Sei sulla pagina 1di 2

INFORMAES PARA UMA ALIMENTAO SAUDVEL E EQUILIBRADA

Quando vamos iniciar, por iniciativa prpria ou por recomendao mdica, uma dieta para controlarmos colesterol, triglicrides, glicose, cido rico ou simplesmente procurando perder peso, temos a sensao que iremos comer coisas sem sabor e nos privaremos para sempre daquela gostosa feijoada, do lombo com feijo tropeiro, aquela picanha do tradicional churrasco entre outros pratos tradicionais da nossa comida mineira. No bem assim. claro que teremos que alterar nosso cardpio de todo o dia, reeducar alguns hbitos antigos, conhecer novas possibilidades de alimentao e, principalmente, descobrir novos prazeres em alimentos mais saudveis. Comer bem no abrir mo do prazer de se alimentar, aprender a gostar de alimentos saudveis e nutritivos e, eventualmente, poder saborear, com moderao, pores de comida "proibida".

Dicas para uma alimentao saudvel


Beba bastante gua durante o dia (pelo menos 2 litros) Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras Prefira alimentos grelhados e assados Reduza o consumo de sal e temperos industrializados No fique grandes espaos sem se alimentar (coma uma fruta entre as refeies, p.ex.) Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em acares Coma devagar, mastigue bem os alimentos

Controle o peso
Mantenha o seu peso corporal dentro de limites saudveis. Faa um pequeno clculo e veja se seu peso est dentro de limites normais usando o IMC ou ndice de Massa Corporal. IMC = Peso Altura 2 Ideal IMC entre 18 e 24,9 Sobrepeso IMC entre 25 e 29,9 Obesidade grau I IMC entre 30 e 34,9 Obesidade grau II IMC entre 35 e 39,9 Obesidade grau III IMC acima de 40

Conhecendo os alimentos
Os alimentos possuem funes diversas no organismo e em razo disto so divididos em trs grandes grupos: construtores, energticos e reguladores.

Alimentos construtores
So os alimentos que fornecem o material de construo (as protenas) de todas as clulas do nosso organismo. Devem ser ingeridas diariamente mas cuidado: o excesso, quando no utilizado para o fornecimento de energia, armazenado como gordura levando ao aumento de peso.

Quais so estes alimentos? So trs grupos: Leite, iogurtes e queijos Prefira laticnios desnatados ou light, queijo branco ou ricota. Carnes, peixes, aves e ovos Use carnes magras e retire a pele das aves e peixes. Leguminosas Feijo, ervilha, soja, lentilha e gro de bico.

Alimentos energticos
So os que fornecem energia necessria para vivermos. Possuem muitas calorias e poucas vitaminas e sais minerais. Em quantidade correta, poupam as protenas de serem usadas como fontes de energia e permitem que as gorduras sejam processadas corretamente. Em excesso, engordam.

Que alimentos so energticos?


So os leos, manteiga, margarina, bacon, acares, mel, pes, cereais matinais, biscoitos, bolos, doces, sorvetes, arroz, macarro, milho, batata, mandioca, mandioquinha, farinhas e outros.

Alimentos reguladores
So alimentos com nutrientes que atuam nos mecanismos de regulagem de certos rgos prevenindo doenas como obesidade, anemias, gripes e resfriados. Os alimentos deste grupo auxiliam na digesto por serem ricos em fibras. Prefira os alimentos crus. Os nutrientes reguladores so as vitaminas (A, B, C, D, E, K, etc.) e os minerais (Ferro, Clcio, Sdio, Potssio, Zinco, etc.). Neste grupo esto todas as frutas, legumes e verduras. No prximo artigo estaremos tratando da chamada "Pirmide Alimentar" que um guia de alimentao que nos mostra a melhor maneira de nos alimentarmos garantindo assim o consumo de todos os nutrientes em quantidade adequadas.

Potrebbero piacerti anche