Sei sulla pagina 1di 2

Sebastio Salgado, fotografo brasileiro reconhecido mundialmente. Suas fotos: obras de arte.

A arte deste mineiro economista, sendo que em 1973 trocou a economia pela fotografia, um dos reprteres fotogrficos contemporneos mais respeitados no mundo. Seus livros/fotos so: Trabalhadores (1996), Terra (1997), Serra Pelada (1999), Outras Amricas (1999), Retratos de Crianas do xodo (2000), xodos (2000), O Fim do Plio (2003), Um Incerto Estado de Graa (2004), O Bero da Desigualdade (2005), Africa (2007). Os Trabalhadores 'Trabalhadores; uma arqueologia da era industrial' presta homenagem ao trabalho realizado com a fora do corpo, traduo que os sculos honraram e que agora, quando se aproxima um novo milnio, d lugar no mundo inteiro ao desempenho de mquinas e computadores. Com imagens de beleza e veracidade eloqentes, Sebastio Salgado compe uma elegia visual queles homens e mulheres cujo nimo laborioso se sobreps s condies mais duras. Vistos por um olhar solidrio, eles aparecem neste livro num singular estado de graa. A obra, que levou sete anos para ser realizada, rene 350 fotos de trabalhadores de vrias partes do mundo em 400 pginas. Terra Traz 100 fotografias preto-e-branco, algumas j conhecidas. Tiradas entre 1980 e 1996, todas no Brasil, so imagens que retratam pessoas de algum modo desterradas; trabalhadores rurais, mendigos urbanos, presos, garimpeiros, crianas de rua - gente 'vagando entre o sonho e o desespero', como escreve Jos Saramago no prefcio. Acompanha o livro um CD com quatro msicas de Chico Buarque; Fantasia(1978), Brejo da Cruz(1984) e as inditas Assentamento e Levantados do Cho, esta ltima em parceria com Milton Outras Amricas Sebastio Salgado traz neste novo livro o registro dos povos indgenas da Amrica Latina, resultado de um trabalho que foi iniciado em 1977 e exigiu sete anos para ser concludo. Sebastio Salgado extrai da Amrica retratada uma homogeneidade que s vezes contestada conceitualmente, mas que neste preto-e-branco parece pura evidncia. Com sua esttica que se pe a servio da militncia tica, o fotgrafo cria uma narrativa visual que muitas vezes obriga o leitor a constatar que indiscutvel a beleza das fotos, mas terrvel o mundo que elas retratam. Retratos de Crianas do xodo

Em 1994 Sebastio Salgado estava a trabalhar em Moambique com a organizao Save the Children e havia por l 350 mil crianas perdidas das famlias por causa da guerra. O pai estava ou no campo ou fora assassinado ou fugira; a me fora para um lado, a criana para outro. Sebastio Salgado ajudava a fotografa grupos para reencontrarem as famlias. Como as crianas estavam irrequietas, o fotgrafo acabou por convenc-las a ficarem sossegadas numa fila prometendo-lhes que as retrataria a todas, uma de cada vez. Assim aconteceu. Chegado a Paris viu que aqueles retratos de crianas tinham uma individualidade muito forte: "(...) os olhos eram como que uma janela para entrar na alma da criana, dava para ver a vida que ela tinha passado." (Viso, 27/4/2000). A partir desse momento decidiu que faria esses retratos de crianas nas vrias viagens que dariam origem exposio e ao lbum "xodos".

O Fim do Plio Em 2001, Sebastio Salgado deu incio a uma srie de fotos que iriam documentar os esforos de milhes de voluntrios e de duas entidades mundiais -a Organizao Mundial de Sade e o Unicef- para erradicar do planeta uma doena que vitima cerca de 20 milhes de pessoas: a poliomielite. Salgado registrou campanhas de vacinao na Somlia, no Sudo, na ndia, na Repblica Democrtica do Congo e no Paquisto. Assim como em Exodos, Outras Amricas, Retratos de crianas no xodo, Terra e Trabalhadores, Salgado torna a unir sua esttica refinada a um profundo senso tico, colocando a fotografia a servio da meta de que o mundo esteja livre da doena at 2005, como pretendem a OMS e o Unicef. O fim da plio tem prefcio do Secretrio-Geral das , Naes Unidas, Kofi Annan, traz uma cronologia do com bate doena e depoimentos de mdicos e colaboradores da OMS e do Unicef.

Um Incerto Estado de Graa Desde uma mina brasileira, onde 50.000 homens cobertos de lama, carregando pesados sacos de terra, descem escadas escorregadias em busca da vagabunda pepita de ouro, at um antigo lago, na Africa Ocidental, agora devorado pelo tentacular deserto, onde gente faminta caminha pela superpcie arenosa, o fotgrafo Sebastiao Salgado explora a vida de habitantes deste planeta, tantas vezes ignorados, com o seu olhar crtico e um coraao cheio de empatia.

Potrebbero piacerti anche