Sei sulla pagina 1di 10

Caracterizao climtica do estado de Santa Catarina: uma abordagem dos principais sistemas atmosfricos que atuam durante o ano.

Maurici Amantino Monteiro *

Resumo O presente trabalho descreve o clima do Estado de Santa Catarina nas diferentes estaes do ano, tendo por base os dados de aproximadamente 20 estaes meteorolgicas. Ateno particular dada a atuao dos sistemas atmosfricos, bem como o efeito do relevo nas diferenas verificadas entre as regies Oeste, MeioOeste, Planalto, Alto Vale, Litoral Norte e Sul.

Abstract This paper presents a climate description during the four different seasons for Santa Catarina State, Brazil. The work was carried out based on meteorological data of 20 meteorological stations. Particular attention was given to atmospheric systems as well as the relief effect which cause differences in the climate for the regions studied: West, Mid-West, South and North Coast, High Lands and High Valley.

Introduo Este trabalho tem por objetivo analisar os diferentes sistemas atmosfricos que atuam no Estado de Santa Catarina, bem
*

Mestre em Geografia pela UFSC e Meteorologista Aeronutico. DPV Destacamento de Proteo ao Vo. Assessor do CLIMERH Centro Integrado de Meteorologia e Recursos Hdricos de Santa Catarina.

Geosul, Florianpolis, v.16, n.31, p 69-78, jan./jun. 2001

como ratificar os estudos e pesquisas oriundos dos dados coletados nas estaes meteorolgicas e dos trabalhos voltados previso de tempo. Para tanto, procurou-se descrever de forma sucinta, as caractersticas climticas de cada estao do ano, com a finalidade de subsidiar a pesquisa geogrfica, em suas diversas disciplinas. Santa Catarina, por sua localizao geogrfica, um dos Estados da federao que apresenta melhor distribuio de precipitao pluviomtrica durante o ano. Os principais sistemas meteorolgicos responsveis pelas chuvas no estado so as frentes frias, os vrtices ciclnicos, os cavados de nveis mdios, a conveco tropical, a ZCAS (Zona de Convergncia do Atlntico Sul) e a circulao martima. O relevo de Santa Catarina contribui, fundamentalmente, na distribuio diferenciada da precipitao em distintas reas do Estado. Naquelas mais prximas s encostas de montanhas, do lado barlavento, as precipitaes so mais abundantes, pois a elevao do ar mido e quente favorece a formao de nuvens cumuliformes, resultando no aumento do volume de precipitao local. Neste sentido, so observados ndices maiores de precipitao nos municpios prximos encosta da Serra Geral, quando comparados aos da zona costeira. Podemos citar, como exemplo, as diferenas pluviomtricas no sul do Estado: a faixa litornea entre Laguna e Ararangu apresenta, em alguns meses, uma porcentagem inferior, em torno de 50%, em relao aos municpios prximos escarpa da serra. Efeito similar verificado no Oeste e Meio-Oeste, onde a quantidade precipitada nas reas prximas ao vale do Rio Uruguai bem inferior s reas mais ao norte, prximas s encostas das Serras do Capanema, da Fortuna e do Chapec, onde ocorrem os maiores ndices pluviomtricos do Estado. Vero No vero, a intensidade do calor, associada aos altos ndices de umidade, favorece a formao de conveco tropical, bandas de nuvens muito desenvolvidas do tipo cumulonimbus que

70

resultam em pancadas de chuvas, principalmente no perodo da tarde. A passagem de frentes frias, geralmente, organiza e intensifica a conveco tropical, resultando em tempestades, que se caracterizam por chuvas de forte intensidade, descargas eltricas, rajadas de ventos fortes e granizo. Esta condio de tempo ocorre em todas as regies do Estado de Santa Catarina. No norte do Estado a formao de tempestades tambm pode estar associada ZCAS (Figura 1). As ZCAS so reas de instabilidade que orientam-se, segundo QUADRO (1993), de NW para SE. Esse sistema atmosfrico forma uma banda de nebulosidade e chuvas, desde o sul do Amazonas, passando por boa parte da regio central do pas, chegando at o norte do Estado de Santa Catarina.

Fig.1 Zona de Convergncia do Atlntico Sul (ZCAS).

Apesar do grande volume de chuvas nesta estao, pouco afeta a quantidade de horas de insolao, pois o predomnio de nuvens cumuliformes (isoladas), que se intensificam mais pela tarde. As regies Oeste e Meio-Oeste so as que apresentam maior

71

insolao. Por outro lado, a regio Norte e Alto Vale, possuem menos horas de sol, devido atuao freqente da ZCAS. Perodo de atuao de massas de ar tropical, o vero em Santa Catarina tem temperaturas mnimas em torno dos 20 graus e as mximas geralmente ultrapassam os 30 graus. Maiores valores ocorrem quando h aproximao de frente fria em Santa Catarina, em que as temperaturas, em reas prximas ao litoral, chegam a aproximadamente 33 graus, como no litoral norte, regio mais quente do Estado. No Oeste, so observadas temperaturas muito altas em municpios como Itapiranga, devido proximidade da Baixa do Chaco, regio de convergncia de massa de ar tropical. O Planalto, por efeito da altitude, apresenta temperaturas mais amenas. As mnimas ficam em torno dos 15 graus e as mximas chegam a 26 graus. Nos episdios pr-frontais, as mximas podem chegar a 30 graus em reas mais baixas do Planalto. Apesar do predomnio de massas de ar quente, por vezes, h incurso de massas polares sobre a Argentina, ocasionando queda na temperatura no Planalto Sul e favorecendo, nesta regio, a ocorrncia de algumas horas de frio e poucos episdios de geada fraca.

Outono O outono um perodo em que os bloqueios atmosfricos so muito freqentes, impedindo a passagem das frentes sobre o Estado. Normalmente, as frentes frias chegam ao Rio Grande do Sul e so desviadas para o oceano. A estabilidade atmosfrica persistente, ocasionada pela falta de passagens frontais e ainda a diminuio da conveco proporcionada pelo calor da tarde, resultam em perodos de tempo bom e sem ocorrncia de chuva. Apesar da nebulosidade mais intensa passar sobre o oceano, associada frente fria, normalmente predominam nuvens do tipo altocumulus, que se originam horas antes da passagem frontal e persistem por at mais de 24 horas, aps a passagem da frente. Esta cobertura de nuvens contribui para diminuir a insolao, principalmente no ms de maio.

72

A diminuio na quantidade de precipitao, caracterstica desta estao, ocorre em todas as regies do Estado e muitas vezes ocasiona pequenas estiagens que so intensificadas em anos de LaNia. A escassez de chuva, associada baixa umidade do ar, no perodo da tarde, facilita a ocorrncia de queimadas, especialmente em reas de pastagens, como o Planalto Sul. O ms de maio o que apresenta condies de tempo mais estvel, com baixos ndices pluviomtricos. Apesar da caracterstica desta estao, eventos extremos, como tempestades, podem ocorrer em qualquer poca, ocasionando chuvas intensas e localizadas que acabam, s vezes, elevando significativamente o total mensal de precipitao de uma determinada localidade. No incio do outono so observadas as primeiras incurses de massas polares. Estas massas de ar frio, - que para TITARELLI (1972), so ondas de frio pioneiras -, ainda fracas, porm provocam queda de temperatura. No Planalto, Meio-Oeste e em reas de encosta da Serra Geral, no Litoral Sul, podem ser observadas temperaturas negativas, favorecidas pelo efeito da altitude. Nestas regies ocorrem as primeiras geadas que so, em sua maioria, de intensidade fraca. Alm de geadas, a neve tambm pode ocorrer neste perodo, principalmente sobre as reas mais altas do Planalto Sul, como os municpios de Lages, Urupema, Urubici, So Joaquim e Bom Jardim da Serra, quando h adveco de ar muito frio oriundo de uma massa de ar polar sobre a Argentina e quando ainda resta um pouco de umidade da frente fria que recm passou sobre a regio. Por outro lado, em episdios de bloqueios atmosfricos, as frentes frias so impedidas de se deslocarem pelo Estado. Com isso, ocorre uma diminuio no volume de chuvas e o conseqente estabelecimento de massas de ar seco e mais aquecido. Nestas condies, as temperaturas sobem rapidamente, podendo ser registrados valores acima de 30 graus na maioria das regies. Esta situao, segundo FUENTES (1997), pode durar at um ms, caracterizando perodos denominados de "veranico" .

73

Inverno Os meses junho-julho-agosto caracterizam o trimestre hibernal no Estado de Santa Catarina. As condies de tempo deste perodo so influenciadas por sucessivas massas de ar polar provenientes do continente antrtico. O ar frio trazido pela aproximao de anticiclones que se deslocam sobre a Argentina em direo regio Sul do Brasil. Quando instalados sobre Santa Catarina, esses sistemas ocasionam tempo estvel, com predomnio de cu claro e acentuado declnio de temperatura em todas as regies do Estado, o que favorece formao de geada e de nevoeiro, fenmenos tpicos da estao. Durante o inverno, a trajetria dos anticiclones mais continental, ao contrrio do observado em meses de vero e outono, como acentuam MONTEIRO e FURTADO (1995), resultando na formao de frentes frias que se prolongam pelo interior do continente. Os sistemas frontais superfcie e os vrtices ciclnicos (baixa presso) em altitude de aproximadamente 5.000 metros, so os principais responsveis pela precipitao nesse perodo. Como as condies atmosfricas so mais dinmicas, as sucessivas incurses frontais chegam a alcanar, segundo NIMER (1971), a extraordinria regularidade de uma frente por semana. O volume pluviomtrico dessa estao, na maioria dos municpios catarinenses, muito pouco superior ao do outono, embora haja regularidade na passagem da frente. Do Planalto ao Oeste, as chuvas so mais volumosas que em reas prximas ao litoral. Tal fato pode ser explicado pela influncia da Baixa do Chaco na organizao de condies de tempo mais instveis, associadas s frentes frias. Essas condies de tempo formadas por pancadas de chuva e trovoadas, atingem com mais intensidade as regies Oeste, Meio-Oeste e Planalto. Ao contrrio, na maioria dos municpios litorneos, o inverno a estao de menor volume de precipitao. As mdias pluviomtricas ficam abaixo de 100mm, em sua maior parte, como o municpio de Ararangu, que apresenta mdia de 75,9 mm, para o ms de julho. justamente este ms que ocorre, de acordo com estudos realizados por OLIVEIRA (1986), analisando imagens do

74

satlite GOES no perodo compreendido entre 1975 a 1984, o maior nmero de passagem de frentes frias nas latitudes compreendidas entre 35 e 25 S. O baixo volume pluviomtrico no litoral reflete, portanto, condies de tempo mais estveis, devido ao fortalecimento da Alta Subtropical do Atlntico Sul, que exerce uma subsidncia do ar na faixa leste do Estado, inibindo a formao de nuvens mais desenvolvidas verticalmente. A chuva de granizo possui uma freqncia baixa neste perodo do ano. Sua ocorrncia mais efetiva quando h elevao significativa na temperatura e em seguida entra uma frente fria com atividade moderada a forte. Este tipo de precipitao mais comum entre o Oeste e o Planalto. A neve outro tipo de precipitao que pode ocorrer em diversas reas do Estado. Segundo SOUZA (1997), os municpios de Lages, Urupema, Urubici, So Joaquim e Bom Jardim da Serra, no Planalto Sul, so as reas em que mais neva no Brasil, e que segundo este autor, pelo menos uma vez por ano neva o suficiente para cobrir todas as superfcies expostas e, a cada seis anos aproximadamente, a neve forma camadas de, no mnimo, 30 cm. Nas reas mais elevadas do Meio-Oeste, prximas da Serra do Espigo, pode ocorrer, segundo SOUZA (1997), pelo menos um episdio de neve por ano. Menores possibilidades de ocorrncia de neve, ainda de acordo com o mesmo autor, ficam para o Oeste e o Litoral, mesmo nas encostas da Serra Geral. Os mais baixos ndices de insolao, para muitas regies, esto associados s constantes passagens frontais com suas respectivas reas de nebulosidade e a posio da terra com relao ao sol neste perodo do ano. O efeito latitudinal na temperatura marcante, ocasionando temperaturas mais altas no Litoral Norte e um declnio gradual em direo ao Litoral Sul, com as quotas altimtricas tambm desempenhando um papel importante. Sob influncia das massas de ar frio, as temperaturas ficam muito baixas em todo o Estado, favorecendo a ocorrncia de geada. Este fenmeno atmosfrico tem mais freqncia no Planalto e nos municpios mais ao norte das regies Meio-Oeste e Oeste. Na faixa costeira as chances de ocorrncia desse fenmeno so bem

75

menores, porm as possibilidades de geadas aumentam nas proximidades das encostas das Serras Geral e do Mar.

Primavera A primavera apresenta tempo mais instvel. Essa instabilidade ocasionada principalmente pelos Complexos Convectivos de Mesoescala (CCM), fenmenos que se formam, em sua maioria, sobre o norte da Argentina durante a madrugada e deslocam-se rapidamente para leste, atingindo o Estado de Santa Catarina entre a madrugada e incio da manh, favorecendo a ocorrncia de pancadas de chuva forte com trovoadas e granizo isolado (Figura 2).

Fig.2 - Complexos Convectivos de Mesoescala (CCMs). As setas indicam a posio dos Complexos (Cumulunimbus).

76

Os CCMs so mais comuns nos meses de setembro e outubro, segundo FIGUEIRED & SCOLAR (1996), caracterizando-se, inclusive, como os mais chuvosos para alguns municpios catarinenses. A nebulosidade, quando associada a esse sistema, aumenta bastante, refletindo-se em menores horas de insolao. Diferentemente dos meses de setembro e outubro, entre novembro e a primeira quinzena de dezembro, h um declnio na quantidade de precipitao. As poucas chuvas associadas maior insolao resultam em pequenas estiagens. Na primavera, algumas massas de ar polar podem deslocar-se sobre o Estado, causando declnio acentuado de temperatura e geadas fracas no Planalto, principalmente entre setembro e outubro. Em casos excepcionais, nas reas mais altas, pode gear em novembro e at em dezembro, embora de forma pontual e bem fraca.

Consideraes finais O Estado de Santa Catarina, apesar de possuir pouco distanciamento latitudinal, especialmente no Oeste, apresenta expressivas variaes espaciais no seu clima. Essas variaes so conseqncias dos diversos sistemas atmosfricos que atuam no Estado, associados s diferenas de altitude existentes entre o Planalto e regies circunvizinhas. nesse contexto de variabilidade climtica que alguns pesquisadores tm buscado alternativas para dar ao homem do campo e da cidade melhores condies de sobrevivncia. Esperamos, com esse trabalho, dar mais subsdios queles que se dedicam pesquisa em Santa Catarina. O que foi descrito caracteriza uma situao de normalidade climtica, embora, tanto os episdios de muitas chuvas, como os de pequenas estiagens, podem ser intensificados em funo da atuao dos fenmenos El-Nio e La-Nia, respectivamente.

77

Agradecimentos professora Sandra Furtado do Departamento de Geocincias da UFSC, a meteorologista, Mrcia Fuentes, e as gegrafas, Maria de Lourdes Mello e Neide Beschtold, pelas sugestes ao texto. Bibliografia FIGUEIRED, J. C.; SCOLAR, J. Estudo da Trajetria dos Sistemas Convectivos de Mesoescala na Amrica do Sul. Anais do VII Congresso Argentino de Meteorologia, Buenos Aires, set. 1996. FUENTES, M.V. Climatologia de Bloqueios Prximos Amrica do Sul e seus Efeitos. So Jos dos Campos. 1997. 16 p. Dissertao de mestrado em meteorologia. INPE. MONTEIRO, M. A.; FURTADO,S. M. de A. O clima no trecho Florianpolis Porto Alegre: uma abordagem dinmica. Revista do Departamento de Geocincias GEOSUL, Florianpolis: Editora da UFSC, n. 19/20, p. 116 133, 1 e 2 semestre de 1995. NIMER, E. Climatologia da Regio Sul do Brasil. In: Revista Brasileira de Geografia. Introduo a Climatologia Dinmica. Rio de Janeiro : IBGE, n. 4. p. 3 - 65. 1971. OLIVEIRA, A. S. Interaes entre sistemas frontais na Amrica do Sul e a conveco da Amaznia. So Jos dos Campos, 1986. 246 p. Dissertao de mestrado em meteorologia. INPE (PI INPE 4008 TDL 239). QUADRO, M. F. L. Estudo de Episdios de Zonas de Convergncia do Atlntico Sul (ZCAS) sobre a Amrica do Sul. So Jos dos Campos. 1993. 97 p. Dissertao de mestrado em meteorologia. INPE. SOUZA, R. de O. A ocorrncia de neve em Planaltos Subtropicais: O caso do sul do Brasil. So Paulo, 1997. 144 p. Dissertao de mestrado em Geografia. USP. TITARELLI, A. H. V. A onda de frio de abril de 1971 e sua repercusso no espao geogrfico brasileiro. In: Climatologia. So Paulo : EDUSP, n. 4. 1972. 15 p.

78

Potrebbero piacerti anche