Sei sulla pagina 1di 8

1.

(UFLA-JULHO/2006) O jornal Folha de So Paulo, em 6/4/2006, noticiou que a AIDS (em portugus: SIDA sndrome da Imunodeficincia Adquirida), hoje em dia, j faz parte do grupo das doenas negligenciadas pelos pases ricos. Estando 95% dos portadores dessa doena nos pases pobres, o investimento em pesquisa pequeno, ocasionando pouco avano na descoberta de novos tratamentos.

Em relao a essa doena, afirma-se: I- A doena causada por vrus. II- A doena provoca diminuio na produo de hemcias. III- Os sintomas iniciais so caractersticos, contribuindo para o diagnstico. IV- A doena atua sobre o sistema imunolgico, diminuindo a resistncia do organismo. De acordo com os conhecimentos atuais, assinale a) Se apenas as afirmativas II, III e IV esto corretas. b) Se apenas as afirmativas I e II esto corretas. c) Se apenas as afirmativas I e III esto corretas. d) Se apenas as afirmativas I e IV esto corretas.

2. (UNIFAL/2008) Os estudos sobre as formas de replicao dos vrus intensificaram-se nos ltimos anos, objetivando encontrar meios mais eficientes de preveno e tratamento de doenas virais nos seres humanos. Tais estudos tm demonstrado que existem diferentes tipos de vrus e diferentes formas de replicao. Os vrus de RNA de cadeia simples podem ser divididos em trs tipos bsicos, conhecidos como vrus de cadeia positiva, vrus de cadeia negativa e como retrovrus. Com relao aos diferentes tipos de replicao dos vrus, analise as afirmativas abaixo. I - Os retrovrus contm cadeias simples de RNA, enzima transcriptase reversa e produzem DNA tendo como modelo o RNA viral. II - Os vrus de cadeia negativa possuem RNA genmico com as mesmas seqncias de bases nitrogenadas dos RNA mensageiros (RNAm) formados.

Dessa maneira, molculas de RNA servem de modelo para a sntese de molculas de RNA complementares cadeia molde. III - Os vrus de cadeia positiva possuem RNA genmico com seqncias de bases nitrogenadas complementares s dos RNAm formados. Desta maneira, molculas de RNA servem de modelo para a sntese do RNAm. IV - Os retrovrus contm uma cadeia de RNA dupla hlice que serve de base para a transcrio do DNA necessrio replicao. Marque a alternativa correta. a) Somente II e III so corretas. b) Somente IV correta. c) Somente I correta. d) Somente I, II e III so corretas.

3. (UFES/2008) Das doenas abaixo, a que NO causada por vrus a) Sndrome da Imunodeficincia Adquirida. b) Dengue. c) Ttano. d) Catapora. e) Raiva.

4. (UFScar/2006)"Nesta cidade, vacinao anti-rbica. No deixe de levar seus ces e gatos". A Vigilncia Sanitria promove, ao longo do ano, campanha para a vacinao anti-rbica de ces e gatos. Nessas campanhas, as pessoas no so vacinadas porque a) com os animais vacinados, menor a probabilidade dos humanos contrarem a doena. b) a raiva s ocorre em humanos quando contrada atravs da mordida de morcegos. c) ainda no existe uma vacina especfica para os humanos. d) a raiva uma doena exclusiva de ces e gatos. e) j foram imunizadas com a vacina trplice tomada quando criana.

5. (UFV/2004) Os vrus so parasitas intracelulares obrigatrios que realizam todas as fases do ciclo no interior de uma clula hospedeira. Sem contato com as clulas, as partculas virais so inertes e no apresentam atividade biolgica aparente. Com relao aos vrus que infectam eucariotos, assinale a alternativa INCORRETA: a) Alguns vrus so capazes de infectar clulas animais e vegetais, multiplicando-se em ambos os organismos. b) Os vrus que infectam animais normalmente penetram na clula por meio de endocitose mediada por receptores. c) A infeco de uma clula vegetal por vrus com genoma de DNA tem como desfecho a lise da parede celular. d) Os retrovrus integram seu genoma ao genoma da clula e alguns esto associados ocorrncia de cncer. e) Morcegos hematfagos e roedores so exemplos de vetores de vrus que infectam seres humanos. 6. (UNIVASF-JUNHO/2008) Da tabela abaixo constam distintas doenas virais, juntamente com alguns de seus mecanismos de transmisso e de preveno. A esse propsito, assinale a alternativa incorreta. Doenas a) Hepatite A Transmisso gua ou alimentos contaminados pelo vrus b) Rubola, sarampo Gotculas eliminadas por e toxoplasmose c) Hepatite B tosse, espirro e fala. Preveno Saneamento bsico, vacinao. Vacinao e fuga ao contato com doentes.

Transfuso de sangue, contato Evitar contgio por sexual, materiais contaminados sangue e materiais contaminados e vacinao.

d) Dengue e febre amarela urbana

Picada de mosquito Aedes aegypti.

Combate ao mosquito e vacinao (quando existente).

e) Raiva

Mordedura por animais, principalmente, gatos e ces infectados pelo vrus.

Vacinao de animais transmissores.

7. (UEPB/2009) Sobre os vrus, podemos afirmar que a) a transmisso dos vrus das plantas ocorre exclusivamente por difuso mecnica, ou seja, quando uma pessoa manipula uma planta infectada e a seguir uma sadia. b) so estruturalmente simples, sendo formados por uma ou mais cpsulas proticas, que envolvem o DNA e o RNA, compondo o nucleocapsdeo. Alguns vrus apresentam ainda um envoltrio externo ao nucleocapsdeo denominado envelope. c) se reproduzem sempre no interior de uma clula hospedeira, exceto os bacterifagos, por terem dois tipos de ciclos de replicao: o ciclo ltico e o ciclo lisognico. d) a infeco viral especfica, sendo esta especificidade decorrncia do fato de que para um vrus penetrar em uma clula deve haver uma interao das protenas virais com as protenas receptoras existentes na membrana plasmtica das clulas. e) os retrovrus podem apresentar DNA ou RNA, mas obrigatoriamente apresentam a transcriptase reversa. 8. (FGV/2009) CAMPANHA DE VACINAO CONTRA RUBOLA COMEA HOJE. HOMENS DE 20 A 39 ANOS SO O PRINCIPAL FOCO. ("Folha de S. Paulo", 09.08.2008) Na campanha promovida pelo Ministrio da Sade, embora homens e mulheres tenham sido chamados vacinao, a nfase foi para a vacinao dos homens adultos. Sobre isso, foram feitas as seguintes afirmaes: I. A rubola, nos adultos, geralmente no grave; caracteriza-se por febre baixa e pequenas manchas vermelhas no corpo, sintomas que desaparecem depois de alguns dias. II. Quando a rubola se manifesta em gestantes, principalmente nos primeiros meses da gravidez, pode acarretar a morte do feto, provocar malformaes ou

a surdez do beb. III. As mulheres so obrigatoriamente vacinadas quando dos exames pr-natal e por isso correm menor risco de contrair a rubola, o que justifica no terem sido o principal foco da campanha de vacinao. IV. A vacinao dos homens no regular e, embora a rubola no traga risco ao organismo do homem, obriga-os a faltar ao trabalho, o que justifica serem o principal foco da campanha de vacinao. Pode-se dizer que esto corretas as afirmaes: a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) I, II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV.

9. (UTFPR/2008) Em 25 anos o HIV matou 25 milhes de pessoas e est presente em outros 40 milhes. a segunda doena infecciosa que mais faz vtimas no mundo, logo atrs da tuberculose. Em 2005, 3 milhes de pessoas morreram devido a AIDS; dessas vtimas, 570 mil eram crianas. Dentre as caractersticas biolgicas citadas a seguir a nica que pode ser encontrada no vrus da AIDS : a) parede celular formada por substncias mucocomplexas. b) DNA de fita simples. c) pequenos anis de DNA, os plasmdeos, dispersos no capsdeo. d) membrana externa lipoprotica. e) enzima especial, a transcriptase reversa, para produzir DNA.

10. (PUC-RJ/2008) A dengue continua sendo um problema de sade pblica para o Estado do Rio de Janeiro. Assim, conhecendo-se o causador da dengue e seu vetor, podemos usar como medidas profilticas a: a) vacinao em massa da populao contra a bactria causadora dessa doena. b) exterminao de ratos vetores do vrus causador dessa doena.

c) eliminao dos insetos vetores da bactria causadora dessa doena. d) eliminao dos insetos vetores do vrus causador dessa doena. e) distribuio de antibiticos contra a bactria causadora dessa doena.

11. (UFJF-JULHO/2003) Os vrus no so considerados clulas porque: a) possuem somente um cromossomo e so muito pequenos. b) no possuem mitocndrias e o retculo endoplasmtico pouco desenvolvido. c) no tm membrana plasmtica nem metabolismo prprio. d) parasitam plantas e animais e dependem de outras clulas para sobreviver. e) seu material gentico sofre muitas mutaes e constitudo apenas por RNA

GABARITO 01 - B; 02 - D. 03 - C; 04 - C; 05 - A; 06 - C; 07 - B; 08 - D; 09 - A; 10 - E; 11 D; 12 - C

1. Ao longo da histria humana, uma das principais doenas sexualmente transmissveis (DST) tem sido a sfilis. Atualmente, milhares de novos casos/ano so registrados em muitos pases. Sobre as DST, foram apresentadas as afirmaes seguintes. I. A sfilis uma doena causada por uma bactria. II. Uma me portadora de sfilis pode transmitir a doena ao feto durante a gravidez. III. Alm da sfilis e da AIDS, gonorria e lcera de Bauru (ou leishmaniose) so DST que tambm ocorrem no Brasil. Esto corretas as afirmaes: (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e II, apenas. (D) I e III, apenas. (E) I, II e III

2. Assinale a alternativa que indica apenas doenas causadas por vrus. A) Aids, meningite e tricomonase B) Poliomielite, rubola e dengue C) Giardase, toxoplasmose e lcera de bauru D) Pneumonia, ttano e tuberculose E) Lepra, ttano e giardase

3. Os vrus: a) possuem genes para os trs tipos de RNA (ribossmico, mensageiro e transportador), pois utilizam apenas aminocidos e energia das clulas hospedeiras. b) possuem genes apenas para RNA ribossmico e para RNA mensageiro, pois utilizam RNA transportador da clula hospedeira. possuem genes apenas para RNA mensageiro e para RNA transportador, pois utilizam ribossomos da clula hospedeira. d) possuem genes apenas para RNA mensageiro, pois utilizam ribossomos e RNA transportador da clula hospedeira. e) no possuem genes para qualquer um dos trs tipos de RNA, pois utilizam toda a maquinaria de sntese de protenas da clula hospedeira. 4. A classificao dos vrus como seres vivos muito discutida. A caracterstica encontrada em alguns dos seres vivos que os vrus no possuem : a) ser constitudos de cidos nuclicos e protenas. b) ser capazes de auto-reproduo limitada. c) apresentar estrutura celular com carioteca e citoplasma.

d) agir como parasitas intracelulares obrigatrios. e) parasita clulas tanto animais e vegetais quanto bactrias.

5. Os antibiticos atuam contra os agentes causadores das seguintes doenas: a) tuberculose, coqueluche e hepatite. b) tuberculose, sfilis e gripe. c) ttano, sfilis e gripe. d) tuberculose, coqueluche e sfilis. e) coqueluche, sfilis e sarampo.

6. Associe a coluna da esquerda de acordo com a coluna da direita e indique a(s) afirmativa(s) correta(s). 1 Doenas causadas por bactrias 2 Doenas causadas por vrus A) Ttano F) Raiva B) Caxumba G) Hepatite C) Sfilis H) Hansenase (Lepra) D) Sarampo I) Clera E) Tuberculose

Potrebbero piacerti anche