Sei sulla pagina 1di 7

ESTTICA a cincia que estuda os corpos em equilbrio. No estudo esttico dos corpos devemos desconsiderar as deformaes dos mesmos.

os. Equilbrio Um corpo estar em equilbrio se e somente se estiver em repouso ou em movimento retilneo uniforme (MRU). Equaes fundamentais do equilbrio. Fv = 0 ( somatrio das foras verticais igual a zero ) Fh = 0 ( somatrio das foras horizontais igual a zero ) M = 0 ( somatrio dos momentos de fora igual a zero ) A esttica como cincia baseia-se em princpios: I Equilbrio de duas foras. Duas foras estaro em equilbrio se forem colineares, de mesma intensidade e sentidos contrrios.

II Princpio da ao e reao. A toda ao corresponde uma reao de mdulo igual e sentido contrrio.

III Princpio de foras concorrentes em um plano. Trs ou mais foras no paralelas concorrentes em um plano estaro em equilbrio, se e somente se, as suas linhas de ao passarem por um ponto comum e seus vetores formarem um polgono fechado.
1

PROBLEMA

No problema acima temos um dos extremos da barra fixada na parede no ponto A e suspensa no extremo B por um cabo que tambm preso na parede no ponto C. No extremo B da barra temos uma carga de 1000 kgf. Deseja-se saber o valor das foras atuantes no cabo BC e na barra AB. Soluo: A primeira providncia a tomar identificarmos todas as foras que atuam no sistema; Se soltarmos o cabo BC no ponto C a barra AB tende a girar no sentido horrio devido a ao da carga de 1000 kgf. Logo, pelo princpio da ao e reao, conclumos que existe uma fora que se ope carga, e que esta fora tem a mesma orientao da linha do cabo. Do mesmo modo, se fizermos um furo na parede no ponto A, a barra se mover para a esquerda penetrando no furo devido a ao da fora no cabo BC e da fora de 1000kgf. Logo, pelo mesmo princpio da ao e reao, conclumos que existe uma fora na parede contrria a esta ao. A figura abaixo ilustra de maneira clara todas as foras do sistema.

Identificadas as cargas no sistema, podemos agora calcular os valores das mesmas e para isso dispomos de trs mtodos diferentes que passaremos a estud-los a seguir:
2

1 - Mtodo das projees Consiste em decompor as foras atuantes no sistema, em componentes verticais e horizontais num sistema de eixos cartesianos X e Y.

2 - Mtodo dos momentos: Momento de uma fora => o nmero que mede a maior ou menor facilidade de um corpo girar em torno de um referencial que pode ser um ponto, um plano ou um eixo.

Na soluo do problema acima pelo mtodo dos momentos temos:

3 - Mtodo do polgono fechado: Utilizando-se de uma escala, construmos um polgono com os vetores representativos das cargas do sistema. Neste exemplo o nosso polgono ter trs lados, logo um tringulo como vemos na figura abaixo:

EXERCCIOS DE ESTTICA

Potrebbero piacerti anche