Sei sulla pagina 1di 60

Signature Not Verified

Assinado por ALBERTO PAVIE RIBEIRO em 15/08/2011 19:56:29.66 GMT-03:00

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

EXMO. SR. MINISTRO PRESIDENTE DO EG. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

A ASSOCIAO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS - AMB, associao civil sem fins lucrativos, inscrita no CNPJ/MF sob o n. 34.102.228/000104, representativa dos interesses dos magistrados brasileiros, com sede no SCN, Quadra 2, Bloco D, Torre B, Sala 1302, Shopping Liberty Mall, Braslia-DF, CEP: 70712-903, vem, por seus advogados (docs. 1 e 2), respeitosamente, presena de V. Exa, propor a presente ao direta de inconstitucionalidade (CF, art. 102, I, a), com pedido de liminar, contra a Resoluo n 135, do Conselho Nacional de Justia, em sua integralidade, publicada no DJ de 15.07.2011, nos termos e pelos motivos que passa a expor.

I OBJETO DA AO: INCONSTITUCIONALIDADE FORMAL E MATERIAL DA RESOLUO N. 135 DO CNJ AO PRETENDER REGULAMENTAR O PROCESSO DISCIPLINAR DE MAGISTRADOS NOS TRIBUNAIS

1.

A presente ao impugna a integralidade da Resoluo n 135, do

Conselho Nacional de Justia, que dispe sobre a uniformizao de normas relativas ao procedimento administrativo disciplinar aplicvel aos magistrados (doc. 3).

2.

A razo de ser da impugnao integral do ato normativo mencionado

a sua inconstitucionalidade formal, j que a matria nele tratada no se encontra dentre as competncias constitucionais do CNJ, sendo, em verdade, ou matria de competncia privativa dos Tribunais (CF, art. 96, I e II) censura e advertncia --quanto s penas de

ou matria de competncia privativa do legislador

complementar (CF., art, 93, caput, VIII e X), quanto s penas de remoo, disponibilidade e aposentadoria.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

3.

No obstante tal vcio, suficiente por si s, para ensejar a declarao de

inconstitucionalidade do inteiro teor da Resoluo n 135, o referido ato ainda viola diversas garantias constitucionais dos magistrados.

4.

Dessa

maneira,

Resoluo

padece

igualmente

de

inconstitucionalidades pontuais, o que justifica, subsidiariamente, a impugnao especfica de vrios de seus dispositivos, nos termos dos fundamentos que sero melhor desenvolvidos ao longo da presente petio inicial, mas que podem, desde logo, serem enunciados com a indicao dos respectivos captulos nos quais foram deduzidos:

III Inconstitucionalidade de toda a Resoluo n. 135, uma vez que a competncia para dispor sobre o processo disciplinar nos Tribunais (CF., art. 96, I e II), quanto s penas de censura e advertncia, dos prprios Tribunais e, quanto s demais sanes, do legislador complementar (CF., art. 93, caput, VIII e X). IV - Inconstitucionalidade do art. 2 porque Conselho Conselho, no Tribunal, d.v.. V Inconstitucionalidade do inciso V, do art. 3 porque a pena de aposentadoria compulsria somente pode ser aplicada com subsdios ou proventos proporcionais. VI - Inconstitucionalidade do 2 do art. 3 ao submeter os magistrados s sanes administrativas da Lei n 4.898/64, porque magistrado no pode estar submetido a dois regimes jurdicos administrativo-disciplinar. VII Inconstitucionalidade do art. 4 porque as penas de censura e advertncia
somente podem ser aplicadas de forma "reservada".

VIII - Inconstitucionalidade do art. 20 porque do interesse pblico que o processo disciplinar contra magistrado seja sigiloso. Somente quando a sano, dada a sua natureza, tiver de ser tornar pblica para ser aplicada (disponibilidade ou aposentadoria) que deve se deve afastar o sigilo.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

IX Inconstitucionalidade dos artigos 8 e 9 ao criar distino desarrazoada (CF, art. 5, caput e LIV) entre juzes de primeiro e segundo grau -- os primeiros sero processados pelo Corregedor e os outros pela Presidncia -- e adentrar na competncia regimental de cada Tribunal (CF., ART. 96, I, a) X - Inconstitucionalidade do art. 9 ao ampliar o rol dos legitimados a representar contra magistrados perante os Tribunais. XI Inconstitucionalidade do art. 10 ao instituir um recurso, perante os Tribunais, contra as decises que determinarem o arquivamento de

representao, que tambm no pode ser aplicvel em face do "novo Tribunal" do CNJ. XII Inconstitucionalidade do art. 12 ao inverter o sentido da norma que atribui competncia apenas "subsidiria ao CNJ", para passar a atribuir uma competncia "concorrencial" que ele no possui, em detrimento da competncia originria dos Tribunais. XIII Inconstitucionalidade do pargrafo nico do ART. 12, pois o CNJ est impondo aos Tribunais a observncia da sua Resoluo em detrimento das normas editadas pelos Tribunais.

XIV Inconstitucionalidades do art. 14 por determinar a obrigatoriedade do voto do Presidente e do Corregedor dos Tribunais, bem ainda que a distribuio se d de forma pr-determinada pelo CNJ e que o processo tenha prazo certo de durao fixado pelo CNJ. XV Inconstitucionalidade do nico do art. 15 porque o magistrado no pode ser afastado do cargo fora das hipteses da LOMAN, sob pena de ocorrer a violao das garantias da inamovibilidade e da vitaliciedade. XVI - Inconstitucionalidade do art. 17 e incisos IV E V por usurpao da competncia do legislador complementar para dispor sobre o Estatuto da Magistratura, criando prazos distintos dos previstos na Lei Complementar.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

XVII Inconstitucionalidade do art. 18 por pretender regulamentar a "instruo" do processo disciplinar dos Tribunais. XVIII Inconstitucionalidade do 3 do art. 20 porque no cabe ao CNJ dispor sobre quem votar no processo disciplinar que tramita em Tribunal. XIX Inconstitucionalidade do nico do art. 21 porque no se pode admitir punio de magistrado sem o voto da maioria absoluta do Tribunal.

II A LEGITIMIDADE ATIVA AD CAUSAM DA "AMB" E A PERTINNCIA TEMTICA COM AS SUAS FINALIDADES INSTITUCIONAIS

5.

A legitimidade ativa ad causam da autora decorre do art. 103, IX, da

Constituio Federal, e do art. 2, IX, da Lei 9.868/99, que autorizam a propositura da ao direta de inconstitucionalidade por entidade de classe de mbito nacional.

6.

Nesse sentido, a autora representa, em mbito nacional, a classe dos

magistrados brasileiros de forma ampla e apresenta, dentre os seus objetivos institucionais, a defesa dos interesses difusos relacionados ao regular funcionamento do Poder Judicirio, como se observa pela seguinte ementa (STF, Pleno, ADI 1303, Rel. Min. Maurcio Corra, DJ. 01.09.00):
EMENTA: MEDIDA LIMINAR EM AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. REGIMENTO INTERNO DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DE SANTA CATARINA: 2 DO ART. 45: REDAO ALTERADA PELA RESOLUO ADMINISTRATIVA N 062/95-TRT/SC: PROMOO POR ANTIGIDADE: JUIZ MAIS ANTIGO; VOTO SECRETO. PRELIMINAR: ASSOCIAO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS - AMB; LEGITIMIDADE ATIVA; PERTINNCIA TEMTICA. DESPACHO CAUTELAR, PROFERIDO NO INCIO DAS FRIAS FORENSES, AD REFERENDUM DO PLENRIO (art. 21, IV e V do RISTF). 1. Preliminar: esta Corte j sedimentou, em sede de controle normativo abstrato, o entendimento da pertinncia temtica relativamente legitimidade da Associao dos Magistrados Brasileiros - AMB, admitindo que sua atividade associativa nacional busca realizar o propsito de aperfeioar e defender o funcionamento do Poder Judicirio, no se limitando a matrias de interesse corporativo ADI n 1.127-8). (...).

7.

Assim, indiscutvel a sua legitimidade para propor a presente ao

direta de inconstitucionalidade, ainda mais em hiptese na qual tambm clara a pertinncia temtica entre o objeto da ao e os fins sociais da autora, at porque os seus associados esto sujeitos s determinaes do ato normativo impugnado.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

8.

Isso fica claro pela leitura do prembulo da Resoluo ora impugnada,

ao assentar que ela dispor sobre a uniformizao de normas relativas ao procedimento administrativo disciplinar aplicvel aos magistrados, acerca do rito e das penalidades.

9.

Esto presentes, portanto, os requisitos legais que autorizam e

justificam a legitimidade da AMB para a proposio da presente ao direta de inconstitucionalidade.

III A COMPETNCIA PARA DISPOR SOBRE O PROCESSO DISCIPLINAR NOS TRIBUNAIS (CF., ART. 96, I e II), QUANTO S PENAS DE CENSURA E ADVERTNCIA, DOS PRPRIOS TRIBUNAIS E, QUANTO AS DEMAIS SANES, DO LEGISLADOR COMPLEMENTAR (CF., ART. 93, CAPUT, VIII e X)

10.

A leitura da EC 45/2004 no permite a interpretao de que a

competncia exclusiva dos Tribunais prevista no art. 96, I e II, da Constituio, e disciplinada pelo art. 48 da LOMAN - os Regimentos Internos dos Tribunais

estabelecero o procedimento para a apurao de faltas punveis com advertncia ou censura -- teria sido atribuda, agora, ao Conselho Nacional de Justia.

11.

Da mesma forma, a leitura da EC 45/2005 no permite a interpretao

de que a competncia exclusiva do legislador complementar prevista no art. 93, caput, VIII e X, da Constituio, e disciplinada no art. 27 da LOMAN -- ao estabelecer o processo para aplicao das penas de remoo, disponibilidade e aposentadoria -teria sido atribuda, agora, ao Conselho Nacional de Justia.

12.

Com efeito, na parte que toca competncia disciplinar, restringiu-se o

legislador constitucional derivado a conferir ao CNJ a competncia para, em sede de processo "revisional", rever a deciso proferida pelo Tribunal ao qual estaria vinculado o magistrado punido ou absolvido ou mesmo, na hiptese excepcional do processo de "avocao" do processo disciplinar em curso, aplicar a sano originariamente quando este no tiver sido julgado pelo Tribunal. o que se extrai do caput do 4, do art. 103-B, como do inciso III, como, ainda, do inciso VIII, do art. 93:

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

Art. 103-B. (...) 4 Compete ao Conselho o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, cabendo-lhe, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura: (...) III - receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Poder Judicirio, inclusive contra seus servios auxiliares, serventias e rgos prestadores de servios notariais e de registro que atuem por delegao do poder pblico ou oficializados, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa; V - rever, de ofcio ou mediante provocao, os processos disciplinares de juzes e membros de tribunais julgados h menos de um ano; Art. 93. (...) VIII o ato de remoo, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse pblico, fundar-se- em deciso por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justia, assegurada ampla defesa;

13.

Est claro que a competncia do CNJ para (a) conhecer de

reclamaes contra membros ou rgos do Poder Judicirio, desde que isso ocorra sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional dos Tribunais, (b) bem ainda para avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria e, por ltimo, (c) para "rever os processos disciplinares".

14.

Ento, o CNJ somente pode disciplinar o procedimento pertinente s

reclamaes ou avocao de processo disciplinar ou ainda "reviso de processos disciplinares", que visem imposio da sano disciplinar pelo prprio CNJ.

15.

Quanto aos Tribunais, a prpria Constituio deixou claro que deveriam -decorrentes da Constituio, da

ser mantidas suas respectivas competncias LOMAN e dos seus Regimentos --

no que se refere a matrias de natureza

disciplinar e correicional, para poderem aplicar, em instncia administrativa inicial, a sano disciplinar pertinente.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

16.

Pouco importa, no caso, a competncia deferida ao CNJ para zelar pelo

cumprimento da LOMAN, pois inequvoco que foi mantida a competncia exclusiva dos tribunais para elaborar seus regimentos internos, dispor sobre o funcionamento dos rgos jurisdicionais e administrativos e, principalmente, sobre o exerccio da atividade correicional, como se pode ver do art. 96, I, a e b, da CF:

Art. 96. Compete privativamente: I - aos tribunais: a) eleger seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observncia das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competncia e o funcionamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos; b) organizar suas secretarias e servios auxiliares e os dos juzos que lhes forem vinculados, velando pelo exerccio da atividade correicional respectiva;

17.

Ademais, quando o legislador constituinte derivado estabeleceu que o

CNJ teria competncia disciplinar "sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional dos Tribunais" ele o fez atribuindo uma competncia subsidiria ao CNJ, j que a sua atuao somente poderia se dar aps o exerccio da competncia disciplinar originria pelos Tribunais.

18.

Essa a regra geral, que no pode e no deve ser confundida com as

regras excepcionais de competncia atribudas ao CNJ, quais sejam, as de (a) avocar processo disciplinar em curso, e (b) rever os processos disciplinares de magistrados.

19.

A "avocao" de processo constitui uma medida extrema, como era

reconhecido pelo prprio CNJ, na sua primeira composio, nos termos da seguinte deciso (Avocao de Processo Disciplinar n. 001/2005, Relator Conselheiro Paulo Schmidt, julgado em 08.11.05):

AVOCAO DE PROCESSO DISCIPLINAR ART. 85 DO RIMENTO INTERNO DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA AUS~ENCIA DE LEGITIMIDADE ATIVA PARA QUE A PARTE NO FEITO ADMINISTRITATIVO REQUEIRA DIRETAMENTE A INSTAURAO DO PROCEDIMENTO, PARA A INSTAURAO E DEFESA DOS SEUS PRPRIOS INTERESSES, FUGINDO AO JULGO DA AUTORIDADE ADMINISTRATIVA NATURAL INSTITUDA PELA CONSTITUIO FEDERAL EXCEPCIONALIDADE DA MEDIDA QUE IMPE RESTRIO DE MANEJO, DENTRO DE CONVENINCIA LASTREADA VISTA DO INTERESSE PBLICO, INOCORRENTE NO CASO PEDIDO, NO PARTICULAR, NO CONHECIDO. I O instituto poltico social da avocatria foi concebido, originariamente, no mbito do Poder Judicirio, com a edio da Emenda Constitucional n 7/77 Carta Magna de 1967, e desde a sua gnese a concepo de seu uso sempre foi excepcional, ficando o seu requerimento condicionado convenincia de determinadas autoridades legitimadas. II Quando em vigor a emenda constitucional n 7/77, o Conselho Nacional da Magistratura tinha expressa competncia para avocar processos administrativos em curso contra juzes de primeiro

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

grau, estabelecendo o Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal e o art. 53 da Lei Orgnica da Magistratura que a legitimidade para requer tal avocao estava condicionada a representao fundamentada por parte do Procurador Geral da Repblica, do Presidente do Conselho Federal ou Seccional da OAB ou do Procurador Geral da Justia do Estado, a indicar tratar-se de providncia voltada para a defesa do interesse pblico e no meramente um direito subjetivo da parte envolvida no feito disciplinar. III Banido do ordenamento jurdico pela Constituio de 1988, o instituto da avocatria ressurge, agora, com a edio da emenda constitucional n. 45/04, ao atribuir ao Conselho Nacional de Justia para avocar processos disciplinares em curso. IV Ao disciplinar o procedimento da avocatria, o art. 85, do Regimento Interno do CNJ manteve-se fiel a toda a tradio do ordenamento jurdico nacional e, tendo por fonte de inspirao o art. 53, da LOMAN, no admite o requerimento apresentado diretamente pela parte interessada, para a defesa de seus interesses meramente pessoais. V A avocatria no deve servir de vlvula de escape para que o requerido em processo disciplinar fuja de seu juzo administrativo natural, a pretexto de temor de julgamento injusto ou parcial, at porque para a defesa de interesses meramente individuais, tem aquele ao seu dispor o mandado de segurana, contando ainda na esfera administrativa, com o pedido de reviso disciplinar para que o CNJ corrija eventual injustia ou nulidade da deciso. VI Ausente qualquer motivo de relevncia, vista do interesse pblico, a justificar a avocao do feito disciplinar em curso, deve este prosseguir perante a autoridade administrativa natural instituda pela Constituio para a sua apurao, instruo e julgamento. VII Pedido de avocao no conhecido, no particular, por ausncia de legitimidade ativa para o seu requerimento.

20.

Esse precedente do CNJ, reafirme-se, tomado quando da sua primeira

composio, contm a correta interpretao do texto constitucional (a) quer sobre a competncia subsidiria do CNJ, (b) quer sobre a excepcionalidade da avocao, (c) quer ainda sobre a possibilidade da atuao em sede "revisional" do CNJ. Ocorre que, nas composies seguintes o CNJ abandonou esse entendimento, e a prova viva dessa mudana de compreenso a Resoluo ora impugnada.

21.

Importa, porm, no presente captulo, demonstrar que o CNJ no

poderia dispor sobre os processos disciplinares que tramitam nos Tribunais, mas apenas sobre os processos disciplinares de sua competncia.

22.

Por mais que a adoo de um procedimento nico pudesse trazer

alguma vantagem prtica, com base no carter nacional e unitrio do Poder Judicirio, o fato que a interpretao sistemtica da CF, diante dos arts. 93, 96, I, e 103-B, III, aponta no sentido de que o CNJ no tem competncia (a) quer para estabelecer os procedimentos para apurao de faltas punveis com advertncia ou censura, j que a mesma foi atribuda privativamente aos Tribunais no art. 48 da LOMAN, (b) quer para estabelecer procedimento visando apurao de faltas punveis com a remoo, disponibilidade ou aposentadoria, j definido nos arts. 27 e seguintes da LOMAN.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

23.

Alis, esse foi o entendimento adotado por esse STF na ADI n. 2580,

como se pode ver da sua ementa (STF, Pleno, ADI 2580/CE, Min. Carlos Velloso, DJ. 21.02.03):

EMENTA: CONSTITUCIONAL. MAGISTRADO: PENAS DISCIPLINARES. COMPETNCIA DO TRIBUNAL. C.F., art. 93, X, art. 96, I, a. Lei Complementar 35, de 1979 - LOMAN - arts. 40, 42, parg. nico, 46 e 48. I. - Aos Tribunais compete, privativamente, elaborar seus regimentos internos, dispondo sobre a competncia e o funcionamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos. C.F., art. 96, I, a. A competncia e o funcionamento do Conselho Superior da Magistratura devem ser estabelecidas pelo Tribunal de Justia, em regimento interno. II. - As penas de advertncia e de censura so aplicveis aos juzes de 1 grau, pelo Tribunal, pelo voto da maioria absoluta de seus membros. C.F., art. 93, X. III. - Recepo, pela CF/88, da LOMAN, Lei Orgnica da Magistratura: C.F., art. 93. IV. - Os regimentos internos dos Tribunais estabelecero o procedimento para a apurao de faltas punveis com advertncia ou censura. LOMAN, art. 48. V. - Regimento Interno, artigos 37 e 40: inconstitucionais em face do art. 96, I, a, da Constituio Federal (maioria). Voto do Relator: empresta-se interpretao conforme a Constituio para estabelecer que citados artigos 37 e 40 dizem respeito apenas s penas de advertncia e censura. VI. - ADIn no conhecida em parte e, na parte conhecida, julgada procedente.

24.

A leitura do voto do relator desse precedente revela que, quanto s

sanes disciplinares de remoo, disponibilidade e aposentadoria, esse eg. STF afirmou que tal processo seria disciplinado pelo legislador complementar, razo pela qual no poderiam os Tribunais dispor sobre o mesmo em seu Regimento:

Dispe o art. 37: Art. 37. O Conselho Superior da Magistratura, sempre que tiver conhecimento acerca de irregularidades ou de faltas funcionais praticadas por magistrados, tomar as medidas necessrias sua apurao. Pode o Tribunal, vimos de ver, retro, estabelecer, no seu regimento interno, o procedimento para a apurao de faltas punveis com advertncia ou censura (LOMAN, art. 48). No ponto, portanto, julgo procedente, em parte, a ao, simplesmente para emprestar interpretao conforme a Constituio ao art. 37: mencionado dispositivo regimental diz respeito apenas s faltas disciplinares de advertncia e censura. (...) Dispe o art. 57: Art. 57. Quando a falta funcional ensejar, em tese, a aplicao das sanes de remoo compulsria, disponibilidade com proventos proporcionais ao tempo de servio ou aposentadoria com proventos proporcionais ao tempo de servio, o processo administrativo seguir o rito ordinrio. Estabelece a LOMAN, art. 46, que o procedimento para a decretao da remoo ou disponibilidade de magistrado obedecer ao prescrito no seu art. 27. A competncia, de outro lado, para aplicao de tais penalidades sempre do Tribunal O disposto no art. 57, pois, inconstitucional, porque inscrita no Regimento Interno do Conselho Superior da Magistratura, que no tem competncia para instaurar o procedimento para tais penalidades. Ademais, o citado procedimento administrativo est estabelecido na LOMAN, art. 27, ex vi do disposto no art. 46 da mesma lei.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

10

25.

Pede licena a AMB para fazer um registro em face desse precedente,

no ponto em que afirma que as sanes de advertncia e censura somente poderiam ser aplicadas aos juzes de primeiro grau, por fora do nico do art. 42 da LOMAN ("As penas de advertncia e de censura somente so aplicveis aos Juzes de primeira instncia ").

26.

que tal norma, no entender da AMB, e, parece, agora tambm do

CNJ, teria sido revogada pela parte final do inciso III, do 4, do art. 103-B, da CF, na medida em que se deferiu ao CNJ competncia para "determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas."

27.

Ora, as "outras sanes" previstas na LOMAN --

--

excluindo as de

"remoo", "disponibilidade" e "aposentadoria"

somente podem ser as de

"censura" e "advertncia", razo pela qual, ao ser prevista a possibilidade de o CNJ aplicar essas "outras sanes" a todo e qualquer magistrado submetido a sua jurisdio, dever-se- admitir a possibilidade de os Tribunais aplicarem aos seus membros, essas espcies de sano.

28.

Retornando questo da incompetncia do CNJ para dispor sobre os

processos disciplinares dos Tribunais, inequvoco que a Resoluo n 135 formalmente inconstitucional, por usurpar a competncia constitucional privativa (a) tanto dos Tribunais, para a disciplina do processo de aplicao de censura e advertncia, (b) como do legislador complementar, para a disciplina do processo de aplicao das demais penas.

29.

O fato de o CNJ ter constatado uma discrepncia de procedimentos

disciplinares junto s Corregedorias dos Estados, no que se refere atribuio de competncia para aplicao de penas, no justifica, ao contrrio do que vem entendendo, a adoo de um procedimento disciplinar nico a ser observado.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

11

30.

Com efeito, a discrepncia de procedimentos nos diversos Tribunais

uma decorrncia direta (a) quer da regra do art. 96, I e II, da CF, que atribui a cada tribunal a competncia privativa para assim disciplinar, sobre o procedimento relativo s penas de censura e advertncia, (b) quer da regra do art, 93, caput, VIII e X, que atribui ao legislador complementar a competncia privativa para assim disciplinar, sobre o procedimento relativo s penas de remoo, disponibilidade e aposentadoria, o que no pode ser desobedecido por ato normativo inferior.

31.

O que se pode admitir a constitucionalidade formal da Resoluo em

face do prprio CNJ, vale dizer, para disciplinar os processos administrativos que nele tramitam.

32.

No entanto, alm da inconstitucionalidade formal j descrita, que

macula a integralidade da Resoluo CNJ n 135, vrios dos dispositivos desta colidem frontalmente com princpios constitucionais da maior envergadura, bem como com garantias constitucionais dos magistrados.

33.

Por essa razo a AMB tratar especificamente de cada artigo da

Resoluo n. 135 que reputa inconstitucional, seja para reconhecer eventual inconstitucionalidade formal apenas do dispositivo, de sorte a admitir a aplicao da Resoluo apenas em face do prprio CNJ, seja para pedir a declarao de nulidade por inconstitucionalidade material.

IV

CONSELHO

CONSELHO,

NO

TRIBUNAL,

D.

V.,

INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 2

34.

No artigo 2 tratou a Resoluo de atribuir (a) ao CNJ, (b) ao CJF, (c)

ao Tribunal Pleno dos Tribunais e (d) ao rgo especial dos Tribunais, a denominao de "tribunal":

Art. 2. Considera-se Tribunal, para os efeitos desta resoluo, o Conselho Nacional de Justia, o Tribunal Pleno ou o rgo Especial, onde houver, e o Conselho da Justia Federal, no mbito da respectiva competncia administrativa definida na Constituio e nas leis prprias.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

12

35.

A est a primeira inconstitucionalidade material da Resoluo, porque

no poderia o CNJ pretender, por meio de Resoluo, alterar a denominao de rgos cujos nomes j foram definidos na Constituio Federal, d.v..

36.

Com a ressalva do devido respeito, nem o CNJ, nem o CJF, podem ser

denominados como "Tribunal", porque o legislador constituinte fez opo diversa ao denomin-los como "conselhos" que sequer "integram" algum Tribunal -- no sendo, portanto, sequer rgos fracionrios de Tribunais -, como se pode ver do art. 92, I-A e 103-B (CNJ) e do art. 105, nico, II (CJF).

- Normas constitucionais pertinentes ao CNJ:

Art. 92. So rgos do Poder Judicirio: I - o Supremo Tribunal Federal; I-A o Conselho Nacional de Justia; II - o Superior Tribunal de Justia; III - os Tribunais Regionais Federais e Juzes Federais; IV - os Tribunais e Juzes do Trabalho; V - os Tribunais e Juzes Eleitorais; VI - os Tribunais e Juzes Militares; VII - os Tribunais e Juzes dos Estados e do Distrito Federal e Territrios 1 O Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justia e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal. VIII o ato de remoo, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse pblico, fundar-se- em deciso por voto da maioria absoluta do respectivo tribunal ou do Conselho Nacional de Justia, assegurada ampla defesa;

Art. 103-B. O Conselho Nacional de Justia compe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) reconduo, sendo: 1 O Conselho ser presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal e, nas suas ausncias e impedimentos, pelo Vice-Presidente do Supremo Tribunal Federal. 2 Os demais membros do Conselho sero nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal 4 Compete ao Conselho o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, cabendo-lhe, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:

- Norma constitucional pertinente ao CJF:

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

13

Art. 105. Compete ao Superior Tribunal de Justia: (...) Pargrafo nico. Funcionaro junto ao Superior Tribunal de Justia: I - a Escola Nacional de Formao e Aperfeioamento de Magistrados, cabendo-lhe, dentre outras funes, regulamentar os cursos oficiais para o ingresso e promoo na carreira; II - o Conselho da Justia Federal, cabendo-lhe exercer, na forma da lei, a superviso administrativa e oramentria da Justia Federal de primeiro e segundo graus, como rgo central do sistema e com poderes correicionais, cujas decises tero carter vinculante.

37.

A alterao de denominao pretendida pelo CNJ no pode ser tida

como andina, d.v., afinal, no se pode presumir que a alterao do texto legal pela nova norma no acarrete qualquer alterao no sistema normativo.

38.

Pelo contrrio, o pressuposto de que, ao fazer essa alterao --

quanto a qualificao da natureza do rgo --, estar o CNJ permitindo que se atribua a ele e aos demais rgos "competncias" que somente seriam atribuveis aos Tribunais e no a "conselhos de natureza eminentemente administrativas", como aquelas competncias previstas no art. 96 da CF, que so "privativas" dos Tribunais:

Art. 96. Compete privativamente: I - aos tribunais: a) eleger seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observncia das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competncia e o funcionamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos; b) organizar suas secretarias e servios auxiliares e os dos juzos que lhes forem vinculados, velando pelo exerccio da atividade correicional respectiva; c) prover, na forma prevista nesta Constituio, os cargos de juiz de carreira da respectiva jurisdio; d) propor a criao de novas varas judicirias; e) prover, por concurso pblico de provas, ou de provas e ttulos, obedecido o disposto no art. 169, pargrafo nico, os cargos necessrios administrao da Justia, exceto os de confiana assim definidos em lei; f) conceder licena, frias e outros afastamentos a seus membros e aos juzes e servidores que lhes forem imediatamente vinculados; II - ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justia propor ao Poder Legislativo respectivo, observado o disposto no art. 169: (...) III - aos Tribunais de Justia julgar os juzes estaduais e do Distrito Federal e Territrios, bem como os membros do Ministrio Pblico, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competncia da Justia Eleitoral.

39.

O CNJ e o CJF podero arvorar-se, por exemplo, no direito de

promover atos tpicos da atividade fim do Poder Judicirio, como a expedio de "ordens judiciais" em face de seus "jurisdicionados".

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

14

40.

Podero pretender, em sede de processo disciplinar, por exemplo,

promover a quebra de sigilos dos magistrados, sob a alegao de que seriam "tribunais" e no meros rgos administrativos.

41.

Ademais, o debate atualmente existente em alguns processos que

tramitam nessa eg. Corte sobre a competncia "subsidiria" ou "concorrente" do CNJ em processo disciplinar contra magistrado, poder ser afetada, na medida em que a tese da competncia "subsidiria" do CNJ decorre da interpretao de que cabe inicialmente aos Tribunais conhecer dos processos disciplinares contra seus magistrados e subsidiariamente ao CNJ.

42.

Logo, a partir do momento em que se admitir que o CNJ seria

Tribunal, restaria esvaziado o debate e poderia o CNJ atuar como "tribunal" para "conhecer" "inicialmente" de qualquer reclamao disciplinar contra magistrado.

43.

O mesmo se pode dizer com relao aos rgos que integram cada

Tribunal, denominados "regimentalmente", dentro da competncia de cada Tribunal, como "Tribunal Pleno" ou "rgo Especial".

44.

Ora, o rgo que contempla a "totalidade" dos membros de qualquer

Tribunal, por bvio, constitui, sim, o prprio Tribunal. Quanto a isso no se pode por dvida. Da, alis, a clssica denominao de Tribunal Pleno.

45.

J o rgo Especial de qualquer Tribunal, exatamente por no ser

composto pela totalidade de membros do Tribunal, no pode ser qualificado como "Tribunal", j que um rgo fracionrio deste, como so as Sees, Cmaras, Turmas e os membros (Ministros e Desembargadores) individualmente considerados.

46.

Todos atuam em nome do Tribunal. Suas decises so proferidas como

se fossem do Tribunal, mas so rgos fracionrios do Tribunal, que no podem ser denominados de Tribunal.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

15

47.

Quanto ao "rgo especial", objeto da nova denominao dada pela

Resoluo n. 135, a Constituio Federal que o previu e assim o fez denominando-o como "rgo especial" (inciso XI do art. 93), vale dizer, como um rgo fracionrio que recebe delegao do "tribunal pleno". Se a Constituio o denominou como "rgo especial" no ser o CNJ que haver de denomin-lo como "tribunal".

48.

No possvel, pois, pretender a alterao da denominao de rgo

fracionrio de Tribunal ou de "rgo Especial" para "Tribunal", assim como no possvel pretender a alterao da denominao dos Conselhos - como o CNJ e o CJF -- para Tribunais.

49.

A hiptese de inconstitucionalidade material, por atentar contra o art.

92, I-A, 1, inc. VIII, art. 103-B, 1, 4 (no ponto em que denominam o CNJ como Conselho), contra o art. 105, pargrafo nico, II (no ponto em que denomina o CJF como Conselho), e contra o inciso IX do art. 93 (no ponto em que denomina o rgo Especial como rgo fracionrio do Tribunal).

V APOSENTADORIA COMPULSRIA, SOMENTE COM SUBSDIOS OU PROVENTOS PROPORCIONAIS. INCONSTITUCIONALIDADE DO INCISO V, DO ART. 3

50.

No artigo 3o. tratou o CNJ de dispor sobre as diversas penas passiveis

de ser impostas aos magistrados.

Art. 3 So penas disciplinares aplicveis aos magistrados da Justia Federal, da Justia do Trabalho, da Justia Eleitoral, da Justia Militar, da Justia dos Estados e do Distrito Federal e Territrios: I - advertncia; II - censura; III- remoo compulsria; IV - disponibilidade; V - aposentadoria compulsria; VI demisso. 1 As penas previstas no art. 6, 1, da Lei no 4.898, de 9 de dezembro de 1965, so aplicveis aos magistrados, desde que no incompatveis com a Lei Complementar no 35, de 1979. 2 Os deveres do magistrado so os previstos na Constituio Federal, na Lei Complementar no 35, de 1979, no Cdigo de Processo Civil (art. 125), no Cdigo de Processo Penal (art. 251), nas demais leis vigentes e no Cdigo de tica da Magistratura

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

16

51.

A leitura desse dispositivo da Resoluo n. 135 revela, porm, que o

CNJ reeditou mais uma vez, no inciso V, apenas a locuo "aposentadoria compulsria", tal como constava do inciso V, do art. 1 da Resoluo n. 30 (inciso, V., do art. 1: "aposentadoria compulsria ").

52.

Ao assim fazer o CNJ excluiu o direito ao recebimento de "vencimentos

proporcionais", que est previsto na "parte final" tanto do inciso IV, para a hiptese da "disponibilidade", como do inciso V, ambos do art. 42 da LOMAN, para a hiptese da "aposentadoria compulsria":

Art. 42 - So penas disciplinares: (...) IV - disponibilidade com vencimentos proporcionais ao tempo de servio; V - aposentadoria compulsria com vencimentos proporcionais ao tempo de servio;

53.

Alis, essa garantia ao recebimento dos vencimentos (subsdios) de

forma proporcional ao tempo de servio j est posta no prprio texto constitucional, vale dizer, na parte final do inciso III, do 4 do art. 103-B, da CF:

III - receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Poder Judicirio, inclusive contra seus servios auxiliares, serventias e rgos prestadores de servios notariais e de registro que atuem por delegao do poder pblico ou oficializados, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa;

54.

inexplicvel, assim, que o CNJ venha a editar uma Resoluo que

contempla uma modalidade de sano que contraria at mesmo o texto da Constituio Federal no ponto em que lhe deu a competncia para impor a sano.

55.

Veja-se que a despeito de ter tambm excludo da "disponibilidade"

essa garantia na definio das penas aplicveis aos magistrados (com vencimentos ou subsdios proporcionais), acabou por reconhecer esse direito no art. 6:

Art. 6 O magistrado ser posto em disponibilidade com vencimentos proporcionais ao tempo de servio, ou, se no for vitalcio, demitido por interesse pblico, quando a gravidade das faltas no justificar a aplicao de pena de censura ou remoo compulsria.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

17

56.

Ora, se a garantia de receber vencimentos proporcionais, na hiptese

de o magistrado vir a ser apenado com aposentadoria compulsria, est prevista (a) tanto na parte final do inciso III, do 4 do art. 103-B, (b) como no inciso V, do art. 42 da LOMAN, no poderia o CNJ afastar tal garantia, sob pena de violar materialmente a Constituio Federal ao dispor de forma contrria ao que contido na prpria Constituio e violar formalmente a Constituio Federal ao dispor sobre matria j tratada na lei complementar, e de forma contrria lei complementar.

57.

Por isso, a Resoluo n. 135, na parte que toca ao inciso V, do art. 3,

no apenas est usurpando a competncia constitucional do legislador complementar para dispor sobre a matria do estatuto da magistratura (CF., art. 93, caput, VIII), como est violando garantia conferida ao magistrado na prpria Constituio Federal e na Lei Complementar (LOMAN), com o que se evidencia a sua manifesta inconstitucionalidade.

VI - MAGISTRADO NO PODE ESTAR SUBMETIDO A DOIS REGIMES JURDICOS ADMINISTRATIVO-DISCIPLINAR. INCONSTITUCIONALIDADE DO 2 DO ART. 3 AO SUBMETER OS MAGISTRADOS S SANES ADMINISTRATIVAS DA LEI N. 4.898/64

58.

Outra inconstitucionalidade contida na Resoluo n. 135, que

estava presente na recm revogada Resoluo n. 30 ( 2 do art. 1), a do 2 do art. 3, que considera aplicvel ao magistrado as sanes administrativas previstas no art. 6, 1, da Lei n. 4.898/65, que "Regula o Direito de Representao e o processo de Responsabilidade Administrativa Civil e Penal, nos casos de abuso de autoridade":

- 2 do art. 3 da Resoluo n 135:

1 As penas previstas no art. 6, 1, da Lei no 4.898, de 9 de dezembro de 1965, so aplicveis aos magistrados, desde que no incompatveis com a Lei Complementar no 35, de 1979.

- Art. 6, 1 da Lei n. 4.898/65:

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

18

Art. 6 O abuso de autoridade sujeitar o seu autor sano administrativa civil e penal. 1 A sano administrativa ser aplicada de acordo com a gravidade do abuso cometido e consistir em: a) advertncia; b) repreenso; c) suspenso do cargo, funo ou posto por prazo de cinco a cento e oitenta dias, com perda de vencimentos e vantagens; d) destituio de funo; e) demisso; f) demisso, a bem do servio pblico."

59.

Com a ressalva do devido respeito, os magistrados no podem ser

submetidos a qualquer outro regime jurdico sancionatrio disciplinar, que no seja aquele previsto na LOMAN ou permitido por ela, porque assim dispe o art. 93, caput, da CF, ao estabelecer que "lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura".

60.

A Lei n. 4.898/95 -- na parte que toca aos "crimes" nela definidos,

inclusive o de abuso de autoridade -- sim, passvel de aplicao aos magistrados, porque da competncia do legislador ordinrio dispor sobre "direito penal" (CF., art. 22, I), sem exigncia de que a iniciativa da lei seja do Poder Judicirio.

61.

H, porm, a pretenso do CNJ de submeter os magistrados a esse

diploma legal na parte que toca s sanes administrativas, previstas no artigo 6.

62.

Ora, os magistrados, dada natureza de "agentes polticos", no esto

submetidos sequer Lei de Improbidade, mas apenas Lei dos Crimes de Responsabilidade, quanto ao regime de "responsabilidade poltico-administrativa", porque no possvel admitir a concorrncia de dois regimes sancionatrios.

63.

Com efeito, no julgamento da Reclamao n. 2138 (Min. Gilmar

Mendes), chegou essa eg. Corte concluso de que a Constituio no admite a concorrncia entre dois regimes de responsabilidade poltico-administrativa para os agentes polticos: o previsto no art. 37, 4 (regulado pela Lei n 8.429/1992) e o regime fixado no art. 102, I, "c", (disciplinado pela Lei n 1.079/1950), razo pela qual se a competncia para processar e julgar a ao de improbidade (CF, art. 37, 4) pudesse abranger tambm atos praticados pelos agentes polticos, submetidos a regime de responsabilidade especial, ter-se-ia uma interpretao abrogante do disposto no art. 102, I, "c", da Constituio.
SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

19

64.

Esse eg. STF voltou a afirmar esse entendimento no seguinte

precedente (STF, Pleno, Ag.Rg. MC-RCL 6034/SP, Rel. Min. Ricardo Lewandowski, DJ. 29.08.08):

EMENTA: PROCESSUAL. ATO DE IMPROBIDADE DE PREFEITO MUNICIPAL. CONFIGURAO COMO CRIME DE RESPONSABILIDADE. COMPETNCIA DO JUIZ MONOCRTICO PARA PROCESSAR E JULGAR O FEITO. AUSNCIA DE IDENTIDADE MATERIAL COM OS PARADIGMAS INVOCADOS. AGRAVO IMPROVIDO. I - Os paradigmas invocados pelo agravante dizem respeito estipulao da competncia desta Suprema Corte, para processar e julgar os crimes de responsabilidade cometidos por Ministros de Estado. II - O STF tem entendido, nessas hipteses, que os atos de improbidade administrativa devem ser caracterizados como crime de responsabilidade. III - Na espcie, trata-se de prefeito municipal processado por atos de improbidade administrativa que entende ser de competncia originria do Tribunal de Justia local, e no do juiz monocrtico, o processamento e julgamento do feito. IV - No h identidade material entre o caso sob exame e as decises invocadas como paradigma. V - Agravo improvido.

65.

Como se pode ver, esse eg. STF no conheceu da reclamao por

entender que no estariam presentes os requisitos para o seu cabimento.

66.

Restou assinalado, no entanto, que o Tribunal j havia decidido, quanto

a Ministros de Estado, que eles no estariam submetidos lei de improbidade, mas sim lei de crimes de responsabilidade. Seno vejamos:

Em todos esses casos, no obstante se tenha enquadrado os atos de improbidade administrativa como crimes de responsabilidade, a deciso foi no sentido de estabelecer-se a competncia desta Suprema Corte para apreciar e julgar os mesmos. O feito sob exame, trata de ato de improbidade de prefeito municipal e da eventual competncia do Tribunal de Justia Local para processar e julgar originariamente o feito. No vislumbro identidade material entre o presente caso e os paradigmas invocados pelo agravante Por essa razo, h de prevalecer a deciso ora impugnada, pelos seus prprios fundamentos.

67.

Nos debates, porm, restou esclarecido que esse eg. STF ainda no

havia se pronunciado, at aquele momento -- 25 de junho de 2008 -- sobre a aplicao dees entendimento para as demais situaes:

Min. Marco Aurlio O processo, na origem, processo-crime ? Min. Ricardo Lewandowski No, ato de improbidade administrativa. E ns temos aquela questo de saber se crime de responsabilidade, ou no. E, nesta sede, entendi que seria melhor julgarmos improcedente essa reclamao. Min. Cezar Peluso Ainda no fixamos posio.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

20

Min. Ricardo Lewandowski Ns no nos pronunciamos ainda. Os outros casos diziam respeito a Ministros de Estado. So situaes particularssimas. Ento, estou entendendo que no h identidade material entre esses dois casos. Min. Marco Aurlio Particularmente, fiquei vencido quando, considerada a coincidncia relativamente perda do cargo, o Tribunal, no desfecho da ao penal -- crime comum ou crime de responsabilidade e a ao que, para mim, civil pblica --, entendeu que no caberia ao civil pblica contra Ministro de Estado e extinguiu os processos. A simetria perfeita para aqueles que assim concluem, tendo em conta o prefeito, o chefe do Poder Executivo municipal.

68.

Tratando, porm, especificamente da situao de magistrado, esse

eg. STF julgou um RE do Ministrio Pblico contra acrdo do STJ, no qual aquela Corte havia recusado sua competncia para julgar ao de improbidade ajuizada contra Desembargador do TRF, e determinado que fosse processada em primeiro grau.

69.

Entendeu essa eg. Corte afirmar que os magistrados -- dado o fato

de serem agentes polticos -- no poderiam responder, pelo mesmo fato, ao de improbidade e ao de crime de responsabilidade. Somente responderiam pelos crimes de responsabilidade. Seno vejamos a ementa (STF, 2. Turma, Ag.Rg. RE n. 579.799/SP, Rel. Min. Eros Grau, DJ. 18.12.08):

EMENTA: AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINRIO. DESEMBARGADOR. AGENTE POLTICO. AO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA. O Supremo Tribunal Federal fixou entendimento nos termos do qual a Constituio do Brasil no admite concorrncia entre dois regimes de responsabilidade poltico-administrativa para os agentes polticos. Precedentes. Agravo regimental a que se nega provimento.

70.

A leitura do voto do Min. Eros Grau necessria:

6. No que concerne ao mrito da controvrsia, lembro inicialmente que o Supremo Tribunal Federal fixou entendimento nos termos do qual a Constituio do Brasil no admite concorrncia entre dois regimes de responsabilidade poltico-administrativa para os agentes polticos (RCL n. 2.138, Redator para o acrdo o Ministro Gilmar Mendes, DJ. De 20.6.07) 7. O artigo 105, I, a, da Constituio do Brasil define ser da competncia do Superior Tribunal de Justia processar e julgar, originariamente, nos crimes comuns os Governadores dos Estados e do Distrito Federal, e, nestes e nos de responsabilidade, os desembargadores dos Tribunais de Justia dos Estados e do Distrito Federal, os membros dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, os dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais Regionais Eleitorais e do Trabalho, os membros dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municpios e os do Ministrio Pblico da Unio que oficiem perante os tribunais (grifei) 8. Desembargadores cometem crimes de responsabilidade. Esto, portanto, na esteira do que aqui decidimos, includos no rol dos agentes polticos que no se sujeitam Lei de Improbidade Administrativa.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

21

9. No correta a afirmao de que o desembargador no est includo no elenco dos agentes polticos sujeitos s sanes previstas na Lei n. 1.079/50. O regime de responsabilizao decorre exclusivamente do disposto na Constituio do Brasil, no da legislao infraconstitucional. 10. Ademais, este Tribunal, no julgamento do RE n. 228.977, Relator o Ministro Nri da Silveira, DJ. De 12.4.02, afirmou serem, os magistrados, agentes polticos. Referiu-se a eles como agentes polticos investidos para o exerccio de atribuies constitucionais, sendo dotados de plena liberdade funcional no desempenho de suas funes. 11. Tambm nesse sentido a doutrina de Hely Lopes Meireles: agentes polticos exercem funes governamentais, judiciais e quase-judiciais, elaborando normas legais, conduzindo os negcios pblicos, decidindo e atuando com independncia nos assuntos de sua competncia (in Direito Administrativo Brasileiro, 21. Ed., p. 73).

71.

Como se pode ver, se o Supremo Tribunal Federal fixou entendimento

nos termos do qual a Constituio do Brasil no admite concorrncia entre dois regimes de responsabilidade poltico-administrativa para os agentes polticos, correta a concluso desse mesmo STF no sentido de que desembargadores cometem crimes de responsabilidade. Esto, portanto, na esteira do que aqui decidimos, includos no rol dos agentes polticos que no se sujeitam Lei de Improbidade Administrativa.

72.

O mesmo raciocnio se aplica aqui, uma vez que no podem os

magistrados estar submetidos, concomitantemente, a dois diplomas legais pertinentes a "regime disciplinar".

73.

que, como dito anteriormente, a Lei n. 4.898/65, por no ser "da

iniciativa" do Supremo Tribunal Federal e tambm por no ser "lei complementar", no pode ser aplicada aos magistrados -- na parte que toca ao regime disciplinar -havendo, no caso, a impossibilidade de aplicao dessas

sanes, em razo do vcio de iniciativa e da especialidade da norma, na medida em que, somente lei complementar de iniciativa do STF pode estabelecer o regime disciplinar dos magistrados (CF., art. 93).

74.

No caso, porm, a inconstitucionalidade da Resoluo n. 135 do CNJ

que pretendeu aplicar a disciplina contida no art. 6 da Lei n. 4.898/65 aos magistrados e no da lei, que no contm qualquer dispositivo indicando essa possibilidade.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

22

VII AS PENAS DE CENSURA E ADVERTNCIA SOMENTE PODEM SER APLICADAS DE FORMA "RESERVADA". INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 4

75.

No artigo 4 o CNJ disps sobre as hipteses de aplicao das penas

de advertncia e censura.

76.

A leitura desse dispositivo da Resoluo n. 135 revela que o CNJ

reeditou norma inconstitucional contida na Resoluo n. 30 (art. 2), na medida em que contemplou, no seu caput, a redao dos artigos 43 e 44 da LOMAN, pertinentes s penas de "advertncia" e "censura", porm, com a excluso da locuo "reservadamente, por escrito", como se pode ver:

- Art. 4 da Resoluo:

Art. 4 O magistrado negligente, no cumprimento dos deveres do cargo, est sujeito pena de advertncia. Na reiterao e nos casos de procedimento incorreto, a pena ser de censura, caso a infrao no justificar punio mais grave.

- Arts. 43 e 44 da LOMAN:

Art. 43 - A pena de advertncia aplicar-se- reservadamente, por escrito, no caso de negligncia no cumprimento dos deveres do cargo. Art. 44 - A pena de censura ser aplicada reservadamente, por escrito, no caso de reiterada negligncia no cumprimento dos deveres do cargo, ou no de procedimento incorreto, se a infrao no justificar punio mais grave.

77.

O que se pode depreender que a Resoluo, no ponto, est impondo

aos Tribunais a aplicao das referidas penas de "advertncia" ou "censura" de forma "pblica" e no mais de forma "reservada".

78.

que, no que se refere s penas de advertncia e censura, a LOMAN

clara, em seus arts. 43 e 44 (supra), no sentido de que tais penas devero ser aplicadas reservadamente e por escrito.

79.

Entretanto, o art. 4, da Resoluo 135 do CNJ, ao disciplinar o

procedimento de aplicao de tais penas, no faz nenhuma meno s exigncias contidas na LOMAN.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

23

80.

Essa omisso deliberada compromete a plena aplicao dos arts. 43 e

44, da LOMAN, tendo em vista que no art. 20 da Resoluo n. 135 o CNJ estabeleceu, como regra geral, a ampla publicidade das penas, na sesso de julgamento, de acordo com a seguinte redao:

Art. 20. O julgamento do processo administrativo disciplinar ser realizado em sesso pblica e sero fundamentadas todas as decises, inclusive as interlocutrias. 1. Em determinados atos processuais e de julgamento, poder, no entanto, ser limitada a presena s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, desde que a preservao da intimidade no prejudique o interesse pblico. 2. Para o julgamento, que ser pblico, sero disponibilizados aos integrantes do rgo julgador acesso integralidade dos autos do processo administrativo disciplinar. 3. O Presidente e o Corregedor tero direito a voto.
4. Os Tribunais comunicaro Corregedoria Nacional de Justia, no prazo de 15 dias da respectiva sesso, os resultados dos julgamentos dos processos administrativos disciplinares.

81.

Resta claro, assim, que a Resoluo n. 135, no que se refere s penas

de advertncia e censura, subverte a regra acolhida pela LOMAN, no sentido de se resguardar o sigilo, para o fim de tornar como regra geral a ampla publicidade de todos os atos relacionados ao processo disciplinar, o que apenas poder ser excepcionado diante de requisitos muito especficos.

82.

Somente o novo Estatuto da Magistratura poder inovar sobre o tema,

como se extrai do inciso IX, do art. 93, da Constituio:

IX todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao.

83.

No se trata de algum privilgio dada magistratura, mas sim da

observncia de princpio estabelecido em outros diplomas legais pertinentes, como o Estatuto do Servidor Pblico e as leis de regncia das diversas profisses reguladas por lei (Estatuto da Advocacia, Leis dos Conselhos Federais de Engenharia, de Medicina etc.).

84.

Essas modalidades de penas so aplicadas, sempre, de forma direta e

reservada pessoa apenada, sem que seja dada qualquer publicidade.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

24

85.

Nem se diga ainda, d.v., que a regra prevista no inciso X, do art. 93,

que estabelece sejam as decises administrativas dos tribunais motivadas e em sesso pblica, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros, colidiria com a regra prevista no inciso IX do mesmo art. 93, que permite ao legislador ordinrio estabelecer casos de no publicidade para o fim de preservar a intimidade do interessado.

86.

So regras complementares uma da outra, que no se chocam nem

colidem, conforme demonstrar a AMB, no captulo seguinte, para demonstrar tambm a inconstitucionalidade material do art. 20 da Resoluo n. 135, no ponto em que determina que os julgamentos se dem em sesso publica.

87.

Da porque a Resoluo 135, quanto ao art. 4, constitui ato normativo

originrio, que usurpa a competncia atribuda pela Constituio ao legislador complementar, para dispor no Estatuto da Magistratura sobre essa matria, razo pela qual resta configurada sua manifesta inconstitucionalidade formal.

VIII - INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 20 PORQUE DO INTERESSE PBLICO QUE O PROCEDSSO DISCIPLINAR CONTRA MAGISTRADO SEJA SIGILOSO. SOMENTE QUANDO A SANO, DADA A SUA NATUREZA, TIVER DE SE TORNAR PBLICA PARA SER APLICADA (REMOO, DISPONIBILIDADE OU APOSENTADORIA) QUE SE DEVE AFASTAR O SIGILO

88.

No artigo 20 e em seu 2 a Resoluo n. 135 do CNJ estabeleceu

que o julgamento do processo administrativo disciplinar de magistrado ser realizado em sesso pblica:

Art. 20. O julgamento do processo administrativo disciplinar ser realizado em sesso pblica e sero fundamentadas todas as decises, inclusive as interlocutrias. 1. Em determinados atos processuais e de julgamento, poder, no entanto, ser limitada a presena s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, desde que a preservao da intimidade no prejudique o interesse pblico. 2. Para o julgamento, que ser pblico, sero disponibilizados aos integrantes do rgo julgador acesso integralidade dos autos do processo administrativo disciplinar. 3. O Presidente e o Corregedor tero direito a voto. 4. Os Tribunais comunicaro Corregedoria Nacional de Justia, no prazo de 15 dias da respectiva sesso, os resultados dos julgamentos dos processos administrativos disciplinares.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

25

89.

Com a ressalva do devido respeito, do interesse pblico que tramite

em sigilo o processo disciplinar de magistrado, assim como, que as penas aplicveis aos magistrados o sejam de forma reservada -a no ser aquelas que

necessariamente se tornem pblicas para que possam ser aplicadas, como a "disponibilidade" e a "aposentadoria" Judicirio ruir por completo. -sob pena de a credibilidade do Poder

90.

Se o cidado no acreditar que seus direitos estaro sendo

examinados e julgados por Juzes absolutamente idneos, poder partir para realizao da justia por conta prpria.

91.

A figura do Estado-Juiz, que exige grau mximo de seriedade e de

idoneidade, no pode ficar maculada no exerccio da jurisdio.

92.

E no h como negar que o magistrado que estiver, publicamente,

respondendo a processo disciplinar, d.v., no ser visto pela sociedade ou pelo jurisdicionado como algum que possua autoridade para julgar suas as aes ou as aes de outrem.

93.

que a existncia de um processo contra o magistrado -- assim como

contra qualquer cidado -- configura hiptese clssica de constrangimento.

94.

Por mais que a instaurao de um processo contra quem quer que seja

decorra do dever do Estado visando a apurao de algum ilcito, enquanto perdurar o processo e at o momento que anteceder eventual deciso de absolvio, estar o acusado na situao de constrangimento, ainda que legal.

95.

O fato que era ruim -- no passado -- para o Poder Judicirio e,

portanto, tambm ruim para a sociedade e para o jurisdicionado, era o fato de o magistrado no ser processado ou punido pela prtica de algum ilcito administrativo. A impunidade decorrente da omisso das Corregedorias que era o problema.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

26

96.

Ocorre que o sistema legal previsto originariamente na LOMAN contava

com a presena de um Conselho Nacional (da Magistratura) que a Constituio Federal revogou. Pode-se supor, apenas supor, que a revogao do referido Conselho pode ter sido o fator determinante que permitiu o funcionamento deficiente das Corregedorias dos Tribunais.

97.

Da porque, uma das razes de ser da criao do CNJ, ao se lhe

atribuir a competncia disciplinar para (a) avocar processo em curso nos Tribunais, e (b) rever deciso de outros Tribunais, e (c) at mesmo agir subsidiariamente na omisso dos Tribunais, veio a por fim essa impunidade decorrente da omisso das Corregedorias.

98.

Tratando, assim, da questo pertinente ao processo disciplinar da

magistratura, a criao do CNJ implica a restaurao do sistema previsto originalmente na LOMAN.

99.

Logo, ao contrrio do que est supondo o prprio CNJ, no h nada de -pertinente a processo

democrtico na realizao de um julgamento pblico

disciplinar de magistrado -- uma vez que a publicidade dos fatos eventualmente irregulares praticados por magistrados no contribui para a observncia da autoridade das decises emanadas do Poder Judicirio.

100.

Alis, examinando o processo administrativo que tramitou no CNJ e

que culminou com a edio da Resoluo n. 135 v-se, do voto do Conselheiro relator, a seguinte justificativa -- d.v., equivocada -- para o fim de se determinar a

ampla publicidade do processo disciplinar do magistrado:

"O artigo 20 traz disciplina que se ajusta ao previsto no inciso X do artigo 93 da Constituio. Com efeito, a Lei Orgnica da Magistratura Nacional, editada ainda sob o manto do regime ditatorial que vigorou no Brasil entre as dcadas de 60 e 80, estabelece o sigilo como regra para julgamento de procedimentos disciplinares contra magistrados. Tanto no momento da instaurao ( 2 do artigo 27) quanto no do julgamento final do processo disciplinar ( 6 do mesmo artigo) prevalece a sesso secreta, a portas fechadas, como orientao absoluta do sistema. Note-se que no se estabelece qualquer juzo de ponderao entre o interesse pblico publicidade de todos os atos processuais e a intimidade do acusado. Em rigor, as retrgradas disposies do Estatuto da Magistratura simplesmente presumem que, por se tratar de processo disciplinar contra magistrado, o sigilo e a restrio publicidade se impem.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

27

Essa orientao era bastante coerente com o modelo arbitrrio dos anos setenta, vivido no Brasil poca da edio da Lei Complementar n 35. Tempos em que os agentes pblicos, principalmente aqueles que ocupavam as posies de maior destaque e poder, como os magistrados, no se sentiam no dever de prestar contas de seus atos sociedade. A ordem constitucional inaugurada em 1988 rompeu com esse modelo aristocrtico e determinou a publicidade dos atos processuais como regra, somente admitindo-se excees quando relevantes razes de interesse social ou o direito fundamental intimidade estivessem ameaados: Art. 5 (...) LX - a lei s poder restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem; H de se ressaltar que o processo de democratizao das instituies se aprofundou desde ento, culminando, no que diz respeito ao Poder Judicirio, com a edio da Emenda Constitucional n 45, de 2004. A referida Emenda Constitucional no s criou este Conselho como alterou a redao do inciso X do artigo 93 da Constituio para estabelecer, de forma peremptria que: Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, dispor sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princpios: X - as decises administrativas dos tribunais sero motivadas e em sesso pblica, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 45, de 2004) (grifei) perceptvel a mudana de paradigma introduzida pelo constituinte derivado. Segundo o que preleciona o inciso X do artigo 93 da Constituio, todos os julgamentos administrativos dos Tribunais brasileiros devem ser pblicos, sendo que, em se tratando de matria disciplinar, exigese qurum equivalente maioria absoluta dos membros do Tribunal."

101.

As premissas desse voto levariam o leitor desatento a acreditar que o

"regime ditatorial" vivido pelo Brasil entre 1964 e 1988 decorreria de uma ditadura imposta pelos "magistrados" e no pelos "militares".

102.

A ausncia de conhecimento da histria patente quando se verifica a

afirmao de que a LOMAN teria sido editada em "tempos em que os agentes pblicos, principalmente aqueles que ocupavam as posies de maior destaque e poder, como os magistrados, no se sentiam no dever de prestar contas de seus atos sociedade "

103.

Ao que se sabe --

como pblico e notrio

--

a LOMAN no

decorreu de qualquer "processo legislativo" que tivesse recebido alguma contribuio por parte da magistratura brasileira.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

28

104.

Decorreu, como se noticiou poca, do "Pacote de Abril" do Governo

Geisel. Alis, ainda que criticando a LOMAN, lembrou recentemente o Conselheiro do CNJ, Felipe Locke -- ao julgar o processo administrativo que resultou na edio da resoluo sobre a questo da "simetria" da magistratura com o Ministrio Pblico -- , que essa lei foi "imposta" ao Poder Judicirio pelo regime de fora da poca:

I. A validade da LOMAN em face da Constituicao Federal de 1988. A primeira questao que deve ser examinada neste processo diz respeito a validade ou nao da LOMAN face ao ordenamento constitucional de 1988 e suas posteriores alteracoes. Como e de conhecimento geral a atual Lei Organica Nacional da Magistratura foi editada em 1979. Naquela ocasiao, quando o Estado Brasileiro vivia um periodo de excecao, sob a vigencia do famigerado Ato Institucional numero 05, nao era, por obvio, possivel falarmos em democracia, e muito menos, em magistratura com independencia e autonomia. Nao obstante a LOMAN ter sido aprovada pelo Congresso Nacional em 1979, para fins de introducao, vale fazer um registro historico quanto ao contexto desta aprovacao. O Governo Brasileiro, nos anos setenta, tendo a sua frente o General Ernesto Geisel, anunciou, por meio de seu entao Ministro da Justica, Armando Falcao, o designio de realizar a "reforma do judiciario". Para tanto, foi encaminhado um anteprojeto de lei complementar ao Congresso Nacional, cuja tramitacao caminhou ate o surgimento de um impasse no Senado Federal, entre situacao e oposicao. A epoca, o governo nao detinha maioria qualificada no Senado, indispensavel para a aprovacao de leis complementares, necessitando, portanto, de apoio da oposicao, ou ao menos uma negociacao politica com esta, para a aprovacao de atos legislativos tais como o texto em questao. Tal situacao politica, a perda da maioria qualificada pelo governo no Senado, decorreu do seu reves eleitoral no ano de 1974, quando a oposicao elegeu a grande maioria dos cargos de senadores em disputa. Surgido o impasse quanto ao formato que deveria ser adotado pela nova Lei Organica da Magistratura, o Governo simplesmente fechou o Congresso Nacional, com apoio no Ato Institucional n 05, e editou o "denominado pacote de abril". Dentre as novidades "institucionais" do referido pacote, consta o surgimento dos denominados "Senadores Bionicos", ou seja, um terceiro senador, por Estado, eleito indiretamente. Com este casuismo, tipico de regimes autoritarios, foi possivel, ao Governo reaver a maioria perdida no Senado Federal, e reabrir o Congresso Nacional. Assim, em 1979, contando com uma maioria artificialmente criada, o governo logrou impor a sociedade a sua chamada "reforma do judiciario", cujo instrumento e justamente a LOMAN, ate hoje nao expressamente revogada.

105.

A LOMAN foi considerada poca uma "interveno" do Governo

Militar no Poder Judicirio, inclusive em razo da criao do Conselho Nacional da Magistratura, posteriormente expurgado pela CF de 1988.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

29

106.

Como

se

pode

ver,

pressuposto

histrico

da

LOMAN

diametralmente oposto ao assinalado no voto do Conselheiro relator do processo administrativo que resultou na edio da Resoluo n. 135, para concluir que o sigilo do processo administrativo disciplinar dos magistrados decorreria do "poder" dos magistrados durante o regime militar que precedeu Constituio Federal de 1988.

107.

Nada mais equivocado, d.v.. No demais lembrar que em outras -como medicina, advocacia,

profisses que so reguladas pelo Estado engenharia --

as respectivas leis de regncia ou os regulamentos editados

com base nelas tambm prevem processos disciplinares sigilosos em face de mdicos, advogados e engenheiros, a despeito de tais diplomas no serem originrios da ditadura militar que vigeu no Brasil.

108.

Demonstrada a erronia da fundamentao histrica utilizada pelo CNJ

para o fim de justificar a afirmao de que o processo disciplinar dos magistrados seria sigiloso, por decorrer de uma vontade imposta pela magistratura, volta a AMB a tratar da questo do interesse pblico inverso, vale dizer, no interesse pblico na manuteno do sigilo do processo disciplinar.

109.

Na obra de Mrio Guimares, intitulada "O Juiz e a Funo

Jurisdicional", do ano de 1958, lembra o jurista e ex-Ministro do STF que "ser lcito a tribunal de instncia superior manifestar, por ocasio do julgamento do recursos, e anda que em termos severos, a sua reprovao atitude do juiz, posto que, de preferncia, admoestaes devam ser feitas, quanto possvel, por intermdio do rgo disciplinar competente, que agir reservadamente. ".

110.

Registra ainda o saudoso Ministro que "o sigilo, em casos tais, ser

recomendvel, para que se no enfraquea o prestgio do juiz, enfraquecendo o da Justia" alm de apontar para o fato de que "a mais comuns so as de advertncia e de censura" e "as mais graves, excetuada a de perda do cargo (art. 96, n. 1, da Constituio) as concernentes aos juzes que excedam os prazos legais".

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

30

111.

Veja-se,

porque

relevante,

distino:

sigilo

visa

no

enfraquecimento do Juiz como rgo judicante. No destinado preservao do cidado que est ocupando o cargo de juiz. No um direito individual, mas uma prerrogativa da funo.

112.

Em outro trecho de sua obra, aps indagar se permitiria "a Carta

Magna aplicar aos juzes a pena de suspenso" respondeu que "podero os juzes se afastados do exerccio de suas funes provisria ou definitivamente, se assim convier ao interesse pblico, observados os termos do art. 95, II, da Constituio Federal. Acima do interesse do juiz, o da coletividade", referindo-se, porm, ao afastamento decorrente da ausncia de necessidade de trabalho do magistrado.

113.

Da porque concluiu que "no poder, porm, ser punidos por essa

forma. So situaes diferentes", uma vez que "com que prestgio voltaria o juiz comarca depois de cumprida a pena severa de suspenso" ?

114.

A concluso que se deve chegar, d.v., que todo o processo

disciplinar do magistrado deve tramitar sob sigilo, inclusive o momento da aplicao da pena, somente devendo ser objeto de publicidade a pena que necessariamente deva ser objeto de publicidade, dada a impossibilidade da sua aplicao com o sigilo (ex.: pena de disponibilidade e de aposentadoria).

115.

Essa concluso em nada atenta contra a democracia ou contra o texto

constitucional de 1988.

116.

Constitui interesse pblico relevante, da maior importncia, a

credibilidade do Poder Judicirio, razo pela qual a preservao do sigilo se impe nas punies feitas aos seus membros.

117.

Ademais, se no passado poder-se-ia cogitar da existncia de alguma

forma de corporativismo nos Tribunais para o julgamento dos magistrados, agora, com a criao do Conselho Nacional de Justia, resta afastada essa possibilidade.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

31

118.

No ponto, reafirma a AMB, que a criao do CNJ acaba por restaurar o

sistema institudo pela LOMAN, que a CF de 1988 havia quebrado ao extinguir com o Conselho Nacional da Magistratura.

119.

Da porque, a criao do CNJ, no mbito administrativo disciplinar,

fortalecer ainda mais o Poder Judicirio se o sigilo nos processos for observado, bem ainda se o CNJ compreender que deve aplicar as penas da forma prevista na LOMAN.

120.

Reafirma a AMB o que disse anteriormente. O sigilo do processo

administrativo disciplinar algo conceitualmente aceito e idneo no Estado Democrtico de Direito, tanto assim que os Conselhos Federais das profisses regulamentadas por lei, observam esse tratamento aos seus profissionais.

121.

Tanto o advogado, como o mdico, como o engenheiro, por exemplo,

quando submetidos a processo disciplinar perante seus rgos de classe, gozam do direito de ser observado o sigilo, inclusive na punio, que somente se torna pblica se se tratar de pena que deva se tornar pblica em razo da sua natureza.

122.

No por outra razo que o Min. Seplveda Pertence em crtica ao

entendimento que exigiria a publicidade do processo disciplinar de magistrados assinalou em determinado julgamento que "s os juzes que esto sob suspeita".

123.

Antes da EC 45 ter promovido a alterao do art. 93 da CF, esse eg.

STF admitia em sua jurisprudncia o julgamento ocorrido em sesso secreta, como se pode ver dos seguintes julgados:

"HABEAS CORPUS. POLICIAIS MILITARES. (...). PRETENTIDA NULIDADE DO PROCESSO TAMBM POR INCOMPETENCIA DA JUSTIA MILITAR E POR HAVER SIDO REALIZADO EM SESSAO SECRETA. (...). Convivncia, reconhecida por esta Corte, com a Constituio Federal (art. 93, IX), da norma do art. 434 do CPPM, que prev sesso secreta para os julgamentos do Conselho de Justia, desde que assegurada presena das partes e de seus advogados (RHC 67.494 - Ministro Aldir Passarinho)." (STF, 1a. Turma, HC 69.968/PR, Rel. Min. Ilmar Galvo, DJ de 1-7-1993.) "Tribunal do Jri. Sigilo das votaes (art. 5, XXXVIII, CF) e publicidade dos julgamentos (art. 93, IX, CF). Conflito aparente de normas. Distino entre julgamento do Tribunal do Jri e deciso do Conselho de Jurados. Manuteno pelo sistema constitucional vigente do sigilo das votaes, atravs de disposio especfica." (STF, 2a. Turma, RE n. 140.975-Ag.Rg;RJ, Rel. Min. Paulo Brossard, DJ de 21-8-1992.)

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

32

124.

Aps a alterao ocorrida por fora da EC 45, tem-se notcia de apenas

um acrdo -- pelo menos o que a pesquisa revelou --, proferido no julgamento do RE n. 452.709, que teria examinado a questo, em deciso assim ementada (STF, 1a. Turma, RE n. 452.709/SP, Rel. Min. Carlos Britto, DJ. 02.02.07):

EMENTA: CONSTITUCIONAL. ADMINISTRATIVO. PROCEDIMENTO PARA COLOCAO DE MAGISTRADO ESTADUAL EM DISPONIBILIDADE. SESSO SECRETA DO RGO ESPECIAL DO TRIBUNAL DE JUSTIA. PROIBIO DA PRESENA DO INVESTIGADO. CONSTITUIO FEDERAL: INICISO X DO ART. 93. EMENDA CONSTITUCIONAL N 45/2004. LOMAN: 2 DO ART. 27. De acordo com o acrdo recorrido, a ausncia do sindicado na primeira sesso deliberativa no lhe trouxe prejuzo porque, nessa fase, no se permite a interveno da parte interessada, abrindo-se-lhe oportunidade de defesa posteriormente. Na poca -- 19.10.1988 --, o inciso X do art. 93 da ento novssima Constituio Republicana estabelecia apenas que "as decises administrativas dos tribunais sero motivadas...". Somente por efeito da EC 45/2004 que se passou a exigir "sesso pblica" nesses casos. Assim, na interseo da velha Ordem Constitucional para a nova, era razovel admitir-se a realizao de sesses reservadas nos tribunais, destinadas a deliberar sobre a instaurao de processo administrativo contra magistrado, nos termos do art. 27 da LC 35/79. Interpretao que se aplica presente causa, visto que o recorrente se aposentou depois de colocado em disponibilidade, assumindo, em seguida, o cargo de Juiz Federal. Nessa perspectiva, a eventual nulificao do procedimento disciplinar implicaria to-somente o cancelamento das anotaes depreciativas no respectivo pronturio. Recurso extraordinrio a que se nega provimento.

125.

A leitura apenas da ementa sugeriria que esse eg. STF teria

reconhecido a necessidade de as sesses de julgamento dos processos disciplinares terem passado a ser pblicas, aps a EC 45, o que no ocorreu, como ser demonstrado.

126.

O debate travado entre os Ministros dessa Corte nesse julgamento da

maior importncia.

127.

Como dito anteriormente, criticando a norma ou a interpretao que lhe

estaria sendo dada, assinalou o Min. Seplveda Pertence que "A Constituio exigiu sesso secreta, por motivos bvios, na argio de candidatos a embaixador. Mas no proibia, como no probe, sesso secreta de comisses do Congresso, etc. S os juzes que esto sob suspeita."

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

33

128.

Realmente, todos os agentes pblicos ou polticos poderiam responder

a processo disciplinar de forma sigilosa, sendo as sesses de julgamento sigilosas, com exceo dos membros do Poder Judicirio. O mesmo ocorreria, como dito anteriormente, com os profissionais submetidos aos Conselhos Federais de classe. At mesmo no mbito privado, tem a Justia do Trabalho protegido o trabalhador, mediante a imposio de penas aos empregadores que divulgam o simples fato de ter ocorrido a demisso "por justa causa".

129.

Da ter o Ministro Relator, Carlos Britto, feito a seguinte retificao de

voto: "impressiona-me, tambm, o que diz o Ministro Seplveda Pertence: do fato de a Constituio apenas prever para um caso a sesso secreta, no se pode extrair, assim, com essa generalidade, a concluso a contrario senso, ou seja, tudo o mais est proibido se no for para esse caso. Acho que tem fundamento. Al, foi para exigir, no significa, necessariamente, que no possa haver sesso secreta nos termos da ressalva que faz o artigo 93, IX."

130.

Est convencida a AMB que a Resoluo n. 135, ao impor o julgamento

de magistrados em sesso pblica, de forma contrria ao disposto na LOMAN, est violando a lei complementar (vcio formal de inconstitucionalidade) e a prpria Constituio.

131.

Nem se diga, insista-se, ad nauseam, que a regra prevista no inciso X,

do art. 93, que estabelece sejam as decises administrativas dos tribunais motivadas e em sesso pblica, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros, colidiria com a regra prevista no inciso IX do mesmo art. 93, que permite ao legislador ordinrio estabelecer casos de no publicidade para o fim de preservar a intimidade do interessado.

132. colidem.

So regras complementares uma da outra, que no se chocam nem

133.

Resta demonstrada, assim, a inconstitucionalidade do art. 20 e de seu

2, no ponto em que determinam a ampla publicidade das sesses de julgamento de processo disciplinar de magistrado.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

34

IX A INCONSTITUCIONALIDADE DOS ARTS. 8 E 9, AO CRIAR DISTINO DESARRAZOADA (CF, ART. 5, caput e LIV) ENTRE JUZES DE 1 GRAU E OS DEMAIS -- OS PRIMEIROS SERO PROCESSADOS PELO CORREGEDOR E OS OUTROS PELA PRESIDNCIA -E ADENTRAR NA COMPETNCIA

REGIMENTAL DE CADA TRIBUNAL (CF., ART. 96, I, a)

134.

Nos artigos 8 e 9 tratou o CNJ de dispor sobre o juzo competente

para processar e julgar as sindicncias e os processos disciplinares, bem ainda sobre os legitimados a dar incio a esses processos.

135.

No bastassem as inconstitucionalidades j apontadas, esses artigos

fazem uma distino entre as autoridades responsveis para dar incio aos processos disciplinares de juzes de primeiro grau e de segundo grau.

136.

Tal como fizera na recm revogada Resoluo n. 30, estabeleceu o

CNJ na Resoluo n. 135 que, com relao aos juzes de primeiro grau, a autoridade competente para propor o processo disciplinar ser o Corregedor, enquanto que nos demais casos, a autoridade competente ser o Presidente do Tribunal.

137.

Vale reproduzir o texto das normas ora impugnadas:

Art. 8. O Corregedor, no caso de magistrados de primeiro grau, o Presidente ou outro membro competente do Tribunal, nos demais casos, quando tiver cincia de irregularidade, obrigado a promover a apurao imediata dos fatos, observados os termos desta Resoluo e, no que no conflitar com esta, do Regimento Interno respectivo. Pargrafo nico. Se da apurao em qualquer procedimento ou processo administrativo resultar a verificao de falta ou infrao atribuda a magistrado, ser determinada, pela autoridade competente, a instaurao de sindicncia ou proposta, diretamente, ao Tribunal, a instaurao de processo administrativo disciplinar, observado, neste caso, o art. 14, caput, desta Resoluo. Art. 9. A notcia de irregularidade praticada por magistrados poder ser feita por toda e qualquer pessoa, exigindo-se formulao por escrito, com confirmao da autenticidade, a identificao e o endereo do denunciante. 1. Identificados os fatos, o magistrado ser notificado a fim de, no prazo de cinco dias, prestar informaes. 2. Quando o fato narrado no configurar infrao disciplinar ou ilcito penal, o procedimento ser arquivado de plano pelo Corregedor, no caso de magistrados de primeiro grau, ou pelo Presidente do Tribunal, nos demais casos ou, ainda, pelo Corregedor Nacional de Justia, nos casos levados ao seu exame. 3. Os Corregedores locais, nos casos de magistrado de primeiro grau, e os presidentes de Tribunais, nos casos de magistrados de segundo grau, comunicaro Corregedoria Nacional de Justia, no prazo de quinze dias da deciso, o arquivamento dos procedimentos prvios de apurao contra magistrados.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

35

138.

Ora,

nada

justifica

competncia

ou

atribuio

tpica

de

"corregedoria" dada pela Resoluo Presidncia dos Tribunais, tendo em vista que se trata de competncia que seria, natural e ordinariamente atribuda apenas e exclusivamente Corregedoria, quando houvesse esses dois rgos separados no Tribunal.

139.

Somente os Tribunais podem atribuir tal competncia disciplinar

tambm aos seus Presidentes ou a outros membros, como se dava no passado, por exemplo, com a instituio dos Conselhos da Magistratura, usualmente integrados pelo Corregedor, Vice-Presidente e Presidente dos Tribunais.

140.

Era comum a previso, em Regimento Interno, desse rgo fracionrio,

com competncia disciplinar, o que deixou de ser possvel aps a CF em razo da necessidade de as sanes disciplinares terem de ser aplicadas pela "maioria dos membros do Tribunal", como previsto no inciso X, do art. 93 da CF.

141.

Como se pode ver, somente os Tribunais poderiam fazer distino

de competncia entre seus rgos fracionrios, tendo em vista a regra do art. 96, I, a. Tal entendimento pacfico nesse eg. STF:

EMENTA: AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. Inciso IX, do art. 7, da Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil), que pospe a sustentao oral do advogado ao voto do relator. Liminar. Os antigos regimentos lusitanos se no confundem com os regimentos internos dos tribunais; de comum eles tm apenas o nome. Aqueles eram variantes legislativas da monarquia absoluta, enquanto estes resultam do fato da elevao do Judicirio a Poder do Estado e encontram no Direito Constitucional seu fundamento e previso expressa. O ato do julgamento o momento culminante da ao jurisdicional do Poder Judicirio e h de ser regulado em seu regimento interno, com excluso de interferncia dos demais Poderes. A questo est em saber se o legislador se conteve nos limites que a Constituio lhe traou ou se o Judicirio se manteve nas raias por ela traadas, para resguardo de sua autonomia. Necessidade do exame em face do caso concreto. A lei que interferisse na ordem do julgamento violaria a independncia do judicirio e sua conseqente autonomia. Aos tribunais compete elaborar seus regimentos internos, e neles dispor acerca de seu funcionamento e da ordem de seus servios. Esta atribuio constitucional decorre de sua independncia em relao aos Poderes Legislativo e Executivo. Esse poder, j exercido sob a Constituio de 1891, tornou- se expresso na Constituio de 34, e desde ento vem sendo reafirmado, a despeito , dos sucessivos distrbios institucionais. A Constituio subtraiu ao legislador a competncia para

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

36

dispor sobre a economia dos tribunais e a estes a imputou, em carter exclusivo. Em relao economia interna dos tribunais a lei o seu regimento. O regimento interno dos tribunais lei material. Na taxinomia das normas jurdicas o regimento interno dos tribunais se equipara lei. A prevalncia de uma ou de outro depende de matria regulada, pois so normas de igual categoria. Em matria processual prevalece a lei, no que tange ao funcionamento dos tribunais o regimento interno prepondera. Constituio, art. 5, LIV e LV, e 96, I, a. Relevncia jurdica da questo: precedente do STF e resoluo do Senado Federal. Razoabilidade da suspenso cautelar de norma que alterou a ordem dos julgamentos, que deferida at o julgamento da ao direta. (STF, Pleno, ADI-MC n. 1105/DF, Rel. Min. Paulo Brossard, DJ. 27.04.01) EMENTA: - "Habeas corpus". rgo julgador de reviso criminal. Competncia. - O artigo 101, 3, letra "c", da Lei Complementar 35/79, que atribui s Sees Especializadas e no aos Grupos de Cmaras Criminais dos Tribunais a competncia para processar e julgar as revises criminais dos julgamentos de primeiro grau, da prpria Seo ou das respectivas Turmas, no foi recebido pela atual Constituio, que, no artigo 96, I, "a", preceitua que compete privativamente aos Tribunais elaborar seus regimentos internos, com observncia das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competncia e o financiamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos. Portanto, em face da atual Carta Magna, os Tribunais tm amplo poder de dispor, em seus regimentos internos, sobre a competncia de seus rgos jurisdicionais, desde que respeitadas as regras de processo e os direitos processuais das partes. - Inexistncia, no caso, da alegada nulidade por incompetncia do rgo que julgou a reviso criminal. "Habeas corpus" indeferido. a (STF, 1 . Turma, HC 74.190/SP, Rel. Min. Moreira Alves, DJ. 07.03.97)

142.

Se no h dvida quanto impossibilidade de o CNJ impor aos

Tribunais essa diviso de competncias, o que se pode depreender que a nica finalidade da regra instituda pela Resoluo n. 135 foi a de criar uma diferenciao inadequada e injustificvel entre magistrados de primeiro grau e os demais, o que se mostra contrrio aos princpios da isonomia e da proporcionalidade (CF, art. 5, caput e LIV).

143.

Portanto, no ponto, a Resoluo n. 135 est no apenas usurpando a

competncia interna dos Tribunais, na medida em que cabe exclusivamente a eles estabelecer a competncia de seus rgos, como tambm tratando desigualmente aqueles que so iguais.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

37

X - A INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 9 AO AMPLIAR O ROL DOS LEGITIMADOS A REPRESENTAR CONTRA MAGISTRADOS PERANTE OS TRIBUNAIS

144.

Especialmente quanto ao artigo 9, v-se que o CNJ "ampliou" o rol

dos legitimados a "representar" contra os magistrados, j que a LOMAN, no caput do art. 27, restringiu a "representao" ao (a) Poder Executivo, (b) Poder Legislativo, (c) Ministrio Pblico, e/ou (d) Conselho Federal ou Secional da OAB:

- Resoluo n. 135:

Art. 9. A notcia de irregularidade praticada por magistrados poder ser feita por toda e qualquer pessoa, exigindo-se formulao por escrito, com confirmao da autenticidade, a identificao e o endereo do denunciante.

- LOMAN:

Art. 27 - O procedimento para a decretao da perda do cargo ter incio por determinao do Tribunal, ou do seu rgo especial, a que pertena ou esteja subordinado o magistrado, de ofcio ou mediante representao fundamentada do Poder Executivo ou Legislativo, do Ministrio Pblico ou do Conselho Federal ou Secional da Ordem dos Advogados do Brasi

145.

Essa ampliao do rol dos legitimados para representar contra os

magistrados j estava contemplada no 1 do art. 19 da Resoluo n. 30, recm revogada pela Resoluo n. 135:

Art. 9. As denncias sobre irregularidades sero objeto de apurao, desde que contenham a identificao e o endereo do denunciante e sejam formuladas por escrito, confirmada a autenticidade.

146.

Para que o CNJ possa dispor nesse sentido com relao s

representaes oferecidas perante o prprio CNJ no h dvida, at porque previsto no inciso III, do 4, do art. 103-B, que lhe cabem "receber e conhecer das

reclamaes contra membros ou rgos do Poder Judicirio" sem fazer qualquer restrio:

4 Compete ao Conselho o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes, cabendo-lhe, alm de outras atribuies que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura: (...)

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

38

III - receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Poder Judicirio, inclusive contra seus servios auxiliares, serventias e rgos prestadores de servios notariais e de registro que atuem por delegao do poder pblico ou oficializados, sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa;

147.

Acresce que, no 2 do art. 5 da EC n. 45 restou estabelecido que

enquanto no for editado o novo Estatuto da Magistratura caber ao CNJ disciplinar seu prprio funcionamento:

Art. 5 O Conselho Nacional de Justia e o Conselho Nacional do Ministrio Pblico sero instalados no prazo de cento e oitenta dias a contar da promulgao desta Emenda, devendo a indicao ou escolha de seus membros ser efetuada at trinta dias antes do termo final. 1 No efetuadas as indicaes e escolha dos nomes para os Conselhos Nacional de Justia e do Ministrio Pblico dentro do prazo fixado no caput deste artigo, caber, respectivamente, ao Supremo Tribunal Federal e ao Ministrio Pblico da Unio realizlas. 2 At que entre em vigor o Estatuto da Magistratura, o Conselho Nacional de Justia, mediante resoluo, disciplinar seu funcionamento e definir as atribuies do MinistroCorregedor.

148.

Ento, por mais que pudesse o CNJ, em tese, dispor sobre a

representao oferecida contra magistrado perante aquele rgo administrativo, no poderia faz-lo em face dos Tribunais.

149.

Se a LOMAN limitou os legitimados para a representao contra

magistrado, nos processos que tm origem nos prprios Tribunais, no poder o CNJ dispor em sentido contrrio, sob pena de usurpar a competncia do legislador complementar (CF., art. 93).

XI A INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 10 AO INSTITUIR UM RECURSO, PERANTE OS TRIBUNAIS, CONTRA AS DECISES QUE DETERMINAREM O ARQUIVAMENTO DE REPRESENTAAO, QUE TAMBM NO PODE SER APLICVEL EM FACE DO NOVO TRIBUNAL DO CNJ

150.

No art. 10 da Resoluo n. 135 tratou o CNJ de estabelecer a previso

de "recurso" contra a "deciso" que determinar o "arquivamento" de "representao" oferecida contra magistrado, nos seguintes termos:

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

39

Art. 10. Das decises referidas nos artigos anteriores caber recurso no prazo de 15 (quinze) dias ao Tribunal, por parte do autor da representao.

151.

Tivesse o CNJ inserido nesse dispositivo a expresso "respectivo"

antes de "tribunal" e no haveria dvida de que o mencionado recurso seria apenas contra a "deciso singular" de arquivamento da representao para o Tribunal ao qual pertence a autoridade prolatora da deciso de arquivamento.

152.

Ocorre que, da forma como redigido o dispositivo, fazendo referncia

ainda a "decises referidas nos artigos anteriores", revela-se possvel a interpretao de que seria cabvel "recurso" at mesmo da deciso do Tribunal que vier a manter a deciso singular de arquivamento da representao.

153.

Com efeito, se o CNJ passou a se auto-denominar como Tribunal,

poder o CNJ vir a compreender que no art. 10 estaria a previso de cabimento de recurso, da deciso de Tribunal, para o CNJ, da deciso que determina o arquivamento de representao formulada contra magistrado.

154.

Tal espcie de recurso, d.v., no poderia ser admitida, porque da

deciso que rejeita a instaurao de processo disciplinar, no se pode cogitar de qualquer recurso de natureza ordinria.

155.

Afinal, o que a Constituio admitiu foi a "avocao" (inciso III, do 4)

ou a reviso (inciso V, do 4) do "processo disciplinar", o que pressupe a existncia de um "processo disciplinar" validamente instaurado, e no de "sindicncia".

156.

Se se compreender, no entanto, que o recurso previsto no art. 10 seria

apenas um recurso contra a deciso singular que rejeitar a representao para o respectivo Tribunal, restar ainda a inconstitucionalidade formal desse dispositivo.

157.

Tratando-se de procedimento recursal que tramita perante os Tribunais,

no possui o CNJ qualquer competncia para disciplin-lo. Trata-se de competncia privativa dos Tribunais, para as hipteses de censura e advertncia, e do legislador complementar, para as hipteses de remoo, disponibilidade e aposentadoria proporcional.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

40

158.

Entendendo-se, porm, que tal recurso seria cabvel contra a deciso -j que a Resoluo passou a

coletiva de determinado Tribunal para o CNJ

denominar o CNJ como Tribunal -- ento haver a inconstitucionalidade material do dispositivo, porque somente seria possvel a avocatria e a reviso. Nunca um recurso ordinrio.

XII A INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 12 AO INVERTER O SENTIDO DA NORMA DO TEXTO CONSTITUCIONAL, VISANDO A ATRIBUIR UMA

COMPETNCIA DISCIPLINAR QUE O CNJ NO POSSUI (CONCORRENCIAL), AFASTANDO A COMPETNCIA DISCIPLINAR QUE POSSUI (SUBSIDIRIA)

159.

No artigo 12 da Resoluo n. 135 tratou o CNJ de estabelecer uma

competncia "concorrencial" com os Tribunais para a apurao e julgamento de infraes disciplinares de magistrados -- em oposio competncia "subsidiria" prevista na Constituio --, como se extrai da sua leitura:

Art. 12. Para os processos administrativos disciplinares e para a aplicao de quaisquer penalidades previstas em lei, competente o Tribunal a que pertena ou esteja subordinado o Magistrado, sem prejuzo da atuao do Conselho Nacional de Justia. Pargrafo nico. Os procedimentos e normas previstos nesta Resoluo aplicam-se ao processo disciplinar para apurao de infraes administrativas praticadas pelos Magistrados, sem prejuzo das disposies regimentais respectivas que com elas no conflitarem.

160.

O CNJ promoveu uma "inverso" da ordem dos fatores em situao

que no aritmtica, razo pela qual o resultado no corresponde ao produto.

161.

Faa-se, por obsquio, o cotejo entre o artigo 12 da Resoluo n. 135 e

o inciso III do art. 103-B da CF:

- Art. 103-B da Constituio:

Art. 103-B. Compete ao Conselho (...) (...) III - receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgso do Poder Judicirio, (...) sem prejuzo da competncia disciplinar e correicional dos tribunais (...)

- Art. 12. da Resoluo:

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

41

Art. 12. Para os processos administrativos disciplinares e para a aplicao de quaisquer penalidades previstas em lei, competente o Tribunal a que pertena ou esteja subordinado o Magistrado, sem prejuzo da atuao do Conselho Nacional de Justia.

162.

Enquanto a Constituio atribui uma "competncia" "disciplinar"

para o CNJ "sem prejuzo" da competncia "disciplinar" "originria" dos Tribunal -o que pressupe a abertura da competncia do CNJ somente se e

quando o Tribunal no exercitar a sua competncia disciplinar de forma adequada -a Resoluo fixou uma competncia disciplinar para os Tribunais "sem prejuzo" da competncia do CNJ, o que pressupe a supremacia da competncia do CNJ em detrimento da competncia dos Tribunais.

163.

Essa redao inaceitvel porque altera radicalmente o texto

constitucional. Em termos de tcnica legislativa configura hiptese clara de fraude "normativa", pois de forma intencional o rgo a quem incumbe regulamentar ou disciplinar determinado diploma legal, cria dispositivo normativo com sentido oposto ao da lei.

164.

No caso, a norma objeto de disciplina teve seu significado invertido

mediante um jogo de palavras.

165.

Quando o legislador constituinte afirmou que haveria uma competncia

deferida ao CNJ "sem" prejuzo da competncia j atribuda aos Tribunais tratou de preservar, integralmente, a competncia destes, de forma a tornar subsidiria a competncia atribuda ao CNJ.

166.

A norma contida na Resoluo, no entanto, inverte o sentido da norma

constitucional ao deferir aos Tribunais uma competncia que eles j possuem, porm, sem prejuzo da competncia do CNJ, como se esta ltima competncia prevalecesse sobre a primeira.

167.

H, no caso, claro desvio por parte do legislador normativo.

168.

No por outra razo que alguns Ministros dessa eg. Corte tm

decidido suspender decises do CNJ nas quais aquele rgo administrativo invoca essa competncia concorrencial. Seno vejamos os precedentes:

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

42

EMENTA: CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA. JURISDIO CENSRIA. APURAO DA RESPONSABILIDADE DISCIPLINAR DE MAGISTRADOS. LEGITIMIDADE DA IMPOSIO, A ELES, DE SANES DE NDOLE ADMINISTRATIVA. A RESPONSABILIDADE DOS JUZES: UMA EXPRESSO DO POSTULADO REPUBLICANO. CARTER NACIONAL DO PODER JUDICIRIO. AUTOGOVERNO DA MAGISTRATURA: GARANTIA CONSTITUCIONAL DE CARTER OBJETIVO. EXERCCIO PRIORITRIO, PELOS TRIBUNAIS EM GERAL, DO PODER DISCIPLINAR QUANTO AOS SEUS MEMBROS E AOS JUZES A ELES VINCULADOS. A QUESTO DAS DELICADAS RELAES ENTRE A AUTONOMIA CONSTITUCIONAL DOS TRIBUNAIS E A JURISDIO CENSRIA OUTORGADA AO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA. EXISTNCIA DE SITUAO DE TENSO DIALTICA ENTRE A PRETENSO DE AUTONOMIA DOS TRIBUNAIS E O PODER DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA NA ESTRUTURA CENTRAL DO APARELHO JUDICIRIO. INCIDNCIA DO PRINCPIO DA SUBSIDIARIEDADE COMO REQUISITO LEGITIMADOR DO EXERCCIO, PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA, DE UMA COMPETNCIA COMPLEMENTAR EM MATRIA CORRECIONAL, DISCIPLINAR E ADMINISTRATIVA. PAPEL RELEVANTE, NESSE CONTEXTO, PORQUE HARMONIZADOR DE PRERROGATIVAS ANTAGNICAS, DESEMPENHADO PELA CLUSULA DE SUBSIDIARIEDADE. COMPETNCIA DISCIPLINAR E PODER DE FISCALIZAO E CONTROLE DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA: EXERCCIO, PELO CNJ, QUE PRESSUPE, PARA LEGITIMAR-SE, A OCORRNCIA DE SITUAES ANMALAS E EXCEPCIONAIS REGISTRADAS NO MBITO DOS TRIBUNAIS EM GERAL (HIPTESES DE INRCIA, DE SIMULAO INVESTIGATRIA, DE PROCRASTINAO INDEVIDA E/OU DE INCAPACIDADE DE ATUAO). PRESENA CUMULATIVA, NA ESPCIE, DOS REQUISITOS CONFIGURADORES DA PLAUSIBILIDADE JURDICA E DO PERICULUM IN MORA. SUSPENSO CAUTELAR DA EFICCIA DA PUNIO IMPOSTA PELO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA, CONSISTENTE EM APOSENTADORIA COMPULSRIA DO MAGISTRADO, POR INTERESSE PBLICO (CF, ART. 93, VIII, c/c O ART. 103-B, 4, III). MEDIDA LIMINAR DEFERIDA. (STF, 28.799/DF, Rel. Min. Celso de Mello, DJ. 05.08.10, deciso singular) PROCESSO DISCIPLINAR NULIDADE ALCANCE MATRIA DE FUNDO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIA EXAME IMEDIATO ORGANICIDADE E DINMICA DO DIREITO MANDADO DE SEGURANA LIMINAR RELEVNCIA E RISCO DEMONSTRADOS DEFERIMENTO. (...) Salta aos olhos a relevncia do pedido formulado quanto necessria determinao ao Tribunal de Justia de Minas Gerais no sentido de julgar o processo administrativo, glosada a atividade monocrtica, a atividade do corregedor. Incabvel cogitar-se, na situao concreta, de legitimao concorrente, sob pena de menosprezo organicidade e dinmica do Direito, vindose a agasalhar avocao que se distancia da previso do inciso III do 4 do artigo 103-B da Constituio Federal a revelar competir ao Conselho Nacional de Justia receber e conhecer das reclamaes contra membros ou rgos do Poder Judicirio, inclusive contra seus servios auxiliares, serventias e rgos prestadores de servios notariais e de registro que atuem por delegao do poder pblico ou oficializados, sem prejuzo da competncia disciplinar e correcional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoo, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsdios ou proventos proporcionais ao tempo de servio e aplicar outras sanes administrativas, assegurada ampla defesa. Relativamente aos processos disciplinares de juzes e membros de tribunais, a reviso, de ofcio ou mediante provocao, pressupe, a teor desse inciso e tambm do inciso V rever, de ofcio, ou mediante provocao, os processos disciplinares de juzes e membros de tribunais julgados h menos de um ano , o exaurimento da atuao na origem, mesmo porque, conforme o inciso VIII do artigo 93 da Carta da Repblica e incumbe interpret-la de forma sistemtica , cabe ao tribunal, de incio, o ato de remoo, disponibilidade e aposentadoria do magistrado, por interesse pblico, observado o voto da maioria absoluta.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

43

Os demais temas, ligados ao mrito da deciso do Conselho Nacional de Justia, ho de ser examinados caso ultrapassado o vcio de procedimento, a ptica segundo a qual deu-se, na espcie, verdadeiro atropelo, substituindo-se o Conselho ao Tribunal de Justia do Estado de Minas Gerais. Registro concorrer o risco de manter-se com plena eficcia o quadro ante o implemento da providncia determinada pelo citado Conselho a remoo do magistrado, titular da 1 Vara Cvel da Comarca de So Joo Del Rei. (STF, MS 28.884/DF, Min. Marco Aurlio, DJ. 30.07.10, deciso singular)

169.

interessante observar que esse debate, sobre a competncia

concorrencial ou subsidiria tambm existiu no passado, quando da existncia do Conselho Nacional da Magistratura, que vigeu entre 1979 e 1988, na forma prevista nos artigos 50 a 60 da LOMAN.

170. CNM -

Com efeito, a norma contida no artigo 51 da LOMAN atribua ao extinto como agora atribui a norma do 4 do art. 103-B da CF ao CNJ --

competncia semelhante como se pode ver do seu texto:

Art. 51 - Ressalvado o poder de avocao, a que se refere o artigo anterior, o exerccio das atribuies especficas do Conselho Nacional da Magistratura no prejudica a competncia disciplinar dos Tribunais, estabelecida em lei, nem interfere nela.

171.

No julgamento do MS n. 20.641 assinalou o Min. Clio Borja que

"assim, a excepcionalidade da avocao de causas em processo de julgamento perante juzes de primeira instncia, roborada pela dupla circunstncia de estar sujeita representao de autoridades e instituies singularizadas pela lei e, ainda, pela hierarquizao do exerccio do poder disciplinar, que, em princpio, no tolera a supresso de instncias" (STF, Pleno, MS n. 20.642, Rel. Min. Clio Borja, DJ. 20.03.87, ementrio 1.453-1, pgs. 95/100)

172.

Naquela poca, porm, em razo da formao do CNM (somente de

Ministros do STF), no havia a tentativa por parte do Conselho de se atribuir -- como ocorre agora em razo da pluralidade da composio do CNJ -- competncias que no possua.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

44

173.

O registro, histrico, do reconhecimento da competncia subsidiria do

ento CNM, em razo da competncia dos Tribunais, se presta para reafirmar a inconstitucionalidade do dispositivo ora impugnado, porque manifesta a contrariedade (a) ao art. 96, I, "b", que atribui competncia originria aos Tribunais processar e julgar disciplinarmente seus membros, (b) ao. inciso III, 4k, do art. 103-B, porque ao CNJ compete processar e julgar, disciplinarmente, os membros da magistratura, apenas de forma subsidiria; (c) os incisos VIII e X do art. 93, porque estabelecem, igualmente, a competncia, primeiramente, dos Tribunais, e subsidiariamente, do CNJ, para processar e julgar os magistrados.

XIII A INCONSTITUCIONALIDADE DO PARGRAFO UNICO DO ART. 12, POIS O CNJ EST IMPONDO AOS TRIBUNAIS A OBSERVNCIA DA SUA RESOLUO E, SOMENTE DE FORMA SUBSIDIRIA, OS REGIMENTOS DOS TRIBUNAIS

174. termina a.

A inconstitucionalidade do art. 12 da Resoluo n. 135 do CNJ no

175.

A leitura do seu pargrafo nico revela uma outra inverso de

competncia ao estabelecer que os Tribunais devem observar, primeiramente, a Resoluo e subsidiariamente as normas de seus regimentos.

176.

Ora, a prpria LOMAN estabelece no seu artigo 48 que ser nos

Regimentos Internos que os Tribunais devero estabelecer o procedimento para apurao das faltas punveis com advertncia ou censura:

Art. 48 - Os Regimentos Internos dos Tribunais estabelecero o procedimento para a apurao de faltas punveis com advertncia ou censura.

177.

E a mesma LOMAN estabelece que os Tribunais devero observ-la

com relao ao procedimento pertinente apurao das demais faltas:

Art. 46 - O procedimento para a decretao da remoo ou disponibilidade de magistrado obedecer ao prescrito no art. 27 desta Lei.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

45

178.

A Constituio, por sua vez, estabelece que os regimentos internos so

diplomas normativos da competncia "privativa" dos Tribunais, como se pode ver do art. 96, I:

Art. 96 - Compete privativamente: I - aos tribunais: a) eleger seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observncia das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competncia e o funcionamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos."

179.

Logo, revela-se manifestamente inconstitucional a regra contida no

pargrafo nico do art. 12, ao estabelecer que os Tribunais devero observar, primeiramente, a Resoluo e subsidiariamente seus Regimentos Internos, por ofender o art. 96, I, "a", da CF.

XIV

INCONSTITUCIONALIDADES

DO

ART.

14

POR

DETERMINAR

OBRIGATORIEDADE DO VOTO DO PRESIDENTE E CORREGEDOR DOS TRIBUNAIS, BEM AINDA QUE A DISTRIBUIO SE D DE FORMA PRDETERMINADA PELO CNJ E QUE O PROCESSO TENHA PRAZO CERTO DE DURAO FIXADO PELO CNJ

180.

No art. 14 da Resoluo n. 135 tratou o CNJ de reproduzir, com poucas

alteraes, o mesmo texto do caput do art. 27 da LOMAN, ao dispor sobre o prazo de 15 dias para a apresentao da defesa prvia, fato esse que no acarreta violao da Constituio.

181.

Ainda quanto ao artigo 14, mas especialmente quanto ao seus 1 e

2, v-se que o CNJ tratou de estabelecer a necessidade de submisso da representao para fins de instaurao do processo disciplinar, ao julgamento do Tribunal Pleno ou do rgo Especial dos Tribunais, tal como previsto igualmente no 2 do art. 27, fato esse que, igualmente, no acarreta qualquer violao constitucional.

182.

Acresce, porm, que ao dispor no 3 do art. 14 que "o Presidente e o

Corregedor tero direito a voto", acabou a Resoluo n. 135 por invadir e usurpar a competncia que privativa dos Tribunais, para dispor sobre a competncia de seus rgos e sobre sua economia interna.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

46

183.

Afinal, cabe a cada Tribunal estabelecer, em seus regimentos internos,

se o seu Presidente ou seu Corregedor podero votar na sesso de julgamento de instaurao ou rejeio do processo disciplinar, como se pode ver do art. 96, I:

Art. 96 - Compete privativamente: I - aos tribunais: a) eleger seus rgos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observncia das normas de processo e das garantias processuais das partes, dispondo sobre a competncia e o funcionamento dos respectivos rgos jurisdicionais e administrativos."

184.

Logo, revela-se manifestamente inconstitucional, decorrente de vcio

formal, a regra contida no 3 do art. 14, por ofender o art. 96, I, "a", da CF.

185.

Na parte que toca aos 4 e 6 do artigo 14 da Resoluo n. 135 --

estabelecendo a necessidade de os Tribunais comunicarem Corregedoria Nacional a ocorrncia de adiamento de julgamento, inclusive decorrente de ausncia de magistrados ou de suspeio ou impedimento, bem ainda a ocorrncia do julgamento com a instaurao do processo -- no h, por bvio, qualquer ilegalidade ou

inconstitucionalidade, dada uno de rgo fiscalizador dos Tribunais e igualmente a existncia de uma competncia subsidiria do CNJ. Nada mais natural que se imponha a obrigatoriedade de fornecimento de informaes sobre o andamento dos processos disciplinares originrios dos Tribunais.

186.

Ocorre que a Resoluo n. 135 volta a incidir no vcio de

inconstitucionalidade formal nos 7 e 8 do art. 14, ao promover uma invaso e usurpao da competncia dos Tribunais, na medida em que no cabe ao CNJ dispor sobre a "distribuio" do "processo disciplinar" ou sobre a vedao de quem poder ou no ser relator:

7 O relator ser sorteado dentre os magistrados que integram o Pleno ou o rgo Especial do Tribunal, no havendo revisor. 8. No poder ser relator o magistrado que dirigiu o procedimento preparatrio, ainda que no seja mais o Corregedor.

187.

Por mais que a norma do 8 seja benfica ao acusado, pois impede

que o relator do processo administrativo disciplinar tenha sido aquele que concluiu pela instaurao do processo disciplinar, no h como negar que se trata de matria tpica da lei ou do regimento interno dos Tribunais.
SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

47

188.

Violou, assim, mais uma vez, o art. 96, I, "a", da CF.

189.

No 9 do art. 14 da Resoluo n. 135 entendeu o CNJ reafirmar a

regra contida no 5 do art. 7 da Resoluo n. 30, impondo um prazo para o trmino do processo disciplinar, que inicialmente era de 90 dias e agora passou a ser de 140 dias.

- Resoluo 135

Art. 14. (...) 9. O processo administrativo ter o prazo de cento e quarenta dias para ser concludo, prorrogvel, quando imprescindvel para o trmino da instruo e houver motivo justificado, mediante deliberao do Plenrio ou rgo Especial.

- Resoluo 30

Art. 7 (...) 5 O processo administrativo ter o prazo de noventa dias para ser concludo, prorrogvel at o dobro ou mais, quando a delonga decorrer do exerccio do direito de defesa..

190.

O exame dos 1 a 7 do art. 27 da LOMAN revelam que aps o fim da

instruo e a concesso de vista para as razes finais ( 5) ser realizado o julgamento ( 6), sem dispor sobre qualquer prazo para que esse se realize.

191.

Se o processo disciplinar, com relao s penas de censura e

advertncia, deve observar normas editadas pelos Tribunais e, com relao s demais penas, deve observar as normas da LOMAN, no cabe ao CNJ invadir tais competncias.

192.

Por mais que a Constituio Federal tenha conferido, por meio da EC n.

45, a garantia de que os processos judiciais e tambm administrativos devero ter uma durao razovel (CF., art. 5, LXXVIII) e que tal garantia constitucional se mostre auto-aplicvel, em razo do princpio da mxima efetividade das normas constitucionais, no cabe ao CNJ estabelecer para os Tribunais os prazos de durao do processo administrativo disciplinar, mas sim a lei complementar e, na omisso desta, por fora da sua delegao, aos prprios Tribunais.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

48

193.

Dai a violao ao art. 93 da CF, assim como ao art. 103-B, 4 da CF.

XV INCONSTITUCIONALIDADE DO NICO DO ART. 15, PORQUE O MAGISTRADO NO PODE SER AFASTADO DO CARGO FORA DAS HIPTESES DA LOMAN SOB PENA DE OCORRER VIOLAO DAS GARANTIAS DA INAMOVIBILIDADE E DA VITALICIEDADE

194.

O nico do artigo 15 da Resoluo n. 135 contempla, por sua vez,

uma violao gritante s garantias da magistratura, em especial da vitaliciedade e da inamovibilidade, na medida em que est admitindo o "afastamento" do magistrado de suas funes, de forma cautelar, "antes" da instaurao do processo disciplinar:

Art. 15. O Tribunal, observada a maioria absoluta de seus membros ou do rgo Especial, na oportunidade em que determinar a instaurao do processo administrativo disciplinar, decidir fundamentadamente sobre o afastamento do cargo do Magistrado at a deciso final, ou, conforme lhe parecer conveniente ou oportuno, por prazo determinado, assegurado o subsdio integral. 1. O afastamento do Magistrado previsto no caput poder ser cautelarmente decretado pelo Tribunal antes da instaurao do processo administrativo disciplinar, quando necessrio ou conveniente a regular apurao da infrao disciplinar.

195.

que a LOMAN estabelece que o magistrado somente poder ser

afastado do cargo "aps" a instaurao do processo disciplinar, como se pode ver do 3 do art. 27:

3 - O Tribunal ou o seu rgo especial, na sesso em que ordenar a instaurao do processo, como no curso dele, poder afastar o magistrado do exerccio das suas funes, sem prejuzo dos vencimentos e das vantagens, at a deciso final.

196.

Idntica garantia est prevista no art. 29 da LOMAN, ao assegurar que

o magistrado somente ser afastado do cargo "aps" o recebimento da "denncia" no processo penal:

Art. 29 - Quando, pela natureza ou gravidade da infrao penal, se torne aconselhvel o recebimento de denncia ou de queixa contra magistrado, o Tribunal, ou seu rgo especial, poder, em deciso tomada pelo voto de dois teros de seus membros, determinar o afastamento do cargo do magistrado denunciado

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

49

197.

Ora, a norma contida no art. 29 da LOMAN -- assim como a norma

contida no 3 do art. 27 da LOMAN -- visa tutela do conceito pblico do cargo de magistrado, razo pela qual o legislador exigiu que o afastamento do cargo somente se d quando do recebimento da denncia ou da instaurao do PAD, porque somente nesse momento o Poder Judicirio estaria exercendo um mnimo de cognio sobre a existncia de ilcito praticado pelo magistrado e, portanto, sobre sua culpabilidade.

198.

Da porque, ao se admitir o afastamento "antes" desse juzo de

culpabilidade, estar o rgo julgador antecipando um juzo de culpa que sequer foi formulado pelo "acusador", seja no processo disciplinar, seja no processo penal.

199.

No desconhece a AMB que tal garantia vem sendo desrespeitada por

alguns rgos judicantes, em especial pelo STJ nos inquritos criminais que l tramitam.

200.

Mas importante lembrar o voto vencido proferido pelo Min. Ari -em face de pedido de

Pargendler, em julgamento da Corte Especial do STJ

afastamento de magistrado no Inqurito n. 558 -- quando S.Exa assinalou a erronia do entendimento dos demais membros Corte Especial, que acolhiam o pedido de afastamento "antes" do recebimento da denncia, e concluiu no sentido de que seria muito grave o precedente de admitir o afastamento do magistrado sem o oferecimento da denncia pelo Ministrio Pblico (STJ, Corte Especial, Inqurito n. 558-GP, Rel. Min. Nancy Andrighi, DJ. 11.11.10, trecho do voto vencido do Ministro Ari Pargendler):

Sr. Presidente, no obstante a gravidade dos fatos, parece-me que devemos ponderar a circunstncia de que o juiz inamovvel e tem garantias. Penso que afastar um juiz, sem o recebimento da denncia, constitui um precedente muito grave, por isso entendo que se deva aguardar a denncia da Subprocuradoria para que esse afastamento se concretize.

201.

Envolveria, como disse o eminente Min. Ari Pargendler, a garantia

constitucional da "inamovibilidade" do magistrado.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

50

202.

O mesmo se d, portanto, no nico do artigo 15 da Resoluo n. 135

do CNJ, ao permitir que os Tribunais e tambm o CNJ promovam o afastamento do magistrado sem que haja um processo administrativo recebido e instaurado, tal como previsto na LOMAN.

203.

A hiptese de inconstitucionalidade, tanto material (95, I e II), como

tambm formal (93, caput), na medida em que a Resoluo est dispondo sobre matria que j est disciplinada na LOMAN, e, o que mais grave, assim fazendo de forma contrria da LOMAN e Constituio Federal, de sorte a ferir de morte as garantias da inamovibilidade e da vitaliciedade do magistrado.

204.

imperiosa, portanto, a necessidade de suspenso liminar desse

dispositivo, que est permitindo que os Tribunais, o CJF e o CNJ promovam um das mais graves ofensas que pode haver magistratura e ao Estado Democrtico de Direito, que o afastamento do magistrado de suas funes, fora das hipteses legais, com desrespeito s garantias da inamovibilidade e da vitaliciedade.

XVI - INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 17 E INCISOS IV E V POR USURPAO DA COMPETNCIA DO LEGISLADOR COMPLEMENTAR PARA DISPOR SOBRE O ESTATUTO DA MAGISTRATURA, CRIANDO PRAZOS DISTINTOS DOS PREVISTOS NA LEI COMPLEMENTAR

205.

No art. 17 da Resoluo n 135 entendeu o CNJ reafirmar a mesma

inconstitucionalidade contida no art. 9 da Resoluo n. 30, ao criar uma nova etapa de defesa, aps a instaurao do "processo disciplinar".

206.

Em realidade, a inconstitucionalidade no est tanto na criao

dessa nova possibilidade de defesa, no prevista na LOMAN -- que configuraria uma inconstitucionalidade meramente formal -- , mas sim no fato de se estabelecer o prazo exguo de 5 dias para sua apresentao, sob pena de configurar revelia (art. 17, incisos IV e V).

Art. 17. Aps, o Relator determinar a citao do Magistrado para apresentar as razes de defesa e as provas que entender necessrias, em 5 dias, encaminhando-lhe cpia do acrdo que ordenou a instaurao do processo administrativo disciplinar, com a respectiva portaria, observando-se que:

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

51

(...) IV - considerar-se- revel o magistrado que, regularmente citado, no apresentar defesa no prazo assinado; V - declarada a revelia, o relator poder designar defensor dativo ao requerido, concedendo-lhe igual prazo para a apresentao de defesa.

207.

Se de um lado a criao de mais uma possibilidade de defesa

benfica ao magistrado acusado, de outro, a fixao de um prazo exguo e desproporcional para sua apresentao, cominada da pena de revelia, acaba por configurar uma inconstitucionalidade tanto formal (art. 93) -ao inovar no

procedimento que est previsto na LOMAN e nos Regimentos dos Tribunais -- como material (principio da reserva legal, art. 5, II), ao criar prazos processuais por meio de ato normativo.

208.

H, nesse ponto, uma inovao que contraria o procedimento previsto

no art. 27 da LOMAN, pois neste ltimo, uma vez acolhida a instaurao do processo, ser determinada a instruo mediante a realizao das provas (pedidas na defesa prvia) no prazo de 20 dias ( 4), aps o que, tendo-se por finda a instruo, sero as partes intimadas para oferecer razes no prazo de 10 dias sucessivamente ( 5).

209.

A criao da exigncia de citao e de apresentao de uma nova

defesa -- alm da defesa prvia anteriormente apresentada -- contraria as normas da LOMAN, criando, inclusive uma nova espcie de revelia.

210.

Ora, nos termos da LOMAN, a revelia -- no prevista formalmente,

mas que deve ser aceita como possvel de acontecer -- somente pode ocorrer pela no apresentao da defesa prvia. Jamais poderia decorrer do descumprimento de prazo concernente a ato no previsto pela prpria LOMAN.

211.

Por essa razo a Resoluo tambm nesse ponto est invadindo a

competncia constitucional do legislador complementar (LOMAN), impondo ao magistrado uma sano procedimental a revelia incabvel.

212.

Por outro lado, ao criar a hiptese de apresentao de defesa, acabou

o CNJ por estabelecer um prazo demasiadamente exguo, de apenas 5 dias, o que evidencia igualmente a violao ao princpio da proporcionalidade (CF, art. 5, LIV).

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

52

213.

Com efeito, no se mostra razovel a fixao de um prazo de 15 dias

para defesa prvia e um prazo de apenas 5 dias para defesa definitiva, oportunidade na qual o magistrado poder se defender contra os fundamentos de fato e de direito acolhidos pelo tribunal para o recebimento do processo.

214.

prazo

de

cinco

(5)

dias

mostra-se

extremamente

desproporcional, ainda mais diante do efeito nefasto do seu descumprimento, que a revelia.

215.

Por mais essas razes, haver essa Corte de suspender inicialmente a

eficcia da Resoluo n. 135 para, ao final, declarar sua nulidade.

XVII A INCONSTITUCIONALIDADE DO ARTIGO 18 POR PRETENDER REGULAMENTAR TRIBUNAIS A "INSTRUO" DO PROCESSO DISCIPLINAR DOS

216.

No artigo 18 da Resoluo n. 135 tratou o CNJ de regulamentar a fase

de instruo do "processo disciplinar".

Art. 18. Decorrido o prazo para a apresentao da defesa prvia, o relator decidir sobre a realizao dos atos de instruo e a produo de provas requeridas, determinando de ofcio as que entender necessrias. 1. Para a colheita das provas o Relator poder delegar poderes a magistrado de primeiro ou segundo grau. 2. Para todos os demais atos de instruo, com a mesma cautela, sero intimados o magistrado processado ou seu defensor, se houver. 3. Na instruo do processo sero inquiridas, no mximo, oito testemunhas de acusao e, at oito de defesa, por requerido, que justificadamente tenham ou possam ter conhecimento dos fatos imputados. 4. O depoimento das testemunhas, as acareaes e as provas periciais e tcnicas destinadas elucidao dos fatos, sero realizados com aplicao subsidiria, no que couber, das normas da legislao processual penal e da legislao processual civil, sucessivamente. 5. A inquirio das testemunhas e o interrogatrio devero ser feitos em audincia una, ainda que, se for o caso, em dias sucessivos, e podero ser realizados por meio de videoconferncia, nos termos do 1 do artigo 405 do Cdigo de Processo Penal e da Resoluo no 105, de 2010, do Conselho Nacional de Justia.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

53

6. O interrogatrio do magistrado, precedido de intimao com antecedncia de 48 (quarenta e oito) horas, ser realizado aps a produo de todas as provas. 7. Os depoimentos podero ser documentados pelo sistema audiovisual, sem a necessidade, nesse caso, de degravao.

217.

Como j demonstrou anteriormente a AMB, a disciplina do processo

administrativo disciplinar ou da competncia dos Tribunais (quanto s sanes de censura e advertncia) ou da competncia do legislador complementar (quanto s demais sanes).

218.

O CNJ pode dispor sobre o seu processo disciplinar administrativo,

mas no sobre os processos que tramitam nos Tribunais, razo pela qual esses dispositivos padecem do vcio formal de inconstitucionalidade.

219.

Ultrapassada,

porm,

questo

do

vicio

formal

de

inconstitucionalidade, v-se, ainda, que o procedimento se mostra "distinto" do previsto no 4 do art. 27 da LOMAN:

4 - As provas requeridas e deferidos, bem como as que o relator determinar de ofcio, sero produzidas no prazo de vinte dias, cientes o Ministrio Pblico, o magistrado ou o procurador por ele constitudo, a fim de que possam delas participar.

220.

Enquanto a LOMAN fixa um prazo mximo para a instruo do PAD em

20 dias a Resoluo ignora esse prazo.

221.

O CPP, por sua vez, estabelece a antecedncia mnima de 10 dias para

a intimao do acusado (ru preso) para o interrogatrio (art. 185, 3: "Da deciso que determinar a realizao de interrogatrio por videoconferncia, as partes sero intimadas com 10 (dez) dias de antecedncia"). A Resoluo fixa a antecedncia de 48 horas.

222.

Parece claro, assim, que a Resoluo n. 135 inovou em matria que

no da competncia do CNJ, mas sim do legislador complementar, o que envolve igualmente a ofensa ao princpio da reserva legal (CF., art. 5, II).

223.

No se pode, portanto, admitir sua subsistncia, motivo pelo qual est a

se impor a suspenso da eficcia para posterior declarao de nulidade.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

54

XVIII INCONSTITUCIONALIDADE DO 3 DO ART. 20, PORQUE NO CABE AO CNJ DISPOR SOBRE QUEM VOTAR NO PROCESSO DISCIPLINAR QUE TRAMITA EM TRIBUNAL

224.

No 3, do art. 20, da Resoluo n. 135, pretendeu o CNJ obrigar os

Tribunais que os Presidentes e Corregedores votassem no julgamento dos feitos disciplinares de magistrados.

225.

Com efeito, nessa regra, estabeleceu o CNJ que "o presidente e o

corregedor tero direito a voto", razo pela qual, na parte que toca ao processo que tramita nos Tribunais est essa regra, como outras contidas na resoluo, invadindo e usurpando a competncia dos Tribunais de dispor, em seus regimentos, sobre a votao dos processos de suas competncias.

226.

Ora, se determinado Tribunal entender que o Corregedor, pelo fato de

ter atuado na fase da sindicncia, estaria contaminado de forma suficiente a no ser recomendvel sua participao no julgamento, poderia dispor em sua norma regimental que ele estaria impedido de votar.

227.

Por outro lado, tambm seria da competncia dos Tribunais

estabelecer, por exemplo, que o Presidente somente votaria para desempatar, sem haver obrigatoriedade.

228.

No poderia o CNJ, portanto, impor aos Tribunais uma disciplina sobre

a obrigatoriedade do voto do Presidente e do Corregedor no processo administrativo disciplinar, razo pela qual, ao faz-lo, acabou por invadir a competncia privativa destes.

229.

H, no caso, tanto vcio formal, pelo fato de tratar de norma que da

competncia dos Tribunais, como vcio material, decorrente da ofensa ao princpio da reserva legal.

230.

Da porque dever esse eg. STF, inicialmente, suspender a eficcia da

Resoluo n. 135 do CNJ para, ao final, declarar sua nulidade.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

55

XIX INCONSTITUCIONALIDADE DO NICO DO ART. 21 PORQUE NO SE PODE ADMITIR PUNIO SEM O VOTO DA MAIORIA ABSOLUTA

231.

No artigo 21 da Resoluo n. 135 tratou o CNJ de estabelecer a

necessidade de haver maioria para imposio de pena ao magistrado em sede de processo disciplinar, tal como j est previsto no inciso X do art. 93:

Art. 21. A punio ao magistrado somente ser imposta pelo voto da maioria absoluta dos membros do Tribunal ou do rgo Especial.

232.

Ocorre que, no pargrafo nico desse artigo 21, o CNJ entendeu de

afastar essa exigncia quando, diante da diversidade de penas cogitada no Colegiado, no tivesse o Tribunal chegado maioria com relao a qualquer delas:

Pargrafo nico. Na hiptese em que haja divergncia quanto pena, sem que se tenha formado maioria absoluta por uma delas, ser aplicada a mais leve, ou, no caso de mais de duas penas alternativas, aplicar-se- a mais leve que tiver obtido o maior nmero de votos.

233.

A violao ao art. 93, X, da Constituio Federal manifesta, pois o

legislador constituinte exigiu que as decises "disciplinares" deveriam ser "tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros".

234.

Quando a lei -- no caso a Constituio Federal -- exige maioria

absoluta, no se pode admitir outro escore na votao.

235.

Tanto assim que esse eg. STF j teve a oportunidade de rejeitar

pretenso deduzida em Habeas Corpus que pretendia a declarao do resultado mais favorvel ao paciente decorrente de um julgamento que estava empatado em 2 a 2 perante o STJ ao julgar determinado recurso especial.

236.

Demonstrou o Min. Moreira Alves que, estando vigendo no momento do

julgamento, a lei que exigia "maioria absoluta" no resultado do julgamento em grau de recurso especial -- o art. 41-A da Lei n. 8.038/90 -- e no sendo o caso de um recurso especial contra deciso proferida em habeas corpus, hiptese na qual haveria de prevalecer a regra do 1 do art. 615 do CPC ("Havendo empate de votos no julgamento de recursos, se o presidente do tribunal, cmara ou turma, no tiver

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

56

tomado parte na votao, proferir o voto de desempate; no caso contrrio, prevalecer a deciso mais favorvel ao ru") deveria ser aguardado o voto de desempate para obteno da "maioria" sob pena de nulidade do julgamento (STF, 1a. Turma, HC 80.280/SP, Rel. Min. Moreira Alves, DJ. 02.02.01:

EMENTA: "Habeas corpus". - O Plenrio desta Corte, ao julgar o HC 74.761, depois de afastar a aplicao do 1 do artigo 615 do CPP aos recursos extraordinrio e especial, decidiu que "a exigncia de maioria absoluta dos membros da Turma para a tomada de decises, contida no caput do art. 181 do Regimento Interno do Superior Tribunal de Justia, inconstitucional porque dispe sobre direito processual, que matria da competncia legislativa exclusiva da Unio (CF, art. 22, I)", e, por isso, declarou a inconstitucionalidade das expresses "absoluta dos seus membros" constantes desse dispositivo do Regimento. - Sucede, porm, que a Lei n 9.756, de 17.12.98, introduziu o artigo 41-A na Lei 8.038/90, o qual, em seu "caput", determina que a deciso de Turma, no STJ, ser tomada pelo voto da maioria absoluta de seus membros. Quando se verificou o empate de dois votos a dois no incio do julgamento do recurso especial em causa - e isso ocorreu em 01 de junho de 1999 -, j estava em vigor o citado artigo 41-A, e, como o empate no ocorrera em recurso interposto contra deciso tomada em "habeas corpus" originrio ou recursal, o que se fez foi simplesmente aplicar a norma do caput desse dispositivo legal com a espera do voto de desempate que no caso seria necessariamente para atingir-se a maioria absoluta dos membros da Turma. "Habeas corpus" indeferido

237.

Ento, diante da eventual inexistncia de maioria absoluta de votos

para impor alguma pena ao magistrado, no poder o Tribunal ou o CNJ impor alguma sano, como est admitindo que venha ocorrer a regra do pargrafo nico do art. 21 da Resoluo n. 135.

238.

Dai a inconstitucionalidade material do pargrafo nico do artigo 21 da

Resoluo n. 135, de sorte a exigir a interveno imediata desse eg. STF para suspender a sua eficcia, sob pena de se multiplicarem punies indevidas contra magistrados.

XX PEDIDO DE CONCESSO DE CAUTELAR, NA FORMA DO 3 DO ARTIGO 10, DA LEI 9.686/99, EM RAZO DA GRAVIDADE DO DANO CAUSADO PELAS NORMAS IMPUGNADAS. H EXCEPCIONAL URGNCIA

239.

Alm do fumus boni iuris amplamente demonstrado ao longo da

presente petio, inequvoca a presena igualmente do periculum in mora que justifica a concesso da liminar na forma do 3 do art. 10 da Lei n. 9.686/99, tendo em vista que todos os magistrados brasileiros esto sujeitos s normas inconstitucionais contidas na Resoluo n 135, do CNJ.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

57

240.

A gravidade das inconstitucionalidades ora apontadas, bem como as

srias repercusses que trazem para a magistratura, demonstram (a) no apenas a relevncia da matria e seu especial significado para a ordem social e a segurana jurdica, requisitos previstos pelo art. 12, da Lei n 9.868/99, (b) mas principalmente a situao de "excepcional urgncia" para deferir a medida cautelar mencionada no art. 10 da Lei n. 9.868/99.

241.

O caso sob exame envolve normas que esto:

(a) invadindo a competncia dos Tribunais para dispor sobre o processo disciplinar, quanto as penas de censura e advertncia e invadindo a competncia do legislador complementar para dispor sobre o processo disciplinar quanto s demais penas (remoo, disponibilidade e aposentadoria proporcional);

(b) atribuindo, no art. 2, ao CNJ e ao CJF a denominao de Tribunais;

(c) criando, no inciso V, do art. 3, a sano de "aposentadoria compulsria" SEM subsdios ou proventos proporcionais;

(d) submetendo, no 2 do art. 2, os magistrados a outro regime disciplinar (da lei de abuso de poder) alm da LOMAN;

(e) determinando, no art. 4, que as penas de "censura" e "advertncia" sejam aplicadas de forma pblica, contrariamente determinao da LOMAN, que se sejam aplicadas de forma "reservada";

(f) determinando, no art. 20, que o processo disciplinar seja pblico, assim como o seu julgamento, em contrariedade com a correta interpretao da Constituio Federal e da LOMAN, que exigiriam o sigilo do processo para garantia do prprio Poder Judicirio, pois do interesse pblico que os magistrados, enquanto no exerccio da funo, no estejam com sua autoridade comprometida;

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

58

(g) determinando, nos arts. 8 e 9, que as Presidncias dos Tribunais exeram a funo de Corregedoria em face dos Desembargadores, o que implica criar uma distino desarrazoada entre juzes de primeiro e segundo grau, e invaso de competncia dos Tribunais;

(h) determinando, no art. 9, a ampliao dos legitimados previstos na LOMAN para representar contra magistrados;

(i) determinando, no art. 10, a criao de recurso perante os Tribunais contra as decises que rejeitarem representaes contra magistrados;

(j) atribuindo, no art. 12, competncia "concorrente" ao CNJ em detrimento da competncia "subsidiria" que ele possui, decorrente da "competncia inicial originria" dos Tribunais para o processo disciplinar de magistrados;

(k) determinando,. no

nico do art. 12,

que os Tribunais observem sua

Resoluo em detrimento da LOMAN e dos Regimentos Internos;

(l) determinando, no art. 14, que o julgamento que visa a instaurao de processo disciplinar perante os Tribunais (i) contem necessariamente com a presena do Presidente e do Corregedor, (ii) sejam distribudos sob determinada forma, e (iii) tenham prazo determinado;

(m) permitindo, no nico do art. 15, que os magistrados venham a se afastados de suas funes antes de o processo disciplinar ser instaurado, com violao s garantias da inamovibilidade e da vitaliciedade;

(n) criando, nos incisos IV e V do art. 17, uma nova fase de defesa com prazo exguo e sob pena de ocorrer a revelia;

(o) determinando, no art. 18, que os Tribunais observem uma "instruo" disciplinada pelo CNJ;

(p) determinando, no 3 do art. 20, que no julgamento do PAD o Presidente e o Corregedor votem;

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

59

(q) permitindo, no nico do art. 21, que a punio de magistrados se d sem a maioria absoluta quando o rgo estiver diante de mais de duas opes para aplicao da pena;

242.

Ora, no se pode admitir a eficcia de normas que envolvam quebra do

regime de competncias.

243.

Esse eg. Tribunal sempre conferiu a maior prioridade no julgamento de

feitos que envolvem a alegao de inconstitucionalidade de norma que envolve a questo da definio de competncias.

244.

No caso sob exame, questes da maior gravidade como a de "auto"

atribuio de uma competncia "complementar" disciplinar, "auto" denominao como Tribunal, "auto" concesso do poder de afastar magistrado de suas funes fora das hipteses legais, no podem deixar de ser objeto do imediato conhecimento por parte dessa eg. Corte para fins de suspenso da eficcia da norma inconstitucional.

245.

Por todo o exposto, demonstrada a inconstitucionalidade formal e

material da Resoluo n 135, do CNJ, bem como as diversas inconstitucionalidades decorrentes do seu texto, requer a AMB que seja deferida a medida cautelar nos termos do 3, do art. 10, (a) quer para o fim de suspender a eficcia integral da Resoluo n 135, (b) quer, pelo menos, para suspender os dispositivos que essa eg. Corte venha a compreender como aqueles que estariam a exigir sua suspenso imediata.

XXI - PEDIDO FINAL

246.

Deferida a medida cautelar e ouvidos o Conselho Nacional de Justia -

CNJ, a Advocacia Geral da Unio e a Procuradoria Geral da Repblica, restando demonstradas as inconstitucionalidades ora sustentadas, requer a AMB que esse eg. Supremo Tribunal Federal julgue a ao procedente, para declarar a

inconstitucionalidade integral ou parcial da Resoluo n. 135 do CNJ, sempre com efeitos ex tunc.

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

GORDILHO, PAVIE E FRAZO ADVOGADOS ASSOCIADOS

60

247.

D-se presente causa o valor de R$ 1.000,00.

Braslia, 15 de agosto de 2011.

P.p. ALBERTO PAVIE RIBEIRO (OAB-DF, n 7.077)

(ANAMATRA-ADI-CNJ-Resolucao135-PeticaoInicial)

SCN, ED. BRASLIA TRADE CENTER, 13. AND., S. 1312, BRASLIA (DF) BRASIL CEP: 70.711-902 TEL.: (61)3326-1458, FAX.: (61) 3326-3849, E-MAIL: gpf@agpf.adv.br

Potrebbero piacerti anche