Sei sulla pagina 1di 4

COLGIO PAN TERRA

_______________________________________________________________

Letcia Maria Alves Sanches N 16 Sylvia Grande Lopes N 26 8 Ano C

Diabetes

Trabalho exigido pela disciplina de biologia sob orientao do Prof Las

______________________________________________________________

So Paulo, 11 de Maio de 2012

Nota_________

Diabetes
- O que diabetes?
Diabetes uma doena causada pela deficincia na produo de insulina. O pncreas o rgo responsvel pela produo deste hormnio, que tem uma funo bastante simples: aumentar a permeabilidade da membrana plasmtica, a glicose.

- Tipos de diabetes
H dois tipos de diabetes, o tipo 1, neste, seu portador dependente de insulina. Os mais acometidos por este tipo so crianas e adolescentes. E o tipo 2, que ao contrrio do tipo 1, seus portadores no so dependentes de insulina e sua maior incidncia se d entre os adultos.

- Sintomas
Os sintomas iniciais tpicos so: - A poliria, ou urina em excesso: bebe-se muita gua e mesmo assim a criana ou adolescente continua sedenta; - Aumento da diurese: como consequncia da ingesto excessiva de gua, ocorre um aumento na quantidade de urina produzida no corpo, que reflete em maior frequncia ao banheiro; - Perda de peso: apesar de um notrio aumento de apetite, a criana no engorda e ainda passa a perder peso. Esses sintomas decorrem de que sem insulina no h aproveitamento de glicose pelo organismo, j que a insulina quem transporta a glicose para as clulas. Os pacientes passam por uma fase de desidratao e desnutrio, perdendo liquido, protena (msculo) e gordura. Esse processo pode ocorrer no diagnstico ou durante a evoluo.

- Alimentao em especial
Deve-se fracionar a dieta em 6 refeies, equilibrar as calorias, sem exagero, em protenas, carboidratos e gorduras, e evitar comer acares - Nas festinhas de aniversrio: procure levar doces diet que a criana possa comer, para que ela no fique com vontade vendo os amiguinhos se deliciando com guloseimas. Alm disso, de acordo com o mdico, possvel administrar insulina de ao ultra-rpida, caso a criana coma doces ou salgados.

Muitas vezes a tentao de doce pode estar na prpria dispensa da casa e para a criana, fica muito difcil resistir, especialmente se os irmos, por exemplo, estiverem liberados para o acar. A dieta deve ser de toda a famlia. - Na escola preciso um cuidado todo especial com a lancheira, que deve ter sanduche natural, frutas, barra de cereal diet e suco diet. A criana precisa resistir oferta de doces e refrigerantes das cantinas, e a escola precisa dar apoio aos alunos diabticos. Para minimizar a queda precipitadas de glicose, deve ser dado criana lanches, entre as refeies e antes de ir ou aps levantar da cama.

- O que priorizar?
Uma alimentao rica e variada, com carboidratos integrais (po, macarro, arroz); e coma a cada trs horas.

- Coma sem culpa:


Frutas: ma, pra, laranja, mamo, melo, banana, etc. Verduras: acelga, escarola, almeiro, brcolis, etc. Legumes: abobrinha, vagem, chuchu, cenoura, etc. leo vegetal: algodo, girassol, milho, soja. Carnes: bovina magra, peixe, frango (assados, grelhados ou cozidos). Bebidas: leite, caf, ch, suco de limo, refrigerantes dietticos. Produtos industrializados: queijo fresco (tipo minas), margarina, iogurte, gelia diettica, bolacha de gua, torrada no doce, pudins com adoante, gelatina diettica.

- Tratamento
At o momento no h cura para diabetes; contudo, a doena pode ser tratada e manejada com sucesso. A chave para tratar diabetes monitorar e controlar cuidadosamente os nveis de glicose no sangue atravs de exerccios, dieta e medicamentos. O regime de tratamento exato depende do tipo da diabetes. Se voc tem diabetes tipo 1, tem falta de insulina e precisa administr-la vrias vezes por dia. As injees de insulina so geralmente planejadas prximas das refeies para lidar com a carga de glicose proveniente da digesto. Voc precisa monitorar seus nveis de glicose no sangue vrias vezes por dia e

ajustar as quantidades de insulina que injeta de acordo com os resultados. Isso impede que a concentrao de glicose no sangue flutue demais. Se voc tem diabetes tipo 2, pode lidar com ela reduzindo o peso corporal atravs de uma dieta e exerccio. Voc precisar monitorar a glicose sangunea diariamente ou apenas quando visitar seu mdico. Dependendo da gravidade da sua diabetes, pode ser preciso tomar medicamentos que ajudem a controlar glicose do sangue. A maioria dos remdios para diabetes tipo 2 so medicamentos orais

Resumo
A diabetes causada pela deficincia de insulina no sangue. Existem dois tipos: o tipo 1, quando a pessoa depende de insulina e o tipo 2, quando a pessoa no depende de insulina.Os sintomas de um diabtico so: urina em excesso , maior frequncia na ida ao banheiro e perda de peso. Com a falta de insulina no sangue o diabtico fica desidratado e desnutrido, e a perda de peso ocorre devido falta de insulina do sangue que faz com que o paciente perca tambm gordura. A alimentao de um diabtico precisa ser especial, portanto nesse cardpio deve conter alimentos e bebidas diets. Entre refeies devemse comer lanches para diminuir a queda de glicose e se alimentarem de trs em trs horas. Deve dar mais ateno em carboidratos integrais, como pes. A diabetes no tem cura, mas os mdicos esto procura de uma vacina que a previna. O tratamento para essa doena controlar o nvel de glicose no sangue com alguns exerccios fsicos e medicamentos especiais. Na diabete tipo 2, os remdios em maioria so orais e na tipo 1, a injeo com a insulina aplicada prximo as refeies.

Potrebbero piacerti anche