Sei sulla pagina 1di 87

Introduo: Salve, Salve Companheiros das Teclas.... Bem, permitam-me primeiramente apresentar-me.

Meu nome Jnior, e a convite do Marcus a partir de hoje estarei disponibilizando nesse portal um curso bsico de teclado, onde tentarei passar pra vocs um pouco do que aprendi nos meus cerca de 14 anos ligados msica, como estudante, musico profissional e professor. O Marcus tambm ira me ajudar a fim de que possamos tornar as informaes aqui as mais teis possveis pra vocs internautas que freqentam este portal e que desejam mergulhar no mundo dos teclados. Apenas gostaria de ressaltar que s esse curso no basta, necessrio muita dedicao e empenho para que ele surta efeito, e se possvel o acompanhamento de um professor ou uma escola, visto que aqui estaremos abordando apenas o bsico do instrumento. Mas, vamos ento ao que interessa. Jnior Marcus Vinicius Administrador do Curso Captulo 1: Conhecendo o Teclado Tenho percebido que muitos iniciantes encontram como principal dificuldade logo de imediato a escolha do equipamento correto, dado imensidade de marcas e modelos existentes no mercado. Assim vamos comear por explicar um pouco as diferenas de equipamentos para que voc possa chegar a concluso de qual deve ser o de sua escolha. Primeiramente: Teclado no igual a Piano e nem rgo. J perdi a conta de quantas vezes na minha vida eu ouvi a exclamao: Que legal, voc toca rgo! Isso se da porque as pessoas em

geral acham que o Piano, o Teclado e o rgo so a mesma coisa, o que no . Embora venham da famlia das teclas, o Piano um instrumento de Cordas, o rgo de Sopro e o Teclado um instrumento Digital. Isso faz com que a forma que eles sejam tocados seja completamente diferente, embora no Teclado existam sons de Piano, rgo e uma infinidade de outros instrumentos. Nos Teclados ns temos basicamente trs variaes. Os Infantis, os Amadores e os Profissionais, e dentro desses, dois Tipos, os Arranjadores e os Sintetizadores. Supondo que voc embora seja um iniciante, no mais criana, o ideal ento para voc ser um Teclado Amador do Tipo Arranjador. Nessa faixa as duas lderes no Mercado so a Yamaha com sua linha PSR, e a Casio com sua linha CTK, variando os modelos de R$ 250 R$ 1800. Cabe a voc experimentar e chegar a concluso de qual aquele que voc gosta mais e que se encaixa no seu oramento. Apenas seria importante que o equipamento escolhido tivesse 61 teclas e se voc gosta de informtica e pretende num futuro acoplar seu teclado ao computador, que esse fosse GM (General Midi) - embora voc talvez no saiba o que isso, confie em mim, voc ainda vai usa-lo que ns estaremos abordando mais sobre esse assunto posteriormente. Esses teclados possuem Ritmos ou Styles, e tambm Timbres ou Songs. Nos Styles voc encontrara alguns Ritmos como Baladas, Jazz, Samba, Salsa, Valsa e etc. Em mdia esses equipamentos possuem cerca de 100 Styles. Nos Songs voc encontrara Timbres como Piano, Guitarra, Baixo, Violino, Bateria entre outros. Em mdia esses equipamentos possuem 128 Songs. Mas vamos agora entender como as 7 notas musicais Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si se encontram dispostas no teclado olhando a figura abaixo

Vimos acima como as 7 notas musicais esto dispostas no teclado, a seqncia Do, Re, Mi, Fa, Sol, La, Si repetida 5 vezes. Cada intervalo de Do a Si chamado de Oitava, portanto um Teclado de 61 teclas possui 5 Oitavas, que comeam com sons Graves e terminam com sons Agudos. Nos teclados arranjadores as 2 primeiras oitavas so destinadas para uso dos Styles, e as demais 3 oitavas so destinadas para o uso dos Songs, isso se o equipamento estiver operando no modo Single ou Fingered (Consulte o manual do seu teclado para maiores informaes ou entre em contato conosco). Existem duas maneiras de identificarmos as teclas. Uma tomando como base as teclas Pretas, ou acidentes. Ao olharmos as teclas pretas iremos identificar que elas possuem um intervalo de 2 e 3 teclas. Assim, o Do ser sempre a tecla branca que vem antes do Intervalo de 2 Pretas, o Re vai ser a tecla branca localizada entre o intervalo de 2 pretas e o Mi a tecla branca localizada aps o intervalo de 2 prestas. Pronto, j identificamos 3 notas Do, Re e Mi. Agora vamos as demais. O F ser a tecla branca localizada antes do intervalo de 3 teclas pretas, o Sol e L estaro entre o intervalo de 3 teclas pretas, em sua ordem respectiva e o Si estar aps o intervalo de 3 teclas pretas. Assim aprendemos a localizar todas as notas, mas existe outra maneira ainda, pelo formato das teclas, atentem figura abaixo.

O Re, Sol e L possuem formas diferenciadas. J o Do e o F, possuem formas iguais, semelhantes a um L. E o Mi e Si, tambm, mas como se fosse um L invertido. Agora que j sabemos identificar as teclas vamos numerar os dedos de nossa mo para fazermos um exerccio. Tanto na mo esquerda quanto na direita os dedos tero atribudas a seguinte numerao: Polegar = 1 Indicador = 2 Mdio = 3 Anelar = 4 Mnimo = 5 Vamos executar agora um exerccio. Coloque seu dedo Mnimo (5) da mo esquerda no primeiro D do teclado. V com sua mo direita at o 3 D do teclado, que ser chamado D Central e coloque sobre esta tecla o Polegar (1) da mo direita, conforme a figura identificada abaixo:

Agora execute o exerccio conforme exemplificado na figura abaixo ,usando o dedo determinado para a tecla especificada, conforme a figura abaixo.

Procure fazer primeiro a mo esquerda, depois a mo direita, e por fim juntar as duas. Tambm no tenha pressa, nesse caso o velho ditado A Pressa inimiga da Perfeio se mostra bem veraz. Faa lentamente e conforme for ganhando firmeza nos dedos v aumento a velocidade do exerccio gradativamente. Ao fazer o exerccio mantenha os dedos levemente dobrados, sobre as teclas e o pulso erguido. importante tambm executa-lo diariamente. Ah, e para sentir melhor o exerccio sugiro que o faa com o teclado operando no modo Normal e usando o Song Piano, que normalmente o 00 ou 01. Ficamos assim ento. No prximo captulo estarei ensinando como identificar as notas numa partitura, e estaremos colocando a msica Nona Sinfonia para voc tocar em casa, assim no deixe de nos visitar para pegar essas novidades e outras que este portal disponibiliza, e at l, mos a obra com os exerccios propostos.

Captulo 2: Ritmo, Melodia, Harmonia e Andamento Os Alicerces da Msica Bom, antes de iniciar o capitulo 2 do nosso Curso Bsico, gostaria de agradecer as visitas ao Site e aos Emails enviados. Continuem nos visitando e enviando Emails, afinal de contas, o que uma artista sem seu publico...oh!! Mas, brincadeiras parte, espero que todos os interessados estejam se beneficiando ao m-ximo das informaes que estou disponibilizando. Gostaria apenas de ressaltar o que o meu amigo Rogrio (bateria) sempre diz. Empenho, Dedicao, Estudo...Estas so palavras fundamentais para que vocs possam atingir seus objetivos. Ah, e outra coisa, todos os iniciantes tendem a ter um certo "gs" inicial, querem fazer logo os exerccios e musicas propostas, e isso apresenta um perigo muito grande, pois se pode aprender errado, e depois de se aprender errado fica muito difcil corrigir os defeitos. Por-tanto, Pacincia! Tocar bem no tocar Rpido e sim tocar Certo, agilidade se ganha com o tempo. Tente imaginar uma bela casa, com lindos mveis e limpa. uma sensao muito agradvel entrar em um ambiente assim. No entanto pra que essa casa tenha chegado a ficar assim foi necessrio um fator principal, os alicerces, as colunas de sustentao.

Uma boa msica tambm assim. muito agradvel ouvir uma bela cano, mas pra que tal cano venha a se tornar bela necessrio que ela tenha suas colunas de sustentao bem estruturadas, o Ritmo, Melodia, Harmonia e o Andamento. Vamos ento definir esses alicer-ces. Ritmo: uma seqncia de sons em intervalos regulares. No devemos confundir Ritmo com Estilo. O Estilo uma variao temtica do Ritmo. O que determina um Estilo no tanto o Ritmo, mas a Harmonia que ainda iremos abordar. Pode-mos definir como alguns Estilos principais o Rock, O Samba, a Valsa, o Jazz e etc. Mas vol-tando a falar em Ritmo, podemos dividir o Ritmo em Tempos, s pra citar os mais usados so 2, 3, 4, 6 e 8. Melodia: uma seqncia de sons em intervalos irregulares. A Melodia caminha por entre o Ritmo. A Melodia normalmente a parte mais destacada da Msica, a parte que fica a cargo do Cantor, ou de um instrumento como Sax ou de um solo de Guitarra e etc. Sempre que ouvir um Solo - notas tocadas individualmente - voc estar ouvindo uma Melodia. Harmonia: a juno de partes como um todo. A juno do Ritmo, com a Melodia, e a de outros elementos formam a harmonia. por meio da harmonia que podemos ter estilos musicais distintos. Embora o Ritmo no varie muito, os elementos meldicos e complementares so fundamentais para se criar Estilos distintos e harmoniosos.

Andamento: a variao na velocidade da Harmonia, ou do resultado final das junes dos elementos Ritmo, Melodia e Complementares. Algumas canes so bem lentas, como a cano If You Do No Me By Now, do conjunto Simple Red, com cerca de 80 batimentos por minuto, e outras so bem rpidas, como a co-nhecida Brasileirinho com 150 batimentos por minuto. Bem, agora que j conhecemos os elementos fundamentais para a criao de uma Msica, vamos analisar como esses elementos podem ser transcritos de uma forma que pode haver uma comunicao correta entre Compositor ou Autor da Msica e Intrprete. Para isso vamos comear a estudar a forma de Transcrio Musical Universal Por Meio de Notas. Captulo 3: O Sistema de Notao Universal J vimos todas as propriedades da Msica e do Som, agora chegou a hora de aprendermos a colocar a Msica por escrito afim de que possamos transmitir nossas criaes e tambm executar peas dos artistas de nossa preferncia. Primeiramente vamos nos lembrar dos nomes da Sete notas musicais. So elas, D, R, Mi, F, Sol, L e Si. Agora vamos analisar a pauta musical, o conjunto de linhas que usado para se transcrever as notas musicais. Veja a pauta musical padro abaixo.

Como vimos a Pauta ou Pentagrama um conjunto de 5 linhas e 4 espaos agrupadas, podendo vir a ter linhas suplementares adicionadas. Embora na representao acima hajam apenas 5 linhas suplementares inferiores e superiores, esse nmero pode ser maior, visto a Pauta ou Pentagrama no ter inicio nem fim. Tambm sero encontradas divises na Pauta. Estes so chamados Compassos. Vamos analisar agora como as Sete notas musicais esto dispostas na Pauta ou Pentagra-ma. Atente como no inicio da Pauta ou Pentagrama existe um smbolo, a Clave de Sol, existem outras Claves, so elas que determinam a posio das notas na Pauta ou Penta-grama. No nosso estudo analisaremos duas Claves, a de Sol e a de F. Vamos iniciar ento aprendendo o sistema de notao musical na Clave de Sol.

Note que a Clave comea na 2 Linha, ali que est a nota Sol, se desejar continuar as no-tas s seguir a ordem.

Vamos agora ento executar uma musica, trata-se da cano Nona Sinfonia. Vamos executa-la da seguinte forma: Verifique as notas da musica na pauta musical. Qualquer duvida olhe na figura acima e verifique a nota correta. Os nmeros que se encontraro abaixo da nota referem-se aos dedos da mo direita que devero ser usados. Vamos tentar ento!

Bom, isso ai. No se preocupe com o fato de que algumas notas esto pretas, outras brancas, algumas tem astes ligadas, outras no. Isso est relacionado com uma matria ainda a ser abordada.

O que importa a posio delas na Pauta, ou seja, qual a nota que deve ser tocada. O Ponto de partida ser o 3 Mi do Teclado.

Captulo 4: Acordes Acorde por definio uma juno de duas ou mais notas. Portanto, acorde so notas tocadas simultaneamente. Temos basicamente trs tipos de acordes, que so: Trades: Acordes formados por trs notas. Entre estes esto os acordes bsicos, Do Re Mi F Sol La Si, tanto Maiores, como Menores e tambm Sustenidos (#) e Bemois (b), alm dos Diminutos, mas disso vamos falar depois. Ttrades: Acordes formados por quatro notas. Entre estes esto todas as trades, acrescidas de um 4 nota, que pode ser por exemplo Stima (7), Nona (9), Stima Maior (+7) e uma infinidade, que tambm abordaremos no futuro. Ttrades Acrescentadas: Acordes formados por cinco ou mais notas. Entres estes esto todas as ttrades, acrescidas de uma ou mias notas, como por exemplo, Stima Maior e Nona, ficaria +7, 9.

Os acordes possuem uma nomenclatura diferente das notas, onde para representa-los so usadas letras do alfabeto. A figura abaixo exemplifica a nomenclatura dos 7 primeiros acordes que iremos aprender.

Captulo 5: Figuras ou Valores Nem todas as notas tem a mesma durao. Para representar as vrias duraes dos sons musicais as notas so escritas sob formas diferentes. Essas diversas formadas das notas so chamadas figuras ou valores. Essas so as figuras mais usadas: A Semibreve vale 4 tempos Pontuada vale 3 tempos A Mnima

A Mnima vale 2 tempos vale 1 tempo

A Semimnima

A Colcheia vale 1/2 tempo Semicolcheia vale 1/4 tempo

A Fusa vale 1/8 tempo vale 1/16 tempo

Semifusa

Essas figuras representam os sons; so chamadas valores ou ainda, figuras de som. J as pausas so figuras que indicam durao de silncio entre os sons. Alguns tecladistas do s pausas a denominao de figuras negativas ou valores negativos. No concordo. As pausas tm funo rtmica e funo esttica definidas no sentido musical. Logo, no podem ser consideradas como figuras negativas, o que vem dar sentido de ausncia de valor. A figura da pausa , na construo musical, to importante e significativa quanto a figura do som. Abaixo podemos ver um exemplo de Pausa. Essa seria considerada uma grande pausa j que aparecem contagens na partitura, equivalentes a um tempo.

Lembre-se que cada figura de som tem sua respectiva pausa que lhe corresponde ao tempo de durao.

Captulo 5: Ligadura e Ponto de Aumento/Diminuio

Ligadura

A ligadura uma linha curva que se estiver colocada sobre ou sob dois ou mais sons da mesma entonao, indica que os sons ligados no devem ser repetidos; isto , somente o primeiro som emitido, os demais sero apenas uma prolongao do primeiro

Esta prolongao ter a durao das figuras ligadas

Quando a ligadura vem colocada por cima ou por baixo de sons da entoao diferente, seu efeito meramente de execuo instrumental ou vocal, determinando que entre o primeiro e o ltimo som compreendidos dentro da ligadura no deve haver interrupo e sim, que tais sons se executam ligadamente (conforme abaixo)

Ponto de Aumento e Diminuio

Um ponto colocado direita de uma figura serve para aumentar a metade do valor de durao dessa figura. E por isso chamado Ponto de Aumento. O ponto substitui a ligadura, que tem a funo de somar o tempo de duas ou mais notas.

H casos em que a mnima pontuada est valendo uma mnima e mais uma semnima (metade da mnima, uma vez que o ponto serve para aumentar a metade do valor da figura. Logo, podemos dizer que as pausas tambm podem ser pontuadas. J o Ponto de Diminuio vem colocado acima ou abaixo da nota .Por essa razo, o compasso quartenrio se transforma em binrio. O smbolo do compasso tambm muda. As colcheias, semicolcheias ,fusas e semifusas tem seu smbolo ligeiramente modificado, por estarem prximas uma das outras.

Captulo 6: Compassos

Generalidades

As figuras que representam o valor das notas tm durao indeterminada, isto , no tem valor fixo. Para que as figuras tenham um valor determinado na durao do som esse valor previamente convencionado, e a esse espao de durao que se d o nome de tempo. Assim, se estabelecermos que a semnima tem a durao de 1 tempo, veremos que a mnima valer 2 tempos, visto o seu valor ser o dobro do da semnima; a semibreve valer 4 tempos, uma vez que precisamos de quatro semnimas para formar uma semibreve; a colcheia valer apenas meio tempo, pois so precisas duas colcheias para a formao de uma semnima e assim por diante. Podemos dizer com isso que os tempos so agrupados em poroes iguais, de dois em dois, de trs em trs ou de qautro em quatro, constituindo unidades mtricas as quais se d o nome de

compasso. Lembre-se: Os compassos de 2 tempos so chamados binrios Os compassos de 3 tempos so chamados ternrios Os compassos de 4 tempos so chamados quartenrios Cada grupo de tempos, isto , cada compasso, separado do seguinte por uma linha vertical travesso.

Na terminao de um trecho musical usa-se colocar dois travesses denominados: travesso duplo (ou travesso dobrado) ou pausa final (se a terminao for absoluta, isto na finalizao do trecho)

Em qualquer compasso a figura que preenche um tempo chama-se unidade de tempo e a figura que preenche um compasso chama-se unidade de compasso. Os compassos se dividem em duas categorias: simples e compostos. So representados por uma frao ordinria colocada no princpio da pauta, depois da clave.

Compassos Simples

Compassos Simples so aqueles cuja unidade de tempo representada por uma figura divisvel por 2. Tais figuras so chamadas simples, isto , so figuras no pontuadas. Vejamos por exemplo, um compasso qualquer (binrio, ternrio ou quartenrio) no qual a unidade de tempo seja semnima ou a colcheia. A semnima vale 2 colcheias, e a colcheia vale 2 semicolcheias, logo ambas so divsveis por 2. Por conseguinte os compassos que tiverem a semnima ou a colcheia como unidade de tempo sero compassos simples. Vamos analisar agora os termos das fraes que representam os compassos simples O numerador determina o n[umero de tempos do compasso. Os algarismos que servem para numerador dos compassos simples so: 2 (para binrio), 3 (para o ternrio) e 4 (para o quartenrio). O denominador indica a figura que representa a unidade do tempo. Os nmeros que servem como denominador so os seguintes: 1 - representando a semibreve (considerada como unidade) 2 - representando a mnima (metade da semibreve)

4 - representando a semnima (quarta parte da semibreve) 8 - representando a colcheia (oitava parte da semibreve) 16 - representando a semicolcheia (dcima sexta parte da semibreve) 32 - representando a fusa (trigsima segunda parte da semibreve) 64 - representando a semifusa (sexagsima quarta parte da semibreve)

Captulo 6: Relao dos Acordes e Escalas Durante esse estudo pouco abordamos sobre os Acordes. Nesse Captulo tentaremos fixar mais em sua mente a importncia e aprender a formao dos acordes e todas as notas que iro fazer parte dela. Estamos mudando um pouco de assunto, visto que os captulos anteriores foram colocados muitos estudos tericos e de difcil assimilao rpida. Portanto para o nosso estudo no se tornar cansativo vamos voltar a fazer uma abordagem prtica sobre os acordes. Nos primeiros captulos demos uma breve pincelada nesse assunto, somente com o intuito de voc ficar por dentro do que iremos explicar aqui. Vamos saber ento o que uma Escala. Se voc j aluno de violo, guitarra j deve ter visto esse termo. Escala nada mais do que um

conjunto de notas que iro fazer parte na formao dos acordes. Por exemplo, a escala de d. d r mi f sol l si Neste conjunto de notas iremos formar os acordes da tonalidade de d maior. Escala Maior A escala maior formada por: - Escala de d maior: nota fundamental d 2 tons r, mi 1 semi tom (1/2 tom) f 3 tons sol, la, si 1 semi tom (1/2 tom) d - Escala de sol maior: nota fundamental sol 2 tons l, si 1 semi tom (1/2 tom) d 3 tons r, mi, f# 1 semi tom (1/2 tom) sol Escala Menor A escala menor formada por:

- Escala de la menor: nota fundamental l 1 tom si 1 semi tom (1/2 tom) d 2 tons r, mi 1 semi tom (1/2 tom) f 2 tons sol, l - Escala de mi menor: nota fundamental mi 1 tom f# 1 semi tom (1/2 tom) sol 2 tons l, si 1 semi tom (1/2 tom) d 2 tons r, mi

Os Relativos Se observarmos atentamente notaremos que as mesmas notas que formam a escala de d maior so as mesmas que formam a escala de l menor, bem como as notas da escala de sol maior so as mesmas da escala de mi menor. Portanto, so tons relativos: d maior e l menor

d# maior e l# menor r maior e si menor r# maior e d menor mi maior e d# menor f maior e r menor f# maior e r# menor sol maior e mi menor sol# maior e f menor l maior e F# menor l# maior e sol menor si maior e sol# menor Toda tonalidade maior tem como seu tom relativo uma tonalidade menor, e toda tonalidade menor tem com seu tom relativo uma tonalidade maior.

Captulo 7: As Duas Mos Quando tocamos, algumas coisas devero ficar bem claras: Na sua opinio,quando tocamos ns estamos solando (tocando a melodia e harmonia), acompanhando algum cantando ou algum instrumento solando ou estamos acompanhando um conjunto com vrios outros instrumento musicais ?

Bom se voc achou que todas se encaixam, voc errou! O mtodo mais apropriado que servir de grande auxlio para sua aprendizagem se voc colocar na cabea que quando tocamos estamos acompanhado algum cantando ou algum instrumento solando e estamos acompanhando um conjunto com vrios instrumentos musicais. Este mtodo resume-se em uma nica maneira de harmonia:

Na mo esquerda com acordes abertos, Na mo direita com acordes na 1a inverso. Mo Esquerda (Acorde Aberto) Um acorde aberto necessrio na mo esquerda pois com esta mo geralmente toca-se os sons mais graves, consequentemente, se tocarmos o acorde na sua posio fundamental soar de maneira ofuscada. Quanto mais grave for um acorde, mais aberto dever ser sua formao Um acorde aberto abrange uma oitava, no caso de C at C: formado por: a) Nota fundamental do acorde C; b) Quinta G; c) Nota fundamental do acorde uma oitava acima C;

Acorde de C:

E isto serve para todos os demais acorde da escala e tambm para outras escalas Mo Direita (acorde na 1a inverso) A mo direita tocar o mesmo acorde, no caso C, na primeira inverso, arpejado ou batido. a) Segunda nota do acorde (E) b) Terceira nota do acorde (G) c) Nota fundamental uma oitava acima (C)

Captulo 8: Inverso de Acordes

Os acordes vistos anteriormente esto em sua posio fundamental, ou seja, esto formados a partir na nota fundamental do acorde (1a nota da escala).

Podemos tambm comear a formar os acordes a partir da segunda nota (3a) ou da terceira nota do acorde (5a). Tomamos por exemplo o acorde de C.

Posio Fundamental

Primeira Inverso

Segunda Inverso

Exerccio:

Bom para voc pegar uma certa agilidade nesse aprendizado estaos passando abaixo um exerccio ideal para aprender essa inverso dos acordes. Pratique bastante! Toque as progresses a seguir arpejando com o baixo aberto na mo esquerda e o acorde batido (sem arpejo) na 1a inverso com a mo direita:

C F C7 F Fm C C Am F G G7 C

C F G C Am Dm GC

D G D7 G Gm D D Bm G A A7 D

D G A D Bm Em AD

E A E7 A Am E E C#m A B B7 E

E A B E C#m F#m BE

C F G C Am Dm GC

F Gm7 Bb F Dm7 Gm7 Bb F

C G Am7 G C G Am7 D G

DGADGD C A7 D F#m G A D G D Em A D D7 G A F#m Bm Em ADGAD

C G Am F G Am Dm7 Em7 F Em7 Dm G C

EABEAB E F#m C#m G#m B E

Captulo 9: Acordes com Baixo em outra Nota So acordes tocados na mo direita em sua posio fundamental ou invertidos, e com a mo esquerda apenas a 1a e a 8a nota do acorde. Um exemplo, chamamos de: "d com baixo em mi"

Outro exemplo: chamamos de "sol com baixo em si"

E ainda dentre muitos outros "l com baixo em d sustenido"

Bem como muitos outros: D/E r com baixo em mi E/G# mi com baixo em sol sustenido D/F# r com baixo em f sustenido Am/G l menor com baixo em sol

G/A sol com baixo em l C/G d com baixo em sol Bb/D si bemol com baixo em r F/A f com baixo em l Dm/F r menor com baixo em f D/A r com baixo em l C/G d com baixo em sol F#m/E f sustenido menor com baixo em mi EXERCCIO No 2 A exemplo do exerccio no 1, toque as seguintes progresses harmnicas: G G/B C D G D/F# Em Bm7 C A7 D

G G/B C D D/C G G/B D D/C G D/F# Em C D G D/F# Em C DG

C C/E F Am G D/F# G C C/E F Am G D/F# G E Am Am/G F D/F # G E Am Am/G F D/F# G

E E/C# A B G#m C#m

F#M B G#m C#m F#m B

modulao Bb C

F F/A Bb C Am Dm Gm C Am Dm Gm C F Note que estvamos tocando em E, logo mais, passamos a tocar em F, isto chama-se modulao de tonalidade.

Captulo 10: Acordes com Stima Maior (7M) e Nona Maior (9) Acordes com Stima Maior (7M) A stima maior (7M ou maj7) a stima nota da escala, distante da oitava nota apenas um semitom: Tomando com exemplo a escala de C: Temos: C D E F G A B C 1a 2a 3a 4a 5 a 6a 7a 8a Sua formao a) A nota fundamental do acorde que na qual leva o nome do acorde (C no caso) b) Uma tera (E)

c) Uma quinta (G) d) Uma stima maior (B) 1a 3a 5a 7a ou C E G B Consequentemente o acorde de C:

A stima maior (7M) deve ser praticado em todas as notas.

Acordes com Nona Maior (9) Assim com a stima maior (7M), o acorde com nona maior (9) o acrscimo da nona nota da escala ao acorde.

Tomando com exemplo a escala de C:

Temos: C D E F G A B C D 1a 2a 3a 4a 5 a 6a 7a 8a 9a Sua formao

a) A nota fundamental do acorde que na qual leva o nome do acorde (C no caso) b) Uma tera (E) c) Uma quinta (G) d) Uma nona maior (D) 1a 3a 5a 9a ou C E G D Consequentemente o acorde de C:

Captulo 11: Tcnica Musical no Teclado Este captulo serve pra amenizarmos um pouco a situao, j que colocamos nas lioes anteriores muitas coisas complicadas e que precisam ser estudadas com calma pra que no haja dvidas no decorrer de nosso aprendizado. Irei colocar aqui uma coisa muito importante que servir de base no s para o Teclado, como tambm para os demais instrumentos. Abordaremos aqui um

conjunto de dicas e tcnicas para uma boa sincronia com seu teclado. Se voc usa a tcnica correta, automaticamente voc est economizando vrios movimentos que so desnecessrios, ganhando assim em velocidade, limpeza sonora, ter uma "pegada" mais correta e obviamente se cansar menos. O problema que a maioria dos msicos autodidatas desconhecem a primordial necessidade de uma tcnica apurada e muitos se metem a dar aula sem cuidados nessa rea tonando-se ento fazedores de msicos defeituosos. Um aluno que no tem um alicerce de tcnica demora muito mais para fazer proezas em seu instrumento, enquanto que o aluno preocupado em desenvolver e manter uma tcnica apurada logo ser um virtuoso. Por isso comum ver algum que faz aula h um ano tocar melhor do que outro que faz aula h dois. * QUAL A TCNICA CORRETA? Os nossos dedos so por natureza despreparados e sem a coordenao motora necessria, por isso so desobedientes ao comando do crebro. Por exemplo: determinado exerccio pode pedir que voc movimente apenas um dedo mantendo os demais fixos em outras posies mas voc no consegue fazer com que eles obedeam apesar de ter entendido como faz-lo. Para corrigir essa falha existem exerccios especiais que s tero validade se seguidos risca, so os chamados exerccios de digitao. Neles no importa a melodia e sim os movimentos, portanto

no so para fazer msica e sim para fazer um bom msico. magine que voc seja um empresrio que est precisando de uma secretria e apaream duas candidatas ao cargo: uma sabe datilografar com destreza, usando todos os dedos e uma sincronia perfeita. J a outra, despreparada, s sabe bater mquina com dois dedos, fica procurando a letra no teclado e demora uma eternidade para acabar com o texto, pois bem, qual das duas voc empregaria? As duas sabem escrever, mas o que fez a diferena? A tcnica! Assim tambm com os msicos. Para ter uma tcnica correta necessrio:

DISCIPLINA: Mais vale meia hora ao dia praticando do que s pegar no instrumnto no domingo e passar o dia inteiro. O mnimo ideal seria de duas horas por dia que podem ser divididos pelo decorrer do mesmo. Voc dever estar relaxado, atento apenas para o seu estudo, livre de interrupes, numa postura correta e confortvel. Perceba se voc toca encurvando-se sobre o instrumento, cuidado com sua coluna! Seja crtico e exigente com voc mesmo, s mude para o prximo exerccio aps dominar o anterior e preste ateno nos detalhes e nas manias erradas que devem ser tiradas. Deixe de lado toda preguia, faa dessas horas uma obrigao, aprenda a sentir falta de praticar. Faa os exerccios exatamente como

pedido, no d "jeitinhos" para facilit-los, somente a prtica constante ir facilitar a tornar menos cansativo qualquer exerccio.

METRNOMO: Esse deve ser seu companheiro inseparvel! O metrnomo, alm de medir seu desempenho vai lhe manter dentro do andamento correto. Com o metrnomo voc adquirir confiana e segurana e ir conhecer seus limites de velocidade para ento super-los. Mas no se afobe! Aprenda a tocar lentamente, "pianssimo", sentindo cada nota, a vibrao, a durao, as pausas, etc. Quem pratica com metrnomo vai longe...

AQUECIMENTO: Como qualquer outra atividade fsica a prtica no instrumento deve ser precedida de uma aquecimento. Sair j tocando afobadamente, com a mo "fria" s far mal para os seus tendes e poder trazer problemas adiante.

Captulo 12: A importncia dos Editores de Partituras Este assunto no diretamente ligado ao teclado, mas tem muita importncia na media que aborda sobre editores de partituras. Hoje em dia com o auxlio do computador voc pode organizar suas partituras de teclado de uma maneira extremamente profissional. Com o auxlio de um editor musical e de um teclado padro MIDI acoplado ao micro, podemos rapidamente copiar uma partitura com uma qualidade impressionante.

O Computador entrou no cotidiano da msica pelas mos dos msicos de estdio, e daqueles que j tinham alguma intimidade com instrumentos eletrnicos, como os sintetizadores, por exemplo. Os instrumentistas "acsticos" - principalmente os "eruditos"- no viam com bons olhos aquela mquina que, algum dia, poderia substitu-los. Esse quadro, porm, est se revertendo rapidamente. Mais e mais msicos esto descobrindo no computador um verstil instrumento de apoio as suas atividades. Seja na cpia de partituras, na elaborao de arranjos ou no preparo de material para atividades didticas, o computador consegue ganhos de qualidade e agilidade. Ou seja, um ganho de tempo que proporciona ao msico maior liberdade para as atividades criativas. Vamos analisar, por exemplo, o editor de partituras ENCORE 4.0 *(que pode ser encontrado em nosso site na seo de programas), da empresa norteamericana PASSPORT. Por sua versatilidade, facilidade de uso e quantidade de recursos, esse programa tem sido um dos mais utilizados por msicos profissionais que trabalham em computadores tipo PC ou Macintosh. O primeiro Passo saber se voc precisa realmente de um editor de partituras. Ser que vale a pena trocar sua caneta por um computador? Vejamos: Voc tem que copiar ou criar muita msica? Sua banda depende do trabalho de voluntrios (com caligrafia nem sempre muito clara) para fazer as cpias das msicas que tocam?

Voc professor e gostaria de ver impressos todos aqueles exerccios e estudos que escreveu para seus alunos? Voc d aulas de harmonia e acha importante que os alunos possam visualizar a grafia dos exerccios que realizam? Voc at hoje se atrapalha quando escreve partes para instrumentos transpositores e considera um castigo divino quando descobre que tem que mudar o tom de um arranjo que acabou de escrever? Voc costuma, de vez em quando, pular alguns compassos em suas cpias, que depois devem ser acrescentados por cima dos outros em forma de "papagaios"de papel? Voc odeia tocar em partes fotocopiadas? Basta ter respondido "sim"a uma destas questes, para saber que um editor de partituras certamente poder mudar sua vida. Com ele, voc coloca na memria do computador a grade da msica que quer imprimir, podendo modific-la, transp-la e, finalmente, quando tudo estiver pronto, imprimi-la no papel. Alm disso, vale dizer que voc precisa escrever somente a grade geral; as partes individuais so geradas automaticamente! E tem mais. Com os recursos que um editor de partituras possui, voc ainda pode escrever as notas com o "mouse", colocando-as uma a uma no pentagrama, ou utilizar o teclado do micro, como se fosse um piano. Tambm possvel acoplar ao micro um teclado musical, onde as notas que voc

executa vo sendo automaticamente escritas no pentagrama. Para aqueles que so bons tecladistas, essas entradas de notas podem ser feitas em "tempo real", onde o computador anota automaticamente o ritmo executado. Qualquer trecho, ou mesmo toda a msica, pode ser facilmente transposto. Assim, se um instrumento dobra outro, basta escrever uma vez a parte e depois copi-la para os outros instrumentos, ou para lugares onde o trecho se repete. E se voc descobrir, no meio da cpia, que sua msica soaria melhor em dois por quatro e no em quatro por quatro? Muito trabalho? No. O programa pode reescrever tudo automaticamente. Uma vez escrita a grade, o micro extrai as partes que voc desejar e comprime as pausas.Assim, se um instrumento no toca por 20 compassos, ser criado na parte um compasso de apusa com o nmero 20 sobre ele. No caso de msicos com deficincia visual, para os quais os papis de msica convencionais no so fceis de ler, o editor pode gerar desde partituras de bolso at partes com notas gigantescas. Mais ainda: se voc escreve livros didticos sobre msica, saiba que possvel retirar trechos feitos no editor de partituras e inseri-los dentro de um editor de textos. Alm disso, o programa ainda tem recursos especiais para anotao de partes para violo e guitarra - tanto por notas quanto por cifras; a escrita de letras nas msicas, facilitando a elaborao de partituras corais; e a notao de

instrumentos de percusso, com todos os smbolos necessrios. No incio e meados da dcada de 80, muitas pessoas (como eu prprio) compraram um computador simplesmente para usar o editor de textos. Um programa como o editor de partituras justifica hoje a compra de um computador para quem precisa escrever muita msica. O ENCORE, por exemplo, pode transformar em msica aquilo que voc escreve. Esse um recurso valiosssimo para arranjadores e compositores, que podem ter uma idia clara daquilo que conceberam sem ter que usarem os msicos como "cobaias". Por outro lado, para um estudante de msica, o Encore proporciona um laboratrio eficiente de aprendizagem, onde pequenas idias podem ser metamorfoseadas e vivenciadas sonoramente, at transformarem em msica.

Captulo 11: Agilizando a entrada de Notas via Teclado Neste captulo vamos abordar um assunto que tem ligao do teclado com o programa de partituras Encore, na qual eu considero o melhor do gnero. J demos algumas dicas desse programa durante esse mini-curso e agora finalizeramos com outras informaes. Escrever uma partitura sem o uso de um teclado de piano, (sintetizador), pode ser muito demorado,

principalmente para quem no tem muita experincia com o Encore. Como em vrios softwares, de msica ou no, assim como em todos os sistemas operacionais para microcomputadores, o Encore dispe de teclas de atalho para agilizar o trabalho de que escreve direto no teclado do computador. Evidentemente preciso usar o mouse tambm, mas fica muito mais rpido escrever usando a combinao teclado/mouse. Eis alguns atalhos de muita utlidade para escrever com rapidez uma partitura. Comeando pelos nmeros, que se referem aos valores rtmicos:

As outras teclas tambm so de grande utilidade: E - Borracha R - Alterna entre pausas e notas T - Quilteras A - Seta S - Sustenido F - Bemol D - Ponto de aumento Shift + D - Duplo ponto de aumento N - Bequadro Quanto mais se pratica, como em tudo, mais habilidade e presteza se adqire. Pratique. Captulo 12: Durao J falamos sobre intervalos de tempo durante esse mini-curso porm nao aprofundamos sobre um tem importantssimo: A durao. A durao um intervalo de tempo. o tempo entre o incio e o final do evento sonoro. Poderamos medir esse tempo em termos de segundos. Um maestro poderia dizer ao primeiro violino: toque um Si por 4.56 segundos. Essa no , no entanto, a maneira pela qual os msicos representam a durao de um evento sonoro. A durao de uma nota representada, em uma partitura, por meio de uma conveno de sinais que j dura alguns sculos. Nesse tipo de notao usual, no se especifica a durao em termos absolutos. Os smbolos contidos em uma partitura jamais dizem para um msico: "toque uma nota tal durante

tantos segundos". Uma partitura diz ao msico: "toque uma nota longa" ou "toque uma nota com durao igual a metade da durao de uma nota longa" ou "um quarto da durao"e assim por diante. Os smbolos e as duraes representadas por eles esto na Figura 1.1.

Note que esta notao representa a durao relativa entre as notas. A partir da tabela da Figura 1.1 podemos deduzir no s as relaes entre a semibreve e as outras figuras mas entre as figuras entre si. Por exemplo: qual a relao entre a durao da colcheia e a da mnima? Ora, se as duas mnimas equivalem a uma semibreve e oito colcheias equivalem a uma semibreve, ento quatro colcheias equivalem a uma mnima. O que importante que na notao tradicional da partitura, no se exprime tempo absoluto mas

tempo relativo. Cada figura exprime um tempo que no tem sentido isolado mas somente em conjunto com as outras. Por isso uma partitura pode ser tocada mais lenta ou mais rapidamente. Quando uma partitura tocada em uma velocidade diferente, a relao entre as duraes das notas no muda. A notao de durao conhecida habitualmente pelos msicos como notao rtmica. Uma combinao de diversas notas de diferentes duraes sempre denota um ritmo ou padro rtmico. Podemos representar um padro rtmico combinando vrios smbolos de durao. Veja o padro rtmico da Figura 1.2, por exemplo. Nela esto quatro figuras rtmicas: uma semibreve seguida de duas semnimas e uma mnima.

Qual a durao que cada uma dessas quatro figuras representa? Em termos de durao relativa semibreve, as semnimas valem um quarto da durao desta e a mnima vale metade. Vamos supor que a primeira figura (a semibreve) durasse um segundo. A segunda figura (a semnimas) duraria um quarto de segundo, pois ela vale sempre um quarto do que vale a semibreve. A terceira figura tambm duraria uma quarto de

segundo. A quarta (a mnima) duraria meio segundo, pois sempre vale a metade da semibreve. Imagine, por outro lado, que resolvssemos fazer a semibreve durar dois segundos. A durao das outras trs figuras seria, respectivamente: meio segundo, meio segundo e um segundo. claro que um msico, para tocar, no fica pensando no valor das duraes em termos de segundos. O que ele pode fazer , por exemplo, bater com o p uma marcao fixa de tempo e pensar: o "TOC-TOC-TOC" do meu p est tocando uma poro de semnimas, uma aps a outra. Tendo uma marcao rtmica fixa no p, ele pode bater com a mo o padro rtmico, usando o p (as semnimas constantes) como guia. Vamos supor que o msico tenha de tocar uma semibreve com a mo. Ele sabe que cada semibreve tem uma durao igual durao de quatro semnimas. Se ele est batendo com o p uma poro de semnimas e a semibreve vale quatro semnimas, ele sabe que, para tocar uma semibreve com a mo, ter de tocar durante um tempo igual a quatro batidas do seu p (as semnimas). Escrever a diviso rtmica de uma dada melodia na notao habitual de partituras no uma tarefa trivial. Tambm no trivial o contrario, ou seja, ler uma dada diviso rtmica numa partitura e toc-la com preciso. Essas tarefas so chamadas, respectivamente, de "Ditado Rtmico" e "Solfejo Rtmico". Elas tomam boa parte do tempo de estudo do msico.

Como dizia anteriormente, a partitura exprime a relao de durao entre as diversas notas e no as duraes absolutas. Suponhamos que haja centenas de notas em uma partitura. As duraes relativas de todas elas j esto especificadas e basta que apenas UMA das duraes absolutas das figuras seja especificada para que todas as outras tambm o sejam. Numa partitura tradicional, o valor absoluto da durao de uma figura indicado colocando-se no alto da partitura uma marcao como a da Figura 1.3.

A figura mostra uma semnima sendo igualada ao nmero 60. Isto significa que, nesta partitura, a semnima vale "1/60 de minuto"ou um segundo. Se o nmero fosse igual a 80, a semnima valeria 1/80 de minuto ou 0,75 segundos. Esta marcao conhecida como marcao de tempo ou andamento. Ora, se a semnima vale um segundo, podemos deduzir quanto valem todas as outras figuras rtmicas: a semibreve valer 4 segundos (a semnima vale sempre um quarto dela), a mnima valer 2 segundos etc. Na verdade, esta marcao, que aparece no alto das partituras, normalmente usada em conjunto com um aparelho chamado Metrnomo. Este aparelho uma espcie de "p automtico". Ele faz

uma poro de rudos semelhantes a estalidos, igualmente espaados. A durao do intervalo entre os estalos regulvel por um marcador. Sob o marcador existem nmeros escritos. Se o instrumentista vai iniciar o estudo de uma pea que tem uma marcao de tempo como a apresentada na figura anterior, ele regula o metrnomo para o nmero correspondente marcao da partitura. Ele sabe que as batidas do aparelho sero figuras iguais figura que est sendo igualada ao nmero. No exemplo da figura, o instrumentista regularia o metrnomo para 60 e saberia que cada batida deste estaria representando uma semnima. Se ele quisesse tocar uma semnima, bastaria ele tocar uma durao igual batida do metrnomo. Se quisesse tocar uma mnima, tocaria uma durao igual a duas batidas do metrnomo etc. Final: Trmino do Curso Chegamos ao final de nosso Mini-Curso de Teclado. Considero que para um mini-curso bsico trouxemos as informaes primordiais para voc iniciar na arte das teclas musicais. Certamente colocamos aqui um apanhado do que mais importante para esse aprendizado inicial. sempre bom lembrar que isso um Mini-Curso, portanto no se baseie somente nesses estudos. Isso serve somente para dar um empurrozinho em quem gostaria de aprender sobre este instrumento. Fico agradecido pelos e-mails de elogios e sugestes dadas at hoje no transcorrer desse curso. Desejo a todos vocs um bom aprendizado.

Tenha pacincia e estude com carinho cada lio aqui para que no surja dvidas.

Um grande abrao todos e espero que tenham gostado de tudo.

ndice
NDICE.....................................................................................................................48 APRESENTAO ..................................................................................................50 CONHECENDO O SEU INSTRUMENTO .........................................................51 O TECLADO ..............................................................................................................51 TIPOS DE TECLADOS.................................................................................................51 Sintetizadores.......................................................................................................51 Teclados com acompanhamento automtico ......................................................51 Workstations ........................................................................................................51 Pianos digitais .....................................................................................................51 Controladores ......................................................................................................52 AS NOTAS ...............................................................................................................53 OS ACIDENTES .....................................................................................................54 SUSTENIDO (#) .........................................................................................................54 BEMOL (B) ...............................................................................................................54 ESCALAS.................................................................................................................55 ESCALA MAIOR ........................................................................................................56 ESCALA MENOR .......................................................................................................57 RELATIVOS ..............................................................................................................58 FORMAO DE ACORDES ................................................................................59 CIFRAS.....................................................................................................................59 ACORDE...................................................................................................................59 Acorde Maior.......................................................................................................60 Acorde Menor (m) ...............................................................................................62 Acorde Sustenido Maior (#) e Acorde Bemol Maior (b) .....................................64

Acorde Maior Com Stima (7) ............................................................................65 Acorde Menor Com Stima (m7) .........................................................................66 Tabela de Acordes ..............................................................................................67 INVERSO DE ACORDES ...........................................................................................71 Posio fundamental ...........................................................................................71 Primeira inverso ................................................................................................71 Segunda inverso.................................................................................................71 AS DUAS MOS .....................................................................................................72 MO ESQUERDA (ACORDE ABERTO) ........................................................................73 MO DIREITA (ACORDE NA 1A INVERSO) ...............................................................74 TOCANDO ................................................................................................................75 Tocando em C ......................................................................................................75 Tocando em F ......................................................................................................75 Tocando em Am ...................................................................................................75 EXERCCIO NO 1 ...................................................................................................75 ACORDES COM BAIXO EM OUTRA NOTA ...................................................77 EXERCCIO NO 2 ...................................................................................................80 ACORDES COM STIMA MAIOR (7M) ...........................................................81 ACORDES COM NONA MAIOR (9) ...................................................................82 HARMONIZANDO ................................................................................................83 DOIS ACORDES POR UM ............................................................................................83 ACORDES COM NONA MAIOR SIMPLIFICADO .............................................................84 ACORDE COM STIMA SIMPLIFICADO .......................................................................85 EXERCCIO NO 3 ...................................................................................................86

Apresentao
Amigo msico, Com o desenvolvimento das formas musicais, envolvendo um universo de sons, estilos e ritmos, cada mais vez torna-se indispensvel ao estudante de msica o aprendizado de novas tcnicas para o aprimoramento de sua musicalidade, independendo do instrumento musical que na qual o seu objeto do seu estudo. O aperfeioamento musical deve seguir em escala crescente, com inovaes, improvisaes, e, acima de tudo, objetivando o enriquecimento da cultura musical. Numa diviso simples, pode-se dividir a msica em trs partes: * Melodia : De forma simples, o que cantado. Tecnicamente, uma seqncia de sons sucessivos. * Harmonia : o acompanhamento da melodia atravs de acordes. * Ritmo : a combinao de sons dentro de um compasso, que junto com a harmonia, ir dar sustentao melodia. Este trabalho tem como finalidade o aperfeioamento da harmonia, de forma simples e prtica, visando unicamente estudantes de teclado e piano.

Pr. Moiss Brasil Maciel Ararangu - SC

Conhecendo o Seu Instrumento


O teclado
O teclado um dos instrumentos mais utilizados atualmente, por causa da sua grande flexibilidade e diversas finalidades no mundo da msica. Com um simples teclado pode-se dispensar o acompanhamento bsico de outros componentes de um grupo musical (baterista, guitarrista, contrabaixista, etc.).

Tipos de teclados
Sintetizadores possuem vrios timbres (sons) que na qual podem ser editados (alterao de freqncias, modulao, efeitos, etc.), com isso criando novos timbres (sons). Teclados com acompanhamento automtico So teclados que possuem vrios estilos musicais (pop, jazz, rock, balada, samba, bossa nova, dance, e muitos outros), onde pode-se criar e modificar outros estilos, acompanhados por parte rtmica (bateria), baixo, strings, cordas (violo, guitarra), metais (trompete, trombone, etc.), bem como ainda pode-se sintetizar estes timbres (sons). Workstations So teclados mais complexos, que envolve sntese de sons e sequenciadores para composio, arranjos de partes musicais ou peas musicais completas, e ainda possuem a capacidade de sntese de timbres (sons). Pianos digitais

So teclados com vrias teclas (76,88), que possuem vrios timbres de piano, gran piano, piano eltrico, cravo, etc.. Controladores So teclados com vrias teclas (76,88), na maioria das vezes no possuem timbres, que tem a finalidade de controlar outros instrumentos digitais atravs de MIDI (comunicao entre instrumentos digitais), controla uma bateria eletrnica, computadores, mdulos de som, etc.. Atualmente existem inmeras marcas de teclados, que vo dos mais simples aos mais sofisticados com grande possibilidade de sntese de sons e arranjos musicais. Marcas mais conhecidas:
Cassio Roland Techinics Ensomiq Peavy Minami Kurzwell Yamaha Korg Solton General Music (GEM) CCE E-mu Kawai Alesis

As Notas
Como qualquer instrumento musical as notas bsicas so:

d r

mi f

sol l

si

Para uma melhor identificao das notas no teclado pode-se usar um modo bem simples: A primeira tecla branca antes das duas teclas pretas sempre ser a nota d.

A primeira tecla branca antes das trs teclas pretas sempre ser a nota f.

Seguindo a nota d para cima (da esquerda para a direita) teremos:

d r ...

mi f

sol l

si

d r

mi

A distncia de uma nota at a sua prxima repetio chamada de oitava.

d r ...

mi f
Oitava

sol l

si

d r

mi

Na maioria das vezes um teclado possui no mnimo quatro oitavas, podendo em alguns modelos possuir mais de seis oitavas.

Os Acidentes
As teclas pretas do teclado representam uma alterao nos sons das teclas brancas, aumento ou diminuindo tua tonalidade.

Sustenido (#)
Aumenta a nota em meio (1/2) tom (da esquerda para a direita)

d#

Chama-se d sustenido (nota d aumentada meio (1/2) tom).

Bemol (b)
Diminui a nota em meio (1/2) tom, (da direita para a esquerda).

sol

solb

Chama-se sol bemol (nota sol diminuda meio (1/2) tom). Com as demais notas repete-se o mesmo processo: f aumentando meio (1/2) tom l aumentando meio (1/2) tom r diminuindo meio (1/2) tom bemol) l diminuindo meio (1/2) tom = = f# (f sustenido) l# (l sustenido) = rb (r lb (l bemol)

Portando h notas com o mesmo som, mas com nomes diferentes: d# = rb (d sustenido igual a r bemol)

Por que ? Porque aumentando meio (1/2) de d ser igual a diminuirmos meio (1/2) tom de r.
O conjunto de uma oitava com as notas brancas e pretas chamado de Escala Cromtica. Onde aparecem 12 semitons (semitom = meio tom).

Aumentando d si rb mib Diminuindo Note que h uma igualdade no som de algumas notas: d # = rb r # = mib fa # = solb sol # = lb la # = sib As nicas notas que no so separadas por meio tom so: solb lb sib d# r r# mi f f# sol sol# l la#

mi si

e e

f d

Ou seja no costuma-se chamar de mi# ou fb, ou ainda, db ou si#. Tom = semi tom (meio tom()) + semi tom (meio tom ()) A distncia entre C e D de 1 tom (dois semi tons) De C at C#, meio tom. De C# at D mais meio tom Ento a distncia de C at D de 1 tom

Escalas

Antes de comearmos a formao dos acordes, necessrio que o aluno saiba quais notas iro fazer parte na formao destes acordes. Este conjunto de notas que iro fazer parte na formao dos acordes chamamos de Escala. Por exemplo, a escala de d.

d si

mi

sol

Neste conjunto de notas iremos formar os acordes da tonalidade de d maior.

Escala maior
A escala maior formada por: Escalda de d maior: nota fundamental 2 tons 1 semi tom (1/2 tom) 3 tons 1 semi tom (1/2 tom) Escala de sol maior: nota fundamental 2 tons 1 semi tom (1/2 tom) 3 tons 1 semi tom (1/2 tom) sol l, si d r, mi, f# sol d r, mi f sol, la, si d

Escala menor
A escala menor formada por: Escalda de la menor: nota fundamental 1 tom 1 semi tom (1/2 tom) 2 tons 1 semi tom (1/2 tom) 2 tons Escalda de mi menor: nota fundamental 1 tom 1 semi tom (1/2 tom) 2 tons 1 semi tom (1/2 tom) 2 tons mi f# sol l, si d r, mi l si d r, mi f sol, l

Relativos
Se observarmos atentamente notaremos que as mesmas notas que formam a escala de d maior so as mesmas que formam a escala de l menor, bem como as notas da escala de sol maior so as mesmas da escala de mi menor. Portanto, so tons relativos: d maior d# maior r maior r# maior mi maior f maior f# maior sol maior sol# maior l maior l# maior si maior e e e e e e e e e e e e l menor l# menor si menor d menor d# menor r menor r# menor mi menor f menor F# menor sol menor sol# menor

Toda tonalidade maior tem como seu tom relativo uma tonalidade menor, e toda tonalidade menor tem com seu tom relativo uma tonalidade maior.

Formao de Acordes
Cifras
um processo utilizado para representar os acordes, para isso utiliza-se as letras do alfabeto.

d r C
saxnica

mi f E F

sol l G A

si B

d C

lngua latina

lngua

muito importante ao principiante reconhece-las em qualquer posio do teclado, descartando qualquer opo de escrever ou colar seus nomes sobre as teclas.

Acorde
Acorde um conjunto de notas, tocadas juntas ou arpejadas (tocando uma nota aps a outra), seguindo alguns princpios para a sua formao.

Acorde Maior
Tomando com exemplo a escala de C: Temos:

C 1a

D 2a

E 3a

F 4a

G 5a

A 6a

B 7a

C 8a

Um acorde maior, no caso, d maior, tomamos as seguintes notas: a) A nota fundamental do acorde que na qual leva o nome do acorde (C no caso) b) Uma tera (E) c) Uma quinta (G)

1a

3a

5a

ou C

Consequentemente o acorde de C:

C (d maior)

E isso serve para todas os demais acordes, por exemplo o acorde de F: Temos:

F 1a

G 2a

A 3a

B 4a

C 5a

D 6a

E 7a

F 8a

Consequentemente o acorde de F formado:

1a

3a

5a

ou F

F (f maior)

Acorde Menor (m)


O acorde menor representado pela letra m minscula (Exemplo Cm, Dm, Em, Bm, e muitos outros). Tomamos com exemplo a escala de C:

C 1a

D 2a

E 3a

F 4a

G 5a

A 6a

B 7a

C 8a

Um acorde maior, no caso Cm (d menor),tomamos as seguintes notas: a) A nota fundamental do acorde (1a) que na qual leva o nome do acorde (C no caso) b) Uma tera menor (Eb), diminuindo meio (1/2) tom de E c) Uma quinta (G)

Cm (d menor)

Eb

Do mesmo modo acontece com o acorde de Gm (sol menor):

G 1a

A 2a

B 3a

C 4a

D 5a

E 6a

F 7a

G 8a

a) A nota fundamental do acorde (1a) que na qual leva o nome do acorde (G no caso)

b) Uma tera menor (Bb), diminuindo meio (1/2) tom de B c) Uma quinta (D)

Gm (sol menor)

G Bb

Acorde Sustenido Maior (#) e Acorde Bemol Maior (b)


Acorde Sustenido um acorde normal apenas elevando-se meio (1/2) tom de cada nota do acorde.

C (d natural)

C# (d sustenido)

E G

C#

F G#

F (f natural)

F# (f sustenido)

F Acorde Bemol

F# Bb C#

um acorde normal apenas diminuindo-se meio (1/2) tom de cada nota do acorde.

G (sol natural)

Gb (sol bemol)

G B

Gb Bb Db

A (l natural)

Ab (l bemol)

C# E

Ab

C Eb

Acorde Maior Com Stima (7)


apenas o acrscimo de uma quarta nota no acorde. Tomando por exemplo a escala de C:

C 1a

D 2a

E 3a

F 4a

G 5a

A 6a

B 7a

C 8a

Um acorde de C7 (d com stima) tomamos as seguintes notas: a) A nota fundamental do acorde (1a) que na qual leva o nome do acorde (C no caso) b) Uma tera (E), c) Uma quinta (G) d) Uma stima (Bb), a stima nota diminuindo meio tom.

C7 (d com stima)

G Bb

Esta nota (Bb)

Acorde Menor Com Stima (m7)


apenas o acrscimo de uma quarta nota no acorde menor. Tomando por exemplo a escala de C:

C 1a

D 2a

E 3a

F 4a

G 5a

A 6a

B 7a

C 8a

Um acorde de Cm7 (d menor com stima) tomamos as seguintes notas: a) A nota fundamental do acorde (1a) que na qual leva o nome do acorde (C no caso) b) Uma tera menor (Eb), diminuindo meio tom da tera. c) Uma quinta (G) d) Uma stima (Bb), a stima nota diminuindo meio tom.

Cm7 (d menor com stima)

Esta nota (Bb) a C Eb G Bb stima O que diferencia um acorde maior de um acorde menor a tera (3 a nota do acorde), no acorde menor ela diminuda meio tom.

Tabela de Acordes C Cm

C7

Cm7

C# ou Db

C#m ou Dbm

Dm

D7

Dm7

D# ou Eb

D#m ou Ebm

Em

E7

Em7

Fm

F7

Fm7

F# ou Gb

F#m ou Gbm

Gm

G7

Gm7

G# ou Ab

G#m ou Abm

Am

A7

Am7

A# ou Bb

A#m ou Bbm

Bm

B7

Bm7

Note que a 7a (exemplo D7), sempre ser um (1) tom abaixo da nota que d nome ao acorde. Em D7 a 7a ser a nota C . C

Inverso de Acordes
Os acordes vistos anteriormente esto em sua posio fundamental, ou seja, esto formados a partir na nota fundamental do acorde (1a nota da escala). Podemos tambm comear a formar os acordes a partir da segunda nota (3a) ou da terceira nota do acorde (5a). Tomamos por exemplo o acorde de C. Posio fundamental C, E e G

Primeira inverso E, G e C

Segunda inverso G, C e E

As Duas Mos
Quando tocamos, algumas coisas devero ficar bem claras: a) Estamos solando (tocando a melodia e harmonia) ? b) Estamos acompanhando algum cantando ou algum instrumento solando ? c) Estamos acompanhando um conjunto com vrios outros instrumento musicais ? Se voc optar pelo item b e/ou c, este mtodo ir servir de grande auxilio para voc. Este mtodo resume-se em uma nica maneira de harmonia: Na mo esquerda com acordes abertos, Na mo direita com acordes na 1a inverso.

Mo Esquerda (acorde aberto)


Um acorde aberto necessrio na mo esquerda pois com esta mo geralmente toca-se os sons mais graves, consequentemente, se tocarmos o acorde na sua posio fundamental soar de maneira ofuscada. Quanto mais grave for um acorde, mais aberto dever ser sua formao Um acorde aberto abrange uma oitava, no caso de C at C: formado por: a) Nota fundamental do acorde C; b) Quinta G; c) Nota fundamental do acorde uma oitava acima C; Acorde de C:

E isto serve para todos os demais acorde da escala e tambm para outras escalas

Mo Direita (acorde na 1a inverso)


A mo direita tocar o mesmo acorde, no caso C, na primeira inverso, arpejado ou batido. a) Segunda nota do acorde (E) b) Terceira nota do acorde (G) c) Nota fundamental uma oitava acima (C)

Tocando
Tocando em C mo esquerda mo direita

C G Acorde aberto Tocando em F

E G C Acorde normal

mo esquerda

mo direita

F C Acorde aberto Tocando em Am

A C F Acorde normal

mo esquerda

mo direita

A E Acorde aberto

C E A Acorde normal

Exerccio No 1

Toque as progresses a seguir arpejando com o baixo aberto na mo esquerda e o acorde batido (sem arpejo) na 1a inverso com a mo direita:

C C

F Am

C7 F

F G

Fm G7

C C

C G

F C

Am

Dm

D D

G Bm

D7 G

G A

Gm A7

D D

D A

G D

Bm

Em

E E

A C#m

E7 A

A B

Am B7

E E

E B

A E

C#m

F#m

C G F Gm7 Bb C Am7 D C D D7 A C Dm7 C E E

F C Gm7 F G D G A7 G G D G Em7

Am

Dm

Bb

Dm7

Am7 G A D D A G Am F

D G F#mG A Em A F#mBm A D F Em7 G Dm

D D Em

Am G

A B F#mC#m

E G#m

A B E

Acordes Com Baixo em Outra Nota

So acordes tocados na mo direita em sua posio fundamental ou invertidos, e com a mo esquerda apenas a 1a e a 8a nota do acorde. Um exemplo, chamamos de: d com baixo em mi
Acorde de C na sua posio fundamenta l Acorde de E, aberto, somente a 1a e a 8a nota do

C/E
mo direita

mo esquerda

E E Acorde aberto

C E G Acorde normal ou na 1a inverso

Outro exemplo: chamamos de sol com baixo em si


Acorde de G na sua posio fundamenta l mo esquerda Acorde de B, aberto, somente a 1a e a 8a nota do

G/B
mo direita B B Acorde aberto

G B D Acorde normal

ou na 1a

inverso E ainda dentre muitos outros l com baixo em d sustenido


Acorde de A na sua posio fundamenta l

Acorde de C#, aberto, somente a 1a e a 8a nota do

A/C#
mo esquerda mo direita C# C# Acorde aberto Bem como muitos outros: A C# E Acorde normal ou na 1a inverso

D/E E/G# D/F# Am/G G/A C/G Bb/D F/A Dm/F D/A C/G F#m/E

r com baixo em mi mi com baixo em sol sustenido r com baixo em f sustenido l menor com baixo em sol sol com baixo em l d com baixo em sol si bemol com baixo em r f com baixo em l r menor com baixo em f r com baixo em l d com baixo em sol f sustenido menor com baixo em mi

Exerccio No 2
A exemplo do exerccio no 1, toque as seguintes progresses harmnicas:

G D/F# Em

G/B Bm7

C C

D A7

G D

G G/B Em C D

G/B D D G

C D/C G

D G D/F#

D/C

G D/F# C

Em

C D/F# Am Am Am E C#m F#M


modulao

C/E G G Am/G Am/G E/C# B

Am

G F E E

F F A

C C/E D/F# G D/F # G D/F# G B C#m C C Dm Am Gm

G#m F#mB

G#m Bb

F Gm F

F/A C

Bb Am

Dm C

Note que estvamos tocando em E, logo mais, passamos a tocar em F, isto chama-se modulao de tonalidade.

Acordes Com Stima Maior (7M)


A stima maior (7M ou maj7) a stima nota da escala, distante da oitava nota apenas um semitom: Tomando com exemplo a escala de C: Temos: Sua formao a) A nota fundamental do acorde que na qual leva o nome do acorde (C no caso) b) Uma tera (E) c) Uma quinta (G) d) Uma stima maior (B)

C 1a

D 2a

E 3a

F 4a

G 5a

A 6a

B 7a

C 8a

1a

3a

5a

7a ou

G B

Consequentemente o acorde de C:

C7M (d maior com stima maior)


Stima maior (B) A stima maior (7M) deve ser praticado em todas as notas.

Acordes Com Nona Maior (9)


Assim com a stima maior (7M), o acorde com nona maior (9) o acrscimo da nona nota da escala ao acorde. Tomando com exemplo a escala de C: Temos: Sua formao a) A nota fundamental do acorde que na qual leva o nome do acorde (C no caso) b) Uma tera (E) c) Uma quinta (G) d) Uma nona maior (D)

C 1a

D 2a

E 3a

F 4a

G 5a

A 6a

B 7a

C 8a

D 9a

1a

3a

5a

9a ou

G D

Consequentemente o acorde de C:

C9 (d maior com nona maior)

E G C D a Acorde na 1 inverso

Nona maior (D)

Harmonizando
Existem vrias maneiras e tcnicas para se fazer harmonia de forma simples e prtica:

Dois acordes por um


Falando mais claro. Queremos tocar um acorde de C7M. Que na qual formado por C, E, G e B. Poderemos form-lo da seguinte maneira. a) Acorde aberto na mo esquerda (C, G e C) b) Acorde menor da terceira nota da escala (Em) na mo direita. Mo esquerda Mo direita

C G C Acorde aberto

E G B Acorde de Em na posio fundamental

Note que a quinta nota do acorde de Em (B), passa a ser a stima maior do acorde de C. Esta tcnica na formao da stima maior serve apenas para acordes maiores com stima maior (exemplo: D7M, E7M, A7M, etc.). Para acordes menor com stima maior no deve ser utilizada.

Acordes com nona maior simplificado


Poderemos form-lo da seguinte maneira. Acorde de C9 (d com nona maior) a) Acorde aberto na mo esquerda (C, G e C) b) Na mo direita colocamos a 9a (D), 3a (E) e a 5a (G). Mo esquerda Mo direita

C G C D E G Acorde aberto 9 a 3a 5a Nona maior (D)

Acorde de Am9 (l menor com nona maior) a) Acorde aberto na mo esquerda (C, G e C) b) Na mo direita colocamos a 9a (D), 3a (E) e a 5a (G). Mo esquerda Mo direita

A E A B C E Acorde aberto 9a 3a 5a

Nona maior (B)

Acorde com stima simplificado


Como j conhecemos a formao do acorde com stima (7) fica bem mais fcil. Acorde de C7 (d com stima) a) Acorde aberto na mo esquerda (C, G e C) b) Na mo direita colocamos a 3a (E) a 5a (G) e a 7a (Bb) Mo esquerda Mo direita

C G C Acorde aberto

E G Bb 3 a 5a 7a

Stima (Bb)

Este exerccio deve ser praticado em todos os acordes.

Exerccio No 3
Am9 Am9 Am9 Am9 Am9 F7M A9 F#m/E A7M A9 G D C7M F7M Dm7 C7M G/B G7 A9 D/E Am/G F7M Em Dm7 G7

Am/G Am/G Dm

F7M F7M G

Dm Dm C

Em G C

D/A A9 D/A C#m Bm C#m D7M

F#m E7

C#m G7M G F7M Em7 Dm Am C C#m F#mD

D7M Cm

C#m G

Bm G/B

E9 C

C7M Dm7 Dm7M Am/G Em7

F7M F Dm7 D/F# F7M E E

C7M G G7 D7 Em7 C C G C

F#mBm7 Bm7

A7M A7M

Potrebbero piacerti anche