Sei sulla pagina 1di 61

N8 2 semestre de 2011 ano 4 ISSN: 1647-5188

EUTRO TERRA
Revista Tcnico-Cientfica |N8| Dezembro de 2011 http://www.neutroaterra.blogspot.com

A revista Neutro Terra com esta publicao entra num segundo ciclo de vida. A edio anterior celebrou os trs primeiros anos de vida com uma coletnea de todas as seis publicaes anteriores. Consideramos que com a publicao n 7 se encerrou o primeiro ciclo de vida desta revista. O sucesso obtido e os incentivos recebidos fazem-nos partir para este segundo ciclo de vida com motivao redobrada, mas tambm com um maior sentido de responsabilidade, pois sabemos o impacto que os artigos aqui publicados tm na indstria e nos profissionais da rea da Engenharia Eletrotcnica. Continuamos com a ambio de que esta revista seja uma referncia para todos os profissionais da Engenharia Eletrotcnica.
Professor Doutor Jos Beleza Carvalho

Instalaes Elctricas Pg.5

Mquinas Elctricas Pg. 9

Telecomunicaes Pg. 23

Segurana Pg. 31

Energias Renovveis Pg. 37

Eficincia Energtica Pg.45

Domtica Pg. 53

Instituto Superior de Engenharia do Porto Engenharia Electrotcnica rea de Mquinas e Instalaes Elctricas

ndice 03| Editorial Instalaes Eltricas Instalaes Eltricas de Baixa Tenso Dimensionamento de Condutas Antnio Augusto Arajo Gomes Henrique Jorge de Jesus Ribeiro da Silva Mquinas Eltricas Transformadores Funcionamento em paralelo na rede eltrica Alexandre Miguel Marques da Silveira Telecomunicaes Do Bloco Privativo de Assinante (BPA) ao Armrio de Telecomunicaes Individual (ATI) Antnio Augusto Arajo Gomes Srgio Filipe Carvalho Ramos Segurana Segurana em Edifcios Habitacionais Utilizao de Sistemas Autnomos Antnio Augusto Arajo Gomes Srgio Filipe Carvalho Ramos Energias Renovveis Turbinas elicas Manuteno Roque Filipe Mesquita Brando Eficincia Energtica Elevadores A evoluo da mquina eletrica Miguel Leichsenring Franco Domtica Domtica Versatilidade de implementao e as suas vantagens Jos Lus Almeida Marques de Faria Autores

EUTRO TERRA
FICHA TCNICA

05|

09|

23|

31|

37|

45|

53|

59|

DIRETOR: SUBDIRETORES:

Doutor Jos Antnio Beleza Carvalho Eng. Antnio Augusto Arajo Gomes Eng. Roque Filipe Mesquita Brando Eng. Srgio Filipe Carvalho Ramos rea de Mquinas e Instalaes Eltricas Departamento de Engenharia Electrotcnica Instituto Superior de Engenharia do Porto jbc@isep.ipp.pt ; aag@isep.ipp.pt ISSN: 1647-5188

PROPRIEDADE:

CONTATOS: PUBLICAO SEMESTRAL:

EDITORIAL

Estimados leitores

A revista Neutro Terra com esta publicao entra num segundo ciclo de vida. A edio anterior celebrou os trs primeiros anos de vida com uma coletnea de todas as seis publicaes anteriores. Consideramos que com a publicao n 7 se encerrou o primeiro ciclo de vida desta revista. O sucesso obtido e os incentivos recebidos fazem-nos partir para este segundo ciclo de vida com motivao redobrada, mas tambm com um maior sentido de responsabilidade, pois sabemos o impacto que os artigos aqui publicados tm na indstria e nos profissionais da rea da Engenharia Eletrotcnica. Continuamos com a ambio de que esta revista seja uma referncia para todos os profissionais da Engenharia Eletrotcnica.

As reas de interveno neste segundo ciclo sero as instalaes eltricas, as mquinas eltricas, as infraestruturas de telecomunicaes, a segurana, a domtica, as energias renovveis e a eficincia energtica. Vamos ter uma interveno mais incisiva, especialmente em assuntos relacionados com aspetos regulamentares, mas tambm vamos privilegiar a colaborao de diplomados dos cursos de Engenharia Eletrotcnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto, que tenham reconhecido sucesso nas suas atividades profissionais.

Nesta edio merece particular destaque os assuntos relacionados com as instalaes eltricas e a domtica, as mquinas eltricas, os sistemas de segurana, as infraestruturas de telecomunicaes, a eficincia energtica e as energias renovveis.

O dimensionamento das condutas nas instalaes eltricas de baixa tenso deve ter em considerao o nmero de condutores isolados ou cabos que podero ser colocados nessa mesma conduta, tendo por base as suas caractersticas, o modo de instalao das canalizaes e o dimetro til (interior) da prpria conduta. Nesta edio, apresenta-se um artigo que aborda o dimensionamento das condutas, enquadrando o respetivo clculo com o especificado nas Regras Tcnicas de Instalaes Eltricas de Baixa Tenso.

Um assunto importante e que no tem sido muito abordado nesta revista tem a ver com o Transformador Eltrico. O crescimento do consumo de energia eltrica verificado nos ltimos anos e o aparecimento e evoluo dos sistemas de produo de energia com recurso a fontes de energia renovveis, como a elica e fotovoltaica, levam a que sejam necessrios ajustes no sistema eltrico de forma a suportar estas variaes no trnsito de potncias na rede de transporte. Nesta edio, apresenta-se um artigo que aborda a utilizao dos transformadores nos Sistemas Eltricos de Energia, explicando as condies necessrias para o correto funcionamento de transformadores em paralelo.

O crescente aumento da criminalidade, com especial incidncia nos crimes contra a propriedade, levou a um forte incremento na procura e instalao de Sistemas Automticos de Deteo de Intruso. A instalao de um sistema deste tipo torna-se, assim, fundamental como elemento de garantia do bem-estar e da segurana das pessoas, velando pela sua salvaguarda e pela salvaguarda dos seus bens, fazendo hoje parte dos sistemas aplicados no sector da habitao, servios, comercio e industria. Nesta edio, apresenta-se um artigo que analisa a utilizao de sistemas autnomos de segurana, nas instalaes residenciais, como forma de aumentar o nvel de proteo das pessoas e dos seus bens.

EDITORIAL

O forte desenvolvimento que se tem verificado no nosso pas na produo de energia eltrica com recurso a fontes de energia renovveis, especialmente de natureza elica, levou na ltima dcada a uma grande proliferao de parques elicos. Os equipamentos instalados impem a necessidade de sistemas de manuteno rigorosos e sofisticados, de modo que os respetivos aproveitamentos sejam economicamente viveis. Nesta edio, apresenta-se um importante artigo sobre a monitorizao de avarias e a manuteno de turbinas elicas.

Nesta edio da revista Neutro Terra, pode-se ainda encontrar outros assuntos reconhecidamente importantes e atuais, como um artigo sobre a evoluo da mquina eltrica na sua utilizao em elevadores e ascensores, um artigo sobre domtica, e um artigo que apresenta uma comparao da evoluo ao nvel do equipamento de receo das infraestruturas de telecomunicaes em edifcios.

No mbito do tema Divulgao, que pretende divulgar os laboratrios do Departamento de Engenharia Electrotcnica, onde so realizados vrios dos trabalhos correspondentes a artigos publicados nesta revista, nesta edio apresenta-se o Laboratrio de Eletrnica de Potncia.

Esperando que esta nova edio da revista Neutro Terra possa voltar satisfazer as expectativas dos nossos leitores, apresento os meus cordiais cumprimentos.

Porto, dezembro de 2011 Jos Antnio Beleza Carvalho

|4

ARTIGO TCNICO

Antnio Augusto Arajo Gomes, Henrique Jorge de Jesus Ribeiro da Silva Instituto Superior de Engenharia do Porto

Instalaes Eltricas de Baixa Tenso Dimensionamento de Condutas


1 Enquadramento
Tabela 1 Dimetro nominal dos tubos do tipo VD, em funo da seco e do nmero de condutores da coluna (primeiro

dimensionamento

das

condutas

dever

ter

em

estabelecimento)

considerao o nmero de condutores isolados ou cabos que podero ser colocados nessa mesma conduta, tendo por base as suas caractersticas, o modo de instalao das canalizaes e o dimetro til (interior) da prpria conduta. Seco nominal condutores (mm2) Nas Regras Tcnicas de Instalaes Elctricas de Baixa Tenso, com exceo, das instalaes coletivas e entradas, no definido um valor mximo de ocupao da seco reta interior das condutas pelos condutores isolados e cabos, sendo o nico requisito a garantir, que as condutas permitam o fcil enfiamento e desenfiamento dos condutores isolados e cabos. No entanto, as mesmas regras recomendam uma ocupao da conduta no superior a um tero da sua seco reta interna, de forma a garantir, nomeadamente, o fcil enfiamento (e desenfiamento) dos condutores isolados e dos cabos. 10 16 25 35 50 70 95 120 150 185 240 300 2 Condutas de Instalaes Coletivas e Entradas 400 500 Para estas condutas, as Regras Tcnicas de Instalaes Elctricas de Baixa Tenso, definem o valor mximo de ocupao da seco reta interior das condutas pelos condutores isolados e cabos, conforme se apresenta seguidamente. No caso de, nas colunas, serem utilizados cabos ou outros condutores isolados e condutas, que no os do tipo No que se refere ao dimensionamento de condutas para as colunas de instalaes coletivas e entradas, tendo em considerao o disposto nas Regras Tcnicas de Instalaes Elctricas de Baixa Tenso, no caso de nas colunas serem utilizados condutores isolados do tipo H07V e tubos do tipo VD, para as situaes de primeiro estabelecimento da instalao, dever-se- observar os dimetros indicados na tabela 1. condutores isolados do tipo H07V e tubos do tipo VD, o dimetro ou as dimenses da seco reta das condutas devem ser determinados de modo que a soma das seces correspondentes ao dimetro exterior mdio mximo dos condutores isolados ou cabos no exceda 20% da seco reta interior da conduta. 1 32 32 32 32 40 40 50 50 63 63 75 75 90 110 Dimetro nominal dos tubos (mm) Nmero de condutores 2 32 32 40 50 50 63 63 75 90 90 110 110 3 32 40 50 63 63 75 90 90 110 110 4 40 40 50 63 75 75 90 110 110 110 5 40 50 63 63 75 90 90 110 110 -

Para condutores de seco nominal superior a 16 mm2, os valores correspondentes a quatro e a cinco condutores consideram que, respetivamente, 1 ou 2 condutores so de seco reduzida (condutor neutro - N e condutor de proteco - PE).

2.1

Primeiro Estabelecimento

ARTIGO TCNICO

2.1

Aps o Primeiro Estabelecimento

No caso de na remodelao, das colunas, serem utilizados cabos ou outros condutores isolados e condutas, que no os

Posteriormente execuo e entrada em funcionamento da instalao, caso se verifique a necessidade de um aumento de potncia e isso implique a substiuio dos condutores da coluna, com vista a minimizar os custos inerentes a essa alterao, admissvel, nessa situao uma ocupao maior das condutas.

do tipo condutores isolados do tipo H07V e de tubos do tipo VD, o dimetro ou as dimenses da seco reta das condutas devem ser determinados de modo que a soma das seces correspondentes ao dimetro exterior mdio mximo dos condutores isolados ou cabos no exceda 40% da seco reta interior da conduta.

A tabela 2 mostra quais as ocupaes mximas para intervenes aps o primeiro estabelecimento das

Outras Condutas

canalizaes eltricas, no caso de na remodelao da(s) coluna(s) ser(em) utilizado(s) condutores isolados do tipo H07V e de tubos do tipo VD.

Para o dimensionamento de outras condutas, que no as de instalaes coletivas e entradas so, seguidamente,

sugeridas algumas regras gerais de dimensionamento, que eram as observadas no anterior regulamento.

Tabela 2 Dimetro nominal dos tubos do tipo VD, em funo da seco e do nmero de condutores da coluna (em caso de aumento de potncia)

3.1

Condutas Vista

No dimensionamento de condutas vista, a soma das reas Dimetro nominal dos tubos Seco nominal dos condutores (mm2) 1 10 16 25 35 50 70 95 120 150 185 240 300 400 500 16 16 20 25 25 32 32 40 40 50 50 63 63 75 2 20 25 32 32 40 40 50 50 63 63 75 75 90 110 3 25 32 32 40 50 50 63 63 75 75 90 110 110 4 32 32 40 40 50 63 63 75 75 90 90 110 110 5 32 32 40 50 50 63 75 75 90 90 110 110 Para o caso particular de condutas circulares (tubos), as tabelas 3 e 4, indicam, para condutores do tipo H07V e condutas circulares (tubos) do tipo VD, os dimetros comerciais em funo do nmero de condutores colocados nas mesmas, para canalizaes embebidas e canalizaes vista, respetivamente. 3.3 Condutas Circulares (Tubos) No dimensionamento de condutas embebidas, a soma das reas transversais da totalidade dos condutores isolados ou cabos colocados na conduta no dever exceder 33% da seco transversal da conduta. 3.2 Condutas Embebidas (mm) Nmero de condutores transversais da totalidade dos condutores isolados ou cabos colocados na conduta no dever exceder 40% da seco transversal da conduta.

Para condutores de seco nominal superior a 16 mm2, os valores correspondentes a quatro e a cinco condutores consideram que, respetivamente, 1 ou 2 condutores so de seco reduzida (condutor neutro - N e condutor de proteco - PE).

ARTIGO TCNICO

Para canalizaes realizadas com condutas circulares (tubos), ou condutores, que no os acima referidos, ser necessrio atender s regras de ocupao, atrs referidas, para dimensionamento dessas condutas.

Tabela 4 Dimetro das condutas circulares (tubos) em canalizaes vista

Dimetro nominal dos tubos Seco nominal dos condutores (mm2) 1 2 3 4 5 (mm) Nmero de condutores

Tabela 3 Dimetro das condutas circulares (tubos) em canalizaes embebidas

Seco nominal dos condutores (mm2) 1,5 2,5 4 6 10 16 25 35 50 70 95 120 150 185 240 300 400 500
correspondentes a 4 e 5

Dimetro nominal dos tubos (mm) Nmero de condutores 1 12 12 12 12 16 20 25 25 32 32 40 40 50 50 63 63 75 75 2 12 16 16 16 25 25 32 40 40 50 50 63 63 75 75 90 90 110 3 16 16 20 20 25 32 40 40 50 63 63 75 75 90 90 110 4 16 20 20 25 32 32 40 50 50 63 75 75 90 90 110 110 5 20 20 25 25 32 40 50 50 63 63 75 90 90 110 110 que,

1,5 2,5 4 6 10 16 25 35 50 70 95 120 150 185 240 300 400 500


correspondentes a 4 e 5

12 12 12 12 16 20 25 25 32 32 40 40 50 50 63 63 75 75

12 16 16 16 25 25 32 40 40 50 50 63 63 75 75 90 110 110

16 16 20 20 25 32 40 40 50 63 63 75 75 90 90 110 -

16 20 20 25 32 32 40 50 50 63 75 75 90 90 110 110 -

20 20 25 25 32 40 50 50 63 63 75 90 90 110 110 que,

Para condutores de seco nominal superior a 10 mm2, os valores condutores consideram

respectivamente, 1 ou 2 condutores so de seco reduzida.

Para condutores de seco nominal superior a 10 mm2, os valores condutores consideram

Quando

respetivamente, 1 ou 2 condutores so de seco reduzida.

nas

canalizaes

forem

utilizados

cabos

multicondutor, o dimensionamento das condutas circulares (tubos), dever ser realizada verificando a seguinte regra prtica: Canalizaes Embebidas

Canalizaes Vista

Tubo

= 1,742 DCabo

Tubo

= 1,585 DCabo

DIVULGAO

LABORATRIO DE ELETRNICA DE POTNCIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROTCNICA INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO
O Laboratrio de Eletrnica de Potncia foi criado no incio dos anos 90 do sculo passado, com o intuito de prover a ento disciplina de Eletrnica de Potncia de um espao onde fosse possvel a realizao de trabalhos experimentais que permitissem o exerccio prtico dos conhecimentos tericos adquiridos.

Inicialmente confinado a uma pequena sala no piso 1 do edifcio I, o que limitou durante cerca de uma dcada a sua expanso e o desempenho cabal da sua misso, o Laboratrio viria a ser transferido, j nos alvores do novo sculo, para um novo espao no recm-inaugurado Edifcio F. Essa transferncia permitiu acolher em melhores condies um nmero crescente de estudantes e adicionar componente meramente experimental a componente de simulao, com recurso a simuladores topo de gama de ltima gerao.

As alteraes verificadas a nvel curricular tiveram tambm a sua influncia no funcionamento do Laboratrio, que viria primeiro a apoiar a disciplina de Eletrnica de Potncia dos Bacharelatos em Eletrnica Industrial e em Sistemas de Energia, e, posteriormente, a mesma disciplina nas Licenciaturas Bietpicas em Engenharia Electrotcnica Eletrnica e Computadores e Sistemas Elctricos de Energia e no Curso de Estudos Superiores Especializados em Engenharia Electrotcnica - Comandos e Proteces, e ainda a disciplina de Controlo de Potncia do 2 ciclo da Licenciatura Bietpica em Engenharia Electrotcnica, ramo de Automao e Sistemas.

Com a reestruturao dos cursos na sequncia do Processo de Bolonha, o Laboratrio manteve o apoio s Unidades Curriculares de Eletrnica de Potncia das Licenciaturas em Engenharia Electrotcnica e de Computadores e Engenharia Electrotcnica Sistemas Elctricos de Energia, bem como Unidade Curricular de Controlo de Potncia do Mestrado em Engenharia Electrotcnica e de Computadores, ramo de Automao e Sistemas.

O Laboratrio est dotado de bancadas de trabalho que permitem a realizao em segurana, de trabalhos de retificao nocontrolada e controlada, de converso CA/CA, CC/CC e CC/CA, bem como de uma pequena variedade de mquinas motrizes. De salientar igualmente a disponibilidade de aplicativos para simulao, que permitem uma maior flexibilidade na compreenso, entre outros, dos fenmenos transitrios, tpicos dos sistemas de controlo de potncia. Diretor do Laboratrio Doutor Manuel Gradim de Oliveira Gericota

|8 8

ARTIGO TCNICO

Alexandre Miguel Marques da Silveira Instituto Superior de Engenharia do Porto

Transformadores Funcionamento em paralelo na rede eltrica


Resumo Um transformador uma mquina eltrica esttica com dois ou mais enrolamentos que, por induo eletromagntica, O crescimento do consumo de energia eltrica verificado nos ltimos anos e o aparecimento e evoluo dos sistemas de produo de energia por fontes de energia renovveis, como a elica e fotovoltaica, levam a que sejam necessrios ajustes no sistema de forma a comportar estas variaes no trnsito de potncias. Assim, pode ser necessrio instalar transformadores em paralelo para comportar o aumento da potncia consumida num determinado local. Este artigo aborda a utilizao dos transformadores nos Sistemas Eltricos de Energia e explica as condies necessrias para o correto funcionamento de transformadores em paralelo. Idealmente, o transformador altera o valor do nvel de tenso da entrada para outro valor na sada, sem afetar a potncia fornecida. Se o transformador eleva o valor da tenso de entrada a corrente tem necessariamente que diminuir para que a potncia fornecida seja igual absorvida. Desta forma, a energia pode ser gerada numa central, o valor da sua tenso pode ser elevado para nveis 1 Introduo de transporte, em grandes distncias com baixas perdas, e o valor da tenso pode ser novamente diminudo para nveis Desde a produo at ao consumidor final, passando pelo transporte e distribuio, a energia eltrica sofre vrias alteraes no valor do seu nvel de tenso. Isto conseguido com o uso de transformadores de potncia que esto instalados em locais estratgicos do Sistema Eltrico de Energia (SEE), como se pode ver na Figura 1. de distribuio. Como as perdas nas linhas so proporcionais ao quadrado da corrente que nelas circula, elevando o valor da tenso e diminuindo o valor da corrente num fator de 10 no transformador, significa uma diminuio do valor das perdas num fator de 100. Pode afirmar-se que sem o uso de transformadores no seria possvel a utilizao da energia eltrica como hoje a conhecemos [2]. transforma um sistema de tenso e corrente alternada num outro sistema de tenso e corrente com valores

normalmente diferentes mas com a mesma frequncia, para a transmisso de energia entre os dois sistemas [1].

Figura 1 Sistema Eltrico de Energia (Imagem adaptada de: http://arqaulas.wordpress.com)

ARTIGO TCNICO

Graas aos transformadores, possvel utilizar a energia eltrica dentro de limites recomendveis de tenso, embora ela seja gerada na gama dos milhares de volts (6-25 kV), transportada at um milho de volt (Muito Alta Tenso MAT: 150 kV, 220 kV, 400 kV) e em muitos casos distribuda com tenses superiores a 30 kV (Alta Tenso AT: 60 kV; Mdia Tenso MT: 6 kV, 10 kV, 15 kV, 30 kV). Finalmente chega ao utilizador final com valores de 400/230V.

Como se tratam de sistemas trifsicos, os transformadores utilizados tambm o so (podem ser usados bancos de trs transformadores monofsicos). As ligaes entre

enrolamentos podem ser realizadas em estrela Y ou y, tringulo D ou d ou zigue-zague Z ou z (letra maiscula refere-se ao enrolamento de tenso mais elevada e a letra minscula ao enrolamento de tenso mais baixa). A partir daqui, neste documento, considera-se o enrolamento de mais alta tenso como o primrio (transformador abaixador).

Por outro lado, os transformadores tornam possvel a interligao de sistemas com valores de tenso diferentes, tornando-os mais flexveis e fiveis, levando a um melhor aproveitamento da potncia total instalada [3]. Desta forma, de acordo com a ligao de ambos os enrolamentos podemos ter diferentes configuraes para um transformador. O esquema de ligao Yy normalmente usada sada de centrais e grandes subestaes de H vrios tipos de transformadores, consoante o fim a que se destinam. No entanto, neste documento, sero apenas abordados os transformadores de potncia destinados ao transporte e distribuio de energia eltrica. distribuio. O esquema Dy usado nos postos de transformao com o tringulo para as tenses da ordem dos 15 kV e a estrela do secundrio para as tenses compostas de cerca de 400 V. usado com condutor neutro e ligao terra do neutro dos enrolamentos. A ligao Yd 2 Transformadores de Potncia surge em subestaes de distribuio para reduzir a tenso do transporte para nveis da distribuio. Normalmente, o Os transformadores utilizados em sistemas de potncia devem ser projetados e construdos para que, alm de se conseguir um custo aceitvel, tambm se consiga [3]: Uma boa regulao de tenso: implica que tenham reduzidas quedas do de tenso. Consegue-se magntico pela entre O funcionamento do transformador pode ser modelizado atravs do seu circuito equivalente, que est ilustrado na Figura 2. O transformador real pode ser representado por um transformador ideal em que aos enrolamentos do primrio e secundrio se encontram ligadas impedncias representativas dos fenmenos que ocorrem no 3 Circuito Equivalente do Transformador neutro da estrela ligado terra e o tringulo a alimentar linhas areas ou redes de cabos [4].

intensificao

acoplamento

enrolamentos para reduo dos fluxos de disperso e correspondentes quedas reativas; Altos rendimentos: Implica obteno de baixas perdas de energia, tanto no cobre como no ferro do ncleo. Consegue-se limitando as solicitaes dos materiais utilizados (densidades de corrente no cobre e indues no ferro) a nveis compatveis com os custos, melhorando por outro lado as suas propriedades; Baixas correntes e perdas no funcionamento em vazio: As baixas correntes em vazio conseguem-se com altas indutncias de magnetizao, utilizando ncleos

transformador real: quedas de tenso devidas s resistncias e s indutncias de fugas magnticas, perdas de energia por efeito de Joule nas resistncias, magnetizao e perdas no ferro [4].

Este modelo vlido para regimes permanentes de funcionamento, com grandezas sinusoidais, no

altamente permeveis. Menores perdas em vazio significam, principalmente, menores perdas no ferro.

considerando os fenmenos no lineares do transformador real, como a saturao, histerese, etc.

10

ARTIGO TCNICO

O transformador ideal representado na figura est isento de quedas de tenso, fugas magnticas e perdas de energia. Para qualquer regime de funcionamento, as tenses e intensidades de corrente so transformadas com alterao do mdulo na proporo direta do nmero de espiras para as tenses e na proporo inversa para as correntes, e com uma rotao de fase de 180 para ambas as grandezas.

As equaes de funcionamento do transformador so (as letras sublinhadas indicam fasores) [4]:

U 1 = E1 + Z 1 I 1

(1)

E2 = U 2 + Z 2 I 2
I 1 = I 0 + I 21
N2 I2 N1

(2)

As perdas no cobre (RI2) traduzem-se no aquecimento dos enrolamentos do primrio e secundrio devido passagem da corrente. No modelo esto consideradas em r1 e r2 que representam a resistncia do enrolamento primrio e secundrio, respetivamente.

(3)

I 21 =

(4)

As perdas no ferro devido s correntes de Foucault traduzem-se no aquecimento do ncleo do transformador. So proporcionais ao quadrado da tenso aplicada ao transformador. As perdas histerticas esto associadas orientao dos domnios magnticos do material em que:

E 1 = j N 1

M 2 M 2

(5)

E 2 = j N 2

(6)

ferromagntico. Estas perdas so funo no linear da tenso aplicada ao transformador. As perdas no ferro esto consideradas no modelo em R0.

Z1=r1+jx1 e Z2=r2+jx2; N1 nmero de espiras do enrolamento primrio; N2 nmero de espiras do enrolamento secundrio;

As reactncias x1 e x2 esto associadas aos fluxos de fugas ou disperso que ocorrem no transformador quando o fluxo do ncleo (principal) se escapa e atravessa apenas um dos enrolamentos. Os efeitos da excitao magntica do ncleo so considerados na reatncia de magnetizao Xm.

E1 f.e.m. induzida no primrio; E2 f.e.m. induzida no secundrio; M valor mximo do fluxo principal; I21 corrente do secundrio referida ao primrio.

Figura 2 Circuito equivalente do transformador

11

ARTIGO TCNICO

Sendo o transformador uma mquina que est ligada em conjunto com outras mquinas nas redes de energia eltrica, ser mais cmodo o tratamento dos problemas relativos ao seu funcionamento se for representado como uma associao de impedncias ou um quadripolo. Olhando para o esquema da Figura 2, verifica-se que uma simples associao de impedncias se torna impossvel devido presena dos dois enrolamentos do transformador ideal [4].

O valor da tenso do primrio referido ao secundrio U12 pode ser obtido a partir da expresso:

U 12 =

U1 a

(9)

O valor da corrente no primrio ser igual a:

I1 =
possvel obter um circuito equivalente referido a um enrolamento, onde as grandezas no enrolamento

I 12 a

(10)

equivalente vo ter valores diferentes das correspondentes no enrolamento real. Designar-se-o com o ndice 12 as grandezas primrias referidas ao secundrio. No esquema da Figura 3 mostra-se o circuito equivalente referido ao secundrio, com uma carga ligada aos terminais do secundrio.

Se o transformador tem baixas fugas magnticas e o dimensionamento da corrente em vazio foi feito com cuidado, possvel, obter um circuito equivalente

simplificado relativamente ao circuito anterior. Assim, considerando que a queda de tenso na impedncia do primrio assume valores muito baixos, o valor do fluxo e induo so praticamente constantes independentemente do regime de carga. Chega-se desta forma ao circuito equivalente simplificado, que est representado na figura seguinte:

Figura 3 Circuito equivalente referido ao secundrio

Assim, sendo a razo do nmero de espiras dada por:


Figura 4 Circuito equivalente simplificado referido ao secundrio

a=

N1 N2

(7)

Neste circuito, a resistncia do primrio referida ao secundrio r12 e a resistncia do secundrio r2 foram

a passagem das impedncias do primrio para o secundrio pode ser feita dividindo o seu valor pelo quadrado da razo do nmero de espiras, como se segue:

agrupadas em R2eq, assim como as reactncias em X2eq. Ento, R2eq=r12+r2 e X2eq=x12+x2.

z12 =

z1 a2

Para transferir as impedncias do secundrio para o primrio (8) estas so multiplicadas pelo quadrado da razo do nmero de espiras:

z 21 = a 2 z 2

(11)

12

ARTIGO TCNICO

Quando se trata de transformadores trifsicos deve utilizarse os valores das tenses simples e correntes nas linhas, e este dever considerar-se um circuito equivalente por fase (fase-neutro). Por outro lado, deve utilizar-se a razo de transformao m no lugar da razo do nmero de espiras pois, dependendo do tipo de ligao dos enrolamentos do primrio e secundrio, estas podem ser diferentes. A razo de transformao pode ser obtida atravs da seguinte expresso:

Possibilidade de manuteno sem cortes de alimentao: pode realizar-se manuteno num dos transformadores sem que seja necessrio desligar a alimentao da carga (se a potncia disponvel no outro transformador for suficiente para alimentar a restante carga);

Expanso do sistema: possibilidade de aumento da capacidade do sistema, acrescentando um

transformador para aliviar outro que esteja em sobrecarga, ou simplesmente, aumento da potncia disponvel para alimentar a carga.

U m = 1N U 20

(12)

Operao sob condies mais favorveis de carga: com as variaes de carga que existem ao longo do dia, vantajoso ter os transformadores a funcionar em

em que U1N a tenso nominal do primrio e U20 a tenso do secundrio em vazio.

condies prximas s de mximo rendimento. Isto significa introduzir ou retirar de funcionamento

unidades, para que se mantenham ligadas as que fiquem Para a anlise do paralelo de transformadores vai considerarse este esquema equivalente simplificado, cujo diagrama fasorial est representado na Figura 5, para uma carga indutiva. A questo fundamental que surge quando se pretendem ligar dois transformadores em paralelo, seja porque necessrio aumentar a potncia instalada num posto de 4 Funcionamento de Transformadores em Paralelo transformao, seja por razes de garantir melhor fiabilidade do servio, tem a ver com o modo como a carga total Conforme referido, o agrupamento de transformadores em paralelo de grande importncia para o funcionamento dos sistemas eltricos de energia. Esta ligao em paralelo tem algumas vantagens, nomeadamente [3]: Maior fiabilidade do sistema: se um dos transformadores ficar com algum defeito, o outro pode continuar a alimentar a carga; solicitada ao conjunto se vai repartir pelos diferentes transformadores. O ideal ser repartir a carga pelos transformadores de forma proporcional s suas potncias nominais e haver concordncia de fase entre a corrente que circula no secundrio de cada transformador e a corrente total na carga. No se verificando estas condies significar que a capacidade do conjunto plena carga ser inferior soma das potncias nominais de cada transformador [4]. a funcionar prximo do seu regime nominal.

Figura 5 Diagrama fasorial correspondente ao circuito simplificado referido ao secundrio

13

ARTIGO TCNICO

4.1 Condies para o Funcionamento de Transformadores em Paralelo

Uma vez identificados os terminais do transformador, a ligao em paralelo feita interligando-se os terminais igualmente identificados nos dois transformadores.

Para que se consiga uma distribuio da carga pelos transformadores de forma proporcional sua potncia nominal necessrio ter ateno ao seguinte [3]: s polaridades dos transformadores monofsicos e sequncia de fases dos polifsicos; Aos deslocamentos de fase entre primrios e No caso dos transformadores trifsicos (ou polifsicos) alm do problema da polaridade dos enrolamentos de cada fase no primrio e secundrio, h que acrescentar o problema dos desfasamentos que podem ocorrer entre as tenses aos seus terminais, nas ligaes em estrela, tringulo ou ziguezague. Podem ligar-se em paralelo dois transformadores trifsicos quando os seus deslocamentos de fase forem iguais. Se no o forem, as correntes de circulao entre eles 4.1.1 Polaridade podem atingir valores inaceitveis [3]. 4.1.2 Deslocamentos de fase

secundrios de transformadores trifsicos; s tenses nominais e relaes de transformao; Aos valores das impedncias de curto-circuito dos transformadores;

A polaridade de um enrolamento refere-se caracterstica que mostra a dependncia do sentido da f.e.m. induzida em relao ao fluxo que a gera (normalmente assinalada com uma seta ou um ponto). Assim, dois terminais de dois enrolamentos so da mesma polaridade ou homlogos quando estiverem igualmente situados relativamente ao sentido positivo num e noutro enrolamento [4].

Este assunto ser abordado mais adiante neste documento.

4.1.3

Tenses nominais e relaes de transformao

Para que dois transformadores possam ser ligados em paralelo necessrio, alm de terem razes de

transformao iguais, que os valores eficazes das suas tenses nominais sejam iguais. Diferenas nas relaes de

A figura seguinte ilustra um processo simples de identificar os terminais com a mesma polaridade de um transformador. Em primeiro lugar, alimenta-se um dos enrolamentos com uma tenso alternada, que pode ser de baixo valor relativamente ao valor nominal do enrolamento. Os terminais identificados com ponto tm a mesma polaridade se o valor da tenso Vt for igual soma das tenses V1 e V2. Estas tenses podem ser medidas com um voltmetro ou com um osciloscpio [3].

transformao levariam ao aparecimento de correntes de circulao entre os transformadores que poderiam atingir valores inaceitveis.

Por outro lado, quando dois (ou mais) transformadores se ligam em paralelo significa que recebem energia da mesma linha pelo primrio e a transferem para outra linha pelo secundrio. Assim, devem ter a mesma tenso quer no primrio quer no secundrio, tanto em mdulo como em fase. Desta forma, uma condio que deve ser garantida quando se pretende ligar dois transformadores em paralelo que ambos tenham as mesmas tenses nominais no primrio e secundrio, que significa que devem ter a mesma razo de transformao m [5].

Figura 6 Identificao de terminais com mesma polaridade

14

ARTIGO TCNICO

Uma forma simples de verificar se os dois transformadores tm as mesmas tenses em valor eficaz, frequncia e fase, est ilustrada na Figura 7 (para dois transformadores monofsicos) [4]:

Dado que esta anlise se vai referir s correntes secundrias, no esquema equivalente de cada transformador no se considera a impedncia de excitao, pelo que o esquema equivalente dos dois transformadores em paralelo ser o representado na Figura 8. Considera-se ainda que: U'1N=U''1N e U'20=U''20=U20.

Figura 7 Paralelo de dois transformadores monofsicos Figura 8 Circuito equivalente de dois transformadores em

Se, com as ligaes indicadas, houver concordncia de fase, a tenso indicada no voltmetro ser nula. Se por outro lado o valor indicado no voltmetro for o dobro da tenso de cada transformador, significa que as ligaes esto trocadas.

paralelo

As equaes de funcionamento do lado secundrio do transformador so [4]:

4.1.4

Valores das impedncias equivalentes

U 20 U 2 = Z '2 eq I '2 = Z ' '2 eq I ' '2

(13)

A anlise que se segue aplica-se aos dois transformadores monofsicos da Figura 7, T e T, com razes de transformao m=m=m. Dessa anlise verifica-se que o agrupamento em paralelo dos dois transformadores ideal quando se tem igualdade de argumentos assim como mdulos das suas impedncias complexas equivalentes. Isto significa terem tenses de curto-circuito iguais. Assim, ao alimentarem uma carga com uma potncia total S [3]:

I 2 = I '2 + I ' ' 2


Deste sistema pode obter-se:

(14)

I '2 Z ' '2eq = I ' '2 Z '2eq I '2 = Z ' '2eq Z '2 eq + Z ' '2eq
Z '2 eq Z '2 eq + Z ' '2 eq

(15)

I2

(16)

As contribuies de cada um dos transformadores S e S sero proporcionais s suas potncias nominais. Assim, ambos podem funcionar em simultneo plena carga.

I ' '2 =

I2

(17)

A potncia total S solicitada pela carga ser numericamente igual soma das potncias individuais fornecidas por cada transformador S=S+S, situao resultante da concordncia de fase das correntes I e I fornecidas por T e T respetivamente [3].

As equaes (16) e (17) determinam as correntes de cada transformador enquanto (15) mostra que estas se distribuem na razo inversa das impedncias equivalentes.

15

ARTIGO TCNICO

4.1.4.1 Impedncias iguais em mdulo e fase

ento:

Como referido anteriormente, o ideal seria que a carga se dividisse proporcionalmente s potncias nominais de cada transformador e quando houvesse concordncia de fase entre a corrente de cada transformador e a corrente solicitada pela carga. Estas condies traduzem-se na seguinte relao [4]:

R' ' X ' '2 eq I '2 N = 2 eq = I ' '2 N R '2 eq X '2 eq


Substituindo em (19) e (20) obtm-se:

(22)

I' I '2 = 2N I ' ' 2 I ' '2 N


Como, de acordo com (15) temos:

I '2 Z ' '2 eq R ' '2 eq X ' '2 eq I '2 N = = = = I ' '2 Z '2 eq R '2 eq X '2 eq I ' '2 N
(18) Analisando esta expresso, do valor da verifica-se carga, os

(23)

que, dois

independentemente

transformadores funcionam com iguais quedas hmicas e iguais quedas indutivas.

I '2 = I ' '2 Z '2 eq

Z ' '2 eq

(19) Isto significa que os diagramas de tenses so coincidentes e as correntes fornecidas por cada transformador esto em fase com a corrente solicitada pela carga, como ilustrado na

Agrupando estas duas equaes, obtm-se:

Z '2 eq I '2 N = Z ' '2 eq I ' '2 N

(20)

figura seguinte (carga indutiva):

o que implica que os dois transformadores tenham iguais tenses de curto-circuito nominais.

Em relao s potncias que cada transformador fornece carga elas sero proporcionais potncia nominal de cada um, como se demonstra a seguir [4]:

Se os dois transformadores tiverem tambm iguais quedas hmicas e indutivas nominais [4]:

R '2 eq I '2 N = R ' '2 eq I ' '2 N


(21)

U '20 I '2 N S' S ' U '2 I '2 = = = N S ' ' U ' '2 I ' '2 U ' '20 I ' '2 N S ' ' N

(24)

X '2 eq I '2 N = X ' '2 eq I ' '2 N

I' S' U ' 2 I ' 2 cos ' 2 P' = = 2N = N P' ' U ' ' 2 I ' ' 2 cos ' ' 2 I ' ' 2 N S ' ' N

(25)

Figura 9 Diagrama fasorial para o paralelo de dois transformadores com iguais quedas hmicas e indutivas

16

ARTIGO TCNICO

Ento, ao se efetuar o agrupamento de dois transformadores em paralelo o pretendido que a carga seja dividida pelos transformadores de forma proporcional sua potncia. Se os transformadores forem de potncias iguais, podem dividir por eles a carga em partes iguais se, fornecendo a mesma corrente, apresentarem a mesma queda de tenso. Assim, necessrio que as resistncias e reatncias equivalentes de ambos sejam iguais. Pode afirmar-se que devem ter a mesma tenso de curto-circuito [6].

como se tem '2 ''2, h diferena de fase nas correntes e |I2|<|I'2+ I''2|.

4.1.4.3 Impedncias diferentes em mdulo e fase

Se tambm no for possvel igualar os mdulos das tenses de curto-circuito, temos [4]:

Z '2 eq I '2 N = Z ' '2 eq I ' '2 N

( > 1)

(27)

4.1.4.2

Impedncias iguais apenas em mdulo

Como (19) se mantm, combinando com esta ltima expresso, fica:

Suponhamos agora que os tringulos de quedas no so iguais, embora tenham a mesma hipotenusa, ou seja, igualdade em mdulo das tenses de curto-circuito. Assim, pode escrever-se [4]:

I '2 I '2 N = I ' ' 2 I ' '2 N

(28)

Verifica-se desta forma que deixa de haver uma distribuio de correntes proporcional. Seno vejamos: se o

Z '2 eq I '2 N = Z ' '2 eq I ' '2 N

transformador T estiver a funcionar em regime nominal, ou (26) seja, I'2=I'2N, teramos I''2=I''2N, que significa que o transformador T estaria a funcionar em sobrecarga. Para que T no entre em sobrecarga, a mxima corrente que T deve fornecer carga I'2N/, que inferior ao seu valor

R '2 eq I '2 N R ' '2 eq I ' '2 N


X '2 eq I '2 N X ' '2 eq I ' '2 N

As equaes (18), (19) e (20) mantm-se, por isso h uma distribuio proporcional das correntes. H ainda uma distribuio proporcional das potncias aparentes (24). Assim, os dois diagramas de tenses vo ter tringulos de quedas apenas com as hipotenusas coincidentes, como ilustrado na Figura 10, para uma carga indutiva. Verifica-se facilmente que as fases das correntes so diferentes, no sendo proporcional a distribuio das potncias ativas [4].

nominal.

Se um dos transformadores possuir uma tenso de curtocircuito menor significa que tem uma menor impedncia equivalente. Como a potncia se divide por eles na razo inversa das impedncias equivalentes, o que possuir menor impedncia equivalente, para ter a mesma queda de tenso, forado a fornecer uma maior corrente [6].

Daqui se pode concluir que os dois transformadores podem funcionar em paralelo, simultaneamente plena carga mas,

Figura 10 - Diagrama fasorial para o paralelo de dois transformadores com diferentes quedas hmicas e indutivas

17

ARTIGO TCNICO

Daqui se conclui que este conjunto est subaproveitado, pois para um deles funcionar corrente nominal o outro (o que tem maior tenso de curto-circuito) estar a funcionar abaixo do regime nominal.

Para

conceito

ficar

mais

claro,

suponhamos

transformador ilustrado na Figura 11. O enrolamento do primrio (mais alta tenso) est ligado em tringulo e o secundrio em estrela.

4.2

Paralelo de Transformadores Trifsicos

Para se efetuar o paralelo de dois transformadores trifsicos devem garantir-se as condies enunciadas anteriormente. Assim, deve garantir-se que os deslocamentos de fase das tenses secundrias sejam iguais. Nos transformadores trifsicos, esta igualdade est relacionada com a forma de ligao dos seus enrolamentos (estrela, tringulo ou ziguezague), ou seja, depende do desvio angular dos

transformadores.

Segundo a norma CEI 60076 [1], o desvio angular corresponde ao desfasamento entre os fasores
Figura 11 Transformador trifsico com primrio ligado em tringulo e secundrio em estrela

representativos das tenses entre o ponto neutro (real ou fictcio) e os terminais homlogos de dois enrolamentos, quando aos enrolamentos de mais alta tenso se supe ligado um sistema de tenses trifsico direto com sequncia numrica ou alfabtica, se os seus terminais forem designados por nmeros ou letras, respetivamente. O desfasamento correspondente ao desvio angular medido em atraso.

Para determinar o desvio angular e desta forma o ndice horrio, toma-se como referncia a tenso simples I (fictcia neste caso) coincidente com as 12 horas. Como na estrela esto disponveis os terminais no homlogos, as relaes de fase entre as tenses correspondentes dos dois lados so: i em oposio a I-III ii em oposio a II-I iii em oposio a III-II

Desta forma, o desvio angular o desfasamento, em atraso, entre as tenses simples dos enrolamentos do primrio (mais alta tenso) e do secundrio (reais ou fictcias), da mesma fase. Este desfasamento pode traduzir-se pela hora indicada num relgio em que a posio do fasor que traduz a tenso entre o neutro e o terminal de linha do enrolamento de tenso mais elevada fixada nas 12 horas (ponteiro dos minutos). O ponteiro das horas corresponde ao fasor que traduz a tenso entre o neutro e o terminal de linha homlogo do enrolamento de mais baixa tenso. O desvio angular exprime-se numericamente pelas horas

Estas relaes esto ilustradas na Figura 12:

correspondentes, ou seja, obtm-se dividindo por 30 o desfasamento entre os fasores indicados [4].
Figura 12 Determinao do desvio angular do transformador trifsico

18

ARTIGO TCNICO

Como indicado na figura, o atraso de i relativamente a I de 210, correspondente s 7 horas.

com o mesmo sistema de tenses no lado da alta tenso, um com o ndice 6 e outro com o ndice 7, no vo ter as tenses do lado da baixa em fase. Assim, para se efetuar o paralelo

Desta forma o transformador tem um ndice 7 (210/30). Na chapa de caractersticas deste transformador aparecer a designao Dy7.

de dois transformadores trifsicos eles devero pertencer a um mesmo grupo. Os quatro grupos existentes so os seguintes: GRUPO I: ndices horrios 0, 4, e 8; GRUPO II: ndices horrios 6, 10 e 2; GRUPO III: ndices horrios 1 e 5; GRUPO IV: ndices horrios 7 e 11.

As ligaes mais usuais esto ilustradas na figura 13 [1]:

Do que foi exposto, percebe-se que dois transformadores

Figura 13 Esquemas de ligao mais usuais em transformadores trifsicos

19

ARTIGO TCNICO

Para o paralelo de transformadores com o mesmo ndice, bastar ligar em ambos os lados os terminais com a mesma designao.

H porm a possibilidade de efetuar o paralelo de transformadores de grupos diferentes (III e IV), de acordo com o seguinte [4]: Um transformador do grupo III pode ligar-se em paralelo com um do grupo IV se a ordem de

Dentro de um grupo, se os ndices horrios apresentam uma diferena de 4 ou 8, isto significa que h um desfasamento entre eles de 120 ou 240, coincidente com o de duas fases de um sistema trifsico. Desta forma, ligam-se num dos lados os terminais com a mesma designao e no outro lado ligamse entre si terminais por permutao circular das designaes, como ilustrado na Figura 14 [4].

sucesso das fases de um transformador se inverte em relao ao outro, como ilustrado na Figura 15.

Com exceo desta possibilidade anteriormente referida, impossvel o paralelo de transformadores pertencentes a grupos diferentes.

Figura 14 Ligaes para o paralelo de transformadores trifsicos pertencentes ao mesmo grupo horrio

20

ARTIGO TCNICO

Figura 15 Ligaes para o paralelo de transformadores trifsicos pertencentes a grupos horrios diferentes (III e IV)

Concluses

diferentes, o que tiver menor potncia deve ter maior impedncia equivalente. Os tringulos fundamentais dos

Quando se pretende colocar dois ou mais transformadores monofsicos a funcionar em paralelo, h que ter alguns cuidados. Para que o funcionamento em paralelo se realize de forma ideal, ou seja, com distribuio da potncia solicitada pela carga proporcional potncia de cada transformador, devem garantir-se as seguintes condies: Iguais tenses nominais dos enrolamentos primrios e secundrios; Iguais relaes de transformao; Iguais tenses de curto-circuito com iguais quedas hmicas e indutivas nominais; Mesma polaridade nos terminais interligados.

dois devem estar entre si na razo inversa das suas potncias.

No entanto no aconselhvel efetuar o paralelo de transformadores com potncias muito diferentes (no mximo 1:3), porque assim ser difcil satisfazer os requisitos anteriores e o conjunto estar a ser subaproveitado.

Referncias

[1] I. E. Commission, "IEC 60076-1: Power Transformers," in General, ed, 1999, p. 96. [2] S. J. Chapman, Electric Machinery Fundamentals, Fourth ed.:

Quando se trata de transformadores trifsicos, alm destas condies necessrio garantir que as tenses esto em fase, ou seja, ambos devem pertencer ao mesmo grupo horrio, embora se possam ligar em paralelo

McGraw Hill, 2005. [3] R. G. Jordo, Transformadores, 1 edio ed. So Paulo: Edgard Blcher, 2002. [4] C. C. Carvalho, "Transformadores," Sebenta ed. Porto: FEUP, 1983, p. 249. [5] M. A. R. Pozueta. (2008, Dezembro). Transformadores en Paralelo. Available:

transformadores pertencentes ao grupo III e IV.

Quando

se

agrupam

transformadores

de potncias

http://personales.unican.es/rodrigma/PDFs/Trafos_Paralelo.pdf [6] A. Martignoni, Transformadores, 8 ed.: Editora Globo, 1969.

21

DIVULGAO

CURSO DE ESPECIALIZAO PS-GRADUADA EM Projecto de Instalaes Elctricas

OBJECTIVOS Promover competncias aos ps-graduados no mbito do projecto, execuo, explorao e utilizao de instalaes eltricas de servio pblico e servio particular e, de uma forma integrada, abordar todos os assuntos relacionados com a conceo de instalaes eltricas de mdia e baixa tenso.

DESTINATRIOS O curso destina-se a bacharis, licenciados e mestres recm formados na rea da Engenharia Eletrotcnica e/ou Engenharia Eletrnica, assim como quadros no activo que pretendam atualizar conhecimentos ou adquirir competncias no mbito da conceo e utilizao de instalaes eltricas.

LOCAL Instituto Superior de Engenharia do Porto Rua Dr. Antnio Bernardino de Almeida, 431, 4200-072 Porto Tel. 228 340 500 Fax: 228 321 159 Info: jbc@isep.ipp.pt

22

ARTIGO TCNICO

Antnio Augusto Arajo Gomes, Srgio Filipe Carvalho Ramos Instituto Superior de Engenharia do Porto

Do Bloco Privativo de Assinante (BPA) ao Armrio de Telecomunicaes Individual (ATI)


1. Enquadramento Com o contnuo e cada vez mais exigente desenvolvimento das atividades econmicas e com os significativos avanos Na dcada de 50 do sculo XX foi publicado o Decreto n. 41486 de 30 de Dezembro de 1957 que regulamentou as estaes receptoras de radiodifuso, decorrentes da evoluo da caixa que mudou o mundo, a televiso. tecnolgicos verificados, assim como a liberalizao do sector das Telecomunicaes em Portugal, imps-se a necessidade de formulao de novas regras para a instalao das infraestruturas de telecomunicaes em edifcios, bem como para as atividades de certificao das instalaes e Posteriormente, na dcada de 80 desse mesmo sculo foram fixadas as regras bsicas, com o objetivo de dotar os edifcios de infraestruturas de telecomunicaes, nomeadamente telefone, telex e dados, com acesso atravs de redes fsicas, mediante a publicao do Decreto-Lei 146/87 de 24 de Maro Instalaes Telefnicas de Assinante (ITA), do Decreto Regulamentar n. 25/87, o Regulamento de Instalaes Telefnicas de Assinante (RITA), que estabeleceu as condies tcnicas a que deveriam obedecer os projectos, as instalaes e a conservao das infraestruturas de telecomunicaes, bem como os procedimentos legais a seguir para a elaborao de projetos e solicitao de vistorias s instalaes executadas. Neste contexto, foi com naturalidade que surgiu uma nova legislao sobre instalaes de infraestruturas de avaliao de conformidade de infraestruturas, materiais e equipamentos.

telecomunicaes em edifcios. Com efeito, a manuteno de regimes diversos em que estivessem em causa servios de telecomunicaes endereadas ou de difuso, no fazia qualquer sentido, pelo que e atravs do Decreto-Lei n.59/2000 de 19 de Abril, foram estabelecidos os regimes de instalao das infraestruturas de telecomunicaes em edifcios (ITED) e respectivas ligaes s redes pblicas de telecomunicaes, assim como o regime de atividade de certificao das instalaes e avaliao de conformidade de

Em complemento do RITA, o despacho n. 42 de 11 de Novembro de 1990, homologou o Regulamento de Aprovao de Materiais, bem como o Regulamento de Inscrio de Tcnicos Responsveis. Assim, as solues tcnicas institudas inseriam-se num contexto de explorao da rede pblica de telecomunicaes e oferta de servio fixo de telefone em regime de monoplio. (Dirio da Repblica I Srie A, 19 de Abril de 2000).

materiais e equipamentos. Deu-se um primeiro e grande passo para a evoluo do setor das comunicaes electrnicas em Portugal.

O crescimento do mundo das comunicaes eletrnicas e o constante desenvolvimento de produtos e servios cada vez mais inovadores e com maiores velocidades de transmisso, imps a necessidade de preparar e dotar os edifcios com infraestruturas capazes de darem uma resposta

Posteriormente, em 1997 e pelo Decreto-Lei n.249/97 de 23 de Setembro, foi estabelecido o regime de Instalao em edifcios, de sistemas de distribuio de sinais de radiodifuso sonora e televisiva para uso privativo, por via hertziana terrestre (tipo A), por via de satlites de radiodifuso (tipo B), ou por cabo (tipo C), devidamente complementado por Prescries Tcnicas de Instalao e por Prescries Tcnicas de equipamentos e matrias,

cabal a essas novas exigncias. Passados apenas 5 anos da entrada em vigor da 1 edio do manual ITED (Julho de 2004), editado o 2 Manual ITED, acompanhado agora com a primeira verso do Manual ITUR, decorrentes do novo enquadramento criado pelo DecretoLei n. 123/2009, de 21 de Maio com as devidas alteraes conferidas pelo Decreto-Lei n. 258/2009, de 25 de Setembro.

revogando o anterior diploma DL 41486.

23

ARTIGO TCNICO

Foi, assim, dado mais um passo, na recepo da nova gerao de infraestruturas de telecomunicaes em Portugal.

Aquando da entrada em vigor em 1987 do Regulamento de Instalaes Telefnicas de Assinante (RITA), a qual perdurou at 31 de Dezembro de 2004, nos projectos da rede telefnica era considerada uma caixa de entrada em cada

O presente artigo visa apresentar uma comparao da evoluo ao nvel do equipamento de recepo das infraestruturas de telecomunicaes em edifcios. Para tal, apresentada uma descrio do Bloco Privativo de Assinante (BPA), e do Armrio de Telecomunicaes Individual, quer da 1 edio do Manual ITED quer da sua 2 edio.

fraco, normalmente do tipo I2, ou seja uma caixa em PVC com as dimenses 90 x 85 x 90 mm (largura x comprimento x profundidade) em que no seu interior era prevista a colocao de um BPA.

O Bloco Privativo de Assinante, montado em regra no interior de uma caixa tipo I2, uma unidade modular de

2. Bloco Privativo de Assinante (BPA)

ligao e ensaio a instalar na rede individual de cabos quando existem linhas de rede terminadas em tomadas e

As infraestruturas, que se destinavam exclusivamente instalao de servios de telecomunicaes ligados s redes pblicas, e em concordncia com o RITA e com o Decreto Regulamentar n. 25/87, deveriam: "ser previamente projectada, o respectivo projecto ser entregue na Cmara Municipal da rea do edifcio existente ou a construir, que o deve submeter apreciao e aprovao da empresa operadora respectiva (Artigo I1 do RITA). O RITA estabelecia que as infraestruturas "novas ou que tenham sofrido qualquer alterao, no podem ser ligadas rede sem que previamente tenham sido vistoriadas aprovadas pelos servios competentes da empresa operadora respectiva" (Artigo 17. do RITA).

que pode comportar proteces. De referir que o BPA representava apenas um dos componentes que faziam parte das infraestruturas telefnicas.

Existiam, basicamente, trs tipos de unidades modulares:

1.

Bloco Privativo de Assinante com descarregadores de sobretenses e com Fusveis (BPAF) - Unidade modular constituda por 2 conjuntos formados, cada um, por uma associao srie resistncia e condensador, por descarregadores de sobretenses e fusveis e por 2 terminais de entrada e 3 de sada., conforme figura 1.

Figura 1 Bloco privativo de assinante com descarregadores de sobretenses e com fusveis (BPAF)

24

ARTIGO TCNICO

2. Bloco Privativo de Assinante com Descarregadores de Sobretenses (BPAD) - Unidade modular constituda por 3 conjuntos. Dois deles so formados, cada um, por uma associao srie resistncia e condensador, por

3. Bloco Privativo de Assinante Simples (BPAS) Unidade modular constituda por 3 conjuntos que apenas diferem dos que constituem o DPAD, por no terem incorporado descarregadores de tenses. A figura 3 ilustra o BPA atrs descrito.

descarregadores de sobretenses e por 2 terminais de entrada e 3 de saida. O terceiro conjunto constitudo por 3 terminais de entrada e 3 de sada, Interligados directamente. A figura 2 ilustra o BPA atrs descrito.

Figura 2 Bloco Privativo de Assinante com Descarregadores de Sobretenses (BPAD)

Figura 3 Bloco privativo de assinante simples (BPAS)

25

ARTIGO TCNICO

Usualmente cada BPA comportava duas linhas telefnicas (2 nmeros distintos de telefone), pese embora, pudessem existir blocos com mais entradas de linhas telefnicas.

A mudana de paradigma no sector das telecomunicaes em Portugal promoveu o aparecimento de novas ofertas e servios e, concomitantemente, baliza as reas fundamentais de interveno, designadamente, sinais de voz, dados,

Cada linha telefnica corresponde existncia de 2 condutores. O cabo telefnico de ligao entre o Repartidor Geral do Edifcio (RGE) e o BPA previsto durante a vigncia do RITA era o cabo do tipo TVHV. Hoje em dia o cabo do tipo TVHV est completamente em desuso para fins de telecomunicaes de voz e dados. O terminal E8, ou E5 no caso da Figura 1, era utilizado para ligao do terminal de proteco.

televiso e videoportarias.

Aos utilizadores dos edifcios so criadas as bases que proporcionaro a entrada de novos servios de

telecomunicaes (internet e TV cabo, por exemplo), com base no estabelecimento de toda uma infra-estrutura capaz de assegurar a recepo e repartio adequada desses diferentes sinais.

Em jeito de concluso, e no que toca recepo das infraestruturas de telecomunicaes em edifcios at 31 de Dezembro de 2004, apenas se considerava a realizao do projecto de execuo da rede telefnica sendo o BPA o componente fundamental da recepo do sinal de voz.

Assim,

BPA

sofre,

naturalmente,

uma

evoluo

avassaladora.

Em vez da tpica caixa do tipo I2 contendo o tpico circuito impresso, o ATI apresenta-se agora como sendo uma caixa que recebe e distribui diferentes tecnologias. Permite ao

Ao olhar para trs, e ao relembrar os dispositivos ento utilizados, parece-nos, de certa forma, algo ultrapassado e obsoleto.

utilizador tornar a sua rede individual mais verstil e reconfigurar a distribuio dos diferentes sinais sem necessidade de estabelecer nova cablagem pelo interior das fraces.

Em boa parte verdade, pela exigncia legislativa actual do sector das comunicaes electrnicas em Portugal, no entanto bom lembrar que a grande maioria dos edifcios, nomeadamente os edifcios residncias, esto ainda equipados com este tipo de equipamentos. Assim, e apesar da sua no prescrio e execuo dos actuais projectos de telecomunicaes, o BPA mantm-se hoje em dia, em grande percentagem de fraces, como o equipamento responsvel pela fronteira de recepo de sinal telefnico entra a rede colectiva/operador e a rede individual. Basicamente, o ATI tem a mesma funo que o anterior BPA, ou seja, efectua a fronteira entre a rede colectiva/ou operador e a rede individual sendo constituda, Possibilita a recepo de cada vez maior largura de banda. O quanto mudou e evoluiu, a partir da, a oferta de novos servios de comunicaes electrnicas em Portugal.

essencialmente, pelo Dispositivo de Derivao de Cliente (DDC) associado recepo e distribuio de par de cobre (PC), e a TAP de cliente responsvel pela recepo e

3. Armrio de Telecomunicaes Individual ATI (1 Edio Manual ITED)

distribuio de sinal de televiso (cabo coaxial CC).

Embora estivesse contemplada a utilizao de redes de fibra O ATI surge com a 1 edio das Especificaes e Prescries Tcnicas do Manual ITED em Julho de 2004 e entrada em vigor para instalaes novas ou a reformular a 1 de Janeiro do ano seguinte. ptica, a sua utilizao era deixada ao critrio do projectista/dono de obra. Usualmente apenas utilizada na interligao de bastidores. Assim, e ao nvel do ATI apenas eram contemplados equipamentos de recepo associado tecnologia de PC e CC.

26

ARTIGO TCNICO

A Figura 4 ilustra um exemplo tpico dos ATIs usados durante a vigncia do DL 59/2000 e que esteve em vigor at 2 edio do Manual ITED.

A procura por cada vez maiores larguras de banda, bem como a oferta de novos servios de telecomunicaes impuseram a necessidade em adequar e atualizar as infraestruturas de Telecomunicaes.

O ATI, composto por uma nica caixa, normalmente em policloreto de vinilo (PVC), era constitudo basicamente por duas zonas distintas. Uma parte frontal, acessvel ao utilizador e uma zona posterior, de acesso condicionado, apenas acessvel a tcnicos habilitados. A procura de cada vez maiores larguras de banda bem como a Conforme se poder observar pela Figura 4, o ATI decorrente da introduo da 1 edio do Manual ITED era constitudo por duas tecnologias, o Par de Cobre e o Cabo Coaxial. necessidade em promover e implementar, 4. Armrio de Telecomunicaes Individual (ATI) - (2 Edio Manual ITED)

definitivamente, uma livre concorrncia neste sector, alis, a 1 edio do Manual ITUR deu um passo firme nesse sentido, abriram as portas para uma atualizao das anteriores prescries e especificaes tcnicas.

O cabo Par de Cobre proveniente da rede colectiva ou caixa de entrada de moradia unifamiliar (CEMU) estava adaptado classe C de ligao (categoria 3 16 MHz) e a partir do secundrio do dispositivo de derivao de cliente derivava um cabo PC da classe de ligao D (categoria 5 100 MHZ). No que respeita nova gerao de ATIs estes deram um salto tecnolgico significativo, no s pela incluso de 3 Tipicamente, o ATI incorporava tambm uma TAP de cliente de recepo e distribuio de sinal de televiso TV por cabo (CATV) e de antenas terrestres convencionais (MATV). tecnologias obrigatrias, mas tambm pelo aumento da qualidade das classes de ligao exigidas. Para alm do PC e CC acresce, agora, a fibra ptica (FO). Assim, decorridos apenas 5 anos aps a entrada em vigor da 1 Edio do Manual ITED surge a sua 2 edio.

Havendo, normalmente, espao de reserva para colocao futura de uma TAP de recepo de sinal de televiso proveniente da recepo via satlite (SMATV). A fibra ptica era, assim, e ao nvel da instalao da rede individual, uma miragem.

Assim, o ATI agora constitudo por trs repartidores de cliente adaptados a cada tecnologia e a maior categoria ao nvel do desempenho. 1. Repartidor de Cliente Par de Cobre RC-PC; 2. Repartidor de Cliente Cabo Coaxial RC-CC; 3. Repartidor de Cliente Fibra ptica RC-FO.

Figura 4 ATI tpico ITED 1 Edio

27

ARTIGO TCNICO

Em conformidade com a seco 2.5.3.2.3 da 2 Edio do Manual ITED, o ATI poder ser constitudo por uma ou duas caixas e pelos dispositivos (ativos e passivos), de interligao entre a rede coletiva e a rede individual de cabos. Preferencialmente, o ATI ser constitudo por um armrio bastidor.

dimensionamento do ATI este dever ter espao suficiente para albergar no seu interior pelo menos 2 equipamentos ativos, sendo que o espao para albergar esse equipamento poder fazer parte integrante do corpo do ATI ou poder ser independente. No caso de ser independente poder-se- prever a existncia de uma caixa de apoio ao ATI (CATI), cujas dimenses dever ser igual caixa do ATI. Existir, pois, uma

A figura 5 ilustra a coexistncia dos trs repartidores de cliente existentes no interior do ATI.

interligao entre caixas de forma a poder passar a cablagem necessria.

Edio

do

Manual da

ITED, a

determina adotar para

que o

A figura 6 ilustra um exemplo de uma Caixa de Apoio ao ATI (CATI).

independentemente

soluo

Figura 5 Repartidores de cliente existentes no ATI

Figura 6 Exemplo de uma possvel soluo ATI [Cortesia Quitrios]

28

ARTIGO TCNICO

A figura 7 ilustra um exemplo de uma soluo de um Armrio de Telecomunicaes Individual. A adoo de um ATI do tipo bastidor poder apresentar algumas vantagens prticas, nomeadamente no que se No entanto, a soluo para ATI no se esgota apenas na caixa/armrio tradicional. No entanto, e independentemente da soluo a adotar, A figura 8 ilustra um exemplo de uma possvel soluo de um Armrio de Telecomunicaes Individual do tipo bastidor, o qual poder ser utilizado para o sector residencial, comercial ou servios. necessrio dotar os ATI de condies fsicas que permitam a colocao de equipamentos que possibilitem a refere facilidade de instalao e operao.

codificao/descodificao e gesto de sinalizao de suporte a servios, distribuindo-os por diferentes reas.

Figura 7 Exemplo de uma soluo ATI [Cortesia Teka]

Figura 8 Soluo ATI Bastidor de parede

29

ARTIGO TCNICO

Coexistiro, assim, de forma associada equipamentos activos tais como: Tecnologia par de cobre Modem DSL, Router, HUB/switch; Tecnologia cabo coaxial Modem cabo, Router, HUB/switch; Tecnologia fibra ptica Optical Network Terminal (ONT), Router, HUB/switch.

Existe, assim, uma grande flexibilidade na soluo de ATI a adoptar pelos projectistas. Desta forma, potencia-se, a adopo da melhor soluo para cada instalao, quer em termos tcnicos, quer em termos econmicos, e que corresponda s expectativas geradas pelo dono de obra, garantindo ainda ao utilizador final a explorao das infraestruturas de telecomunicaes em condies de grande qualidade.

A figura 9 ilustra dois diferentes repartidores de cliente existentes nos novos ATI.

5. Concluses

A satisfao das crescentes necessidades e a defesa dos As caixas do ATI devero, ainda, satisfazer os seguintes requisitos tcnicos mnimos: Essencialmente no metlicas (exemplo: plstico). Podero no entanto conter partes metlicas, como por exemplo reforos de estrutura ou painis para fixao de tomadas e dispositivos. Todas as partes metlicas, quando existam, devero ser ligadas ao terminal de terra. As portas podero abrir da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda em funo da melhoria de facilidade da sua montagem bem como nos ensaios a realizar; Resistentes propagao da chama; Identificadas com a palavra Telecomunicaes, Com a elaborao do presente artigo pretendeu-se contribuir, embora de uma forma sucinta, para o conhecimento equipamento da de evoluo recepo verificada das ao nvel do de interesses dos consumidores de comunicaes electrnicas passa por infraestruturas de telecomunicaes modernas, fiveis e adaptadas s necessidades dos consumidores e ao tipo de servios disponibilizados pelos operadores de telecomunicaes. A evoluo regulamentar, de

enquadramento e suporte a esta evoluo, foi acompanhada por uma evoluo tcnica e tecnolgica, nos diversos componentes integrantes das instalaes de

telecomunicaes.

marcada de forma indelvel na face exterior da porta.

infraestruturas

telecomunicaes nas fraces de utilizao. Desde meados da dcada de 80 do sculo passado at aos nossos dias que o sector das telecomunicaes pautou-se por ser um sector dinmico e que tem sabido acompanhar, em termos regulamentares, a evoluo das tecnologias de ponta.

De realar que sempre que houve alteraes efectuadas legislao no sector das infraestruturas de

telecomunicaes, estas foram, quase sempre, recebidas com alguma desconfiana e resistncia por parte de uma percentagem significativa de tcnicos e instaladores. Contudo, e com o passar do tempo, o reconhecimento pela imposio de uma medida de qualidade mnima nos projectos e instalaes de telecomunicaes tem sido Figura 9 Exemplos de equipamentos activos a colocar no ATI. francamente positiva.

30

ARTIGO TCNICO

Antnio Augusto Arajo Gomes, Srgio Filipe Carvalho Ramos Instituto Superior de Engenharia do Porto

Segurana em Edifcios Habitacionais Utilizao de Sistemas Autnomos


1. Enquadramento O presente artigo aborda a utilizao de sistemas autnomos de segurana, nas instalaes residenciais, como forma de A segurana de pessoas e bens um aspeto fundamental na qualidade de vida das pessoas. 2. Sistemas autnomos Independentemente das caratersticas arquitetnicas dos edifcios, da sua utilizao prevista, do risco ou Os sistemas autnomos so sistemas com capacidade para, de uma forma isolada, detetarem as situaes de risco, de as sinalizarem e de realizarem comandos (caso seja aplicvel) de combate ou minimizao do risco. aumentar o nvel de proteo das pessoas e dos seus bens.

complexidade de cada instalao, devero ser estudados, desenvolvidos e implementados sistemas de proteo e segurana, capazes de garantir o conforto e a segurana dos ocupantes e a proteo dos seus bens.

3. Deteo de Intruso Nos edifcios habitacionais, verifica-se a instalao de, principalmente, sistemas automticos de intruso. O crescente aumento da criminalidade, com especial incidncia nos crimes contra a propriedade, levou a um forte Com a implementao destes sistemas de segurana, pretende-se a deteo e sinalizao, quer local, quer distncia, da tentativa de intruso nas instalaes, na forma tentada ou consumada, protegendo bens e os prprios ocupantes das instalaes dos potenciais riscos resultantes de tais situaes. Cada vez mais a instalao de um SADI no analisada unicamente numa perspetiva exclusivamente monetria, considerando-se cada vez mais outros aspetos, como por exemplo, o facto de, aquando de um assalto, alm do roubo Embora o risco de intruso seja mais elevado em moradias individuais, as instalaes de habitao inseridas em edifcios coletivos, apresentam gradualmente um aumento de risco sendo cada vez mais frequentes relatos na comunicao social de situaes de intruso neste tipo de habitaes. Por outro lado, alm do risco de intruso, o risco de incndio, de fuga de gs e de inundao, tambm so riscos presentes, que no devem ser negligenciados, devendo ser adotadas medidas de proteo contra todos estes potenciais riscos, de modo a que seja possvel evitar ou minimizar as consequncias da ocorrncia de tais situaes. Neste sentido, e no que se refere segurana, a proteo de pessoas e bens em instalaes de habitao no deve, nem pode, circunscrever-se somente proteo contra tentativas de intruso, mas dever englobar todas as outras reas referidas anteriormente. No substituindo a utilizao de sistemas integrados de deteo de intruso, em algumas situaes especficas, a utilizao de um detetor autnomo de intruso, poder ser uma possibilidade a equacionar. A instalao de um SADI torna-se, assim, fundamental como elemento de garantia do bem-estar e da segurana das pessoas, velando pela sua salvaguarda e pela salvaguarda dos seus bens, fazendo hoje (quase), obrigatoriamente, parte dos sistemas aplicados no setor da habitao, servios, comrcio e indstria. e/ou vandalismo de bens de elevado valor comercial, poder ocorrer tambm o roubo e/ou vandalismo de bens de baixo valor comercial, mas de elevado valor sentimental, para alm dos danos fsicos e/ou psicolgicos nos ocupantes das instalaes que podero ocorrer. incremento na procura e instalao de Sistemas Automticos de Deteo de Intruso (SADI).

31

ARTIGO TCNICO

A existncia de um sistema autnomo, por mais simples e minimalista que se possa considerar ser, com certeza, melhor que no haver qualquer sistema de deteo de intruso.

4. Deteo de Incndio

O risco de incndio nem sempre encarado com a importncia merecida como um perigo real e presente nas instalaes de habitao.

Em instalaes de habitao de pequena dimenso nomeadamente instalaes inseridas em edifcios coletivos, nas quais apenas existe uma entrada pela zona coletiva do edifcio e para as quais o acesso pela parte exterior no seja fcil, poder-se- equacionar a possibilidade de colocao de um detetor de intruso autnomo localizado, por exemplo no hall de entrada da habitao que, com um custo muito reduzido, garante alguma segurana. Pelo referido anteriormente, a deteo de incndio deve ser objeto de implementao nos diversos compartimentos da A figura 1 mostra um exemplo de um detetor de intruso autnomo. habitao, nomeadamente nos compartimentos mais Cada vez maior a quantidade de substncias combustveis que se encontram dentro das habitaes, assim como o nmero de equipamentos eltricos que equipam as mesmas e, que por situaes de m utilizao, deficincia, avaria ou defeito, podem provocar situaes de incndio.

suscetveis ao risco de incndio, como seja o caso das salas com fogo de sala ou recuperadores de calor, cozinhas, devido quantidade de equipamentos eltricos a presentes e, especialmente, devido presena do fogo e forno. As garagens, pela presena de veculos automveis, so compartimentos que no devem ser negligenciadas. Os compartimentos destinados a escritrio e devido quantidade de papel que em regra a armazenado e quantidade de equipamentos eltricos existentes devero ser alvo de proteo contra este tipo de eventos.

Tecnicamente, a soluo mais eficiente de promover a proteo integral das instalaes contra a possibilidade de ocorrncia de incndios considerada a instalao de um sistema automtico de deteo de incndio. Contudo os custos que tal soluo pode implicar, e a falta de sensibilizao relativamente a este fator de risco, fazem com que no setor habitacional, em regra, estes equipamentos de
Figura 1 Detetor Autnomo de Intruso (www.lojapt.pt)

segurana no sejam instalados.

A utilizao de sistemas autnomos de deteo de incndio, Este detector, deteta e sinaliza acusticamente, a intruso criando uma desorientao no intruso e alertando os ocupantes, caso estes se encontrem nas instalaes, para o facto da ocorrncia de uma tentativa de intruso. poder ser uma soluo de compromisso a ponderar, pois poder potenciar uma boa relao entre custo e proteo das instalaes, principalmente em instalaes onde o nmero de compartimentos com maior risco de incndio seja reduzido.

32

ARTIGO TCNICO

Esta soluo a adotar passa pela colocao de detetores autnomos, na(s) rea(s) que represente(m) maior risco de ocorrncia de incndio.

Com efeito, uma fuga de gs pode conduzir intoxicao dos ocupantes ou ocorrncia de uma exploso, que poder acarretar consequncias para a segurana das pessoas e perda de bens.

Os detetores autnomos, so equipamentos que funcionam de uma forma autnoma, atravs de uma bateria incorporada no equipamento. Este dispositivo dotado de um detetor de incndio detetor trmico de fumos ou de dupla tecnologia, e ainda de um sinalizador acstico de alarme, que realiza a sinalizao da ocorrncia de um alarme no prprio local onde se encontra instalado. Esta soluo contempla a colocao de detetores de gases combustveis autnomos, na(s) rea(s) que represente(m) maior risco de ocorrncia de fugas de gs, como as cozinhas A colocao deste equipamento no exige a realizao de qualquer cablagem pois, em regra, a sua alimentao realizada atravs de baterias incorporadas no mesmo. Os detetores autnomos, so equipamentos que funcionam de uma forma autnoma e, que alm do detetor de gases A figura 2 mostra um exemplo de um detetor autnomo de incndio tico de fumos. combustveis, so dotados de um sinalizador acstico de alarme, que realiza a sinalizao da ocorrncia de um alarme no prprio local onde se encontra instalado e de um contacto de comando de uma electrovlvula. O contacto de comando da electrovlvula efectua o corte da alimentao do gs sempre que se verificar a existncia de uma fuga. Em circunstncias especficas poder ainda comandar a abertura automtica de sistemas de ventilao para extrao da atmosfera de gs combustvel. e locais que contenham esquentadores a gs. Se o nmero de locais a proteger pequeno, a utilizao de detetores de gases combustveis autnomos pode ser uma possibilidade a ter em linha de conta.

A colocao deste tipo de equipamento exige a colocao de cablagem de alimentao ao detetor e de alimentao da electrovlvula de corte de gs. comando e

Na deteo de gases combustveis ser necessrio atender ao tipo de gs, bem como altura de colocao do detetor.
Figura 9 ExemploFigura 2 Detetor Autnomo tico de Fumos (http://www.mkti.pt)

Em instalaes com gs natural, sendo este composto essencialmente por gs metano e, consequentemente, menos denso que o ar, em caso de fuga este gs ir subir e

5. Deteo de Gases Combustveis

acumular-se na parte superior dos compartimentos, devendo o detetor ser instalado junto ao tecto. No caso do

A crescente utilizao do gs como fonte de energia, quer em foges, quer para aquecimento de gua e ambiente, comporta a existncia de um maior risco de segurana nas habitaes.

gs propano, este mais denso que o ar e acumular-se- em caso de fuga junto ao solo, devendo o detetor ser instalado no pavimento (ou prximo do pavimento, a uma cota da ordem de 0,20 m, por questes de circulao e limpeza).

33

ARTIGO TCNICO

A figura 3 mostra um exemplo de um detetor autnomo de gases combustveis.

Esta soluo passar pela colocao de detetores autnomos de gases Monxido de carbono, na(s) rea(s) que represente(m) maior risco de ocorrncia de produo de monxido de Carbono, como as cozinhas e salas com lareiras ou recuperadores de calor e as garagens.

Os detectores autonomos, so constitudos pelo detetor de gs Monxido de Carbono e por um sinalizador acstico de alarme, que realiza a sinalizao da ocorrncia de um alarme no prprio local onde se encontra.

Em circunstncias especficas podero ainda comandar a abertura automtica de sistemas de ventilao para extrao da atmosfera de monxido de carbono.

Figura 3 Detetor Autnomo de Gases Combustveis (www.projectalarme.com)

O Monxido de Carbono um gs menos denso que o ar (Densidade relativamente ao ar: 0,967), pelo que tem tendncia para subir e, por conseguinte, acumular-se na

6. Deteo de Gases Monxido de Carbono

parte superior das instalaes, devendo os detetores de gs monxido de carbono serem instalados a uma altura de 1,5

O Monxido de Carbono um gs inflamvel que se mistura facilmente no ar ambiente, sendo muito perigoso devido sua elevada toxicidade. um gs inodoro, incolor e inspido, no permitindo que os ocupantes das instalaes tenham conscincia de estar expostos a uma atmosfera suscetvel de lhes provocar intoxicaes e, at, mesmo a morte.

metros relativamente ao pavimento.

A figura 4 mostra um exemplo de um detetor autnomo de gases Monxido de carbono.

O Monxido de Carbono resultado, essencialmente, da combusto incompleta de combustveis fsseis. Nas habitaes so exemplo de produo de monxido de carbono os locais que contenham queima de madeira ou seus derivados, como foges de sala e lareiras e garagens de recolha de veculos com motores de combusto.

Nas habitaes, a colocao de um sistema autnomo de deteo de monxido de carbono, pode significar uma maior valia, muito significativa, na garantia da proteo da vida das pessoas.
Figura 4 Detetor Autnomo de Gases Monxido de Carbono (http://www.dscasturias.com; Referencia: AE/DOM-CO)

34

ARTIGO TCNICO

7. Deteo de Inundao

8. Concluses

A possibilidade de ocorrncia de inundaes devido ao rebentamento de canos de gua ou ao mau funcionamento de equipamentos como mquinas de lavar, ou ainda pelo esquecimento de uma simples torneira aberta, so ocorrncias, cada vez mais presentes e podem significar a ocorrncia de prejuzos materiais avultados.

Para alm da tradicional deteo automtica de intruso, cada vez mais importante, proteger as instalaes e os seus ocupantes contra outros riscos, cada vez mais presentes nas instalaes. So exemplo desses riscos, o risco de incndio, o risco de fuga de gs combustvel, o risco de produo de monxido de carbono, com o consequente risco de intoxicao e o risco de inundao.

A minimizao dos danos em consequncia destas fugas, poder passar pela colocao de detetores autnomos de inundao, na(s) rea(s) que represente(m) maior risco de ocorrncia de fugas de gua, como as cozinhas e casas de banho. A proteo contra as situaes potenciais de risco, acima indicadas, pode ser realizada pela instalao de sistemas automticos de deteo e proteo, especficos para cada um dos referidos riscos, atravs da integrao nos sistemas automticos de deteo de intruso destas valncias de Os detetores autnomos, so constitudos detetor de inundao, propriamente dito, de um sinalizador acstico de alarme, que realiza a sinalizao da ocorrncia de um alarme no prprio local onde se encontra instalado e de um contato de comando, que dever comandar uma electrovlvula de corte da alimentao da gua. Para instalaes de pequena dimenso, a instalao de sistemas autnomos caracteriza-se por uma soluo de baixo custo e facilidade de instalao, nomeadamente em instalaes j existentes. A figura 5 mostra um exemplo de um detetor autnomo de inundao. O presente visou a promoo das potencialidades de utilizao de sistemas autnomos de segurana nas instalaes residenciais como forma de aumentar o nvel de proteo das pessoas e dos seus bens. deteo e proteo, ou atravs da instalao de detetores autnomos.

Figura 45 Detetor Autnomo de Inundao (www.stocksensor.pt)

35

DIVULGAO

CURSO DE ESPECIALIZAO PS-GRADUADA EM Sistemas de Segurana, Gesto Tcnica e Domtica


OBJETIVOS Promover competncias aos ps-graduados no mbito do projeto, execuo e explorao de instalaes de segurana.. DESTINATRIOS O curso destina-se a arquitetos, engenheiros e engenheiros tcnicos. As competncias conferidas pelo curso so particularmente interessantes para projetistas, responsveis pela execuo e explorao de instalaes de segurana, assim como profissionais interessados, em geral na rea da segurana e, em particular da segurana contra incndio em edifcios. CREDENCIAO O curso reconhecido como formao habilitante de tcnicos responsveis pela elaborao de projetos e planos de SCIE da 3 e 4 categoria de risco pela Autoridade Nacional de Proteco Cvil. LOCAL Instituto Superior de Engenharia do Porto Rua Dr. Antnio Bernardino de Almeida, 431, 4200-072 Porto Tel. 228 340 500 Fax: 228 321 159 Info: jbc@isep.ipp.pt 36

ARTIGO TCNICO

Roque Filipe Mesquita Brando Instituto Superior de Engenharia do Porto

Turbinas elicas Manuteno


1 Enquadramento Atendendo a que os custos de explorao e manuteno em instalaes offshore so mais elevados, os sistemas de A monitorizao do estado de um qualquer processo industrial uma ferramenta indispensvel. A possibilidade de se conhecer o estado em que uma determinada mquina est a operar, bem como poder aferir do seu estado de funcionamento e do seu estado de conservao, permite aos operadores e responsveis pelo escalonamento da De acordo com a NP EN 13306:2007, manuteno definida como sendo a combinao de todas as aes tcnicas, administrativas e de gesto durante o ciclo de vida de um bem, destinadas a mant-lo ou rep-lo num estado em que possa cumprir a funo requerida. 2 Tipos de Manuteno monitorizao tornam-se ferramentas essenciais neste tipo de instalaes.

manuteno, ter informao mais fidedigna sobre o real estado da mquina/sistema em que est a operar, bem como uma estimativa da data da prxima operao de manuteno. Normalmente, qualquer sistema de

monitorizao de mquinas eltricas rotativas envolve a medio de vibraes, temperaturas e espetro das correntes. Estes sinais, depois de adquiridos, so trabalhados com o objetivo de se poderem antecipar futuras falhas, mecnicas ou eltricas e prever avarias mais graves que possam ocorrer em outros componentes e que possam levar a uma paragem prolongada da mquina ou at mesmo sua destruio. Todo o tipo de mquinas requer manuteno pelo que tambm se aplica ao caso das turbinas elicas. Neste tipo de sistemas, a diversidade de equipamentos enorme, englobando equipamentos eltricos, tais como o gerador, o transformador, diversos motores e ventiladores e tambm equipamentos mecnicos, sendo exemplo disso a caixa de engrenagens e os diversos rolamentos e sistemas

rotacionais. Desse modo, as equipas de manuteno tero Como em qualquer outro tipo de negcio, a produo de energia atravs de parques elicos, visa a maximizao do lucro. Para que essa maximizao seja efetiva so necessrios sistemas fiveis, com baixa taxa de avarias e, consequentemente, taxas de funcionamento elevadas. A manuteno dos sistemas elicos, tal como em qualquer sistema industrial classificada em dois tipos. A manuteno corretiva Est estimado que uma turbina com 20 anos de servio, numa instalao onshore, tenha custos de explorao e manuteno que rondam os 10 a 15% da sua capacidade produtiva. Paliativa Corretiva Manuteno Planeada Preventiva Condicionada
Figura 1 Classificao da manuteno

que ser multifuncionais e com conhecimentos dos diversos sistemas existentes.

manuteno

preventiva.

esquema

representado na figura 1 apresenta a classificao dos tipos de manuteno.

Curativa Sistemtica

37

ARTIGO TCNICO

A manuteno no planeada, ou de emergncia, est associada rutura de um material e necessidade de colocao de um material em funcionamento imediato.

srie

de

tarefas

como

resposta

ao

desgaste

dos

componentes, erros humanos, defeitos do projeto e fatores operacionais. Os operadores tornam-se conscientes das tarefas corretivas durante as inspees de rotina ou ento

A manuteno corretiva realizada aps a ocorrncia da anomalia e tem como objetivo reparar o sistema. Tambm podero ser englobadas intervenes para melhoria global dos equipamentos, mesmo sem que tenha ocorrido avaria.

quando o sistema de proteo pra as turbinas em resposta a um defeito incipiente.

Os operadores encarregues da manuteno das turbinas elicas possuem uma checklist em que constam todos os

A manuteno preventiva efetuada em perodos prdeterminados ou de acordo com um determinado critrio, com a inteno de reduzir a probabilidade de ocorrncia de uma anomalia. Existem dois tipos de manuteno

elementos e procedimentos que tm que verificar nas aes de manuteno. As checklists so especficas para cada turbina e as atividades incluem, de um modo geral, uma verificao caixa de transmisso e aos nveis de leo do sistema hidrulico, inspeo de fugas de leo, inspeo dos cabos instalados na torre e dos seus sistemas de suporte, observao da mquina em operao para verificao de algumas vibraes pouco comuns do sistema de transmisso, inspeo dos discos do travo e inspeo do equipamento de

preventiva: a manuteno sistemtica ou planeada e a manuteno condicionada ou baseada no estado do equipamento, diferenciando-se apenas pelo mtodo de deciso de quando se realiza a manuteno.

A manuteno planeada, quando associada a turbinas elicas inclui aes de lubrificao, aperto de parafusos, mudana de filtros e verificao de equipamentos de segurana.

sada de emergncia.

Outras atividades incluem a verificao da segurana das fixaes (fixao das ps, da caixa de transmisso, da entrada

A manuteno condicionada uma manuteno preventiva, que est baseada no desempenho e monitorizao dos equipamentos atravs de sistemas de monitorizao.

dos rolamentos, dos parafusos da base da torre, etc.), o alinhamento de veio de alta velocidade, o ajustamento do travo e o desgaste das pastilhas do travo, o desempenho do sistema de controlo direcional e sistemas de travagem, a

Qualquer estratgia de manuteno, caso exista, poder conjugar os trs mtodos, j que ser uma combinao de manuteno corretiva e preventiva.

lubrificao dos rolamentos, a segurana dos terminais dos cabos, a calibrao do pitch (para mquinas reguladas por pitch), filtros de leo, etc.

O objetivo de qualquer estratgia de manuteno preventiva ser o de reduzir a um nvel mnimo as operaes de manuteno corretiva, pelo que as tarefas de manuteno preventiva devero incluir verificaes de rotina e testes aos equipamentos, por forma a aumentar a fiabilidade dos equipamentos, reduzir as avarias em servio e,

Na figura 2 est representada uma comparao entre os vrios tipos de manuteno possveis. Como se pode observar, a manuteno programada executada com mais frequncia que a manuteno baseada na condio do equipamento. Quando as aes de manuteno programada so executadas, o equipamento ainda se encontra num bom estado, em comparao com o estado dos equipamentos aquando da realizao das operaes de manuteno condicionada ou corretiva. Neste ltimo tipo de

consequentemente, levar a uma reduo dos custos devido a avarias e aumento da disponibilidade do sistema.

A manuteno corretiva, que devido aos custos envolvidos dever ser minimizada, compreende a realizao de uma

manuteno, o equipamento j se encontra com problemas.

38

ARTIGO TCNICO

Figura 2 Comparao entre os trs tipos de manuteno

A estratgia de manuteno, quando assegurada pelos fabricantes dos aerogeradores, definida pelos mesmos e caraterstica para cada tipo de sistema. H fabricantes que executam operaes de manuteno trimestrais, sendo que em cada trimestre um sector da turbina analisado. Outros propem verificaes semestrais, uma mais simples e outra mais profunda e com tempos de paragem maiores. No entanto, com o objetivo de otimizar as estratgias de manuteno, vrios mtodos tm vindo a ser desenvolvido e aplicados.

A minor maintenance normalmente executada por duas pessoas e demora normalmente 4 horas e a major maintenance tem uma durao mnima de 7 horas para duas pessoas. Normalmente, os vrios sistemas que existem nos aerogeradores so verificados pelas mesmas equipas, pois os elementos que as constituem possuem habilitaes para executarem a manuteno dos sistemas

eltricos/eletrnicos e dos sistemas mecnicos.

A Enercon executa uma estratgia de manuteno diferente. De trs em trs meses feita uma verificao a um sistema

Estratgias de manuteno de parques elicos

diferente do aerogerador.

Baseados em estratgias que visam a otimizao da manuteno, como forma de maximizar a disponibilidade das mquinas e minimizar os encargos, todos os fabricantes definem estratgias de manuteno apropriadas s suas mquinas. Normalmente, os fabricantes de aerogeradores definem a manuteno das suas mquinas de um forma regular e baseada no tempo. Fabricantes como a Gamesa, Alston, Izar Bonus e Vestas executam 2 manutenes anuais. Uma mais rpida, que denominam de minor maintenance e outra mais profunda e a que chamam de major maintenance.

Existe uma inspeo baseada na verificao visual aos sistemas, passados trs meses feita manuteno para efeitos de lubrificao dos sistemas de desgaste, trs meses depois feita a manuteno dos sistemas eltricos e por ltimo feita a manuteno dos sistemas mecnicos.

Alm de a estratgia de manuteno definida ser diferente da executada pelos outros fabricantes, existe tambm a particularidade de existirem equipas de manuteno especficas para o tipo de manuteno a executar.

39

ARTIGO TCNICO

As turbinas, mesmo que instaladas num mesmo parque elico, esto sujeitas a regimes de funcionamento variveis e, por isso, o desgaste no se far sentir de igual forma em todas as mquinas. Desse modo, alguns componentes de alguns aerogeradores podem ter um desgaste maior que a mdia e, por isso, aes de manuteno baseadas no tempo podem no ser uma boa soluo.

Principais causas de falhas

As anomalias que podem ocorrer num aerogerador so fundamentalmente de trs tipos: eltricas, eletrnicas e mecnicas.

As falhas eltricas ocorrem com alguma frequncia e so as mais inesperadas, pois todo o equipamento utilizado (mquinas eltricas) encontra-se bastante maduro e estudado. Os geradores de induo e os transformadores so mquinas eltricas utilizadas h dcadas, da que se espere que estes equipamentos no apresentem problemas eltricos relevantes, embora a realidade demonstre o oposto. As falhas mais comuns esto relacionadas com as bobinagens, correntes de curto-circuito e problemas de isolamento. A ocorrncia deste tipo de problemas pode ser explicada pela constante necessidade de aumento de potncia das mquinas e a impossibilidade de acompanhar

Figura 3- Descrio dos intervalos de manuteno Enercon

esse aumento de potncia com o inerente aumento das dimenses dos equipamentos. Este fator leva necessidade

As estratgias de manuteno baseadas no tempo tm assim uma srie de inconvenientes. Por um lado, um intervalo demasiado curto entre manutenes aumenta os custos operacionais, obriga ao aumento dos tempos de paragem para realizao das operaes e leva a substituies desnecessrias de equipamento em bom estado. No entanto, as anomalias inesperadas ocorrem com maior frequncia quando o intervalo entre manutenes elevado.

de utilizao de novos materiais na construo dos equipamentos, que no se encontram ainda inteiramente testados. Quando ocorre uma falha num transformador ou no gerador, os custos envolvidos so bastante elevados e, normalmente, o problema resolvido pela substituio do componente defeituoso.

As falhas eletrnicas surgem mais frequentemente que as eltricas, dando-se principalmente nos sensores e nas cartas eletrnicas. Os anemmetros so apenas um exemplo de um

Como forma de minimizar os custos de operao e manuteno os diversos fabricantes e operadores de parques elicos comearam a desenvolver estratgias baseadas no estado dos equipamentos, como forma de obter a otimizao da manuteno.

componente que apresenta uma grande taxa de avaria. As avarias do foro eletrnico podem ser causadas por fenmenos atmosfricos, sendo especialmente habituais quando o parque atingido por descargas eltricas de origem atmosfrica. Nesta situao, a soluo passa por substituir o componente danificado. Apesar de no ser

A principal finalidade da otimizao da manuteno determinar a estratgia de manuteno mais rentvel. Esta estratgia deve fornecer o melhor equilbrio possvel entre custos de manuteno e as consequncias da no realizao das aes.

necessrio qualquer equipamento especfico e dispendioso, como por exemplo uma grua, para resolver a avaria, importante ter em conta que uma avaria num componente eletrnico pode implicar a paragem da turbina elica, acarretando os consequentes custos associados no

40

ARTIGO TCNICO

produo de energia. Uma turbina elica possui muitos sensores instalados, que servem para monitorizar o estado dos diversos equipamentos, mecnicos ou eltricos. O elevado nmero de sensores e componentes eletrnicos existentes nas turbinas elicas faz com que seja alta a probabilidade de ocorrncia de erros associados a estes componentes.

Vrios estudos efetuados em parques elicos tm surgido como forma de se determinar as avarias mais frequentes e o inerente tempo de paragem originado pelas respetivas avarias.

Estes estudos so baseados em registos de dados e relatrios elaborados pelas equipas de manuteno em parques instalados onshore, ou offshore.

O terceiro tipo de falhas, as mecnicas, esto associadas essencialmente caixa de engrenagens e s ps. O aumento do tamanho das turbinas elicas implica a captao de ventos com velocidades mais elevadas e, como Um estudo levado a cabo pelo Fraunhofer Institute of Wind Energy Systems (IWES), analisou cerca de 193000 relatrios de operao mensais e 64000 relatrios de manuteno e reparao, feitos pelas equipas de manuteno em 1500 turbinas elicas instaladas em parques na Alemanha, durante 10 anos. Quanto s ps, o problema mais usual ocorre quando so atingidas por descargas eltricas atmosfricas. O aumento das dimenses deste componente, como forma de captar cada vez ventos mais fortes, faz com que estejam sujeitas a vibraes contnuas acarretando, por isso, problemas de resistncia dos materiais. As fissuras originadas pela eroso ou por impactos, tambm so um srio problema. Com o objetivo de determinar a influncia das condies meteorolgicas no funcionamento das turbinas elicas, foi calculada a taxa de avarias e o tempo de paragem associado, estando os resultados apresentados na figura 4.

consequncia, as foras aplicadas s rodas dentadas so bastante elevadas, o que pode levar rotura dos materiais.

Figura 4 Taxa de avarias e tempo de paragem dos parques alemes

41

ARTIGO TCNICO

Um estudo semelhante, foi elaborado para os parques elicos da Sucia. Foram analisados os dados de mais de 500 turbinas entre os anos 2000 e 2004. A taxa de avarias e o respetivo tempo de paragem esto apresentados na figura 5.

eletrnicos e os eltricos. No entanto, o tempo de paragem originado por essas falhas bastante baixo. H contudo trs componentes, que devido ao tempo de paragem que acarretam e aos custos inerentes reparao, necessitam de uma ateno especial por parte dos sistemas de

Da anlise feita a todos os estudos apresentados possvel concluir que os equipamentos que tm mais falhas so os

monitorizao, a caixa de engrenagens, o gerador e as ps.

Figura 5 Taxa de avarias e tempo de paragem dos parques suecos

42

ARTIGO TCNICO

4.1

Avarias nas ps

Este tipo de caixa de velocidades composto por uma engrenagem central e vrias engrenagens em volta,

As

ps,

em

condies

de

operao

normal,

so

normalmente trs. A figura 6 mostra uma caixa de engrenagens desse tipo.

equipamentos suscetveis de falhas, devido a fendas decorrentes da fadiga, a descargas eltricas e a defeitos nos materiais. Estando os parques elicos normalmente

A engrenagem central roda velocidade imposta pelas ps do aerogerador, enquanto que as trs engrenagens mais pequenas fazem o aumento da velocidade. O eixo associado ao nvel de velocidade mais elevado o que vai estar

instalados em locais de elevada altitude, a acumulao de gelo tambm causadora de falhas nas ps.

O constante contacto com poeiras e insetos e o congelamento e respetivo degelo, faz aumentar a aspereza da superfcie das ps, originando uma diminuio da potncia produzida devido reduo do desempenho aerodinmico do perfil da p.

acoplado ao gerador eltrico.

As caixas de engrenagens, normalmente no avariam nos primeiros anos de funcionamento. As caixas de engrenagens das turbinas elicas, na gama de potncia entre 1,5-3 MW, foram desenvolvidas pela experincia adquirida em caixas de

4.2

Avarias na caixa de engrenagens

engrenagens mais pequenas, usadas noutros equipamentos industriais. No entanto, as inspees feitas a partir dos trs

A caixa de engrenagens, quando existe, um dos principais componentes de uma turbina elica e fica situada na nacelle, entre o rotor e o gerador. A sua funo principal adequar a velocidade rotacional das ps velocidade de rotao do gerador.

anos de funcionamento mostram que o desgaste deste equipamento leva normalmente a falhas graves, que originam a necessidade de grandes reparaes, ou at mesmo a sua substituio aps alguns anos.

Como a caixa de engrenagens um equipamento puramente As caixas de engrenagens planetrias so as mais usuais nas aplicaes em turbinas elicas. Apesar de mais complexas, possuem algumas vantagens em relao s anteriores, nomeadamente em termos de dimenso e peso. mecnico, com imensas partes rotativas, as causas principais de avarias ocorrem, normalmente, devido falta de lubrificao, ao desgaste dos materiais, a falhas dos rolamentos e quebra dos dentes das engrenagens.

Figura 6 Caixa de engrenagens planetria

43

ARTIGO TCNICO

4.3

Avarias no gerador eltrico

Concluso

O gerador eltrico, tal como a caixa de engrenagens, um elemento preponderante e as avarias causam tempos de paragem elevados e necessitam da mobilizao de meios especficos, se for necessria a sua substituio. Sendo o gerador uma mquina eltrica h muito desenvolvida e testada pelos fabricantes, no so de esperar grandes avarias. No entanto, o rpido crescimento em termos de potncia e a impossibilidade de as dimenses da mquina poder acompanhar o crescimento da potncia, levam necessidade de se usarem novos materiais, com melhores caratersticas, como forma de assim se reduzirem as dimenses, o que muitas vezes pode ser causa de avarias.

Os custos com a manuteno das turbinas dos parques elicos assumem um peso importante na explorao dos parques. Os operadores dos parques elicos tendem a explorar os seus parques de forma mais econmica, com o objetivo de aumentar os lucros. Nesse sentido, necessitam de tcnicas de planeamento da manuteno que levem a uma efetiva reduo dos custos de explorao, em comparao com as tcnicas de manuteno usuais.

As avarias que levem substituio de equipamentos de grande dimenso, tais como a caixa de engrenagens, o gerador ou as ps, tm que ser evitados ao mximo porque, para alm de levarem a tempos de paragem muito grandes,

As falhas que podem ocorrer no gerador incluem, nomeadamente, isolamento, o abaixamento da dos resistncia de

necessitam de equipamentos, gruas, que no esto disponveis com facilidade. O aumento da idade das atuais turbinas elicas, algumas delas com mais de 15 anos de instalao, faz tambm aumentar os custos de operao e manuteno.

sobreaquecimento

rolamentos,

enrolamento em circuito aberto ou ligado terra. As principais causas do abaixamento da resistncia de isolamento podem dever-se s altas temperaturas, danos mecnicos, humidade, poeiras, partculas condutoras e outros materiais poluentes que corroem os enrolamentos do gerador.

Aquando das aes peridicas de manuteno ao gerador eltrico, deve ser acautelada a climatizao e o

condicionamento do ar durante as referidas. Qualquer poeira ou resduos estranhos dentro do estator ou do rotor pode causar falhas futuras.

A alta temperatura, o desgaste, a vibrao e p nas escovas de carbono pode resultar num defeito entre as fases do enrolamento.

Os enrolamentos podem ficar em circuito aberto, em curtocircuito entre espiras ou em curto-circuito massa, devido a quebra mecnica dos enrolamentos, m soldadura,

humidade, poeira, ou partculas condutoras a envolver o enrolamento.

44

ARTIGO TCNICO

Miguel Leichsenring Franco Schmitt-Elevadores, Lda

Elevadores A evoluo da mquina eltrica


1. Introduo motor eltrico acoplado a um redutor por roda de coroa e parafuso sem fim. Obtinha-se desta forma a velocidade Como seriam as nossas cidades hoje, sem elevadores? Os prdios teriam apenas 3 a 4 pisos e uma grande parte da arquitetura do sculo 19 no poderia ter sido realizada. A construo em altura como a conhecemos hoje no teria sido possvel. Apesar de o ascensor eltrico ser mais compacto, o elevador com mquina a vapor permitia que se atingissem velocidades superiores, o que era muito importante para os Para que fosse possvel chegar ao nvel de sofisticao das solues de trao hoje utilizadas em elevadores, muitas diferentes fases tiveram de ser vencidas. Com o desenvolvimento de novos redutores foi possvel ao Nos primrdios da indstria de elevadores em finais do sculo 19, foram instalados os primeiros elevadores com mquinas a vapor. Assim, em 1857 foi instalado em Nova Iorque, num edifcio na esquina da Broadway e Broome Street, o primeiro elevador de pessoas, com um sistema de trao a vapor. Em 1891, com o surgimento do sistema Ward-Leonard desenvolvido pelo engenheiro electrotcnico americano Com o surgimento da eletrificao das cidades e dos motores elctricos, as mquinas a vapor rapidamente caram em desuso como sistema de trao para elevadores. Harry Ward Leonard, foi possvel desenvolver sistemas de elevadores com mquinas eltricas de alta velocidade e de velocidade varivel. longo dos anos aumentar a velocidade nominal do elevador de 0,5 m/s para 2,0 m/s, permitindo que o ascensor eltrico passasse a ser interessante tambm para o transporte de pessoas em edifcios de maior altura. edifcios cada vez mais altos que se estavam a construir na poca. linear requerida para a cabina do elevador. Esta soluo foi inicialmente instalada apenas em elevadores de carga.

Apesar de hoje ainda serem utilizados outros sistemas de trao, como por exemplo sistemas hidrulicos, no presente artigo iremos abordar apenas a evoluo da mquina eltrica nos elevadores.

Com o surgimento dos variadores eletrnicos de frequncia a partir da dcada de 80 do sculo 20, foi possvel implementar sistemas de trao eltricos para elevadores que garantiam velocidades elevadas, com um maior conforto de andamento e com um muito inferior consumo de energia

2. Uma breve perspetiva histrica

eltrica.

At 1878, os principais ascensores de pessoas instalados eram movidos por poderosas mquinas a vapor, permitindo que se pudesse aceder aos pisos mais altos de um edifcio de uma forma confortvel. Nesse ano foi instalado o primeiro elevador hidrulico de pessoas no edifcio Broadway 155 em Nova Iorque.

Actualmente com as mquinas com motores sncronos de mans permanentes e sem redutor, controladas por modernos variadores eletrnicos de frequncia, possvel no s otimizar o espao necessrio para a instalao do elevador (a no necessidade de casa de mquinas, por exemplo), mas tambm atingir a classe de eficincia energtica mais elevada (Classe A), de acordo com a

Em 1889 foi produzido nos Estados Unidos o primeiro elevador eltrico com uma mquina constituda por um

VDI4707 1.

45

ARTIGO TCNICO

3. As caratersticas tcnicas relevantes numa mquina eltrica de elevador

Por forma a reduzir a intensidade no perodo de arranque, foi adoptado ainda o mtodo de arranque estrela-tringulo. A ligao em funcionamento normal da bobinagem do motor

Apresentam-se na tabela 1 as mquinas eltricas que mais foram / ainda so utilizadas em elevadores, indicando o tipo de motor e o respetivo mtodo de controlo da velocidade.

era em tringulo. Na fase do arranque, contudo, a bobinagem era colocada em estrela, havendo lugar a uma menor corrente absorvida. Quando o motor se aproximava da velocidade nominal, a bobinagem era novamente

Mquina com redutor e motor assncrono de uma velocidade

colocada em tringulo.

Para parar a cabina do ascensor, o contactor desligava a Os ascensores correntes instalados em edifcios no muito altos eram equipados com mquinas constitudas por motores assncronos de induo de uma s velocidade. O motor de induo permitia uma velocidade constante, sendo alimentado por uma fonte de energia eltrica de tenso e frequncia constantes. A sua velocidade de funcionamento em regime nominal era muito prxima da velocidade sncrona2. Quando o binrio da carga aumentava, a Com a variao da carga na cabina, a temperatura e o estado do travo, por vezes no se conseguia garantir uma paragem nivelada com o piso (surgia um ligeiro degrau, que era muitas vezes fonte de queda de pessoas). alimentao eltrica e o travo da mquina era

imediatamente activado ainda com a mquina em movimento velocidade nominal (tipicamente 0,6 m/s), o que provocava um elevado desgaste nas cintas do travo.

velocidade do motor decrescia apenas ligeiramente.

Estes

motores

arrancavam

frequentemente

ligados

Estas mquinas tinham como grandes vantagens uma elevada robustez com reduzida manuteno.

diretamente fonte de alimentao, absorvendo uma elevada corrente de arranque, tipicamente 4 a 6 vezes da corrente absorvida quando o motor funciona em plena carga.

Tabela 1 - Tipos de mquinas eltricas utilizadas em elevadores

Tipo de Mquina Com Redutor

Tipo de Motor Assincrono de uma velocidade Assincrono de duas veleocidades Assincrono de uma velocidade De corrente contnua Sncrono de mans permanentes

Controlo Por contactor, diretamente Por contactores, diretamente Por variao de frequncia Por sistema Ward-Leonard Por variador de frequncia

A norma alem VDI 4707:2009 foi publicada em Maro de 2009 pela Associao dos Engenheiros Alemes (Verein Deutscher Ingenieure). assim possvel realizar uma avaliao e classificao universal e transparente da eficincia energtica de ascensores, com base em critrios standardizados. Para este tipo de motores a velocidade do motor em regime permanente inferior velocidade sncrona.

46

ARTIGO TCNICO

Na figura 1 apresenta-se um exemplo de uma mquina com redutor e motor assncrono de uma velocidade

Para garantir que o elevado nmero de rotaes e o baixo binrio caratersticos deste tipo de motor assncrono pudessem ter aplicao em ascensores, foram adaptados redutores de sem fim com roda de coroa. Com estas mquinas conseguiam-se velocidades nominais at 1,2 m/s. A travagem era efetuada por duas maxilas cuja abertura e fecho se realizava por bobinas eltricas. A actuao decorre com a mquinas ainda em movimento por inrcia, na segunda velocidade (baixa velocidade).

Schmitt+Sohn.

Este tipo de motor era o mais frequentemente utilizado at ao surgimento da mquina controlada por variador de frequncia, estando ainda hoje em funcionamento em
Figura 1 Mquina assncrona de um velocidade (Fonte: Schmitt+Sohn Elevadores)

muitos prdios em Portugal.

Tratava-se de uma mquina de fcil conceo, muito robusta Mquinas com redutor e motor assncrono de duas velocidades e de baixo custo de produo, no sendo hoje j instalada em novos elevadores.

Por forma a reduzir as sacudidelas bruscas no arranque e principalmente na paragem da mquina, mantendo ainda assim uma elevada velocidade nominal, e sem grande necessidade de um sistema de controlo da velocidade complexo, foram introduzidos motores assncronos de dois enrolamentos com um nmero de par de plos diferente.

Um enrolamento para a grande velocidade (com menor nmero de pares de plos) e um enrolamento para a pequena velocidade (com maior nmero de pares de plos). Esta ltima representa normalmente 1/4 ou 1/6 da velocidade nominal.
Figura 2 Mquina assncrona de duas velocidade (Fonte: Schmitt+Sohn Elevadores)

Desta forma conseguia-se garantir uma elevada velocidade nominal, por um lado, e uma reduzida velocidade de paragem, por outro, obtendo-se uma paragem mais suave e mais nivelada ao piso. Atravs de dois contactores eram acionados sequencialmente os dois enrolamentos. A sacudidela brusca que ocorria na comutao (arranque e paragem) era atenuada por um volante de inrcia. Adotava-se ento o sistema Ward-Leonard (ver figura 3). Os motores de corrente contnua eram utilizados quando se pretendia uma velocidade superior e o controlo atravs dos dois enrolamentos no era suficiente. Mquinas de corrente contnua

47

ARTIGO TCNICO

O sistema de traco Ward-Leonard era composto por um conversor motor/gerador que transformava a corrente alternada em corrente contnua e por um grupo motor de corrente contnua com redutor (a mquina de trao do elevador), interligado eletricamente.

O sistema Ward-Leonard implicava a utilizao de mais espao na casa das mquinas, e era uma soluo bastante mais onerosa, quer na aquisio, quer na sua manuteno e na sua operao (envolvia vrios motores e um maior consumo energtico, devido entre outros ao baixo rendimento de todo o sistema), pelo que j no utilizado

Por sua vez, o conversor era constitudo por um motor assncrono alimentado diretamente a partir da rede eltrica, que estava acoplado mecanicamente a um gerador de corrente contnua que produzia uma tenso contnua, que alimentava o motor.

atualmente.

Mquinas com motores assncronos controladas por variador de frequncia

Com a evoluo da tecnologia e com a resultante entrada em vigor de novas normas e regulamentos, nomeadamente do Decreto-Lei 163/2006 de 8 de Agosto (que define as condies de acessibilidade a edifcios por parte de pessoas com mobilidade reduzida), os ascensores devem ter uma preciso de paragem relativamente ao nvel do piso dos patamares no superior a 0,02 m. Ora tal obrigatoriedade no pode ser cumprida recorrendo a mquinas com redutor e motor de duas velocidades. Por forma a dar cumprimento s novas exigncias foi necessrio utilizar outros tipos de
Figura 3 Esquema do sistema Ward-Leonard

mquinas: uma das solues possveis encontrada, foi a mquina com motor assncrono, mas controlado por

A variao de velocidade da mquina com motor de corrente contnua e redutor (a mquina de trao do elevador), faziase atravs da corrente contnua produzida pelo gerador e controlada automaticamente atravs do quadro de comando e gesto, em paralelo com um taqumetro colocado no veio do motor. Desta forma regulava-se a injeo de mais ou menos corrente no motor e no seu circuito de excitao, de forma a variar a sua velocidade para mais ou menos, consoante as necessidades operacionais das solicitaes.

variador eletrnico de frequncia.

A velocidade do motor pode ser variada pela alterao da frequncia da alimentao do mesmo. Da equao (1) seguinte possvel perceber a relao entre a velocidade de rotao do rtor da mquina e a frequncia da fonte de alimentao:

(1)

O sistema Ward-Leonard possibilitou a existncia de sistemas de trao com velocidade varivel. O binrio de carga podia ser aumentado sem que tal se refletisse numa sobrecarga da rede de alimentao. Com: f frequncia de alimentao p nmero de pares de plos nr velocidade angular de rotao do rtor Este sistema, alm de ruidoso, era o nico que permitia o controlo de mquinas potentes com variao de velocidade, at ao surgimento do variador eletrnico de frequncia. ns velocidade de sncrona do campo girante s deslizamento (diferena entre a velocidade sncrona do campo girante e a velocidade do rtor)

48

ARTIGO TCNICO

A aplicao deste mtodo de controlo de velocidade requer por isso um variador eletrnico de frequncia.

Na figura 5 apresenta-se um moderno variador eletrnico de frequncia, normalmente instalado no prprio quadro de comando do elevador.

Os variadores de frequncia convertem a tenso alternada da rede de 50 Hz numa tenso contnua e em seguida numa tenso com frequncia varivel, conforme indicado na figura 4.

Na sua aplicao em ascensores a frequncia variar tipicamente entre 0 e 50 Hz. Durante a fase de paragem do ascensor, o prprio variador de frequncia que leva a mquina at uma velocidade zero, sendo a frequncia de alimentao gradualmente reduzida.

Neste processo, a velocidade instantnea do sistema superior velocidade sncrona, devido inrcia do sistema.

A ao geradora do motor ir causar uma inverso no sentido do fluxo da potncia, e a energia cintica do sistema dissipada pela resistncia. S quando a mquina estiver completamente parada que atuado o sistema de travo.

Figura 5 Variador eletrnico de frequncia (Fonte: Schmitt+Sohn Elevadores)

Figura 4 Esquema de funcionamento de um variador eletrnico de frequncia (Fonte: Pedro Sousa Melo - ISEP 2006)

49

ARTIGO TCNICO

As principais vantagens resultantes da utilizao de variadores eletrnicos de frequncia so: 1. Elevado rendimento e elevada fiabilidade 2. Elevado fator de potncia 3. Adaptao do motor carga, em binrio e velocidade 4. Arranques suaves e frenagem controlada 5. Proteo do motor contra curtos-circuitos, sobrecargas, sobretenses, falta de fase 6. Menor desgaste de componentes e equipamentos mecnicos

na ordem dos 3 a 4 m/s, com baixos consumos energticos.

Mquinas de motores sncronos com mans permanentes controlados por variadores de frequncia
Figura 7 Mquina com motor sncrono com mans permanentes

O estado da arte representado pelas mquinas com motores sncronos com mans permanentes controlados por variadores eletrnicos de frequncia.

sem redutor (Fonte: Schmitt+Sohn Elevadores)

Com a aplicao de um variador eletrnico de frequncia de Estas mquinas conseguem um elevado binrio com baixas rotaes, evitando-se dessa forma a necessidade de um redutor. Obtm-se um funcionamento com baixo rudo, com baixo custo de operao e manuteno e um elevado rendimento. Por outro lado, a sua reduzida dimenso, permite que se maximize o espao til para a instalao da cabina nos modernos elevadores sem casa das mquinas. ltima gerao, possvel com estas mquinas eltricas proceder recuperao de energia, que poder ser injectada na rede elctrica do edifcio ou no barramento de corrente contnua em que esto interligados os (eventuais) diferentes variadores de frequncia de uma bateria de ascensores. Desta forma o rendimento global do sistema pode ser significativamente melhorado.

No rtor so instalados potentes mans permanentes e no estator so montados at 32 pares de plos. A frequncia mxima fica assim bastante abaixo dos 50 Hz, pelo que ser necessrio recorrer a um variador de frequncia para controlar a mquina.

4. Concluso

Foram apresentadas resumidamente as principais mquinas eltricas utilizadas em elevadores, desde a mquina com redutor e com motor assncrono de uma s velocidade, passando pela mquina com redutor e com motor

Estas mquinas tm um rendimento muito superior, permitindo uma significativa poupana energtica.

assncrono de duas velocidades at mquina com motor de corrente contnua controlado por variao de tenso (estas trs solues j no so aplicadas em novos elevadores).

Durante a fase de paragem do ascensor, o prprio variador de frequncia que leva a mquina at uma velocidade zero. S ento atuado o sistema de travo. Estas mquinas so dotadas de um sistema especial de traves de disco. Seguidamente analisou-se a mquina com redutor e motor assncrono mas controlado por variador eletrnico de frequncia, para finalmente se apresentar a mquina sem redutor com motor de mans permanentes, controlada por Com estas mquinas conseguem-se obter altas velocidades variador eletrnico de frequncia, o actual estado da arte.

50

ARTIGO TCNICO

Na tabela 2 apresenta-se uma comparao da potncia, das correntes de arranque e nominal das diferentes mquinas estudadas (com exceo da mquina com o motor de corrente contnua) para um elevador com uma carga nominal de 630 kg e uma velocidade nominal de 1,0 m/s.

[2] BELEZA CARVALHO, Jos Mquinas Assncronas de Induo. Porto, ISEP, 2008. [3] FITZGERALD, A.; KINGSLEY, Charles; UMANS, Stephen Electric Machinery. Nova Iorque, McGraw Hill, 2003. ISBN 0-07-123010-6. [4] FRANCHI, C. Acionamentos Elctricos. Editora rica,

Verifica-se que a mquina sem redutor com motor sncrono de mans permanentes e com variador eletrnico de frequncia a soluo que apresenta a potncia mais reduzida (2,9 kW) face aos 7,5 kW necessrios para uma mquina com redutor e com motor assncrono de uma s velocidade. Se para esta ltima a corrente de arranque de 50 A, ou seja 3,3 vezes a corrente nominal, na mquina sem redutor com motor sncrono de mans permanentes a corrente de arranque representa apenas 21 A, ou seja 1,6 vezes a corrente nominal.

Ltda, 2007. ISBN 978-85-365-0149-9. [5] MATIAS, Jos Mquinas Elctricas. 5 Edio. Lisboa, Didctica Editora, 2005. ISBN 972-650-124-5. [6] MELO, Pedro - Motor de Induo Trifsico. Porto, ISEP, 2006. [7] PALMA, Joo Accionamentos Electromecnicos de Velocidade Varivel. 2 Edio. Lisboa, Fundao Calouste Gulbenkian Servio de Educao e Bolsas, 2008. ISBN 978-972-31-0839-2.

Directivas, Leis e Normas Bibliografia [1] DECRETO-LEI 163/2006 de 08 de Agosto. Dirio da [1] BARNEY, Gina Elevator Traffic Handbook Theory and Practice. Nova Iorque, Spon Press, 2003. ISBN 0-41527476-I. Repblica, 1 Srie N 152, pgina 5670 ss. [2] NORMA ALEM VDI 4707:2009 Ascensores Eficincia Energtica (2009), Verein Deutscher Ingenieure (VDI).

Tipo de Mquina

Mquina com redutor e com motor assncrono de uma velocidade 630 1,0 1:1 7,5 50 15

Mquina com redutor e com motor assncrono de duas velocidade 630 1,0 1:1 6 49 13

Mquina com redutor e com motor assncrono com variao de frequncia 630 1,0 1:1 5,5 30 12

Mquina sem redutor com motor sncrono com mans permanentes e com variao de frequncia 630 1,0 2:1 2,9 21 13

Carga nominal da mquina Velocidade nominal da cabina (m/s) Tipo de suspenso Potncia (kW) Intensidade de arranque (A) Intensidade nominal (A)

Tabela 2 Comparao das potncias e correntes de arranque e nominal das diferentes mquinas elctricas utilizadas em elevadores (Fonte: Schmitt+Sohn Elevadores)

51

CURIOSIDADE

52

ARTIGO TCNICO

Jos Lus Almeida Marques de Faria Touchdomo Lda, Porto, Portugal

Domtica Versatilidade de implementao e as suas vantagens


Resumo Mas a partir do momento em que ocorreu a atual crise energtica (incio do sc. XXI), em que o aumento da procura Esse artigo foi elaborado com a inteno de expor a possibilidade e a versatilidade de implementao de um sistema de domtica numa dada instalao j existente. dos combustveis fsseis no acompanhava a oferta, a domtica ganhou mais relevncia, pelas vantagens que apresenta a nvel de poupana energtica e de gesto. Por isso mesmo, tornou-se mais rentvel implement-la nos Inicialmente realizou-se um pequeno estudo terico das tecnologias domticas mais relevantes, de uma forma transversal e resumida (Captulo 2). As vantagens que a domtica apresenta serviram como reforo motivador da elaborao da dissertao: Em funo do estudo terico do captulo anterior, no Captulo 3 realizou-se uma anlise mais prtica, em que abordou dois casos prticos existentes, em que aborda o seu processo de implementao, eficincia energtica e outras funcionalidades revelantes inovadoras oferecidas Edifcios/empresas: eficincia energtica, segurana, etc.; Habitaes particulares: conforto, segurana e incremento do valor das habitaes, devido ao luxo e ostentao que exibem. edifcios atuais, construdos de raiz ou requalificados.

instalao depois de terminadas, ao apontar as principais concluses. Finalmente, presentemente a rea da domtica (automao de casas e edifcios) encontra-se em franca expanso, com Por fim, so tecidas as concluses e consideraes finais do artigo (capitulo 4). principal relevncia nos pases mais desenvolvidos, com um crescimento de mercado de mais de 10% ao ano.

Esse artigo foi elaborado sob o ponto de vista exposio de depois casos prticos sobre o ponto de vista de integrador e de utilizador final. Por outras palavras, procurou-se realizar uma aproximao da realidade prtica a nvel de implementao da domtica e a nvel dos seus proveitos oferecidos, acabando por dar uma linha de conhecimento abrangente e ao mesmo acessvel aos leitores.

2. Estado da arte das tecnologias domticas

Seja qual for o tipo de instalao eltrica, inserida numa dada estrutura ou edifcio, realizado de raiz ou requalificado, ao ser implementada uma norma uniforme (protocolo de domtica) para o controlo de diversos dispositivos existente dentro de um edifcio facilitaria imenso a implementao de funcionalidades inovadoras e complexas.

1. Introduo Aqui o funcionamento em rede, mximo de abrangncia de As tecnologias de domtica (tambm conhecida como automao de edifcios) existem j h algumas dcadas. Contudo, essas tecnologias sempre estiveram associadas a habitaes particulares de alto nvel ou a edifcios e instalaes fabris de grandes empresas. funcionalidades possveis e elevado ndice de fiabilidade, bem como a utilizao econmica da energia, so critrios importantes para a rentabilidade de uma instalao de domtica.

53

ARTIGO TCNICO

Assim, os projetistas e investidores escolhem cada vez mais diferentes tecnologias de domtica para edifcios com base em protocolos normalizados internacionais (p. ex.: KNX, LonWorks, BACnet, etc.), com provas comprovadas das suas vantagens e potencialidades nos diferentes tipos de mercados.

rapidamente dispendiosa, pois as alteraes subsequentes envolvem normalmente custos elevados.

Todos os produtos de diferentes tecnologias de domtica, antes de serem lanados para o mercado so devidas testado e certificados, por organismos independentes, e se aprovados so lanados para o mercado com a sua

Tambm razo de escolha das tecnologias KNX e LonWorks, que ao apresentarem respetivamente, cerca de 300 e 4200 fabricantes afiliados, mostra o seu grande nvel de interoperabilidade.

certificao visvel nos produtos (incluso do logtipo). Ou seja, alm dos diferentes protocolos serem fiveis e funcionais, todos os produtos que funcionam em redor dos protocolos tambm transmitem a sua fiabilidade e segurana.

Um outro fator referente existncia do elevado nmero de fabricantes afiliados s tecnologias baseiam-se destas serem denominadas como tecnologias de protocolos abertos, em que qualquer fabricante livre de desenvolver e comercializar novos produtos, desde que sejam cumpridas os requisitos das tecnologias de domtica em questo. Este grande fato acaba por criar uma outra grande particularidade dessas tecnologias, em que para uma qualquer 3. Anlise de dois casos prticos Por fim, uma outra caraterstica que as tecnologias de domtica apresentam que a sua base de funcionamento de modo distribudo. Ou seja, todos os produtos funcionam de forma independente, que ao falhar um dado dispositivo no implica a paragem de funcionamento da restante rede.

funcionalidade que seja necessrio cumprir ou satisfazer de uma dado edifcio, ter sempre um ou mais produtos que conseguiro corresponder s expetativas. Antes de comear a abordar os dois casos prticos iremos identificar as razes pela qual levaram a expor e estudar ambos os casos. O seu conceito base consiste em utilizar mdulos atuadores e sensores com vrias funcionalidades, as instalaes de climatizao, iluminao, persianas/lamelas, segurana, etc., podem ser baseadas num sistema de rede conveniente, rentvel e muito flexvel, ao garantir em qualquer momento a sua interoperabilidade. Seja qual for o tipo de anlise tcnica/terica/prtica de um determinado assunto, essa ganha o seu valor contributivo quando se encontra bastante atual face ao panorama real e global. Como tal, inevitvel vir ao cimo as palavras referentes crise financeira atual e de to difcil combate, procurou-se abordar dois casos reais e prticos de duas Como tal, cada vez mais as empresas de construo civil e clientes finais esto a mostrar um aumento da instalaes totalmente diferentes em que uma delas tem como base a eficincia energtica e a outra instalao tem como base a sua originalidade na implementao de uma instalao de domtica. A flexibilidade de utilizao muito importante por vrios motivos, em que frequentemente, durante o planeamento da construo, no so considerados a utilizao Por outro lado, ambas as instalaes de domtica foram implementadas em estruturas/instalaes j terminadas em que acaba, de certa forma, por ir em conta com o estado da construo civil em Portugal.

implementao em edifcios novos e requalificados.

subsequente e futuros requisitos de modificao e otimizao do espao. Esta negligncia pode tornar-se

54

ARTIGO TCNICO

De uma forma muito resumida, a construo civil actual em Portugal est a atravessar uma fase muito complicada, em que no se prev melhorias significativas nos prximos anos. Ou seja, um dos mercados a apostar por parte do todo o grupo empresarial relacionado com a construo civil a requalificao de edifcios/habitaes.

Alm do sistema produzir uma maior eficincia energtica, monitoriza de uma forma detalhada os consumos de gs natural de gs e de eletricidade para um melhor controlo de custos sem sacrificar o conforto.

As diferentes divises so aquecidas com um sistema de radiador de gua quente (temperatura de fluxo limitado a

3.1. Primeiro caso prtico: Aumento da eficincia energtica num apartamento de um edifcio antigo em Berlim.

um mximo de 75 C), cuja curva de aquecimento controlado com base na temperatura exterior. O calor gerado por uma caldeira de gs natural ao mesmo tempo funciona como aquecedor de gua para uso domstico.

Edifcios antigos so belos, mas raramente so devidamente isolados. No entanto, melhorar a eficincia energtica reduz significativamente os custos de aquecimento e emisses de CO2.

Todos os radiadores presentes em diferentes divises so controlados por vlvulas com tecnologia sem fio. Como tal, cada diviso est programado para aquecer a uma dada temperatura apenas em ocasies na qual a diviso est a ser realmente ocupada.

O caso de estudo foca-se num apartamento pertencente a um edifcio antigo, situado em Berlim onde habita a famlia Radetzky, com cerca de 180 m. O apartamento possui sistema de aquecimento eltrico para ocasies na qual o apartamento se encontra a uma temperatura mais baixa que o normal. Esse mesmo edifcio foi construdo em 1906, cujas paredes de tijolos e a sua fachada neogtico refletem uma arquitetura sacral com um grande impacto. As diferentes divises foram configuradas para o modo de Conforto 24C e modo Eco - 18 C. Mas se desejar em qualquer ocasio uma diferente temperatura, poder-se- Hoje est listada como um edifcio histrico, fazendo com que sejam respeitados inmeros regulamentos de definir de uma forma individual a temperatura para cada diviso, sendo facilmente configurvel a definio dos diferentes parmetros ou at mesmo modificadar

preservao, tal como manter a fachada exterior (o que obriga a manter as paredes exteriores com uma clara falta de isolamento).

remotamente pela Internet (atravs de um PC ou telemvel)

Apesar de vrias renovaes a nvel de isolamento trmico do edifcio, o seu nvel de eficincia continua baixo. Por esta razo a famlia Radetzky comeou a tomar medidas para melhorar a eficincia energtica do seu apartamento da famlia.

Umas das medidas que tomou foi a implementao de um sistema de domtica, baseada na tecnologia Siemens Building Division Technologies (a gama de produtos da rea de domtica tem como nome Synco).

Fig. 1 Vista do edifcio em estudo

55

ARTIGO TCNICO

Consumo de energia

Reduo de custos

Assumindo que o consumo de energia necessrio para o aquecimento de gua quente para uso domstico mantevese, os valores posteriores registados mostraram uma reduo significativa durante a estao de aquecimento ( de realar que estamos a falar do clima de Berlim, Alemanha).

Desde a instalao do sistema de domtica, a famlia Radetzky foi capaz de economizar aproximadamente 400 /ano. Alm disso, foram capazes de reduzir a sua pegada de carbono em cerca de 1,5 toneladas de CO2 por ano.

Apesar das tarifas de eletricidade e de gs na cidade de Berlim serem modestos face ao nvel de vida da cidade,

Ou seja, para o aquecimento domstico, ocorreu uma economia de aproximadamente 28%. Ao mesmo tempo, no mesmo perodo de tempo, os consumos de gs natural e de eletricidade necessrios para a manuteno do sistema de aquecimento foram reduzidos em cerca de 21% e 10% respetivamente em comparao mdia dos dois anos de utilizao sem o sistema de domtica implementada.

quanto mais elevados forem as tarifas, maior ser o retorno financeiro que o sistema de domtica ir apresentar.

Adaptando os valores das tarifas face eficincia energtica, calculou-se que o investimento inicial iria ser pago muito rapidamente.

Baseado nas taxas de energia de 2008/2009, o perodo de Ao mesmo tempo os prprios dados gravados provaram mais uma vez que a eficincia energtica do apartamento no o ideal dado que o sistema de domtica poderia apresentar melhores resultados em termos de eficincia energtica (novamente realamos que o isolamento trmico possui um desempenho muito baixo devido retorno de cerca de seis anos pelo investimento da soluo de domtica controlo por um sistema via rdio (RF), cujo investimento rondou os 2500 (considerou-se 80% do valor como investimento para os dispositivos de controlo de aquecimento, e os restantes 20% para os contactos de controlo e adaptadores de tomada - aquecedores eltricos).

obrigatoriedade de manter a fachada histrica e s perdas trmicas resultantes de ventilao). Concluses do caso prtico

Como a famlia Radetzky se viu limitada em tentar contrariar as perdas de isolamento trmico do seu apartamento num prdio antigo em Berlim, optou por instalar um sistema de domtica baseada em tecnologia Siemens.

Como resultado conseguiu economizar em cerca de 400/ano e prev no futuro expandir o sistema de domtica para realizar deteo de fumos e detetores de janela e portas (teis para o sistema de segurana e para o sistema de aquecimento, em que quando esses se encontram abertos no aciona o aquecimento na diviso presente para evitar perdas). Figura 2 Unidades de controlo de temperatura implementados no apartamento

56

ARTIGO TCNICO

3.2. Segundo caso prtico: Requalificao e implementao de novas

De certa forma, a autocaravana equipada com o sistema de domtica, acabou por ser mais funcional que uma tpica casa inteligente. Isso no significa que uma autocaravana ao utilizar um painel ttil, botes e sensores inteligentes seja

funcionalidades de domtica numa autocaravana.

Qualquer viatura equipada com as ltimas tecnologias possui seguramente mais tecnologias que uma habitao mdia. Como tal, quando algum possui uma autocaravana, em que se pode considerar como uma casa sob rodas,

algo totalmente novo dado que uma habitao com uma instalao de domtica tpica possui as mesmas

funcionalidades.

rapidamente se chega concluso em que possvel dar uma outra utilizao a muitas das funes presentes no veculo, tal como se d s diferentes funcionalidades existentes numa habitao tpica equipada com um sistema de domtica.

O que fez com que esse projecto fosse inovador foi a realizao automtica. de muitas tarefas de forma totalmente

Algumas das funes mais marcantes presentes na autocaravana so:

Por esta mesma razo, quando uma equipa do frum de utilizadores da tecnologia KNX - Alemanha abordou este incomum projecto, foi decidido atualizar as funes de uma caravana com tecnologia KNX.

Instalao de sensores no cho, na cama e nos assentos da caravana para reconhecer em qualquer momento a presena de pessoas na caravana, para acionar automaticamente as luzes interiores;

Esta ideia incomum impressionou tanto o jri da organizao Konnex (do universo KNX) que honrou o projecto com o prmio de melhor publicidade.

Quando algum se levanta durante a noite, a luz acende mas com um nvel de luz mais reduzido que o normal para um menor incmodo para quem est a dormir;

Figura 3 Autocaravana

57

ARTIGO TCNICO

Deteta que quando ocorre a realizao de uma refeio, no momento que algum se senta numa das poltronas existente na sala de jantar, executado iluminao; um cenrio pr-programado de

Concluses do caso prtico

possvel implementar um sistema de domtica num veculo produzido em massa, sem requerer adaptaes especiais na instalao eltrica.

Quando o modo de TV est ativada, a tela exterior desenrola para o exterior e as cortinas so fechadas, sempre que detetado uma forte luminosidade exterior; Essa implementao, conhecida como uma requalificao acabou por provar que possvel implementar novas funcionalidades a um veculo, que j por si detentor de diversas tecnologias, e muitas dessas funcionalidades so totalmente inovadoras.

Sistema de alarme: alm do sistema poder simular a presena de pessoas das no veculo graas ao

acionamento

diferentes

funcionalidades 4. Concluses finais

existentes no veculo, quando detetado um intruso, so enviadas mensagens de alarme para o telemvel; Sistema de gesto dos diferentes nveis dos tanques existentes na autocaravana e do sistema de potncia eltrica suportada por painis solares; Todas as funes podem tambm ser monitorizadas e controladas externamente atravs da Internet; E existem muitas mais outras funcionalidades criativas, que no possvel enumera-las todas nesse artigo.

Depois de realizar um breve estado da arte das tecnologias domticas, de seguida elaborou-se a exposio de dois casos prticos, ambos totalmente diferentes, pondo em prtica a aplicao da tecnologia de domtica KNX.

Em jeito de concluso geral, findo este trabalho, poder-se-o tecer as seguintes consideraes: Em funo do contexto da sua aplicao, as vantagens das tecnologias domticas so evidentes

Por fim, o sistema de domtica sofreu um teste de resistncia pelas estradas da Europa, na qual foram percorridos cerca de 22.000 Km, sem sofrerem uma nica falha.

ao reduzirem a factura energtica de uma instalao, fornecendo o mesmo nvel de conforto, oferecendo uma versatilidade mais elevada na utilizao das diferentes funcionalidades Por outro lado, quando um sistema de domtica bem dimensionado e implementado, permite ter um bom plano de retorno financeiro; No requerer alteraes demasiado profundas na instalao, quando bem estudado o seu modo de implementao.

Referncias

[1] KNX Organization - KNX Handbook for Home and Building Control. 3 Release. Blgique, 1999 Figura 4 Layout do interface do painel tctil existente na autocaravana e a sua disposio interior [2] KNX Organization, http://knx.org/ [3] SCADA, http://www.scadaengine.com/ [4] SYSMIK GmBH DRESDEN, http://www.sysmik.co [5] Siemens Gmbh, www.siemens.com

58

COLABORARAM NESTA EDIO:


Alexandre Miguel Marques da Silveira (asi@isep.ipp.pt)

Licenciado em Engenharia Eletrotcnica, ramo de Sistemas Eltricos de Energia, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto no ano de 2000. Mestre (pr-Bolonha) em Gesto de Cincia, Tecnologia e Inovao, pela Universidade de Aveiro, em 2007. Doutorando do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotcnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2001. Antnio Augusto Arajo Gomes (aag@isep.ipp.pt)

Mestre (pr-bolonha) em Engenharia Electrotcnica e Computadores, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutorando na rea Cientfica de Sistemas Elctricos de Energia (UTAD). Docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 1999. Coordenador de Obras na CERBERUS - Engenharia de Segurana, entre 1997 e 1999. Prestao, para diversas empresas, de servios de projecto de instalaes elctricas, telecomunicaes e segurana, formao, assessoria e consultadoria tcnica. Investigador do GECAD (Grupo de Investigao em Engenharia do Conhecimento e Apoio Deciso), do ISEP, desde 1999. Henrique Jorge de Jesus Ribeiro da Silva (hjs@isep.ipp.pt)

Licenciado em Engenharia Electrotcnica, em 1979, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, opo de Produo, Transporte e Distribuio de Energia. Diploma de Estudos Avanados em Informtica e Electrnica Industrial pela Universidade do Minho. Mestre em Cincias na rea da Electrnica Industrial. Professor Adjunto Equiparado do ISEP, leccionando na rea da Teoria da Electricidade e Instalaes Elctricas. Jos Lus Almeida Marques de Faria (jlamfaria@gmail.com)

Mestre em Engenharia Electrnica e de Computadores, na rea de Sistemas e Planeamento Industrial (Plano de estudos Bolonha - 120ECTS), Instituto Superior de Engenharia do Porto). Director tcnico na empresa Touchdomo. Fornece servios Industria Azevedos, com a funo de integrador KNX e EnOcean. Formador na rea da domtica e engenharia electrnica/elctrica. Funcionrio da empresa Intelbus, Solues para edifcios, Lda, com a funo de integrador KNX e LonWorks, desde Agosto de 2008 at Junho de 2010. Miguel Leichsenring Franco (m.franco@schmitt-elevadores.com)

Licenciado em Engenharia Electrotcnica Sistemas Elctricos de Energia, pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Master in Business Administration (MBA) com especializao em Marketing pela Universidade Catlica Portuguesa Lisboa. Licenciado em Administrao e Gesto de Empresas pela Universidade Catlica Portuguesa Porto. Administrador da Schmitt-Elevadores, Lda.

59

COLABORARAM NESTA EDIO:


Roque Filipe Mesquita Brando (rfb@isep.ipp.pt) Mestre em Engenharia Electrotcnica e de Computadores, na rea Cientfica de Sistemas Elctricos de Energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Aluno de doutoramento em Engenharia Electrotcnica e de Computadores na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Investigador do INESC Porto, Laboratrio Associado. Bolseiro da FCT. Desde 2001 docente no Departamento de Engenharia Electrotcnica do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Consultor tcnico de alguns organismos pblicos na rea da electrotecnia. Srgio Filipe Carvalho Ramos (scr@isep.ipp.pt)

Mestre em Engenharia Electrotcnica e de Computadores, na rea Cientfica de Sistemas Elctricos de Energia, pelo Instituto Superior Tcnico de Lisboa. Aluno de doutoramento em Engenharia Electrotcnica e de Computadores no Instituto Superior Tcnico de Lisboa. Docente do Departamento de Engenharia Electrotcnica do curso de Sistemas Elctricos de Energia do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2001. Prestao, para diversas empresas, de servios de projecto de instalaes elctricas, telecomunicaes e segurana, formao, assessoria e consultadoria tcnica. Investigador do GECAD (Grupo de Investigao em Engenharia do Conhecimento e Apoio Deciso), do ISEP, desde 2002.

60

Potrebbero piacerti anche