Sei sulla pagina 1di 2

MARX - materialismo histrico - Mtodo dialtico; - Alienao: a insdutrializao, a propriedade privada e o assalariamento separavam os trabalhadores dos meios de produo,

que se tornaram propriedade privada do capitalista, alienava tambm o trabalhador do fruto do seu trabalho. - O estado age como classe dominante e age de acordo com o interesse desta. - Uma vez alienado, o homem s pode recuperar sua condio humana pela crtica radical ao sistema econmico. - Critica a sociedade vinculada ao poltica. - As desigualdades sociais so a base da formao das classes sociais, as relaes entre os homens e essas classes se do sob a forma de explorao, oposio, antagonismo. - Relao de explorao da burguesia sob a classe dos proletariados, venda da fora de trabalho para os que detem os meios de produo Mais Valia. - Relaes de oposio, uma vez que o trabalhador quer aumentar o lucro atravz do aumento da jornada de trabalho e diminuio dos salrios e os trabalhadores querem reduo da jornada e aumento do salrio. - as relaes so complementares, pois uma s existe em relao a outra. - A histria do homem , a histria da luta de classes, da luta constantes entre interesses opostos. - Para ele o Kismo surge quando h uma enorme quantidade de riqueza concentrada nas mos de uns poucos, com objetivo de acumular cada vez mais. - O salrio visto com compra da mo de obra, a mo de obra se torna para Marx uma mercadoria. - mais valia: Uma coisa o salrio, outra quanto o trabalho rende ao capitalista, a diferena a mais-valia. - O aumento da mais valia se daria aumentando a jornada de trabalho, ou reduzindo o salrio. - Poltica: Diante da alienao do operariado, as classes econmicas dominantes desenvolvem formas de dominao poltica que lhe permitem apropiar-se do estado. - Materialaismo historico: defende-se que a evoluo histrica, desde as sociedades mais remotas at atual, se d pelos confrontos entre diferentes classes sociais decorrentes da "explorao do homem pelo homem". A teoria serve tambm como forma essencial para explicar as relaes entre sujeitos. Assim, como exemplos apontados por Marx, temos durante o feudalismoos servos que teriam sido oprimidos pelos senhores, enquanto que no capitalismo seria a classe operria pela burguesia. - Marx concebia a realidade social como uma concretude histrica, isto , como um conjunto de relaes de produo que caracteriza cada sociedade num tempo e espao determinados. - A sociedade representa para Marx uma TOTALIDADE , um conjunto nico e integrado das diversas formas de organizao humana famlia, poder, religio. - Objetividade. - Sociedade constituda de relaes de conflito e de sua dinmica que surge a mudana social. - Luta, conflito, revoluo e explorao so constituintes dos diversos momentos histricos e no disfunes sociais...

Weber sociedade sob perspectiva histrica Alemo contexto histrico alemo: ingressou atrazada nacorrida industrial, por isso interesse pela historia e nacionalismo, voltado para diversidade. A anlise da teoria weberiana como cincia tem como ponto de partida a distino entre quatro tipos de ao:A ao racional com relao a um objetivo / A ao racional com relao a um valor/ A ao afetiva / A ao tradicional - Formao histrica consistente., para ele a pesquisa histrica fundamental para entender a sociedade. Coleta de documentos, interpretao de fontes permite o entendimento das diferenas sociais. gnese e no estgio de evoluo. - Para ele, o carter peculiar e especfico de cada formao social e histrica deve ser respeitado e o conhecimento histrico entendido. - A AO SOCIAL: a conduta humana dotada de sentido, isto , de uma justificativa subjetivamente elaborada. O homem passa a ter significado e especificidades. ele que da sentido sua ao social: estabelece a conexo entre o motivo da ao social, a ao propriamente dita e o resultado.

- No existe oposio entre individuo e sociedade. - Para ele a tarefa do cientista descobrir os possveis sentidos das aes humanas presentes da realidade social que lhe interessa estudar. - O cientista como todo indivduo em ao age guiado por seu motivos, sua cultura, sua tradio.perspectiva PARCIAL adotada pelos cientistas.

DURKHEIM fato social - FATOS SOCIAS (3): 1- Coero social: fora que os fatos exercem sobre os indivduos (ex. Idioma, leis). Podem ser legais ou espontneas, legais sob a forma de lei ou regras estabelecidas pela sociedade e espontnea ocorre qnd afloram com decorrncia de uma conduta no adaptada estrutura do grupo. 2 Exteriores ao indivduo: os fatos sociais existem e atuam sobre os indivduos independentemente de sua vontade ou de sua adeso consciente. (ex: regras sociais, leis, costumes..) 3 Generalidade: social todo fato que geral. - O pesquisador deve ter neutralidade em relao aos fatos, deixar de lado seus valores e sentimentos pessoais.Atitude de distanciamento para evitar distorcer a realidade dos fatos. - Encara os fatos sociais como coisa. - O cientista deve identificar, dentre os acontecimentos gerais e repetitivos, aqueles que apresentam caractersticas exteriores comuns. - Sociologia tem como objetivo encontrar solues para a vida social e no somente entend-la. - A sociedade um organismo em adaptao. - Os fatos sociais tm existncia prpria, independente do que um indivduo em particular pensa. isso formaria segundo ele a conscincia coletiva moral vigente da sociedade - uso da estatstica e matemtica. - Solidariedade orgnica e mecnica. mile Durkheim prope a passagem de uma sociedade mecnica na qual o indivduo tem sua individualidade anulada em relao a coletividade, ocasionando uma dependncia que torna o homem um objeto disposio da sociedade para uma sociedade orgnica onde no exerccio da prtica comum, resultante da especializao do trabalho, os indivduos conscientes de seu papel (funo) recebem usos e prticas legitimados pelo grupo (corporao) a que pertencem e deste modo h um jugo menor tendo em vista o espao disponvel s partes (esfera de ao prpria, as personalidades).

POSITIVISMO A primeira forma de pensamento social - Auguste Comte: primeiro pensador - Derivou do cientificismo, da crena do poder exclusivo da razo humana em conhecer a realidade e traduzi-la sob a forma de leis naturais. - Ocorro em um momento em que h evoluo das ciencias como qumica, fsica, biologia.... - Pretendia substituir as explicaes teolgicas. - Se inspirava no mtodo de investigao das cincias da natureza, assim como procuravam identificar na vida social as mesmas relaes e princpios com os quais os cientistas explicavam a vida natural. - misso civilizadora nas colnias, escondendo objetivos comercias, devido Revoluo Industrial e a necessidade de novos mercados. Introduo de novos valores - Darwinismo social: as sociedades se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido e que tais transformaes representariam sempre a passagem de um estgio inferior para um superior. - Exaltava a coeso social e harmoniosa dos indivduos.

Potrebbero piacerti anche