Sei sulla pagina 1di 3

Questes elaboradas pelo professor Leandro Villela de Azevedo (professoelandrovillela@gmail.com) www.profleandro.com www.tecnaula.blogspot.

com

Tema: Nietsche Questes aplicadas entre os anos de 2008 e 2012 Escola Villare

Vimos durante o trimestre o surgimento do chamado Darwinismo Social, tambm apelidado de racismo cientfico. a-) Explique qual a relao deste pensamento com as idias de Darwin b-) Explique a argumentao utilizada pelo Darwinismo Social para justificar as superiodades de certas raas sobre outras c-) Explique, por que motivo esses argumentos no tm validade cientfica. Os fragmentos abaixo foram retirados do livro O Anticristo de Nietzsche. Baseando-se neles responda:

O que bom? Tudo que aumenta, no homem, a sensao de poder, a vontade de poder, o prprio poder. O que mau? Tudo que se origina da fraqueza. O que felicidade? A sensao de que o poder aumenta de que uma resistncia foi superada. No o contentamento, mas mais poder; no a paz a qualquer custo, mas a guerra; no a virtude falsa, mas a eficincia ou seja a virtude desvinculada de moralismos. Os fracos e os malogrados devem perecer: primeiro princpio de nossa caridade. E realmente devese ajudlos nisso. O que mais nocivo que qualquer vcio? A compaixo posta em prtica em nome dos malogrados e dos fracos o cristianismo... (...)

No devemos enfeitar nem embelezar o cristianismo: ele travou uma guerra de morte contra este tipo de homem superior, anatematizou todos os instintos mais profundos desse tipo, destilou seus conceitos de mal e de maldade personificada a partir desses instintos o homem forte como um rprobo, como degredado entre os homens. O cristianismo tomou o partido de tudo o que fraco, baixo e fracassado; forjou seu ideal a partir da oposio a todos os instintos de preservao da vida saudvel; corrompeu at mesmo as faculdades daquelas naturezas intelectualmente mais vigorosas, ensinando que os valores intelectuais elevados so apenas pecados, descaminhos, tentaes. O exemplo mais lamentvel: o corrompimento de Pascal, o qual acreditava que seu intelecto havia sido destrudo pelo pecado original, quando na verdade tinha sido destrudo pelo cristianismo! a-) Resuma a idia do texto com suas palavras, especialmente explicando a inverso das idias de bem e mal colocadas por Nietzsche b-) Que tipo de atitudes estariam erradas no mundo de hoje segundo ele? Como poderamos corrigir tais atitudes? c-) Escolha uma das frases abaixo e a defenda perante as demais: Nietzsche foi o primeiro corajoso a expor a grande hipocrisia que era o cristianismo. Apesar do mundo cristo se dizer solidrio e amoroso, na prtica sempre o que imperou foi a lei do mais forte. Admitir a hipocrisia o primeiro passo para se criar uma moral verdadeira. Nietzsche ao contradizer a base do cristianismo no simplesmente faz uma crtica sociedade, mas se ope a uma das poucas coisas boas que a humanidade conseguiu criar atravs dos sculos, o valor elevado do amor e da solidariedade, a idia de que a unio faz a fora e que um fraco hoje pode ser um forte amanh. com sua pregao de dio e competio eterna, nem ele prprio consegue viver o propunha aos demais, tanto que fica louco Nietzsche em sua obra coloca alguns pontos que devem ser considerados. A sociedade moderna no pode se basear em princpios abstratos como amor e caridade, entretanto ele exagerou em suas propostas de aniquilao dos

menos evoludos. O meio termo sempre o caminho da sabedoria, nem o rigor de Nietzsche e nem a utopia do cristianismo

Potrebbero piacerti anche