Sei sulla pagina 1di 9

UNIVERSIDADE CATLICA DE ANGOLA INSTITUTO SUPERIOR JOO PAULO II ISUP JP II LICENCIATURA EM EDUCAO MORAL E CVICA

TRABALHO DE PSCOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

TEMA: PRINCIPIOS E LEIS DO DESENVOLVIMENTO

2 ANO

DOCENTE Maria Antnia da Mata LUANDA, 2012

INTREGANTES DO GRUPO

12345-

Adelina Ndumila Carla Delfina Morais Guelengue Maria Van-Dunem Mateus Jos Fernandes de Almeida Paulina Lindeza Veloso

INDCE 123456Introduo Definio do Desenvolvimento e Leis do Desenvolvimento Princpios do Desenvolvimento Humano Desenvolvimento Pr Natal Princpios Pedaggicas Bsicos Derivado da Teoria Psicoevolutiva de Jean Piaget Bibliografia

INTRODUO

Quando estamos falando de crescimento sempre que tentamos compreender o crescimento, vale a pena recordar o princpio epigentico que derivado do crescimento de indivduos. O principio epigentico como veremos, no s torna possvel o desenvolvimento fatal, como contribui para o prprio desabrochar da personalidade do sujeito mas tambm aqui importante compreender que na criana saudvel dado um momento razovel de orientao adequada obedea as leis essas que criam uma sucesso de potencialidades para a inteirao significativa com aquelas pessoas que a abordam e lhe respondem e aquelas instituies que esto a postos para ela. O princpio epigentico pressupe portanto, um plano de construo que precede o ser vivo mas que cumprido por estes mesmo sem ser conhecido de modo que cada parte surge no momento oportuno, ate emergir a totalidade viva. De forma semelhante, a personalidade constitui-se em uma inter-relao. Por um lado, daquilo que dado tanto leis de desenvolvimento quanto potencialmente, por outro com o adquiri de diferentes maneira, comeando do vinculo com os pais, educadores, instituies e com a cultura em sua totalidade.

O Desenvolvimento um processo contnuo, comea a fertilizao dos ovos e culmino com a morte do indivduo. O desenvolvimento humano um processo altamente complexo, no entanto devido a outros princpios.

O Desenvolvimento mudanas de comportamentos so ordenadas e ocorrem principalmente em sequncias inalterada. O desenvolvimento lento e contnuo, mas nem sempre bom o curso do desenvolvimento humano e regulado por interaces complexas entre hereditariedade e o ambiente todas as capacidades e as caractersticas do indivduo, bem como alteraes no desenvolvimento na maturidade e experiencia. Desenvolvimentos humanos so alteraes quantitativas e qualitativas ao longo do tempo durante a vida de um indivduo. O desenvolvimento humano tem as suas leis de desenvolvimento sendo processadas da seguinte forma: LEI DA SUCESSO: O desenvolvimento processa-se segundo uma sucesso de fases em que cada delas a condio prvia necessria ao aparecimento e ao trnsito para seguinte. LEI DA ATERNANCIA: O desenvolvimento processa-se segundo um ritmo alternado de fases viragem para o mundo interior passa-se para a fase de viragem do mundo exterior. Tambm podemos encontrar a legalidade que na psicologia piagetiana, este termo designa o conjunto das operaes cognitivas que visam explicao dos fenmenos naturais pela construo de leis, ope-se ao conceito de causalidade. A legalidade procede da verificao de relaes observveis e da aplicao das operaes lgico-matematicas aos objectos. A questo epistemolgica de saber se as leis cientificas so no sentido estrito, leis da natureza ou leis do esprito humano, por meio das quais ele introduz a ordem na natureza essa questo duplamente central para a psicologia, por um lado interessada, do mesmo modo que as outras cincias, j que formula grande quantidade de leis prprias de seu domnio e por seu domnio e por outro envolvida, em funo mesmo de seu objecto, na educao da natureza e das origens do pensamento cientifico que produz essas leis,

Princpio do desenvolvimento humano. O ser humano, no seu processo de desenvolvimento apesar das diferenas individuais segue algumas tendncia que so encontradas e todas as pessoas seis delas sero destacadas: 1- O desenvolvimento humano um processo ordenado e continuo divduo em quatro fases principais: infncia, adolescncia , idade adulta e senescencia. 2- O Desenvolviemto humano se realiza da cabea para extremidades, sequencia cefalocaudal: a criana sustenta primeiro a cabea, para so ento levantar o tronco, sentar e andar progride do cento ara a periferia do corpo, sequencia proximdistal:

3-

45-

6-

a criana movimenta primeiro os braos para depois movimentar as mos e os dedos. O individuo tende responder sempre de forma mais especifica as estimulacoes do meio cada vez mais vo se especializando os movimentos do corpo para espostas especificas. A fala se torna mais abragentes em relacao aos objectos a seerem designados etcO desenvolvimento se da do geral para o especififico. Os orgaos no crescem de maneira uniforme. Enquanto o crebro, por exemplo se desenvover rapidamente na infncia, as outras partes do corpo seguem ritmos diferenciados as vezes de forma lenta em outras aceleradamente. Cada individuo se desnvolve de acordo com o ritmo prprio que tende a permanecer constante segundo seus padres de hereditariedade se no for pertubardo por influencia externas, como ma alimentacao ou internas como doenas. Todos os aspectos do desenvolvimento humano so inter-relacionados, no podendo ser avaliados sem levar em conta essas mutuas interferncias.

Desenvolvimento Pr-natal Se voc tivesse nascido na china, provavelmente comemoraria seu aniversario na data estimada de seu sua concepcao, e no em sua data de nascimento esse costume chins reconhece a importncia da gestacao, o perodo de dsenvolvimentode aproximadamente nove meses ( ou 266 dias ) entre a concepcao e o nascimento. Os cientistas tambe datam a idade gestacional desde a concepcao. O desenvolvimento pr-nata ocorre em trs fases: germinal embrionrio e fetal. Durante essas trs faes de gestacao transforma-se em um embrio e depois em um feto. Tnto antes como depois do nascimento, o desenvolvimento seguem dois princpios fundamentais: O crescimento e o desnvolvimento motor ocorrem de cima para baixo e o centro do corpo para fora: Durante o primeiro ms, o crescimento e mais rpido do que em qualquer outra poca da vida pr-natal: O em briao atinge um tamnho de 10 mil vezes maior do que o zigoto.No fnal do primeiro ms ele mede cerca de 12.2 mm. O seu sangue circula atravs de suas veias e artrias, as quais so muito pequenas. Um dos aspectos mais importantes da infncia e o desenvolvimento das capacidades motoras. O desenvolvimento motor ocorre de acordo com pelo menos, trs regras gerais: 1- Perogressao cefalo-caudal significa que a capacidade motora se desnvolve no sentido da cabea em direcao aos dedos dos ps. A progresso do controlo motor segue estes padres : O primeiro a cabea; e depois os ombros; braos e abedomen e finalmente as pernas e os ps. 2- Progresso proximodistal significa que o crescimento e a capacidade motora se dsenvolvem no sentido do eixo central do corpo para fora. Os movimentos do tronco e dos mbros ocorrem mais cedo do que os movimentos separados dos braos. Em ultimo lugar vem o controlo das mos e dos dedos. 3- Progresso da aco concentrada para especifica indica que as primeiras aces do bebe so globais e no diferenciadas tentemente vai emergindo a capacidade do bebe para

dar respostas especificas. A actividade mais refinada dos dedos e polegares geralmente s ocorrem quando o bebe tem cerca de um ano.

Princpios Pedaggicos Bsicos derivado da Teoria Psico-evolutiva de Jean Peaget A apresentamos uma breve considerao dos princpios pedaggicos da teoria piagetiana quando a sua aplicao no ambiente educativos. A aprendizagem um processo alvio pois o conhecimento construdo a partir do interior alem disso, um encontro do sujeito com o objecto conhecido no qual ambos so eficientes. O princpio do desenvolvimento sustentvel vem equilibrar a relao; meio ambiente e progresso econmica de uns pais com intuito maior de preservao ecolgica e da

prpria existncia humana, isto , podemos ns utilizar recursos naturais esgotveis ou maneira racional e destinadas as futuras geraes.

Bibliografia

.Norman A. Iprinthael, Richard.C. Iprinthall, Psicologia Educacional, editora Magraw.Hill 1993. .Diane E. Papalia, Ially Neudkas Olds, Ruth Duskim Feldman, Desenvolvimento humano, 8 edio, editora artimed 2006.

.Roland Doron E.Franoise Parot, Dicionris de Psicologia, editota tica, 1 edio, 5 impresso 2006. .David R.Ihaffer, Psicologia do Desenvolvimento, Infncia e adolescncia, 6 edio, Pioneiro Thonson 2005. .Mrio Cristino Griffa e Jos Eduardo Moreno. Chave para a psicologia do desenvolvimento Vida Pr-natal Etapas da infncia Tomo 1, S.Paulo, 2001 6 edio. .

Potrebbero piacerti anche