Sei sulla pagina 1di 5

IN F O R M A T IV O D O C R IM

CENTRO REGIONAL DE INFORMAO DE MEDICAMENTOS INICIATIVA DO CRF-RJ E FACULDADE DE FARMCIA DA UFRJ

"Trabalhando pela construo de uma poltica de uso racional dos medicamentos."

Ano VI Nmero 12 Maro de 2004

EDITORIAL

A demncia intelectual o problema mais temido em geriatria e um dos casos mais comuns a doena de Alzheimer, seguida pela doena de Pick e pela arteriosclerose cerebral. A doena, ou mal de Alzheimer como tambm conhecida, tem uma prevalncia de 5% acima dos 65 anos e de 20% acima dos 80 anos, e atualmente aflige cerca de 15 milhes de pessoas no mundo todo. A doena manifesta transtornos afetivos e distrbios de personalidade que vo se instalando lentamente e normalmente causando um isolamento social que contribui para a evoluo da patologia. A ateno farmacutica neste caso, de suma importncia, pois vai alm do tratamento farmacolgico, sendo necessria tambm orientao, e se possvel o encaminhamento a grupos de apoio.
Nos colocamos disposio para esclarecimentos sobre os tpicos aqui abordados, bem como a respeito de qualquer outra dvida sobre medicamentos.

DOENA DE ALZHEIMER

Alois Alzheimer

HISTRICO
A doena foi descrita originalmente pelo neuropatologista alemo Alois Alzheimer em 1907, ao efetuar uma autpsia de uma paciente de 55 anos morta devido a um caso de demncia, onde observou uma srie de anormalidades que o levaram a caracterizar esta doena.

CRIM
COORDENADORA: Profa. Mrcia Maria Barros dos Passos SUB-COORDENADOR: Dra. Nira Villas Boas V. de Oliveira COLABORADORES: Profa. Rita de Cssia A. Barros REDATORES: Tiago Rodrigues Correia Pinto Paula A. Vahia de Abreu
ENDEREOS: http://www.farmacia.ufrj.br/extensao/crim.htm e-mail: crim@pharma.ufrj.br Telefone: (21) 2562-6619 FAX: (21) 2260-7381 UFRJ - Ilha do Fundo - Edifcio do CCS, Bloco L Farmcia Universitria
Informativo do CRIM - Maro de 2004

PATOGENIA
A doena de Alzheimer est associada diminuio geral de tecido cerebral comprometendo seriamente as reas corticais de associao. Dois aspectos microscpicos so caractersticos da doena: Placas Amilides: tambm conhecidas como placas neurticas, so leses compostas por degenerao neuronal, reao celular glial e depsitos extracelulares de amorfos de protena amilide. Emaranhados neurofibrilares: so filamentos de uma forma fosforilada de uma protena associada a microtbulos (Tau).

Pg. 1

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

O aparecimento precoce de depsitos amilides indicativo do desenvolvimento da doena, porm os sintomas podem levar anos para se manifestar. Atualmente, a alterao do processamento da protena amilide a partir de seu precursor (APP) reconhecida como caracterstica essencial na patogenia da doena de Alzheimer.

A protena -amilide pode ter de 40 a 42 radicais, sendo a proporo entre A 40 e A 42 alterada quando ocorre Alzheimer. A induo de mutaes em animais transgnicos induz a formao de placas e a ocorrncia de neurodegenerao Alm disso mutaes envolvendo o gene da apolipoprotena ApoE4 tambm predispem a Alzheimer, pois a expresso de protenas ApoE4 facilita a agregao das protenas -amilides. Outra protena envolvida neste processo a tau, componente dos emaranhados neurofibrilares. Quando ocorre a doena ela se encontra anormalmente fosforilada formando depsitos intracelulares com a forma de filamentos helicoidais pareados.

APP

Figura 1: Estrutura da APP

Como podemos ver na figura 1, a protena precursora amilide e consideravelmente maior do que a protena amilide A. Ela clivada por trs proteases, as secretases , e , sendo as duas ltimas responsveis pela formao da protena amilide A. As reas em cinza na figura representam os locais mais susceptveis de ocorrer mutaes amiloidognicas, presentes em alguns casos da doena, pois esto mais prximos dos locais de clivagem.

CARACTERSTICAS CLNICAS
O incio da doena discreto, com esquecimentos, confuso com datas, dificuldade para saber dia, ms, ano. muito caracterstica a dificuldade em memorizar fatos recentes. Evolui progressivamente com o aparecimento de dificuldade para realizar pequenas tarefas domsticas, como realizar compras, cozinhar, etc. A pessoa passa a ter dificuldade na fala e no consegue manter raciocnio lgico. H diminuio na concentrao e na ateno. Ocorre o afastamento social. A desorientao no tempo e no espao tende a piorar progressivamente. H perda da capacidade de fazer clculos, da leitura e da escrita. O humor se torna varivel, com momentos de raiva, choro, depresso e agressividade. Evolui para dificuldade em se alimentar, e tambm em fazer a higiene pessoal.
Pg. 2

Protena -amilide

Informativo do CRIM - Maro de 2004

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

TRATAMENTO
Estudos recentes evidenciam uma reduo nas enzimas que sintetizam neurotransmissores, como a colina-acetiltranferase, com a diminuio dos nveis dessas molculas no neocrtex, hipocampo e ncleo caudado, alm de alteraes de funo noradrenrgica e serotoninrgica. A localizao do gene defeituoso no cromossomo 21 elucida ainda mais a importncia da influncia gentica no aparecimento da doena. Devido a isso so utilizadas drogas com ao sobre o metabolismo de neurotransmissores, principalmente a acetilcolina, visando uma melhoria nas funes cognitivas, como por exemplo, os inibidores da acetilcolinesterase (donepezil, rivastigmina, tacrina, galantamina) que so medicamentos que inibem a ao desta enzima aumentando os nveis de acetilcolina nas fendas sinpticas, com eficcia comprovada mas limitada, e com grande nmero de efeitos colaterais.

TERAPIA DE REABILITAO
O objetivo da terapia de reabilitao de restaurar as funes diminudas ou perdidas, com a finalidade de promover um nvel mximo de independncia, bem-estar e qualidade de vida. A experincia tem mostrado que pacientes bem cuidados que receberam a terapia de reabilitao no s apresentam melhores condies de vida e convivncia, a partir do momento em que comeam a apresentar melhoria de suas funes cognitivas. Existem basicamente 4 tipos de terapia para pacientes com doena de Alzheimer, que so: terapia de orientao da realidade (para cognio, intelecto e memria), terapia fsica (para locomoo e atividades do dia-a-dia), psicoterapia e terapia ambiental. Tambm importante que seja respeitada a identidade social do paciente levando em considerao hbitos anteriores, sem alter-los, como por exemplo: falar pelo telefone, praticar esportes, passatempos ou hobbies, entre outros. Algumas recomendaes que podem ser seguidas: a) cada paciente diferente e os cuidados devem atender as suas necessidades especficas. b) imprescindvel ter um mdico disponvel ao qual se possa recorrer para qualquer dvida orientao ou emergncia. c) quando ocorrerem situaes crticas a chave a organizao e o bom-senso.

Estrutura do donepezil

A vitamina E (alfa-tocoferol) e a siligilina tambm tem sido usados no tratamento da doena de Alzheimer, ambos tendo ao antioxidante, produzindo um desaceleramento do processo de envelhecimento celular, retardando o desenvolvimento da doena. A Gingko biloba, derivada de conhecida erva, est sendo indicada como promover melhora das funes cognitivas. Infelizmente vrias terapias j foram propostas porm se mostraram ineficazes quando realizados estudos controlados.

Informativo do CRIM - Maro de 2004

Pg. 3

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

d) no existem regras gerais para tratar os pacientes, o que foi positivo para uns pode no ser para outros. e) a experincia e a vivncia pessoal determinaro a melhor forma de se atuar. f) a melhor arma para enfrentar esta doena possuir as informaes adequadas, juntamente com a solidariedade humana.

Dessa forma, com a identificao dos genes responsveis pela manifestao da doena seria possvel determinar as drogas mais eficientes em casa caso, bem como identificar pacientes no responsivos a determinadas drogas, melhorando a qualidade do diagnstico e do tratamento.

CENTROS DE REFERNCIA
O diagnstico, o tratamento e o acompanhamento dos pacientes portadores desta patologia devero ocorrer nos Centros de Referncia em Assistncia Sade do Idoso, definidos pelas Portarias GM/MS no 702 e SAS/MS n o 249, ambas de 12 de abril de 2002. A aquisio dos medicamentos previstos no protocolo do MS de responsabilidade das Secretarias de Sade dos estados e do Distrito Federal, em conformidade com o Programa de Medicamentos Excepcionais (donepezil, galantamina e rivastigmina). BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Manual de Farmacologia Clnica, Teraputica e Toxicolgica, Darcy Roberto de Lima, Volume 1 Ed. Medsi, Rio de Janeiro 2002. Protocolos Clnicos e Diretrizes Teraputicas, Ministrio da Sade, Braslia 2002. Farmacologia, Rang, Dale e Ritter, Ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro 2001. Micromedex Healthcare Series, Volume 119, 2004 INTERNET http://alzheimerni.cjb.net/ http://www.espacorealmedico.com.br http://www.cfm.org.br

A IMPORTNCIA DA FAMLIA
Os pacientes de Alzheimer tornam-se, com a evoluo da doena, indivduos muito dependentes, devido no s a perda das funes cognitivas mas tambm pelo fato de que em sua grande maioria so pacientes j de idade avanada. Devido a isso a presena da famlia e de amigos se faz extremamente necessria, no apenas do ponto de vista dos cuidados necessrios com o paciente, como tambm para evitar o afastamento social que normalmente acompanha este mal. Estar entre rostos familiares pode ajudar e muito o paciente de Alzheimer.

POSSIBILIDADES FUTURAS
,

Com os avanos da farmacogenmica e da terapia gnica, os conhecimentos sobre os mecanismos das doenas e o porqu de o curso clnico de algumas delas poder ser to varivel, tm aumentado muito. No futuro, testes populacionais pr-sintomticos para doenas de instalao tardia, como a doena de Alzheimer, podem generalizar-se e trazer benefcios importantes. A genotipagem pode se tornar parte das investigaes de rotina para ajudar os clnicos a escolher o tratamento mais adequado a cada paciente.
Informativo do CRIM - Maro de 2004

Pg. 4

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Informativo do CRIM - Maro de 2004

Pg. 5

PDF Creator - PDF4Free v2.0

http://www.pdf4free.com

Potrebbero piacerti anche