Sei sulla pagina 1di 3

MORFOLOGIA

A FLEXO DAS PALAVRAS Estrutura das Palavras = As palavras podem ser decompostas em vrios elementos chamados morfemas, isto , elementos de estrutura das palavras. Os principais elementos mrficos so: RADICAL = o morfema em que est a idia principal da palavra. Por exemplo, amarelecer = amarelo + ecer enterrar = en + terra + ar pronome = pro + nome PREFIXO = o morfema que vem antes do radical. Por exemplo, o EN de enterrar e o PRO de pronome. SUFIXO = o morfema que vem depois do radical. Por exemplo, o ECER de amarelecer e o AR de enterrar. OBS: o prefixo e o sufixo so, tambm, chamados de afixos. VOGAL TEMTICA = a vogal que se junta ao radical para receber as desinncias gramaticais. Por exemplo, o A de FORMAR e o E de RAZES. DESINNCIAS = So morfemas gramaticais que indicam flexes das palavras. Por exemplo, o VA e o MOS de ENFRETVAMOS. OBS: A desinncia do feminino (a) no deve ser confundida com a vogal temtica (a). Ela ser desinncia do feminino quando for marca de gnero. Por exemplo: Cas-a (no se ope a caso) = vogal temtica. Menin-a (se ope a menino) = desinncia de gnero. OBSERVE O GRFICO SEGUINTE SOBRE AS DESINNCIAS: NOMINAIS GNERO MASCULINO(O) FEMININO(A) NMERO SINGULAR(NO H)

PLURAL(S) VERBAIS TEMPO E MODO VA, VE = PII (1 C) IA, IE = PII (2 E 3) RA, RE = MQP (TONO) SSE = PIS RA, RE = FPI (TNICO) RIA, RIE = FPI R = FS E = PS (1) A = PS (2 E 3) PESSOA E NMERO O = 1PSPI S = 2PS MOS = 1PP IS, DES = 2PP M = 3PP STE, STES = 2PPP VERBO-NOMINAIS R = INFINITIVO NDO = GERNDIO DO = PARTICPIO REGULAR Formao das Palavras = A Lngua Portuguesa, como qualquer lngua viva, est sempre criando novas palavras. Para criar suas novas palavras, a lngua recorre a vrios meios chamados processos de formao de palavras. Os principais processos de formao das palavras so: Derivao = a formao de uma nova palavra mediante o acrscimo de elementos palavra j existente. Derivao por Sufixao = acrscimo de um sufixo. Por exemplo, dente + ista = dentista.

Derivao por Prefixao = acrscimo de um prefixo. Por exemplo, in + feliz = infeliz. Derivao por Parassntese = acrscimo de um prefixo e um sufixo. Por exemplo, en + tarde + ecer = entardecer. Derivao Imprpria = a mudana das classes gramaticais das palavras. Por exemplo, andar um verbo, porm, o andar j um substantivo. Composio = a formao de uma nova palavra, unindo-se palavras que j existem na lngua. Composio por Justaposio = nenhuma das palavras formadoras perde letra. Por exemplo, passa + tempo = passatempo. Composio por Aglutinao = pelo menos uma das palavras perde letra. Por exemplo, em + boa + hora = embora. Hibridismo = a criao de uma nova palavra mediante a unio de palavras de origem diferentes. Por exemplo, tele(origem grega) + viso(origem latina) = televiso.

CLASSES GRAMATICAIS
Palavra varivel a palavra que altera sua forma para indicar um acidente gramatical. Palavra invarivel a palavra de forma fixa. As palavras agrupamse em dez classes gramaticais. Existem classes gramaticais de palavras variveis e invariveis.

Palavras Variveis
1. SUBSTANTIVO 2. ARTIGO 3. ADJETIVO 4. NUMERAL 5. PRONOME 6. VERBO

Palavras Invariveis
7. ADVRBIO 8. PREPOSIO 9. CONJUNO 10. INTERJEIO

Nota: O advrbio pode variar em grau, semelhana do adjetivo.

Potrebbero piacerti anche