Sei sulla pagina 1di 4

1

Afinal, o que semitica?


Frederick van Amstel
Este texto uma transcrio feita por Caroline Esser de um podcast do Blog Usabilidoido (2005). Para ouvir, acesse http://www.usabilidoido.com.br/afinal_o_que_e_semiotica.html

Semitica um termo que vem do grego: semeion que significa signo, e otica que significa Cincia. A semitica, ento, o estudo dos signos. Mas o que um signo, afinal de contas? Signo uma representao de uma determinada coisa. A mente humana tem acesso ao mundo externo atravs de representaes. Quando voc v uma bola colorida uma bola azul, voc cria uma imagem mental no seu crebro, que uma cpia, similar quele objeto original. Mas no o objeto original. A bola azul no est dentro da sua cabea. Voc consegue ter uma noo de que ela existe, voc consegue lidar com ela na sua mente graas a uma representao que a sua mente cria para si mesmo. Ento, ns vamos ver, o nosso mundo pode ser todo estudado a partir da Semitica por que, afinal de contas, tudo signo. O signo est em tudo. Tudo pode ser analisado segundo os preceitos da Semitica. Uma das primeiras formas de anlise da semitica, interessante para entender muitas coisas na vida, o modelo tridico que define o que que signo. O signo a unio do representamen e dos seus significados. Representamen no o significado. O representamen a coisa que est sendo usada para representar. No caso do exemplo da bola, ns temos a imagem da bola azul na nossa mente. Esse o representamen. O significado o que aquilo significa. Isso uma esfera, que tem um volume, que tem uma determinada vibrao de luz X que corresponde ao azul. Esse o significado da imagem que formada em nossa mente. Mas o modelo tridico. Existe um terceiro lado nesse modelo que a coisa em si. A prpria bola, o objeto real original, mas que no faz parte do signo, porque no pode ser manipulada. A bola no esta dentro de nossa mente e o signos s existem na mente. No h como colocar o significado nas coisas. Voc pode ter um dicionrio que tenta listar significados, mas o problema do dicionrio que ele usa outro signo para definir um signo, ou seja, ele no traz o significado, ele traz um conjunto de signos que vai ter um significado mais bem explicado do que o prprio signo a que ele est se referindo.

Por exemplo, interface um termo que est no dicionrio. Analisando pelo modelo tridico, o termo interface: ns temos o representamen na palavra interface, ns temos o objeto que a interface grfica do computador ou uma interface de uma torradeira, e voc tem o significado, que o conceito, o que significa. A interface significa uma superfcie, digamos assim, um local onde ocorre a interao entre duas entidades. Uma interface tambm pode mediar a comunicao entre um programa de computador e outro, ento no necessariamente uma interao entre um ser humano e uma coisa. Essa a anlise tridica da palavra interface. Mas, se voc for ver no dicionrio, voc vai ter uma definio de interface: o local onde ocorre a interao entre duas entidades. Mas, local um outro signo! O que significa local? A voc tem mais um significado. Como definir o que local? Local um lugar, no, espere a, lugar j outro signo. O que lugar? uma regio definida, no, espere, regio e definida so outros signos. Ento voc vai criando um ciclo interminvel, infinito de significados que significam outras coisas, que significam outras coisas, que significam outras coisas... Isso o que Charles Peirce, o papa da Semitica, definiu como a semiose ilimitada. muito interessante no s no campo da linguagem, mas tambm no campo do Design de Interface analisar o que cada signo significa e o que cada significado do signo significa. Pra ficar um pouco mais claro e no parecer apenas um jogo de palavras, vou dar um exemplo aplicando um outro conceito da Semitica. Cada signo pode ser dividido em 3 categorias: smbolo, ndice e cone. Esse cone, a gente est acostumado a usar no Design de Interface para se referir a qualquer imagem de que tenha 16x16 pixels de largura. Esse o conceito de cone popular. Mas, para a Semitica, o conceito mais abrangente. cone um signo marcado pela semelhana com o objeto que est sendo representado, com a outra ponta do modelo tridico, a coisa em si. Podemos dar o exemplo do boto. O boto na interface grfica tem uma semelhana com o boto real: uma superfcie elevada que pode ser pressionada. uma metfora trazida para a interface grfica para ter um significado similar. No mundo real, o boto significa que voc pode apertar e ter uma determinada ao executada. Na interface grafica a mesma coisa: voc pode clicar no boto e executar uma ao, mas isso j um outro signo. A semiose ilimitada, cada signo leva um outro signo, que tem um outro signo e por a vai infinitamente. O interessante desse signo em particular que a relao dele j no mais uma relao icnica. uma relao de ndice. Existe um nexo imediato entre apertar o boto e executar uma ao. um ato reflexo. Quando voc, no mundo real, esbarra numa determinada coisa, voc sabe que essa ao vai ter uma reao. Voc v um boto e sabe que, se voc exercer uma fora sobre aquele boto, essa fora vai ser retornada de alguma forma,

alguma coisa vai acontecer. Ento o conceito de executar uma ao um signo, um signo do tipo ndice. O terceiro tipo de categoria para anlise de signos o tipo simblico. O simblico uma relao convencional. uma relao estabelecida por uma norma convencionalizada dentro da sociedade. O exemplo mais importante de smbolos convencionais o uso do alfabeto pra descrever os sons da fala. So signos que no tem uma relao direta. Por exemplo, a letra A no tem uma relao direta com a entonao da vogal A. No h nada de similar entre o desenho da letra com essa forma de abrir a boca e soltar uma certa quantidade de ar fazendo vibrar as cordas vocais. diferente do cone. Os hierglifos, que um sistema de escrita ultrapassado, so mais icnicos: se voc queria falar sobre um pssaro, voc desenhava um pssaro simplificado, um cone de um pssaro. O problema que existiam muitas coisas que no poderiam ser iconizadas e ficava realmente muito difcil ter uma linguagem mais abstrata nos hierglifos. Voc tinha que ter uma quantidade muito grande de caracteres pra poder se referir as coisas do mundo. A sociedade evoluiu e criou os alfabetos fonticos, que o que a gente usa hoje em dia. Eles so muito mais abstratos. Assim como a linguagem escrita evoluiu de uma relao icnica para uma relao simblica, percebo que a metfora do boto nas interfaces grficas da web tambm est mudando sua relao primria. Acredito que o boto j esta se tornando uma conveno to arraigada, que qualquer coisa que a gente veja na interface grfica que tenha bordas delimitadas e que tenha uma certa proeminncia visual, um rtulo curto e uma rea definida, isso um boto. No existe mais aquela necessidade de estar atrelado semelhana com o boto real. Voc no precisa mais usar o sombreado no boto de interface grfica web, que o principal indicativo da relao de iconicidade com o boto real. Acredito que, no futuro, o boto vai cada vez mais ter uma relao simblica com a idia original de boto trazida do mundo real. Temos um exemplo parecido que o prprio hiperlink. O hiperlink, na realidade, no executa uma ao. O significado do hiperlink ir para um determinado lugar. Essa uma relao ainda mais simblica, porque voc tem um conceito de movimentao no ciberespao, que algo totalmente abstrato. No existe nenhuma correspondncia com um objeto real. O hiperlink no utiliza nenhuma metfora com alguma coisa do mundo real. Uma metfora seria possvel se existissem mochilas a jato, que voc pudesse sair na varanda de sua casa, apertar um boto e sair voando na velocidade da luz e cair no apartamento de uma pessoa que voc conhece. A sim poderia haver uma relao icnica do hiperlink com o objeto real.

Toda essa anlise que a gente fez at agora, parte dos preceitos da Semitica. Essa a utilidade da Semitica. Ela parece muito terica no incio. Parece no ter utilidade prtica. Mas, se voc comea a pensar um pouco sobre, usar a Semitica pra pensar o Design de Interface d para tirar insights e ver coisas que no seriam to bvias sem as ferramentas de anlise da Semitica.

Deixe seu comentrio sobre esse texto: http://www.usabilidoido.com.br/afinal_o_que_e_semiotica.html

Potrebbero piacerti anche