Sei sulla pagina 1di 21

Soluo

:: Itens necessrios para utilizao do RIS :: -Servidor Windows com Active Directory e zona integrada* ao AD; (o servidor pode ser controlador de domnio ou membro dele) -Servidor DHCP ativo e autorizado; -Espao em disco no servidor para armazenarmos os arquivos do Windows XP; -CD de instalao do Windows XP Professional; -CD de instalao do Windows 2003 Std. Edition; -CD de instalao do Windows 2000 Professional (opcional); -Cliente com placa de rede (NIC) que suporte o recurso PXE ou placa de rede com suporte** ao disquete de inicializao do RIS; *Muitos tutoriais e artigos no informam, mas a zona DNS deve ser preferencialmente integrada ao AD. No Windows Server 2003, ao elegermos um DC, a zona criada fica integrada ao AD, por padro. *Confira a lista de adaptadores de rede compatveis com o disquete de inicializao do RIS mais adiante neste tutorial. PXE = Pre-Boot Execution Environment Acesse o link: http://en.wikipedia.org/wiki/Preboot_Execution_Environment e obtenha maiores informaes sobre PXE. :: Sistemas operacionais suportados para se efetuar a instalao remota :: -Windows XP Professional; -Windows Server 2003, Standard, Enterprise x32 e x64, e Web Editon; -Windows 2000 Professional, Server e Advanced Server. Info: Os dados acima foram retirados do site da Microsoft. Nota: Recomendo para testes o VMWARE, pois sua interface de rede suporta o PXE. :: Iniciando o Trabalho :: Acesse a ferramenta Adicionar ou Remover Programas no Painel de Controle do Windows 2003. Clique em Adicionar ou Remover Componentes do Windows. Ao abrir a lista, procure pelo item Servios de Instalao Remota e instale-o. O CD do Windows Server ser solicitado para finalizao desta tarefa.

Ponto-Chave: Verifique se o servidor DHCP est OK, bem como DNS, pois so cruciais para que o cliente encontre os servios na rede. Recomendo reiniciar o servidor aps instalar o RIS. Em alguns testes, o servio no pde ser contatado, e no descobri por que. De fato o sistema nem pede para ser reiniciado, ento por uma questo bvia no o fiz, mas (...) Aps reiniciar o servidor, abra as Ferramentas Administrativas e clique sobre o item Programa de Instalao dos Servios de instalao remota.

Por se tratar de um primeiro acesso, ser aberto um assistente, o clssico next next finish, mas algumas opes tm sua importncia. Reserve um minuto e veja abaixo a lista que o assistente solicita para o RIS.

Especifique o local fsico para armazenar as imagens (arquivos de instalao) dos sistemas operacionais que estaro disponveis para os clientes. Uma boa prtica colocar em um HD separado, ou ento, em uma outra partio. Tenha em mente que o que ser mais usado : transferncia de dados (rede/disco).

Na tela abaixo, marque a primeira opo, caso contrrio os clientes no encontraro o servio na rede.

Nesta parte, insira o CD do Windows XP Professional. O assistente copiar os arquivos para o diretrio das imagens, especificado anteriormente.

Abaixo ser solicitado que o usurio entre com o nome do diretrio onde os arquivos de instalao ficaro armazenados. Por padro, o sistema retornou o nome WINDOWS, mas achei um tanto genrico e renomeei para WINXP. No utilize nomes grandes, d preferncia a algo simples e intuitivo, como WIN2KPRO, WIN2K3S, WIN2K3W.

Na descrio da imagem, deixei a mensagem padro.

Aps conferir os dados...

...o assistente comea a cpia dos arquivos localizados no CD-ROM.

Aps a cpia, teremos finalizado praticamente a parte mais longa da tarefa de preparao de nosso servio de instalao remota. Na prxima parte, utilizaremos nosso

tempo para realizar uma autpsia, com o intuito de simplificar e descobrir algumas coisas do RIS. :: Diretrios Utilizados pelo RIS :: Caso no lembre, definimos o diretrio D:\RemoteInstall para abrigar os servios disponveis atravs do RIS. Este diretrio compartilhado por padro, com o nome de REMINST. Nota: No necessrio alterar NADA em suas permisses. Na figura abaixo, destacarei apenas um arquivo, o rbfg.exe. Este pequeno executvel o Gerador de Disquete de Instalao Remota para interfaces de rede que no possuem o ROM de boot remoto (PXE). Lembre de consultar a lista de compatibilidade, pois nem todas as interfaces suportam este recurso. Se a interface a ser utilizada no compatvel, no perca tempo gerando o disquete. O arquivo riprep.exe ser debatido em outro artigo, mas para os curiosos, este utilitrio um gerador de imagem de sistema operacional, mas j com aplicativos instalados. No falaremos sobre ele, pois ser necessrio um breve bate-papo sobre HAL, MassStorage Devices, ChipSets (...) Info: Para consultar a lista de interfaces compatveis, execute o rbfg.exe e clique sobre o boto Lista de Adaptadores.

No diretrio abaixo, localizamos dois arquivos com a extenso .osc. Mais adiante falaremos sobre estes arquivos, que nada mais so que as telas de instalao que sero visualizadas pelos clientes RIS.

Abaixo, podemos ver o diretrio onde esto armazenados os arquivos de startup do cliente, que sero executados no ambiente pre-boot. Quando o cliente inicia a mquina e pressiona F12 para que o boot seja efetuado pela rede*, a interface busca um IP via DHCP e inicia todo o processo, solicitando novamente que se pressione F12 ao encontrar um servio disponvel.

Dica: Caso queira automatizar um pouco esta inicializao, renomeie o arquivo startrom.com para startrom.old e o arquivo startrom.n12 para startrom.com. Desta maneira, no ser necessrio pressionar F12 aps ter um IP atribudo e o servio encontrado. Info: *Em algumas situaes ser necessrio definir na BIOS que a interface de rede participe do processo de BOOT, caso contrrio no conseguiremos conexo clienteservidor. Ex.: Um determinado PC j possui um sistema operacional instalado e no apresenta a opo de BOOT pela rede atravs do F12. Na BIOS foi definido que a interface de rede no participa da seqncia de boot, ou at participa, mas em uma posio posterior ao HD/CD/Floppy. O que ocorrer que o HD por j possuir um S.O, no dar chance ao usurio iniciar o processo pela rede. No diretrio marcado abaixo, podemos ver mais arquivos .osc, que so as telas de instalao do RIS, vistas pelo cliente, para o idioma Portuguese. Nota: Estas telas esto em ingls, e adiante veremos como customiz-las.

Na figura a seguir, vemos um diretrio de extrema importncia, que o templates. Este diretrio armazena o arquivo ristndrd.sif, que um arquivo de respostas para instalaes automatizadas do Windows.

Info: Aps gerar a imagem, o RIS cria um arquivo de respostas padro, localizado em RemoteInstall\Setup\Portuguese\Images\WINXP\i386\templates, porm podemos criar um NOVO arquivo de respostas, substituindo o atual OU utilizando-o como mais uma opo na instalao automatizada. Veremos adiante como fazer isso, inclusive oferecendo ao usurio opes de instalao (automtica, customizada - onde se pode definir o nome da maquina, ou a terceira opo, que continuar uma instalao malsucedida e tambm a opo de manuteno que no ser abordada neste artigo). :: Conhecendo, Editando e Preparando as Telas de Instalao do RIS :: Procure pelo diretrio D:\RemoteInstall\OSChooser e verifique os arquivos com extenso .osc. Abra algum deles com o bloco de notas, e ver que bem parecido com HTML. Sim, podemos padronizar estas telas, obedecendo claro, sua sintaxe. Estes arquivos, como dito anteriormente, so as telas que o cliente utilizar durante todo o processo oferecido pelo RIS. No momento em que o cliente encontra o servio disponvel na rede e o executa, a primeira tela a ser mostrada D:\RemoteInstall\OSChooser\welcome.osc. A partir deste item, o usurio segue para outras telas, de acordo com o que for definido como padro ou de acordo com suas escolhas. Basicamente isto que ocorre. Ponto-Chave: Volte a consultar este tpico no momento em que formos instalar o sistema no cliente. Aps ligeira explicao, trataremos em primeiro plano a instalao no modo de nosso idioma nativo (portugus, sendo nico idioma disponvel). Ao passar pela primeira tela (welcome.osc), seguiremos para D:\OSChooser\Portuguese\login.osc, onde precisaremos autenticar o usurio que far a instalao. Veremos isso durante o processo cliente. As prximas telas referem-se s opes de instalao e sero descritas no prximo tpico: Automao com Arquivos de Respostas e Opes de Instalao. No modo multi-language (2 ou mais idiomais disponveis), precisamos renomear o arquivo D:\RemoteInstall\OSChooser\welcome.osc para algo diferente, como welcome.old, copiar o arquivo multilang.osc como welcome.osc, e depois edit-lo, de acordo com as opes de idiomas que desejamos oferecer. Observe atentamente a sintaxe, os exemplos presentes no arquivo modelo so bem claros. A diferena agora que ao acessar o servio, o cliente ver uma tela de boas vindas (welcome.osc) com as opes de idioma definidas pelo administrador (, voc mesmo!). O restante segue o padro explicado acima, mas lembre que o diretrio referente ao idioma selecionado deve existir em \RemoteInstall\OSChooser\[Idioma] contendo os arquivos .osc. Ex.: Para o Francs: \RemoteInstall\OSChooser\French

Alm disso, dentro do diretrio criado para as imagens, deve haver algum Sistema Operacional disponvel para o idioma que voc definiu, caso contrrio no far muito sentido! :: Automao com Arquivos de Respostas e Opes de Instalao :: Como mencionado anteriormente, o RIS gera um arquivo de respostas padro, chamado ristndrd.sif. Podemos utilizar o setupmgr.exe para gerar um novo arquivo de respostas para o RIS. Caso no esteja familiarizado com esta ferramenta, no se preocupe. bem simples e nada que 15 minutos de estudo no resolva. Esta ferramenta encontrada no CD do Windows XP, em \SUPPORT\TOOLS. Procure por Deploy.CAB e extraia seu contedo para um diretrio qualquer em sua mquina, de preferncia com o nome Deploy mesmo! Ao gerar o arquivo de resposta pelo setupmgr.exe (utilizando a opo do RIS, claro!), podemos associ-lo a uma imagem j presente no diretrio de distribuio, inserindo o arquivo como mais uma opo, ou ento substituindo o arquivo padro que foi gerado (ristndrd.sif). Temos duas opes, e a mais fcil colocar o arquivo diretamente na pasta a seguir: D:\RemoteInstall\Setup\Portuguese\Images\WINXP\i386\templates Nota: Mesmo que o usurio defina um nome de computador no arquivo de respostas, este no ser utilizado, e veremos adiante como isso ser feito. Caso queira averiguar, gere o arquivo definindo um nome de computador. Abra o arquivo de respostas com o bloco de notas e veja que o nome de computador uma varivel! A outra opo para associar um arquivo de respostas mais trabalhosa, mas caso a queira utilizar, acesse Usurios e Computadores do Active Directory e procure pelo computador onde o RIS est instalado. Acesse suas propriedades e clique na aba referente Instalao Remota. Clique em Opes Avanadas e depois na aba imagens. Clique no boto adicionar e siga o assistente. Tudo que ele far copiar o arquivo de um local X para o local Y, no caso, o diretrio: D:\RemoteInstall\Setup\Portuguese\Images\WINXP\i386\templates As figuras a seguir demonstram o passo-a-passo do procedimento descrito acima, alm de mostrar o que discutimos sobre o nome do computador & variveis.

Acesse as Configuraes Avanadas...

...verifique a questo do formato de nome do computador...

...e as imagens/arquivos de resposta na aba imagens.

Antes de falarmos sobre as opes de instalao, vale lembrar que s estaro disponveis caso o administrador as defina nas diretivas de grupo do domnio em questo. Edite esta diretiva, procurando na seo Configurao do Usurio > Configuraes do Windows > Servios de Instalao Remota. No tem como errar! Faa as alteraes necessrias, vamos adiante e lembre-se: no abordaremos a opo Ferramentas! Ponto-Chave: Volte a consultar este tpico no momento em que formos instalar o sistema no cliente. Instalao Automtica: Nesta opo, a instalao utilizar as configuraes de nome e localizao da conta de computador de acordo com o que for definido na tela de configurao do RIS (Usurios e Computadores do Active Directory > Propriedades do Computador que abriga o RIS > Aba de Instalao Remota). Logo na primeira tela podemos encontrar as convenes de nome que podem ser utilizadas. Alguns exemplos: nome do usurio, nmero seqencial, ou alguma seqncia de caracteres customizados. Nota: Caso as diretivas no estejam definidas, esta ser a nica opo do usurio, e entrar automaticamente. Instalao Customizada: Nesta opo, a instalao utilizar as configuraes de nome e localizao da conta de computador definidos pelo usurio. uma tima opo, pois uma boa prtica das empresas criarem um padro de nomes para os computadores de acordo com o setor, etc. Assim o usurio ficar livre para utilizar um nome mais apropriado, de acordo com sua necessidade.

O prximo passo a escolha do Sistema Operacional a ser instalado, porm, como criamos apenas uma imagem, no veremos outras opes. Caso queira, adicione posteriormente uma nova imagem, do Windows 2000 Pro, por exemplo. Leia no final deste documento o tpico extra sobre este assunto. Caso queira adicionar outra imagem agora, veja na figura abaixo o assistente:

Voltando nossa instalao, perceba que na tela em que escolhemos o sistema operacional, escolheremos na verdade qual arquivo de respostas ser utilizado. Ex.: Se possuo dois arquivos de respostas distintos, para instalao do Windows XP Pro, a instalao disponibilizar DUAS opes para este sistema operacional, mas a imagem que criamos nica, portanto o Windows XP ser instalado a partir desta imagem, porm de acordo com o arquivo de respostas escolhido. Pode parecer confuso, mas a idia simples. O que ocorre, que o processo transparente para o usurio do servio. Dica: Edite o arquivo de respostas com o bloco de notas e altere sua descrio (no final do arquivo) para que fique algo documentado, resumidamente. Ex.: Windows XP Pro SP2 com teclado ABNT2 ou Windows XP Pro SP1 padro. Aps definir qual sistema ser instalado, chegamos praticamente ao propsito final e terico do RIS! No prximo tpico, faremos a instalao completa e automatizada de uma estao Windows XP Professional utilizando nosso servidor RIS! :: Instalao do Cliente ::

Espero que j tenha preparado seu ambiente de testes! A seguir, podemos ver o boot atravs da interface de rede, j buscando um endereo via DHCP.

A prxima tela, a famosa welcome.osc...

...e abaixo, login.osc:

Perceba que o servio solicita a entrada de credenciais e informa o nome do domnio ao qual estou conectado, alm do nome do servidor RIS, no caso, MARGE (isso mesmo, Marge Simpson...) Na tela a seguir, podemos ver as opes de instalao, definidas via diretiva.

Se for escolhida a opo Automtica, a instalao solicitar apenas que o usurio escolha a imagem a ser utilizada (arquivo de repostas/imagem, como discutido anteriormente). Caso haja apenas um arquivo de respostas/imagem, s haver uma nica opo. No exemplo abaixo, deixei o arquivo gerado pelo RIS e criei um personalizado, que j inclui a modesta chave do Windows, alm de outras opes.

Lembre que nesse caso, o NOME da mquina ser gerado de acordo com o padro definido nas opes no Servidor RIS!

Se for escolhida a opo personalizada (custom setup), o usurio ter a liberdade para definir alguns parmetros como Nome e localizao da conta do Computador no domnio. Se colocarmos apenas o nome do computador, a conta ser criada na Unidade Organizacional default, que Computers.

A opo Restart a Previous... serve para continuar uma instalao que no obteve sucesso anteriormente. Se os arquivos bsicos de instalao j tiverem sido copiados, estes no sero transferidos novamente.

A ltima opo refere-se s ferramentas de diagnstico e resoluo de problemas, mas como informado anteriormente, no as abordarei neste artigo. Na imagem a seguir, recebemos um aviso antes da instalao do novo sistema:

Como optei pelo modo automtico e tambm pela imagem associada ao meu arquivo de respostas, a instalao utilizar o arquivo de respostas criado por mim para efetuar a instalao. Perceba que o nome da mquina foi atribudo pela opo definida no servidor RIS e no pelo usurio, o que no ocorre no modo custom.

Aps pressionarmos [ENTER], chegamos prxima tela, a famosa text-based installation do Windows XP. A partir da, se tudo estiver correto, a instalao ser 100% automatizada, sem que voc aperte uma tecla sequer.

Se voc chegou at aqui, parabns! O Servidor RIS foi implantado com sucesso! A seguir, fao algumas recomendaes bsicas e disponibilizei tambm um tpico extra, para a instalao de novas imagens. :: Prticas Recomendadas :: 1-No utilize este recurso sobre redes lentas, ou WANs (que tambm costumam ser lentas se comparadas s LANs). 2-O RIS utiliza basicamente recursos de transferncia de dados, portanto d preferncia a um disco dedicado no servidor. :: Tpico Extra Adicionando novas imagens em idioma nativo/no-nativo :::: Acesse as Ferramentas Administrativas e clique sobre o item Programa de Instalao dos Servios de instalao remota.

Neste momento, duas opes sero disponibilizadas para o usurio, e escolheremos a primeira (adicionar uma nova imagem...). O assistente solicitar que voc insira a mdia (ou outro local) contendo os arquivos de instalao do sistema operacional. Insira a mdia e prossiga. As demais opes so bsicas e meramente informativas, com exceo de uma, onde o usurio ter que escolher entre trs opes definidas por radiobuttons. Lembre-se: caso queira alterar a descrio, NO utilize caracteres especiais (acentos etc.), pois as telas de instalao do RIS (os arquivos .osc) no suportam esta codificao. Nota: Fique atento apenas na ltima tela que antecede a cpia do CD, onde o assistente pode ou no questionar o usurio sobre o que fazer com as telas de instalao do RIS. Ponto-Chave: Caso o Windows pergunte algo sobre telas de instalao, marque a opo utilizar as telas atuais, caso contrrio as telas que foram personalizadas sero substitudas.

Potrebbero piacerti anche