Sei sulla pagina 1di 4

Acordes de Emprstimo Modal Fbio Cavalcante

As escalas modais podem ser usadas na harmonizao dentro do sistema tonal e a msica brasileira muito rica neste processo. Tem origem a os chamados acordes de emprstimo modal. Estes podem ter duas causas: quando so frutos de alguns dos modos antigos (drico, frgio e etc.), ou quando Acordes do modo menor (so) usados no modo maior paralelo e vice-versa (CHEDIAK). Os de maior interesse agora so os primeiros, pois trabalham com todas as escalas antigas.

A melodia acima diatnica (em D maior) e pode ser facilmente harmonizada por acordes unicamente diatnicos, como o modelo: C7+ / F7+ ; G9 / F7+ ; G(sus) / Am ; Em7 / Dm7 ; G(sus) / C7+ //

Para se empregar as escalas modais nessa harmonizao, deve-se atentar para que as notas dadas na melodia pertena escala modal de onde se extraiu determinado acorde.

Este Db7+ no segundo compasso vem do modo frgio sobre d. No caso, um acorde construdo sobre o II deste modo. Modo frgio em d

Acorde de II sobre frgio em d

H modulao, mas no troca de tnica. O termo 'modulao' j bem sugestivo. Ele diz: mudou o modo - a disposio intervalar - construdo sobre o primeiro grau - que por sua vez permanece o mesmo (no caso d). Saber identificar a escala modal fundamental para, por exemplo, improvisar sobre este trecho.

Nesta proposta de improviso encontramos no primeiro compasso uma evoluo sobre a escala de D Maior. Na primeira metade do 2 compasso, uma evoluo sobre a escala frgia de d, e o desenvolvimento volta d maior no acorde de Dm (II).

Uma harmonizao completa para o trecho:

O Bb7+ do terceiro compasso um acorde construdo sobre o VII de um d Drico:

O Em7(5b) (4 comp.), III de um mixoldio em d:

E o Lb7+ do penltimo compasso como VI de um d elio (menor natural):

As anlises para esses acordes no podem ser vistas como definitivas quando apresentadas unicamente desta forma - a melodia cifrada. Isto porque devemos considerar o arranjo final como fator auditivo preponderante da verdadeira definio da funo de cada um desses acordes. O Ab7+ pode ser utilizado tambm como VI de um fgio em d, e no somente como VI da escala homnima menor.

So elementos como notas de passagem, ornamentos ou um improviso acompanhante que iro definir essas funes.

No exemplo abaixo, o Ab7+ VI de uma escala menor.

A nota diferencial das duas funes no caso o r - que aparece bemolizado no primeiro exemplo (caracterizando a escala frgia sobre d); e natural no exemplo seguinte. So vrios os acordes de emprstimo modais que podem ocupar um trecho como o 2 compasso do exemplo j dado.

E por sua vez, cada uma dessas opes podem ser analisadas de diferentes modos. Vejamos:

O acorde Db7+ pode ser encontrado nas escalas frgia e lcria em d - e portanto qualquer uma dessas duas podem ser trabalhadas no arranjo;

Eb7+.9 pode ter vindo do d Drico ou do d elio;

Gb7+ s pode pertencer escala lcria, em d;

Bb7+ acorde derivado ou da escala mixoldia ou da drica em d

Fm7 pode pertencer ao d elio, d frgio e ao d lcrio;

Bbm7 encontrado nas escalas frgia e lcria em d;

E este Bb7 s temos na escala elia em d.

H um limite para estes tipos de acordes. Este limite definido com base em um elemento: a melodia a ser harmonizada. Continuando no mesmo exemplo, repare como os acordes que surgiram so todos derivados de escalas acidentadas com bemis. A explicao est na nota final (d) e na nota a ser harmonizada (f). Pelo ciclo das quintas, a primeira escala em d a apresentar um sustenido seria a ldia.

Mas a nota sustenizada justamente o f, a nota exigida na melodia. Evidentemente, em todas as demais escalas posteriores do ciclo no encontraremos o f natural; e nenhum acorde das mesmas, portanto, servir como apoio melodia; a menos que se realize um trabalho de polimodalidade, o que no o caso aqui.

Fonte: http://www.fabiocavalcante.hpg.ig.com.br/textos/arquivos/aem/aem.html Observao: Embora este material tenha sido recolhido neste endereo, este link no est mais disponvel.

Potrebbero piacerti anche