Sei sulla pagina 1di 6

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

Vol. 3 n 12 - jan.-jun./2008 ISSN 1807-2836

43

A PREVIDNCIA PRIVADA COMO ALTERNATIVA DE RENDA COMPLEMENTAR


Jaqueline Ins Barbieri1 Henrique Furtado Arruda2 Resumo Uma breve anlise da atual situao do sistema previdencirio oficial indica que, mesmo para aqueles que nele esto inseridos e que fazem contribuies pelo mximo permitido, existe a necessidade de formao de renda complementar. Este trabalho objetiva refletir sobre trs alternativas de investimento para formao de renda futura: a previdncia privada, os certificados de depsitos bancrios e as cadernetas de poupana. A anlise efetuada levou em considerao as peculiaridades de cada uma delas em relao a risco, liquidez e retorno. Caber ao futuro aposentado decidir, a partir de suas preferncias, qual a sua opo de investimento. Espera-se que, qualquer que seja a escolha, esta possibilite garantir dignidade e tranqilidade por ocasio da aposentadoria. Palavras-chave: Previdncia Privada. Risco. Retorno. Liquidez. Benefcios.

1 INTRODUO Dada a atual situao do sistema previdencirio brasileiro, bem como o rumo que este vem traando, no cabe deixar para pensar em aposentadoria somente quando esse momento chegar. Torna-se necessrio o estudo, entre as diversas alternativas de investimento, com a finalidade de se conhecer a melhor delas para garantir maior complementao de renda na aposentadoria. Tudo indica que a melhor deciso a ser tomada comear a poupar, podendo o indivduo, se for maturo o suficiente, guardar dinheiro por conta prpria, por exemplo, em poupana, ou, ento, se utilizar de produtos desenvolvidos para esse fim, como os planos de previdncia privada complementar. Segundo Khair (2007),
De maneira geral, generalizou-se nos ltimos anos a viso de que o sistema previdencirio brasileiro insustentvel tendo em conta sua incapacidade de equilibrar suas receitas desde 1995. Em verdade, a partir deste ano a diferena entre os benefcios pagos e as contribuies recolhidas s aumentou.

populao e desequilbrio entre trabalhadores ativos e inativos; a pretensiosa cobertura do sistema previdencirio seria irrealista e insustentvel a mdio e longo prazo; os reajustes reais concedidos ao salrio mnimo nos ltimos anos contribuiriam para tornar ainda mais negativa as contas da previdncia. Somados estes fatores, o resultado seria a insustentabilidade do atual modelo do regime previdencirio e a necessidade das reformas para evitar sua imploso. Nesta perspectiva, em defesa do Regime Geral de Previdncia Social (RGPS), no bastaria o fato de que ele constitui uma das mais importantes polticas sociais do Estado brasileiro, beneficiando, direta ou indiretamente, 75 milhes de pessoas e tirando aproximadamente 10 milhes da misria, sendo que os benefcios concedidos se destinam em sua maioria populao de baixa renda, concentrando 67,87% dos benefcios com 1 salrio mnimo, at 2 SM, 80,67% e at 3 SM, 87,78%.

Ainda segundo Khair (2007),


Analisando-se as tendncias demogrficas da populao brasileira projetadas pelo IBGE, um primeiro fator importante a se destacar o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Alm da maior longevidade, o nmero de filhos por mulher (taxa de fecundidade) tem declinado de forma quase uniforme. Em 1960, cada mulher tinha em mdia 6,2 filhos; em 1999, esta taxa j havia cado para 2,3. O aumento da expectativa de vida e a diminuio da taxa de fecundidade aumentam a participao dos idosos na composio da populao, faixa etria atendida pelo sistema previdencirio. Segundo as estimativas do Ministrio da Previdncia Social, o percentual da populao idosa com idade superior a 60 anos dever aumentar de 9,0% em 2005 para 15,1% em 2025. Segundo projees do IBGE, em 2025, para cada pessoa com mais de 60 anos, teremos 3,6 pessoas com idade entre 20 e 60 anos. Essa relao bastante inferior atual, que est ao redor de 6,0, mas ainda superior encontrada nos pases europeus, situada abaixo de 4,0 desde 2000.

O regime previdencirio brasileiro baseado no sistema de financiamento, ou seja, no existe fundo de reserva de acumulao. Portanto, as arrecadaes de determinado perodo so gastas neste mesmo perodo. Desta forma, o regime previdencirio pode ser considerado um pacto social entre as geraes, sendo que os ativos financiam os inativos. o chamado sistema de repartio simples. Khair (2007) comenta as possveis razes para o comprometimento deste sistema:
As causas do desequilbrio da Previdncia, na viso dos reformadores, poderiam ser explicadas a partir de uma conjuno de fatores: as tendncias demogrficas da sociedade brasileira apontariam para o envelhecimento da

De acordo com Diniz (2006, p. 39), a aposentadoria pode

1 2

Especialista em Gesto em Seguros. E-mail: jaqueline.barbieri@tokiomarine.com.br Mestre em Administrao. E-mail: h.arruda@terra.com.br

44

Vol. 3 n 12 - jan.-jun./2008 ISSN 1807-2836

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

estar longe, mas as chances de voc se dar bem l na frente so diretamente proporcionais antecedncia com que voc se planeja para deixar a vida corporativa. Cabe ento, estudar qual o melhor caminho a ser traado para garantir uma renda futura desejada. Os fatores apresentados levam a discutir os rumos que o sistema previdencirio brasileiro vem tomando, pois, caso no seja tomada alguma atitude de reforma, no haver fundo disponvel para o pagamento da seguridade social ao total da populao idosa. Desta forma, faz-se necessrio ressaltar a importncia de se criar um complemento de renda na aposentadoria, seja por meio de aplicao em fundos com este fim especfico, como os planos de previdncia privada, ou de outras alternativas, como caderneta de poupana e Certificado de Depsito Bancrio (CDB). Parece pouco provvel, data a atual situao do sistema previdencirio, que um indivduo de classe mdia mantenha o mesmo padro de vida, quando da sua aposentadoria, somente com a renda do governo. Neste sentido, o objetivo deste artigo fazer uma breve anlise da melhor opo de investimento, entre algumas alternativas disponveis no mercado, para garantir uma renda complementar maior e mais segura quando da aposentadoria de um indivduo. 2 PREVIDNCIA SOCIAL No Brasil, o sistema oficial composto pela Previdncia Social que, juntamente com as reas da Sade e da Assistncia Social, formam a poltica de proteo integrada da cidadania. De acordo com Cechin (2002, p. 7), a instituio pblica que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. Serve para substituir a renda do segurado-contribuinte, quando da perda de sua capacidade de trabalho.

2.1 HISTRICO E DIAGNSTICO Embora no sculo XIX tivessem sido criados alguns mecanismos de seguro social e proteo sade para certas categorias profissionais, como o caso dos militares, o marco do nascimento da seguridade social no Brasil foi a promulgao da Lei Eloy Chaves, em 1923. Na viso de Paixo (1997, p. 25), a Lei Eloy Chaves, , indiscutivelmente, o grande marco inicial da nossa Previdncia Social. A Lei 3.724, de 15.01.1919, entretanto, j institua a responsabilidade dos empregados pelas conseqncias dos acidentes do trabalho. Com o passar dos anos e com o aumento do contingente de pessoas aposentadas, surgiram as primeiras preocupaes do governo acerca das conseqncias deste processo. Para Simes, (2007), a expanso da Previdncia Social culmina com a criao do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social (MPAS), em 1974, estando j nesse momento bem assentados os rumos que o setor sade veio assumindo. Deste modo, o MPAS passou a regular a execuo das polticas de previdncia e assistncia mdica e social. Ao longo dos ltimos anos, todavia, o sistema previdencirio brasileiro apresenta deficincias que derivam de diversos fatores: envelhecimento da populao, diminuio da taxa de natalidade, aumento da expectativa de vida e baixa cobertura do sistema, ocasionada pelos elevados ndices de desemprego e alto grau de informalidade observado no mercado de trabalho. Estes fatores levam a Previdncia Social a gastar mais do que arrecada, pois cada vez maior o nmero de beneficirios, mais longos os perodos de usufruto dos benefcios, no se verificando a contrapartida no volume das arrecadaes. A Tabela 1 apresenta a arrecadao lquida, os benefcios previdencirios e o Resultado do Regime Geral de Previdncia Social (RGPS) acumulado em 2005 e 2006.

Tabela 1 - Arrecadao lquida, benefcios previdencirios e resultado previdencirio do RGPS acumulado em 2005 e 2006

Obs.: O item 4 (despesa com benefcios assistenciais e EPU) no entra no clculo do resultado previdencirio, pois estes benefcios, embora operacionalizados pelo INSS, so pagos com recursos do Tesouro Nacional.Obs. 2: Em virtude de um aperfeioamento metodolgico na extrao dos dados, efetuado em abril deste ano, os valores de 2006 passaram a conter a abertura relativa a Sentenas Judiciais Justia Estadual, antes includos no valor de benefcios Pagos pelo INSS. Fonte: INSS (2007).

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

Vol. 3 n 12 - jan.-jun./2008 ISSN 1807-2836

45

Conforme mostra a Tabela 1, a Previdncia Social acumula dficits, que parecem se agravar a cada ano. A necessidade de ajustes, incluindo aumentos nos perodos de contribuio e a reduo de benefcios, estabelece que outros tipos de investimentos precisam ser feitos para que, quando da aposentadoria, a pessoa mantenha o mesmo padro de vida que possua quando estava na ativa. 3 ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTO Em face da atual situao e, conseqentemente, de uma clara incerteza quanto solidez do sistema previdencirio brasileiro, prope-se a aplicao de recursos em investimentos complementares para que, em um futuro cada vez mais incerto, as pessoas consigam manter o mesmo padro de vida que possuam antes de suas aposentadorias. 3.1 PREVIDNCIA PRIVADA A previdncia privada uma aplicao de longo prazo, com o objetivo de complementao de renda quando da aposentadoria. caracterizada por contribuies mensais depositadas em uma conta individual, que, ao final do perodo estipulado pelo indivduo, gerar renda de aposentadoria. De acordo com Prates (2006, p. 60),
Previdncia Privada: Aplicao financeira com objetivo de complementar a aposentadoria paga pelo INSS. Hoje, a seguridade social tem teto de pouco mais de 2000 reais. A proposta da iniciativa privada fazer com que as pessoas poupem durante a vida ativa a fim de ter renda quando pendurarem as chuteiras. No perodo de contribuio, podem-se fazer aportes mensais ou peridicos. Na hora de receber tambm facultativo retirar todo o valor acumulado ou dividi-lo em parcelas mensais.

Entre os planos existentes no mercado, encontram-se os chamados fundos de penso fechados3 e os fundos de penso abertos. Nestes, o indivduo assume 100% das despesas da operao, as aplicaes so muito acessveis e qualquer pessoa pode participar. Em alguns casos, permitem-se aplicaes a partir de R$ 30,00 por ms, no sendo necessria sequer a existncia de conta corrente em instituio bancria. Um grande diferencial nas aplicaes em planos de benefcios livres que permite ao contribuinte escolher qual ser a periodicidade (mensal ou eventual) das aplicaes, seu valor, perodo de contribuio ou at mesmo o valor do benefcio desejado: a renda ser calculada em funo do valor total acumulado. Dois tipos de previdncia privada se destacam: o Plano Gerador de Benefcio Livre (PGBL), no qual os depsitos podem ser deduzidos do imposto de renda (IR) em at 12% do valor da renda bruta tributvel e, no momento do(s) resgate(s), aplicado o IR conforme tabela em vigor; e o chamado Vida Gerador de Beneficio Livre (VGBL), em que no h deduo de IR sobre os investimentos. Entretanto, a incidncia de IR no(s) resgate(s) ocorre apenas sobre os rendimentos obtidos. Prates (2006, p. 60) esclarece que:
A diferena est na forma de tributao. Por causa disso, a recomendao que as pessoas que fazem o modelo de declarao completa de IR dem preferncia ao PGBL para se beneficiarem da deduo de ate 12% da renda bruta. A iseno no perodo de contribuio garante rentabilidade sobre o valor deduzido. Na hiptese de algum querer destinar previdncia privada mais de 12% da renda, o ideal deixar at esse percentual num PGBL e o restante num VGBL.

No Quadro 1, tem-se um exemplo da renda mensal vitalcia de um indivduo, a partir dos 60 anos, que tenha aplicado em um plano do tipo PGBL, em funo da idade de ingresso no plano e do valor da contribuio mensal.

Investiu por ms... 200 reais 400 reais 600 reais

30 anos 1.166,70 2.333,39 3.500,09

35 anos 809,66 1.619,32 2.428,98

Voc comeou aos... 40 anos E vai receber... 542,86 1.085,72 1.628,58

45 anos 343,49 686,99 1.030,48

50 anos 194,51 389,03 583,54

Obs. 1: Considerando taxa mdia de retorno dos investimentos de 6% a.a. e taxa de administrao sobre as contribuies de 2%. Obs. 2: Simulao realizada em 15.02.2007.

Quadro 1 Renda futura a partir de pagamentos mensais em Previdncia Privada


Fonte: Real Seguros (2007).

Observa-se, com base no Quadro 1, que, quanto mais cedo o indivduo comea a investir em um plano de previdncia, mais tempo o dinheiro tem para render, implicando, evidentemente, em um beneficio maior. Vale lembrar que, no comeo, a regularidade e o valor dos depsitos so mais importantes do que a rentabilidade. Os planos de previdncia privada fornecem total flexibilidade, permitindo que o contribuinte programe as datas e os valores das

contribuies. O mais indicado, nestes casos, a contribuio mensal, ou regular, pois, quanto maior for o esforo do investidor em depositar todo ms, e por quanto mais tempo ele puder, maior ser a sua remunerao futura. Conforme Binkowski (2007),
[...] mesmo com a obrigao de contribuir para a previdncia

Fundos patrocinados pelas empresas, em que estas depositam um percentual da aplicao arcando com a maior parte dos custos de operao.

46

Vol. 3 n 12 - jan.-jun./2008 ISSN 1807-2836

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

social (atravs de um percentual do salrio recebido ou do chamado pro labore dos scios de uma empresa), a captao total do mercado complementar (at o ms de agosto) cresceu 27% em 2006. A carteira de investimentos desse segmento contabiliza R$ 92,6 bilhes. Os dados so da Agncia Nacional de Previdncia Privada (Anapp) e destacam o aumento da procura pelos planos individuais. Eles representam 80% do mercado, e tiveram incremento de 26,25% ao ano.

Para aplicaes em CDB ps-fixado,


A rentabilidade varia de acordo com o ndice escolhido, que pode ser a Taxa Referencial (TR), Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), Taxa Bsica Financeira (TBF) ou um ndice de inflao, como o ndice Geral de Preos - Disponibilidade Interna (IGP-DI) ou o ndice Geral de Preos Mercado (GP-M). O investidor saber a valorizao de seu rendimento medida que o ndice escolhido for valorizando. caracterizada como uma boa opo de investimento quando os juros comeam a subir; isto porque o rendimento obtido acompanha a curva dos juros. O percentual de juros a ser pago negociado junto instituio financeira. J no caso do CDB prefixado, o investido j sabe o percentual de valorizao nominal do seu investimento. Este investimento mais indicado quando h perspectivas de queda na taxa de juros (CAFEO, 2007).

Ainda que haja incertezas, tudo indica que a previdncia privada vai continuar crescendo aceleradamente. Observa-se que o mercado grande e promissor, mesmo com a falta de conhecimento de parte da populao com relao ao assunto. Nos planos do tipo PGBL e VGBL, existem trs nveis de riscos distintos: (1) o plano soberano, que aplica o montante dos recursos em ttulos pblicos federais; (2) o plano renda fixa que, alm de aplicar em ttulos pblicos, compra ativos de renda fixa; e (3) os planos compostos, que permitem instituio financeira aplicar at 49% dos recursos em renda varivel. O cliente, de acordo com o seu perfil e caracterstica de averso ao risco, mais ou menos conservador, escolher o tipo de aplicao que mais lhe convm. Nos planos de previdncia privada, desde que tenha contribudo com os valores exigidos, o investidor poder, alm da renda vitalcia, optar por: Renda vitalcia (por invalidez): garante uma renda mensal vitalcia ao participante, no caso de sua invalidez total e permanente; Renda vitalcia (por morte): garante o pagamento de uma penso vitalcia ao beneficirio na ocorrncia do falecimento do participante; Peclio (por morte): consiste no pagamento do montante total aos beneficirios indicados quando da ocorrncia da morte do participante. As instituies financeiras so obrigadas a criar uma empresa prpria, com CNPJ distinto, para a gesto dos fundos de previdncia privada. Isto garante que, caso a instituio financeira entre em falncia, outra empresa possa comprar a entidade de previdncia, garantindo tranqilidade de gerenciamento dos fundos de penso. Entretanto, de extrema importncia, no momento de investir, buscar empresas slidas, que estejam ligadas a grandes grupos financeiros para a administrao das aplicaes. Vale ressaltar que os corretores de seguros tambm esto aptos a vender este produto. 3.2 CERTIFICADO DE DEPSITO BANCRIO De acordo com Cafeo (2007),
O certificado de depsito bancrio (CDB) o ttulo de renda fixa emitido por instituies financeiras. Os outros ttulos de renda fixa privados so as letras de cmbio, as letras hipotecrias, as debntures e os commercial papers. O CDB pode ser emitido por banco comercial, mltiplo ou de investimento junto aos seus clientes pessoa fsica, jurdica ou outros bancos; funciona como um depsito a prazo efetuado pelo cliente com a finalidade de criar reservas para que o banco possa fazer emprstimos. Quando h muita procura por crdito no mercado, o banco poder pagar juros mais altos pelo CDB, tentando atrair mais investidores. Quando a procura por crdito pouca, o banco reduzir o valor da taxa para desestimular a captao.

As taxas aplicadas variam de acordo com o volume de investimento, ou seja, quanto maior o investimento, menores respectivamente sero as taxas aplicadas, sendo que este tipo de aplicao considerado de risco moderado. No CDB, descontado o Imposto sobre Operaes Financeiras (IOF), a Contribuio Provisria sobre Movimentao Financeira (CPMF) e o imposto de renda como nas demais aplicaes em renda fixa. Caso ocorra a falncia da instituio financeira que emitiu o CDB:
O Fundo Garantidor de Crdito garante um valor de at R$ 20.000 por instituio bancria na qual o investidor aplicou seu dinheiro, independentemente do valor total aplicado e das diferentes formas de depsito e aplicao. Ou seja, se voc tiver R$ 20.000 em CDBs e R$ 5.000 em conta corrente e mais R$ 3.000 na caderneta de poupana em uma mesma instituio bancria, no caso do banco quebrar, voc receber no mximo R$ 20.000 (CAFEO, 2007).

O CDB pode ser negociado antes do seu prazo de vencimento e, neste caso, o valor do resgate dever ser negociado com o comprador do ttulo. Entretanto, para este tipo de investimento, no possvel a reaplicao ou renovao, quando do seu vencimento: o dinheiro vai direto para a conta corrente do investidor, o que significa que, neste caso, necessrio que o investidor possua conta corrente ou conta poupana na instituio bancria. Caso ele queira realizar uma nova aplicao, incidir CPMF de 0,30%. Assim, durante todo o perodo, o investidor ter que gerir as aplicaes e resgates. As aplicaes em CDB possuem liquidez programada. Caso necessrio, os saques realizados em perodos inferiores a 30 dias tero incidncia de IOF sobre os rendimentos, sendo que o percentual varia de acordo com o nmero de dias. Sobre os ganhos auferidos, tributado IR na fonte, com alquota de 20%. 3.3 POUPANA A caderneta de poupana um dos mais tradicionais investimentos disponveis no mercado financeiro a qual o cliente tem acesso, mesmo no sendo titular de conta corrente. A remunerao mensal da poupana de 0,5% + TR (Taxa Referencial). A correo diferenciada para cada dia, de acordo com a quantidade de dias teis no ms e a oscilao da TR. O valor mnimo para abertura de uma conta de poupana defi-

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

Vol. 3 n 12 - jan.-jun./2008 ISSN 1807-2836

47

nido, individualmente, pelas instituies financeiras, mas costumam ser aceitos depsitos a partir de R$ 50,00. As contas poupana contam com a garantia dos Fundos Garantidos de Depsitos at o limite de R$ 20.000,00 por nmero do Cadastro de Pessoa Fsica (CPF), assim como no caso do CDB. Este tipo de aplicao de fcil acesso populao, no havendo a tributao de imposto de renda. A aplicao em poupana tem muita liquidez. Entretanto, os investimentos rendem apenas a cada 30 dias. Assim, se o investidor retirar parte do dinheiro aplicado em prazo inferior perder a rentabilidade do perodo. Outro fato a ser levado em considerao a

questo de que o investidor ter que possuir certa disciplina financeira, para que possa gerir as aplicaes e resgates de modo a no afetar o objetivo principal, que seria acumular recursos para a aposentadoria. 3.4 ANLISE DAS ALTERNATIVAS No Quadro 2, encontra-se um resumo comparativo dos investimentos analisados neste artigo.

Quadro 2 Resumo comparativo dos investimentos poupana, CBD e previdncia privada


Fonte: Elaborado pelo autor (2007).

48

Vol. 3 n 12 - jan.-jun./2008 ISSN 1807-2836

Revista de divulgao tcnico-cientfica do ICPG

Pode-se concluir que a deciso do investidor depender do seu perfil; se for extremamente conservador, o mais aconselhvel a aplicao em poupana. Seu rendimento inferior aos da previdncia privada, entretanto, ele no corre risco de perdas, observando-se que, em caso de insolvncia da instituio, o poupador receber at o limite mximo de R$ 20 mil. Se o investidor for um pouco mais arrojado ou preferir correr riscos em busca de rendimentos maiores, acrescentando-se que far um investimento de longo prazo, aconselha-se que invista em planos de previdncia privada. Nestes, ele poder escolher um plano adequado ao seu perfil, podendo estipular percentuais sobre suas contribuies a serem aplicados em renda varivel e/ ou renda fixa. 4 CONSIDERAES FINAIS Neste artigo, partiu-se do pressuposto de que no se deve deixar para pensar na aposentadoria somente quando este momento chegar. As incertezas em relao ao sistema previdencirio brasileiro aumentam a insegurana e indicam, para os mais alarmistas, uma possibilidade de colapso. Alm disso, cada vez mais os brasileiros esto migrando para as cidades, passam a ter menos filhos e a viver muito mais tempo. O emprego formal vem sendo substitudo pela informalidade. Como resultado, aumentam os dispndios do governo com as aposentadorias, sem a devida contrapartida na arrecadao. Mantida esta tendncia, as pessoas tero que trabalhar por mais tempo, o que significa aposentar-se com idade mais avanada e receber menos recursos do Instituto Nacional do Seguro Social, quando se aposentarem. O quadro apresentado refora a necessidade de investimentos para que seja garantida a tranqilidade financeira quando da aposentadoria. Conforme demonstrado, difcil imaginar que uma pessoa de classe mdia mantenha o mesmo padro de vida na aposentadoria somente com os benefcios do INSS. Vale lembrar, ainda, que existe um teto mximo de beneficio, que, atualmente, segundo o MPAS (2007), de R$ 2.801,56. As discusses sobre qual o investimento mais adequado para que se garanta uma renda melhor deixam de ser simples, passando para um mbito muito mais complexo, Conclui-se que o investidor deve levar em considerao as peculiaridades de cada uma das opes de investimentos disponveis no mercado. fundamental atentar para as taxas e impostos cobrados, pois cada percentual ou frao, por menor que seja, aplicado sobre os recursos acumulados pode ser de muita relevncia. Tambm recomendada a diversificao dos investimentos, minimizando-se os riscos de perdas. Quanto antes as pessoas comearem a planejar sua aposentadoria, menor ser o valor do dispndio mensal e, certamente, maior ser a renda acumulada para a aposentadoria. O investidor tambm deve optar pelo produto mais adequado ao seu perfil. O propsito proporcionar tranqilidade no futuro, no devendo o ato de investir tornar-se mais uma dor de cabea. 5 REFERNCIAS BINKOWSKI, Grazieli Inticher. Planos mais rentveis e portflio diversificado influenciam na queda das taxas de

gesto e na parcela mnima de contribuio para a previdncia privada. Disponvel em: <http://www.acionista.com.br/home/ investimentos/091106_previdencia_privada.htm>. Acesso em: 20 fev. 2007. CAFEO, Reinaldo. Guru econmico. Disponvel em: <http:// www.pesquisaeleitoral.com.br/template.zapp?pagina= guru10.zapp&d=guru>. Acesso em: 20 fev. 2007 CECHIN, Jos. Previdncia Social: tudo o que voc quer saber sobre previdncia social. 2. ed. Braslia: Sntese, 2002. DINIZ, Daniela. Voc em evoluo: nunca cedo para comear. Voc S/A, So Paulo, ed. 92, p. 39, fev. 2006. INSS - INSTITUTO NACIONAL DE SEGURIDADE SOCIAL. Arrecadao lquida, benefcios previdencirios e resultado previdencirio do RGPS: acumulado em 2005 e 2006. Disponvel em: <https://www.mpas.gov.br/docs/powerpoint/RGPSdezembro-2006.pps>. Acesso em: 20 mar. 2007. KHAIR, Amir. Novas perspectivas para a previdncia brasileira. Disponvel em: <http://www2.fpa.org.br/portal/modules/ news/article.php?storyid=2995 >. Acesso em: 20 fev. 2007. MPAS, Ministrio da Previdncia e Assistencial Social. Contribuies: tabelas de contribuio mensal. Disponvel em: <http://www.mpas.gov.br/pg_secundarias/ contribuicoes_02.asp>. Acesso em: 1 abr. 2007. PAIXO, Floriceno. A previdncia social: em perguntas e respostas e legislao correlata. 33. ed. Porto Alegre: Sntese, 1997. PRATES, Fbia. Seu dinheiro em 2007: 16 respostas sobre previdncia. Voc S/A, So Paulo, ed. 102, p. 60, dez. 2006. REAL SEGUROS. Renda futura a partir de pagamentos mensais em previdncia privada. Disponvel em: <http:// www.realseguros.pt/index2.htm>. Acesso em: 23 fev. 2007. SIMES, Anete Pereira Os ncleos de desenvolvimento de recursos humanos para a sade. Disponvel em: <http:// www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102311X1986000400013&script=sci_arttext>. Acesso em: 23 fev. 2007.

Potrebbero piacerti anche