Sei sulla pagina 1di 60

PROVA A REDAO

Redija uma dissertao a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo. Texto I A preocupao do homem com o corpo [...] no recente. A origem do culto ao corpo remonta Antiguidade. Os gregos acreditavam, h cerca de 2.500 anos a.C., que a esttica e o fsico eram to importantes quanto o intelecto na busca pela perfeio pensamento traduzido na frase mens sana in corpore sano (mente saudvel em corpo so) e na prpria histria das Olimpadas.
Renata Firace

Texto II Na literatura cientfica biomdica ou em suas construes contemporneas que ecoam na mdia, possvel encontrar uma extensa variedade de discursos advogando a relao entre corpos em forma e a idia de evitar riscos sade. [...] A prtica regular de exerccios fsicos, a chamada alimentao adequada e a reduo de gordura corporal esto entre as preconizaes que essa viso busca associar diminuio dos riscos de doena crnicodegenerativas, tais como, doena arterial coronariana, hipertenso, diabetes, dislipidemias, depresso e osteopenia (US DEPARTMENT OF HEALTH AND HUMAN SERVICES, 1996).
Alexandre Palma de Oliveira et al.

Texto III As pessoas passaram a enxergar o corpo hoje como uma coisa moldvel, conforme certos padres estticos, fomentados por uma presso social de classe. Nesse sentido, o fsico, os sentidos e a alma so massificados por conta dessa ditadura de idealizao da beleza. Com essa transformao do corpo em coisa, o prprio indivduo se reduziu a um objeto, que s possui valor como ostentao dentro dos padres preestabelecidos.
Fernando de Almeida Silveira

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

Comentrio Proposta de Redao

Trs textos compuseram o tema de redao proposto, a ser desenvolvido numa dissertao. Esperava-se que o candidato expusesse seu ponto de vista sobre a preocupao do homem com o corpo, fenmeno que, de acordo com o primeiro texto, remontaria antiga Grcia, celebrizada pelo culto perfeio esttica e intelectual. Reportando-se atualidade, o vestibulando poderia destacar o papel da cincia, que, ao defender hbitos saudveis, como a prtica de exerccios e a alimentao adequada, acabaria por justificar a busca do corpo em forma. Caberia, a partir dessa constatao, chamar a ateno para a forma como a sociedade estaria tentando submeter-se a certos padres estticos, ainda que em detrimento dos sentidos e da alma, relegados, tanto quanto o corpo, massificao que reduziria o indivduo a mero objeto, moldado a partir de conceitos preestabelecidos. O candidato deve ter encontrado, nessa redao, uma tima oportunidade de apoiar ou contestar a supervalorizao da beleza, sem, contudo, adotar uma posio maniquesta em relao ao assunto. Seria apropriado, antes, reconhecer que a beleza, em si mesma, um valor, que, associado vaidade humana, acabaria por tornar a maioria dos humanos vulnerveis aos apelos da propaganda seja de cosmticos e frmulas de emagrecimento, seja de cirurgias estticas. Assim, seria de bom alvitre propor a adoo de uma postura equilibrada em relao s cobranas e s imposies feitas pela ditadura da beleza.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

PORTUGUS
Textos para as questes de 01 a 03 Texto I Enredado pelas evidncias Novos indcios da morte de Egl Castroal, trazidos 01 02 luz na semana passada, reforam a suspeita da 03 polcia: o padeiro Brenos Faria, dono de uma das 04 maiores padarias do pas, hoje preso, no foi apenas 05 o artfice do crime, mas participou de toda a trama 06 do assassinato da jovem de 25 anos, que o coagia a 07 reconhecer um filho que dizia ser dele.
Adaptado da Revista Veja

Texto II Por que os homens nos matam? A esta altura, matam-se no Brasil cerca de dez a 01 02 doze mulheres por dia. No morte por assalto ou 03 acidente de carro: assassinato na mo do parceiro. 04 Em certos lugares a explicao para os maus-tratos 05 simplria. Para haver um opressor, dizemos, 06 preciso haver um oprimido. A mulher-vtima quem 07 d coragem ao truculento. O jogo sadomasoquista 08 funciona quando h pelo menos dois parceiros. O 09 que leva uma jovenzinha a aceitar, no comeo ou no 10 meio de uma relao, a brutalidade masculina, numa 11 frequncia absurda?
Adaptado de Lya Luft

Assinale a alternativa correta. a) Nos dois textos, h utilizao, de formas distintas, de linguagem referencial e denotativa, possibilitando ao leitor uma apreenso objetiva dos sentidos. b) Nos dois textos, h linguagem predominantemente metafrica, considerando que o objetivo principal provocar efeitos de sentido de ambiguidade. c) A relao entre os textos se d apenas no nvel da forma, pois os temas apresentados so divergentes e exigem do leitor conhecimentos de mundo diversos. d) Os ttulos dos textos funcionam apenas como estratgia retrica, j que dificilmente conduziriam o leitor para o contedo tratado por seus autores. e) A semelhana entre os textos se deve ao tom reflexivo e polmico adotado pelos enunciadores nas respectivas sequncias narrativas.
Resoluo

Nos dois textos transcritos, a linguagem denotativa, como convm forma de comunicao pretendida pelos autores.
MACKENZIE (GRUPOS II
E

III) DEZEMBRO/2010

Assinale a alternativa incorreta. a) O possessivo dele (texto I, linha 07) retoma anaforicamente a figura do padeiro. b) O pronome que (texto I, linha 06) retoma expresso anterior. c) Os dois pontos (texto II, linha 03) servem para introduzir esclarecimento de algo que foi afirmado anteriormente. d) A forma passiva matam-se (texto II, linha 01) est flexionada em concordncia com seu sujeito. e) A presena de crase facultativa antes do demonstrativo esta (texto II, linha 01).
Resoluo

A crase facultativa antes de pronomes possessivos femininos e no antes de pronomes demonstrativos, que no so nunca precedidos de crase, pois no admitem artigos.

Assinale a alternativa correta. a) A palavra artfice (texto I, linha 05) pode ser substituda, sem prejuzo para o sentido original, pela expresso bode expiatrio. b) Na palavra composta mulher-vtima (texto II, linha 06), o segundo elemento atua como generalizador, ampliando o sentido do primeiro elemento. c) As palavras brutalidade e truculento (texto II, linhas 10 e 07, respectivamente) pertencem a campos de sentido divergentes, uma vez que se referem a formas diversas de violncia. d) O verbo coagia (texto I, linha 06) denota sentido equivalente ao expresso pela forma verbal pressionava. e) A palavra altura (texto II, linha 01) est empregada em sentido equivalente ao que se nota em Mergulhar na piscina desta altura pode ser perigoso.
Resoluo

Coagir significa obrigar algum a fazer ou no alguma coisa, constranger, forar; portanto, tem sentido equivalente ao de pressionar.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

Texto para as questes 04 e 05 Fala-se muito a respeito da importncia do estado de nimo e da personalidade do professor na facilitao do processo de aprendizagem na sala de aula. Alm do salrio, o reconhecimento da pessoa do mestre por parte da comunidade muito importante. Se ele sair da sombra, se for conhecido, isso alavancar a sua autoestima, sem a qual o entusiasmo inexiste. Professor a profisso na qual o entusiasmo indispensvel. A f na importncia da tarefa que ele desempenha depende de reconhecimento e de certa notoriedade, talvez mais do que entre outros profissionais.
Adaptado de Anna Veronica Mautner

Depreende-se corretamente do texto que: a) a profisso de professor prescinde do salrio, uma vez que a grande motivao para os jovens buscarem a profisso est ligada possibilidade de notoriedade no meio social. b) h unanimidade entre os governantes a respeito da importncia de entusiasmar os professores e especialmente os alunos na sala de aula, pois estimular a escolha profissional indispensvel. c) necessrio que se estimule positivamente a imagem do educador na comunidade e que se ofeream boas condies salariais. d) ser professor essencialmente um ato de f, uma vez que s a vocao pode determinar as bases de um bom profissional. e) a eficcia do processo de ensino-aprendizagem depende da motivao do professor e, principalmente, dos contedos apresentados em sala de aula.
Resoluo

O trecho que ratifica a alternativa apontada Alm do salrio, o reconhecimento da pessoa do mestre por parte da comunidade muito importante.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

Assinale a alternativa correta a respeito da construo textual. a) O texto construdo essencialmente de pargrafo de natureza descritiva, uma vez que h enumerao de pormenores a respeito de um objeto de observao. b) Em linguagem informal, o texto explora, em pargrafo de natureza narrativa, possveis causas para um problema do cotidiano brasileiro. c) O pargrafo apresenta claramente circunstncias em torno de um enredo desenvolvido com o objetivo de apresentar diversas situaes dramticas. d) O assunto apresentado no primeiro perodo, a partir do qual se acrescentam aspectos que ampliam a reflexo sobre o tema. e) O incio do pargrafo utiliza, como estratgia discursiva, uma declarao dubitativa, problematizando, assim, o assunto que ser abordado de um ponto de vista polmico.
Resoluo

O primeiro perodo contm a ideia central ou tpico frasal, que desenvolvido nos perodos seguintes, por meio de argumentos que o comprovam. Texto para as questes de 06 a 08 01 02 03 04 J rompe, Nise, a matutina Aurora O negro manto, com que a noite escura, Sufocando do Sol a face pura, Tinha escondido a chama brilhadora.
Cludio Manuel da Costa

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

Nessa estrofe, o poeta a) dirige-se a Nise, com intuito de expressar tristeza pelo fato de o manto negro da noite corromper a beleza do dia, representada pela deusa Aurora. b) dirige-se amada para lamentar o fim de uma noite de amor pela chegada de novo dia, fato comprovado pelo uso das expresses a matutina Aurora e chama brilhadora. c) dirige-se a Nise e lhe descreve um quadro da natureza por meio de metforas como, por exemplo, negro manto e Sufocando do Sol a face pura. d) declara seu amor a Nise com uma linguagem emotiva (rompe, negro manto etc), estabelecendo uma analogia entre a natureza grandiosa e a beleza da amada. e) declara seu amor Musa e lamenta o fato de no ser correspondido, j que a face pura do Sol foi apagada pelo negro manto da noite escura.
Resoluo

A estrofe de Cludio Manuel da Costa contm uma descrio metafrica do amanhecer. Nela, o surgir da luz apresentado como ruptura do negro manto que sufocava o Sol.

Considerando suas imagens e sua forma, correto dizer que o texto se vincula a) tradio clssica, que orientou a produo literria no Brasil colonial. b) esttica romntica, que caracterizou a literatura brasileira ps-independncia poltica. c) tradio literria medieval, recuperada pelos poetas brasileiros do sculo XIX. d) esttica simbolista, que explorou a musicalidade da palavra, em detrimento do contedo. e) esttica parnasiana, acentuadamente subjetiva e idealizadora.
Resoluo

O Arcadismo movimento cujo marco inicial , no Brasil, a publicao das Obras Poticas de Cludio Manuel da Costa uma esttica neoclssica, pois fundada em princpios do Classicismo antigo e renascentista. Em boa medida, mas por motivos bem distintos, o mesmo pode ser dito do Barroco, que inaugura a produo propriamente literria do Brasil colonial.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

Assinale a alternativa correta. a) A forma verbal tinha escondido (verso 4) da voz passiva e corresponde, na voz ativa, a escondeu. b) O uso de maisculas em Aurora e Sol refora a sugesto de personificao potencializada por essas palavras na estrofe . c) O texto compe-se de um nico perodo, com oraes subordinadas e coordenadas e obedece ordem linear de colocao de termos. d) De acordo com a norma culta da lngua escrita, o uso da preposio com (verso 2) , nesse contexto, facultativo. e) Os adjetivos pura (verso 3) e escura (verso 2) convergem tanto na forma (sonoridade) como no sentido.
Resoluo

frequente, na tradio literria que vai do Classicismo renascentista ao Simbolismo, o emprego expressivo de iniciais maisculas, seja para personificar seres inanimados, seja para conferir um sentido essencial a determinadas palavras (como formas ou cor, em clebres versos de Cruz e Sousa).

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

Texto para as questes de 09 a 11 01 Antes de iniciar este livro, imaginei constru-lo 02 pela diviso do trabalho. 03 Dirigi-me a alguns amigos, e quase todos 04 consentiram de boa vontade em contribuir para o 05 desenvolvimento das letras nacionais. 06 [...] O resultado foi um desastre. Quinze dias depois 07 08 do nosso primeiro encontro, o redator do Cruzeiro 09 apresentou-me dois captulos datilografados, to 10 cheios de besteiras que me zanguei: V para o inferno, Gondim. Voc acanalhou o 11 12 troo. Est pernstico, est safado, est idiota. H 13 l ningum que fale dessa forma! Azevedo Gondim apagou o sorriso, engoliu em 14 15 seco, apanhou os cacos da sua pequenina vaidade e 16 replicou amuado que um artista no pode escrever 17 como fala. No pode? Perguntei com assombro. E por 18 19 qu? Azevedo Gondim respondeu que no pode porque 20 21 no pode. Foi assim que sempre se fez. A literatura a 22 23 literatura, seu Paulo. A gente discute, briga, trata de 24 negcios naturalmente, mas arranjar palavras com 25 tinta outra coisa. Se eu fosse escrever como falo, 26 ningum me lia.
Graciliano Ramos, S. Bernardo

Considerado o excerto em questo no contexto da obra do escritor Graciliano Ramos, afirma-se que: I. O narrador Paulo Honrio expe seu esprito pragmtico de homem de negcios ao decidir escrever o livro pela diviso do trabalho (linha 02). II. O narrador Paulo Honrio apresenta um comportamento rstico e mostra-se refratrio a uma linguagem literria mais elaborada. III. Na avaliao de Paulo Honrio acerca da redao do Gondim, insinua-se ponto de vista do autor Graciliano Ramos sobre a questo do estilo literrio. Das afirmaes acima, a) est correta apenas a I. b) est correta apenas a III. c) esto corretas apenas a II e a III. d) esto corretas apenas a I e a II. e) todas esto corretas.
Resoluo

Apenas a afirmao III poderia causar dvidas aos candidatos dvida que se desfaz quando se considera a rejeio de Graciliano Ramos ornamentao literria e seu gosto da linguagem direta e econmica.
MACKENZIE (GRUPOS II
E

III) DEZEMBRO/2010

10

Considerando que a fala de Gondim baseia-se no pressuposto de que, por tradio, a literatura brasileira esteve associada a uma linguagem acadmica, rebuscada, de preciosismo vocabular e sinttico, assinale a alternativa que, apresentando verso parnasiano, exemplifica essa tradio. a) Quando Ismlia enlouqueceu,/ Ps-se na torre a sonhar.../ Viu uma lua no cu. / Viu outra lua no mar. b) Eu canto porque o instante existe / e a minha vida est completa. / No sou alegre nem sou triste: / sou poeta. c) Que alegre, que suave, que sonora, / Aquela fontezinha aqui murmura!/E nestes campos cheios de verdura /Que avultado o prazer tanto melhora? d) Olho-te fixamente para que permaneas em mim./ Toda esta ternura feita de elementos opostos / Que eu concilio na sntese da poesia. e) Esta de ureos relevos trabalhada / De divas mos, brilhante copa, um dia, / J de aos deuses servir como cansada, / Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.
Resoluo

O poema cujos versos iniciais se transcrevem na alternativa e o clebre Vaso Grego, de Alberto de Oliveira, exemplo antolgico das inverses sintticas e do rebuscamento parnasiano. Nas demais alternativas, os versos so do simbolista Alphonsus de Guimaraens (a), da modernista Ceclia Meireles (b), do rcade Cludio Manuel da Costa (c) e do modernista Murilo Mendes (d).

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

11

Uma das caractersticas da linguagem literria a expressividade, que pode resultar, por exemplo, do uso metafrico de imagens concretas para a representao de aspectos abstratos da realidade. o que se verifica em: a) Antes de iniciar este livro, imaginei constru-lo pela diviso do trabalho (linhas 01 e 02). b) Azevedo Gondim apagou o sorriso, engoliu em seco, apanhou os cacos da sua pequenina vaidade (linhas 14 e 15). c) Dirigi-me a alguns amigos, e quase todos consentiram de boa vontade em contribuir para o desenvolvimento das letras nacionais (linhas 03, 04 e 05). d) Azevedo Gondim respondeu que no pode porque no pode (linhas 20 e 21). e) Foi assim que sempre se fez. A literatura a literatura, seu Paulo (linhas 22 e 23).
Resoluo

As imagens metafricas so apagou o sorriso, engoliu em seco, apanhou os cacos da sua pequenina vaidade, que sugerem o estado de nimo do personagem, depois de ser humilhado por Paulo Honrio.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

INGLS
The following text refers to questions 12 to 14. Why I Hate 3-D (And You Should Too)
By Roger Ebert

Mario Anzouni / Reuters-Corbis

Avatar director James Cameron is reflected in an audience member's 3-D glasses during a panel discussion in San Diego.

3-D is a waste of a perfectly good dimension. Hollywoods current crazy stampede toward it is suicidal. It adds nothing essential to the moviegoing experience. For some, it is an annoying distraction. For others, it creates nausea and headaches. It is driven largely to sell expensive projection equipment and add a $5 to $7.50 surcharge on already expensive movie tickets. Its image is noticeably darker than standard 2-D. It is unsuitable for grown-up films of any seriousness. It limits the freedom of directors to make films as they choose. For moviegoers in the PG-13 and R ranges, it only rarely provides an experience worth paying a premium for. Thats my position. I know its heresy to the biz side of show business. After all, 3-D has not only given Hollywood its biggest payday ($2.7 billion and counting for Avatar), but a slew of other hits. The years top three films Alice in Wonderland, How to Train Your Dragon, and Clash of the Titans were all projected in 3-D, and theyre only the beginning. The very notion of Jackass in 3-D may induce a wave of hysterical blindness, to avoid seeing Steve-Os you-know-what in that way. But many directors, editors, and cinematographers agree with me about the shortcomings of 3-D. So do many movie loverseven executives who feel stampeded by another Hollywood infatuation with a technology that was already pointless when their grandfathers played with stereoscopes.
www.newsweek.com

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

12

Roger Ebert believes that a) Avatar has just been a hit due to the fact that it was made with 3-D technology. b) making 3-D movies is an unwise decision. c) show business has spent large amounts of cash in the production of recently released 3-D movies, such as Alice in Wonderland and Clash of the Titans. d) moviegoers usually choose to watch 3-D movies for the convenience of purchasing tickets online. e) prizes should be given to some 3-D movie directors involved with Hollywoods current craze.
Resoluo

Roger Ebert acredita que fazer filmes em 3-D no uma deciso sbia.

13

Mark the alternative which defines the word stampede in the text. a) People who have a lot of experience in a particular field or activity. b) Point of view or attitude regarding a particular issue. c) Sudden wild rush by a large number of people. d) Something similar to real life that you can believe its real. e) A way of communicating news or information through the media.
Resoluo

Stampede, no texto, pode ser definida como um afluxo repentino e selvagem de um grande nmero de pessoas.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

14

The text DOES NOT state that a) Avatar has been overrated. b) other movies have been produced using 3-D technology. c) movie tickets are kind of costly. d) many people in the movie industry consider 3-D projections faulty. e) watching 3-D movies can be an unhealthy experience.
Resoluo

O texto no afirma que Avatar foi superestimado. The following text refers to questions 15 and 16. Questions to help you explore in more detail and _ ( I )_ some solutions: 1. Am I devoting enough time to my high priorities? If not, how can I do so? 2. Am I spending too much time on my low priorities? If so, how can I reduce this? 3. Is there something Im not doing that I really should be doing? How can I _( II )_? 4. Is there anything Im doing that I shouldnt be doing at all? How can I _( III )_? 5. How much time do I devote to planning? Is it enough? If not, how can devote more? 6. What things are wasting my time? How can I minimise them? 7. What things interrupt my flow? What can I do about them? 8. Do I have to do everything myself? If not, what activities could I safely delegate? Is there anything stopping me from delegating them? 9. What kinds of things do I have a tendency to _( IV )_ ? Are they high or low priority? If high, how can I help myself to _( V )_ them sooner? 10.In what ways do I waste other peoples time? How can I behave differently?
Success Over Stress by Jane Revell

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

15

In her book, Success Over Stress, Jane Revell suggests that we ask ourselves some timely questions whose answers will measure how well (or not) we manage our time. The text above, which is an excerpt from her book, has to be completed with the phrasal verbs present in the alternatives given. Choose the right alternative. a) I come up with II fit it in III cut it out IV put off V get on with b) I bring about II do it without III get it out IV turn on V put out with c) I go along II keep it up III move it on IV put up with V set off d) I send out II stand it up III take it away IV try on V move up e) I work on II trade it in III stick it on IV see through V refer to
Resoluo

Os phrasal verbs que completam o texto adequadamente so: I. (to) come up with = propor, sugerir II. (to) fit it in = acomodar, encaixar III. (to) cut it out = eliminar IV. (to) put off = adiar, protelar V. (to) get on with = continuar, dar prosseguimento

16

Which of the questions below WOULD NOT make sense in the text above? a) Do I meet the deadlines I set myself? If not, why not? How can I ensure that I do? b) Would it help me to change the sequence in which I do things? c) Am I allowing sufficient spare time to deal with the unexpected in my planning? How can I make provision for it? d) How able are you to share your concerns with others? e) Are there times of day when I accomplish nothing very much? Could I insert alternative activities in those times, for example going to the gym or for a walk?
Resoluo

A pergunta que no faria sentido no texto acima : How able are you to share your concerns with others? (Voc capaz de compartilhar suas preocupaes com os outros?).

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

17

E
Choose the alternative that has the most logical continuation to the quotation below. Kind words do not cost much. ___________________.
(Blaise Pascal)

a) So that they accomplish much. b) Accordingly, they accomplish much. c) Despite they accomplish much. d) Therefore, they accomplish much. e) Yet they accomplish much.
Resoluo

A alternativa que apresenta a melhor continuao para a citao de Pascal Kind words do not cost much (Palavras gentis no custam muito) Yet they accomplish much (Contudo elas conseguem [realizam] muito).

18

Which adjectives could be used to fill in the blanks in the quote below most appropriately? Theyll come out __( I )__ and __( II )__, but __( III )__ and __( IV ). Chilean President SEBASTIN PIERA, after rescue workers made contact with 33 miners still trapped, but alive and well, in a mine in northern Chile.
a) b) c) d) I - nasty I - chubby I - doubtful I - pale dependable II - dumb II - full II -determined II - clear II - dirty III - smiley III - bold III - choosy III - smart III - whole IV - smelly IV - bald IV - deaf IV IV - strong

e) I - thin Resoluo

Os adjetivos que completam adequadamente a declarao so: I thin II dirty III whole IV strong Traduo da citao: Eles sairo magros e sujos, mas inteiros e fortes.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

M AT E M T I C A

19
g(x) = x2

B
2

Dadas as funes reais definidas por f(x) = x

4x e

4x , considere I, II, III e IV abaixo.

I) Ambas as funes possuem grficos simtricos em relao ao eixo das ordenadas. II) O nmero de solues reais da equao f(x) = g(x) 3. III) A soma de todas as raizes das funes dadas 4. IV) No existe x real tal que f(x) < g(x). O nmero de afirmaes corretas a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) 4
Resoluo

1) O grfico da funo h: h(x) = x2 4x do tipo

definida por

2) O grfico da funo f: f(x) = x 2 4 x do tipo

definida por

pois, para x 0, h(x) = f(x) e f uma funo par. 3) O grfico da funo g: g(x) = x2 4x do tipo definida por

pois g(x) 0, x. I) Falsa, pois o nico grfico simtrico em relao ao eixo das ordendas o de f. II) Falsa, pois f(x) = g(x) para qualquer x real tal que x 4. III) Verdadeira, pois as razes de f so 4, 0 e 4 e as de g so 0 e 4. A soma das 5 razes 4. IV) Falsa, pois para 0 < x < 4, resulta f(x) < g(x).

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

20
a) 2 d) 3
Resoluo

O lado, a altura e a rea de um tringulo equiltero inscrito em um crculo formam, nesta ordem, uma progresso geomtrica. A rea do crculo igual a b) 3 3 e) 3 c)

Seja ABC, um tringulo equiltero, de lado medindo , inscrito no crculo de centro O e raio R.
R 3 1) A altura AH tal que AH = R + = (I) 2 2 2 3 2) A rea do tringulo 4 2 3 3 ; ; 2 4

3) Como

forma uma progresso

geomtrica, temos: 3 2
2

2 3 . 4

= 3

Substituindo em (I), resulta R 3. 3 R + = R = 1 2 2 4) A rea do crculo , portanto, igual a . 12 =

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

21

B
7 1 3 , , , , 5 2 2 2 e

Considere o conjunto A =

a igualdade y = log2 log 1 (x2 x + 1). Em A, o nmero


2

de elementos que x pode assumir, para que y seja real, a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5


Resoluo

Se y = log log (x2 x + 1) e y , ento:


2
1 2

1)

log1 (x2 x + 1) > 0


2

x2

x2 x + 1 < 1 x2 x + 1 > 0

x+1>0 x2 x < 0 x2 x+1>0

x2 x < 0

pois x2 x + 1 > 0, x 2) x2 x < 0 0 < x < 1, pois o grfico de f(x) = x2 x do tipo

1 3 3) Se 0 < x < 1 e x A, ento x = ou x = 2 2

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

22

A rea do quadrado assinalado na figura igual a

a) 15
Resoluo

b) 20

c) 12

d) 18

e) 16

Os tringulos BDG e ECF so semelhantes, pois ^ ^ ^ ^ BDG ECF (ambos medem ) e BGD EFC (ambos so retos). Assim: DG BG 3 = = CF 5 EF
2

= 15

Desta forma, a rea do quadrado DEFG igual a 15 unidades de rea.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

23
a) 4 b) 5

Uma circunferncia de centro (4, y), com y , tangente s retas x + y 2 = 0 e x 7y + 2 = 0. O raio dessa circunferncia c) 4 2 d) 5 2 e) 6 2
Resoluo

Seja R o raio da circunferncia. 1) Distncia do centro (4; y) reta de equao x + y 2 = 0: y+2 4+y2 = R R = (I) 2 12 + 12 2) Distncia do centro (4; y) reta de equao x 7y + 2 = 0: 6 7y 4 7y + 2 = R R = (II) 50 12 + ( 7)2 3) De (I) e (II), resulta y+2 6 7y = 5 y + 2 = 6 7y 2 50 5(y + 2) = 6 7y ou 5(y + 2) = 6 + 7y 12y = 4 ou 2y = 16 y = 8, pois y 4) Substituindo y = 8 na relao (I), resulta: 8+2 R = = 5 2 2

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

24

I) sen 2 < 0 II) Se a probabilidade de um casal ter um filho do sexo 1 masculino , ento a probabilidade de o casal ter 4 3 dois filhos de sexos diferentes . 8 III) O raio de um cilindro reto aumentado de 25%; para que o volume do cilindro permanea o mesmo, a sua altura deve ser diminuda de 36%. Considerando I, II e III acima, a) somente I est correta. b) somente I e III esto corretas. c) somente II e III esto corretas. d) somente III est correta. e) somente II est correta.
Resoluo

I) Falsa < 2 < sen 2 > 0 2 II) Verdadeira 1) Se a probabilidade de ter um filho do sexo 1 masculino , a de ter uma filha do sexo fe4 3 minino . 4 2) A probabilidade desse casal ter dois filhos de 1 3 3 sexos diferentes 2 . . = . 4 4 8 III) Verdadeira Sejam r e h o raio e a altura, respectivamente, do cilindro inicial; 1,25r e h o raio e a altura aps o aumento. Pelo enunciado, temos: . r2 . h = . (1,25 r)2 . h h = 1 1,25
2

.h

h = 0,64h h = 64% . h

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

25

B
kx + 4ky = 0 ,k 3x + ky = 8 , considere

Relativas ao sistema

as afirmaes I, II e III abaixo. I) Apresenta soluo nica para, exatamente, dois valores distintos de k. II) Apresenta mais de 1 soluo para um nico valor de k. III) impossvel para um nico valor de k. Dessa forma, a) somente I est correta. b) somente II e III esto corretas. c) somente I e III esto corretas. d) somente III est correta. e) I, II e III esto corretas.
Resoluo

O sistema

kx + 4ky = 0 3x + ky = 8

1) Admite soluo nica ( possvel e determinado) se, e somente se; k 4k 0 k2 12k 0 k 0 e k 12 3 k Desta forma, a frase (I) falsa. 2) Admite mais de 1 soluo ( possvel e indeterminado) somente para k = 0, pois neste caso temos: kx + 4ky = 0 3x + ky = 8 8 x = e y 3 8 As solues so do tipo ; y e a frase (II) est 3 0.x+4.0.y=0 3.x+0.y=8

( )

correta. 3) impossvel para k = 12, pois teremos kx + 4ky = 0 3x + ky = 8 12x + 48y = 0 3x + 12y = 8

x + 4y = 0 8 x + 4y = 3 que so equaes incompatveis. Assim, a frase (III) verdadeira.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

GEOGRAFIA

26

D
O Brasil em 2020

Ser, claro, um Brasil diferente sob vrios aspectos. A maior parte deles, imprevisvel. Uma dcada um perodo longo o suficiente para derrubar certezas absolutas (ningum prediz uma Revoluo Francesa, uma queda do Muro de Berlim ou um ataque s torres gmeas de Nova York). Mas tambm um perodo de maturao dos grandes fenmenos incipientes dez anos antes da popularizao da internet j era possvel imaginar como ela mudaria o mundo. Da mesma forma, fenmenos detectveis hoje tero seus efeitos mais fortes a partir de 2020.
David Cohen, Revista poca, 25/05/2009

Com base no enunciado, observe as afirmaes abaixo, assinalando V (verdadeiro) ou F (falso). ( ) A diminuio da fecundidade no Brasil deve-se s transformaes econmicas e sociais que se acentuaram na primeira metade do sculo XX devido intensa necessidade de mo de obra no campo, inclusive de mulheres, fato este que elevou o pas ao patamar de agrrio-exportador. ( ) Devido mudana do papel social da mulher do sculo XX, ela deixa de viver, exclusivamente, no ncleo familiar, ingressando no mercado de trabalho e passando a ter acesso ao planejamento familiar e a mtodos contraceptivos. Esses aspectos, conjugados, explicam a diminuio vertiginosa das taxas de fecundidade no Brasil. ( ) As quedas nas taxas de natalidade de um pas levam, ao longo do tempo, ao envelhecimento da populao (realidade da maioria dos pases desenvolvidos). Neste sentido, verifica-se uma forte tendncia a um mercado de trabalho menos competitivo e exigente, demandando menos custos do Estado com os aspectos sociais. Dessa forma, a sequncia correta, de cima para baixo a) VVV. b) FVV. c) VVF. d) FVF. e) VFV.
Resoluo

A primeira afirmativa est falsa: as transformaes


MACKENZIE (GRUPOS II
E

III) DEZEMBRO/2010

econmicas e sociais se acentuaram na segunda metade do sculo XX devido intensa mo de obra na cidade (xodo rural) e devido ao avano da industrializao e da mecanizao no meio rural. A terceira afirmativa est falsa: as quedas nas taxas de natalidade indicam forte tendncia a um mercado de trabalho mais competitivo e exigente, demandando mais custos do Estado em relao aos aspectos sociais ministrados aos idosos.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

27

B
Mapa dos conflitos mundiais

http://geografia-biblica.blogspot.com

Todo mundo contra todos Algum tem que ser para eles Esse o slogan de uma campanha realizada pela Organizao Anistia Internacional. O mapa faz referncia a conflitos mundiais do passado e do presente nas respectivas localidades. Tomando como ponto de reflexo o mapa, considere as afirmaes I, II, III e IV. I. Nesse pas, alm dos conflitos raciais entre hutus e tutsis, h uma sangrenta disputa pelas riquezas minerais da regio. II. rea de disputas entre ndia e Paquisto, cuja rivalidade j provocou conflitos armados importantes, lembrando, o problema maior, de os dois pases possuirem armas atmicas. III. No nordeste da Espanha e sudoeste da Frana, encontramos um territrio ocupado por um povo, que, h mais de 40 anos, luta por sua autonomia poltica. No final da dcada de 1950, surgiu um grupo centrado nas tticas de guerrilha (ETA), visando libertao da regio por meio da luta armada. IV. Pas de difcil topografia e adversidades de um clima desrtico, fez com que as tropas soviticas voltassem para casa depois de 10 anos de ocupao. Em 1995 a milcia islmica fundamentalista Talib conseguiu avanar, ocupando cerca de 70% do territrio em 1996 e 90% em 1998. Somente em 2002 os Talibs foram destitudos por um governo de coalizo multitnico. Assinale a alternativa que identifica de forma correta os conflitos descritos. a) I - Sudo, II - Sri Lanka, III - Bascos, IV - Ir b) I - Repblica Democrtica do Congo, II - Caxemira,
MACKENZIE (GRUPOS II
E

III) DEZEMBRO/2010

III - Bascos, IV - Afeganisto c) I - Somlia, II - Indonsia, III - Ulster, IV - Paquisto d) I - Sudo, II - Laos, III - Bascos, IV - Iraque e) I - Repblica Democrtica do Congo, II - Caxemira, III - Ulster, IV - Afeganisto
Resoluo

A Repblica Democrtica do Congo abriga diferentes etnias, dentre as quais os Hutus e Tutsis. As divergncias entre esses povos so agravadas por interesses externos que financiam grupos em conflito para assegurar a explorao de riquezas minerais. A Caxemira indiana tem um grande nmero de muulmanos que defendem o separatismo. O apoio do Paquisto a esses separatistas tem a oposio da ndia, que historicamente no abre mo de eventuais apelos militares como forma de dissuaso. O povo basco tem, entre os defensores da sua autonomia, alguns extremistas que defenderam o terrorismo como meio de luta. Recentemente, esse grupo ETA anunciou a busca por uma soluo poltica, ainda no confirmada pelo Estado espanhol, contrrio ao separatismo. O Afeganisto foi invadido pela URSS em 1979 e permaneceu ocupado por tropas soviticas at o final da dcada de 1980. Aps longos conflitos internos, o pas ficou sob o controle do grupo Talib. O apoio do Talib a grupos terroristas serviu de pretexto para a invaso dos EUA e seus aliados em 2001. Um novo governo, apoiado pelos invasores, foi instalado, mas o Talib mantm a resistncia militar a esse contexto.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

28

Fonte: ecodebate.com.br

Considerando o mapa, correto afirmar que se trata a) das reas beneficiadas pelo PAC, projeto do governo federal que busca construir diversas pequenas hidreltricas, a fim de promover a infraestrutura industrial necessria regio. b) dos projetos do IBGE para a abertura de poos artesianos, objetivando atender s reas do Serto seco. c) dos projetos desenvolvidos pela SUDENE desde a dcada de 1970, visando a irrigar as reas da Zona da Mata Nordestina. d) das subregies Eixo Norte e Eixo Sul, onde h um reordenamento energtico, visando crescente infraestrutura industrial local. e) da polmica Transposio do Rio So Francisco, projeto iniciado em 2007, que prev a construo de 720 quilmetros de canais, para abastecer as reas mais castigadas pela seca.
Resoluo

O mapa destaca o Projeto de Transposio do Rio So Francisco e seus eixos norte e leste, que pretende, atravs da construo de canais e bombeamento das guas, interligar rios da regio e, assim, ampliar com a irrigao as reas agrcolas no semirido nordestino. O projeto polmico, pois seu alto custo beneficiar, principalmente, grandes latifundirios que tero suas terras valorizadas, alm da ocorrncia problemas ambientais como a salinizao e a reduo do nvel das guas, comprometendo o baixo curso do rio.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

29

A distribuio desigual de equipamentos pblicos e servios essenciais no espao urbano cria reas privilegiadas e reas de escassez desses recursos. Nesta ltima situao, verifica-se, para o territrio, a condio de pobreza. A reportagem Metrpole para poucos farta em exemplos paulistanos, como o bairro do Tatuap no primeiro caso e o bairro do Jardim Pantanal no segundo. O professor Milton Santos enfatiza que pessoas dotadas de condies fsicas, intelectuais e at salariais equivalentes no dispem das mesmas possibilidades, caso vivam em diferentes pontos do territrio. Moradores de reas privilegiadas pela distribuio de equipamentos de sade, de educao, de cultura, etc. tm suas potencialidades sociais e econmicas aumentadas, uma vez que tm o acesso facilitado a esses servios. J aqueles que vivem em reas de escassez ou inexistncia de tais recursos tendem a se empobrecer a cada dia, medida que necessitam de mais recursos prprios para usufruir tais servios. Tais dificuldades comprometem ainda mais sua condio social e sua formao cultural. Homicdios Dolosos

Fonte: Sinval Neves Santos, Carta na Escola, 04/2010

A partir do texto e observando o mapa, considere as afirmaes I, II, III e IV. I. O problema apresentado no texto comum em cidades industrializadas como Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas tambm pode ser verificvel em outras cidades brasileiras, como Fortaleza e Santos, com menores ndices de industrializao. II. O traado e a abrangncia das linhas de metr em So Paulo no confirmam as desigualdades apontadas no texto.
MACKENZIE (GRUPOS II
E

III) DEZEMBRO/2010

III. Os casos de homicdios dolosos afetam muito mais a populao das reas mais ricas, mais vulnervel aos assaltos, principal causa desse tipo de violncia. IV. As desigualdades da relao centro-periferia podem ser observadas tanto na distribuio espacial dos equipamentos urbanos quanto nas representaes de fenmenos sociais, como no caso da violncia. Assinale a alternativa que contenha apenas afirmativas corretas. a) I e II b) II e III c) II e IV d) I e IV e) I e III
Resoluo

O mapa ilustra o municpio de So Paulo, destacando os homicdios dolosos no ano de 2000. Observa-se um maior registro de ocorrncia nas reas centrais, no extremo nordeste, no extremo leste e em partes centrais na zona sul. A afirmativa II est falsa: o traado e a abrangncia das linhas do metr confirmam as desigualdades apontadas no texto, visto que onde esto localizadas as principais linhas no h alto risco de registros. A afirmativa III est falsa: os casos de homicdios dolosos afetam muito mais a populao das reas mais pobres, as reas perifricas, como o extremo leste e partes intermedirias da zona sul.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

30

www.naval.com.br Poder Naval Online

A marinha de Guerra dos EUA tem a distribuio de suas frotas em diferentes lugares do mundo. A esse respeito, correto afirmar que a) a 7. Frota atende aos interesses estratgicos nas relaes de comrcio com a China e a sua presena no considera nenhuma outra potncia nuclear na regio do pacfico. b) a 4. frota demonstra a histrica preocupao do pas em manter a sua hegemonia na Amrica Latina. Recentemente aumentou a sua importncia tanto em razo da existncia de governos mais crticos liderana dos EUA, quanto presena de riquezas naturais recm-descobertas no Atlntico Sul. c) a 6. frota tem importncia secundria na histria militar dos EUA e nas suas relaes com outras potncias mundiais. d) a 5. Frota tem a sua ao restrita s operaes militares de combate ao terrorismo e no dispe de maiores preocupaes estratgicas na regio em que atua. e) a 2. e a 6. Frotas tendem a ser desativadas, pois a Rssia j no representa nenhum risco segurana dos interesses dos EUA. A entrada dessa antiga potncia rival na Otan e a estabilidade de posies territoriais na regio do rtico tornam essa presena militar cada vez menos importante.
Resoluo

A 7. Frota mantm sua presena na sia onde, alm da China, Rssia e Coreia do Norte, detm armamentos nucleares. A 4. Frota suscitou preocupaes por sua reativao numa regio com governos que, nos ltimos anos, apresentaram crticas hegemonia dos EUA na Amrica Latina, sobretudo na Venezuela e na Bolvia. Ao mesmo tempo, abrange uma rea prxima das reservas de petrleo recentemente descobertas pelo Brasil. A 6. Frota tem uma atrao histrica frente a outras potncias, sobretudo na Europa, durante as duas grandes guerras mundiais e at mesmo na Guerra Fria. A 5. Frota atende aos interesses estratgicos dos EUA
MACKENZIE (GRUPOS II
E

III) DEZEMBRO/2010

no Oriente Mdio, importante rea fornecedora de petrleo para a sua economia. A 2. e a 6. Frotas tornaram-se mais relevantes com as divergncias de interesses territoriais no rtico, onde a Rssia tem manifestado maior presena nos ltimos anos. O potencial em petrleo e em rotas de navegao dessa regio tornou-se motivo de disputas entre EUA, Rssia e outros pases como Islndia, Dinamarca e Noruega.

31

No mapa, esto destacadas, regies a) onde h a ocorrncia de climas muito midos, com influncias das mones. b) de grandes concentraes populacionais. c) com as principais reas de vegetao adaptada a ambientes secos. d) das mais importantes reas de criao de bovinos no mundo. e) onde se localizam as maiores jazidas de ferro e de mangans no mundo.
Resoluo

O mapa destaca regies ridas e semiridas no espao mundial e as formaes vegetais adaptadas baixa pluviosidade. Podemos citar, como exemplo de vegetao xerfita, a Caatinga, no semirido nordestino. No mapa, esto identificados os desertos da Califrnia, Atacama e Patagnia, alm do semirido brasileiro, na Amrica; os desertos do Saara e Calaari, na frica; as pores da sia Central e o Oriente Mdio, na sia; e o deserto australiano, na Oceania.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

32

Distribuio espacial do rebanho de bovinos, com destaque para os dez principais municpios Brasil 2004

Observando o mapa, considere I, II, III e IV abaixo. I. Os municpios So Flix do Xingu e Marab tiveram o crescimento da pecuria bovina favorecida pela expanso rodoviria que se intensificou no pas a partir da dcada de 1950. II. Entre Cceres e Corumb, a pecuria bovina tem, como principais fatores favorveis, a existncia de pastagens naturais sobre planaltos aplainados e o clima subtropical. III. A distribuio das reas de criao est associada ao chamado arco do desmatamento, que envolve o leste e o sul do Par, o norte do Mato Grosso, o Sul do Amazonas e boa parte de Rondnia. IV. A expanso das reas de criao explica o desmatamento que j se apresenta mais intenso na Amaznia Ocidental, sobretudo, no Alto Rio Negro. Esto corretas, apenas, a) I e II. b) I e III. d) I e IV. e) III e IV.
Resoluo

c) II e IV.

A afirmativa II est incorreta, j que considera como fatores favorveis o relevo de planaltos aplainados. Nas cidades de Cceres e Corumb, o relevo predominante de plancies inundveis, e indica ser subtropical o clima da regio. Na verdade, trata-se do clima tropical semimido com chuvas concentradas no vero. A afirmativa IV est incorreta, pois a rea de mais intenso desmatamento, denominada arco do desmatamento, provocado pela expanso da pecuria bovina, no compreende a Amaznia Ocidental, no alto Rio Negro, que, em razo da dificuldade de acesso, ainda se encontra relativamente preservada. A rea mais devastada encontra-se na fronteira da Amaznia com as Regies Centro-Oeste e Nordeste.
MACKENZIE (GRUPOS II III) DEZEMBRO/2010

QUMICA

33

Um tcnico qumico preparou um litro de uma soluo, utilizando 0,2 g de uma base X, cujo metal est no terceiro perodo do grupo 1 da tabela peridica. Aps o preparo dessa soluo o tcnico fez as seguintes afirmaes: I. A base utilizada uma base forte. II. A soluo preparada possui uma concentrao de 5 . 103 mol . L1 de OH. III. O pH da soluo final igual a 2,3. IV. O metal que est presente na base utilizada um alcalino-terroso. V. O nmero atmico do metal que compe a base utilizada 11 Dados: log 5 = 0,7; Massa molar em (g/mol) da base X = 40. Das afirmaes acima, esto corretas, somente, a) I, IV e V. b) II, III e IV. c) I, II, III e IV. d) I, III e V. e) I, II e V.
Resoluo

I. Correta. As bases dos metais do grupo 1 so fortes. II. Correta. Frmula da base: XOH 0,2g m M = M = 40g/mol . 1L M.V M = 5 . 103 mol/L H2O XOH(aq) X1+(aq) + OH1(aq) 5 . 103 mol/L 5 . 103 mol/L [OH1] = 5 . 103 mol/L III. Errada. pOH = log [OH] pOH = log 5 . 103 pOH = (log 5 + log 103) pOH = 0,7 + 3 pOH = 2,3 A 25C, temos pH + pOH = 14 pH = 11,7 IV. Errada. O metal que est presente na base utilizada um alcalino, pois pertence ao grupo 1. V. Correta. X: 3.o perodo: 3 camadas grupo 1: 3s1 1s2, 2s2, 2p6, 3s1 e = 11, p = 11, Z = 11
MACKENZIE (GRUPOS II
E

III) DEZEMBRO/2010

34

O gs propano um dos integrantes do GLP (gs liquefeito de petrleo) e, desta forma, um gs altamente inflamvel. Abaixo est representada a equao qumica NO BALANCEADA de combusto completa do gs propano. C3H8(g) + O2(g) CO2(g) + H2O(v) Na tabela, so fornecidos os valores das energias de ligao, todos nas mesmas condies de presso e temperatura da combusto. Ligao CH O=O C=O CC OH Energia de Ligao (kJ . mol1) 413 498 744 348 462

Assim, a variao de entalpia da reao de combusto de um mol de gs propano ser igual a a) 1670 kJ. b) 6490 kJ. c) + 1670 kJ. d) 4160 kJ. e) + 4160 kJ.
Resoluo

A equao qumica balanceada: C3H8(g) + 5O2(g) 3CO2(g) + 4H2O(v) Utilizando as frmulas estruturais: H H H | | | HCCCH 5O = O | | | H H H quebra 2C C: + 696kJ 8C H: + 3 304kJ total: + 6 490kJ 3O = C = O 4 H formao 6C = O: 4 464kJ 8O H: 3 696kJ Total: 8160kJ H = 6 490kJ 8 160kJ = 1 670kJ 5O = O: + 2 490kJ

O H

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

35

Em 2010 uma cpsula de um istopo radioativo X foi encontrada por um perito da CNEN (Comisso Nacional de Energia Nuclear) durante a varredura de um galpo abandonado. Ao analisar essa cpsula, o perito observou que a mesma havia sido lacrada em 1990 com 80 g do referido istopo. Em seguida, a cpsula foi encaminhada a um laboratrio especializado e, aps anlises realizadas, verificou-se que ainda restavam 2,5 g do istopo radioativo no interior da mesma. Assim, o perito concluiu que se tratava de um istopo com a meia-vida de aproximadamente a) 2 anos. b) 4 anos. c) 6 anos. d) 8 anos. e) 10 anos.
Resoluo

1990 2010
t1/2

80g transcorridos 20 anos 2,5g


t1/2 t1/2 t1/2 t1/2

80g 40g 20g 10g 5g 2,5g 20 anos 5t1/2 Conclumos que t1/2 = 4 anos

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

36

O aspartame um dipeptdeo cristalino, inodoro, de baixa caloria e com uma doura de 180 a 200 vezes da sacarose, que um dissacardeo formado por glicose e frutose. Abaixo esto representadas as frmulas estruturais da sacarose e do aspartame.

A respeito dessas molculas,considere as afirmaes I, II, III, IV e V abaixo. I. O aspartame possui os grupos funcionais cido carboxlico, amina, cetona e ster. II. A sacarose possui uma ligao peptdica unindo a glicose e a frutose. III.Na molcula do aspartame, existe somente um tomo de carbono tercirio. IV. A sacarose um hidrocarboneto de frmula molecular C12H22O11. V. A molcula do aspartame possui atividade ptica. Esto corretas, somente, a) I, III e V. b) I, IV e V. c) III e V. d) II, III e IV. e) I, II e III.
Resoluo

I. Errada.

II. Errada. A sacarose um dissacardeo, portanto, no apresenta ligao peptdica. III. Correta.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

IV. Errada. A sacarose um dissacardeo de frmula molecular C12H22O11. V. Correta. A molcula de aspartame apresenta atividade ptica, pois tem carbono quiral.

37

Dois hidrocarbonetos A e B apresentam as caractersticas assinaladas na tabela abaixo. Caractersticas Composto Alicclico Saturado Descora soluo de Bromo em CCl4 Sofre preferencialmente reao de adio 1,4 Sofre reao de substituio quando reage com Br2 em presena de luz U.V. X A B

Analisando as informaes da tabela, os hidrocarbonetos A e B so, respectivamente, a) hexa-1,4-dieno e ciclopropano. b) buta-1,3-dieno e benzeno. c) butano e ciclopenteno. d) buta-1,3-dieno e ciclo-hexano. e) buta-1,2-dieno e ciclopropano.
Resoluo

As propriedades do composto A correspondem a um alcadieno conjugado, por exemplo, buta-1,3-dieno. As propriedades do composto B correspondem a um cicloalcano que apresenta 5 ou 6 tomos de carbono na cadeia, por exemplo, ciclo-hexano.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

38

Em um laboratrio de Qumica, existem 4 frascos A, B, C e D contendo solues de um mesmo soluto, conforme mostrado na tabela. Frasco A B C D Volume 100 400 500 1000 Concentrao (mol . L1) 0,5 1,0 0,5 2,0

Utilizando as solues contidas em cada frasco, foram preparadas as seguintes misturas, exatamente na ordem apresentada abaixo. I. Contedo total do frasco A com metade do contedo do frasco B e mais 200 mL do contedo do frasco C. II. Contedo restante do frasco B com 200 mL do contedo do frasco C e mais 100 mL do contedo do frasco D. III. Contedo restante do frasco C com 400 mL do frasco D. Em relao s misturas I, II e III, correto afirmar que a concentrao molar a) da mistura I maior do que as concentraes molares das misturas II e III. b) da mistura II maior do que as concentraes molares das misturas I e III. c) da mistura III maior do que as concentraes molares das misturas I e II. d) da mistura II menor do que a concentrao molar da mistura I. e) da mistura II maior do que a concentrao molar da mistura III.
Resoluo

Clculo da concentrao em mol/L da mistura I: MBVB + MCVC = MIV MAVA + 0,5 mol/L . 100mL + 1,0 mol/L . 200mL + 0,5mol/L . 200mL = = MI . 500mL MI = 0,7 mol/L Clculo da concentrao em mol/L da mistura II: MBVB + MCVC + MDVD = MIIV 1,0mol/L . 200mL + 0,5mol/L . 200mL + 2,0mol . 100mL = = MII . 500mL MII = 1 mol/L Clculo da concentrao em mol/L da mistura III: MCVC + MDVD = MIIIV 0,5mol/L . 100mL + 2,0mol/L . 400mL = MIII . 500mL MIII = 1,7 mol/L MIII > MI e MIII > MII
MACKENZIE (GRUPOS II
E

III) DEZEMBRO/2010

39

O grfico mostra a variao da concentrao molar, em funo do tempo e a uma dada temperatura, para um determinado processo reversvel representado pela equao genrica 3 A2(g) 2 A3(g).

Dessa forma, segundo o grfico, INCORRETO afirmar que a) o sistema entrou em equilbrio entre 30 e 45 minutos. b) a curva I representa a variao da concentrao molar da substncia A2(g). c) esse processo tem valor de KC = 0,064. d) at atingir o equilbrio, a velocidade mdia de consumo do reagente de 0,04 mol. L1. min1. e) at atingir o equilbrio, a velocidade mdia de formao do produto de 0,08 mol. L1. min1.
Resoluo

O sistema entrou em equilbrio no tempo 37,5 minutos, portanto, entre 30 e 45 minutos. A curva I representa a variao da concentrao em mol/L da substncia A2(g), pois trata-se de um reagente. [A3]2 12 KC = KC = KC = 0,064 [A2]3 2,53 [M] vm = A2 t vm vm 1,5 mol/L = vm = 0,04mol/L . min A2 37,5min = 0,027 mol/L . min

A2

A3

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

BIOLOGIA

40

Um estudo publicado recentemente revelou que as amostras de alimentos preparados em domiclios apresentavam teores de ferro abaixo do recomendado, mas quantidade excessiva de sdio. O estudo mostrou, tambm, quantidades insuficientes de lipdios nesses alimentos, alertando para a necessidade desse nutriente na maturao do sistema nervoso. A respeito desses fatos, considere as afirmativas abaixo. I. As crianas que recebem esses alimentos podem apresentar quadros de atraso de desenvolvimento devido falta de oxigenao dos tecidos. II. O sdio necessrio para o funcionamento dos neurnios mas, em excesso, pode prejudicar o funcionamento dos rins. III. No processo de maturao do sistema nervoso, h produo de mielina, um lipdio responsvel por acelerar a conduo do impulso. IV. A falta de lipdios pode tambm acarretar doenas provocadas pela falta de vitaminas, uma vez que algumas delas so lipossolveis e somente so absorvidas se dissolvidas em lipdios. Assinale a) se todas estiverem corretas. b) se somente II e III estiverem corretas. c) se somente I, II e IV estiverem corretas. d) se somente II e IV estiverem corretas. e) se somente I e III estiverem corretas.
Resoluo

Todas as alternativas esto corretas.

41

Uma mulher mope e normal para fibrose cstica casa-se com um homem normal para ambas as caractersticas, filho de pai mope. A primeira criana nascida foi uma menina de viso normal, mas com fibrose. A probabilidade de o casal ter outra menina normal para ambas as caractersticas de a) 3/8. b) 1/4. c) 3/16. d) 3/4. e) 1/8.
Resoluo

Alelos:

M (viso normal), m (miopia), F (pulmo normal) e f (fibrose cstica). Cruzamento: Mulher mmFf x Homem MmFf. P (menina normal para a viso e normal para o pulmo) = 1/2 . 1/2 . 3/4 = 3/16

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

42

B
Jornal da Tarde, 28/08/2010

Trs em cada quatro pessoas nunca ouviram falar sobre os produtos alterados em laboratrio (transgnicos). A respeito dos transgnicos, so feitas as afirmaes abaixo. I. So sempre indivduos incapazes de se reproduzir. II. Aumentam a produtividade dos alimentos. III. So organismos tanto vegetais quanto animais, produzidos pela Engenharia Gentica, que contm genes de outra(s) espcie(s). IV. So vegetais produzidos por radiao que se tornam resistentes a predadores. Assinale a) se somente I e II estiverem corretas. b) se somente II e III estiverem corretas. c) se somente I e III estiverem corretas. d) se somente II e IV estiverem corretas. e) se somente III e IV estiverem corretas.
Resoluo

I. Falsa os indivduos transgnicos podem reproduzir-se. IV. Falsa Os indivduos transgnicos podem ser vegetais ou animais que receberam genes de outras espcies.

43

Assinale a alternativa correta a respeito do ciclo de vida das plantas criptgamas (brifitas e pteridfitas) e fanergamas (gimnospermas e angiospermas). a) Apresentam alternncia de geraes, sendo que a fase esporoftica predomina sobre a gametoftica. b) Somente as angiospermas formam tubo polnico a partir do gro-de-plen. c) Nas angiospermas, ocorre dupla fecundao, originando um embrio 2n e endosperma 3n. d) Nas fanergamas, o vulo d origem semente e o ovrio d origem ao fruto. e) Nas angiospermas, as flores so sempre monoclinas (de sexos separados).
Resoluo

As angiospermas so as nicas plantas em que ocorre dupla fecundao, na qual um ncleo do tubo polnico une-se com a oosfera do saco embrionrio, originando um zigoto 2N, e outro ncleo une-se com os ncleos polares, formando um zigoto 3N. Do zigoto 2N, surge o embrio e do 3N, o endosperma (tecido de reserva).

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

44

Um grupo de substncias conhecidas como polissacardeos sulfatados esto envolvidos em diversos processos como adeso, proliferao e diferenciao celular. Alm disso, apresentam propriedades farmacolgicas, podendo agir como anticoagulantes, anti-inflamatrios e antitumorais. Essas substncias vm sendo pesquisadas em animais, como ourios-do-mar, pepinos-do-mar e ascdias. Um dos mecanismos pesquisados est relacionado com o fato de que um espermatozoide de ourio s fecunda um vulo da mesma espcie. Em outro estudo, foi descoberto em ascdias, uma substncia semelhante heparina, utilizada no tratamento de trombose.
Agncia FAPESP, 10/09/2010

Assinale a alternativa correta. a) Ourios apresentam fecundao interna, exigindo um mecanismo de identificao dos gametas. b) Mecanismos de identificao dos gametas tem como objetivo garantir a variabilidade gentica. c) A utilizao de heparina no tratamento da trombose se deve ao fato de que essa substncia impede a formao de fibrina. d) Ourios-do-mar, pepinos-do-mar e ascdias pertencem ao mesmo filo. e) Os animais citados no texto so celomados e protostmios, como os demais invertebrados.
Resoluo

A heparina uma substncia anticoagulante e, como tal, impede a trombose.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

45

No Brasil, morre-se de dengue por atendimento inadequado Levantamento do Ministrio da Sade traz 4 pssimas notcias sobre a presena da dengue no Brasil. A primeira delas que este ano foi registrada, no Brasil, a pior epidemia da doena em todos os tempos. [...] segundo as autoridades sanitrias federais, 19 estados apresentam risco muito alto ou alto de enfrentar uma epidemia de dengue ainda maior que a registrada de janeiro para c. A OMS garante que mortes provocadas pelo mosquito Aedes aegypti so facilmente evitveis. De acordo com o levantamento, neste ano, quase 70% dos pacientes que morreram de dengue no pas, no foram tratados como deveriam ser. [...] segundo o estudo, metade das mortes ocorreu em municpios com baixa cobertura do Programa Sade da Famlia.
Jornal da Tarde, 14/09/2010

A respeito da dengue, considere as afirmaes abaixo. I. A melhor forma de combate doena o combate ao mosquito transmissor, esteja ele na fase adulta ou no estgio larval. II. Pessoas com a doena no podem tomar medicamentos base de cido saliclico, que pode provocar quadro hemorrgico. III. Tanto o mosquito macho quanto a fmea so transmissores do vrus causador da doena. IV. Todos os mosquitos dessa espcie so capazes de provocar a doena. Assinale a) se somente I e II estiverem corretas. b) se somente I e III estiverem corretas. c) se somente I e IV estiverem corretas. d) se somente II e III estiverem corretas. e) se somente II e IV estiverem corretas.
Resoluo

III. Falsa Os vrus da dengue so transmitidos pelas fmeas infectadas do mosquito Aedes aegypti, uma vez que somente elas so hematfagas. IV. Falsa Somente os mosquitos & infectados podem transmitir a doena.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

46

O aquecimento global pode ser o responsvel pela extino de vrias espcies de rpteis. Esses animais no possuem mecanismos de controle de temperatura corporal, sendo dependentes da temperatura do ambiente para desempenhar suas atividades. Essa incapacidade de controle da temperatura est relacionada com a) a presena de glndulas sudorparas na pele. b) a existncia de um septo separando completamente os dois ventrculos no corao. c) uma grande extenso de trocas gasosas nos pulmes. d) a presena de um sistema circulatrio incompleto, permitindo a mistura de sangue arterial e venoso e) um sistema nervoso ventral e ganglionar.
Resoluo

A mistura de sangue venoso com arterial no permite uma alta taxa de saturao da oxi-hemoglobina, o que interfere no metabolismo, impedindo a regulao da temperatura corprea.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

HISTRIA

47

A linha de fora que conduziu os diversos estudos sobre a histria do So Paulo oitocentista foi o desejo de explicar o notvel crescimento do seu ncleo urbano. Como se sabe, na segunda metade do sculo XIX, a capital da provncia passou de 11. maior aglomerao urbana do Brasil, em 1872, para a segunda em 1920, perdendo apenas para a capital do pas. A grande questo era entender como e por que a cidade atingiu to rapidamente tal posio.
Maria Luiza Ferreira de Oliveira, Uma senhora na rua do Imperador: populao e transformaes urbanas na cidade de So Paulo

Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta uma resposta satisfatria indagao do texto. a) Apesar de sofrer investimentos advindos dos cafezais, So Paulo se beneficiou, principalmente, da produo aucareira. b) Desde sua fundao, no sculo XVI, So Paulo despontou como centro econmico do Brasil. c) A cidade de So Paulo se beneficiou de investimentos realizados por diversos segmentos, dentre eles, o setor cafeeiro. d) A cidade s iria se desenvolver realmente com a industrializao, na segunda metade do sculo XX. e) Diversos fatores explicam as transformaes vividas por So Paulo, tais como a cafeicultura, a industrializao e a explorao das drogas do serto.
Resoluo

Embora o fator inicial do acelerado crescimento da cidade de So Paulo tenham sido investimentos procedentes da cafeicultura do Oeste Paulista, tanto na indstria como no setor bancrio, outros elementos contriburam poderosamente para aquele resultado: a expanso do comrcio e da prpria indstria, em virtude da atuao de estrangeiros emergentes, e o expressivo aumento das atividades ligadas prestao de servios poderosos polos de atrao para imigrantes das mais variadas origens e tambm para migrantes procedentes de outros estados.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

48

Observe as reportagens abaixo. NEM TO NMADES Descoberta no stio arqueolgico de Star Carr, no Reino Unido, uma rea circular, com 3,50 m de dimetro, foi anunciada por pesquisadores das universidades de Manchester e de York como a casa mais antiga do pas. A construo, de cerca de 11 mil anos, teria sido feita com troncos colocados, verticalmente, em torno de um buraco, forrado por restos de material orgnico, semelhantes palha. A existncia da pequena casa refora teses que defendem que o homem do perodo Mesoltico, classificado ainda como nmade, j tivesse tido pequenos perodos de sedentarismo. ARCO E FLECHA Pontas de pedras, que provavelmente eram utilizadas com setas, foram desenterradas da caverna Sibudu, na frica do Sul, e anunciadas por cientistas como as amostras mais antigas de flechas feitas pelo homem. Com cerca de 64 mil anos, as pedras tm vestgios de sangue e osso, dando pistas de que foram confeccionadas para caar. Acreditava-se, anteriormente, que o desenvolvimento de armas como arco e flecha tivesse ocorrido cerca de 20 mil anos mais tarde. Segundo os pesquisadores, se o homem dessa regio conseguia montar esse tipo de ferramenta para caar, sinal de que ele j possua habilidades cognitivas, diferentemente de humanos primitivos de outras reas.
Revista Aventuras na Histria

As notcias demonstram que a) ideias e conceitos at ento estabelecidos a respeito da chamada Pr-Histria sero revistos, uma vez que pesquisas e descobertas recentes apontam para concluses diferentes das elaboradas anteriormente. b) uma vez estabelecidos os argumentos a respeito da PrHistria, no possvel alter-los, j que as recentes descobertas arqueolgicas no apontam erros nas concluses at ento elaboradas sobre o perodo. c) descobertas recentes sobre a Pr-Histria colocam em xeque as concluses elaboradas anteriormente sobre o perodo, e apontam para a necessidade, urgente, de reviso de toda a historiografia pertinente ao assunto. d) concluses elaboradas sobre a Pr-Histria podero sofrer um processo de reviso, mas no sero alteradas com tanta facilidade, uma vez que precisase de mais argumentos e achados para demonstrar suas inconsistncias. e) analisar processos histricos uma tarefa difcil, uma vez que argumentaes consideradas verdadeiras so facilmente contestadas, como nos demonstram os achados arqueolgicos citados nos textos.
MACKENZIE (GRUPOS II III) DEZEMBRO/2010

Resoluo

Alternativa escolhida por eliminao. A primeira parte da mesma (concluses elaboradas sobre a PrHistria podero sofrer um processo de reviso) no merece reparos, pois o conhecimento da Histria e por extenso da Pr-Histria est constantemente sujeito possibilidade de reformulao, caso surjam elementos novos sobre um determinado tema. J a segunda parte (mas no sero alteradas com tanta facilidade, uma vez que se precisa de mais argumentos e achados para demonstrar suas inconsistncias) constitui uma afirmao subjetiva e conservadora, pois tem carter genrico e no leva em conta o grau de importncia dos novos achados em relao aos conceitos j estabelecidos.

49

No conturbado perodo aps a Segunda Grande Guerra, a causa imediata que levou invaso anglo-francesa no Egito, em 1956, foi a) a nacionalizao do Canal de Suez, pelo governo egpcio, contrariando aos interesses ingleses e franceses para a regio. b) o embargo realizado pelo governo egpcio, impedindo a passagem de petroleiros franceses, ingleses e norteamericanos pelo Canal de Suez. c) a deposio do Rei Farouk e a subida ao poder de uma junta militar ligados ala radical do movimento islmico. d) o auxlio militar egpcio dado aos movimentos de libertao da Arglia e do Marrocos. e) a nacionalizao de companhias de comrcio estrangeiras localizadas em territrio egpcio.
Resoluo

Gamal Abdel Nasser, que governou o Egito ditatorialmente de 1954 a 1970, foi um dos principais dirigentes rabes contemporneos e o mais expressivo defensor do pan-arabismo. Sua poltica nacionalista levou-o, em 1956, a nacionalizar o Canal de Suez, que era administrado por uma companhia anglo-francesa em regime de extraterritorialidade. A medida provocou a reao armada dos governos britnico e francs, que bombardearam posies egpcias e lanaram paraquedistas em pontos estratgicos do canal. Tal operao foi precedida por um ataque israelense na Pennsula do Sinai. Todavia, essa ofensiva combinada fracassou quando o ditador sovitico Nikita Krushev ameaou lanar msseis contra Londres e Paris. Desamparados pelo presidente norte-americano Eisenhower, os atacantes retiraram suas tropas o que aumentou extraordinariamente o prestgio internacional de Nasser.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

50

O dissidente chins Liu Xiaobo obteve, nesta sextafeira, o Prmio Nobel da Paz 2010, devido ao uso da no violncia na defesa dos direitos humanos, no seu pas natal. A China reagiu duramente, qualificando a deciso de uma blasfmia ao prprio prmio.
Folha de S. Paulo, 08/10/2010

A conquista do Prmio Nobel pelo ativista chins, que participou das manifestaes ocorridas na Praa da Paz Celestial, em Pequim, e duramente reprimidas pelo governo em 1989, deixam claras as contradies com as quais a China se depara no incio do sculo XXI, porque I. a abertura econmica, a partir de 1978, acabou com o coletivismo dos tempos maostas e foi responsvel pelo crescimento do PIB chins, favorecido pelos investimentos estrangeiros no pas. II. ao assumir o governo, Deng Xiaoping combinou abertura econmica com totalitarismo poltico e, mesmo constatando o crescimento desigual no interior da China, tem resolvido os impasses polticos por meio de negociaes pacficas. III. o paradoxo entre o totalitarismo poltico e adoo de liberdade de mercado na China tem desgastado as instituies de poder, que recorrem ao exerccio da fora para conservar o poder diante de um pas influenciado pela economia de mercado. correto afirmar que a) somente I est correta. b) somente II est correta. c) somente I e II esto corretas. d) somente I e III esto corretas. e) I, II e III esto corretas.
Resoluo

A proposio II incorreta porque o carter totalitrio do regime chins no se coaduna com negociaes pacficas o que confirmado pelo prprio enunciado da questo, na referncia feita ao Massacre da Praa da Paz Celestial. Todavia, a afirmao da proposio III, de que as instituies de poder tm sofrido desgaste, parece no ter respaldo na realidade, pois as manifestaes oposicionistas so francamente minoritrias, e as aspiraes autonomistas das minorias tnicas notadamente no Tibet tm sido submergidas pela influncia avassaladora da etnia Han (92% da populao).

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

51

Caa a tarde feito um viaduto E o bbado trajando luto me lembrou Carlitos A lua, tal qual a dona do bordel Pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel E nuvens, l no mata borro do cu, Chupavam manchas torturadas, que sufoco Louco, o bbado com chapu-coco Fazia irreverncias mil pra noite do Brasil, meu Brasil Que sonha com a volta do irmo do Henfil Com tanta gente que partiu num rabo-de foguete...
Joo Bosco e Aldir Blanc, O bbado e a equilibrista, 1979

A cano destaca a figura do socilogo Betinho, irmo do famoso cartunista Henfil, premiado com o Global 500, da ONU, por sua contribuio em favor da ecologia na Campanha pela Reforma Agrria. A letra da msica retrata, na histria recente do Brasil, o perfil dos a) estudantes secundaristas, os caras-pintadas, exigindo medidas ticas contra o governo de Fernando Collor de Melo. b) anistiados polticos, vtimas do regime repressivo durante a ditadura militar e a volta deles do exlio. c) manifestantes que participaram da Campanha contra a Fome, liderados por Betinho contra a misria social. d) refugiados polticos, sendo a maioria integrantes do Partido Comunista Brasileiro, cassados durante o Estado Novo. e) integrantes das campanhas Diretas J, que nas capitais do pas, se manifestaram a favor do retorno ao voto direto para presidncia da Repblica.
Resoluo

A composio de Joo Bosco e Aldir Blanc contempornea do processo de abertura poltica iniciado no governo Geisel e que, alargado durante o governo Figueiredo, desembocaria na redemocratizao de 1985-90. O socilogo Herbert de Sousa (Betinho), que mais tarde se celebrizaria por sua campanha contra a fome, foi um dos opositores do regime militar que voltaria ao Brasil em virtude da Lei da Anistia, de 1979.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

52

Carlos Eduardo Novaes e Csar Lobo, Histria do Brasil para Principiantes: 500 anos de idas e vindas

A charge se refere a) promulgao do Ato Adicional de 1834, quando D. Pedro I estabeleceu a criao do Poder Moderador, de uso exclusivo do imperador. b) promulgao da Constituio de 1824 por D. Pedro I, estabelecendo o Poder Moderador, de uso tanto do imperador quanto do Conselho de Ministros. c) outorga da Constituio de 1824, por D. Pedro II, estabelecendo o Poder Moderador, de uso tanto do imperador quanto do Conselho de Ministros. d) outorga da Constituio de 1824 por D. Pedro I, estabelecendo o Poder Moderador, de uso exclusivo do imperador. e) promulgao da Constituio de 1891 pelo Mal. Deodoro da Fonseca, estabelecendo o Poder Moderador, de uso exclusivo do presidente.
Resoluo

A Constituio de 1824, outorgada por D. Pedro I, foi moldada de acordo com o perfil autoritrio do monarca. Nesse sentido, colocou o Poder Moderador (privativo do Imperador) acima dos demais Poderes e estabeleceu a inviolabilidade da pessoa do soberano.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

53

A esperta burguesia, para que os jovens operrios no despertem contra tanta infmia, espalha por todos os bairros, clubes de futebol, dancings, etc... para distralos, para envenenar-lhes a conscincia.
Jornal O Trabalhador Grfico, 1907

Durante a Repblica Velha, a respeito do movimento operrio brasileiro e suas reivindicaes, correto afirmar que a) a constante divulgao, no meio sindical nacional, pelo Partido Comunista Brasileiro, dos ideais marxistas, capacitou a classe operria, no incio do perodo republicano, a se tornar mais consciente de suas reivindicaes polticas. b) a fundao de Associaes Mutualistas e de Grmios de Trabalhadores consistiam, na poca, no nico espao de reunio e de discusso sindical, onde os operrios se organizavam a fim de obter melhorias em suas condies de vida e de trabalho. c) no meio do movimento operrio brasileiro, nas duas primeiras dcadas da Repblica, ainda era fraca a penetrao dos ideais anarquistas, devido ao repdio das lideranas nacionais frente penetrao de ideologias estrangeiras, presentes no movimento dos trabalhadores europeus. d) para atingir seus objetivos e buscar suprimir o poder do Estado, os sindicatos nacionais se utilizaram do recurso de decretar greves e paralisaes no setor industrial, estatizando empresas estrangeiras, ocasionando prejuzos de ordem econmica e financeira ao pas. e) o crescimento do movimento operrio brasileiro, nesse perodo, decorreu da intensa imigrao europeia ocorrida desde o final do sculo XIX, sendo o nosso operariado composto, de forma expressiva, por trabalhadores de origem europeia que sofreram forte influncia do anarcossindicalismo.
Resoluo

O movimento operrio brasileiro, nas duas primeiras dcadas do sculo XX, seguiu uma orientao predominantemente anarcossindicalista, propagada por imigrantes europeus (notadamente italianos e espanhis). Estes geralmente tinham formao anarquista, que se transmudava em anarcossindicalismo quando constatavam a debilidade organizacional do proletariado brasileiro.

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

FSICA

54

Com relao rampa de apoio, os corpos C1 e C2 esto em repouso e na iminncia de movimento. Ao abandonarse o conjunto, o corpo C1 sobe a rampa, com a qual existe atrito cintico de coeficiente = 0,2. Considerando-se os dados da tabela abaixo e fios e polias ideais, o ganho de energia cintica do corpo C2, durante o deslocamento do corpo C1, do ponto A ao ponto B, de a) 20 J Massa do corpo C1 = 2,0 kg b) 2,0 J Massa do corpo C2 = 2,0 kg c) 1,6 J sen = 0,80 d) 0,80 J cos = 0,60 e) 0,60 J g = 10 m/s2

Resoluo

1) Clculo da fora de atrito no bloco C1: Fat = cFN = c P1 cos Fat = 0,2 . 20 . 0,60 (N) = 2,4N 2) Clculo da acelerao do sistema: P2 Pt Fat = (m1 + m2) a
1

20 20 . 0,80 2,4 = 4,0a 1,6 = 4,0a a = 0,40m/s2 3) Clculo da velocidade adquirida pelos blocos: 0,80 sen = = 0,80 s s = 1,0m
2 V2 = V0 + 2 s

V2 = 0 + 2 . 0,40 . 1,0 V2 = 0,80 (SI)

4) A energia cintica adquirida por C2 dada por: mV2 2,0 Ecin = = . 0,80 (J) 2 2 2 Ecin = 0,80J
2

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

55

No interior do tubo em forma de U, com extremidades abertas, ilustrado ao lado, existe gua, de densidade 1,0g/cm3. Em certo instante, despeja-se, no ramo da direita, uma quantidade de leo, de densidade 0,80 g/cm3.

Dentre as alternativas, a figura que melhor representa o estado de equilbrio desses dois lquidos no miscveis

Resoluo

De acordo com a Lei de Stevin: pA = pB


MACKENZIE (GRUPOS II
E

III) DEZEMBRO/2010

patm + a g ha = patm + o g ho a ha = o ho 1,0ha = 0,80ho ha = 0,80ho Na opo E: ho = h e ha = 0,80h

56

Calor especfico da gua lquida = 1 cal/(gC) Densidade da gua lquida = 1,0 g/cm3 Calor especfico da gua slida (gelo) = 0,50 cal/(gC) Calor latente de fuso da gua = 80 cal/g Capacidade trmica do recipiente = 50 cal/ C Durante a realizao de certo experimento, um pesquisador necessitou de gua lquida a 0C. Para obt-la, pegou um recipiente contendo 400 cm3 de gua, que estava no interior de um refrigerador, temperatura de 5C. Em seguida, dispondo de pedrinhas de gelo (gua slida) a 20C, com 5,0 g de massa cada uma, misturou algumas delas gua do recipiente e atingiu o seu objetivo. Desprezando-se as possveis trocas de calor com o meio ambiente e considerando os dados da tabela acima, conclui-se que o nmero mnimo de pedrinhas de gelo misturadas gua do recipiente foi a) 4 b) 5 c) 15 d) 36 e) 45
Resoluo

A quantidade de calor cedida pela gua do refrigerador usada para aquecer as pedrinhas a 0C e provocar sua fuso: Qcedido = Qrecebido maca a = n mg (cg g + Lf) 400 . 1,0 . 5 = n . 5,0 (0,50 . 20 + 80) 2000 = 5,0 . n . 90 n = 4,4 Como n deve ser inteiro, o valor mais prximo nmn = 5

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

57

Um estudante observa que um raio luminoso, propagando-se no ar (ndice de refrao = 1), ao atingir a superfcie de separao de um meio transparente, sob o ngulo de incidncia i, tem o seu raio refletido perpendicular ao seu respectivo raio refratado. Aps algumas consideraes, esse estudante concluiu, corretamente, que o ndice de refrao desse meio igual a a) i b) tg i c) sen i d) cos i e) sec i
Resoluo

Lei de Snell n1 . sen i = n2 . sen r Da figura, temos: i + + + r = 180


123

90 i + r = 90 (ngulos complementares) sen r = cos i De em , vem: n1 . sen i = n2 . cos i Sendo n1 = 1 sen i = n2 . cos i n2 = tg i

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

58

Um corpo de 0,50 kg oscila, periodicamente, sobre uma reta em torno de um ponto, com sua posio x em funo do tempo, na reta, dada em relao a esse ponto, pela funo x = 0,30 cos .t. A posio x medida em metros, em rad/s e t em segundos. Dentre as alternativas, o valor mais prximo da fora resultante que age sobre esse 1 corpo, no instante s, 3 a) 0,74 N b) 0,82 N c) 0,96 N d) 1,20 N e) 1,48 N
Resoluo

x = 0,30 cos t (SI) a = 0,30m = rad/s = a 2 cos t = 0,30 . 2 cos . t (SI) 1 Para t = s, temos: 3 = 0,30 . 2 . cos (m/s2) 3 1 1 cos = = 0,30 . 2 . (m/s2) 3 2 2 = 0,152 (m/s2) A fora resultante ter mdulo dado por: F=m F = 0,50 . 0,152 (N) F 0,74N

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

59

Em uma experincia no laboratrio de eletricidade, um aluno verificou, no circuito abaixo, que a intensidade de corrente no resistor de 3 0,4 A.

Sabendo que a fem do gerador 4,5 V, esse aluno pode, corretamente, afirmar que a resistncia interna desse gerador a) 0,5 b) 0,4 c) 0,3 d) 0,2
Resoluo

e) 0,1

A ddp no resistor de 3 dada por UCB = R . i1 UCB = 3 . 0,4 (V) UCB = 1,2V

No resistor de 6, temos: UCB = R . i2 1,2 = 6 . i2 i2 = 0,2A A corrente total que circula vale: i = i1 + i2 i = 0,4A + 0,2A i = 0,6A Entre A e B, a ddp fica: UAB = UAC + UCB UAB = 5 . i + 1,2 UAB = 5 . 0,6 + 1,2 (V) UAB = 4,2V Para o gerador, entre A e B, a ddp til dada por: UAB = E r . i 4,2 = 4,5 r . 0,6 r . 0,6 = 0,3 0,3 r = () 0,6 r = 0,5
MACKENZIE (GRUPOS II
E

III) DEZEMBRO/2010

60

A intensidade do vetor campo eltrico, em pontos externos, prximos a uma placa condutora eletrizada, no vcuo, dada por E = . Nessa equao, a densidao sidade superficial de carga e o, a constante de permissividade eltrica no vcuo. Uma pequena esfera, de massa 1,0 g, eletrizada com carga q = + 1,0C, suspensa por um fio isolante, inextensvel e de massa desprezvel, mantm-se em equilbrio na posio indicada.

Considerando-se que o mdulo do vetor campo gravitacional local g = 10 m/s2, neste caso, a relao , referente o placa, a) = 1,0 . 102 V/m o b) = 2,0 . 102 V/m o c) = 1,0 . 104 V/m o d) = 2,0 . 104 V/m o e) = 1,0 . 106 V/m o
Resoluo

P=m.g P = 1,0 . 103 . 10 N P = 1,0 . 102N

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

Tx = Ty F = Tx P = Ty F=P

q. Sendo F = q . E F =
0

Das equaes

, vem:

P q . = P = 0 0 q 1,0 . 102 = (unidades SI) 0 1,0 . 106 = 1,0 . 104 V/m

MACKENZIE (GRUPOS II

III) DEZEMBRO/2010

Potrebbero piacerti anche