Sei sulla pagina 1di 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHO CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE BACABAL DEPARTAMENTO DE LETRAS CURSO DE LETRAS

ANLISE SEMITICA DO POEMA RIO DE CLUDIO CAVALCANTE

BACABAL 2009

ANLISE CAVALCANTE.

SEMITICA

DO

POEMA

RIO

DO

POETA

CLUDIO

Para exemplificaes que demonstrem o mtodo crtico semitico do estilo, eis alguns trechos do poema Rio de Cludio Cavalcante, nos quais foram aplicadas as apreciaes semiticas. O que se supe, possa ser lido nos seguintes versos?
01.Meu pobre Rio Mearim; 02.rio dos sonhos. (......) 03.Esse rio da vida, que de rio das geraes, passou a rio 04.de centenas de histrias. 05.Histria das fortes chuvas, que fizeram um rio de lgrimas 06.caminhar para um rio de desespero. 07.Rio dos gritos, rio de cores, rio dos banhos, rio de amores. 08.Nesse rio j aconteceram rios de competies na festa de So Pedro. 09.Pois rio bondoso, rio religioso. (........) 10.Ento continuou como um rio mar, 11.rio lar; recebendo um rio de lixo, rios de esgotos, 12.derramados por rios de porcos. 13.Por tudo isso tornou-se um rio assrico, 14.entupido. 15.Mas o velho rio um rio novo, leva na sua correnteza 16.rios de modernidade, pois aceita; at mesmo; 17.rios de inconvenincias, 18.rios de brutalidade. 19.Ainda sentado com os ps imergidos em suas guas, 20.vejo que jamais esquecerei o meu rio. Por que sem o rio no sorrio. 21.No sou rio. (...) Sem o rio, nada? (Cludio Cavalcante, A prola do Rio, pg. 11, 2008)

A linha n 01 desperta com a palavra pobre a idia de lamento, de pena levando o leitor para uma reflexo sobre o aspecto degradado da temtica, neste caso, o que passa a ser pobre por se encontrar poludo, quase totalmente desprovido de suas riquezas piscosas e vegeto-ciliares. Essa idia do ontem fixa-

se implicitamente no segundo verso rio de sonhos numa evocao da glria que as guas de hoje tiveram ontem despertando sonhos de progresso que hoje so outros. Nos trechos sublinhados entre o terceiro e nono verso, encontramos em rio da vida, rio de geraes, rio de centenas de histrias, a palavra rio como artifcio de intensidade e quantidade que ser empregado nesse aspecto ao longo de todo o poema agregando aspectos econmicos e sociais a ele. Onde lemos: rio de lgrimas (linha n 05) deixa transparente a inteno de causar um impacto de intensidade, onde dizer rio de algo, seria o mesmo que afirmar grande quantidade dessa mesma referncia. Ao mesmo tempo em que o poeta procura causar o efeito de intensidade e quantidade, ele remete o leitor vrios pontos da vida, cotidiano e histria dos ribeirinhos; a ligao das palavras lgrimas, desesperos e gritos ao termo rio estimula a recordao das sucessivas enchentes provocadas pelo aumento do volume de gua do Mearim, expulsando moradores, causando prejuzos e com isso, as lgrimas, o desespero e os gritos. Alm das referncias de cunho dramtico encontradas entre o terceiro e stimo verso do poema, destacam-se do oitavo ao nono as aluses de intensidade s situaes do cotidiano ribeirinho, onde verifica-se claramente suscitado pelo trecho: rio de competies, as canoadas, as disputas de nado, os saltos mortais praticados do alto da ponte pelos ribeirinhos mais jovens; no rio bondoso , o poeta nos leva aos pescadores, s lavadeiras aos banhos... E o rio religioso nos abre o aspecto religioso da comunidade que anualmente, na data de 29 de junho, utiliza as guas do rio como via de realizao da procisso de So Pedro padroeiro dos pescadores. Nesse contexto semitico ocorre a descrio sinttica da vida social, econmica e religiosa do povo ribeirinho s margens do rio Mearim.
10. Eu continuo como um rio-mar

O dcimo verso muda o foco do signo rio, ele sai do contexto social de uma comunidade e entra no ngulo pessoal, o rio passa a ser o eu lrico propriamente. O rio-mar conota a vastido de sentimentos, idias, aspiraes, frustraes, desejos e vises do eu lrico, o rio em questo passa a ser um homem, o prprio autor. Este verso causa um mergulho no mago potico, no turbilho de sensaes que possivelmente esteja perpassando a alma do poeta no momento em que

compara-se ao rio, buscando o mesmo recurso de intensidade multiplicado com a agregao do signo mar que causa uma idia de infinito e imensurvel, gerando no leitor, por alguma frao de segundos, a mesma sensao de infinitude sentida pelo poeta. Essa chamada para si mesmo mostra nos versos subseqentes a atribuio de responsabilidade humana e social pela atual pobreza do rio. Essa inteno se encontra expressa nos seguintes versos:
11.rio lar; recebendo um rio de lixo, rios de esgotos, 12.derramados por rios de porcos.

A aproximao indevida e perigosa de construes s margens do rio fica conotada em rio lar. O ato de degradao praticado pela sociedade desponta em rio de lixo e rio de esgotos. No dcimo segundo ocorre a confirmao da acusao do eu lrico: derramado por um rio de porcos ; onde porcos recebe grau de intensidade atribuda pelo signo rio dando a idia de que grande parcela da populao despreza o zelo pela preservao das guas do Mearim. Os versos n 13 e 14 concluem a fatalidade do desprezo oferecido ao rio:
13.Por tudo isso tornou-se um rio assrico, 14.entupido.

Depois do mergulho na questo ambiental, o eu lrico volta-se ao sonho e ao lirismo misturado com um qu de filosofia:
15.Mas o velho rio um rio novo, (...)

Os signos velho e novo conotam a passagem das guas, faz o leitor relembrar a idia da instabilidade, da mutabilidade constante das coisas: a corrente deste minuto no a corrente de minutos antes. H como dizer que o rio velho se vejo novo curso dgua a cada minuto? esse o questionamento que o verso tenciona despertar no leitor e, consequentemente, faz-lo concordar com a atribuio do signo novo ao rio. E mais adiante retoma a critica ao comportamento humano e pena pela passividade das guas:

15. (...) leva na sua correnteza 16.rios de modernidade, pois aceita; at mesmo; 17.rios de inconvenincias, 18.rios de brutalidade.

Em rios de modernidade, inconvenincias e brutalidades, verifica-se a retomada poluio despejada nas guas do Mearim, sucata de toda espcie, resto de moblia, animais, produtos qumicos, etc.
19.Ainda sentado com os ps imergidos em suas guas, 20.vejo que jamais esquecerei o meu rio. Por que sem o rio no sorrio. 21.No sou rio. (...) Sem o rio, nada?

O dcimo nono ao vigsimo verso voltam o foco para o eu lrico que novamente compara-se a um rio, realizando com um jogo de palavras quase aliterativas, uma musicalidade que atrai a apreciao para aquele que descreve e no mais para a paisagem descrita. O poeta passa a ser o ponto de nfase dos ltimos versos. A identificao do poeta com o turbilho de facetas do rio, o faz sentir-se rio e dessa forma irmanado com o rio que corre no leito aos seus olhos. Assim afirma: sem o rio no sorrio , no sou rio, numa afirmao de que ocorrendo o total desaparecimento deste, suas alegrias se enervariam, passando o poeta perda de um pedao de sua prpria identificao local, social,cultural e psicolgica. Em sem rio, nada? , ocorre o despertar ambguo de conotao: em primeiro plano surge a idia de impossibilidade de praticar o nado, e atrs da primeira idia insurgente vem a verdadeira inteno do eu lrico, a de passar a opinio de que, sem o rio a regio perderia muito mais que a beleza de suas guas. Sem o rio, a cidade no haveria obtido as glrias do passado, nem construdo a identificao cultural com as suas guas, no haveria pesca, nem diverso para os jovens, etc. Em qualquer dos percursos de leitura praticados acima sempre possvel entrever Cludio Cavalcante, no que se refere ao momento scio-histrico em que se situa o poema Rio, como um poeta conflituado com o mundo, buscando na prpria dialtica existencial a explicao do sem-sentido do meio e de si. Seu drama comea ao observar a vastido de conflitos ligados ao rio e na

identificao do seu eu com esse rio humanizado pela poesia, um rio que como um ser humano, passa por situaes de alegria e tristezas, glrias e derrotas, ajuda e fere, bondoso e desprezado, sob as referencias do pobre rio e rio de sonho, glria e desprezo juntos: representando as duas facetas da vida do poeta. Para o rio mar, seus sentimentos so vastos, suas desventuras e alegrias, sua vida expandi-se alm do leito de uma vida rio, de uma vida presa. O poeta mar um contemplador compadecido que considera-se maior que todas as situaes conflituosas que o rio humanizado e o eu lrico identificado com semelhanas ao rio, vislumbraram e passam, num mesmo momento em que se v quebrantado pela realidade, pelo dualismo do Eu torturado pela insensibilidade do Mundo, sente-se revoltado e no vacila acusar: rio lar; recebendo um rio de lixo, rios de esgotos,/ derramados por rios de porcos. . Afinal, que a simples indagao: (...) Sem o rio, nada?- se ponha no lugar da soluo, pois que qualquer outra apenas retomada ao conflito do drama assrico do rio e do eu lrico.

Potrebbero piacerti anche