Sei sulla pagina 1di 31

Abordagem sobre a classificao dos contratos

Gisele Leite
Professora universitria. E-mail: professoragiseleleite@yahoo.com.br Inserido em 17/09/2005 Parte integrante da Edio no 144 Cdigo da publicao: 813

A teoria geral dos contratos carece muito da classificao dos contratos principalmente para se analisar os efeitos, a inadimplncia, as causas de resciso e anulao dos contratos. O vocbulo contrato oriundo da palavra contractus na verdade uma das espcies contidas na chamada convention 1que desde Gaius situa-se entre as fontes de obrigaes conforme prev o Digesto que ensinavam que a obrigao ora nasce, do contrato2, ora do delito. No direito romano clssico, as fontes das obrigaes eram o delito, quase delito, os contratos e quase contratos2-A, e posteriormente, com Justiniano nas Institutas ampliando essas e incluindo tambm a vontade unilateral, enriquecimento indevido e a lei, ou em sntese para sustentar-lhe a unidade, apenas a lei. A obrigao3 propriamente dita cria-se de um paralelogramo de foras que traado pelo fato humano e a lei. Componentes esses que so atinentes a qualquer relao jurdica, posto que a vontade do Estado que autoriza e permite que a vontade humana d origem a prestao econmica aprecivel. Desta forma, o fato humano e a lei esto presentes em toda obligatio seja pelo carter convencional ou extraconvencional. A teoria geral dos contratos se preocupa em estudar as figuras como contrato preliminar, contratos tpicos e atpicos, declarao unilateral de vontade, e todos os princpios aplicveis ao contrato indo at mesmo a responsabilidade civil. Sem dvida, o contrato3-A como negcio jurdico que , tem seu fundamento tico na vontade humana 4, desde que atue em conformidade com a ordem jurdica, galgando seu primacial efeito que a criao de direitos e obrigaes.

Mesmo quando o sujeito de direito ou agente age unilateralmente o contrato s se forma efetivamente quando as vontades se ajustam, num dado momento. A natureza jurdica do contrato um negcio jurdico bilateral e, ipso facto, exige o consentimento e pressupe a declarao de vontade de acordo com a ordem jurdica e, com escopo de adquirir, resguardar, transferir, conservar, modificar ou extinguir direitos. Caio Mrio da Silva Pereira com sua genial sntese resume: acordo de vontade com a finalidade de produzir efeitos. Carlos Roberto Gonalves revela que o contrato fonte de obrigao e, citando Clvis Bevilqua define o contrato como: acordo de vontades que tem por fim de criar, modificar ou extinguir direitos. Constitui o mais expressivo modelo de negcio jurdico. Como instrumento por excelncia de circulao de riquezas , Pablo Stolze Gagliano confessa que mesmo pontifica em suas magistrais aulas que o contrato est para os civilistas como o crime est para o penalista. Fbio Ulhoa enfatiza que o conceito de contrato se constri em torno da acepo de acordo de vontades. O que enfatiza a autonomia da vontade, dando nfase ao poder dos sujeitos de direitos de dispor dos prprios interesses por meio da composio destes, o que alvo de crtica do modelo neoliberal. O contrato define-se ento por ser negcio jurdico bilateral ou plurilateral gerador de obrigaes para uma ou todas as partes, s quais correspondem a direito titulado por estas ou por terceiros. Assim os negcios jurdicos como a promessa de recompensa e a gesto de negcios, no so contratos.Nem todo negcio jurdico contrato. No se deve confundir, entretanto, a quantidade de partes do negcio jurdico com a de contratantes obrigados pelo contrato. Quando apenas uma das partes se obriga, como na doao pura, comodato, venda em consignao ou mtuo, o contrato unilateral, embora continue sendo negcio jurdico bilateral. Arnoldo Wald destaca que o contrato sobreviveu por muito tempo e, se desenvolveu sob as mais variadas formas, se adaptando bem ao mundo de eterno fluxo de mudanas.

Messineo indica que o contrato figura ntima do direito de propriedade posto que um meio efetivo de sua concretizao. certo que o contrato muito se afina particularmente com o poder de disposio elementar essencial da propriedade. O contrato inicialmente recebe intensa matriz ideolgica4-A de cunho individualista, exclusivista, concntrico, mas com o passar do tempo evolui e adquire uma conotao sociolgica que ir desaguar na to afamada funo social do contrato. O contrato como expresso da autoridade privada5 se abranda e, ressurge como negcio jurdico atravs do qual as partes declarantes, limitadas pelos princpios da funo social do contrato e da boa f (objetiva) que autodisciplinam os efeitos patrimoniais que pretendem atingir, segundo a autonomia de suas prprias vontades. Segundo a corrente voluntarista, declarao de vontade dirigida a provocar certos efeitos jurdicos. jurgeno, portanto. a corrente voluntarista que prevalece no direito ptrio o que depreende do art. 112 do Cdigo Civil de 2002. Enquanto que para os objetivistas, o negcio jurdico a expresso mxima da autonomia da vontade, de contedo normativo, consistindo um poder privado de autocriar um ordenamento jurdico. Instaura-se um duelo doutrinrio entre os partidrios das duas teorias, ou seja, entre a vontade real e a vontade declarada. Ruggiero destaca que somente com a vontade declarada o sujeito pode provocar a reao jurdica pretendida e, pode faz-lo verbalmente, por escrito, por mmica ou at mesmo pelo silncio. Mas no qualquer silncio, e sim, o chamado silncio conclusivo. Junqueira de Azevedo citado por Pablo Stolze Gagliano endossante do critrio estrutural e nos ensina que negcio jurdico todo fato jurdico consistente em declarao de vontade, a que o ordenamento jurdico atribui efeitos designados como queridos, respeitados os pressupostos de existncia, de validade e eficcia, impostos pela norma jurdica que sobre este incide.

O consentimento o ncleo do negcio jurdico contratante, pois, requisito tpico e, sua ausncia acarretar a inexistncia deste. Mas, escapando da seara conceitual, caminhemos para a classificao dos contratos e como todo recurso da inteligncia humana, esta pode ser imperfeita, incompleta, pois depender da viso metodolgica que se adotar. Nos primrdios, l no direito romano, mais precisamente nas Institutas a classificao quanto forma distinguia quatro modalidades: reais (in re), consensuais (solo consensu), verbais (verbis) e literais (litteris). Entre os contratos reais presentes at hoje temos aqueles que exigem por sua essncia a entrega de uma coisa (traditio in re) enquadrando-se os contratos de mtuo, comodato, depsito, penhor e anticrese6. A referida classificao parece ter sido ordenada com preciso por Justiniano. De sorte, que no poderemos evidenciar um emprstimo de dinheiro sem a efetiva entrega do numerrio ao muturio e nem o contrato de depsito sem a existncia da coisa depositada nas mos do depositrio. Os contratos verbais7 (verbis contrahitur obligatio) ou orais se perfaziam apenas com a meno de certas palavras, numa ritualstica prevista, assim a obligatio nascia como resposta que o devedor faria formulao do credor. Melhores exemplos desta poca, podemos citar, so o dote e stipulatio. Seu contraponto era o contrato literal que prescindia da forma escrita cuja origem aponta Venosa estar nos livros de conta dos indivduos (codex accepti ex expensi) que relatava dvidas a pagar e crditos a receber. A obrigao constitua-se pelo simples lanamento da dvida no registro. Todavia, ressurge o contrato de cunho moderno com base em compilao justiniania, mas propriamente da transformao da stipulatio7-A, como contrato oral em instrumento pblico. Os contratos em si mesmo considerados podem ser divididos e classificados quanto natureza da obrigao abarcando cinco subespcies: a) Unilaterais, bilaterais e plurilaterais ou plrimos ou multilaterais.

b) c) d)

Onerosos e gratuitos Comutativos e de adeso Evolutivos.

J quanto ao disciplinamento jurdico, podemos classific-los em tpicos e atpicos.


7-B

Quanto forma podemos classificar os contratos em solenes ou

formais e no solenes ou de forma livre e, ainda consensuais e reais. Quanto pessoa do contratante em pessoais ou impessoais e, ainda em individuais ou coletivos. Toda relao contratual tem a existncia de duas ou mais manifestaes de vontade mas isso, no significa que estas produzam necessariamente efeitos de natureza patrimonial para as todas as partes. Assim, se o contrato implicar em efeitos recprocos para ambos contratantes ou apenas para um deles, teremos contrato bilateral como o de compra e venda ou unilateral como o depsito e a doao pura. J o plurilateral ou multilateral desde que haja dois ou mais contratantes com obrigaes recprocas, como no contrato que constitui uma sociedade de um condomnio. Aquele contrato que estabelece uma via de mo nica entre as partes, pelo fato de fixar prestao pecuniria apenas para uma das partes, cogitar-se- de ser contrato unilateral. Magistralmente salienta Caio Mrio que no se pode confundir a bilateralidade de manifestao de vontade com a bilateralidade das conseqncias produzidas pelo contrato. De sorte que o contrato unilateral cria obrigaes para um s dos contratantes. H credor e devedor. Forma-se desde o momento em que a proposta irrevogvel e chega ao conhecimento do oblato. J no bilateral ou plurilaterais existe o chamado sinalagma pois h a produo simultnea e recproca de prestaes para todos os contratantes. So tambm chamados de contratos sinalagmticos ou de prestaes correlatas.

O sinalagma , na sntese de Trabucchi, o liame recproco que existe em alguns contratos, entre a prestao e a contraprestao (obligatio ultro citroque). Contratos sinalagmticos caracterizam-se pela circunstncia de a prestao de cada uma das partes encontrar sua justificativa e seu fundamento na prestao da contraparte [do ut des, do ut facias, facio ut facias, facio ut ds]. Efetivamente -como observa Serpa Lopes8 - "nos contratos bilaterais, o que prepondera a vinculao de uma prestao a outra, caracterstico do sinalagma, gentico para uns (vinculao originria das prestaes), funcional para outros (vinculao na execuo das obrigaes). No h sinalagma no caso, visto inexistir, nele, relao contratual, menos ainda contrato bilateral oneroso que o tenha estabelecido. Sinalagma liame entre obrigao e obrigao. No h, nem pode haver, sinalagma entre dever e obrigao.Essa ligao funcional entre as duas prestaes que assume relevncia tanto no momento da concluso do contrato [sinalagma gentico] quanto no momento da sua execuo [sinalagma funcional] - tpica dos contratos onerosos, nos quais, na dico de Mota Pinto, cada uma das prestaes ou atribuies patrimoniais o correspectivo (a contrapartida) da outra, pelo que, se cada parte obtm da outra uma vantagem, est a pag-la com um sacrifcio que visto pelos sujeitos do negcio como correspondente. Mas o sinalagma no significa real e objetiva equivalncia entre prestao e contraprestao, sendo possvel -- ainda a dico de Mota Pinto a falta de equivalncia objetiva ou usual das atribuies patrimoniais. E prossegue: no negcio oneroso as partes esto de acordo em que a vantagem que cada uma visa obter contrabalanada por um sacrifcio que est numa relao de estrita causalidade com aquela vantagem. H, contudo, quem faa a distino entre os contratos bilaterais e os sinalagmticos onde os primeiros, h a caracterstica marcante que seria a produo de efeito para ambos contratantes e, nos segundos, h relao de causalidade entre as prestaes dos contratantes. Pontifica Orlando Gomes que no pacfico o entendimento conceito sobre o contrato bilateral, pois para alguns doutrinadores, todo contrato que

produz obrigaes para as duas partes enquanto que para outros juristas, a sua caracterstica exatamente o sinalagma, ou seja, a dependncia recproca de obrigaes. Nesses contratos chamados de sinalagmticos a obrigao causa da outra, havendo conexo essencial entre as prestaes devidas. Todavia, no direito positivo brasileiro tal tnue diferenciao no tem relevncia prtica. H a figura do contrato bilateral imperfeito que seria originalmente unilateral, mas que durante sua execuo, converter-se-ia em bilateral. o caso do depsito. O contrato bilateral imperfeito alerta Orlando Gomes no deixa de ser unilateral, pois no momento de sua concluso gera obrigao somente para um dos contratantes. Tal classificao relevante, pois h vrias repercusses prticas, vejamos: somente nos contratos bilaterais aplicvel a exceptio non adimpleti contractus9, a exceo substancial do contrato no cumprido (art. 476 CC/2002, art.1.092/1916). Nenhum dos contratantes, antes de cumprida a obrigao poder exigir o implemento da prestao do outro (art. 477 CC/2002) o que tambm somente pode ser invocado nas avenas sinalagmticas ou de prestaes correlatas; Somente nos contratos bilaterais aplicvel a teoria da condio resolutiva tcita. Somente nos bilaterais e comutativos possvel se aplicar os vcios redibitrios10, ou seja, defeitos ou vcios ocultos da coisa que a tornem imprpria ao uso a que se destina ou a depaupere economicamente conforme o art. 441 CC/2002 (art. 1.101 de CC/1916). Os chamados bilaterais imperfeitos, apesar da designao, incluem-se entre os unilaterais. S a guisa de melhor explicao didtica, exemplificaremos os contratos unilaterais como doao pura, comodato, fiana, venda em consignao e o mtuo. E a seu turno, os bilaterais, como a compra e venda, a locao, doao gravada, o depsito entre outros. Os contratos bilaterais dividem-se assim em sinalagmticos ou dspares. Nesses ltimos, no h equivalncia entre as obrigaes dos contratantes. com peculiar sensatez que Fbio Ulhoa o conceitua.

A mensura da equivalncia pode ser realizada quer pelo carter objetivo, quer pelo subjetivo. No primeiro caso, pauta-se no mercado, no valor corrente e socialmente aplicado. J no segundo caso, depende de cada contratante que o nico senhor de seus interesses. A mensurao objetiva sob o regime da livre iniciativa leva cada contratante negociar seus interesses a partir da mensurao subjetiva. De sorte que nos contratos sinalagmticos pode ou no haver equivalncia das obrigaes assumidas pelos contratantes. A compra e venda de um bem mesmo que esteja abaixo do valor de mercado no deixa de ser um contrato sinalagmtico. J no exemplo da doao modal ou gravada (l vem o exemplo da prima Sarah... dar-te-ei um belo stio em Petrpolis se voc casar-se com ela) exemplo de contrato bilateral dspar, h equivalncia entre as prestaes, mas todavia, no mensuradas pela forma objetiva. a falta dessa equivalncia objetiva, preserva a natureza graciosa do contrato de doao. Porm, se o encargo submetido ao donatrio tivesse equivalncia objetiva, tem valores iguais ou bem aproximados entre si, na verdade, inexistiria a doao, e, ocorreria o contrato de troca ou permuta. Tal classificao conforme to sabiamente ressalta Ulhoa no usual em doutrina que considera o sinalagma presente em todos os contratos bilaterais. Todavia, definindo-se a bilateralidade pela equivalncia das prestaes, descarta-se a categoria dspar, e classificaria a doao mesmo gravada como contrato unilateral o que por si s impediria a aplicao da exceptio non adimpleti contractus.
11

Nesse caso, mesmo estando em mora o donatrio com relao ao encargo imposto, o doador teria que cumprir sua obrigao de dar, para depois revogar a doao (art. 555CC). O que seria por demais estpido! Mesmo que agisse dolosamente o doador, o donatrio no poderia deixar de cumprir o encargo, para demandar judicialmente pleiteando o recebimento da liberalidade, posto que seria ortodoxamente um contrato unilateral. Assim ao admitir que a doao com gravame contrato bilateral dspar tanto o doador como donatrio podero argir a exceo do contrato no cumprido.

O contrato oneroso aquele onde h um benefcio recebido por uma parte que corresponde a um sacrifcio patrimonial da outra parte. Quando uma das partes auferir benefcio enquanto que a outra arcar com nus obrigacional cogitar-se- de contrato gracioso, gratuito ou benfico. Exemplo clssico a doao pura e simples (sem encargo ou modo) e comodato.
12

No a mera denominao do contrato que determina sua natureza, pois possvel que determinadas figuras contratuais sejam estabelecidas tanto na forma gratuita como na onerosa como ocorre com o mtuo que o emprstimo sem pagamento de juros e o mtuo feneratcio que o emprstimo a juros. Tambm o depsito, o mandato ou fiana, podem ser gratuitos ou onerosos. Nos contratos gratuitos ou benficos h uma liberalidade implcita com a reduo patrimonial para uma das partes, em benefcio da outra parte, cujo patrimnio se enriquece. No deixa de ser gratuito ou gracioso, o contrato de doao que impe deveres ao donatrio, como o dever de no incorrer em ingratido (art.555CC). O mesmo se d com o mandato gratuito, onde o mandante reembolsa ao mandatrio todas as despesas havidas no desempenho do mandato. Todavia, desnatura-se para oneroso quando as partes convencionarem uma retribuio para o cumprimento do referido mandato. Em geral, reala Carlos Roberto Gonalves, todo contrato bilateral oneroso. E todo unilateral , ao mesmo tempo, gratuito. Porm, nem sempre. O mtuo feneratcio ou oneroso bom exemplo de contrato unilateral oneroso. unilateral, alm de sua de natureza real, s se aperfeioa plenamente com a efetiva entrega do numerrio ao muturio, no bastando o solo consensu, entre os contratantes. Feita a entrega, nenhuma outra obrigao resta ao mutuante e, gera to-somente obrigao para o muturio. Exemplificando o contrato bilateral gratuito temos o mandato, embora seja bilateral imperfeito, visto que para o mandante, a obrigao surge em

geral, a posteriori (a de pagar despesas necessrias ao desempenho ou execuo do referido contrato). A distino dos contratos graciosos e onerosos prestigiada pelos hermeneutas que interpretam mais restritivamente os primeiros do que os ltimos (vide art. 114 CC/2002). A responsabilidade civil pelo descumprimento nos contratos graciosos, coloca o contratante somente a responder por dolo enquanto que ao beneficiado se aplica a regra da simples culpa, ao passo que nos contratos onerosos, cada contratante responde por culpa exceto nas hipteses fticas de responsabilidade objetiva. Os riscos da evico13 somente sero suportados pelo adquirente de bens em contratos onerosos, no sendo imputvel aos contratos gratuitos (art. 447 CC/2002). Os contratos onerosos se subdividem em comutativos e aleatrios13-A. Os primeiros ocorrem quando as obrigaes se equivalem, conhecendo as parte ab initio as respectivas e recprocas prestaes. Exemplos: compra e venda, contrato individual de trabalho.Assim, no contrato gratuito o interesse de uma das partes de natureza no-econmica, e mesmo havendo a doao altrusta (aparentemente desinteressada), mas que visa captar notoriedade ou incrementar vendas, ainda assim, temos o contrato gratuito ou gracioso. Os contratos so onerosos ou gratuitos dependendo somente da vontade das partes. Tambm pode acontecer que um contrato originalmente oneroso possa se tornar gratuito. Assim, por exemplo, a empreitada que normalmente onerosa, pois o empreiteiro explora economicamente a atividade profissional de construir. Mas poder o empreiteiro por amor ou gratido concordar em prestar os servios ao seu pai, sem receber quaisquer remuneraes, e, in casu, a empreitada ser gratuita ou benfica. Conveniente sublinhar que existem, no entanto contratos essencialmente onerosos, seno vejamos como a compra e venda, a locao. A onerosidade essencial serve para bem caracteriz-los, do contrrio, desnaturam-se e se

tornam figuras contratuais diferentes, tais como a doao e o comodato onde a gratuidade da essncia das figuras contratuais em referncia. A fiana contrato legitimamente gratuito, pois o fiador no aufere vantagem econmica com a sua execuo. Quando muito, poder recobrar o que dispendeu e pagou a ttulo de fiana. Identificamos nos contratos gratuitos a ausncia de vantagem econmica imediata e nos onerosos, cuja regular execuo implica na vantagem econmica para ambos contratantes. Mas os contratos aleatrios ocorrem quando a obrigao de uma das partes somente puder ser exigida em funo de coisas ou fatos futuros, cujo, o risco de no-ocorrncia suportado por uma dos contratantes. previsto nos arts. 458/ 461 CC/2002, o caso do contrato de seguro, jogo, aposta bem como o contrato de constituio de renda. O contrato aleatrio expe os contratantes alternativa de ganho e perda, existe a lea (sorte). incerto o direito prestao. No se pode confundir lea com risco. Na corretagem, o corretor assume obrigao de fim, fazendo jus somente sua comisso, caso seu cliente feche negcio atravs dele. A corretagem contrato comutativo, e a eventual desvantagem do corretor no decorre por falta de sorte; por outro vis, tambm o cliente estar em desvantagem, se no fechar contrato com nenhum dos pretendentes apresentados pelo corretor. So aleatrios os contratos de alienao aleatria, constituio de renda, jogo e aposta. E Ulhoa classifica como comutativos o seguro, a corretagem, a empreitada e locao. Todavia, se a sorte ficar a cargo somente de um dos contratantes, a hiptese ser propriamente de uma condio puramente potestativa que impe a nulidade absoluta do negcio jurdico por fora do art. 123, II c/c art. 166 VI do C.C. /2002. A respeito da clusula potestativa (a puramente) vedada e aquela que deriva exclusivamente do arbtrio unilateral de um dos contratantes. Esta no se confunde com a meramente potestativa e que dependa de algum

fator externo ou circunstancial, no caracterizando abuso ou tirania de uma parte sobre a outra, razo pela qual admitida juridicamente. Assim toda clusula que traduzir um abuso ou arbtrio injustificado, viola frontalmente o princpio da boa f objetiva e a funo social do contrato (art. 422 C.C.2002). Vige certa semelhana entre o contrato condicional13-B e o aleatrio. Mas, no aleatrio ocorre incerteza quanto s prestaes, seja em sua extenso, seja em sua individuao ou mesmo existncia, enquanto que no condicional a eficcia da avena se prende a ocorrncia de evento futuro e incerto. importante a classificao entre comutativos e aleatrios no que tange aos vcios redibitrios o que inexistir quanto aos contratos aleatrios. Pode acontecer de um contrato ser naturalmente comutativo vir a ser acidentalmente aleatrio, como o caso da compra de safra futura (art. 458 a 461 C.C. /2002). O contrato de compra e venda de safra futura pode ocorrer de duas formas distintas, quais sejam a compra de coisas futuras, cujo risco se desdobra tanto em relao prpria existncia da coisa, quanto quantidade e a compra de coisas existentes e presentes, mas expostas ao risco de perda e deteriorao (quando depositadas em silos ou armazns gerais). O contrato de compra de coisa futura com risco pela existncia (emptio spei) venda de esperana, art. 458 CC/2002, exalta Silvio Rodrigues que nesse caso o adquirente compra o risco das coisas adquiridas virem ou no a existir. O clssico exemplo de quem adquire produto de lanamento da rede que pescado est na iminncia de arremessa ao mar. Ainda que o pescador no pesque nada, tem direito ao preo integral principalmente se agiu com habitual diligncia (o que refora de certa forma a bona fide objetiva). O contrato de compra de coisa futura sem risco pela existncia (emptio rei speratae) venda da coisa esperada, art. 459 CC/2002, ocorre se o pescador nada conseguir do mar, deve ento restituir o preo pactuado, o que no far se conseguir um ou dois peixes, mesmo que o habitual fosse pescar

dezenas ou centenas desses.Poder a quantidade ser inferior a esperada ou a habitual, mas no imputar na completa inexistncia da coisa. A utilizao de mquinas eletrnicas de prmios comuns em parques infantis e at em bares, onde, por exemplo, a pequena Maria ao depositar as fichas no maquinrio, pode ganhar um brinquedo, embora na maioria das vezes, ganhe somente um mero prmio de consolao (seja um chaveiro ou uma perereca), tambm um bom exemplo de compra de coisa futura com ausncia risco de existncia (emptio rei speratae). O contrato de compra de coisa presente, mas exposta ao risco assumido pelo contratante (art. 460 CC/20020) a compra da mercadoria embarcada, sem notcias de seu estado atual, onde o adquirente assume o integral risco destas chegarem ou no, devendo pagar o preo mesmo havendo perecimento. No podendo argir a seu benefcio as garantias dos vcios redibitrios e nem mesmo evico. Preleciona Silvio Rodrigues tornaram-se tais hipteses obsoletas

atualmente pela enorme evoluo dos meios de comunicao bem como dos meios artificiais de conservao de mercadorias. A boa-f do adquirente sempre ressalvada, motivo pelo qual tal alienao aleatria poder ser anulada como dolosa pelo prejudicado, se provar que o outro contratante no ignorava a consumao do risco, a que no contrato se considerava exposta coisa (art. 461 CC/ 2002, art. 1.1221 CC/1916). Noutra classificao, temos os contratos paritrios quando as partes estavam em posies paritrias, isonmicas no plano negocial, pactuando assim livremente as clusulas contratuais. J o contrato de adeso ou standard um fenmeno tpico das sociedades de consumo em face da contratao em massa. o contrato onde um dos pactuantes predetermina, as clusulas contratuais e, o outro to somente adere a estas. O inesquecvel Orlando Gomes apontava pelo menos seis modos de distino do contrato de adeso, a saber: a) b) c) por ser uma oferta a coletividade; uma obra exclusiva de uma das partes; de regulamentao complexa;

d) e) f)

preponderncia de uma parte sobre a outra; no admite discusso da proposta; dotado de instrumento prprio da prestao dos servios privados de

utilidade pblica. a predeterminao de seu contedo por parte de que faz a oferta ao pblico. Os traos peculiares so a uniformidade, a predeterminao unilateral, a rigidez da proposta, a superioridade material do proponente. caracterstico pela limitao da liberdade contratual por isso, coube a uma hermenutica atenuadora e, em prol do aderente (art. 423 CC/2002).Anteriormente, o CDC (Lei 8.078/1990) j atenuava em prol do consumidor.A proveito para recomendar o CDC Comentado do professor, advogado e colega Paulo Brasil Dill Soares da Editora Destaque, que uma obra primorosa de cunho didtico e profundamente esclarecedora sobre o direito consumerista brasileiro. O contrato-tipo ou contrato de massa ou formulrio que traz tambm clusulas predispostas, mas se diferencia estruturalmente pela inexistncia da predeterminao unilateral com a possibilidade da discusso do contedo contratual. O contrato-tipo se aproxima ao de adeso somente pela forma que se apresente (formalidade extrnseca), porm, se distingue deste, pois apesar da predisposio das clusulas, estas podem ser determinadas pelas vontades paritrias das partes. Desta forma se a elaborao das clusulas unilateral, tratar-se- de contrato de adeso, e no propriamente de contrato-tipo. No contrato-tipo o mbito dos contratantes identificvel. A liberdade de contratar implica na faculdade de realizar um contrato. O seguro obrigatrio institudo pelo Decreto 73, de 21/11/66, um exemplo inegvel de incisiva interveno estatal, tornando o contrato obrigatrio. Outra hiptese no caso de contrato preliminar onde as partes assumem o dever de pactuar o contrato definitivo ou principal. Contratos evolutivos classificao oferecida por Arnoldo Wald para se referir aos contratos de direito administrativo de direito pblico.

Contratos civis e comerciais, tal distino se encontra ora desprestigiada em face da vigente unificao do direito privado brasileiro com o Cdigo Civil de 2002. Quando uma das partes comerciante ou empresrio, o contrato de direito comercial ou empresarial. A forma livre a regra geral em nosso sistema jurdico de contratos, portanto a maioria das figuras pactcias no-solenes, muito embora, o contrato de compra e venda de bens imveis acima do valor legal (art. 108 CC)13-C seja solene por exigir escritura pblica e ainda registro junto ao RGI. Saliente-se que o contrato de compra e venda consensual e, no possui, portanto o efeito translatcio de propriedade, somente o registro do RGI do ato de alienao capaz de efetiv-la. O princpio da liberdade da forma predomina no sistema de negcio jurdico brasileiro. Embora na origem no direito romana, a formalidade ad solemnitatem que uma forma especial para a solenidade imperasse e impusesse um ritual para cada figura contratual, onde mesmo os contratos verbis eram solenes. Porm, h tambm os negcios ad probationem onde a forma embora no sobrepuje ao contedo, no sendo essencial, devem os contratantes observ-la atentamente para efeito de prova do negcio jurdico. o caso, por exemplo, do contrato de depsito. Em relao forma pela qual o negcio jurdico ultimado, podem ser classificados os contratos em consensuais, se concretizados apenas com a mera e simples declarao de vontade dos contratantes, ou em reais na medida em que se exija a entrega (traditio) da coisa para que se considere consumado a avena. Relativamente ao contrato eletrnico ou telemticos a forma deste no pode ser considerada escrita salienta Ulhoa, pois o seu suporte no o papel, com as caractersticas de inalterabilidade de seu contedo e identidade. A guisa de melhores esclarecimentos citamos como exemplos de contratos consensuais: compra e venda, locao, parceria rural, mandato, transporte,

contrato de emprego.E, outros exemplos referentes aos contratos reais: comodato, mtuo, depsito e penhor. Antes da entrega da coisa tem-se apenas a promessa de contratar, no h um contrato perfeito. de um romanismo injustificvel. Doutrinadores de peso como Osti, Colin et Capitant, Josserand, BaudryLacantiere, Carrara, Planiol rejeitam a acepo do contrato real, alegando que a traditio seria mero pressuposto de exigibilidade da obrigao de restituir. Venosa entre outros doutrinadores que defendem que sem tradio desvirtuamos a relao contratual, e encontra respaldo em De Page, Mazeaud et Mazeaud, Barassi que identificam a tradio como requisito dos contratos ditos reais que se erigem contra o princpio da executoriedade das convenes geradas pelo consentimento livremente manifestado. O mestre baiano, Orlando Gomes afirmava que os contratos reais so geralmente unilaterais, pois a traditio in re, no significa o incio da execuo destes, , pois essencial ao contrato tanto que requisito de sua existncia. O aspecto ftico da entrega serve para aperfeioar a avena, apesar de a regra ser erigida como contraprestao, quando, por exemplo, o depositante obriga-se a remunerar o depositrio. A traditio ento incorporaria o fecho final do contrato, selando-o regularmente. Podemos ainda, quanto designao, classific-los como nominados e inominados. Os nominados so os que possuem designao prpria. No direito romano eram poucos os nominados, a saber: compra e venda, a locao, o mtuo, sociedade e comodato. Atualmente o Cdigo Civil Brasileiro disciplina vinte e trs contratos nominados. E os inominados frutos da criatividade humana, no possuem designao jurdica especfica (nomen iuris). Contratos tpicos so regulados pelo sistema jurdico, e possuem seu perfil regulamentado. No o mesmo que contrato nominado, embora sejam estudados em conjunto, porque todo contrato nominado tpico e viceversa. H tipicidade legal

Mesmo nos tpicos, os contratantes nem sempre tm inteira liberdade para dispor sobre seus interesses. A identificao do tipo legal serve para a qualificao do tipo legal serve para a qualificao do contrato e para se precisar qual a norma jurdica aplicvel a estes. A franquia no contrato tpico apesar de existir a Lei 8955/94, pois tem natureza de disclouse estatute, apenas exige que um dos franqueadores disponibilizem a Circular de Oferta com determinada informaes e comprovaes. Assegura a transparncia nas relaes pr-contratuais. O arrendamento mercantil ou leasing tambm no tpico, pois a Lei 6099/74 preocupa-se apenas com o vis tributrio, no disciplina os direitos e obrigaes das partes, o que no chega a construir um tipo legal para o contrato.
14

Ricardo Luis Lorenzetti apud Uchoa d um conceito mais amplo aos contratos tpicos, cujos pressupostos de fato se enquadram na descrio legal ou social (moral e bons costumes). A tipicidade serve para delimitar as hipteses em que as clusulas contratadas num negcio podem ser eventualmente invlidas, por desrespeitar o direito positivo. Para Lorenzetti os contratos como leasing e franquia seriam tpicos havendo estreita correlao entre contratos nominados e tpicos. Trata-se de pensamente minoritariamente apoiado em doutrina brasileira. Contratos atpicos so os que resultam de acordo de acordo de vontades, no possuindo perfil definido e regulado por lei. Para que sejam pactuados validamente basta o consenso desde que normalmente preenchidos todos os requisitos dos negcios jurdicos. O atual Cdigo Civil expressamente reconheceu os contratos atpicos tanto que assim o fez na dico do art. 425. Os contratos atpicos por estarem margem da tipicidade legal exigem minuciosa especificao dos direitos e obrigaes de cada contratante, exatamente por haver um grande lastro para o exerccio da liberdade de contratar respeitados os princpios de ordem pblica e a presena dos indispensveis requisitos do negcio jurdico bilateral.

Ao lado dos tpicos e atpicos, h dentre destes ltimos, duas espcies distintas. Os atpicos propriamente ditos que so absolutamente originais, e os atpicos mistos onde existem partes de contratos tpicos. Os contratos mistos situam-se na nebulosa zona intermediria entre os tpicos e atpicos. So exemplos, o shopping center que possui traos da locao comercial e, ainda de outros contratos como participao em associao, res speratae e, etc... O contrato de consrcio outro exemplo de misto onde se aplica analogicamente as normas do contrato de sociedade. A aplicao da analogia nesses contratos mistos endossada por Orlando Gomes. Nos contratos personalssimos ou intuitu personae que so feitos em razo das habilidades peculiares da pessoa, seja sua experincia profissional, sua arte, tcnica ou idoneidade, no admitem que outro se obrigue no lugar do devedor, s cabendo a aferio de perdas e danos. Pablo Stolze Gagliano brilhantemente concluiu que a pessoa do contrate nesse caso se torna elemento causal do contrato. Entre os contratos personalssimos est o contrato de trabalho onde a pessoalidade extremamente valorizada, e a possibilidade do trabalhador ser substitudo por terceiro desvirtua o contrato laboral. Por essa razo, atenta a terceirizao para o importante preceito pblico que a valorizao da dignidade humana. Igual exemplo o contrato de prestao de servios de um pintor famoso, pois (l vem outro exemplo conhecido de sala de aula: pois pretendo contratar o famoso pinto Isaac para me retratar tal qual a Mona Lisa). Veja que precisarei em muito de sua extrema percia de pintor posto que a Mona Lisa sequer era dentua. Os contratos impessoais so aqueles em que somente interessa o resultado da atividade contrata, nitidamente h a chamada obrigao de fim ou de resultado, inerentemente da pessoa que ir finalmente execut-la.S para recordar a obrigao assumida pelo advogado em relao s causas que patrocinam, sempre de meio, onde se obriga a imbuir todos os esforos intelectuais e profissionais para bem defender os interesses de seu cliente. S os charlates assumem descaradamente obrigaes de fim ou de resultado e, invariavelmente frustram seus clientes.

til a distino desses contratos, pois que nos personalssimos temos prestaes intransmissveis, onde a morte do devedor causa bastante para extino do contrato. E se houver cesso, ocorreu, de fato, um novo cotnrato, ou novao. Os contratos intuitu personae so anulveis na hiptese de erro conforme art. 139, II do CC/2002, e a determinao do contratante bsica para existir vontade de contratar. O descumprimento culposo nas avencas personalssimas faz gerar perdas e danos e, jamais admitir a prestao por terceiros ainda que s expensas do inadimplente devedor. O contrato coletivo alcana grupos no individualizados, mas que esto reunidos por uma relao jurdica ou de fato. o caso do dissdio coletivo firmado pelo sindicato, associao profissional tendo em vista certa classe de trabalhadores.J os contratos individuais podero se dividir em pessoais ou impessoais. Na medida em que a pessoalidade seja valorizada ou priorizada na relao contratual. O contrato normativo que no prefixa os futuros contratos individuais. Manifestam-se em forma de regulamento que poder ser inserido no contedo das relaes individuais. Na verdade, o contrato assume modalidade lato sensu utilssima no Direito do Trabalho, embora nada impea o uso deste em outros ramos jurdicos, como por exemplo, o consumerista.(art.107 CDC) O autocontrato apesar de soar paradoxal, a figura do contrato consigo mesmo, onde um dos sujeitos representado por outro com poderes para celebrar contratos e que, em vez de pactu-lo, estipul-lo consigo prprio. Ser vlido tal contrato? Inicialmente houve grande resistncia, mas o vigente cdigo Civil Brasileiro em boa hora o previu expressamente em seu art. 117 C.C. Messineo concluiu favoravelmente sobre o autocontrato, cumpre que no haja somente uma autorizao genrica e prvia, deve haver uma autorizao de forma especfica ao negcio jurdico referido. vlido o autocontrato se no houver conflito de interesses com o representante. Tambm no cabe apont-lo como anulvel, se o titular do direito o aceita, por meio de aprovao posterior.

Quanto execuo teremos os contratos instantneos ou de durao (que inclui o de trato sucessivo ou execuo continuada ou dbito-permanente). Os instantneos seus efeitos so produzidos de uma s vez, num timo, o caso das compras vista. A produo dos efeitos sucede-se a celebrao deste, e pode ocorrer a insero de termo indicador ou limitador de sua eficcia. Desta forma, os instantneos se subdividem em os de execuo imediata e o de diferida. Esse ltimo territrio onde pode viger a teoria da impreviso por depender de condies futuras. Os contratos instantneos de execuo imediata ocorrem quando este coincide com a constituio do vnculo contratual e verifica-se a simultaneidade dos adimplementos. Pode haver ou no simultaneidade de vencimentos das obrigaes, isso irrelevante, por exemplo, quando houver contrato de execuo diferida. O contrato de trato sucessivo se executa por atos reiterados, como por exemplo, o contato de prestao de servio, de locao residencial, compra e venda a prazo e o contrato laboral. Pode ter durao determinada ou indeterminada, conforme tenha o termo final ou condio resolutiva a limitar a durao do contrato. Os contatos contnuos ou de longa durao cumprem-se por sucesso de atos de pelo menos um dos contratantes. A locao dessa espcie, o seguro tambm. A entrega da prestao feita sucessivamente em vencimentos. Os contratos de durao se dividem para Ulhoa, em peridicos e permanentes. argvel a teoria da impreviso nos contratos de trato sucessivo, pois prevalece o rebus sic stantibus sobre pacta sunt servanda. Por essa teoria, ou se tem a reviso do contrato, fixando-se novas prestaes permitindolhe a executoriedade, ou na falta de consenso, se rescinde o contrato por ser inexeqvel seu objeto. O mestre baiano Orlando Gomes props com habitual maestria a classificao de: execuo peridica, execuo continuada e execuo salteada.

Nos contratos de execuo instantnea a declarao de nulidade ou a resoluo por inadimplncia impe a restituio do status quo ante, o que no cabvel nos execuo continuada. Os contratos de execuo diferida podem ser cumpridos de uma s vez, mas em momento futuro ( o caso da entrega com data e hora certa). Podem ainda catalogar os contratos causais so vinculados causa, e se esta for inexistente, ilcita ou imoral sero seus efeitos. Enquanto que os contratos abstratos so aqueles cuja fora decorre da prpria forma, inerentemente causa que lhe originou. o caso dos ttulos de crdito em geral, como cheque. Mas no podemos confundir, por exemplo, uma nota de dinheiro que meio de pagamento com o ttulo de crdito. Lembremos das caractersticas basilares dos ttulos de crdito como literalidade, cartularidade, autonomia e abstrao. A classificao dos contratos reciprocamente considerados nos faz avaliar os contratos quanto a sua defintividade. Os contratos podem ser classificados em preliminares e definitivos. Os primeiros ou como querem os romanistas pactum de contrahendo, exceo em nosso sistema jurdico, e nada mais so que os negcios jurdicos que tm por fim justamente a celebrao de um contrato definitivo. Seu objeto primacial uma obrigao de fazer. (art.462 CC/2002). Os contratos principais so os que possuem existncia autnoma,

independemente de outro. At por fora dos princpios da autonomia da vontade e da liberdade contratual, so a regra geral no sistema jurdico brasileiro. Por exceo, existem relaes contratuais cuja existncia pressupe a de outros contratos, as quais servem, caso tpico da fiana, cauo, penhor, hipoteca e anticrese. Sagaz Maria Helena Diniz que sobre a referida classificao assevera que no se pode olvidar os seguintes princpios fundamentais que os regem: 1. a nulidade da obrigao principal acarretar forosamente a das

acessrias, porm a destas no implica a do principal (art. 184 CC); 2. a prestao da prestao relativa obrigao principal induzir

alusiva s acessrias, mas a recproca no verdadeira; assim, a prescrio

da prestao a direitos acessrios no atinge a do direito principal (RT 476:155). curial no confundir, porm, os contratos acessrios com os contratos derivados ou subcontratos. Pertinente Carlos Rodrigues Gonalves a estabelecer ntida distino, in verbis: Contratos derivados ou subcontratos so os que tm por objeto, direitos estabelecidos em outro contrato, denominado bsico ou principal (sublocao e subempreitada, p.ex.). Tm em comum com os acessrios o fato de ambos serem dependentes de outros. Diferem, porm, pela circunstncia de o derivado participar da prpria natureza dos contratantes transfere a terceiro, sem se desvincular, a utilidade correspondente sua posio contratual. O locatrio, por exemplo, transfere a terceiro os direitos que lhe assistem, mediante a sublocao tero a mesma extenso dos direitos do locatrio, que continua vinculado ao locador. O contrato administrativo aquele em que uma das partes pessoa de direito pblico. H, portanto, a supremacia do interesse pblico sobre o do particular. J onde houver, entre duas pessoas privadas, relao caracterizada pela prestao de servios pessoais, subordinados, de carter no eventual e mediante remunerao, h entre estas, contrato de trabalho. Alis, mesmo que os contratantes no tenham documentado a relao, ser contrato laboral, ainda que camuflado de outro contrato de natureza diversa. Contratos de consumo so entabulados entre consumidor ou a este equiparado, e com fornecedor ou a este equiparado (arts. 2, 3 do CDC). Visa-se proteger o contratante mais vulnervel que o consumidor.
15

Espero que nessas poucas laudas, em apertada sntese, tenha logrado xito em dar uma viso pantica de toda classificao de contratos no direito civil brasileiro tendo em vista notadamente o Cdigo Civil Brasileiro de 2002 e toda a legislao atualizadora, bem como em sintonia com a mais atualizada e gabaritada jurisprudncia.

E, aproveito para dedicar esse humilde artigo aos meus alunos da Universidade Veiga de Almeida e, em particular a turma de contratos na certeza de propiciar pelo menos um bom instrumento de estudo e dedicao. Referncias GAGLIANO, Pablo Stolze. Novo curso de direito civil, So Paulo, Saraiva, 2005. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil, Rio de Janeiro, Forense, 2005. volume III, 12 a. edio. GONALVES, Carlos Roberto. Direito Civil: direito das obrigaes: parte especial, volume 6, tomo I contratos, Srie Sinopses Jurdicas, 7. Edio, So Paulo, Saraiva, 2004. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de direito civil, volume 3, So Paulo, Saraiva, 2005. DANTAS, San Tiago. Programa de Direito Civil (aulas proferidas na Faculdade nacional de Direito-1942-1945) 2. Tiragem, Parte Geral, Editora Rio, 1976. SILVEIRA. V. Csar da. Dicionrio de Direito Romano volume 1 e 2, Editora Jos Bushatsky, So Paulo, 1957. GOMES, Orlando. Contratos 24 ed., Rio de Janeiro. Forense, 2001. ______________. Obrigaes, 16 ed. Rio de Janeiro, Forense, 2004. ______________. Introduo ao Direito Civil. 10 ed. Rio de Janeiro, Forense, 1993. DINIZ, Maria Helena. Cdigo Civil Anotado. 5 ed., So Paulo, Saraiva, 1999. WALD, Arnoldo. Curso de Direito Civil Brasileiro Obrigaes e Contratos. 12 ed. So Paulo, RT, 1995, volume II. VENOSA, Silvio Salvo. Direito civil: teoria geral das obrigaes e teoria geral dos contratos.5 ed.;. So Paulo, Atlas,2005(Coleo Direito Civil volume II). AZEVEDO, lvaro Villaa. Teoria geral dos contratos tpicos e atpicos: curso de direito civil, 2 ed., So Paulo, Atlas, 2004.

SOARES, Paulo Brasil Dill. Cdigo do Consumidor Comentado. 6a. edio, Rio de Janeiro, Editora Destaque, 2000. Notas de rodap. 1. As convenes romanas geradas sempre pela vontade, entretanto, existiam em duas categorias: a conveno contratual, chamada contractus que tinha fora obrigatria e era garantida por aes em juzo; de outro, o pacto, pactum no sendo obrigatrias, no podiam valer em juzo com ao prpria. Contractus produziam obrigao civil, e os pactos (pacta) criam simples obrigao natural, no criam obrigao civil, seno a ttulo de acessrios de um outro contrato.

Assim os delitos seriam as infraes dolosas. Quase-delito seria as infraes cujo mote a culpa lato sensu (negligncia, imprudncia e impercia). J o contrato seria acordo de vontades dotado de actio capaz de compelir o devedor a adimplir ao credor, e, portanto obrigatrio. Enquanto que o quase-contrato corresponderia ao pacto s defendido por meio das excees, no sendo obrigatrios. Distino que no perdura atualmente, pois tanto contrato como pacto so obrigatrios e dotados da actio correspondente. 2-A Os jusnaturalistas dividem infraes penais da seguinte forma: crimes que ofendem os direitos naturais do homem; delito as que atacam os direitos derivados do contrato social (propriedade e outros); contravenes as que violam simples posturas policias. In Encilcopdia Lieb Soebelman. 2. O princpio romano ainda atual assegura a correlao entre os direitos e as obrigaes (ius et obligatio sunt correlata o direito e a obrigao so correlatos). Para lvaro Villaa de Azevedo contrato conceituado como manifestao de duas ou mais vontades, objetivando criar, regulamentar, alterar e extinguir uma relao jurdica (direitos e obrigaes) de carter patrimonial. 3. Obrigao relao jurdica transitria, de natureza econmica, pela qual o devedor fica vinculado ao credor, devendo cumprir determinada prestao pessoal, positiva ou negativa, cujo inadimplemento enseja a este executar o patrimnio daquele para satisfao de seu interesse.

3-A O Cdigo Civil Italiano de 1942 em seu art. 1.321 conceitua contato como o acordo de duas ou mais partes para constituir, regular ou extinguir, entre si, uma relao jurdica patrimonial. No entanto, o Cdigo Civil Brasileiro, no exprime a definio jurdica de contrato. 4. A liberdade no mbito contratual possui duas facetas: a liberta de contratar e a contratual. A primeira a todos lcita a elaborao de contratos, desde que preenchidos os requisitos de validade dos atos jurdicos. No mbito da liberdade contratual, na discusso das clusulas e condies contratuais, h, na prtica, o prevalecimento da vontade do economicamente mais forte. possibilidade de se discutir o contedo da avena. 4-A teoria da impreviso ressuscita a clusula rebus sic stantibus que surgiu na Idade Mdia dentro do seguinte contexto frasal: Os contratos que tm trato sucessivo e dependncia futura devem ser entendidos estando as coisas assim, ou seja, como se encontram, no momento da contratao. Serve a referida clusula para abrandar o rigor da pacta sunt servanda. E considerada presente em todos os contratos pela doutrina e jurisprudncia brasileira, mesmo que no expressamente contratada e est prevista no art. 478 do CC/2002.

O princpio da onerosidade excessiva que credencia a reviso contratual mede objetivamente o desequilbrio das partes no contato, gerando a insuportabilidade de seu cumprimento por um dos contratantes. Somente na Idade Mdia, por influncia do Direito Cannico desenvolveu-se a noo de justo preo. 5. A prevalncia da ordem pblica faz viger, pois a vontade individual no pode ferir a vontade coletiva, ou a vontade do Estado. As normas de pblica no podem ser alteradas pela vontade das partes, pois vige hierrquica inarredvel entre a ordem pblica acima da ordem privada. 6.Anticrese do grego antchresis Figura de direito real de garantia em que o devedor, entregando ao credor bem imvel, d-lhe a perceber, em compensao da dvida, os frutos e rendimentos. previsto nos arts. 1.506

a 1.510 CC/2002. direito real sobre imvel alheio em virtude do qual o credor possui a fim de perceber-lhe os frutos e imput-los no pagamento da dvida, juros e capital, ou somente dos juros (Bevilqua, Coisas, v.2, p.87). 7.Os contratos verbis e litteris ambos solenes, com causa civilis (com formalidades) coadunavam-se com a noo de contrato do primitivo Direito Quiritrio. Tais obrigaes eram contradas mediante palavras solenes e por escritos, acolhiam-se no ius civile, sendo utilizadas pelos cidados romanos (cives). Ao lado das obrigaes contratuais mais arcaicas, do ius civile havia a sponsio que gerava entre as partes vnculo de natureza religiosa, surgiram os contratos ius gentium, despegados de formalismos e com base nas relaes que foram estabelecidas entre os cidados romanos e os estrangeiros. 7-A Derivado do latim stipulatio, de stipulari (obrigar por contrato, prometer), tido no mesmo sentido de clusula, em virtude do que se entende toda promessa, obrigao ou condio imposta convencionalmente, para ser cumprida por uma das partes ou reciprocamente pelos contratantes. Por vezes, tomado no sentido de contrato. Mas este se mostra o todo, em que se contm as estipulaes ajustadas pelas partes, nas quais se geram e se firmam as obrigaes, promessas e condies insertas no contrato.Estipulao, assim, o que firme no contrato ou em suas clusulas, sentido que assenta perfeitamente etimologia stipulum, aplicado no mesmo sentido de firmum.Estipulao. Mas nem sempre este foi o conceito da expresso, tida como oriunda do stipula (haste de planta, pedao de palha), porque por ela, em Roma, se firmava o negcio ajustado. Por esta razo, entre os romanos, stipulatio significava mais propriamente a forma (srie de formalidades), que se tornava necessria para que se gerasse a obrigao, fundada num contrato verbal.(grifo nosso) E, nesta razo, stipulatio dizia-se, extensivamente, o contrato verbal. Alm disso, a stipulatio mais se mostrava a disposio ou imposio de uma pecnia certa, para o inadimplemento da obrigao, confundindo-se, assim, o seu sentido, por vezes, com a prpria condictio certi.

Por esse motivo, que fazem derivar o vocbulo de stips, uma espcie de moeda (numus), para relembrar a origem e desenvolvimento histrico da instituio. A stipulatio, poiss, mostrava o meio de, por palavras, ser constituda a obrigao, per aes et libram: verbis contrahitur obligatio, a fim de que fosse civilmente exeqvel.

A stipulatio consistia na proposta feita pelo credor ou estipulante, dito de rogatio, interrogatio (razo por que tambm se conhecia com este nome interrogatio), e a resposta do devedor, responsio, sponsio.

Verbete estipulao do Vocabulrio Jurdico De Plcido e Silva, verso 1.0, Forense, Rio de Janeiro, 7 B A tipicidade que distingue os contratos nominados dos inominados, fator preponderante nesta matria, e a tipicidade advm do elemento causa, do escopo contratual. Contrato tpico com as palavras de Sacco significa aquele que se insere em uma figura que tem uma disciplina legal particular. Por outro lado, atpico aquele que no possui uma disciplina legislativa, possuindo uma causa nova e diversa, relativamente ao disciplinado pela lei.(in Villaa apud ministra ngelo Piraino Leto, p.138). 8.Em memorvel monografia, Miguel Maria de Serpa Lopes enumera os requisitos para aplicao da exceptio non adimpleti contractus: a) a propositura de uma ao de um contraente contra outro visando realizao coativa da prestao por este devida e no cumprida; b) estado de inadimplncia ou de inexata adimplncia em que se encontre o demandante; c) a situao do demandado-excipiente no ter ainda cumprido a sua prestao, estando o seu adimplemento dependente do exceto. 9. Tambm h a chamada exceptio non rite adimpleti contractus (exceo de contrato no cumprido convenientemente) que no passa de uma outra face do instituto da exceptio non adimpleti contractus, do qual substancialmente no difere, considerando-se o alargamento que a doutrina

e a jurisprudncia tm introduzido. Pode ser usada pelo devedor contra redor que s tenha cumprido em parte, ou s de modo defeituoso, objetivando que a prestao seja completada, melhorada de modo conveniente, ou seja, nos moldes avenados. So vcios de qualidade ou quantidade alheios disciplina legal dos redibitrios, ensina Rangel Dinamarco. 10. No direito romano, entre as obrigaes do vendedor (venditor) existia a de garantir ao comprador (emptor), quanto aos vcios ocultos da coisa, que no fossem por este percebido.Diante da constatao desses vcios, passaram os edis que eram magistrados encarregados de fiscalizar as mercadorias, a conceder aes que solucionasse o busilis, ao redibitria pela qual se resolvia o contrato, voltando-se ao status quo ante, ou ao estimatria pela qual o comprador se dispunha ficar com a coisa comprada com abatimento em seu preo.

S existem vcios redibitrios nos contratos comutativos, pois nos aleatrios , o risco da aquisio do objeto, no estado em que se encontra faz parte integrante do ajuste contratual. 11. As excees do contrato no cumprido ou mal cumprido acarretam a possibilidade de o executado, pelo credor inadimplente, contra este se defender com a suspenso de seu cumprimento obrigacional. 12. Nos contratos gratuitos a liberalidade a tnica, o caso, por exemplo, do emprstimo (mtuo ou comodato) Comodato um contrato pelo qual se efetua emprstimo gratuito de coisa infungvel (insubstituvel por outra da mesma espcie, quantidade e qualidade). 13. A palavra evico provm do latim, evictio, onis, significa recuperao judicial de um objeto, e surgiu entre os romanos no mbito da compra e venda. o fato em virtude do qual algum perde, total ou parcialmente, a posse ou a propriedade de uma coisa, em virtude de sentena judicial, que a atribui a outrem, um terceiro, porque o alienante no era titular legtimo do direito sobre referido objeto.

Trs so os personagens da evico: a) o evictor que o terceiro, titular de

direito sobre o objeto alienado, e que obtm o reconhecimento desse direito por deciso judicial; b) evicto (do particpio passado do verbo latino evincere, que evictus, a, um vencido); c) o alienante que, tendo transmitido esse objeto sem ser titular de direito sobre ele, responsvel, perante o comprador, e deve recolocar o patrimnio deste no estado primitivo, antes da realizao negocial. 13-A. E dentro dos contratos aleatrios temos a emptio spei (compra de esperana) onde h o risco sobre a existncia da coisa, a emptio rei speratae (compra da coisa esperada) que no comporta o risco quanto a existncia e, sim sobre a quantidade; e aqueles que se referem as coisas existentes mas expostas risco de danificao, degradao ou perda. 13-B Distingue a doutrina os contratos aleatrios dos contratos

condicionais, pelos motivos que se seguem: 1. Nos condicionais, a existncia do prprio contrato depende de um

acontecimento futuro e incerto enquanto que nos aleatrios o contrato, havendo consenso, reputa-se perfeito e formado, recaindo a incerteza apenas quanto aos lucros ou vantagens a serem auferidas pelas partes; 2. nos contratos condicionai, ambas as partes podem tirar proveito ou

este de um pode no consistir, necessariamente, no prejuzo da outra. J nos aleatrios, o ganho de uma parte certamente corresponde ao prejuzo da outra. 3. nos contratos condicionais, a condio diz respeito a um fato futuro

enquanto que nos aleatrios, o fator alea nem sempre se refere a fato futuro, podendo ser pretrito, mas desconhecido pelas partes. 13-C. Discute-se a inconstitucionalidade desse dispositivo da legislao cvel em face do que prev o art. 7, IV da CF/1988. No entanto, opina Caio Mrio que no h inconstitucionalidade, pois o valor mera referncia para se exigir ou no escritura pblica como elemento formal de alienao de imveis. E, ainda h o formalismo indireto incidental que a exigncia do registro pblico que opera verdadeiramente a transferncia da titularidade do direito real. A cesso de direitos hereditrios uma vez que os direitos hereditrios ex lege so considerados como bem imvel art. 80, IICC, a cesso dever ser realizada obrigatoriamente por escritura pblica. Vide

ainda a Lei de Registros Pblicos (lei 6.015/73) arts. 221, I, II, III e IV ; art. 222 a 226. 14.O princpio da onerosidade excessiva segundo lvaro Villaa repousa fora do mbito mais amplo da teoria da impreviso, posto que mede objetivamente o desequilbrio no contrato, com a insuportabilidade de seu cumprimento por um dos contratantes. D-se a leso objetiva, pois um dos contratantes s aufere benesses e, ao outro s prejuzos, o que configura a laesio enormis do Direito Romano.

Por analogia, a Lei 1.521, de 26/12/1951 ao tipificar o delito de usura real, prescinde de dois elementos, a saber: o subjetivo, a mostrar o abuso por inexperincia ou leviandade do outro, e o objetivo, que existe com desigualdade dos objetos das prestaes que no pode exceder um quinto ou 20% de seu justo valor, pois, alm desse limite mximo, obstado o lucro patrimonial. 15.Convm discernir vulnerabilidade de hipossuficincia. Pois a

vulnerabilidade aponta a doutrina trs facetas, a saber; a tcnica, pois o consumidor no tem conhecimentos especficos sobre o objeto que est adquirindo, diz respeito s caractersticas do produto ou servio; a jurdica pois reconhecer o legislador ptrio que o consumidor no possui conhecimentos jurdicos , de contabilidade ou de economia para saber se esto sendo cobrados juros dentro do que permite a lei; e a vulnerabilidade ftica ou socioeconmica pois o consumidor o elo fraco da corrente, e que o fornecedor encontra-se em posio de supremacia, sendo o detentor do poder econmico. J hipossuficincia outra caracterstica do consumidor. Todos os consumidores so vulnerveis, mas, nem todos so hipossuficientes. A hipossuficincia pode ser econmica, quando o consumidor apresenta dificuldades financeiras, aproveitando-se o fornecedor desta condio, ou processual, quando o consumidor demonstra dificuldade de fazer prova em juzo. Esta condio de hipossuficincia deve ser verificada no caso concreto, e caracterizada quando o consumidor apresenta traos de inferioridade cultural, tcnica ou financeira.

Potrebbero piacerti anche