Sei sulla pagina 1di 4

A ORIGEM DA DANA NO PASSADO

A dana uma das trs principais artes cnicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da msica. No antigo Egito j se realizava as chamadas danas astroteolgicas em homenagem a Osris. Na Grcia, a dana era frequentemente vinculada aos jogos, em especial aos olmpicos.[1] A dana se caracteriza pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados (dana livre).[2] Na maior parte dos casos, a dana, com passos cadenciados acompanhada ao som e compasso de msica e envolve a expresso de sentimentos potenciados por ela. A dana pode existir como manifestao artstica ou como forma de divertimento ou cerimnia. Como arte, a dana se expressa atravs dos signos de movimento, com ou sem ligao musical, para um determinado pblico, que ao longo do tempo foi se desvinculando das particularidades do teatro. Atualmente, a dana se manifesta nas ruas em eventos como "Dana em Trnsito", sob a forma de vdeo, no chamado "vdeodana", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propsito artstico.

Histria da dana
A histria da dana cnica representa uma mudana de significao dos propsitos artsticos atravs do tempo. Com o Bal Clssico, as narrativas e ambientes ilusrios que guiavam a cena. Com as transformaes sociais da poca moderna, comeou-se a questionar certos virtuosismos presentes no bal e comearam a aparecer diferentes movimentos de Dana Moderna. importante notar que nesse momento, o contexto social inferia muito nas realizaes artsticas, fazendo com que ento a Dana Moderna Americana acabasse por se tornar bem diferente da Dana Moderna Europia, mesmo que tendo alguns elementos em comum. A dana contempornea como nova manifestao artstica, sofrendo influncias tanto de todos os movimentos passados, como das novas possibilidades tecnolgicas (vdeo, instalaes). Foi essa tambm muito influenciada pelas novas condies sociais - individualismo crescente, urbanizao, propagao e importncias da mdia, fazendo surgir novas propostas de arte, provocando tambm fuses com outras reas artsticas como o teatro por exemplo.

Dana e educao
A dana no contexto educacional brasileiro aparece como contedo da disciplina Artes e nas atividades Ritmicas e Expressivas da Educao Fsica . A dana trabalhada na escola como atividade e linguagem artstica, forma de expresso,socializao, como conceito e linguagem esttica de arte corporal e Cultura Corporal de Movimento Humano. Tambm pode ser utilizada de forma instrumental, assim como a ginstica, os esportes e as lutas, enfocando o aspecto bio-fisiolgico, e forma de atividade para condicionamento fsico, visando bem estar e sade em clubes, academias e demais espaos de lazer Existem cursos de baicharelado em Dana que qualificam profissionais de dana, seja o artista bailarino, danarino ou coregrafo. O ensino da dana nas escolas brasileiras abordado dentro do contedo das Artes, segundo os Parmetros Curriculares Nacionais (fonte www.mec.gov.br)constitui componente curricular obrigatrio, contemplando para o ensino fundamental Artes Visuais, Dana, Msica e Teatro, e, para o ensino mdio, alm destas linguagens j citadas, h a incluso das Artes Audiovisuais. (PCN BRASIL, 2000, p. 46) A abordagem da dana dentro do contexto da educao fsica complementar e deve auxiliar no preparo fsico para que os profissionais de artes possam atuar. A dana uma rea de conhecimento autnoma, at mesmo dentro das Artes, e preciso ser respeitada e reconhecida como tal. A formao para professores e artistas de dana adquirida nos cursos superiores de dana (bacharelados e licenciaturas) e a profisso regulamentada pela Lei 6.533/78 a Lei do Artista.

Classificao e gneros
Vrias classificaes das danas podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critrios.

Quanto ao modo de danar: o dana solo (ex.: coreografia de solista no bal, sapateado); o dana em dupla (ex.: tango, salsa, valsa, forr etc); o dana em grupo (ex.: danas de roda, sapateado).

Quanto a origem: o dana folclrica (ex.: catira, carimb, reisado etc); o dana histrica (ex.: sarabanda, bourr, gavota etc); o dana cerimonial (ex.: danas rituais indianas); o dana tnica (ex.: danas tradicionais de pases ou regies). Quanto a finalidade: o dana ertica (ex.: can can, striptease, pole dancing); o dana cnica ou performtica (ex.: bal, dana do ventre, sapateado, dana contempornea); o dana social (ex.: dana de salo, ax, tradicional); o dana religiosa/dana proftica (ex.: dana sufi).

Estudos e tcnicas de dana


No incio dos anos 1920, os estudos de dana (dana prtica, teoria crtica, anlise musical e histria) comearam a ser considerados uma disciplina acadmica. Hoje, esses estudos so parte integrante de muitos programas de artes e humanidades das universidades. No final do sculo XX, o reconhecimento do conhecimento prtico como equiparado ao conhecimento acadmico levou ao aparecimento da [pesquisa prtica]] e da prtica como pesquisa. Uma grande variedade de cursos de dana esto disponveis, incluindo:

prtica profissional: performance e habilidades tcnicas prtica de pesquisa: coreografia e performance etnocoreografia, abrangendo os aspectos de dana relacionados com antropologia, estudos culturais, estudos de gnero, estudos de rea, teoria ps-colonial, etnografia etc. danaterapia ou terapia por movimentos de dana. Dana e tecnologia: novos meios de comunicao e [o desempenho [tecnologias]]. Anlise de Movimento de Laban e estudos somticos.

Graus acadmicos esto disponveis desde o bacharelado at o doutorado e tambm programas de ps-doutorado, com alguns estudiosos de dana fazendo os seus estudos como estudantes maduros depois de uma carreira profissional de dana.

Competies de dana
Uma competio de dana um evento organizado em que os concorrentes executam danas perante um juiz ou juzes visando prmios e, em alguns casos, prmios em dinheiro. Existem vrios tipos principais de competies de dana, que se distinguem principalmente pelo estilo ou estilos de dana executados. Os principais tipos de competies de dana incluem:

Dana competitiva, em que uma variedade de estilos de danas teatrais, como dana acro, bal, jazz[5], hip hop, dana lrica e sapateado, so permitidos. Competies abertas, que permitem uma grande variedade de estilos de dana. Um exemplo disto o popular programa de TV So You Think You Can Dance. Dana esportiva, que focada exclusivamente em dana de salo e dana latina. Exemplos disso so populares programas de televiso Bailando por um Sonho e Dancing with the Stars. Competies de estilo nico, como dana escocesa, dana de equipe (dance squad) e dana irlandesa, que s permitem um nico estilo de dana.

Hoje, h vrios concursos de dana na televiso e na internet.

Potrebbero piacerti anche