Sei sulla pagina 1di 9

PARECER CNE/CES 1.304/2001 - HOMOLOGADO Despacho do Ministro em 4/12/2001, publicado no Dirio Oficial da Unio de 7/12/2001, Seo 1, p. 25.

MINISTRIO DA EDUCAO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAO INTERESSADO: Conselho Nacional de Educao / Cmara de Educao UF: DF Superior ASSUNTO: Diretrizes Nacionais Curriculares para os Cursos de Fsica RELATOR(A): Francisco Csar de S Barreto, Carlos Alberto Serpa de Oliveira e Roberto Claudio Frota Bezerra PROCESSO(S) N.(S): 23001.000319/2001-10 PARECER N.: COLEGIADO: APROVADO EM: CNE/CES 1.304/2001 CES 06/11/2001 I RELATRIO praticamente consenso que a formao em Fsica, na sociedade contempornea, deve se caracterizar pela flexibilidade do currculo de modo a oferecer alternativas aos egressos. tambm bastante consensual que essa formao deve ter uma carga horria de cerca de 2400 horas distribudas, normalmente, ao longo de quatro anos. Desse total, aproximadamente a metade deve corresponder a um ncleo bsico comum e a outra metade a mdulos seqenciais complementares definidores de nfases. igualmente consensual que, independentemente de nfase, a formao em Fsica deve incluir uma monografia de fim de curso, a ttulo de iniciao cientfica. II VOTO DO(A) RELATOR(A) Diante do exposto e com base nas discusses e sistematizao das sugestes apresentadas pelos diversos rgos, entidades e Instituies SESu/MEC e acolhida por este Conselho, voto favoravelmente aprovao das Diretrizes Curriculares para os cursos de Fsica e do projeto de resoluo, na forma ora apresentada. Braslia(DF), 06 de novembro de 2001.

Conselheiro(a) Francisco Csar de S Barreto Relator(a)

Conselheiro(a) Carlos Alberto Serpa de Oliveira

Conselheiro(a) Roberto Cludio Frota Bezerra

Francisco Csar de S Barreto eds

III DECISO DA CMARA A Cmara de Educao Superior aprova por unanimidade o voto do(a) Relator(a). Sala das Sesses, em 06 de novembro de 2001. Conselheiro Arthur Roquete de Macedo Presidente Conselheiro Jos Carlos Almeida da Silva Vice-Presidente

Francisco Csar de S Barreto eds

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE FSICA 1. PERFIL DOS FORMANDOS O fsico, seja qual for sua rea de atuao, deve ser um profissional que, apoiado em conhecimentos slidos e atualizados em Fsica, deve ser capaz de abordar e tratar problemas novos e tradicionais e deve estar sempre preocupado em buscar novas formas do saber e do fazer cientfico ou tecnolgico. Em todas as suas atividades a atitude de investigao deve estar sempre presente, embora associada a diferentes formas e objetivos de trabalho. Dentro deste perfil geral, podem se distinguir perfis especficos, tomados como referencial para o delineamento da formao em Fsica, em funo da diversificao curricular proporcionada atravs de mdulos seqenciais complementares ao ncleo bsico comum: Fsico pesquisador: ocupa-se preferencialmente de pesquisa, bsica ou aplicada, em universidades e centros de pesquisa. Esse com certeza, o campo de atuao mais bem definido e o que tradicionalmente tem representado o perfil profissional idealizado na maior parte dos cursos de graduao que conduzem ao Bacharelado em Fsica. Fsico educador: dedica-se preferencialmente formao e disseminao do saber cientfico em diferentes instncias sociais, seja atravs da atuao no ensino escolar formal, seja atravs de novas formas de educao cientfica, como vdeos, software, ou outros meios de comunicao. No se ateria ao perfil da atual Licenciatura em Fsica, que est orientada para o ensino mdio formal. Fsico tecnlogo: dedica-se dominantemente ao desenvolvimento de equipamentos e processos, por exemplo, nas reas de dispositivos opto-eletrnicos, eletro-acsticos, magnticos, ou de outros transdutores, telecomunicaes, acstica, termodinmica de motores, metrologia, cincia dos materiais, microeletrnica e informtica. Trabalha em geral de forma associada a engenheiros e outros profissionais, em microempresas, laboratrios especializados ou indstrias. Este perfil corresponderia ao esperado para o egresso de um Bacharelado em Fsica Aplicada. Fsico interdisciplinar: utiliza prioritariamente o instrumental (terico e/ ou experimental) da Fsica em conexo com outras reas do saber, como, por exemplo, Fsica Mdica, Oceanografia Fsica, Meteorologia, Geofsica, Biofsica, Qumica, Fsica Ambiental, Comunicao, Economia, Administrao e incontveis outros campos. Em quaisquer dessas situaes, o fsico passa a atuar de forma conjunta e harmnica com especialistas de outras reas, tais como qumicos, mdicos, matemticos, bilogos, engenheiros e administradores. 2. COMPETNCIA E HABILIDADES A formao do Fsico nas Instituies de Ensino Superior deve levar em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuao dessa profisso, como novas demandas que vm emergindo nas ltimas dcadas. Em uma sociedade em rpida transformao, como esta em que hoje vivemos, surgem continuamente novas funes sociais e novos campos de atuao, colocando em questo os paradigmas profissionais anteriores, com perfis j conhecidos e bem estabelecidos. Dessa forma, o desafio propor uma formao, ao mesmo tempo ampla e

Francisco Csar de S Barreto eds

flexvel, que desenvolva habilidades e conhecimentos necessrios s expectativas atuais e capacidade de adequao a diferentes perspectivas de atuao futura. A diversidade de atividades e atuaes pretendidas para o formando em Fsica necessita de qualificaes profissionais bsicas comuns, que devem corresponder a objetivos claros de formao para todos os cursos de graduao em Fsica, bacharelados ou licenciaturas, enunciadas sucintamente a seguir, atravs das competncias essenciais desses profissionais. 1. Dominar princpios gerais e fundamentos da Fsica, estando familiarizado com suas reas clssicas e modernas; 2. descrever e explicar fenmenos naturais, processos e equipamentos tecnolgicos em termos de conceitos, teorias e princpios fsicos gerais; 3. diagnosticar, formular e encaminhar a soluo de problemas fsicos, experimentais ou tericos, prticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemticos apropriados; 4. manter atualizada sua cultura cientfica geral e sua cultura tcnica profissional especfica; 5. desenvolver uma tica de atuao profissional e a conseqente responsabilidade social, compreendendo a Cincia como conhecimento histrico, desenvolvido em diferentes contextos scio-polticos, culturais e econmicos. O desenvolvimento das competncias apontadas nas consideraes anteriores est associado aquisio de determinadas habilidades, tambm bsicas, a serem complementadas por outras competncias e habilidades mais especficas, segundo os diversos perfis de atuao desejados. As habilidades gerais que devem ser desenvolvidas pelos formandos em Fsica, independentemente da rea de atuao escolhida, so as apresentadas a seguir: 1. Utilizar a matemtica como uma linguagem para a expresso dos fenmenos naturais; 2. resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realizao de medies, at anlise de resultados; 3. propor, elaborar e utilizar modelos fsicos, reconhecendo seus domnios de validade; 4. concentrar esforos e persistir na busca de solues para problemas de soluo elaborada e demorada; 5. utilizar a linguagem cientfica na expresso de conceitos fsicos, na descrio de procedimentos de trabalhos cientficos e na divulgao de seus resultados; 6. utilizar os diversos recursos da informtica, dispondo de noes de linguagem computacional; 7. conhecer e absorver novas tcnicas, mtodos ou uso de instrumentos, seja em medies, seja em anlise de dados (tericos ou experimentais); 8. reconhecer as relaes do desenvolvimento da Fsica com outras reas do saber, tecnologias e instncias sociais, especialmente contemporneas; 9. apresentar resultados cientficos em distintas formas de expresso, tais como relatrios, trabalhos para publicao, seminrios e palestras.
Francisco Csar de S Barreto eds

As habilidades especficas dependem da rea de atuao, em um mercado em mudana contnua, de modo que no seria oportuno especific- las agora. No caso da Licenciatura, porm, as habilidades e competncias especficas devem, necessariamente, incluir tambm: 1. o planejamento e o desenvolvimento de diferentes experincias didticas em Fsica, reconhecendo os elementos relevantes s estratgias adequadas; 2. a elaborao ou adaptao de materiais didticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais; A formao do Fsico no pode, por outro lado, prescindir de uma srie de vivncias que vo tornando o processo educacional mais integrado. So vivncias gerais essenciais ao graduado em Fsica, por exemplo: 1. ter realizado experimentos em laboratrios; 2. ter tido experincia com o uso de equipamento de informtica; 3. ter feito pesquisas bibliogrficas, sabendo identificar e localizar fontes de informao relevantes; 4. ter entrado em contato com idias e conceitos fundamentais da Fsica e das Cincias, atravs da leitura de textos bsicos; 5. ter tido a oportunidade de sistematizar seus conhecimentos e seus resultados em um dado assunto atravs de, pelo menos, a elaborao de um artigo, comunicao ou monografia; 6. no caso da Licenciatura, ter tambm participado da elaborao e desenvolvimento de atividades de ensino. Em relao s habilidades e competncias especficas, estas devem ser elaboradas pelas IES a fim de atender s exigncias dos mercados nacionais e locais. Neste sentido, as diretrizes curriculares conferem toda autonomia as IES para defini- las, atravs dos contedos curriculares. Estes podem ser estruturados modularmente de modo a atender os perfis gerais definidos acima, porm com mudanas nos mdulos dos ltimos quatro semestres do curso que atenderiam ao tipo de especializao necessria para a insero do formando na atividade almejada. 3. ESTRUTURA DOS CURSOS Para atingir uma formao que contemple os perfis, competncias e habilidades acima descritos e, ao mesmo tempo, flexibilize a insero do formando em um mercado de trabalho diversificado, os currculos podem ser divididos em duas partes.
I. II.

Um ncleo comum a todos as modalidades dos cursos de Fsica. Mdulos seqenciais especializados, onde ser dada a orientao final do curso. Estes mdulos podem conter o conjunto de atividades necessrias para completar um Bacharelado ou Licenciatura em Fsica nos moldes 5

Francisco Csar de S Barreto eds

atuais ou podero ser diversificados, associando a Fsica a outras reas do conhecimento como, por exemplo, Biologia, Qumica, Matemtica, Tecnologia, Comunicaes, etc. Os contedos desses mdulos especializados inter-disciplinares deve m ser elaborados por cada IES juntando os esforos dos colegiados dos diversos cursos envolvidos (Fsica, outras reas cientficas, Engenharia, Comunicao, etc.) seguindo interesses especficos e regionais de cada instituio. O esquema geral desta estrutura modular : Ncleo Comum: Aproximadamente 50% da carga horria Mdulos Seqenciais Especializados . Fsico-Pesquisador: (Bacharelado em Fsica) . Fsico-Educador: (Licenciatura em Fsica) . Fsico Interdisciplinar: (Bacharelado ou Licenciatura em Fs ica e Associada) . Fsico-Tecnlogo: (Bacharelado em Fsica Aplicada) 4. CONTEDOS CURRICULARES 4.1 NCLEO COMUM O ncleo comum dever ser cumprido por todas as modalidades em Fsica, representando aproximadamente metade da carga horria necessria para a obteno do diploma. Uma das inovaes da nova LDB so os cursos seqenciais (Art. 44, I), formados por um conjunto de disciplinas afins, que podem caracterizar especializaes em algumas reas. A aprovao em um seqencial possibilita o fornecimento de um certificado de concluso. Os seqenciais devem servir para catalisar cursos interdisciplinares, minimizando os problemas relativos criao de currculos estanques e difceis de serem modernizados. Devem tambm contribuir para a educao continuada. Os certificados de concluso devero atestar etapas cumpridas com qualidade, o que saudvel para todos: alunos, IES e para a sociedade. O ncleo comum caracterizado por conjuntos de disciplinas relativos fsica geral, matemtica, fsica clssica, fsica moderna e cincia como atividade humana. Estes conjuntos so detalhados a seguir. A - Fsica Geral Consiste no contedo de Fsica do ensino mdio, revisto em maior profundidade, com conceitos e instrumental matemticos adequados. Alm de uma apresentao terica dos tpicos fundamentais (mecnica, termodinmica, eletromagnetismo, fsica ondulatria), devem ser contempladas prticas de laboratrio, ressaltando o carter da Fsica como cincia experimental.

Francisco Csar de S Barreto eds

B Matemtica o conjunto mnimo de conceitos e ferramentas matemticas necessrias ao tratamento adequado dos fenmenos em Fsica, composto por clculo diferencial e integral, geometria analtica, lgebra linear e equaes diferenciais, conceitos de probabilidade e estatstica e computao. C - Fsica Clssica So os cursos com conceitos estabelecidos (em sua maior parte) anteriormente ao Sc. XX, envolvendo mecnica clssica, eletromagnetismo e termodinmica. D - Fsica Moderna e Contempornea a Fsica desde o incio do Sc. XX, compreendendo conceitos de mecnica quntica, fsica estatstica, relatividade e aplicaes. Sugere-se a utilizao de laboratrio. E - Disciplinas Complementares O ncleo comum precisa ainda de um grupo de disciplinas complementares que amplie a educao do formando. Estas disciplinas abrangeriam outras cincias naturais, tais como Qumica ou Biologia e tambm as cincias humanas, contemplando questes como tica, Filosofia e Histria da Cincia, Gerenciamento e Poltica Cientfica, etc. 4.2 MDULOS SEQENCIAIS Estes mdulos, definidores de nfase, so: Fsico-pesquisador - O contedo curricular da formao do Fsico-Pesquisador (Bacharelado em Fsica) deve ser complementado por seqenciais em Matemtica, Fsica Terica e Experimental avanados. Esses seqenciais devem apresentar uma estrutura coesa e desejvel integrao com a escola de ps-graduao. Fsico-educador - No caso desta modalidade, os seqenciais estaro voltados para o ensino da Fsica e devero ser acordados com os profissionais da rea de educao qua ndo pertinente. Esses seqenciais podero ser distintos para, por exemplo, (i) instrumentalizao de professores de Cincias do ensino fundamental; (ii) aperfeioamento de professores de Fsica do ensino mdio; (iii) produo de material instrucional; ( iv ) capacitao de professores para as sries iniciais do ensino fundamental. Para a licenciatura em Fsica sero includos no conjunto dos contedos profissionais, os contedos da Educao Bsica, consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formao de Professores em nvel superior, bem como as Diretrizes Nacionais para a Educao Bsica e para o Ensino Mdio. Fsico-tecnlogo - O contedo curricular que completar a formao desse profissional ser definido pela opo particular feita pelo estudante e tambm pelo mercado de trabalho no qual
Francisco Csar de S Barreto eds

ele deseja se inserir, dentro do elenco de possibilidades oferecidas pela IES. A cada escolha corresponder um conjunto de seqenciais diferenciado. Fsico-interdisciplinar: Esta categoria abranger tanto o Bacharelado como a Licenciatura em Fsica e Associada. Por Associada, entende-se a rea (Matemtica, Qumica, Biologia, Engenharia, etc) na qual os Fsicos possam atuar de forma conjunta e harmnica com especialistas dessa rea. Desta forma, poder-se- ter, por exemplo, o Bacharel em Fsica e Qumica, ou Licenciado em Fsica e Biologia, ou Fsica e Comunicao. Para a definio dos seqenciais nessa modalidade haver necessidade de aprovao, pelas comisses de graduao da Fsica e da unidades de ensino da(s) rea(s) Associada(s), de conjuntos especficos de seqenciais. 4.3 ESTRUTURA MODULAR DOS CURSOS A existncia de um ncleo comum e dos seqenciais j define per si uma estrutura modular para os cursos. Alguns destes cursos podero ter seu diploma fornecido atravs da obteno de um conjunto adequado de certificados de concluso de distintos seqenciais. Isto significa uma simplificao no processo de transferncias. Os cursos seqenciais no precisam ser concludos todos na mesma IES, podendo ser realizados em diversas IES e agrupados na forma de um diploma. O diploma seria expedido pela IES onde o aluno integralizasse o currculo pleno. Os mdulos seqenciais podero ser estruturados atravs de sub-mdulos, a fim de facilitar a educao continuada. A concluso destes sub- mdulos dar direito obteno de um Certificado de Concluso. 4.4 ESTGIOS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES Os estgios realizados em instituies de pesquisa, universidades, indstrias, empresas ou escolas devem ser estimulados na confeco dos currculos plenos pelas IES. Todas as modalidades de graduao em Fsica devem buscar incluir em seu currculo pleno uma monografia de fim de curso, associada ou no a estes estgios. Esta monografia deve apresentar a aplicao de procedimentos cientficos na anlise de um problema especfico.

Francisco Csar de S Barreto eds

PROJETO DE RESOLUO

, de

de

de

Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Fsica.

O Presidente Cmara de Educao Superior, no uso de suas atribuies legais e tendo em vista o disposto na Lei 9.131, de 25 de novembro de 1995, e ainda o Parecer CNE/CES , homologado pelo Senhor Ministro de Estado da Educao em , RESOLVE: Art. 1o . As Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Fsica, integrantes do Parecer , devero orientar a formulao do projeto pedaggico do referido curso. Art. 2o . O projeto pedaggico de formao profissional a ser formulado pelo curso de Fsica dever explicitar: a) b) c) d) e) f) g) h) o perfil dos formandos nas modalidades bacharelado e licenciatura; as competncias e habilidades gerais e especficas a serem desenvolvidas; a estrutura do curso; os contedos bsicos e complementares e respectivos ncleos; os contedos definidos para a Educao Bsica, no caso das licenciaturas; o formato dos estgios; as caractersticas das atividades complementares; as formas de avaliao.

Art. 3o . A carga horria dos cursos de Fsica dever obedecer ao disposto na Resoluo que normatiza a oferta dessa modalidade e a carga horria da licenciatura dever cumprir o estabelecido na Resoluo CNE/CP , integrante do Parecer CNE/CP . Art. 4o . Esta Resoluo entra em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio.

Presidente da Cmara de Educao Superior

Francisco Csar de S Barreto eds

Potrebbero piacerti anche