Sei sulla pagina 1di 14

HIDROGINSTICA PARA GESTANTES

ANDR FERNANDO S. DE CARVALHO (Curso de Educao Fsica) MARCEL AUGUSTO S. MENDONA (Curso de Educao Fsica) OTVIO AUGUSTO ANDRADE RAMOS (Curso de Educao Fsica) ROBERT MAX MENDONA (Curso de Educao Fsica) RAFAEL NUNES (Curso de Educao Fsica)

RESUMO

Atualmente as atividades fsicas so indicadas para as gestantes que no apresentam anormalidades, mediante avaliao especializada. Deve-se seguir uma orientao mdica sobre as complicaes que podero surgir durante a gestao e de um profissional de educao fsica habilitado para a elaborao e prescrio dos exerccios fsicos com adaptaes. Existem alteraes fisiolgicas naturais do processo gestacional. Essas alteraes incluem o equilbrio e a coordenao motora da gestante. O exerccio fsico proporciona melhora desses sintomas, alm de benefcios para a me e o beb. A prtica de exerccio fsico deve ser orientada por um profissional de educao fsica aps liberao do mdico especialista. Este

estudo procurou mostrar a importncia da prtica de exerccios fsicos orientados para a promoo de beneficio grvida e ao feto. Concluiu-se que a atividade fsica de hidroginstica, sendo regular, moderada e controlada desde o incio da gestao, promove benefcios para a sade da futura me e do beb.

Palavras Chave: Hidroginstica. Exerccio fsico. Gravidez. Benefcios.

INTRODUO

O presente estudo visa prtica de atividade fsica, neste caso a hidroginstica para gestantes como uma opo para um estilo de vida mais ativo e saudvel, relacionado ao comportamento humano voluntrio, onde se integram componentes e determinantes de ordem biolgica e psico-sociocultural. Falaremos um pouco sobre o perodo gestacional que devido a suas series de alteraes no corpo da mulher poderia ser considerada uma doena, no entanto uma ddiva para qualquer mulher, no apenas gravidez, mas sim uma srie de alteraes no corpo, na mente e na alma da mulher.

Atualmente so poucos os estudos que relatam sobre os benefcios que o exerccio fsico proporciona para as gestantes, entretanto atualmente as gestantes esto procurando mais informaes sobre as alteraes que esto ocorrendo no prprio corpo e tambm buscam mais qualidade de vida com a prtica de exerccios fsicos, alm de que os profissionais de educao fsica que trabalham com esta populao, sentem falta de maior suporte cientfico para prescreverem programas de exerccios fsicos para esta populao.

Deve ser levado em considerao que os exerccios fsicos para a gestante devem ser apenas de forma orientada e planejada por um profissional da rea da sade especializado, e com o acompanhamento do mdico da gestante, sendo que conste em seus objetivos apenas a manuteno da aptido fsica, a manuteno da sade e a diminuio dos sintomas gravdicos. De forma que o corpo da mulher sofre um estresse muito elevado devido s adaptaes naturais de uma gestao principalmente em relao aos sistemas fisiolgicas e funcionais sendo eles o sistema cardiovascular, respiratrio, gastrintestinal, reprodutivo, hormonal e msculo esqueltico.

Para a Educao Fsica, o tema hidroginstica tem destaque por que dentre as possibilidades de exercitao, est as das gestantes. Em primeiro lugar pelo fato de muitas pessoas gostarem de gua, criando desta forma um ambiente diferenciado, alm disso, trata-se de uma atividade que possibilita o trabalho de grandes grupos musculares ao mesmo tempo, conciliando exerccios aerbicos, sem riscos de quedas; e por se realizada em grupos, torna-se de fcil sociabilizao e motivao.

Para os profissionais da rea o tema tem se demonstrado importante, pois o profissional deve conhecer sobre o desporto e suas tcnicas para melhor aplicabilidade das mesmas para trazer os benefcios para as gestantes.

Dentro desse contexto, questiona-se: Quais os benefcios que a gestante ir conseguir para a melhoria de sua sade e quais precaues devem ser tomadas para sua segurana e a do beb?

Ser que o mtodo da hidroginstica o mais recomendado para que a gestante possa ter um parto tranquilo

Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivos: identificar as melhorias que a gestante ter ao utilizar a hidroginstica como forma de exerccio fsico pr-parto; comparar o seu estado fisiolgico antes e depois dos exerccios da hidroginstica; analisar os benefcios conseguidos com a prtica da hidroginstica.

Justifica-se a pesquisa pela necessidade que hoje se tem de aplicar a hidroginstica direcionada para as gestantes, prtica de atividade fsica trs consigo grandes benefcios para as gestantes, se praticada de forma adequada. Com o exerccio fsico, a mulher pode aumentar a sua resistncia, fortalecer e tonificar os msculos da pelve, do abdmen e os lombo dorsais, melhora na circulao sangunea, ampliao do equilbrio muscular, reduo do inchao, alivio de desconfortos intestinais, diminuio das cimbras nas pernas, diminuio das dores nas costas e facilidade na recuperao ps-parto.

Os procedimentos metodolgicos foram de pesquisa realizada por um levantamento de material bibliogrfico sobre o assunto dos benefcios do exerccio fsico para gestantes com nfase nos aspectos fisiolgicos e funcionais, estes materiais foram coletados tanto em sites que fornecem artigos cientficos, tambm utilizados livros da rea educao fsicos. O trabalho possui um critrio objetivo e de forma descritiva, exemplificando e analisando os benefcios que as gestantes vo conseguir ao aderirem hidroginstica, nessa fase to importante para a mulher e que requer cuidados especiais para que se tenha um parto sem complicaes e o ps-parto tranquilo.

REVISO DE LITERATURA:

Historicamente, a indicao para a prtica de exerccios fsicos para gestantes variava de acordo com os contextos socioculturais vigentes, existindo perodos em que era contraindicada. Foram desenvolvidos programas pr-natais no inicio do sculo XX com o objetivo de romper a tenso, o medo e a dor da gestante. Esses programas incluam exerccios fsicos, porm, sem embasamento cientfico; hoje as atividades fsicas so indicadas para as gestantes que no apresentam anormalidades, mediante avaliao mdica especializada (LEITO et al., 2000).

Embora a gravidez no seja uma doena, apresenta diversas mudanas no organismo da mulher. O exerccio fsico pode trazer riscos e benefcios para a me e para o beb. Deve se seguir uma orientao mdica sobre as complicaes que podero surgir durante a gestao e de um profissional de educao fsica habilitado para a elaborao e prescrio dos exerccios fsicos mais adequados

(RODRIGUES et al., 2008).

O exerccio fsico praticado de maneira regular, sendo ela moderada, controlada e orientada, produz efeitos benficos para a gestante e o feto. Dentre os benefcios encontram-se: a preveno e fortalecimento da musculatura plvica, reduo de lombalgia, diminuio das dores nas mos e nos ps, maior flexibilidade e tolerncia dor, diminuio do estresse cardiovascular e elevao da autoestima da gestante. O condicionamento muscular, adquirido com os exerccios fsicos, melhora ainda a postura da grvida, tanto quanto as dores nas costas, distase do reto abdominal e desenvolvimento da varicosidade, alm de controlar o ganho ponderal e a esttica plvica (BATISTA et al. 2003)

No Brasil a atividade fsica praticada no meio aqutico recebe vrias denominaes como: hidroginstica, ginstica aqutica, hidro aerbica, hidro Power, aquanstica, aquabench, aquaexerccios, aquaginstica... mas o termo que melhor define, conforme Gonalves (1994) citado por Bueno (1998, p.140), Hidroginstica.

Campos (2001) descrevem a hidroginstica como programa de exerccios adaptado ao meio, realizado e organizado respeitando-se as peculiaridades da gua, cujo objetivo principal a melhoria da aptido fsica em qualquer individuo que apresente um mnimo de adaptao aqutica.

Hidroginstica

pode

ser

entendida

como

uma

forma

alternativa

de

condicionamento fsico, onde so utilizados exerccios aquticos especficos aproveitando a resistncia do meio liquido como sobrecarga e do empuxo como redutos do impacto, amenizando assim o traumatismo nas articulaes (KRUEL, 1994), sendo vista, ainda, como um mtodo de condicionamento fsico/mental e de modelagem esttica (MAZARIN, 1995).

Baum (2000) conceitua a hidroginstica como Aquaerbica, quem vem a ser o sistema de exerccios utilizado na gua, com msica, sendo promotor de sade mental, natural, agradvel e holstico. Sua realizao feita na posio vertical, gua na altura do trax, devendo trabalhar toda a musculatura do corpo. Estruturase com aquecimento, condicionamento aerbico e relaxamento. Destina-se a promover aspectos relacionados com a capacidade fsica: fora, resistncia muscular, condicionamento cardiovascular, flexibilidade e bem estar fsico mental.

Hidroginstica a ginstica praticada na gua, fazendo uso de propriedades do meio aqutico para atuar como meio de treino e desenvolvimento da condio fsica e da sade, mas tambm como meio preventivo teraputico (BETTENDORF, 2002).

Segundo Bonachela (2001), a modalidade foi introduzida h aproximadamente vinte anos, no se sabendo exatamente por quem. Caracterizada por ser uma atividade fsica adequada a ser praticada por mulheres de mais idade, pelo fato dessa atividade ser realizada no meio liquido que por suas caractersticas fsicas, graas ao Principio de Arquimedes, reduzia o peso da pessoa proporcionalmente ao volume do corpo imerso e tambm o princpio de Bernouille, dificultava a realizao de movimento em alta velocidade (ABORRAGE, 1997).

No Brasil utiliza-se o termo para designar de modo genrico uma grande variedade de propostas ou programas de exerccios aquticos praticados na posio vertical em piscina rasa, cuja profundidade pode variar de acordo com o programa ou proposta utilizada, mas ultrapassa 1,5 metros (PAULO, 1994).

A Escolha da profundidade na Piscina: gua na altura do trax para exercitar-se na parte rasa da piscina. Subtraia entre 30 a 45 cm de sua altura para determinar a profundidade ideal da gua para um treinamento na parte rasa. O Piso: fundos de piscinas so notrios por suas linhas deslizantes pintadas ou azulejadas. Fundos de piscinas textualizadas, porm, podem raspar a sola de seus ps (ALLEN, 2001).

Temperatura da gua: tremer de frio um modo eficiente para queimar gordura, mas certamente nada agradvel. A mdia desejada de temperatura da gua para realizar exerccio de condicionamento de 28,3 C. Para pessoas com menos gordura corporal ou exerccios enfocando flexibilidade e movimentos de

relaxamento, prefervel que a temperatura se aproxime de 29,4 C. Para aqueles com melhor isolamento prprio, ou com planos para um treinamento de alta intensidade, normalmente prefervel temperatura em torno de 27,8 C. A gua fria requer um tempo mais longo de aquecimento, pois os msculos sanguneos automaticamente se contraem para conservar o calor corporal (ALLEN, 2001).

A Roupa Adequada: voc pode ter todo o material necessrio para o condicionamento fsico na gua no seu guarda-roupa ou logo poder estar fazendo algumas compras. Se sua rotina de condicionamento fsico na gua for ao ar livre, sua pele estar exposta, a todo o momento, ao risco de cncer de pele resultante da ao direta da luz solar e reflexos dos raios ultravioleta da superfcie da gua (ALLEN, 2001). Equipamentos: tente alguns equipamentos novos na gua para diverso, variedade, segurana, intensidade ou apenas para se adaptar a situaes excepcionais. Pode-se usar equipamento para treinamento aerbico, para fortalecimento e tonificao, para aumento de flexibilidade, ou apenas para relaxamento. Suas escolhas de equipamento se enquadram em trs categorias: flutuabilidade, resistncia ou peso. No caso de pessoas gestantes as precaues

so ainda maiores obtendo um treinamento diferenciado com menos intensidades e excluso de alguns exerccios que possam prejudicar o estado de sade no momento (ALLEN, 2001).

A atividade fsica para gestantes como um programa especfico comeou no sculo XX. Aps enfrentarem tabus quanto a seus medos que a gestante proporciona s assistiam, os exerccios so incorporados em sua vida (WEINECK, 1994). importante saber a especificidade de um programa de atividade fsica, considerando as alteraes fisiolgicas da gestante, sua individualidade gestacional e emocional, preservando assim um programa sem riscos que atenda a expectativa das alunas envolvidas.

Como toda atividade fsica bem elaborada e planejada, o profissional envolvido na ministrao de aulas de hidroginstica, deve respeitar alguns objetivos propostos pelo desporto, para que se obtenha um melhor resultado. Como objetivos gerais a hidroginstica se pauta na melhoria das condies cardiorrespiratrias, no trabalho do desenvolvimento da fora e resistncia muscular, melhoria da flexibilidade e desenvolvimento da coordenao motora global, ritmo e agilidade. J os objetivos especficos iro se basear na reeducao respiratria atravs da presso hidrosttica; melhora na postura, tais como: conhecimento corporal, equilbrio e propriocepo; e melhoria no relaxamento. (GONALVES, 1996).

De acordo com Bianchi (1987), a mulher depende das atividades fsicas em todas as fases existenciais, mais no perodo gestatrio e no parturir que as atividades fsicas especializadas se fazem de maior importncia, j que essa prtica, sempre obviamente autorizada pelo obstetra, alm de infundir na gestante uma verdadeira confiana em si mesma, o que muito contribui na projeo e melhoria de sua identidade, conhecer os melhores processos de relaxamento psicofsico, sua anatomia e fisiologia, melhorar sua eficincia respiratria, prepara-se-, enfim, para um trabalho de parto consciente.

Hoje em dia as gestantes no mais encaram a gravidez como perodo de recluso e sedentarismo. comum termos nas academias gestantes buscando praticas uma

atividade segura, que proporcione um bom condicionamento fsico, alm do relaxamento e um bom convvio social. Os prprios mdicos recomendam a suas pacientes que pratiquem uma atividade fsica. As atividades mais indicadas so: Natao e Hidroginstica. Alm de todos os benefcios j citados, no caso especfico das gestantes esta lista ainda maior. (GONALVES, 1996).

A medicina registra que as complicaes com as gestantes atletas so muito menores do que em pacientes sedentrias, alm de que estas gestantes retornam a sua forma anterior gravidez muito mais rpido do que as gestantes sedentrias. O exerccio durante a gravidez benfico, mas necessita de recomendao mdica e orientao especializada. So muitos os efeitos do exerccio na gestante, no feto e na placenta. A gravidez afeta a habilidade em realizar atividades fsicas, alm de afetar o metabolismo da me e o sistema cardio respiratrio. O aumento de aproximadamente 30% no consumo de oxignio em repouso quase que exclusivamente devido ao aumento da massa dos tecidos. (GONALVES, 1996).

Martins e Tumelero (2003) citando Barros (1999) afirmar que a nica certeza que se tem a de que ns, profissionais que vamos trabalhar com gestantes, devemos proporcionar a elas uma atividade fsica agradvel e segura, respeitando a individualidade e, principalmente, obedecendo a regras bsicas de bom senso. Precisa-se ter em mente o processo que acontece durante a gestao e que provoca profundas alteraes metablicas e hormonais, modificando respostas s atividades fsicas.

Para Marques (1999), as atividades desenvolvidas no meio liquido tm ganhado cada vez mais espao e popularidade em funo de oferecer as condies especiais aos seus adeptos: menor impacto com o solo, facilitao do retorno venoso, resistncia ao avano do corpo que aumenta a intensidade do exerccio e diminui sua velocidade protegendo as articulaes.

Como regra geral a gestante s poder praticar atividades fsicas se tiver autorizao do seu mdico, sendo seguro e levando em considerao todas as modificaes fisiolgicas. Outra precauo geral so os sintomas que poder ser

apresentadas durante os exerccios que so eles: dor de qualquer tipo, dor torcica, cefalia, contraes uterinas, hemorragia vaginal, vazamento de liquido amnitico, vertigens, fraqueza, dificuldade respiratria e taquicardia, vmitos e nuseas, dor nas costas, dificuldade para caminhar, edema generalizado, atividade fetal diminuda, apresentando um desses sintomas atividade deve ser interrompida imediatamente e o mdico procurado. (GONALVES, 1996).

No perodo gestacional a frequncia cardaca no deve ultrapassar 140 bpm (ROBERT & ROGERS, 2002). Assim Cossenza e Carvalho (1999) sugerem a formulao bsica da aula para a gestante com durao mxima de 60 minutos e intensidade de 55% com base na frequncia semanal, que deve ser de trs vezes para iniciantes e de quatro a cinco para alunas com passado de atividade fsica.

Quando o exerccio fsico relacionado s alteraes hormonais o que mais deve se levar em conta so a ocorrncia dos altos nveis de glicose no sangue, pois como estudado anteriormente ocorre uma diminuio a sensibilidade a insulina, sendo assim muitas mulheres acabam desenvolvendo o diabetes mellitus durante o perodo gestacional. Assim exerccio fsico contribui para manter os nveis glicmicos, segundo Landi et al. (2004) o exerccio fsico favorece a liberao de glicose pelo fgado, ocorrendo um aumento da atividade simpatoadrenal e neurohumoral, que resulta em um declnio da concentrao plasmtica de insulina e aumento da concentrao de nerepinefrina, epnefrina, catecolaminas, endorfinas, prolactina cortisol e glocagon.

Sendo assim, de acordo com Passos e Vasconcelos (2009) dependendo da intensidade do exerccio h uma influncia sobre o fluxo sanguneo regional e equilbrio trmico por meio hormonal. Ento exerccio fsico capaz de induzir os receptores de insulina a uma maior sensibilizao a insulina e proporciona o aumento da utilizao da glicose, assim diminuindo o risco de diabetes mellitus.

J foi comprovado em diversos estudos o que (NIEMAN, 1999, p. 23) defende, tornando mais fidedigno as suas observaes, sendo que uma delas que a prtica de exerccios fsicos torna o corao mais forte, ainda, de acordo com Nieman

(1999) o exerccio fsico proporciona um dbito cardaco maior, liberando mais sangue e oxignio para os msculos trabalhados. De forma que a principal alterao do sistema cardiovascular da gestante a redistribuio do sangue. Segundo Passos e Vasconcelos (2009) as alteraes mais importantes so no dbito cardaco, frequncia cardaca e volume sanguneo, contudo o dbito cardaco durante os trs primeiros meses mais elevado e durante o terceiro trimestre, o dbito cardaco apresenta valores mais baixos podendo ocorrer a possibilidade de presso baixa. No volume sanguneo ocorre um mecanismo compensatrio hemoconcentrao e ao aumento da extrao de oxignio pelo mioendomtrio, entretanto estudos mostram que o exerccio regular diminui a redistribuio do fluxo sanguneo, podendo ocorrer sem diminuio do fluxo de sangue para o feto.

Devido ao exerccio fsico proporcionar para a gestante uma maior liberao de sangue e oxignio ento o mecanismo compensatrio de redistribuio do fluxo sanguneo ir proporcionar sangue e oxignio suficiente para o feto durante o exerccio fsico. Alm disto, recomenda-se a eliminao de exerccio aerbico de alto impacto. Assim os exerccios aquticos so adequados a gestante porque produz menos impacto e reduz o risco de traumas (BAPTISTA 1999).

Mauad Filho et al. (1999) lembram que exerccios aquticos so beneficentes durante todo o perodo gestacional pois no apresentam incmodos para a paciente, principalmente no ltimo trimestre.

A prtica de atividade fsica trs consigo grandes benefcios para as gestantes, se praticada de forma adequada. Com o exerccio fsico, a mulher pode aumentar a sua resistncia, fortalecer e tonificar os msculos da pelve, do abdmen e os lombodorsais, melhora na circulao sangunea, ampliao do equilbrio muscular, reduo do inchao, alivio de desconfortos intestinais, diminuio das cimbras nas pernas, diminuio das dores nas costas e facilidade na recuperao ps-parto. (HANLON, 1999).

De acordo com Bertolini e Guimares (2004), entre as alteraes descritivas por Artal, Wiswell e Drinkwater (1999), destacam-se o efeito do exerccio no sistema cardiovascular proporcionando uma redistribuio do fluxo sanguneo para rgos esplndicos, aumento do consumo de oxignio, maior que no estado no grvido, aumento do volume sanguneo, reduo da resistncia perifrica e da presso arterial so eficazes no aumento da eficincia da resposta circulatria e metablica ao exerccio durante atividade leve.

Podem ser citados tambm outros benefcios biolgicos do exerccio no perodo da gestao, tais como: menor ganho de peso e adiposidade materna, diminuio do risco de diabetes, menor risco de parto prematuro, diminuio na incidncia de cesrea e melhoria da capacidade fsica. Tambm levam em considerao os benefcios psicolgicos e sociais que antes no recebiam destaque, mas que so de suma importncia para o desenvolvimento da gestao, melhora da sensao de bem estar, diminuio da ansiedade e do stress, diminuio da sensao de isolamento social bem como a diminuio do risco de depresso (MATSUDO, 2000).

De acordo com Alves (2009) por causa das propriedades da gua, os exerccios aquticos podem ser a forma mais saudvel, mais confortvel e mais segura para muitas gestantes, no s por que suaviza o peso corporal, o que diminui o estresse sobre msculos e articulaes, como tambm pelo seu efeito refrescante, importante na gravidez, quando a temperatura central da mulher mais alta do que o normal.

Cristfalo, Martins e Tumulero (2003) citando Barros (1999) afirmam que a nica certeza que se tem a de que ns, profissionais que vamos trabalhar com gestantes, devemos proporcionar a elas uma atividade fsica agradvel e segura, respeitando a individualidade e principalmente, obedecendo a regras bsicas de bom senso. Precisa-se ter em mente o processo que acontece durante a gestao e que provoca profundas alteraes metablicas e hormonais, modificando respostas s atividades fsicas.

Para Katz (1998) so consideradas desfavorveis todas aquelas atividades ou esportes de contato e de grande possibilidade de trauma. Esportes como o voleibol,

basquetebol, atividades como ginastica de alto impacto, hipismo dentre outras devem ser totalmente evitadas durante a gestao.

De acordo com Marques (1999), as atividades fsicas desenvolvidas no meio liquido como a hidroginstica, tm ganhado cada vez mais espao e popularidade em funo de oferecer as condies especiais aos seus adeptos: menor impacto com o solo, facilitao do retorno venoso, resistncia ao avano do corpo que aumenta a intensidade do exerccio e diminui sua velocidade protegendo as articulaes.

CONSIDERAES FINAIS:

A gravidez envolve vrias mudanas fisiolgicas e motoras na mulher. o perodo em que todo o corpo se adapta para formar, abrigar e desenvolver uma nova vida que vir aps nove meses de gestao. Essas adaptaes envolvem vrios rgos e sistemas e, durante o perodo gestacional, alteraes no equilbrio, coordenao e controle de movimentos afetam as atividades e a rotina diria da vida da mulher.

Os exerccios fsicos so indicados para a preveno ou melhoria dos sintomas gravdicios e sua prtica promovem benefcios so s para a me como para o beb. Para a prtica de exerccios, as mulheres devem ser liberadas pelo mdico especialista e a prescrio tem que ser feita por um profissional de Educao Fsica.

A intensidade dos exerccios varia de acordo com a rotina da gestante; porm, com o avano da gravidez, as novas alteraes fisiolgicas naturais e o ganho de peso prejudicam a prtica do exerccio nas mesmas intensidades, exigindo que haja um maior controle por parte da me e do professor.

O exerccio ideal tem que ser aquele em que a gestante se sinta bem e confortvel. Por isso, a escolha da modalidade deve partir da gestante, desde que respeite as condies provenientes da gravidez e qualquer mudana ou sintoma que acusem qualquer tipo de doena. O profissional de educao fsica deve estar bem informado e conhecer todas as alteraes e sintomas desse perodo, para que a prtica dos exerccios seja sempre benfica no s para a me, mas para o beb que vir.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

BATISTA, Danielle C; CHIARA, Vera L; GUGELMIN, Slvia A.; MARTINS, Patrcia D; Atividade Fsica e Gestao: sade da gestante no atleta e crescimento fetal. Revista Brasileira de Sade Materna e Infantil. V.3, So Paulo

BATISTAL, Daniele Costa. Atividade fsica e gestao: sade da gestante no atleta. Instituto de Nutrio. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2008

MATSUDO, Vitor K. R; MATSUDO, Sandra M.M Atividade Fsica e Esportiva na Gravidez. A Grvida. So Paulo, Atheneu.

MOTA, Marcio Rabelo. Exerccio Fsico durante a Gestao Uma prtica Saudvel e Necessria. UNIVERSITAS: Cincias da Sade, Braslia, V.9, Jul./Dez 2011.

NOGUEIRA, Luise Fernanda. Benefcios do Exerccio Fsico para gestantes nos aspectos fisiolgicos e funcionais. Centro Universitrio Filadlfia UNIFIL Londrina-PR, 2009.

LOPES, Patrcia Santos. Os Benefcios da Hidroginstica para as gestantes Vol.5, Revista FEAP. Alm Paraba- MG, 2010

Potrebbero piacerti anche