Sei sulla pagina 1di 20

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA

DEPARTAMENTO DE SOLOS

Introduo Fertilidade do Solo 2.3. Elementos Essenciais e Benficos


2.3.1. Introduo

De maneira geral, qualquer elemento que se encontre na forma disponvel pode ser absorvido pela planta. No entanto, a presena de um elemento qumico no tecido vegetal no implica que este seja fundamental para a nutrio da planta. Em decorrncia a este fato, foi necessrio separar os elementos que so essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, daqueles que sem ser essenciais, so benficos. Para tanto, foram definidos os critrios de essencialidade dos nutrientes.

2.3.2. Critrios da Essencialidade

Para que um elemento seja classificado como essencial, deve satisfazer alguns critrios. Historicamente, em 1939, Arnon & Stout (1939) estipularam os seguintes critrios: a) A ausncia do elemento impede que a planta complete seu ciclo; b) A deficincia do elemento especfica, podendo ser prevenida ou corrigida somente mediante seu fornecimento; c) O elemento deve estar diretamente envolvido na nutrio da planta, sendo que sua ao no pode decorrer de correo eventual de condies qumicas ou microbiolgicas desfavorveis do solo ou do meio de cultura, ou seja, por ao indireta. Epstein (1975), de maneira simples e direta, funde os dois ltimos critrios em apenas um, mais objetivo: O elemento faz parte da molcula de um constitunte essencial planta.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIOSA

2.3.3. Macro e Micronutrientes

Como todo ser vivo, as plantas necessitam de gua e de diferentes molculas orgnicas para sua sobrevivncia. Portanto, os elementos que compem a gua (H 2O) e qualquer molcula orgnica (C, O, H) obviamente tm sua essencialidade totalmente comprovada. Esses elementos so absorvidos pelas plantas a partir da gua absorvida pelas razes e do CO2 absorvido via fotossntese. Cerca de 90 % da matria seca de uma planta conciste de C, H e O (Quadro 2.1). De maneira geral, no estudo da fertilidade do solo esses trs elementos no so considerados, uma vez que o solo no a maior fonte destes, como comentado anteriormente. Juntamente a esses trs elementos, mais seis so absorvidos e exigidos em quantidades superiores aos demais: N, P, S, K, Ca e Mg, formando os chamados macronutrientes. A concnetrao deste elementos no tecido vegetal ocorre, de modo geral, na ordem de grandeza de gramas por quilograma de matria seca, exepresso em termos de percentagem. J os elementos : Fe, Mn, Zn, Cu, B, Mo e Cl que so exigidos em quantidades menores aos nove anteriormente citados, so denominados de micronutrientes. A concentrao destes elementos ocorre na ordem de grandeza de miligramas por quilograma de matria seca, ou seja partes por milho. A separao entre macro e micronutrientes principalmente didtica, pois esta separao quantitativa pode variar entre as diferentes espcies. Plantas como palmeiras (Cocus nucifera L) ou cebola (Allium cepa L) podem apresentar em seus tecidos concentraes de Cl equivalentes ou superiores a de alguns macronutrientes como fsforo e magnsio, por exemplo. Quadro 2.1 - Faixa de concentrao mdia de elementos essenciais da matria seca de um vegetal*. Elemento Carbono Oxignio Hidrognio Zinco Cobre Cloro Teor
dag/kg

Elemento Nitrognio Fsforo Potssio Ferro Boro

Teor
dag/kg

Elemento Clcio Magnsio Enxofre Mangans Molibdnio

Teor
dag/kg

42 44 6
mg/kg

2,0 - 3,5 0,12 - 0,22 1,5 - 3,0


mg/kg

1,0 - 2,5 0,2 - 0,4 0,2 - 0,3


mg/kg

10 200 4 50

50 - 1000 12 200

15 - 2000 0,1 1,4

1700 - 17000
2.3. Elementos Essenciais e Benficos 2

* Valores mdios variam de acordo com as espcie e do meio em que ela se encontre. dag/kg = %

Introduo Fertilidade do Solo

2.3.4. Elementos Benficos

Com a evoluo das pesquisas na rea de nutrio mineral de plantas, foram identificados alguns elementos que podem ser considerados essenciais para algumas espcies ou mesmo substituir parcialmente a funo de elementos essenciais. Outros, quando em concentraes muito baixas, estimulam o crescimento de plantas, porm sua essencialidade no foi demonstrada ou, apenas demonstrada sob determinadas condies especiais. Esses elementos tm sido classificados como elementos benficos. So considerados elementos benficos Al, Co, Ni, Se, Si, Na, V.

2.4. Funes dos Nutrientes


MACRONUTRIENTES
2.4.1.1. Nitrognio

O nitrognio geralmente exigido em grandes quantidades pelos vegetais, encontrando-se em concentraes que variam de 1 a 5 dag/kg da matria seca. Para a maioria das culturas, sua absoro ocorre preferencialmente na forma de NO3 , exceto em solos sob condies adversas nitrificao. Uma vez absorvido o NO3- reduzido e incorporado em compostos orgnicos.
-

O N constitunte de aminocidos, nucleotdeos, coenzimas, clorofila, alcalides, e outros. Seu papel como constitunte de protenas torna-se evidente na medida que, em mdia, as protenas contm 18 dag/kg de N. O N apresenta interaes com P, S e K. A absoro de NO 3- estimula a absoro de ctions, enquanto que a absoro de NH 4+ pode restringir a absoro de ctions como o Ca2+, por exemplo.

2.4.1.2. Fsforo

O fsforo, apesar de seu papel fundamental como componente energtico, sua concentrao nos tecidos vegetais pode variar de 0,10 a 1,0 dag/kg da matria seca,
Introduo Fertilidade do Solo 2.4. Funes dos Nutrientes 3

sendo que a faixa de suficincia para a maioria das culturas pode variar de 0,12 a 0,30 dag/kg. Da soluo do solo, absorvido nas formas aninicas (H2PO4- e HPO42-), as quais apresentam uma forte ligao covalente com o tomo de O, que mantida mesmo aps sua incorporao aos tecidos vegetais. Ao ligar-se a tomos de carbono, forma complexos polifosfatados como adenosina trifosfato (ATP) e adenosina difosfato (ADP), vitais para o metabolismo energtico, ou seja, para processos de converso de energia nas plantas. O P pode apresentar interaes com N, S e micronutrientes como Cu, Fe, Mn e Zn.

2.4.1.3. Enxofre

Assim como o P e a maior parte do N, o enxofre absorvido do solo sob a forma aninica de sulfato (SO42-) e, posteriormente, reduzido e incorporado compostos orgnicos. Pode ser encontrado em concentraes que variam de 0,1 a 0,4 dag/kg, no sendo incomum apresentar-se em valores superiores ao P. Como o N, sua estrutura qumica permite a formao de ligaes covalentes estveis, principalmente com o C e com outros tomos de S. A ligao estvel com o C nos aminocidos cistena (-C-SH), metonina (-C-S-CH3) e cistina (-C-S-S-C) que formam as protenas, compem a maior parte do S contido nas plantas. O S pode apresentar interaes notadamente com o N, P, B e Mo.

2.4.1.4. Potssio

A concentrao de K nos tecidos vegetais pode apresentar grande variabilidade em funo da espcie e do manejo cultural utilizado. Valores mais comumente encontrados situam-se na faixa de 1,0 a 3,5 dag/kg. Seu papel tem pouco em comum com o desempenhado pelo N, P e S. Sua estrutura qumica no conduz formao de ligaes covalentes e, portanto, no forma complexos de grande estabilidade. Seu principal papel o de ativador enzimtico, com participaes no metabolismo proteico, fotossntese, transporte de assimilados e potencial hdrico celular. Como principal componente osmtico das clulas guardas, a transferncia de K dentro e fora destas clulas regula a abertura e o fechamento dos estmatos.

Introduo Fertilidade do Solo

2.4. Funes dos Nutrientes 4

2.4.1.5. Clcio

O clcio comumente encontrado nos tecidos vegetais em concentrao que pode variar entre 0,5 a 3 dag/kg da matria seca. A maior parte do Ca nas plantas ocorre formando ligaes intermoleculares nas paredes celulares e membranas, contribuindo, assim, para a estabilidade estrutural e o movimento inter-celular de vrios metablitos. Atua, ainda, como catalisador de vrias enzimas. Nveis adequados de Ca ajudam a planta a evitar estresse decorrente da presena de metais pesados e, ou, salinidade. A substituio do clcio por metais pesados pode causar um desequilibrio estrutural e alterar a rigidez estrutural da parede celular. Apresenta interaes com Mg e K a ponto de um excesso do nutriente promover deficincias nos ltimos

2.4.1.6. Magnsio

A concentrao de Mg nos tecidos dos vegetais pode variar de 0,15 a 1,0 dag/kg da matria seca. Mais da metade do Mg contido nas folhas pode estar formando clorofila, j que esta possui um tomo central de Mg. Alm de seu papel na clorofila, o Mg ativador das enzimas relacionadas com o metabolismo energtico, alm de servir de ligao entre as estruturas de pirofosfato do ATP e ADP. Apresenta interaes com Ca e K.

MICRONUTRIENTES
2.4.1.7. Ferro

O Fe constitunte de inmeros metablitos, podendo ser parte integrante de protenas (ferrodoxinas p.e.) e de enzimas mitrocondriais. Sendo essencial para a sntese de clorofila, podem ser observadas correlaes significativas entre o teor de Fe e de clorofila na planta. Sua concentrao normal em plantas cultivadas pode variar de 50 a 150 mg/kg na matria seca de folhas.

Introduo Fertilidade do Solo

2.4. Funes dos Nutrientes 5

2.4.1.8. Zinco

Atuando como constituinte de algumas enzimas (desidrogenases, p. e.) ou como cofator destas, sua faixa de concentraco normal nos tecidos foliares pode variar de 27 a 150 mg/kg na matria seca, conforme a espcie.

2.4.1.9. Mangans

Com concentrao variando entre 20 e 100 mg/kg na matria seca de folhas, o Mn atua como ativador de muitas enzimas. Est envolvido em processos de oxidao e reduo no sistema de transporte de eltrons. Sua deficincia tm efeito direto na respirao, podendo, ainda, afetar a formao de vrios metablitos.

2.4.1.10. Cobre

Assim como o Zn, o cobre atua como constituinte e cofator de enzimas, participa do metabolismo de protenas e de carboidratos e na fixao simbitica de N 2. Concentraes foliares normais podem variar de 5 a 30 mg/kg. O cobre pode interferir no metabolismo do Fe, resultando no desenvolvimento de deficincias de Fe.

2.4.1.11. Boro

Existindo nas plantas na forma do nion borato (BO 33-) o principal papel do B nas plantas o de regulador do metabolismo de carboidratos. Est associado germinao do plen e formao do tubo polnico. Sua concentrao foliar pode variar de 1 a 6 mg/kg nas monocotiledneas; de 20 a 70 mg/kg nas dicotiledneas e de 80 a 100 mg/kg nas dicotiledneas produtoras de ltex.

Introduo Fertilidade do Solo

2.4. Funes dos Nutrientes 6

2.4.1.12. Molibdnio

O molibdnio est envolvido com vrias enzimas, principalmente naquelas que atuam na fixao de N2 atmosfrico (nitrogenase) e na reduo do nitrato (nitratoredutase). Plantas dependentes da simbiose ou aquelas nutridas apenas por nitrato, quando ausente o Mo, apresentam deficincia de N. O teor foliar de Mo normalmente inferior a 1 mg/kg na matria seca.

2.4.1.13. Cloro

O cloro no encontrado em nenhum metablito em plantas superiores. Sua atuao parece estar relacionada a um papel de neutralizador de ctions e do equilibrio osmtico de planta. Existm evidncias de que o elemento esteja envolvido na evoluo do oxignio nos processos fotossintticos. Plantas como coqueiro e dend so muito responsivas ao cloro, podendo, nessas plantas, apresentar-se em concentraes foliares de at 2 dag/kg de matria seca.

2.4.2. Funes dos Elementos Benficos

A seguir sero descritos alguns aspectos relacionados aos elementos que a literatura, de alguma maneira, tem considerado como benficos:

2.4.2.1. Alumnio

O Al, reconhecidamente um elemento txico para inmeras espcies cultivadas. No entanto, trabalhos empregando soluo nutritiva purificada procuraram demonstrar efeito benfico do elemento quando suprido em baixas concentraes. A literatura vasta de trabalhos que procuram caracterizar o elemento como benfico, quando suprido em baixas concentraes, no entanto, nos mdulos seguintes o enfoque prioritrio ser com relao sua toxicidade s plantas e sua capacidade de gerar acidez no solo.

Introduo Fertilidade do Solo

2.4. Funes dos Nutrientes 7

2.4.2.2. Cobalto

O Co pode ser encontrado nas folhas dos vegetais em concentraes que variam de 0,03 a 1,0 mg/kg de matria seca. Condies especiais de solos ricos em Co podem propiciar o acumulo nos tecidos de algumas espcies a teores de 0,2 a 0,4 dag/kg.

2.4.2.3. Nquel

Diferentes pesquisas tm demonstrado a capacidade do Ni em prevenir e reduzir a infeco de plantas por fungos que promovem a ferrugem em trigo. Entretanto, sua utilizao como fungicida restrita pois trata-se de um metal pesado.

2.4.2.4. Selnio

O Se encontra-se nos tecidos vegetais em concentraes inferiores a 1 mg/kg. Em solos com elevada disponibilidade do elemento, espcies forrageiras podem apresentar concentraes excessivamente elevadas a ponto de serem constatados casos de toxicidade em animais.

2.4.2.5. Silcio

O Si elemento abundante na litosfera e, por isso mesmo, os trabalhos que procuram determinar sua essencialidade, ou mesmo efeitos benficos ao crescimento, requerem especiais precaues quanto contaminao. Grande diversidade de efeitos benficos do Si tem sido descrita para diferentes espcies. Resistncia infeco por fungos, a ataques de insetos, e toxidez de Mn so exemplos clssicos. A deposio de SiO2 na parede celular de folhas e do caule, de cana-de-acar, de arroz e de sorgo, parece conferir considervel rigidez a essas estruturas.

Introduo Fertilidade do Solo

2.4. Funes dos Nutrientes 8

2.4.2.6. Sdio

O Na no considerado um nutriente essencial para a a maioria das plantas, mas para algumas espcies pertencentes ao gnero Atriplex encontrados na Austrlia e no Chile sua essencialidade tem sido demonstrada. Alguns trabalhos sugerem que o Na, quando em baixas concentraes, propicia maior crescimento a plantas C 4. Na realidade, o on Na+ tem-se mostrado capaz de substituir o K+ em algumas funes relacionadas com o equilbrio inico interno das plantas.

2.4.2.7. Vandio

Os efeitos benficos do V so citados em maior intensidade apenas para vegetais inferiores. Poucas referncias citam efeitos benficos em milho quando suprido por soluo nutritiva contendo 0,25 mg/L (Singh, 1971; Tisdale & Nelson, 1975).

2.5. Conceito de Fertilidade do Solo


2.5.1 Consideraes Gerais

Ao longo do tempo, tm-se visto numerosas tentativas de se conceituar a fertilidade do solo. Entretanto, sempre existiu a tendncia de se expressar a fertilidade do solo em termos de produtividade, de se utilizar, indiscriminadamente, os termos fertilidade e produtividade (produo por unidade de rea) como sinnimos. Para esclarecer a diferena entre produtividade e fertilidade, suponha-se que um solo frtil gere altas produes de algodo em um ano com chuvas regulares o que proporciona suficiente gua disponvel. Em um outro ano com menor intensidade de chuvas a produo pode ser sensivelmente menor. A falta de gua foi o motivo dessa menor produo, pois a fertilidade do solo no foi responsvel por este menor rendimento, j que ela permanece adequada. Pode-se concluir que o uso de um solo frtil nem sempre implica na obteno de alta produtividade, pois a produo resultante de fatores inerentes ao solo, planta, ao ambiente e s condies de

Introduo Fertilidade do Solo

2.5. Conceito de Fertilidade do Solo 9

manejo. Por outro lado, um solo produtivo deve apresentar fertilidade elevada, ou ter sido, previamente, corrigido. A fertilidade juntamente com as condies fsicas e microbiolgicas, a a mineralogia e a qumica um dos componentes do fator solo na equao de produo.

Produo Solo Fertlidade , fisica, microbilogia, mineralogi a, qumica , Ambiente, Planta, Manejo
A fertilidade tem sido conceituada como "a capacidade do solo de ceder elementos essenciais s plantas" (Raij, 1981; Braga, 1983). Alguns autores (Malavolta, 1976; Raij, 1981) acrescentam que esta capacidade, para no apresentar limitaes, deva ser mantida durante todo o crescimento e desenvolvimento da planta, mesmo que esta deixe de absorver ou utilizar, numa determinada fase de seu ciclo. A produtividade encontra, portanto, na fertilidade do solo, varivel determinante de seu dimensionamento, apenas por limitao quando ela deficiente. Assim, por exemplo, a resposta em produo de uma planta pode ser diferente quando se aplicam doses crescentes de um nutriente em solos diferentes, conforme se observa na Figura 2.1, onde o solo LE tem maior produtividade refletindo aparentemente, maior capacidade para ceder elementos essenciais.

16 14 12 10 8 6 4 2 0

Matria seca (g)

LE

AQ

10

20 30 S (kg/ha)

40

50

LE: AQ:

Y = 6,5386 + 0,4265X - 0,0053X2 Y = 5,4869 + 0,2341X - 0,0014X2

R2 = 0,996 R2 = 0,975

Figura 2.1 - Produo da matria seca de capim jaragu (Hyparrhenia rufa) em resposta aplicao de cinco doses de enxofre em um Latossolo Vermelho-Escuro (LE) e uma Areia Quartzosa (AQ). FONTE: Casagrande & Souza, 1982.

Introduo Fertilidade do Solo

2.5. Conceito de Fertilidade do Solo 10

O conceito de fertilidade do solo apresenta vrias limitaes importantes em sua interpretao. Um solo de definido nvel de fertilidade pode apresentar diferente produo com diferentes espcies de plantas, conforme ilustra a Figura 2.2, posto que as plantas variam em sua capacidade de absoro e de utilizao de um mesmo nutriente (Epstein, 1975; Malavolta, 1976; Sanchez, 1981; Mengel & Kirby, 1982). Nesse caso, a braquiria mostra maior capacidade de produo em relao ao jaragu. Percebe-se, assim, que o conceito de fertilidade deve considerar, tambm, a espcie a ser cultivada.

35 30 25 20 15 10 5 0

Matria seca (g)

Braquiria

Jaragu

10

20 30 S (kg/ha)

40

50

Braquiria: Y = 6,3691 + 1,0225X - 0,0104X2 Jaragu: Y = 3,2609 + 0,5510X - 0,0053X2

R2 = 0,999 R2 = 0,998

Figura 2.2 - Produo de matria seca de duas espcies de gramneas forrageiras, braquiria (Brachiaria decumbens) e jaragu (Hyparrhenia rufa), em resposta aplicao de cinco doses de enxofre em um Latossolo Vermelho-Escuro. FONTE: Casagrande & Souza, 1982.

Com a evoluo das pesquisas na rea das relaes solo-planta, o conceito esttico e reducionista de que a fertilidade de um solo sua capacidade de ceder nutrientes, tem sido revisto. Dessa forma, conclui-se, que considerando determinado nutriente o solo pode ser frtil, porm, em relao outro nutriente no. O mesmo se observa em relao espcie a ser cultivada, ou ainda para diferentes variedades de uma mesma espcie, fato que enfatizado em diversas publicaes (Russell & Russell, 1973; Epstein, 1975; Malavolta, 1980; Magnani, 1985). Dada a necessidade de se avaliar a fertilidade do solo sob uma viso holstica e dinmica, didaticamente tem-se empregado os termos "Fertilidade Natural", "Fertilidade Potencial" e "Fertilidade Atual", a fim de facilitar o entendimento desse conceito (Buol et al., 1974; Lepsch, 1983).
Introduo Fertilidade do Solo 2.5. Conceito de Fertilidade do Solo 11

2.5.2. Fertilidade Natural

A fertilidade natural corresponde fertilidade do solo quando ainda no sofreu nenhum manejo, ou seja, no foi trabalhado e, portanto, no sofreu recente interferncia antrpica. muito usada na avaliao e classificao de solos onde no existe atividade agrria. D idia da capacidade que apresenta um solo ou unidade de classificao para ceder nutrientes; mostra as diferenas entre as unidades (Lepsch, 1983). Por exemplo, em dois solos com diferentes graus de saturao de bases (V), o solo distrfico (V<50%) aparentemente apresentaria menor capacidade de ceder nutrientes, comparado ao eutrfico (V 50%). Na verdade, estes ndices pouco representam em termos da real capacidade de ceder nutrientes como P, S, Zn, Mn. Alm disso um solo pode ser distrfico e ter uma CTC superior, com maiores teores de ctions trocveis, do que um solo eutrfico e, portanto, ter condies de fornecer maior quantidade de nutrientes para as plantas (Quadro 2.2). Quadro 2.2 - Caractersticas qumicas de dois solos com diferentes graus de saturao de bases (V) Solo SB T 3 ----------- cmolc/dm --------2 7 3 15 V % 66,7 46,7

Eutrfico Distrfico

2.5.3. Fertilidade Potencial

No caso da fertilidade potencial, evidencia-se a existncia de algum elemento ou caracterstica que impede o solo de mostrar sua real capacidade de ceder nutrientes. Assim, persistindo essas condies limitantes, a capacidade de ceder elementos estar obstruda, ainda que a fertilidade potencial seja alta. Entre as caractersticas limitantes cita-se o caso de solos cidos, onde o teor de Al elevado e a disponibilidade de Ca, Mg e P baixa ou insuficiente, o que se poderia corrigir com adio de calcrio, gesso e fosfato.
3+

Assim, tambm, os solos salino-sdicos apresentam contedos excessivos de Na , o que eleva o pH e ocasiona diminuio da disponibilidade de micronutrientes, principalmente Fe, Mn, Zn e Cu.
+

Introduo Fertilidade do Solo

2.5. Conceito de Fertilidade do Solo 12

2.5.4. Fertilidade Atual

A fertilidade atual a que apresenta o solo aps receber prticas de manejo para satisfazer as necessidades das culturas; d a idia da fertilidade de um solo j trabalhado. Deve ser interpretada considerando-se as correes realizadas, por exemplo, calagem, adubao fosfatada, etc. A fertilidade atual caracterizada pela determinao das formas disponveis dos nutrientes do solo.

2.6. Leis Gerais da Adubao


O crescimento de uma planta funo, entre outros fatores, da quantidade de elementos essenciais a ela fornecidos. A adio de nutrientes ao solo por meio das adubaes constitui, quando aplicada cientfica e racionalmente, prtica fundamental para o xito de qualquer explorao agrcola. A adubao tem como objetivo primordial manter ou aumentar no solo a disponibilidade dos nutrientes e o teor de matria orgnica, j que a incorporao de elementos restitui aqueles perdidos pelo solo em processos de lixiviao, eroso, complexao, imobilizao, fixao, volatilizao e, de absoro pelas plantas (Russell & Russell, 1973; Tisdale & Nelson, 1975; Sanchez, 1981; Thomas & Hargrove, 1984). As relaes entre produtividade e doses dos nutrientes so expressas por euaes matemticas genericamente denomiadas de curvas de resposta. Estas se apresentam como linha reta, parbola, alm de formas exponenciais e assintticas. A Figura 2.7 apresenta de forma genrica o padro bsico de uma curva de resposta a adubao. Evidenciam-se trs regies na curva: "A" (N0 - N1) que corresponde a incrimentos proporcionais, representada por uma reta; B (N1 - N2) onde doses adicionais geram resposta curvilinear: e C (> N2) onde doses mais elevadas causam decrscimo de produo.

Introduo Fertilidade do Solo

2.6. Leis Gerais da Adubao 13

Figura 2.7 - Curva de resposta adio de um nutriente. FONTE: Alvarez V., 1985.

Os princpios da adubao so provenientes de trs leis fundamentais: 1) lei do mnimo; 2) lei do mximo e 3) lei da restituio. Alm destas h derivaes da lei do mnimo que ao as leis dos incrementos decrescentes, da interao e uma derivaao da lei do mximo, que lei da qualidade biolgica (Voisin, 1973).

2.6.1. Lei do Mnimo


Esta lei, tambm conhecida como lei de Liebig, foi enunciada em 1843. Relaciona o crescimento vegetal com a quantidade do elemento existente no solo. Segundo ela, o crescimento de uma planta est limitado por aquele nutriente que se encontra em menor proporo no solo, em relao necessidade das plantas (Russell & Russell, 1973; Tisdale & Nelson, 1975; Raij, 1981). Sua aplicabilidade complexa, porque em condies normais de campo, muitas vezes so vrios os nutrientes ou fatores que limitam a produo, alm da ao de suas interaes. Sob este enunciado a lei do mnimo tem um enfoque qualitativo, que atualmente, com frequncia, assume o seguinte enunciado: a insuficincia de um elemento nutritivo no solo reduz a eficcia dos outros elementos e, por conseguinte, diminui o rendimento das colheitas (Voisin, 1973).

Introduo Fertilidade do Solo

2.6. Leis Gerais da Adubao 14

A lei do mnimo tambm tem um enfoque quantitativo ao considerar-se que a produtividade aumenta linearmente, com o nutriente adicionado, at que um "plateau" seja atingido, em conseqncia de ter outro nutriente passando a ser mais limitante ao crescimento e, portanto, o nico limitante da produtividade (Figura 2.8). Em outras palavras, uma adubao com N e K no traria aumento algum na colheita se o elemento mais limitante no solo fosse o P. Somente aps a plicao do P que haveria possibilidade de resposta ao N ou a K. Segundo uma interpretao quantitativa da lei de Liebig, o crescimento contnuamente linear at um ponto onde se alcana um "plateau" devido a insuficincia de outro fator que se torna limitante do crescimento, e que, se suprido, provoca outro surto de crescimento, at que novo nutriente (ou fator) se torne limitante e, assim, sucessivamente (Figura 2.8). Ao se verificar as limitaes do aspecto quantitativo da lei do mnimo (resposta linear aplicao de um nutriente) na representao de uma funo de resposta biolgica (obviamente curvilinear), sua utilizao atual tem sido por meio apenas do enfoque qualitativo. Dessa maneira, a presena de um nutriente em nvel insuficiente no solo responsvel pela reduo da eficincia e no pela eliminao completa dos efeitos de outros nutrientes.

Pro d u o L i m i te g e n ti c o , l u z e tc . P ( fa to r e s n o c o n tr o l v e i s )

" P l a te a u " d e p r o d u o p a r a B (l i m i ta o p o r C) p a ra A " P l a te a u " d e p r o d u o A (l i m i ta o p o r B ) " P l a te a u " d e p r o d u o p a r a A (l i m i ta o p o r B )

AB

AB C

AB C

N u tr i e n te s a p l i c a d o s

Figura 2.8. Resposta linear adio de nutrientes baseada na Lei do Mnimo.

Introduo Fertilidade do Solo

2.6. Leis Gerais da Adubao 15

2.6.1.1. Lei de Mitscherlich, como Derivao da Lei do Mnimo

Esta uma derivao do enfoque quantitativo da lei mnimo. Em 1909, o alemo E. A. Mitscherlich, tomando como base uma srie de ensaios, desenvolveu uma equao relacionando o crescimento de plantas ao suprimento de nutrientes (Tisdale & Nelson, 1975). A resposta linear aplicao de um nutriente, em nvel insuficiente no solo, proposta por Liebig, complementada pela resposta curvilinear correspondente adio daquele nutriente, em doses adicionais, at atingir o timo crescimento das plantas. O modelo linear de Liebig foi substitudo ou complementado por Mitscherlich, que observou que, com o aumento progressivo das doses do nutriente deficiente no solo, a produtividade aumentava rapidamente no incio (tendendo a uma resposta linear) e estes aumentos tornavam-se cada vez menores at atingir um "plateau", quando no havia mais respostas a novas adies (Malavolta, 1976; Braga, 1983; Pimentel Gomes, 1985). A expresso matemtica e a apresentao grfica desta lei esta na Figura 8.
YI A(1 10 c ( X b ) )

Figura 2.9. Representao grfica da equao de Mitscherlich.

O valor A corresponde a produo mxima, X a dose do nutreinte em aplicao e b a quantidade deste nutriente j presente no solo e c o coeficiente de eficcia para o respectivo nutriente. Esta lei pode ser enunciada da seguinte maneira: quando se adiciona ao solo doses crescentes de um nutriente, os incrementos inicias de produo so so
Introduo Fertilidade do Solo 2.6. Leis Gerais da Adubao 16

proporcionais s doses e depois tronam-se cada vez menores (menos que proporcionais).

2.6.1.2. Lei da Interao

Considerando o aspecto qualitativo da lei do mnimo, tem-se uma variante moderna que a lei da interao, que se expressa assim (Voisin, 1973): a eficciade cada fator de produo maior quando f os outros atoresesto mais perto do seu timo. Muitos experimentos tm mostrado que existem interaes entre os elementos e outros fatores de produo, isto , um ou mais elementos exercem influncia mtua ou recproca. Essa influncia pode ser positiva, sinrgica, como no caso de N x P; N x K; P x Ca; P x S; P x H2O do solo; N x Irrigao; N x Controle de ms ervas. Ela tambm pode ser negativa, antagnica, onde um fator ou elemento limita a ao de outro elemento: Al x P; Al x Ca; P x Zn; P x Fe; P x Cu; Ca x Zn; S x Mo; Ca x B; Zn x Fe. Essas interaes ocorrem no somente no solo mas, tambm, na planta. Por exemplo a presena de enxofre em quantidades adequadas na planta, favorecendo o metabolismo do nitrato (NO3-), e sua reduo para constituir aminocidos. Se ocorrer elevao na concentrao de S, diminui a reduo de NO3- e, ao contrrio, ocorrer acmulo de NO3- na planta.

2.6.2. Lei do Mximo

Normalmente, ao se aumentar ainda mais as doses de um nutriente (acima de N2, na Figura 2.7), observa-se que os rendimentos comeam a diminuir (regio C dessa Figura). Nesse caso, o excesso que limita ou prejudica a produo. Alm do efeito txico, que pode ocrrer com alguns nutrientes, o desequilbrio pode ser a causa. Foi considerando este aspecto, especialmente em relao produo, que Voisin (1973) enunciou a lei do mximo, nos seguintes termos: o excesso de um nutriente no solo reduz a eficcia de outros e, por conseguinte, pode diminuir o rendimento das colheitas. , Este fato no foi previsto pela lei de Mitscherlich, na sua primeira aproximao. Matematicamente, a resposta da planta, neste caso, pode ser bem representada pela equao de segundo grau:
Introduo Fertilidade do Solo 2.6. Leis Gerais da Adubao 17

Y b0 b1X b2 X2
onde: Y a produo obtida em resposta quantidade do nutriente X aplicado ao solo.

P 2.6.2.1. Lei da Qualidade Biolgica D


0

Considerando os efeitos negativos na alimentao animal pela produo de pastagem com teores desequilibrados de nutrientes, pela adio exagerada de certos corretivos ou adubos, Voisin (1973) props a "lei da qualidade biolgica". Ele considera que a aplicao de adubos deve ter como primeiro objetivo a melhoria da qualidade do produto, a qual tem prioridade sobre a produtividade. A deficincia ou excesso de certos nutrientes nas plantas pode causar problemas sade daqueles que a consomem.

2.6.3. Lei da Restituio

A lei da restituio baseia-se na necessidade de restituir ao solo aqueles nutrientes absorvidos pelas plantas e exportados com as colheitas, ou seja, aqueles que no foram reciclados. Segundo essa lei uma das causas da reduo da produtividade o esgotamento dos solos decorrente de cultivos sucessivos. Esta lei foi enunciada por Voisin (1973) nos seguintes termos: indispensvel, para manter a fertilidade do solo, fazer a restituio, no s dos nutrientes exportados pelas colheitas, mas, tambm, daqueles perdidos do solo. Dentro de sua concepo essa lei apresenta limitaes quanto sua completa aplicabilidade, posto que: a) Muitos solos so naturalmente pobres em um ou mais nutrientes, ou apresentam problemas de acidez ou problemas de salinidade. Portanto, o primeiro objetivo seria corrigir as deficincias ou excessos existentes. b) Os solos esto submetidos perda de nutrientes por lixiviao e mesmo por eroso, perdas que muitas vezes so intensificadas pela adio de corretivos e adubos. Por exemplo, com o uso de gesso aumenta-se a mobilidade de ctions em profundidade, no perfil do solo. Em geral, essas perdas so insignificantes para P, mas para N, K, S, Mg e Ca podem ser muito importantes.

Introduo Fertilidade do Solo

2.6. Leis Gerais da Adubao 18

2.7 Bibliografia
ALVAREZ V., V. H. Avaliao da fertilidade do solo (Superfcies de resposta Modelos aproximativos para expressar a relao fator-resposta). Viosa, Impr. Univ., UFV, 1985. 75 p. ALVAREZ, V., V. H. Leis gerais da adubao. In: V. H. ALVAREZ V. (coord.) Qumica e fertilidade do solo. Teoria. Viosa, Impr. Equipe, 1987. p. 60-72. ARNON, D. I. & STOUT, P. R. The essentiality of certain elements in minute quantity for plants with special reference to copper. Plant physiol, Washington, 14 : 371375, 1939. ASHER, C. J. Beneficial Elements, Functional Nutrients, and Possible New Essential Elements. IN: J. J. MORTIEDT, P. M. GIORDANO &W. L. LINDSAY (eds.) Micronutrientsin Agriculture, 2nd ed. Soil Science Society of America, Madison, 1991. p. 703-723. BRAGA, J. M. Avaliao da fertilidade do solo (ensaios de campo). Viosa, Impr. Univ., UFV, 1983. 101 p. BUOL, S. W. SANCHEZ, PA; CATE JR, R. B. & GRANGER, M. A. Classificacin de suelos en base a su fertilidad, In: E, BORNEMISZA & A. ALVARADO (eds). Seminrio sobre manejo de suelos en la Amrica Tropical. Cali, Colmbia, Febrero 10-14, 1974. Raleigh, North Carolina State Univessity, 1974. p. 129-144. CASAGRANDE, J. C. & SOUZA, O. C. Efeitos de nveis de enxofre sobre quatro gramneas forrageiras tropicais em solos sob vegetao de cerrado do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Pesq. agropec. bras. , Braslia, 17 : 21-25. 1982. DIBB, D. W. & THOMPSON JR., W. R. Interaction of potassium with other nutrients. In: R. D. MUNSON (ed). Potassium in agriculture. ASA, CSSA, SSSA. Madison, 1985. p. 515-33. EPSTEIN, E. Nutrio mineral das plantas - Principios e perspectivas. Traduo e notas de E. Malavolta. So Paulo, Livros Tcnicos e Cientficos. Ed. S.A. , 1975. 341 p. FASSBENDER, H. W. Qumica de suelos. San Jos, IICA, 1978. 398 p. FDRATION NATIONALE DE L'INDUSTRIE DES ENGRAIS. La fertilization. Paris, FNIE, 1974. 72 p. FONSECA, D. M. Nveis crticos de fsforo em amostras de solos para o estabelecimento de Brachiaria decumbens, Andropogon gayanus e Hyparrhenia rufa. Viosa, UFV , 1986. 148 p. (Tese de Mestrado) LEPSCH, I. F. Manual para levantamento utilitrio do meio fsico e classificao de terras no sistema de capacidade de uso, 4a aproximao. Campinas, SBCS, 1983. 175 p.

Introduo Fertilidade do Solo

2.7 Bibliografia 19

MAGNANI, R. Alguns aspectos da aplicao da segunda lei de Mitscherlich e da equao de regresso quadrtica maturao da cana-de-aucar. Piracicaba, ESALQ/USP, 1985. 73 p. MALAVOLTA, E. Manual de qumica agrcola: Nutrio de plantas e fertilizantes do solo. So Paulo, Editora Agronmica Ceres, 1976. 528 p. MALAVOLTA, E. Elementos de nutrio mineral de plantas. So Paulo, Editora Agronmica Ceres, 1980. 254 p. MENGEL, K. & KIRBY, E. A. Principles of plant nutrition. 3a ed., Bern, International Potash Institute, 1982. 655 p. PIMENTEL GOMES, F. Curso de estatstica experimental. 11a ed. Piracicaba, Livraria Nobel, S.A. , 1985. 466 p. RAIJ, B. VAN. Avaliao da fertilidade do solo. Piracicaba, Instituto de Potassa & Fosfato, Instituto Internacional da Potassa, 1981. 142 p. RIBEIRO, A. C. ; NOVAIS, R. F. de & ALVAREZ V., V. H. Propriedades fsico-qumicas do solo. In: V. H. ALVAREZ V. (coord.). Qumica e fertilidade do solo. Teoria. Viosa, Impr. Equipe, 1987. p. 15-50. RUSSELL, E. W. & RUSSELL, E. J. Soil conditions and plant growth. 10th ed. London, Longmans Green, 1973. 849 p. SANCHEZ, P. A. Suelos del trpico: caractersticas y manejo. Traduccin E. Camacho. San Jos, IICA, 1981. p. 301-353. SINGH, B.B. Effect of Vanadium on the growth, yield and chemical composition of maize (Zea mays L.). Plant and Soil. 34:209-213, 1971. THOMAS, G. W. & HARGROVE, W. L. The chemistry of soil acidity. In: F. ADAMS (ed). Soil acidity and liming. 2a ed. Madison. ASA, CSSA, SSSA , 1984. p. 3-56. TISDALE, S. L. & NELSON, W. L. Soil fertility and fertilizer. 3a ed. New York, Collier Mc Millan International editions, 1975. 694 p. VITTI, G. C. & MALAVOLTA E. Fosfogesso - Uso agrcola. In: E. MALAVOLTA (coord.). Seminrio sobre corretivos agrcolas. Campinas, Fundao Cargill, 1985. p. 159-201. VOISIN, A. Adubos - Novas leis cientficas de sua aplicao. So Paulo, Mestre Jou, 1973. 130 p.

Introduo Fertilidade do Solo

2.7 Bibliografia 20

Potrebbero piacerti anche