Sei sulla pagina 1di 5

HIPERTENSO ARTERIAL

O que hipertenso arterial ou presso alta? A hipertenso arterial ou presso alta quando a presso que o sangue exerce nas paredes das artrias para se movimentar muito forte, ficando acima dos valores considerados normais.

Que conseqncias a presso alta pode trazer? Se no tratada, a presso alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenas do corao, como infarto, insuficincia cardaca (aumento do corao) e angina (dor no peito), insuficincia renal ou paralisao dos rins e alteraes na viso que podem levar cegueira.

Quando uma pessoa considerada hipertensa? A pessoa considerada hipertensa quando a sua presso arterial estiver maior ou igual a 140/90 mmHg (ou 14 por 9). Para essa considerao, os dados devem ser medidos vrias vezes, de forma correta, com aparelhos calibrados e por profissional capacitado.

Quais as pessoas com maior risco de se tornarem hipertensas? Aquelas com excesso de peso, que no tem uma alimentao saudvel, ingerem muito sal, no fazem exerccios fsicos,consomem muita bebida alcolica, so diabticos ou tm familiares hipertensos. O risco aumenta com a idade.Aps os 55 anos, mesmo as pessoas com presso arterial normal, tm 90% de chances de desenvolver a hipertenso.

Quais os sintomas da presso alta? A maioria das pessoas com presso alta no apresenta nenhum sintoma no incio da doena, por isso ela chamada de inimiga silenciosa. A nica forma de saber se a presso est alta verificando regularmente os seus valores o que pode ser feito em ambulatrios e hospitais. Os sintomas atribudos ao aumento da presso so dor de cabea, cansao, tonturas, sangramento pelo nariz, entre outros, porm esses podem no estar associados presso alta.

Tenha uma alimentao saudvel:

Evite:
acares e doces frituras derivados de leite na forma integral, com gorduras carnes vermelhas com gordura aparente e vsceras temperos prontos alimentos industrializados que vm em latas ou vidros alimentos processados e industrializados como embutidos, conservas, enlatados, defumados, charque.

Prefira:
alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados temperos naturais como limo, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha frutas, verduras e legumes

Sou hipertenso. O que devo fazer? Mea sua presso regularmente Diminua a quantidade de sal na comida. Use no mximo 1 colher de ch para toda a alimentao diria. No utilize saleiro mesa e no acrescente sal no alimento depois de pronto

produtos lcteos desnatados.

Diminua ou abandone o consumo de bebidas alcolicas Mantenha um peso saudvel. Tambm importante avaliar a medida da circunferncia abdominal (cintura), que no homem no deve ultrapassar 94 cm e, na mulher, 80 cm

Pratique atividade fsica pelo menos 5 dias por semana.Faa caminhadas, suba escadas em vez de usar o elevador, ande de bicicleta, nade, dance No fume! Depois da hipertenso, o fumo o principal fator de risco para doenas cardiovasculares Controle o estresse (nervosismo). Tente administrar seus problemas de uma maneira mais tranqila. A arte de viver bem enfrentar os problemas do dia-a-dia com sabedoria e tranqilidade Se utilizar medicamentos: Tome as medicaes conforme a orientao mdica Se tiver qualquer dvida sobre o medicamento, converse com seu mdico Comparea s consultas regularmente No abandone o tratamento

Pense nisso:
Hipertenso arterial ou presso alta no tem cura, mas tem controle O tratamento da presso alta realizado por toda a vida O tratamento adequado da hipertenso prolonga a vida e melhora a qualidade de vida Se voc estiver acima do peso adequado, seu risco de desenvolver doenas do corao maior. Com o emagrecimento, sua presso pode diminuir ou at mesmo se normalizar. Desse modo, poder necessitar de menos remdios! Fumantes apresentam risco maior de infarto, derrame, doenas nas artrias, cncer de pulmo e vrias outras doenas!

Portanto:
Mea sua presso arterial regularmente Tenha uma alimentao saudvel e pratique atividade fsica Siga as orientaes do seu mdico; elas contribuiro para o controle da presso arterial e para a diminuio dos riscos de doenas cardiovasculares O controle da presso alta est em suas mos. Qualidade de vida se conquista. Com estas medidas possvel viver mais e melhor.

Tratar a presso alta um ato de F na vida!

Potrebbero piacerti anche