Sei sulla pagina 1di 8

LAUREATE INTERNACIONAL UNIVERSITIES ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAO, DIREITO E ECONOMIA CURSO DE DIREITO

VIVIAN SCHILLING

Apelao criminal

PORTO ALEGRE 2011


APELAO CRIMINAL

O recurso de Apelao segundo Tourinho Filho "o pedido que se faz instncia superior, no sentido de reexaminar a deciso proferida pelos rgos inferiores". Existem duas espcies de apelao no processo penal, a apelao plena, quando toda a matria decidida devolvida ao Tribunal ad quem; e a limitada, quando apenas parte da deciso apelada.

Juzo de Admissibilidade:

O primeiro passo no julgamento da apelao o juzo de admissibilidade, a ser realizado pelo tribunal a quo, que far a verificao, observando a presena dos pressupostos subjetivos e objetivos do recurso. Os pressupostos a serem analisados na apelao criminal so: a previso legal, forma prescrita em lei, tempestividade, alm do interesse e a legitimidade. Ao passo que tenham sido os pressupostos satisfeitos, o recurso dever ser primeiramente conhecido, e logo aps processado e julgado. Portanto, a apelao interposta sempre e somente pela parte sucumbente, como explica Mirabete: "s tem legtimo interesse aquele que teve seu direito lesado pela deciso." O pressuposto de interesse de suma importncia na fase de admissibilidade, e a relao defensor e ru, e o interesse de quem dever prevalecer, encontra divergncias na doutrina e na jurisprudncia, alguns entendem que o interesse a prevalecer dever ser o do defensor, por seu entendimento tcnico j outros entendem que o interesse do ru ser sempre supremo, pois o titular do direito. Outra fase relevante dos pressupostos de apelao a legitimidade do apelante, sendo de grande debate se legitima a interferncia do Ministrio Pblico em favor do Ru, tambm havendo divergncias na doutrina e jurisprudncia. Porm, grande parte da doutrina e da jurisprudncia entende que o Ministrio Pblico, em regra, no pode recorrer em favor do ru por falta de legtimo interesse e por no ser parte sucumbida, sendo da defesa o real interesse.

Interposio do Recurso de Apelao

A interposio do recurso de apelao uma faculdade, governando-se assim pelo princpio da voluntariedade, sendo sua interposio facultativa, do defensor em relao a sentena condenatria contra o seu assistido. Nosso cdigo de Processo Penal Brasileiro trs em seu artigo 593, incisos I e II, as hipteses de interposio de recurso de apelao. A primeira hiptese trata das sentenas definitivas de condenao ou absolvio e a segunda das decises definitivas, onde h julgamento do mrito, porm, sem absolver ou condenar, mas pondo fim a relao processual.

H ainda uma terceira hiptese, que so as chamadas decises interlocutrias mistas, ou, com fora de definitivas, onde no h deciso de mrito, encerrando a relao processual, operando-se terminativamente. Quanto s apelaes das decises do tribunal do jri, temos a sua base regulamentada pelo art. 593, III, "a" a "d", do CPP. Nas apelaes de decises do tribunal do jri o tribunal de apelao limita-se a apreciao nos limites que dita lei, pois as decises do tribunal do jri so baseadas em uma garantia constitucional, no sendo possvel interferncias no contedo da sentena, conforme o art. 5, XXXVIII, "c", da CF/88, onde estabelece que reconhecida a instituio do jri, assegurada a soberania dos veredictos. As hipteses de apelao de sentena do tribunal do jri resumem-se ao determinado pelo art. 593, III, "a" CPP (quando da nulidade posterior pronncia, art. 564, III, f a k CPP), art. 593, III, b (quando a sentena for contrria lei expressa ou deciso dos jurados), art. 593, III, c (em caso de erro ou injustia no tocante aplicao da pena ou da medida de segurana), e, por fim, art. 593, II, d (quando a deciso dos jurados for manifestamente contrria prova dos autos). Porm, h alguns entendimentos mais amplos, como entende o prprio Supremo Tribunal Federal, onde h a possibilidade de impugnar decises do tribunal do jri que sejam injustas para o caso apreciado. Tal entendimento baseia-se em acolher valores morais de maior significncia para o mundo ftico e garantir princpios de maior relevncia individual, no entanto, devemos ressaltar que tal entendimento fere as disposies legais e nossa Constituio Federal no que concerne s decises do tribunal do jri.

Prazo:

O prazo para a interposio de recurso de apelao est estabelecido no art. 593, "caput", do CPP, o qual estabelece um prazo de 5 dias contados da intimao. J o art. 598, "caput", esclarece a situao em que no haja a interposio pelo MP no prazo legal, dando a oportunidade ao ofendido ou qualquer das pessoas enumeradas no art. 31, h hiptese de interpor apelao, ficando estabelecido neste caso um prazo de 15 dias contados do dia em que terminar o prazo do Ministrio Pblico.

O prazo comea a correr a partir da cincia da parte sucumbente, quer seja pessoalmente, ou atravs de publicao oficial. No caso de sucumbncia do Ministrio Pblico o prazo comea a correr da cincia do Promotor Pblico.

Do Processamento:

O processamento do recurso de apelao se dar em duas fases de desenvolvimento. Na fase inicial, realizada no juzo de primeira instncia, haver a interposio do recurso, informando ao juzo do seu objetivo de inconformismo com o julgamento obtido e o desejo de reavaliao da causa, atravs do termo de apelao, em cindo dias a contar da cincia. Ento ser propiciado primeiro ao apelante e, depois ao apelado o prazo de 8 dias para cada uma das partes oferecer suas razes (art. 600, "caput", do CPP). Na segunda fase do processamento, aps a apelao passar pelas fases da primeira instncia, preenchendo todos os requisitos para admissibilidade, sero os autos remetidos instncia superior, (art. 601, CPP). Assim, remetidos os autos ao tribunal de apelao, j existindo as razes em anexo, ser realizado novo juzo de admissibilidade para ento remet-lo a novo julgamento. Em caso de fuga do ru, segundo o art. 595, CPP, a apelao ser considerada deserta, e mesmo no caso do ru vir a ser capturado, sua situao no se alterar, transitando em julgado a sentena. Se a fuga do ru se der aps o julgamento do recurso, evidentemente no se cogitar a hiptese de desero.

Efeitos do Recurso de Apelao: O recurso de apelao enseja efeitos devolutivo e suspensivo.

Quanto ao efeito devolutivo, visa o reexame da matria coadunado aos limites do princpio "tantum devolutum quantum appelatum". J o efeito suspensivo, segundo refere o art. 597 do CPP "a apelao de sentena condenatria ter efeito suspensivo..., assim a

execuo da pena imposta ao condenado ficar suspensa at o julgamento do recurso de apelao. Dentro do recurso de apelao devemos observar para a ocorrncia de duas hipteses previstas na doutrina que so a reformatio in mellius e a reformatio in pejus. O recurso de apelao baseado na hiptese de ocorrncia de reformatio in mellius, tem como principal fundamento o prncipio"ne eat judex ultra petita partium" o que significa que no pode o juiz julgar alm do pedido da parte; ento, no pode o Tribunal ad quem, em recurso exclusivo da acusao, em favor do ru reformar a deciso, quer seja agravando-lhe a pena, quer seja abrandando-lhe. J a reformatio in pejus, visa proteger o apelante para que no haja a possibilidade de deciso que agrave a sua situao, estando o Tribunal restrito ao pedido da apelao, no haver admissibilidade quanto a deciso proferida extra ou ultra petitum; ou seja, no pode haver reforma da sentena para agravar a situao do ru, isto quando o apelo for por este interposto; em sntese, nessa circunstncia proibese a reformatio in pejus. Nosso CPP prev isso em seu art. 617. Concluso:

Conclui-se ento, que a apelao uma ferramenta processual essencial para o processo penal, a qual utilizada pelo defensor ou promotor para pedir a instncia superior que reexamine a matria julgada por instncia inferior. de cunho facultativo, tem como pressupostos de admissibilidade especficos deste recurso o interesse e a legitimidade, provido dos efeitos devolutivo e suspensivo. Tem prazo de 5 dias para apelao e prazo de 8 dias para apresentao das razes.

BIBLIOGRAFIA

MIRABETE, Jlio Fabbrini.Processo Penal. 5.ed. rev. atual. So Paulo: Atlas, 1996. p. 624 - 649. MIRABETE, Jlio Fabbrini. Cdigo de Processo Penal interpretado. Referncias doutrinrias, indicaes legais, resenha jurisprudencial: atualizado at julho de 1995; So Paulo: Atlas, 1995. 3. ed. NOGUEIRA, Paulo Lcio. Curso Completo de Processo Penal. 9.ed. rev., ampl. e atual. So Paulo: Saraiva, 1995. p. 389 - 394. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal; So Paulo: Savaiva, 1994. 15 ed. rev. e atual.

EXCELENTSSIMO SR. DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1 VARA CRIMINAL DO FORO CENTRAL DE PORTO ALEGRE-RS.

Processo n: 1268888-015-00

Fbio Melo, j devidamente qualificado nos autos do processo crime que lhe move a Justia Pblica, vem, por meio de seu advogado infraassinado, respeitosamente a presena de Vossa Excelncia, no se conformando com a sentena de fls. 67, interpor o presente RECURSO DE APELAO, com base no art. 593, inciso III, alnea a do Cdigo de Processo Penal. Requer-se, ainda, que seja encaminhada a presente, ao Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul.

Nesses termos, Pede deferimento. Porto Alegre, 23 de Abril de 2012.

RAZES DE APELAO

_________________ Vivian Schilling OAB no 77.321

Apelante: Fbio Melo Apelado: Justia Pblica Processo crime n : 1268888-015-00

Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul Colenda Cmara, Nobres Desembargadores, Douta Procuradoria de Justia:

A respeitvel sentena de fls. condenou o apelante a uma pena privativa de liberdade de 4 (quatro) anos, por infrao ao artigo 171 do CP,

tendo de cumprir a pena aplicada em regime fechado, sendo-lhe vedado o apelo em liberdade. Data venia, a reforma da respeitvel sentena se impe, uma vez que o quantum da pena fixado na sentena se mostra excessivo diante das peculiaridades do caso concreto em anlise. O ordenamento jurdico brasileiro adotou o sistema trifsico de aplicao da pena. Na primeira fase, em que o juiz analisa as circunstncias judiciais constantes do art. 59 do Cdigo Penal, a pena base somente poder se afastar do mnimo legal caso tais circunstncias sejam desfavorveis ao ru. Ora, no presente caso, tem-se que o apelante ru primrio, de bons antecedentes, trabalhador com carteira assinada e de boa conduta social, conforme foi demonstrado ao longo da instruo criminal. Alm disso, milita em favor do ru a atenuante da confisso espontnea, conforme pode ser observado de suas declaraes prestadas perante a autoridade policial (fls. 05) e corroboradas em juzo (fls. 17). Diante disso, conclui-se por exagerada a condenao do apelante a pena privativa de liberdade de 4 (quatro) anos, vez que no existem fundamentos para que tal pena se afaste do mnimo legal 1 (um) ano. Sendo o ru primrio e de bons antecedentes, e condenado a pena de 1 (ano) ano, tem-se que deve ser modificado o regime de cumprimento de pena, aplicando-se somente a pena de multa, nos termos do art. 155, 2, do Cdigo Penal. Diante do exposto, requer-se seja julgado procedente o presente recurso de apelao, para reduzir a condenao para 1(um) ano de recluso, com a consequente modificao do regime de cumprimento de pena para a aplicao de multa.

Porto Alegre, 23 de abril de 2012.

______________ Vivian Schilling OAB no 77.321

Potrebbero piacerti anche