Sei sulla pagina 1di 2

Resumo do captulo 2 do livro Metodologia de Pesquisa para Cincia da Computao de Raul Sidnei Wazlawick

Aluno: Nielsen Alves Gonalves

Estilos de Pesquisa Correntes em Computao


Apesar de a computao ser uma rea nova no campo das cincias, em franco desenvolvimento, isso no justifica que o mtodo cientfico para a rea seja vago. A deficincia metodolgica ocorre tambm dada a transversalidade da Computao, fato evidenciado inclusive no surgimento dos cursos de computao nas faculdades a partir de diversas origens. Mais tarde, tais cursos tiveram suas denominaes resumidas a: Cincia da Computao Sistemas de Informao Licenciatura em Informtica Engenharia de Computao Apesar desta classificao, tanto as reas de atuao quanto a pesquisa na rea permanecem difusas. O captulo apresenta uma possvel classificao dos tipos de pesquisa, baseado em discusso na lista da SBC:

2.1.

Estilo Apresentao de um produto

Estilo menos maduro, ocorre comumente em reas emergentes dentro da computao. No apresenta comparativos entre a ferramenta ou prottipo construdos e trabalhos semelhantes, pelo menos tentativas. Simplrio e deve ser evitada, tendo pouca chance de ser aceito, mesmo em sesses tcnicas especficas.

2.2.

Estilo Apresentao de algo diferente

Estilo um pouco mais maduro, tambm tpico de reas emergentes. feita uma simples comparao da tcnica com alguma outra, escolhida muitas vezes sem critrio. til ao apontar falhas em tcnicas estabelecidas, desde que apresentando alternativas. Baseada em estudo de caso e no necessariamente generalizvel. Falha em mostrar a viabilidade da hiptese. til criar uma tabela comparativa.

2.3.

Estilo Apresentao de algo presumivelmente melhor

Utilizado em reas mais amadurecidas. Apresenta comparao quantitativa por meio de benchmarks ou testes feitos pelo autor. Pode ocorrer excesso de trabalho. Risco de erro nas comparaes por conta da no ocorrncia da igualdade de condies. imprescindvel comparar com o estado da arte. A comparao pode ser restrita a uma determinada situao, deixando esta clara. Importncia da definio objetiva da mtrica

2.4.

Estilo Apresentao de algo reconhecidamente melhor

Nvel mais maduro da linha de pesquisa baseada em dados empricos. Os

resultados so baseados em testes padronizados internacionalmente aceitos. Tpico de boas teses de doutorado. Fcil de executar desde que haja uma boa hiptese. Requer amplo estudo do estado da arte. til o conhecimento em reas relacionadas. Requer foco na possibilidade de apresentar uma melhoria.

2.5.

Estilo Apresentao de uma prova

No se baseia em resultado emprico, mas na obteno de prova lgica. Requer a construo de uma teoria sua demonstrao.

2.6.

Discusso

Os estilos podem ser classificados em trs tipos bsicos: a) Pesquisas formais Elaborao de teoria e prova. b) Pesquisas empricas Nova abordagem apresentada por meio de comparaes. c) Pesquisas exploratrias No se consegue provar uma teoria, pois no h resultados estatisticamente aceitos. A pesquisa formal aparentemente mais difcil, mas apresenta resultados mais consolidados. A pesquisa emprica precisa ser bem embasada em uma teoria, pois a estatstica no explica causas. A pesquisa exploratria parece ser mais fcil, mas sua aceitao mais dificil por no contar com argumentos universalmente aceitos, alm de no produzir provas.

Potrebbero piacerti anche