Sei sulla pagina 1di 10

Transformando o hobby em negcio prprio

Qui, 25 de Maio de 2006 11:34

A La Vera Pasta uma fbrica de massas e molhos artesanais e rotisserie inaugurada em fevereiro de 2000, na Av. Canrio, 501 no bairro de Moema em So Paulo.

A empresa fruto de uma sociedade formada por trs casais, cujas esposas so da mesma famlia, duas irms e uma prima: Tnia e Lotolfo, Ceclia e Francisco, Maria Luza e Arnaldo. Essa relao gera um fato bastante curioso, onde cada casal tornou-se responsvel por uma rea da empresa.

Embora a inaugurao do empreendimento tenha acontecido apenas no incio de 2000 as operaes da empresa tiveram incio em dezembro de 1999 e desde ento sua estrutura vem passando por diversos ajustes. No princpio existiam apenas trs funcionrios e quatro scios trabalhando diretamente no negcio, atualmente os seis scios encontram-se envolvidos diariamente alm de j contarem com 32 funcionrios.

As vendas que a princpio eram feitas diretamente ao consumidor final, j comearam a aumentar. Animados pela boa aceitao de seus produtos a empresa vem se expandindo para atender tambm outros mercados como os restaurantes, supermercados e emprios, tendo essa estratgia resultado em um crescimento de 100% em seus primeiros quatro anos e de 15% no ltimo ano.

1 / 10

Transformando o hobby em negcio prprio


Qui, 25 de Maio de 2006 11:34

Os produtos da La Vera Pasta esto posicionados para atingir o nicho de mercado das pessoas que buscam alimentao diferenciada e de qualidade, especialmente no segmento de massas, o que faz com que o preo no seja o principal fator decisrio no momento da compra.

Para garantir a qualidade extra, a empresa considera como fatores crticos a preocupao com a qualidade da matria-prima utilizada e com o processo de fabricao, alm do relacionamento diferenciado com os diversos pblicos consumidores.

A publicidade tambm algo que merece ateno por parte dos scios. Ela envolve cuidados como a escolha do nome e da marca, sua aplicao nas embalagens e os folders dos produtos. O material utilizado nas embalagens das massas secas tem a preocupao de passar o conceito de produto artesanal, assim como os molhos que so acondicionados em potes de vidro.

O crescimento de 100% nos primeiros anos de operao resultante dessa preocupao constante com a qualidade do produto, esforo de vendas e divulgao boca-a-boca dos clientes, pois at o momento nenhum esforo publicitrio havia sido realizado.

H dois anos foi contratada uma consultoria de relaes pblicas, que tem realizado o trabalho de divulgao junto aos veculos especializados, alm do desenvolvimento do site www.lavera pasta.com.br .

2 / 10

Transformando o hobby em negcio prprio


Qui, 25 de Maio de 2006 11:34

Para contar melhor a histria da La Vera Pasta conversamos com o scio Lotolfo, que tem formao em Engenharia Civil e concilia as atividades no empreendimento, com as atividades em sua construtora.

A Histria

O Arnaldo e o Francisco so descendentes de italianos e assim como os outros scios, sempre gostaram muito de apreciar uma boa comida italiana. O Arnaldo tinha o hbito de fazer massa seca e molhos artesanais para as reunies de amigos no seu stio em Minas Gerais, e eles sempre sugeriam que ele abrisse um restaurante.

Como as esposas queriam ter alguma atividade e abrir algum negcio, surgiu a idia de fazer e vender algumas coisas, mas que no fosse um restaurante. Nasceu assim a idia da La Vera Pasta.

A Tnia e a Ceclia j tinham alguma experincia prvia com eventos e bufets e a Maria Luza conhecia sobre a produo de gelias e doces artesanais, porm de uma forma bastante amadora.

3 / 10

Transformando o hobby em negcio prprio


Qui, 25 de Maio de 2006 11:34

J os maridos, Arnaldo, Francisco e Lotolfo tm todos formao em engenharia civil e com sua viso tcnica, sonhavam em fazer um produto de extrema qualidade e que fosse reconhecido por isso no mercado. Para isso, buscaram os melhores ingredientes que conheciam como base para montar os produtos.

O objetivo nunca foi concorrer com a Sadia ou empresas deste tipo, mas sim, ter um produto artesanal de primeirssima qualidade.

Dessa maneira juntaram-se e avaliaram o que poderiam produzir que possusse um diferencial no mercado. Analisaram algumas oportunidades e comearam a desenvolver os produtos em suas prprias casas. A cada nova receita era feita uma degustao e anlise de custos dos ingredientes.

Simultaneamente eles procuravam um local onde pudessem instalar o negcio para o incio das operaes:

4 / 10

Transformando o hobby em negcio prprio


Qui, 25 de Maio de 2006 11:34

Inicialmente compramos uma casa bem pequena e logo em seguida pegamos a casa do lado e a de trs.

Diferente de muitos empreendedores que iniciam o negcio sem nenhum estudo prvio, eles realizaram ento todo o planejamento do negcio, incluindo as anlises financeiras e do retorno esperado com o empreendimento.

Cada passo foi estudado, mas no espervamos que o sucesso fosse to grande e viesse to rpido. A linha de molhos no existia no mercado e os concorrentes passaram a copiar. Ns samos na frente em vrias coisas e muita gente teve que correr atrs.

O Negcio

Baseados em experincias prvias, os scios decidiram iniciar o empreendimento com uma viso bastante clara do negcio em que iriam atuar, planejando sempre os passos a serem dados, alm de buscar manter sempre uma viso racional e tcnica sobre as oportunidades. Como exemplo eles citam que constantemente antes de lanar produtos realizam uma pesquisa prvia com amigos e familiares.

5 / 10

Transformando o hobby em negcio prprio


Qui, 25 de Maio de 2006 11:34

Os produtos principais (comida) sempre foram desenvolvidos pelos prprios scios que, no entanto contam com o auxlio de uma consultoria tcnica na rea de higiene e sade para adequarem-se legislao vigente. Sempre que necessrio os scios buscam profissionais no mercado que possam complementar seus perfis e conhecimentos.

Desta forma, no houve necessidade de adequao a nova legislao de alimentos, muito pelo contrrio, nossos cuidados vo alm do exigidos na lei.

Com base na anlise financeira previamente realizada, dividiram o capital necessrio entre os trs casais, compraram o ponto e iniciaram a reforma adequando-o s novas necessidades. Ao mesmo tempo os scios cuidavam da burocracia para que conseguissem constituir a empresa. No entanto aps o final das reformas ainda tiveram que esperar mais quatro meses para serem autorizados a comercializar os produtos.

Nos primeiros meses os scios no faziam nenhuma retirada de dinheiro, eles utilizavam os recursos para reinvestir em adequaes na empresa. Apenas um ano e meio depois de iniciadas as atividade que as receitas permitiram a retirada de um pr-labore para cada um dos seis scios.

Os primeiros clientes foram os familiares, que confiaram no produto. Em dezembro de 1999,

6 / 10

Transformando o hobby em negcio prprio


Qui, 25 de Maio de 2006 11:34

estvamos funcionando, mas sem abrir a loja (pouco antes do natal), alguns amigos e conhecidos j comearam a fazer pedidos. A loja s foi inaugurada em fevereiro. Oficiosamente as vendas comearam antes da data de inaugurao. Aps fevereiro as pessoas comearam a passar, conhecer o produto e retornavam. No fizemos propaganda, a divulgao foi basicamente o boca-a-boca.

O processo de vendas para o varejo iniciou-se em Santos, cidade natal de Lotolfo, onde existe um supermercado que oferece produtos diferenciados destinado ao pblico AB+. Aproveitando-se do seu networking com o proprietrio, eles comearam a colocar o produto aos poucos na loja, e obtiveram uma tima aceitao.

Em seguida, vieram emprios em So Paulo, o Emprio Santa Luzia e Emprio Santa Maria, supermercado Varanda e o Po de Acar por convite dos gerentes e outros.

O incio da venda para o supermercado, aconteceu por influncia do consumidor final, pois o cliente quer ter a comodidade de encontrar o produto no seu lugar de compras. Desta forma, alguns supermercados procuraram a La Vera Pasta, enquanto que outros foram procurados por nos. Ex: o Po de Acar que fica a um quarteiro da loja, vende o produto, pois o seu cliente procura o produto nos momentos em que a loja j est fechada (noite, domingos), mas pode encontr-lo no a qualquer momento no supermercado prximo a sua casa.

O Produto

7 / 10

Transformando o hobby em negcio prprio


Qui, 25 de Maio de 2006 11:34

Os produtos da La Vera Pasta so um pouco mais caros, pois os ingredientes so de qualidade superior e o processo de fabricao artesanal. um produto de qualidade. Mas o segmento de mercado que queremos esse. Temos uma indstria artesanal. No temos mquinas para fazer a massa, fazemos manualmente o gosto outro. Mas no deixamos de levar em considerao todos os parmetros de higiene necessrios para dar uma longa vida ao produto. Somos muito cuidadosos com qualidade e higiene.

Momento Crtico

O mais crtico o governo que no tem regras claras e a cada dia muda suas diretrizes o que nos obriga a adequar todo dia. A relao com os supermercados tambm exige um jogo de cintura muito grande, pois cada um tem suas prprias regras, que mudam sempre.

Satisfao

A maior satisfao o cliente vir comprar, comer e retornar. A satisfao uma somatria de dias, o nosso saldo muito positivo, pois os locais em que tentamos fornecer, o produto sempre foi aceito. Outra situao um cliente ligar de Manaus solicitando o nosso produto. Pessoas entrando em contato para distribuir nosso produto em outros locais, como em Braslia.

8 / 10

Transformando o hobby em negcio prprio


Qui, 25 de Maio de 2006 11:34

O importante saber que o produto est sendo bem aceito, que apesar dos pesares e das dificuldades que se tem para sobreviver no Brasil, estamos conseguindo sobreviver neste nicho de mercado.

A Deciso

No houve nenhum momento de ruptura na deciso de montar La Vera Pasta, no entanto, como o mercado de engenharia civil est saturado e em funo de frustraes com relao s questes trabalhistas nos levaram a ficar abertos a novas possibilidades de negcios. O que ocorreu foi uma combinao do interesse pessoal (hobby) por culinria com o interesse das mulheres de montarem alguma coisa juntas.

Comearia de novo?

Comearia o negcio de novo sim, as coisas so ativas, deve-se buscar sempre melhorar, assim como fazemos aqui no La Vera Pasta tentando sempre melhorar as relaes com fornecedores, governo, funcionrios, negociaes. Todos os dias tm coisas diferentes, ento todo dia voc tem que imaginar o que pode fazer para melhorar.

A Famlia e Relacionamentos com Scios


9 / 10

Transformando o hobby em negcio prprio


Qui, 25 de Maio de 2006 11:34

Existem discusses entre os scios, buscando sempre ter um norte para a empresa.

Como sempre tivemos nossas empresas, a diferena hoje que os casais fazem parte da sociedade. Acho bom, pois como a esposa est envolvida, troca-se idia, v a dificuldade do trabalho no dia-a-dia, muita coisa que se imaginava ser mais fcil no , e o que parecia difcil no , as cobranas terminam. H uma compreenso maior at dos prprios filhos que percebem que os pais esto trabalhando juntos, at por causa deles tambm. Trabalhar em casal acho que funciona bem.

Conselho

A pessoa precisa ter um objetivo, escolher um nicho de mercado e ter uma persistncia muito grande. O segredo este, no se deixar abater no dia-a-dia por qualquer coisa, pensar que o dia seguinte vai ser melhor e lutar para isso.

Confira tambm o estudo de caso Juan Rodrigues, empreendendo em famlia

10 / 10

Potrebbero piacerti anche