (slump) ou o espalhamento (flow) limite especificado no documento de entrega. Caso o abatimento seja inferior ao indicado na nota fiscal, adicione gua suplementar nos limites especificados pela ABNT NBR 7212/1984, ou seja, desde que: n O abatimento seja igual ou superior a 10 mm n O abatimento seja corrigido em at 25 mm n O abatimento, aps a adio, no ultrapasse o limite mximo especificado n O tempo entre a primeira adio de gua aos materiais e o incio da descarga seja superior a 15 minutos No caso de concreto celular, especificamente, a adio da espuma normalmente feita no canteiro, antes da descarga do material. Para isso, necessrio seguir os seguintes passos: n Coleta do concreto para medio de densidade e slump (foto 15) n Medio da massa especfica do concreto (foto 16) n Verificao do slump do concreto (50 mm slump 60 mm)
www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp 6/12

31/05/12

Revista Tchne

n Adio do aditivo superfluidificante (no caminho) n Adio de espuma (no caminho) n Medio da densidade: imprescindvel a aferio da densidade do concreto celular por meio do uso de recipientes com volume conhecido e balana eletrnica. O concreto celular est liberado para seu lanamento nas frmas quando atingir a densidade especificada (1.500 kg/m, 200 kg/m) n Medio da fluidez, a fim de preencher todos os vazios das frmas - o slump mnimo recomendado de 230 mm (foto 17 ) n Concreto liberado para o lanamento

Foto 14 - Espaadore s plsticos garante m o cobrim e nto da placa e o posicionam e nto da arm adura

Foto 15 - Ve rificao do slum p do concre to

Foto 16 - Afe rio da m assa e spe cfica do concre to

Aplicao A aplicao do concreto nas frmas deve obedecer um planejamento detalhado, levando em considerao as caractersticas do concreto que ser utilizado, a geometria das frmas, o layout do canteiro e as caractersticas do empreendimento: n Iniciar por um dos cantos da construo at as paredes prximas estarem cheias n Seguir mesmo procedimento no canto oposto n O procedimento o mesmo para os outros dois pontos n Pontos nas linhas elevadas (telhado) n O concreto deve ser lanado o mais prximo possvel de sua posio final n A utilizao de bomba para lanamento do concreto reduz a probabilidade de falhas de concretagem (foto 18) n No deve haver interrupes com durao superior a 30 minutos A massa deve seguir homogeneamente pelas frmas e preencher todos os vazios sem quaisquer dificuldades.

www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp

7/12

31/05/12

Revista Tchne

Para manter a homogeneidade do concreto, deve-se lanar o insumo por janelas abertas na parte lateral, ou por meio de funis. O lanamento de nova camada deve ser feito aps o incio de pega do concreto lanado. Etapas de adensamento Durante o lanamento e imediatamente aps essa fase, o concreto deve ser vibrado com equipamento adequado. O adensamento deve ser cuidadoso, para que a mistura preencha todos os espaos da frma. Nessa operao, o executor deve tomar as precaues necessrias para impedir a formao de ninhos ou segregao dos materiais e para no danificar os painis das frmas (foto 19). O enchimento da frma deve ser realizado sem a ocorrncia de falhas por ar aprisionado. Para tal, necessrio prever furos nas frmas (com cerca de " de dimetro) nas regies logo abaixo das janelas ou outros locais propcios formao de vazios (janelas de inspeo). Deve-se tambm acompanhar o enchimento das frmas por meio de leves batidas com martelo de borracha nos painis. importante evitar a vibrao da armadura, para que no se formem vazios ao seu redor, com prejuzos da aderncia. No adensamento manual, as camadas de concreto no devem exceder a 20 cm. Se a opo for usar vibradores de imerso, a espessura da camada deve ser, no mximo, aproximadamente igual a do comprimento da agulha. Se no for possvel atender a essa exigncia, o vibrador de imerso no dever ser empregado. Em funo das caractersticas do sistema construtivo, onde as frmas das paredes so estreitas e altas, muito importante ter um sistema de adensamento eficiente. O concreto autoadensvel (Tipo N) ou celular (Tipo L1) - que tem maior fluidez e plasticidade -, elimina a necessidade de vibrao e a alta viscosidade evita a segregao dos materiais.

Foto 17 - Me dio da fluide z do concre to

Foto 18 - C oncre tage m de pare de s e laje s e m frm a de alum nio com aux lio de bom ba-lana

Foto 19 - Ade nsam e nto do concre to com vibrador de m angote

Desenforma
www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp 8/12

31/05/12

Revista Tchne

A retirada das estruturas provisrias deve ser feita aps o concreto atingir a resistncia prevista no projeto, sem impacto, evitando o aparecimento de fissuras (foto 20). Na desmontagem, os painis devem ser posicionados ao lado da prxima habitao a ser executada. fundamental que seja realizada uma limpeza completa, removendo a pelcula de argamassa (cimento + gua + areia) aderida ao molde. Esse trabalho deve ser cuidadoso, de modo a garantir a vida til das frmas. Limpeza Uma das opes de limpeza a utilizao de jatos fortes de gua, porm preciso que a presso da gua seja regulada para no danificar o acabamento das frmas. Outra opo - que demanda mais tempo - a remoo dessa crosta com gua e escova ou esptula plstica. Aps a limpeza, deve-se aplicar o agente desmoldante. Como o sistema paredes de concreto admite o uso de frmas metlicas ou plsticas, alm das convencionais de madeira, uma ateno especial deve ser dada ao desmoldante escolhido. O produto precisa ser adequado a cada superfcie, evitando-se que o concreto grude na frma e no deixe resduos na superfcie das paredes, o que comprometeria a aderncia do revestimento final. Dica: executar a desenforma somente aps o concreto atingir a resistncia mnima especificada pelo projetista de estruturas. O processo deve permitir que, aps a desenforma, as paredes contenham todos os elementos embutidos corretamente (caixilhos de portas e janelas, tubulaes eltricas e hidrulicas, fixao de cobertura ou outros, como, por exemplo, ganchos para rede).

Foto 20 - De se nform a
www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp 9/12

31/05/12

Revista Tchne

Acabamento A grande reduo da espessura das camadas de revestimento uma das principais caractersticas do sistema construtivo de paredes de concreto. No existem restries quanto ao uso de qualquer tipo de revestimento, sendo exigido apenas o cumprimento das especificaes do fornecedor do material. recomendvel apenas que o acabamento seja iniciado aps uma cura mida da parede (foto 21). Como resultado, aps a desenforma, as paredes niveladas e aprumadas exibem uma textura regular, apresentando apenas os sinais superficiais das junes entre painis e furos das ancoragens. Tambm so visveis pequenas bolhas de ar, geradas pela espuma ou incorporadas massa durante o processo de lanamento. As rebarbas decorrentes das junes de painis devem ser removidas com uma esptula logo aps a desenforma. Os furos de ancoragens devem ser preenchidos com argamassa de cimento e areia. As eventuais falhas decorrentes de infiltrao de ar (no destrudas durante a mistura no Foto 21 - Proje to finalizado interior da betoneira) e as falhas provocadas pela heterogeneidade da granulometria da areia e impurezas podem ser corrigidas com a operao de feltragem. A feltragem tem como objetivo a retirada dos sinais superficiais da frma, a reduo da porosidade superficial, o tamponamento de pequenos poros e bolhas de ar superficiais e a melhoria da qualidade esttica das paredes. uma operao bsica (e opcional) realizada algumas horas aps a desenforma. Consiste na aplicao de uma camada de nata de cimento Portland, com trao rico em cimento, por meio de desempenadeiras de madeira revestidas com espuma. Os materiais mais empregados em obras j realizadas so: massa corrida, revestimentos cermicos, texturas e argamassas industrializadas sendo, nesses casos, aplicados diretamente sobre as paredes, sem necessidade da feltragem. Tipos de frmas mais utilizados para paredes de concreto: n Metlicas (quadros e chapas metlicas) n Metlicas + compensado (quadros em pea metlica e chapas de madeira) n Plsticas (quadros e chapas feitos em plstico reciclvel) n Trepantes (ideal para mltiplos pavimentos) Ao escolher o sistema de frmas, considere os Frm as seguintes aspectos: n Produtividade da mo-de-obra na operao do conjunto n Peso/m dos painis n Nmero de peas do sistema n Durabilidade da chapa e possibilidade de reutilizaes n Durabilidade da estrutura n Modulao dos painis n Flexibilidade n Adequao fixao n Anlise econmica e facilidade de acesso ao sistema n Suporte tcnico do fornecedor
m e tlicas (quadros de ao)

www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp

10/12

31/05/12

Revista Tchne

Recomendaes Recebimento - O recebimento do ao no canteiro deve ser acompanhado de uma checagem criteriosa dos romaneios, verificando se as peas esto de acordo com o lote recebido. Transporte e armazenamento - As barras de ao, telas soldadas e armaduras pr-fabricadas no devem ser danificadas durante as operaes de transporte, armazenagem e posicionamento no elemento estrutural. Alm disso, cada produto deve ser claramente identificvel na obra, de maneira a evitar trocas involuntrias de posies. Estocagem - As telas soldadas podem ser estocadas de duas maneiras: estocagem horizontal, soluo prtica quando dispomos de grandes reas para armazenamento de material; ou estocagem em cavaletes, quando temos limitaes de reas para armazenamento na obra. Nos dois casos, as telas soldadas devem ser separadas por tipo, posio e local de aplicao, facilitando a montagem na frente de servio.

Desempenho exigido Material resistente e durvel, o concreto o principal elemento do sistema de paredes de concreto. Para oferecer uma soluo segura e adequada s necessidades do construtor brasileiro, diferentes tipos de concreto foram testados e aprovados por diversos laboratrios e institutos de pesquisa, antes de serem aprovados para compor o mtodo construtivo. Todos os testes foram realizados sob o rigor da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575. Os ensaios realizados com base nessa norma levam em considerao os seguintes aspectos: n desempenho trmico n desempenho acstico n resistncia n permeabilidade

C oncre to utilizado e m construe s de pavim e ntos-tipo de e difcios re side nciais

Normas para Controle da Qualidade de Cura: n NBR 5739 n NBR 12655 n NBR 8522 n ASTM C 157 n NBR 7222

Benefcios da parede de concreto n Velocidade de execuo n Prazos de entrega e custos programados n Industrializao do processo n Maior qualidade e desempenho tcnico n Economia de material n Mo-de-obra no especializada

www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp

11/12

31/05/12

Revista Tchne

Hugo Misurelli, gerente de construo em srie da Engemix, hugo.misurelli@engemix.com.br Clovis Massuda, gerente de construo da Homex Brasil, clovis.massuda@homexbrasil.com.br

www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/147/imprime141977.asp

12/12

Potrebbero piacerti anche