Sei sulla pagina 1di 5

26/08/2010

:: Le Monde Diplomatique Brasil ::


Imprimir pgina Voltar

GEOPOLTICA

A Alemanha no centro do tabuleiro internacional


Defensora de uma poltica externa multilateral e que privilegia solues civis para crises globais, a Alemanha soube se adaptar s mudanas internas e evoluo do contexto internacional e, hoje, defendendo com afinco os interesses nacionais, ocupa lugar estratgico na geopoltica mundial
por Henri Mnudier

At 1990, a poltica externa da Repblica Federal da Alemanha (RFA) caracterizava-se por certa moderao, diretamente resultante de seu passado hitlerista e da diviso do pas em diversas zonas. Ser que seria possvel imaginar que a queda do muro de Berlim e a unificao da Alemanha, que agora j tm 20 anos, desencadeariam uma ascenso do nacionalismo, um despertar das tentaes dominadoras?

Durante as duas ltimas dcadas, os dirigentes alemes, de fato, fizeram tudo para tranquilizar seus parceiros externos e convenc-los de que no haviam se esquecido das lies da histria. Sua poltica externa simplesmente evoluiu com prudncia, com uma exceo: a recusa do chanceler Gerhard Schrder (Partido Social-Democrata SPD) de dar garantias para a interveno militar dos Estados Unidos no Iraque em 2002. Desde a reunificao, prevalece um consenso bastante amplo salvo recentemente, sobre a interveno militar no Afeganisto, onde soldados alemes foram mortos.

Assim, fiis a uma aproximao comunitria e multilateral, os diferentes chanceleres alemes geriram as situaes de crise privilegiando solues civis. O recurso aos meios militares somente ocorre a pedido de organizaes internacionais como a Unio Europeia, Organizao do Tratado do Atlntico Norte (Otan) ou Organizao das Naes Unidas (ONU), e aps aprovao do Parlamento. Um pragmatismo e uma ponderao que no impediram a nova Alemanha, muito lcida a respeito de seus interesses, de alar novos voos na geopoltica internacional.

Herdeiro espiritual de Konrad Adenauer, Helmut Kohl, chanceler de 1982 a 1998, dissipou inquietaes sobre sua poltica externa, declarando constantemente que a unidade de seu pas e a da Europa eram duas faces de uma mesma moeda. Dessa maneira, foi um dos principais artesos do Tratado de Maastricht, assinado em 1992, durante o estabelecimento da Unio Econmica e Monetria. A ele tambm se deve a poltica de extenso da Unio e da Otan aos pases do Leste Europeu.

Consciente dos limites e obrigaes que se impunham Alemanha, ele recusou em 1989, e depois em 1994, a oferta dos Estados Unidos de se tornar seu parceiro privilegiado. Todavia, foram razes de ordem constitucional proibio do novo exrcito (Bundeswehr) intervir fora das fronteiras da Otan e, ao mesmo tempo, de ordem prtica que impediram a Alemanha de participar da guerra contra o Iraque aps a invaso do Kuwait em 1990. O apoio veio por meio de uma substancial contribuio financeira e, logo aps esse episdio, o Tribunal Constitucional Federal, em 1994, autorizou intervenes militares fora da zona geogrfica coberta pela Otan. Kohl, ento, reformou o Bundeswehr para facilitar seu desenvolvimento.

Enquanto estavam na oposio, SPD e Verdes criticavam a militarizao da poltica externa. Mas poucos meses
diplomatique.uol.com.br/print.php?tip 1/5

26/08/2010 :: Le Monde Diplomatique Brasil :: depois de sua chegada ao poder, em maro de 1999, o Bundeswehr se juntou aos bombardeios areos da Otan, contra a Srvia, para evitar o genocdio do Kosovo. Essa foi a justificativa oficial. O ministro das Relaes Exteriores, Joschka Fischer (Verdes), defendeu a interveno lembrando Auschwitz algo que no deveria se repetir. O mesmo governo sustentou o conceito da Poltica Europeia de Segurana e Defesa (PESD) e enviou soldados alemes para os Blcs, Afeganisto e frica. No entanto, o desenvolvimento da crise iugoslava colocara, havia vrios anos, a Alemanha sob o fogo da crtica. 1 Em dezembro de 1991, depois de ter estimulado sua secesso, ela havia efetivamente reconhecido de maneira precipitada a Crocia e a Eslovnia.

Fim do complexo de inferioridade

O unilateralismo da poltica estadunidense, seus rodeios ao direito internacional e seu desprezo anunciado pela ONU, no entanto, incomodavam Berlim cada vez mais. Apesar da solidariedade ilimitada prometida a George W. Bush aps os atentados de 11 de setembro de 2001, Gerhard Schrder (1998-2005) rompeu com os Estados Unidos de maneira marcante, recusando o envolvimento da Alemanha na guerra contra o Iraque.

Abandonando todo o complexo de inferioridade e defendendo com muito barulho os interesses nacionais, em algumas ocasies Schrder chocou ao declarar, por exemplo, em dezembro de 1998: Mais da metade do dinheiro queimado na Europa foi pago pelos alemes 2. Desde ento, as dissenses com Paris se multiplicaram: em 1999, a propsito da poltica agrcola comum, que Schrder considerou muito dispendiosa; em 2000, durante as negociaes sobre o Tratado de Nice, a disputa foi sobre a nova ponderao das vozes no Conselho Europeu.

Apesar disso, conseguiu a reaproximao simultnea de Paris e Moscou e administrou as relaes internacionais com prudente determinao. Conduziu habilmente a ampliao da Otan e da Unio Europeia, e conseguiu a adoo do projeto de Constituio Europeia que os franceses rejeitariam em 2005. Nesse mesmo ano, no admitiu ser derrotado, por poucos votos, por uma mulher, Angela Merkel que, alm disso, apoiava a poltica de Bush...

A chanceler Merkel restabeleceu o dilogo com os Estados Unidos, tornou a poltica externa da Alemanha menos dependente da Frana e distanciou-se da Rssia, governada pelo presidente Vladimir Putin, considerado pouco respeitoso dos direitos humanos. Usando de um tom moderado, ela flexibiliza suas posies, mas sem renunciar a seu objetivo: a Alemanha deve assumir mais responsabilidades que antes. Aos olhos dos alemes, conquistou grande autoridade no plano internacional ao presidir com xito o Conselho Europeu e o G7, em 2007.

Como xitos assumidos, figuram o sucesso da Constituio Europeia, a adoo do Tratado de Lisboa, a retomada da parceria Unio Europeia-Rssia e o protocolo de Kyoto sobre as mudanas climticas. Engajada na busca da paz no Oriente Mdio, Merkel iniciou o dilogo com Israel e com os palestinos. Anuncia, enfim, um interesse constante pela frica3 e jamais questionou as intervenes externas do Bundeswehr.

Muito atenta a seus parceiros, a chanceler no hesita, no entanto, em critic-los e at mesmo a se opor a eles. A gesto da crise financeira e econmica mundial criou, assim, inmeras e novas tenses entre Paris e Berlim. 4 Angela Merkel criticou o presidente Bush em relao a Guantnamo e s prises secretas da CIA: Uma instituio como Guantnamo no pode e no deve existir em longo prazo, afirmou em janeiro de 2006.5 Para no pressionar a Rssia, recolocou a Gergia e a Ucrnia na Otan. As represlias chinesas no a impediram de receber o Dalai Lama, em 2007, e de recriminar a abertura dos Jogos Olmpicos em Pequim, em 2008.

A fixao no Ocidente, no entanto, continua a ser o principal suporte sobre o qual se articulam as relaes da Alemanha com o mundo. Merkel no se coloca equidistante de Washington e de Moscou, e no se considera uma potncia central na Europa. Alm disso, os desafios que se apresentam no sculo XXI reforam a abordagem multilateral.
diplomatique.uol.com.br/print.php?tip 2/5

26/08/2010

:: Le Monde Diplomatique Brasil ::

O engajamento euro-atlntico baseia-se na cooperao franco-alem, na integrao europeia e numa parceria atlntica forjada com os Estados Unidos e com a Otan elementos difceis de ser dissociados. Desde a declarao de Robert Schuman (9 de maio de 1950)6 e o Tratado de Elyse (1963) acordo de amizade e cooperao entre Bonn e Paris , a dupla franco-alem desempenha papel propulsor na construo europeia, estimulada pelo relativo recuo do Reino Unido.

Mas a influncia da dupla tende a se diluir com as sucessivas ampliaes da Unio Europeia; e, apesar dos abraos pblicos entre o presidente francs e a chanceler alem, a vontade de acordo no exclui severos enfrentamentos sobre os significados a serem dados a essa Europa sempre em gestao.

Alm das diferenas de estilo e personalidade de Nicolas Sarkozy e de Angela Merkel, na verdade eles tm expressado discordncias sobre a Unio para o Mediterrneo (da qual a Alemanha deveria ser excluda), a independncia do Banco Central Europeu, os critrios de Maastricht e a gesto econmica da Unio Europeia. Surgiram outras divergncias relativas s solues nacionais, europeias e internacionais para a crise financeira e econmica. E as tenses originrias da dvida grega, enfim, revelam concepes contrastantes da solidariedade europeia.

De fato, em maro de 2010, Merkel mostrou-se intransigente em relao a Atenas, arrebentada pelos mercados financeiros. Imps sua soluo: recorrer ao Fundo Monetrio Internacional e s ajudas bilaterais. Para tranquilizar o mundo das finanas, o montante de emprstimos bilaterais depender da participao que cada Estado tem no capital do Banco Central Europeu, cuja contribuio principal da Alemanha. Duas abordagens que se completam: a gesto rigorosa da zona do euro (ponto de vista alemo) deveria caminhar junto com a solidariedade e uma verdadeira coordenao das polticas econmicas (ponto de vista francs), sem prejudicar a independncia do BCE.

A coalizo franco-alem, com isso, preserva seu carter indispensvel: se no suficiente para fazer a Europa avanar, seu desaparecimento a impediria de progredir. Alm disso, as divergncias entre os dois pases, frequentemente difundidas pela imprensa, no devem levar ao esquecimento de suas convergncias.

Relaes umbilicais

Por ser muito ligada sua histria, a Europa continua a ter importncia fundamental para a Alemanha. Aps 1945, ela lhe deu uma espcie de identidade de substituio e constituiu o cenrio no qual a Alemanha pde, progressivamente, recuperar sua soberania confiscada pelos aliados. Se, todavia, desde os anos 1990 fez a ampliao da Unio Europeia passar na frente do aprofundamento, ela se mostra a partir de agora menos integracionista, aceita mais a cooperao intergovernamental e no hesita em defender seus interesses como fazem os outros pases.

A discordncia com Washington em relao guerra no Iraque, em 2003, assim como a decepo anunciada por Merkel diante do interesse limitado do presidente Barack Obama pela Europa no devem, todavia, impedir que seja lembrado o cordo umbilical que une essas duas potncias desde 1949.

Os Estados Unidos esto na origem da RFA: facilitaram a reconstruo do pas por meio do Plano Marshall; garantiram sua segurana e a de Berlim durante a guerra fria e reorganizaram seu rearmamento controlado de acordo com os limites impostos pela Otan. Ainda que os conflitos sejam deslocados para a periferia ou para fora da Europa, a Alemanha continua a depender da presena militar americana dentro de suas fronteiras e, de forma mais abrangente, no continente.

diplomatique.uol.com.br/print.php?tip

3/5

26/08/2010

:: Le Monde Diplomatique Brasil ::

Alis, graas ao desaparecimento da cortina de ferro em 1989-1990, a Alemanha restabeleceu plenamente seus laos tradicionais com os pases da Europa Central e Oriental (Peco), dedicando-se desde o incio dos anos 1990 a estender a Otan e a Unio Europeia nessa direo. Objeto de grande ateno, apesar de tudo, as relaes com a Polnia e com a Repblica Tcheca continuam difceis, devido expulso dos alemes desses pases em 1945. Berlim desenvolveu tambm uma poltica ativa de boa vizinhana com os Estados prximos da Rssia (Bielorrssia, Ucrnia, Moldvia) e, em nome da preveno de conflitos, manifesta interesse pelos regimes do Cucaso (Gergia, Armnia e Azerbaijo) e da sia Central.

De modo geral, a Alemanha estima que a resoluo dos graves problemas internos de pases como o Iraque, Afeganisto, Paquisto e Ir deve passar pelas organizaes internacionais (Unio Europeia, Otan e ONU), para as quais d contribuio financeira importante. Sua poltica visa limitar o uso da fora em benefcio de solues multilaterais.

Em 1990, a promessa de ajuda econmica e financeira consequente convenceu a Rssia a aceitar a unidade alem. Por razes ligadas ao passado (a histria dos imprios russo e alemo, as guerras mundiais do sculo XX), mas tambm por motivos econmicos (dependncia energtica) e estratgicos (a paz na Europa), as relaes com a Rssia parecem fundamentais para Berlim. Os dirigentes alemes mostram-se preocupados em poupar uma potncia fortemente diminuda desde a queda do regime sovitico e das democracias populares. Assim, teceram com a Rssia uma rede compacta de cooperaes bilaterais, europeias e multilaterais, ao mesmo tempo tomando o cuidado de no despertar os temores dos Peco, que guardam na memria a tutela do Kremlin.

As fortes crticas suscitadas pelo projeto de gasoduto que, sob o Bltico, vai ligar diretamente a Rssia ao norte da Alemanha, ilustram bem as precaues. Essas crticas tm sido ouvidas, e outros parceiros, entre eles a Frana, a partir de ento associaram-se ao projeto.

Independentemente das crises polticas (Chechnia e Gergia) e das persistentes discordncias sobre a questo dos direitos humanos, o fortalecimento constante da cooperao econmica e a reduo da dependncia energtica alem so consideradas essenciais. Preocupada com a estabilidade, Berlim quer tornar a Rssia um parceiro integral objetivo relativamente fcil, comparado complexidade do quebra-cabea asitico.

Quanto sia, Berlim estabelece distino entre a sia Oriental (China, Japo, Coreia), o Sudeste Asitico e a sia do Subcontinente Indiano (principalmente Afeganisto, ndia e Paquisto). Alm das relaes comerciais, as trocas baseiam-se muito nas questes cooperativas (educao, formao, pesquisa, emprego, meio ambiente, energia e tecnologia).

A China, que em 2009 ultrapassou a Alemanha como primeira potncia exportadora mundial, chama bastante a ateno, mas h alguns anos observa-se um interesse crescente pela ndia, at ento negligenciada, assim como pelos pases emergentes, atores de primeiro plano nas futuras relaes internacionais.

Em sua declarao governamental inaugural, em 20 de setembro de 1949, o chanceler Adenauer havia fixado trs objetivos para a Repblica Federal que, na poca, ainda no dispunha de um Ministrio das Relaes Exteriores: a soberania nacional e a igualdade de direitos com as outras naes, a construo europeia e a reunificao. Graas a uma poltica que soube se adaptar s mudanas internas e evoluo do contexto internacional, esses objetivos foram alcanados em 3 de outubro de 1990.

Dirigindo-se pela primeira vez aos deputados, no dia 30 de novembro de 2005, a chanceler Angela Merkel constatou: Jamais a Alemanha foi to livre como hoje.

diplomatique.uol.com.br/print.php?tip

4/5

26/08/2010
Henri Mnudier

:: Le Monde Diplomatique Brasil ::

professor da Universit Sorbonne Nouvelle Paris 3.

1 As responsabilidades da Alemanha e do Vaticano na acelerao da crise foram evidentemente esmagadoras, declarou o ministro das Relaes Exteriores da Frana, Roland Dumas. Ler Paul-Marie de La Gorce, Les divergences franco-allemandes mises nu, Le Monde Diplomatique, setembro de 1993. 2 Citado por Jacques-Pierre Gougeon. LAllemagne du XXI sicle, une nouvelle nation. Paris, Gallimard, 2009. 3 Ler Raf Custers, Arrires penses europennes, Le Monde Diplomatique, julho de 2006. 4 Sustentada por uma severa poltica de austeridade salarial, a balana comercial alem revela um confortvel excedente, principalmente diante da zona do euro. Esse desequilbrio foi recentemente criticado (ainda que moderadamente) pela ministra da Economia francesa, Christine Lagarde, que o considera insustentvel em longo prazo. Na verdade, os excedentes alemes esto necessariamente altura dos dficits de seus parceiros comerciais, entre eles a Frana. 5 Der Spiegel, Hamburgo, 7 de janeiro de 2006. 6 Nela, o ministro das Relaes Exteriores da Frana anunciou o projeto de Comunidade Europeia do Carvo e do Ao (Ceca), com base em um acordo franco-alemo. O Tratado de Ceca foi assinado em 18 de abril de 1951.

Palavras chave: crise, economia, Europa, Alemanha

diplomatique.uol.com.br/print.php?tip

5/5

Potrebbero piacerti anche