Sei sulla pagina 1di 85

M

ANUAL DO

STGIO EM

DMINISTRAO

MANAUS 2011

CENTRO UNIVERSITRIO DO NORTE Laureate International Universities CURSO DE ADMINISTRAO

MANUAL DO ESTGIO EM ADMINISTRAO


VERSO 09 - FEVEREIRO DE 2010

MANAUS 2011

Mantenedor
Waldery Areosa Ferreira

Reitora
Maria Herclia Tribuzy de Magalhes Cordeiro, MSc.

Pr-Reitora Acadmica:
Leny Xavier Louzada

Diretora de Ensino de Graduao:


Maria Izolda de Oliveira Barreto

Diretor de Ps-Graduao e Pesquisa:


Tristo Scrates Baptista Cavalcante, Dr.

Diretora de Extenso:
Jlia Cristina Silveira Camilotto, MSc.

Coordenadores do Curso de Administrao:


Antnio Giovanni Figliuolo Ucha, MSc. Kelly Anne de Oliveira Corra, MSc. Maria Lenia Alves do Vale, MSc. Rosy Jane Holanda de Souza, MSc.

Coordenador do Estgio Supervisionado:


Antnio Giovanni Figliuolo Ucha, MSc.

Comisso de Estgio Supervisionado:


Antnio Giovanni Filgiuolo Ucha, MSc Antnio Carlos Polesel Pizzello, MSc. Jonis Angelim da Silva, MSc. Kelly Anne Corra de Oliveira, MSc. Rejane Flores da Costa Bonfim, MSc. Marcello Pires Fonseca, Esp. Niedja Maria Linhares Silva, Esp.

Autores Colaboradores
Aline Santos Monteiro, MSc Ana Rosa Lago Ceclio, Esp. Ana Claudia Leal Vasconcelos, MSc. Marivam Tavares dos Santos, MSc Mnica Teixeira Accioli, Esp. Jonis Angelim da Silva, MSc. Simnica Lima de Carvalho, Esp. Wenderson Farias Pinto, Esp.

SUMRIO

APRESENTAO ...................................................................................................... 5 1 DIRETRIZES PARA A ELABORAO DO DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL 6 1.1 TIPOLOGIA DA PESQUISA ................................................................................. 6 1.2 METODOLOGIA DA PESQUISA.......................................................................... 6 1.2.1 A Natureza da Pesquisa ................................................................................... 7 1.2.2 Os Meios de Investigao................................................................................ 7 1.2.3 Os Mtodos de Coleta de Dados ..................................................................... 8 1.2.4 As Tcnicas de Coleta de Dados .................................................................... 8 1.2.5 Os Instrumentos de Coleta de Dados ........................................................... 11 1.3 ESTRUTURA DE UM DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL ............................. 20 2 DIRETRIZES PARA A ELABORAO DO PROJETO ........................................ 23 2.1 NORMATIZAO PARA A ELABORAO DE PROJETOS ........................... 24 2.2 ETAPAS DO PROJETO ..................................................................................... 24 2.2.1 Capa................................................................................................................. 26 2.2.2 Folha de Rosto ............................................................................................... 26 2.2.3 Sumrio ........................................................................................................... 26 2.2.4 Apresentao.................................................................................................. 29 2.2.5 Justificativa ..................................................................................................... 29 2.2.6 Formulao do Problema .............................................................................. 30 2.2.7 Objetivos ......................................................................................................... 30 2.2.8 Fundamentao Terica ................................................................................ 31 2.2.9 Caracterizao da empresa ........................................................................... 31 2.2.10 Metodologia do Projeto................................................................................ 32 2.2.11 Cronograma .................................................................................................. 35 2.2.12 Referncias ................................................................................................... 36 2.2.13 Anexo ou Apndice ...................................................................................... 36

3 DIRETRIZES PARA A ELABORAO DO RELATRIO DE IMPLEMENTAO .................................................................................................................................. 37 3.1 ETAPAS DA IMPLEMENTAO ....................................................................... 37 3.1.1 Apresentao.................................................................................................. 37 3.1.2 Fundamentao Terica ................................................................................ 38 3.1.3 Planejamento (Plan) ....................................................................................... 39 3.1.4 Desenvolvimento (Do).................................................................................... 39 3.1.5 Checagem (Check) ......................................................................................... 39 3.1.6 Ao (ACT) ...................................................................................................... 40 3.2 CONCLUSO E RECOMENDAES ............................................................... 41 4 ESTRUTURA DO RELATRIO FINAL ................................................................. 42 4.1 NORMAS PARA FORMATAO ...................................................................... 45 4.1.1 Regras Resumidas de Apresentao ........................................................... 45 4.1.2 Elementos Pr-textuais .................................................................................. 50 4.1.3 Elementos Textuais ........................................................................................ 67 4.1.4 Elementos Ps-Textuais ................................................................................ 74 REFERNCIAS ......................................................................................................... 82

APRESENTAO

Este Manual foi organizado para orientar discentes referente elaborao de trabalhos acadmicos, em especial, o do estgio curricular supervisionado do Curso de Administrao do Centro Universitrio do Norte UNINORTE. Ficando, assim, definido o estgio: Estgio I - Diagnstico (6 perodo), Estgio II - Projeto de Interveno (7 perodo) e Estgio III - Consultoria (Relatrio Final). Esses trabalhos devero estar de acordo com o Manual de Estgio do Centro Universitrio do Norte e com o Regulamento do Estgio Supervisionado do curso. As normas apresentadas nesse material possibilitam melhor compreenso da metodologia a ser utilizada, facilitando a orientao do graduando, no que tange ao desenvolvimento e elaborao do trabalho, sendo um instrumento normativo e no interpretativo em concordncia com o Regulamento vigente. Encontra-se dividido em trs captulos: o primeiro, intitulado Diretrizes para a Elaborao do Diagnstico, apresenta as informaes para o desenvolvimento estruturado do Relatrio Diagnstico. O segundo, denominado Diretrizes para Elaborao de Projetos, trata de esclarecimentos sobre a metodologia estruturada de desenvolvimento de um projeto. E o terceiro, denominado Diretrizes para a Elaborao do Relatrio Final, encontra-se orientaes sobre a estrutura do Relatrio Final de Estgio, caracterizado por um processo de implementao ou proposta de implantao de solues desenvolvidas para o contexto pesquisado. As normas tcnicas sobre a apresentao grfica, regras de citao e referncias esto dispostas no quarto captulo intitulado Normas Tcnicas para Elaborao do Relatrio Final do Estgio.

1 DIRETRIZES PARA A ELABORAO DO DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL


Jonis Angelim da Silva
1

Diagnstico organizacional o processo de registrar um estado atual das organizaes, percebendo o cenrio estratgico, operacional, financeiro e as perspectivas de melhorias, ou seja, retrata os pontos fortes e fracos das organizaes e prope solues para e desenvolvimento e fortalecimento organizacional. Gonalves (2004) comenta que o diagnstico o mtodo de avaliar o funcionamento de uma organizao, departamento ou trabalho para descobrir fontes de problemas e reas de melhoramento, possibilitando o entendimento sistemtico da organizao, para que se tenha uma base para o desenvolvimento de intervenes consistentes e assim orientar o rumo das aes, indicando solues para os problemas encontrados. Seu sucesso saber o que observar e analisar em cada nvel hierrquico e setores, assim como saber como um nvel ou setor afeta outro.

1.1 TIPOLOGIA DA PESQUISA pesquisa de avaliao formativa por se caracterizar um estudo de aperfeioamento e deteco de pontos fortes e fracos retratando uma situao atual com sugestes de melhoria, conforme afirma Patton (apud ROESCH, 2007) neste tipo de investigao h um desenho formal para a pesquisa; os dados so coletados; e o foco do estudo centra-se em maneiras de melhorar a efetividade de um programa, poltica ou organizao.

1.2 METODOLOGIA DA PESQUISA

metodologia

consiste

em

estudar os

vrios

mtodos

disponveis,

identificando suas limitaes ou no em nvel das implicaes de suas utilizaes (BARROS e LEHFELD, 2000). O mtodo orienta para realizao e execuo da pesquisa planejada, um instrumento do conhecimento que proporciona aos
Graduado em Administrao de Empresas (UFAM), Ps-Graduado em Administrao de Recursos Humanos (UFAM) e Mestre em Administrao de Empresas (UFPE).
1

pesquisadores, em qualquer rea de sua formao, orientao geral que facilita planejar uma pesquisa, formular hipteses, coordenar investigaes, realizar experincias e interpretar os resultados (FACHIN, 2002).

1.2.1 A Natureza da Pesquisa

A pesquisa diagnstico tem carter qualitativo e quantitativo, pois, em sua fase exploratria busca informaes com caracterstica de ouvir a opinio das pessoas e em outros momentos busca medir informaes aplicao de questionrios e roteiros. No processo de pesquisa qualitativa, a interpretao e atribuio de significados so bsicas, visto que h uma relao dinmica entre o mundo real e o sujeito, isto , um vnculo indissocivel entre o mundo objeto e a subjetividade do sujeito que no pode ser traduzido em nmeros (VERGARA, 2005), e, a pesquisa de natureza quantitativa considera, segundo Richardson (1999), que tudo pode ser quantificvel, o que significa traduzir em nmeros opinies e informaes para classific-las e analis-las. Roesch define claramente a pesquisa qualitativa e quantitativa quando afirma que: de forma objetiva atravs de

[...] enquanto na pesquisa quantitativa o pesquisador parte de conceitos a priori sobre a realidade, o pesquisador qualitativo sai a campo no estruturado, justamente para captar as perspectivas e interpretaes das pessoas. Neste caso a reflexo terica ocorre durante ou quase no final do processo de coleta de dados (2007, p.125).

1.2.2 Os Meios de Investigao

Quanto aos meios de investigao, a pesquisa Diagnstico Organizacional de carter bibliogrfica, documental e de campo. Conforme Vergara (2005): a) Pesquisa bibliogrfica realizada em material publicado de fonte primria ou secundria, escrito ou eletrnico; b) Pesquisa documental realizada em documentos escritos, filmados ou sonoros, internos da organizao ou de pessoas, relacionados ao fenmeno pesquisado; e

c) Pesquisa de campo investigao emprica realizada no local onde est ocorrendo o fenmeno pesquisado.

1.2.3 Os Mtodos de Coleta de Dados

Os mtodos de coleta e anlises de dados devem estar baseados nas tcnicas de pesquisa da administrao e podem derivar de tcnicas como Brainstorming, SWOT e Benchmarking dentre outras, conforme Costa (2007): a) Brainstorming, um procedimento utilizado para auxiliar um grupo a criar o mximo de idias no menor tempo possvel; b) Anlise de SWOT, um procedimento que parte da anlise de foras do ambiente interno (pontos fortes e fracos) e do ambiente externo (ameaas e oportunidades); c) Benchmarking - (marcos referenciais) um processo comparativo sistemtico interno ou externo nas organizaes, utilizado para estabelecer metas de melhorias em processo, funes, produtos etc.

1.2.4 As Tcnicas de Coleta de Dados

Para fins desta pesquisa, adota-se a triangulao de instrumentos de coleta de dados, na qual se fundamenta na utilizao da coleta de informaes por meio de vrias fontes de evidncias, mas tendo em vista a comprovao do mesmo fato ou fenmeno (YIN, 2001). Portanto, a metodologia proposta deve ser desenvolvida atravs de: Tcnica de entrevista Tcnica de observao direta Tcnica de documentao existente Tcnica de questionrio

Ressalta-se que, no h uma tcnica melhor ou mais importante que a outra, pois uma complementa e/ou fundamenta a outra, em uma pesquisa, principalmente quando h necessidade de verificar e/ou validar as informaes obtidas. Por se tratar de uma pesquisa com objetivo de laboratrio acadmico, sugerese que sejam aplicadas as entrevistas e os questionrios para, pelo menos, 01(um)

integrante de cada nvel hierrquico, pois, assim, tem-se viso geral de um mesmo tema abordado.

1.2.4.1 Tcnicas de Entrevista

Segundo Dasceno (2001), entrevista uma tcnica de conversao executada de forma planejada, sistemtica e documentada, utilizada para obter informaes que requeiram reflexes em conjunto com o entrevistado (ROESCH, 2007). Para a efetivao da entrevista deve-se criar, previamente, como instrumento de coleta de dados, um roteiro com as perguntas que sero abordados na conversao, dispostos de forma lgica e objetiva. No existe um procedimento padro para realizao de entrevistas, pois cada caso apresenta suas prprias caractersticas e particularidades, o que dificulta uma padronizao metodolgica. No entanto, Dasceno (2001) cita que alguns procedimentos so comuns para quase todas as entrevistas e devem ser levados em considerao no incio, durante e no encerramento da entrevista. Portanto, a entrevista deve: a) Ser planejada evitando o desperdcio de tempo; b) Seguir o roteiro de entrevista; c) Esclarecer seu objetivo ao entrevistado; d) Escutar muito e falar pouco; e) No final, fazer um resumo oral do que foi dito e anotado na entrevista para a aprovao do entrevistado. Um fato relevante para o sucesso da obteno de dados na entrevista que o entrevistador deve ouvir sem projetar seus sentimentos, opinies ou objees em relao ao assunto abordado, para que no haja distores das informaes emitidas. 1.2.4.2 Tcnica de Observao Direta ou Pessoal A tcnica da observao direta, ou pessoal, consiste, na verificao in loco de tudo o que acontece no ambiente em que se desenvolve o processo em estudo, de forma sistemtica e planejada, utilizada para verificao e controle de validade e

10

preciso (DASCENO, 2001; ROESCH, 2007). No planejamento e execuo da observao direta, o pesquisador deve concentrar sua ateno nos seguintes aspectos: a) O objetivo da observao e o que deve ser observado; b) Como, quando e onde deve ser feita a observao; c) Quais os membros da equipe de analistas que faro a observao; d) Como sero feitos os registros (anotaes/ fotos/ filmagem/ gravaes); e e) Quais os tipos de controle e verificao que validaro a observao. Esta tcnica deve ser acompanhada atravs de um check list contendo o que ser observado no objeto de estudo, que servir de dados para o objetivo da pesquisa. Pode-se observar, por exemplo, estacionamento, layout, identidade visual da empresa, recepo, pintura, instalaes, processo de produo, sinalizaes, limpeza, segurana etc.

1.2.4.3 Tcnica de Anlise da Documentao Existente

Essa tcnica consiste na identificao, coleta e anlise de documentaes, visando ampliar o conhecimento do processo em estudo (DASCENO, 2001). Sugere-se que seja desenvolvido um check list de documentos da organizao que contero dados para a pesquisa tais como: site, manual de procedimentos, manual da qualidade, estatuto, regimento interno etc.

1.2.4.4 Tcnica de Questionrio

Questionrio, como definido por Dasceno (2001, p.98), consiste em uma srie de questes ou perguntas formuladas previamente, podendo ser utilizado com ou sem a presena das pessoas envolvidas, ou seja, presencial ou distncia e com grande quantidade de pesquisados. As perguntas devem ser claras, objetivas e, de preferncia, do tipo fechadas que pedem respostas curtas e previsveis. Esta tcnica tem a vantagem de se poder fazer coleta distncia, enviando o formulrio ao pesquisado ou via internet.

11

1.2.5 Os Instrumentos de Coleta de Dados

Para efeito desta pesquisa diagnstico as tcnicas de coleta de dados devem ser desenvolvidas atravs de aplicao de formulrios. Um dos mais importantes passos de qualquer pesquisa a criao dos instrumentos de coleta de dados, pois eles descrevem a base para anlise e pareceres tcnicos. Portanto, toda a documentao procedente das fases de planejamento, elaborao e aplicao dos formulrios, dever ser devidamente arquivada, a fim de permitir consultas rpidas por parte das pessoas envolvidas no processo em estudo.

1.2.5.1 Formatao dos formulrios

A forma de um formulrio de pesquisa apresenta uma formatao bsica: 1. Apresentao/Cabealho 2. Orientao de preenchimento 3. Perguntas ou fatores descritivos. Quanto ao tipo de questes, Roesch(2007) demonstra que podem ser: Fechadas, Fechadas com vrias opes, Abertas, Abertas com alguma estrutura. Exemplificando: a) Perguntas fechadas. Ex: Voc considera que esta empresa investe em treinamento: ( ) Sim ( ) No

b) Perguntas fechadas com varias opes. Ex: Selecione e enumere as duas maiores prioridades para atingir aos objetivos: ( ( ( ( ( ) aumentar investimento em equipamentos ) minimizar custos da manufatura ) investir nos empregados ) maximizar a fatia de mercado ) outros: .........................................

c) Perguntas abertas.

12

Ex: Em aspectos voc considera esta empresa motivadora de alcance de resultados? d) Perguntas Abertas com alguma estrutura Ex: Liste em ordem de importncia os trs aspectos que voc mais aprecia a respeito da empresa: 1.................................................... 2.................................................... 3.................................................... 4. Escala de gradao: permite a avaliao dos fatores pesquisados mediante a utilizao de uma escala em nveis de gradao. Ex: Ruim, Regular, Bom, timo. Aps sua criao e antes de sua aplicao oficial, o formulrio deve ser validado, atravs de sua aplicao com parte da amostra pesquisada. Assim, verificam-se possveis incongruncias a serem acertadas ou readequadas.

1.2.5.2 Tipos de formulrios.

Os formulrios utilizados na pesquisa diagnstico sero: 1. Roteiro de entrevista: um roteiro com as perguntas e/ou questionamentos que sero abordados na conversao, dispostos de forma lgica e objetiva. Deve ter algumas caractersticas como:

Cabealho de identificao da pesquisa (Nome da empresa, nome do formulrio, data etc.); Identificao do entrevistado (Nome (que deve ser opcional), cargo); Hora incio e fim da entrevista; Perguntas abertas, preferencialmente; As perguntas devem abranger todo o roteiro do Diagnstico Organizacional;

2. Visita de observao: um check list com a descrio dos fatores a serem observados na organizao. Deve ter algumas caractersticas como:

13

Cabealho de identificao da pesquisa (Nome da empresa, nome do formulrio, data); Hora inicial e final da visita de observao; Fatores de observao.

3. Pesquisa de documentos existentes: um check list com o nome dos documentos a serem observados que contenham dados para a pesquisa, conforme o roteiro do diagnstico. Deve ter algumas caractersticas como:

Cabealho de identificao da pesquisa (Nome da empresa, nome do formulrio, data); Nome dos documentos a serem solicitados; Registro de acesso ao documento.

4. Questionrio: Formulrio com assertivas formuladas para detectar as caractersticas positivas e/ou negativas, internas da organizao, que daro base para a autoanlise organizacional. Deve ter algumas caractersticas como:

Cabealho de identificao da pesquisa (Nome da empresa, nome do formulrio, data); Identificao do entrevistado (Nome (que deve ser opcional), cargo); Conter todas as orientaes necessrias para o pesquisado respond-lo sem nenhuma dvida; Preferencialmente, as assertivas devem ser objetivas, lgicas e no devem gerar dvidas; As perguntas devem ser, preferencialmente, do tipo fechadas.

O questionrio aplicado nesta pesquisa ser para a obteno de dados que daro subsdios para a anlise interna da organizao. Constar atributos internos da organizao, baseado na tcnica os 10 Ms do Autodiagnstico de anlise do ambiente interno proposta por Costa(2007), a qual classifica os atributos organizacionais em 10 categorias: Management, Mo-de-obra, Mquinas, Marketing, Materiais, Meio ambiente, Meio fsico, Mensagens, Mtodos, Money. Portanto, os atributos propostos no questionrio devero ser ajustados conforme a natureza do negcio da organizao.

14

1.2.5.3 Modelos de instrumentos de coleta de dados

Neste item apresentamos alguns modelos de formulrios apropriados a esta pesquisa diagnstico com o objetivo de disponibilizar ao pesquisador, uma idia para a criao de seus prprios formulrios, visto que, a criao dos instrumentos vai depender da natureza da organizao pesquisada. Por isso, os exemplos apresentam somente algumas questes, fatores, atributos e/ou assertivas, ficando para o pesquisador a atividade de criar o restante de acordo com o roteiro proposto para o Diagnstico Organizacional.

15

1. MODELO DE ROTEIRO DE ENTREVISTA DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL ROTEIRO DE ENTREVISA EMPRESA PESQUISADOR:


Data da Entrevista: ___/___/___ Hora de Inicio: ___:___ Horrio de Trmino: ___:___ Nome (opcional): Cargo: Departamento / rea:
1) Qual a razo social da empresa? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2) Qual ramo de atividade da empresa? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 3) Qual a viso da empresa? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 4) Qual a misso da empresa? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 5) A empresa divulga de forma ampla seus objetivos, viso e misso? SIM ( ) NO ( ) . E descreva de que forma voc percebe que feita esta divulgao. ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 6) Quais os princpios da empresa? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 7) Quais polticas organizacionais existem na empresa? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 8) Qual o histrico de evoluo da empresa? ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 9) Etc... ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

16

2. MODELO DE ROTEITO PARA VISITA DE OBSERVAO DIRETA DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL VISITA DE OBSERVAO DIRETA EMPRESA: _______________________________________ DATA: ____/____/____ Hora de Inicio: ___:___ Horrio de Trmino: ___:___ Pesquisador: ________________________________________________

CHECK LIST DE OBSERVAO

S I M

N O

R U I M

R E G U L A R

B O M

T I M O

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Iluminao Segurana Estacionamento de funcionrios etc.

OBSERVAES

17

3. MODELO DE PESQUISA DE DOCUMENTOS EXISTENTES DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL PESQUISA DE DOCUMENTOS EXISTENTES EMPRESA: ________________________________________________________ DATA: ____/____/____ Pesquisador: ___________________________________
S I M N O

DOCUMENTOS PARA PESQUISA


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Contrato Social (se Empresa Privada) Estatuto (se Empresa Pblica) Listagem de funcionrios Manual da Qualidade Site Organograma Histrico da organizao etc.

INFORMAES A COLETAR
Razo social, endereo, natureza do negcio ... ... ... ... ... ...

OBSERVAES GERAIS

18

4. MODELO DE QUESTIONRIO
EMPRESA X QUESTIONRIO DE AUTO-AVALIAO ORGANIZACIONAL Data: ____/____/____ Nome (opcional): ___________________________________________________________________ Cargo:____________________________________________________________________________ Departamento / rea: _______________________________________________________________ Orientaes: O Objetivo deste Questionrio obter informaes com a finalidade de melhoria do ambiente interno organizacional. Para cada atributo relacionado deve-se marcar com um X na posio correspondente caso represente um ponto forte, fraco ou a melhorar. Se possvel, justifique a opo com um breve comentrio a respeito da escolha. Para esclarecimento: Pontos fortes so atributos que afetam positivamente o resultado da organizao; Pontos fracos, por sua vez, so atributos que afetam negativamente no resultado e devero ser eliminados; e Pontos a melhorar so os atributos que no influenciam diretamente no resultado, mas podem representar melhorias futuras. Responda os questionamentos com o mximo de sinceridade e ateno para que possamos contribuir de forma eficaz para uma avaliao correta da organizao. Aps o preenchimento do questionrio, favor entregar a sua chefia imediata. Seq 1 . G e s t o 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 2.1 2.2 2 . R H 2.3 2.4 2.5 Atributos Adm Geral e processos decisrios Gesto de tecnologias e de sistemas de informao Gesto estratgica Gesto setorial (Setores em geral) Relacionamento com clientes, fornecedores, governo, imprensa, pblico e acionistas TOTAL (No Preencher) Recrutamento e seleo Capacitao, treinam. e desenv. de RH Gerentes e supervisores preparados para gesto de pessoas Motivao e comprometimento Remunerao TOTAL (No Preencher) Equipamentos de manuseio Veculos Instalaes de Segurana Mquinas, equipamentos e sistemas de produo Redes, intranet, extranet e Internet TOTAL (No Preencher) Conhecimento do mercado e dos concorrentes e negociaes Flexibilidade Lanamento de produtos e campanhas Ps-venda, garantia e assist. tcnica Tratamento de satisfao dos clientes TOTAL (No Preencher)
Ponto Forte Ponto a Melhorar Ponto Fraco Comentrio

3 . M q 4 . M k t

3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5

19

5 . M a t e ri

5.1 5.2 5.3 5.4 5.5 6.1 6.2 6.3 6.4 6.5

Desenv. de parcerias com fornecedores Cadeia do suprimento, logstica Estoques: quantitativos, qualitativos, preservao Especificaes para aquisio e padronizao e codificao de materiais Qualidade assegurada na aquisio TOTAL (No Preencher) Gesto de proteo ambiental Programas de economia de energia eltrica Programas de economia de gua Programas de economia de insumos Coleta de lixo seletiva TOTAL (No Preencher) Circulao interna Estacionamentos Iluminao Limpeza e arrumao. Infraestrutura Sinalizao visual TOTAL (No Preencher) Comunicao entre gerentes, supervisores, funcionrios Comunicao escrita, circulares e quadros de avisos Comunicao verbal Comunicaes da direo com transparncia entegridade e respostas s reclamaes e Providncias sugestes de clientes e funcionrios TOTAL (No Preencher)

6 . M . A m

7 . M . F s 8 . C o m u n i c .

7.1 7.2 7.3 7.4 7.5 8.1 8.2 8.3 8.4 8.5

20

Seq 9 . P r o c e d . 1 0 . F i n . 9.1 9.2 9.4 3 9.5 9.6

Atributos Fluxogramas Metodologias para desenvolvimento de produtos padres e procedimentos de Normas, produopadres e procedimentos Normas, administrativos Sistemas de garantia da qualidade TOTAL

Ponto Forte

Ponto a Melhorar

Ponto Fraco

Comentrio

10.1 10.2 10.3 10.4 10.5

Acompanhamento gerencial por centros de resultados Fluxo de caixa, contas a pagar e ctas a receber Investimentos em tecnologia Investimentos em recursos humanos Oramento e acompanhamento oramentrio TOTAL

1.3 ESTRUTURA DE UM DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL A estrutura de um Diagnstico Organizacional deve seguir o contexto da empresa pesquisada e sua apresentao de resultados deve ser feita por meio de relatrio estruturado com as devidas propostas de intervenes pautadas nas demandas detectadas na pesquisa. Aps a coleta de dados, os analistas devem compilar os dados, fazendo as tabulaes e as devidas anlises emitindo um parecer conclusivo com sugestes de melhoria ou intensificando o estado atual de excelncia dos dados. Prope-se como modelo, o desenvolvimento do diagnstico em trs partes distintas, onde retrata todas as reas de atuao organizacional, percebendo desde sua apresentao e histrico at a anlise de seu ambiente interno e externo, conforme FIG. 1: 1. A primeira parte identifica a organizao, ou seja, quem ela , seu nome, natureza, endereo, seus conceitos organizacionais como misso e viso, e seu histrico de desenvolvimento organizacional. 2. A segunda parte apresenta como a empresa , seu produto e/ou servio, seus funcionrios, caractersticas fsicas e tecnologias utilizadas. 3. A terceira parte expe os aspectos fortes e fracos organizacionais, internos e externos. A estrutura do relatrio deve seguir as diretrizes do Captulo 4: Estruturas do relatrio final.

21

PR-TEXTO Capa Folha de rosto Sumrio. DESENVOLVIMENTO APRESENTAO 1. APRESENTAO DA EMPRESA 1.1. 1.2. 1.3. 1.4. 1.5. 1.6. 1.7. 1.8. 1.9. 2. Razo Social (incluindo nome fantasia) Endereo Natureza do negcio (industrial, comercial, de servios outros) Misso Viso Valores e/ou Princpios Polticas organizacionais Objetivos e Metas Histrico da Empresa (Mximo 3 folhas): Origem e evoluo(principais mudanas)

PERFIL DA ORGANIZAO 2.1. Produtos e/ou Servios produzidos e/ou comercializados (determinar as suas caractersticas) 2 2.2. Porte da empresa e caractersticas de suas instalaes fsicas (m , distribuio por rea, filiais, pesquisa de observao direta etc.) 2.3. Principais tecnologias utilizadas (gesto, maquinrio, pessoas entre outras) 2.4. Caractersticas do quadro funcional (quantidade, nvel de escolaridade, benefcios, responsabilidade social, voluntariado entre outras informaes) Apresentar em grficos, por faixa etria, sexo, hierarquia, escolaridade (grficos e anlises) 2.5. Organograma. ASPECTOS ORGANIZACIONAIS 3.1. Anlise interna 3.1.1. Pontos Fortes, Pontos Fracos e Pontos a Melhorar (Tabelas e anlises) 3.1.2. Grfico de reas crticas (grfico radar geral e anlises) 3.2. Anlise externa 3.2.1. Oportunidades e Ameaas 3.2.2. Catalisadores e ofensores 3.2.3. Stakholders 3.2.4. Principais Clientes (descrever de forma sucinta) 3.2.5. Principal Diferencial Competitivo (estratgias competitivas de mercado) 3.2.6. Concorrncia no mercado onde a empresa atua (caso a empresa seja a nica a oferecer o servio ou produto, explicar o porqu, incluindo informaes necessrias para um bom entendimento) 3.2.7. Principais Fornecedores (descrever de forma sucinta)

3.

CONCLUSO PS-TEXTO Referncia Apndices Anexos

FIG 1 - Estrutura do Diagnstico Organizacional

22

Observao:

Veja

exemplo

de

sequncia

de

numerao

aplicado

ao

Desenvolvimento do Diagnstico, ressaltando que na composio do Sumrio estas informaes devem vir com espaamento duplo (vide modelo de sumrio).

APRESENTAO 1 APRESENTAO DA EMPRESA 1.1 RAZO SOCIAL 1.2 ENDEREO 1.3 NATUREZA DO NEGCIO 1.4 MISSO 1.5 VISO 1.6 VALORES E PRINCPIOS 1.7 POLTICAS ORGANIZACIONAIS 1.8 OBJETIVO E METAS 1.9 HISTRICO DA EMPRESA 2 PERFIL DA ORGANIZAO 2.1 PRODUTOS E SERVIOS 2.2 PORTE DA EMPRESA E CARACTERSTICAS DAS INSTALAES 2.3 PRINCIPAIS TECNOLOGIAS UTILIZADAS 2.4 CARACTERSTICAS DO QUADRO FUNCIONAL 2.5 ORGANOGRAMA 3 ASPECTOS ORGANIZACIONAIS 3.1 ANLISE INTERNA 3.1.1 Pontos Fortes, Fracos e a Melhorar 3.1.2 Grfico de reas Crticas 3.2 ANLISE EXTERNA 3.2.1 Oportunidades e Ameaas 3.2.2 Catalisadores e Ofensores 3.2.3 Stakeholders 3.2.4 Principais Clientes 3.2.5 Principal Diferencial Competitivo 3.2.6 Concorrncia no Mercado onde a Empresa Atua 3.2.7 Principais Fornecedores

23

2 DIRETRIZES PARA A ELABORAO DO PROJETO

Este captulo tem por finalidade orientar o aluno matriculado na disciplina Estgio Supervisionado II (Estrutura Curricular Grade 2005) do Curso de Administrao do Centro Universitrio do Norte para elaborao do Projeto de Consultoria. Esse Projeto dever ser executado na Empresa-Organizao pr-definida no processo do Diagnstico Organizacional (Estgio I). De acordo com Schein (1972 apud ROESCH, 2007, p.65), h trs tipos de consultoria: 1 compra de servios especializados, 2 tipo mdico-paciente e 3 de processos, entretanto, para o Curso de Administrao, o tipo exigido ser o segundo denominado de Pesquisadiagnstico que cabe ao aluno (consultor/pesquisador) identificar problemas e propor solues. Este procedimento dever ter como estratgia de pesquisa o Estudo de Caso, uma vez que os alunos, de modo geral, direcionaro suas pesquisas para uma ou poucas organizaes. Considera-se o uso dessa estratgia de pesquisa mais adequado aos trabalhos de concluso de curso em administrao. Roesch (2007) afirma que tais estudos tm como propsito relatar as prticas de organizaes ou recomendar alternativas de polticas. Para o Projeto de Estgio II, ser necessria primeiramente a identificao das reas crticas apresentadas no grfico Radar (Estgio I). Aps a escolha da rea de maior incidncia que pode ser pontos fracos ou a melhorar, deve-se identificar, dentro dessa rea, o item de maior relevncia para realizar uma nova pesquisa. Essa pesquisa dever ser realizada na mesma empresa onde foi diagnosticado o problema, a fim de sugerir aes visando soluo de problemas encontrados na organizao-pesquisada. Ressalte-se que as equipes devero ser as mesmas constitudas no Diagnstico I. De acordo com os objetivos especficos do projeto, a equipe dever adotar uma metodologia que inclua instrumentos de pesquisas, dentre esses: anlise documental, entrevista, observao direta e questionrio. Destaca-se que a execuo das sugestes dar-se- no Estgio Supervisionado III, conforme regulamento do Estgio Art. 9.

24

2.1 NORMATIZAO PARA A ELABORAO DE PROJETOS O Projeto, elaborado na disciplina Estgio Supervisionado II, um documento que apresenta o direcionamento de propostas a serem implementadas nas organizaes pesquisadas, corresponde, portanto, a segunda parte do processo de pesquisa. Nesse processo, o professor orientador apresentar as equipes um cronograma contendo todas as atividades necessrias para a elaborao da proposta de soluo do problema detectado na empresa objeto de estudo. Cada atividade possui uma determinada pontuao, cabendo as equipes cumprirem cada etapa para obterem a pontuao necessria. Dentre essas etapas, incluem-se a defesa oral individual (cada aluno defende parte do projeto) e a verso final do projeto. Assim, a computao do resultado das atividades tero valor de 0 a 30, que se dividir por 3 e, da se ter o resultado que poder ser o conceito: CUMPRIDO ou NO-CUMPRIDO. Esse processo avaliativo apia-se no art. 33, do Regulamento de Estgio Supervisionado (2007, p.20) que preconiza:

Ser considerado aprovado o aluno que obter: 75% de frequncia nas atividades previstas e, no mnimo, nota 7.0 (sete) na mdia aritmtica, na escala de 0 a 10 tanto no Estgio Supervisionado I, Estgio Supervisionado II e no Estgio Supervisionado III, bem como ter cumprido, ao final das trs disciplinas, a Carga Horria exigida.

Destaca-se ainda que o Projeto de Estgio Supervisionado II dever ser elaborado de modo que contemple, dependendo da nfase, as seguintes reas de concentrao: Anlise de Sistema, Marketing, Comrcio Exterior, Recursos Humanos, Produo e Tpicos Especiais, conforme Regulamento de Estgio Supervisionado (2007).

2.2 ETAPAS DO PROJETO

A elaborao do Projeto dever seguir as diretrizes estabelecidas neste documento Manual de Estgio do UNINORTE - as quais foram embasadas na Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, respeitando as Normas NBR 14.724/2005, voltadas para a Apresentao de Trabalho, NBR 1587/2005 referente

25

normatizao da apresentao de Projeto de Estgio, NBR 10520/2002 que trata das Regras de Citao em Documentos, NBR 6023/2002 que aborda as Regras de Referncias e NBR 6024/2003 e NBR 6027/2003 que so relativas ao Sumrio. A estruturao do Projeto de Consultoria dever atender organizao estrutural que segue:
SUMRIO FOLHA DE ROSTO CAPA

ELEMENTOS PRTEXTUAIS: Conta-se a partir da folha de rosto, mas no se numera.

8 CRONOGRAMA 7 PROPOSTA DE SOLUO 6 METODOLOGIA DO PROJETO 5.1 ORGANOGRAMA 5 CARACTERIZAO DA EMPRESA 4 FUNDAMENTAO TERICA 3 OBJETIVOS 2 FORMULACAO DO PROBLEMA 1 JUSTIFICATIVA APRESENTAO

ELEMENTOS TEXTUAIS:
Contados e numerados em algarismos arbicos, negrito.

ANEXOS APNDICES REFERNCIAS

ELEMENTOS PSTEXTUAIS: Contados e numerados em algarismos arbicos, sem negrito

26

2.2.1 Capa

ELEMENTO OBRIGATRIO Corresponde parte externa do trabalho e sobre a qual se registram as informaes indispensveis sua identificao. Veja exemplo de capa no tpico 4.1.2.

2.2.1.1 O Tema da Proposta

ELEMENTO OBRIGATRIO Constitui-se em uma delimitao do assunto a ser pesquisado. Para a escolha da temtica deve-se observar um ponto fraco ou um ponto a melhorar identificado no diagnstco oganizacional (Estgio Supervisionado I). Deve constar na capa e folha de rosto.Veja item 2.2.7.

2.2.2 Folha de Rosto

ELEMENTO OBRIGATRIO Contm dados essenciais identificao do trabalho (nome do autor, ttulo do trabalho, a natureza do trabalho, o objetivo acadmico e a instituio a que se destina, local e data). Veja exemplo de folha de rosto no tpico 4.1.2. Ressalte-se que projeto de consultoria no contm folha de aprovao, nem resumo em lngua verncula, nem em outro idioma.

2.2.3 Sumrio

ELEMENTO OBRIGATRIO Trata-se da enumerao das principais divises, sees e outros itens do trabalho, na ordem em que nele se sucedem acompanhadas dos respectivos

27

nmeros das pginas. Tem a finalidade de facilitar a consulta e visualizao do contedo do trabalho. Exemplo: Diviso de um Sumrio 1 SEO PRIMRIA (MAISCULO NEGRITO) 1.1 SEO SECUNDRIA (MAISCULO NEGRITO) 1.1.1 Seo Terciria (Minsculo e Negrito) 1.1.1.1 Seo Quaternria (Minsculo e Normal)

28

Exemplo de Sumrio:

3 cm

SUMRIO
(2 espaos duplos)

Tamanho da Fonte: 12, negrito

3 cm

APRESENTAO.............................................................. 10 1 JUSTIFICATIVA .............................................................. 12 2 FORMULAO DO PROBLEMA ................................... 14 3 OBJETIVOS DO PROJETO ............................................ 15 3.1 OBJETIVO GERAL .......................................................15 3.2 OBJETIVOS ESPECFICOS..........................................15 4 FUNDAMENTAO TERICA ...................................... 16 5 CARACTERIZAO DA EMPRESA .............................. 17 5.1 ORGANOGRAMA ........................................................ 21 6 METODOLOGIA DO PROJETO ..................................... 21 6.1 ANLISE DOCUMENTAL............................................ 21 6.2 ENTREVISTA ............................................................... 22 6.3 OBSERVAO DIRETA .............................................. 23 7 PROPOSTA DE SOLUO ............................................ 24 7.1 PLANEJAMENTO DA PROPOSTA DE SOLUO......24 8 CRONOGRAMA .............................................................. 25 REFERNCIAS .................................................................. 26

Tamanho da Fonte: 12

Entre linhas Duplo


2 cm

2 cm

29

2.2.4 Apresentao

ELEMENTO OBRIGATRIO

Pode-se inicialmente esclarecer o assunto, ou seja, contextualiz-lo, caso no queira iniciar com esse aspecto, pode comear anunciando o tema do trabalho. Depois, apresentar os demais elementos que compem o projeto, tudo deve ser feito de forma sucinta. Assim, a equipe dever abordar o assunto, a justificativa, a formulao do problema, os objetivos do Projeto, a caracterizao da empresa, a metodologia e a proposta de solues. De acordo com Vergara (2005, p. 20), esta a seo na qual se agua a curiosidade do leitor, na qual se tenta vender-lhe o projeto. Ainda para essa autora, a introduo deve ser curta, proporcional ao nmero de pginas do projeto. adequado terminar com a formulao do problema, sob forma de pergunta. Ressalte-se que, embora seja a primeira parte do trabalho, geralmente esse tpico o ltimo a ser redigido, visto que alguns elementos do Projeto estaro sendo continuamente revisados, antes de serem efetivamente concludos.

2.2.5 Justificativa

ELEMENTO OBRIGATRIO

Deve apresentar razes que levaram a equipe a escolher a temtica. De modo geral, destaca-se a relevncia, a oportunidade e viabilidade do estudo. Assim, para clarificar mais esse aspecto, a equipe deve responder as seguintes questes: - Que razes levaram a equipe a escolher tal temtica? - Qual o ganho que a empresa ter com a soluo de tal problema? - Qual a relevncia do estudo para a rea na qual voc atua (administrao), para a formao acadmica e para a sociedade em geral?

30

2.2.6 Formulao do Problema

ELEMENTO OBRIGATRIO

Compreende o que se pretende investigar. Ele dever ser formulado em formato de pergunta, pois isto facilita a identificao da questo para o leitor, bem como a associao com a hiptese e com os objetivos do projeto. A problemtica ser oriunda da rea identificada como ponto fraco ou a melhorar definido no diagnstico organizacional feito na disciplina Estgio I. Esses pontos muitas vezes no so percebidos pela prpria organizao, todavia so passveis de estudo e, a partir da, o pesquisador apresenta proposta para solucionar tal situao. Para Roesch (2007, p.90), um problema uma situao no resolvida, mas tambm pode ser identificao de oportunidades at ento no percebidas pela organizao. A redao desse elemento deve ser construda no mnimo em uma pgina, caracterizando suas possveis causas e efeitos constatados no ambiente pesquisado.

2.2.7 Objetivos

ELEMENTO OBRIGATRIO

Compreende o alvo que se pretende atingir com a pesquisa. Deve ser iniciado por verbo no INFINITIVO e estar em conformidade com a formulao do problema apresentado no projeto. Esses elementos dividem-se em duas partes: a) Objetivo Geral mais amplo e est ligado diretamente ao conhecimento que se pretende alcanar, desenvolver ou ampliar com o Projeto. So expressos nos verbos como: ampliar, implantar, elaborar... b) Objetivos Especficos referem-se s aes que sero desenvolvidas a fim de que possam atingir o objetivo geral, demonstrando, assim, como o projeto ser desenvolvido. Destaca-se que o projeto de consultoria dever ter somente 3 objetivos especficos.

31

2.2.8 Fundamentao Terica

ELEMENTO OBRIGATRIO

Os alunos devem apresentar as premissas e teorias, as quais apoiaram o projeto, dando-lhe credibilidade. Vale lembrar a relevncia de os alunos se apoiarem em autores consagrados e/ou de reconhecida importncia, deve ser desenvolvida 10 pginas no mnimo. Divide-se em sees e subsees, que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo. Logo, deve apresentar os estudos j realizados por outros autores acerca do tema ou problema em questo. Isto no significa fazer o resumo de vrias obras, as posies tericas no devem ser apenas relatadas de forma resumida, antes devem ser analisadas e confrontadas (VERGARA, 2005). A utilizao de peridicos e internet podero ser feitas, porm com restries, devendo ser utilizado somente o material que possua credibilidade cientfica. Na fundamentao terica no se deve incluir descrio da organizaoempresa pesquisada, bem como opinies pessoais referentes ao contedo pesquisado.

2.2.9 Caracterizao da empresa

ELEMENTO OBRIGATRIO

A empresa deve ser apresentada de forma cronolgica a partir de sua fundao at hoje com informao relacionadas s datas importantes em seu processo criao institucional. Colocar em forma de texto: alm das informaes anteriormente citadas, a Razo Social; Localizao; Descrio da Estrutura Fsica da Instalao (rea Construda, Nmero de Fbricas ou Unidades etc); Produtos e Servios Oferecidos, Mercado de Atuao; Clientes e Concorrentes; Nmeros de Empregados; Benefcios Oferecidos. A rea de atuao e atividades relacionadas devem ser abordadas no Projeto. necessrio apresentao de Organograma da organizao. Caso no tenha sido desenvolvido, o discente dever desenvolv-lo e incorpor-lo ao Projeto.

32

O organograma deve ser analisado de forma funcional quanto a sua estrutura para avaliar se est adequado ou no a realidade da organizao.

2.2.10 Metodologia do Projeto

ELEMENTO OBRIGATRIO

Compreende o caminho que se dever seguir para alcanar os objetivos propostos no projeto. De acordo com Marconi e Lakatos (2005, p.83), este item considerado como:

[...] o conjunto das atividades sistemticas e racionais que, com maior segurana e economia, permite alcanar os objetivos conhecimentos vlidos e verdadeiros , traando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decises do cientista.

Neste item, os alunos devem relatar as etapas metodolgicas que sero cumpridas no Projeto. Como definido pela Coordenao do Curso de Administrao, a estratgia de pesquisa utilizada ser de Estudo de Caso. Relativo a ele, o aluno poder explicar sucintamente em qual tipo de estudo est inserido seu trabalho, seja descritivo, seja interpretativo, seja avaliativo. Para Silva (2006), o estudo de caso com caractersticas descritivas apresenta um relato detalhado de um fenmeno social, que envolva, por exemplo, sua configurao, estrutura, atividades, mudanas no tempo e relacionamento com outros fenmenos (p. 124). Quanto ao interpretativo, ele diz que, alm de conter uma rica descrio do fenmeno estudado, busca encontrar padres nos dados e desenvolver categorias conceituais que possibilitem ilustrar, confirmar ou opor-se a suposies tericas (p. 124). Referente ao avaliativo, esse autor menciona que este tipo de estudo de caso visa gerar dados e informaes obtidos de forma cuidadosa, emprica e sistemtica, com o objetivo de apreciar o mrito e julgar os resultados e a efetividade de um programa (p.125). Considerado ainda as colocaes desse autor, alguns estudos de caso so simplesmente de natureza descritiva, entretanto mais comum que muitos compreendam uma reunio de descrio e interpretao ou descrio e avaliao. Para a coleta de dados, recomenda-se o uso dos seguintes instrumentos de pesquisa:

33

2.2.10.1 Anlise Documental

O uso de documentos no estudo de caso tem como funo mais importante valorizar as evidncias oriundas de outras fontes, incluindo registros escritos (documentos administrativos, relatrios internos e externos, recortes de jornais e outros publicados em mdias etc), as estatsticas e outros tipos de registro organizados em banco de dados, desde que estejam em formato de registro ordenado e regular de vrios aspectos da vida social, ou ainda, em formato iconogrfico no qual se inserem grafismos, imagens, fotografias, filmes etc., conforme Silva (2006, p. 135). Enfim, todo documento que possa ser usado como fonte de informao, contribuindo significativamente para o estudo de caso.

2.2.10.2 Entrevista

Trata-se de uma das mais importantes fontes de informaes para um estudo de caso, deve investigar os objetivos do projeto, sugerem-se entrevistar poucas pessoas, devendo acontecer no ambiente natural e em um tom informal. Contudo, h situaes em que se faz necessria uma entrevista mais formal, neste caso, opta-se pela entrevista semi-estruturada que tem como objetivo principal compreender os significados que os entrevistados atribuem s questes e situaes relativas ao tema de interesse. (SILVA, 2006, p. 134)

2.2.10.3 Observao Direta

Ao realizar-se uma visita de campo ao local escolhido para a pesquisa, est se criando a oportunidade de se fazer observaes. Neste momento, h a possibilidade de se observar alguns comportamentos relevantes, situaes que podero servir como fonte de evidncias para o estudo de caso. Nesse sentido, Silva (2006, p. 133) explicita que a observao busca apreender aparncias, eventos e/ou comportamentos Incluem-se na observao atividades operacionais, os processos de trabalho etc.

34

2.2.10.4 Proposta de Soluo

Os alunos devem contextualizar a proposta, dizer o porqu dela e sua relevncia para a problemtica e apresent-la com aes corretivas sugeridas no projeto, oferecendo, assim, as possveis solues para os problemas diagnosticados. Para a realizao da Proposta de soluo, os alunos devero estar embasados em autores de renome que atendam a TODOS os objetivos propostos no projeto (Geral e Especficos). Esta proposta deve conter em forma de texto: A anlise do ambiente organizacional, (proveniente do diagnstico); Explicar os meios que sero utilizados para o cumprimento dos objetivos (proveniente do item Objetivo Geral e Especficos do Projeto); Esta parte deve ser feita em forma de texto (Redao), explicando como os objetivos propostos sero atendidos.

2.2.10.5 Planejamento da Soluo do Projeto

Trata-se de um subitem que determina atravs de uma TABELA DE ATIVIDADES, o passo a passo do item anterior (Proposta de Soluo), utilizando-se, para isso, VERBOS DE AO. A elaborao deste subitem tem como maior finalidade as seguintes funes: Definir a programao e alocao de recursos, (caso haja necessidade de investimentos); Elaborar o Planejamento da soluo do Projeto; Determinar as etapas do Projeto, ou seja, antever com clareza alguns eventos que ocorrero, isto , trata-se da forma de os alunos terem controle do futuro do projeto, no deixando ao acaso cada etapa ou ao proposta deve, portanto: * Responder todos os objetivos especficos propostos no projeto; * Determinar o custo e a durao do Projeto; * Determinar os recursos que sero necessrios: materiais, humanos, financeiros.

35

Esta etapa serve para ajudar a monitorar o progresso previsto. Devem-se detalhar os relacionamentos entre as atividades, mostrando-se a sequncia lgica existente entre as etapas. Define-se como item fundamental e atraente o Preo do Projeto facilitando a anlise e viabilidade do projeto para a empresa estudada e a interessados. Exemplo:
Tabela de Atividades
Item Atividades Precedentes Durao Recursos

1 2 3 4 5 6

Remover a moblia Preparar o quarto Pintar o quarto Preparar a cozinha Pintar a cozinha Substituir a moblia TOTAL

Nenhum 1 2 3 4 5

1 dia 2 dias 3 dias 1 dia 3 dias 1 semana

R$ 500,00 R$ 50,00 R$ 1.500,00 R$ 50,00 R$ 1.450,00 R$ 6.560,00 R$ 10.110,00

2.2.11 Cronograma

ELEMENTO OBRIGATRIO

Estabelece as atividades e os perodos em que sero desenvolvidos at a data de entrega do Relatrio Final de Estgio.
MESES ATIVIDADES
Seleo da empresa estudada Identificao do Problema Definio dos Instrumentos de coleta Fundamentao terica Visitas Tcnica organizao Apresentao em Seminrio Elaborao do Relatrio Final

02 ANO 200X 05 03 04 /

06

07

08

09

10

11

12

1 X X X
X X

Legenda Previsto Realizado

36

2.2.12 Referncias

ELEMENTO OBRIGATRIO

Corresponde ao conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, que permite sua identificao individual (NBR 6023/ 2002, p.2). Neste tpico, deve ser informada toda a literatura pertinente elaborao do Projeto, especificada em conformidade com este documento Manual de Estgio 2010_1 que foi elaborado a partir das normas ABN. Destaca-se que no contm numerao (indicativo numrico), mas deve ser elaborado, considerando os nomes dos autores em ordem alfabtica, com espao simples entre a identificao da obra e duplo entre as referncias. Lembrando que os alunos tm que verificar indicao correta das referncias no captulo referente ao assunto e, para facilitar a organizao do trabalho, devem adquirir o hbito de anotar todas as fontes consultadas no decorrer da elaborao do Projeto e nunca deixar este item para ser elaborado no final.

2.2.13 Anexo ou Apndice

ELEMENTO OPCIONAL

O Anexo corresponde aos documentos que no foram elaborados pelos alunos e sim retirados de fonte que no so de sua(s) autoria(s). E o Apndice refere-se a todos os documentos que foram efetivamente elaborados pelos alunos, de sua(s) autoria(s). Deve vir aps as referncias.

37

3 DIRETRIZES PARA A ELABORAO DO RELATRIO DE IMPLEMENTAO

Este captulo tem por finalidade orientar o aluno matriculado na disciplina Estgio Supervisionado III do Curso de Administrao do Centro Universitrio do Norte, para a elaborao do processo de Implementao que ir compor o Relatrio Final de Estgio. O Relatrio Final deve ser o documento que representa o resultado de estudos oriundo das disciplinas de Estgio I, II, e III. feito sob a coordenao de um orientador. O Relatrio Final relata o que foi efetivamente realizado na prtica, bem como a anlise dos resultados, concluses e propostas de implantao ou implementao de um plano ou programa na Organizao-Empresa (ROESCH, 2007). Para auxiliar este acompanhamento, ser solicitado o Relatrio de Visita Tcnica. Veja anexo.

3.1 ETAPAS DA IMPLEMENTAO

Para esta etapa, a tcnica utilizada ser aquela com caracterstica cclica que implica um processo contnuo de melhoria e geralmente adotada em sistemas de gesto empresarial, o PDCA. O ciclo PDCA constitudo por quatro etapas, as quais iro constituir o desenvolvimento do processo de implementao. A estrutura de trabalho deste processo ser apresentada no item - Fundamentao Terica . A tcnica com caracterstica cclica utilizada em um processo contnuo de melhoria e adotada em sistemas de gesto empresarial, o PDCA constitudo por quatro etapas, as quais iro constituir o desenvolvimento??? do processo de implementao. A seguir apresentamos a estrutura de trabalho deste processo.

3.1.1 Apresentao

O aluno dever apresentar de forma introdutria uma viso geral sobre OSM, caracterizando as ferramentas e tcnicas de gesto a serem empregadas no processo de implementao. Trata-se de uma introduo ao trabalho apresentado

38

na qual dever ser destacado os tpicos que so abordados no Relatrio de Implementao detalhando de forma sucinta suas etapas. A extenso desse tpico dever ser condizente com o nvel de trabalho produzido.

3.1.2 Fundamentao Terica

Numa exposio clssica, o aluno dever realar o seu domnio sobre a introduo apresentando um breve histrico sobre as tcnicas, o comportamento humano, bem como os autores para com a qualidade nos processo de gesto no universo dos negcios os quais tiveram inspirao no mundo industrial. conveniente que a exposio faa uma referncia ao diagnstico e ao projeto, contribuindo para com o entendimento da matria e excelncia para com a interpretao evolutiva do estgio e suas etapas. Desta forma, ficar demonstrado todo o processo dominado pela tipologia de consultoria, representativamente atribudo s etapas de explorao e conhecimento do ambiente, abordagem da soluo atravs de projeto e sua devida implementao. Neste tpico, o aluno dever planejar o processo e tr por base o Projeto desenvolvido no Estagio Supervisionado II e dever utilizar ferramentas de gesto para execuo, controle e feedback. constitudo de passos declarados sob a ferramenta de gesto PDCA tambm conhecido como Ciclo de Deming/Shewhart ou simplesmente Ciclo de Deming (William Edwards Deming: 1900-1993), descritos como Plano (Plan), Desenvolvimento (Do), Checagem (Check) e Ao (Act). O aluno dever desenvolver no mnimo 10 (dez) pginas de referencial terico. importante e essencial a utilizao de citaes. Como recomendao, a citao deve seguir as normas de citao transcritas nesse manual de estgio. Fato importante, toda obra utilizada para apoiar o trabalho cientfico, seja citao direta, seja indireta, deve constar no tpico Referncias. Palavra e/ou abreviaturas podem necessitar de um glossrio. Tpico no obrigatrio, mas excelente ferramenta lingustica para uma boa compreenso do texto desenvolvido.

39

3.1.3 Planejamento (Plan) Este tpico constitui o plano a ser executado, elaborado sob aspectos de metas. a representao inicial da descrio do processo de implementao definidos no projeto mediante linha do tempo: a. Definir Metas levando em considerao aspectos quantitativos: quantidade, valor, percentual e tempo; b. Montar fluxo ou diagrama de blocos demonstrando os processos envolvidos; c. Identificar na linha do tempo as etapas.

3.1.4 Desenvolvimento (Do)

Definies de aes para execuo do planejado. Como tcnica auxiliar, utilizase o Plano de Ao (5W2H) como forma de detalhar etapas para a efetivao das metas descritas em tpico anterior. Neste caso, o Plano de Ao ser constitudo das seguintes etapas mediante a definio dos blocos esquematizados em planilha com as seguintes informaes: a. Item (IT): numerar as ocorrncias; b. O que (What): Descrever a atividade a ser executada; c. Por que (Why): Descrever o motivo de propor tal ao; d. Quem (Who): Determinar o colaborador responsvel pela execuo; e. Onde (Where): Identificar onde ser executada a atividade; f. Quando (When): Determinar a data para incio da ao; g. Como (How): Definir os meios necessrios para esta execuo; h. Quanto (How much): Sumarizar o investimento necessrio; i. Status/Observaes: Aspectos relevantes a serem abordados identificados durante a execuo das etapas.

3.1.5 Checagem (Check)

Etapa de coleta de dados para verificao se os objetivos foram alcanados. Constitui-se um momento de comparao entre o planejado, o executado e o

40

consequente resultado da operao. Elaborar quadro comparativo entre as metas propostas no Plano de Ao e o resultado obtido. Para tal, utilizar-se- a ferramenta Folha de Verificao com os seguintes dados, a saber: a. Item (IT): Numerar as ocorrncias; b. Tipo de Problema: Informar (nomear) de forma sumarizada em concordncia com o Plano de Ao (Status); c. Descrio: Declarar detalhadamente o problema ocorrido; d. Restrio: Ocorrncia encontrada restringindo execuo da meta declarada; e. Prioridade: Classificar o problema no contexto geral para realizao do projeto: Baixa, Mdia ou Alta. Caso no seja possvel a implantao do projeto desenvolvido, o grupo dever identificar as dificuldades e possveis riscos ao processo, desenvolvendo na etapa Ao, grfico de Causa e Efeito e proposta de Plano (Ao), para eliminar ou reduzir o risco ao projeto.

3.1.6 Ao (ACT)

Consideraes sobre eventuais acertos. Objetiva feedback sobre o sistema a partir de investigao sobre as causa do no cumprimento das metas prestabelecidas em acordo com o planejado. Dever ser usada a ferramenta do diagrama de causa e efeito, apropriadamente tambm chamado de espinha-depeixe ou grfico de Ishikawa. O efeito indesejado na etapa planejada ser analisado na busca de suas causas. Dividem-se em quatro aspectos generalistas ditos causas fundamentais: a. Material: componentes, dados, informaes necessrias para o processo de transformao, produo, elaborao de produtos ou idias; b. Pessoas: relacionado aos colaboradores nos aspectos motivao, treinamento, formao; c. Ferramentas: equipamentos necessrios auxiliares ao processo como computadores, equipamentos diversos, data show, retro projetor, papel, caneta etc.; d. Mtodo: processo necessrio Know-How para o desenvolvimento e execuo do planejado.

41

Dever ser utilizado o diagrama para cada problema detectado com as devidas caractersticas apresentadas de causa e efeito.

3.2 CONCLUSO E RECOMENDAES

a sntese dos resultados do trabalho. Tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados mais importantes e sua contribuio ao processo de implementao. O aluno poder apresentar seu ponto de vista mediante trabalhos com semelhante processo de implantao. Conclusivamente apresentar avaliao prpria sobre o sucesso ou dificuldade encontrado para atingir os objetivos especificados. No que diz respeito s recomendaes, o aluno dever apresentar os itens relevantes que no puderam ser aprofundados no seu trabalho, com o intuito de subsidiar estudos futuros. A concluso NO CONSIDERADA CAPTULO.

42

4 ESTRUTURA DO RELATRIO FINAL A elaborao do Relatrio Final dever seguir as normas estabelecidas neste Manual de Estgio em consonncia com a Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, respeitando as Normas NBR 14.724/2005, voltadas para a Apresentao de Trabalho; NBR 10520/2002, destinada s normas de Citao em Documentos; e NBR 6023/2002, que trata das Regras de Referncias. O Relatrio Final inclui os trabalhos realizados nos trs perodos (6- Estgio Supervisionado I, 7 Estgio Supervisionado II. e 8 - Estgio Supervisionado III). Quanto ao prazo de entrega, segue-se em acordo com o regulamento vigente do Uninorte, ou seja, dever ser entregue antes do trmino do semestre. O Relatrio Final tem como estrutura os seguintes elementos:

43

SUMRIO LISTAS* ABSTRACT RESUMO EPGRAFE* AGRADECIMENTOS* DEDICATRIA* F. DE APROVAO F. CATALOGRFICA (No verso da folha de rosto) FOLHA DE ROSTO CAPA -no se contaELEMENTOS PRTEXTUAIS: Contados sequencialmente a partir da folha de rosto, mas no numerados.

CONCLUSO TEXTOS -CAPTULOS APRESENTAO

ELEMENTOS TEXTUAIS:
Contados e numerados em algarismos arbicos, sem negrito.

ANEXO* APNDICE* GLOSSRIO* REFERNCIAS ELEMENTOS PSTEXTUAIS: Contados e numerados em algarismos arbicos, sem negrito

*Elementos opcionais.

44

Exemplo da estrutura de tpicos que constituem o Sumrio do Relatrio (a formatao do Sumrio deve ser observada no item 2.2.3:
RESUMO ABSTRACT LISTA DE FIGURAS LISTA DE GRFICOS LISTA DE TABELAS CAPITULO 3 APRESENTAO 1 FUNDAMENTAO TERICA 1.1 ABORDAGEM INTRODUTRIA SOBRE O TEMA 1.2 FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO 1.2.1 O PDCA 1.2.2 O Fluxograma 1.2.3 Estabelecimento de Metas 1.2.4 O 5W2H 1.2.5 O Diagrama DE ISHIKAWA 1.2.6 A Folha de Verificao 1.2.7 Cronograma 2 PLANEJAMENTO (PLAN) 2.1 METAS ESTABELECIDAS PARA O PROJETO 2.2 FLUXOGRAMA DO PROCESSO (INSUMOS, FLUXO, CLIENTES): 2.2.1 Fluxograma Atual do Processo 2.2.2 Fluxograma Proposto do Processo 3 DESENVOLVIMENTO (Do) 3.1 METODOLOGIA UTILIZADA 3.1.1 Anlise documental 3.1.2 Entrevista (e/ou Questionrio) 3.1.3 Observao Direta 3.2 PLANO DE AO ELABORADOS 3.3 CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 4 VERIFICAO (CHECK) 4.1 FOLHA DE VERIFICAO 5 AO (ACT) 5.1 DIAGRAMA DE ISHIKAWA CONCLUSES E RECOMENDAES REFERNCIAS APNDICES - Relatrio da Visita Tcnica 1 - Relatrio da Visita Tcnica 2 - Relatrio da Visita Tcnica 3 ANEXOS - Autorizao de realizao da Pesquisa - Autorizao de uso do Nome (se aplicvel)

45

4.1 NORMAS PARA FORMATAO 4.1.1 Regras Resumidas de Apresentao

a)Papel b)Fonte c)Margens d)Espaamento entre Linhas e)Pargrafo f)Numerao de Pginas g)Numerao de Sees ou Captulos Segundo Furast (2006), os trabalhos acadmicos, como textos de natureza tcnica, devem acompanhar os protocolos de produo conforme segue: a) Papel A4 (297mm x 210mm), tambm chamado PAPEL OFCIO. De cor branca. Sem molduras e ornamentos. Somente o anverso da folha deve ser utilizado, exceto para a ficha catalogrfica que se deve usar o verso. b) Fonte De cor preta. De tipo Times New Roman ou Arial. Tamanho da Fonte 12 10 10 10 10 12 12

Fonte No corpo do texto e nos subttulos Nas citaes longas, destacadas do texto Nas notas de rodap Na paginao Nas legendas de tabelas, ilustraes e figuras Na folha de rosto, a natureza do trabalho Ficha Catalogrfica

46

Capa Nome da instituio e do curso Nome do autor do trabalho Ttulo Subttulo Local (cidade)da instituio onde deve ser apresentado Ano de depsito (da entrega do trabalho)

Tamanho da Fonte 14 14 14 12 12 12

c) Margens Margens a serem utilizadas em todo o trabalho Margem Esquerda Superior Direita Inferior Tamanho da Margem 3 cm 3 cm 2 cm 2 cm

Obs.: Nas citaes longas, destacadas do texto: recuo de 4 cm da margem esquerda. d) Espaamento entre linhas Para que o trabalho seja bem organizado, o aluno dever seguir o padro de espaamento: Espao No corpo do texto Entre os ttulos e o incio do texto O espao entre o texto e a citao direta longa (antes e aps a citao) Nas citaes longas, nas notas, nas referncias, nas legendas Entre uma referncia e outra Ttulos das subsees Na folha de rosto (no texto sobre a natureza do trabalho) e na ficha catalogrfica Espaamento 1,5
Linha em branco - um duploLinha em branco - um duplo-

Simples Duplo
Linha em branco - um duplo

Simples

47

e) Pargrafo Adentramento de 9 toques de espao ou 1,0 cm. Alinhamento justificado esquerda e direita, no corpo do texto. Alinhamento esquerda nos ttulos com indicativo numrico. Alinhamento centralizado nos ttulos sem indicativo numrico. f) Numerao de Pginas Se houver subdiviso do texto em captulos, cada captulo deve iniciar em uma nova pgina. A contagem do nmero de pginas comea na folha de rosto. Todas as folhas, exceo da capa, sero contadas, mas o nmero da pgina dever vir explcito a partir da introduo, inclusive na pgina que se iniciar o captulo. Os nmeros de pginas no devem ser grafados nos elementos prtextuais. As pginas dos apndices e anexos devem ser numeradas em sequncia numerao do texto principal. A numerao de pginas feita em algarismos arbicos, localizados ao alto direito da extremidade superior da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. Havendo mais de um volume, a numerao de pginas do segundo volume d seqncia numerao do primeiro volume.

g) Numerao de Sees ou Captulos

Os ttulos das sees do texto devem vir em numerao progressiva, em algarismos arbicos. O indicativo numrico de uma seo deve vir esquerda, antes do ttulo, do qual deve ser separado por um caractere de espao. Devem ser evitadas subdivises excessivas do texto, chegando, no mximo, at a seo quinria. Os ttulos das sees primrias (captulos) devem ser iniciados em nova pgina.

48

Nos ttulos das sees, devem ser utilizados recursos grficos, como o negrito, a caixa alta e o itlico. A ttulo de normalizao, a instituio determina que: a) b) c) Os ttulos de captulos (seo primria) devem vir em negrito e em caixa alta; A primeira subdiviso de captulo (seo secundria) deve vir em caixa alta, em negrito; A segunda subdiviso (seo terciria) dever vir em negrito, sem caixa alta; d) As demais subdivises devem vir sem negrito e sem a caixa alta. Exemplo: 1 (ttulo 01) TTULO DO CAPTULO (MAISCULO E NEGRITO); 1.1 (ttulo 02) SUBDIVISO DO CAPTULO (MAISCULO E NEGRITO); 1.1.1 (ttulo 03) Subdiviso da subdiviso do captulo (Minsculo e negrito); 1.1.1.1 Outras subdivises (Minsculo e normal).

*Lembrando:
Como fazer? - Para definir as margens: Na guia Layout da pgina Margens

e definir 3 cm para esquerda e superior, para direita e inferior, 2 cm. E o tamanho do papel, use tambm a guia Layout da pgina Margens Margens Personalizadas - Papel Tamanho do papel.

49

Como fazer? *Word 2007= Para paginar um documento:

Guia de menu - Inserir - e escolha o menu Cabealho. V na opo Editar Cabealho (cabealho ativo). Na sequncia, clique na opo Nmero de Pgina e escolha Incio de Pgina e escolha, depois clique a opo condiz com a formatao exigida para seu trabalho (canto superior, direita). Aps isso, feche as opes de cabealho e rodap; Logo, insira as numeraes de pgina do seu documento - editar essa numerao com a Quebra de seo. Clique na pgina que deseja iniciar a numerao, e entre na guia Layout de Pgina, e escolha o menu Quebra que abrir as opes de Quebra de Seo, escolha a opo Prxima Pgina; Aps esse procedimento, retorne as opes de Cabealho, dando um duplo clique em cima do nmero da pgina ou cabealho da folha desejada na qual necessita que fique visvel o nmero da pgina do documento. Abra novamente as opes de Cabealho e Rodap e Desmarque a opo Vincular ao documento anterior. Na mesma guia de Design de propriedades de Cabealho e Rodap, escolha a opo Nmeros de pgina, e, em seguida, a opo Formatar nmeros de pgina. Marque a opo Iniciar em: e insira o nmero de pgina que deseja que fique visvel no documento.

50

4.1.2 Elementos Pr-textuais So chamados pr-textuais todos os elementos que contm informaes que ajudam na identificao e na utilizao do documento. Por esta razo constitudo pelos seguintes itens: a) b) c) d) e) f) g) h) i) Capa (obrigatria, para todos os trabalhos). Lombada (obrigatria, para todos os trabalhos no UNINORTE). Folha de Rosto (obrigatria, para todos os trabalhos). Ficha Catalogrfica (obrigatria no verso da folha de rosto) Folha de Aprovao (obrigatrio) Folha de Dedicatria (opcional). Folha de Agradecimentos (opcional). Folha de Epgrafe (opcional). Resumo em Lngua Portuguesa (obrigatrio para os textos monogrficos). j) Resumo em Lngua Estrangeira (obrigatrio para os textos monogrficos). k) Lista de Abreviaturas, Siglas e Smbolos* (opcional) l) Sumrio (obrigatrio).

* As listas so obrigatrias apenas se houver nmero expressivo dos elementos em questo, ou superior a 2 elementos.

a) Capa

OBRIGATRIA, PARA TODOS OS TRABALHOS.

Deve conter as seguintes informaes: a) Nome da Instituio de Ensino (caixa alta, centralizado, negrito e respeitando a hierarquia organizacional, tamanho 14); b) Nome do curso (caixa alta, centralizado, negrito e tamanho 14, espao 1,5 entre o nome da instituio e o nome do curso); c) Nome do autor (dois espaos duplos aps o nome do curso; caixa alta; centralizado, negrito e tamanho 14). Mais de um autor classificar em ordem alfabtica pelo primeiro nome; d) Ttulo (caixa alta, centralizado, negrito e tamanho 14, espao 1,5 entre as linhas do ttulo e subttulo); e) Subttulo (se houver, centralizado, caixa alta, negrito e tamanho 12);

51

f) Local - cidade da instituio onde deve ser apresentado o trabalho (caixa alta, centralizado, negrito, tamanho 12, espao simples entre a linha do local e ano); g) Ano (centralizado, negrito, tamanho 12). Exemplo de Capa:

3 cm

CENTRO UNIVERSITRIO DO NORTE


1 espao 1,5

Tamanho da Fonte: 14,

negrito

Laureate International Universities CURSO DE ADMINISTRAO

3 cm 2 espaos duplos

NOME COMPLETO 1 NOME COMPLETO 2 NOME COMPLETO 3

Tamanho da Fonte: 14,

negrito

1 espao 1,5

IMPLANTAO DE UM PLANO DE CARGOS E SALRIOS NA EMPRESA X: SUBTTULO


(SE HOUVER)

TTULO Tamanho da Fonte: 14,

negrito

SUBTTULO Fonte 12, negrito

2 cm

1 espao simples

MANAUS 2010

Tamanho da Fonte: 12,

negrito

2 cm

52

b) Lombada

ELEMENTO OBRIGATRIO

Em trabalhos encadernados com capa dura, indicar na lombada: Ttulo do trabalho (caixa alta, fonte 14, negrito); Ano (caixa alta, fonte 12, negrito); Elementos alfanumricos de identificao (ex.: v. 2); Nomes Abreviados: Ex. Suelen Maria Albuquerque, Thiago Andr de Almeida e Sandra da Silva Barbosa (colocar na lombada somente os sobrenomes Albuquerque, Almeida, Barbosa dos componentes em ordem alfabtica).
Exemplo de Lombada: Almeida Barbosa
Albuquerque

PROPOSTA DE IMPLANTAO DO PLANO DE CARGOS E SALRIOS NA EMPRESA X ANO

530

c) Folha de rosto

ELEMENTO OBRIGATRIO

Este elemento refere-se aos dados da capa e apresenta a natureza do trabalho, o objetivo acadmico e a instituio a que se destina, devendo incluir: a) nome do autor (centralizado, negrito e tamanho 14); b) ttulo (centralizado, negrito e tamanho 14); c) subttulo (se houver, caixa alta, negrito, fonte 12); d) natureza (relatrio final ou monografia); objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio a que submetido; rea de concentrao (justificado, tamanho 12, recuado a 7 cm da margem esquerda, o espao entre as linhas deve ser simples); e) nome do orientador, titulao, justificado, tamanho 12, recuado a 7 cm da margem esquerda e um espao simples do item natureza; f) local (centralizado, caixa alta, negrito e tamanho 12); g) ano (centralizado e tamanho 12).

540

Exemplo de Folha de rosto:

3 cm

3 cm

NOME DO AUTOR NOME DO AUTOR 2 NOME DO AUTOR 3


2 cm

Tamanho da Fonte: 14 , centro, negrito

TTULO DO TRABALHO

Tamanho da Fonte: 14

Relatrio Final do Estgio Supervisionado (I, II, III), Turma ADN0801, apresentado ao Centro Universitrio do Norte como prrequisito para a obteno do grau de bacharel em Administrao.

Tamanho da Fonte: 12, espaamento simples, justificado, a 7 cm da margem esquerda. 1 espao 1,5

Orientador: Prof. Fulano Souza, MSc.

MANAUS ANO
2 cm

Tamanho da Fonte: 12, negrito

550

d) Ficha Catalogrfica

ELEMENTO OBRIGATRIO

Obrigatoriamente localizada no verso da folha de rosto, deve ser feita de acordo com o Cdigo de Catalogao Anglo Americano 2 CCAA2. Sua confeco de responsabilidade dos profissionais de Biblioteconomia. O aluno dever procurar na Biblioteca da Instituio o(a) bibliotecrio(a) para inserir a ficha catalogrfica do trabalho, aps a concluso e apresentao do mesmo.

Xxxxx Sobrenome, Nome Ttulo do Trabalho / autor (na ordem direta). Local: editora, ano. n folhas: il.; (quando houver ilustraes). 30cm Relatrio Final apresentado ao Curso de Administrao Centro Universitrio do Norte/Laureate, ano. Orientador: 1. palavra-chave 2. palavra-chave 3.palavra-chave. CDD xxxxx

OBS.: A ficha catalogrfica dever ser impressa no VERSO da folha de rosto e dever ter 7,5 cm de altura e 12,5 cm de largura.

e) Folha de Aprovao

560

ELEMENTO OBRIGATRIO

Folha padro que aprova o Relatrio Final de Estgio, sendo assinada pelos componentes da Banca Avaliadora. Deve constar logo aps a autorizao da empresa e dispor das seguintes informaes: a) Nome do autor (centralizado, negrito, caixa alta, tamanho 14); b) Ttulo do trabalho (centralizado, negrito, tamanho 14, caixa alta, com espao de 2 entre o nome do autor e o ttulo do trabalho); c) natureza (relatrio final); objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio a que submetido; e rea de concentrao (justificado, tamanho 12, o espao entre as linhas deve ser simples); d) Ttulo e subttulo (no mesmo padro da capa); e) Data de aprovao (justificado, tamanho 12); f) Termo BANCA AVALIADORA (centralizado, caixa alta, negrito, fonte 12); g) Nome completo, titulao, trao para assinatura dos membros da Banca e o nome da Instituio de Ensino logo abaixo (Centralizado, tamanho 12; se houver necessidade de usar mais de uma linha o espao dever ser simples Centro Universitrio do Norte).
OBS: Os avaliadores sero preferencialmente os orientadores dos respectivos estgios. Seus nomes devero constar aps o nome do Orientador do Relatrio, ficando na seguinte ordem: Nome do Orientador do Relatrio, Orientador do Projeto e Orientador do Diagnstico.

570

Exemplo de Aprovao:

3 cm

NOME DO AUTOR
3 cm

Tamanho da Fonte: 14 1 Espao duplo Tamanho da Fonte: 12; justificado, Entre linhas simples

TTULO DO TRABALHO
Relatrio de estgio apresentado ao Centro Universitrio do Norte UNINORTE, como um dos pr-requisitos para a obteno do grau de bacharel em Administrao.
2 cm

Aprovada em _____/_____/_____

Tamanho da Fonte: 12

BANCA AVALIADORA

Nome do Avaliador 1 (o orientador), sigla da titulao Orientador do Relatrio Centro Universitrio do Norte

Tamanho da Fonte: 12; Centralizado Espao Duplo entre os membros da banca

Nome do Avaliador 2, sigla da titulao Orientador do Projeto Centro Universitrio do Norte

Nome do Avaliador 3, sigla da titulao Orientador do Diagnstico Centro Universitrio do Norte


2 cm

580

f) Folha de Dedicatria

Elemento opcional
Folha reservada para dedicar o trabalho. Trata-se do local onde o autor presta uma homenagem ou dedica seu trabalho a uma ou mais pessoas que contriburam de alguma forma para a consecuo do trabalho.

3 cm

3 cm

2 cm

Aos meus filhos Aos meus mestres

Tamanho da Fonte: 12; direita da margem inferior; Espao 1,5, sem negrito

2 cm

590

g) Folha de agradecimento ELEMENTO OPCIONAL Local onde o aluno agradece s pessoas que, direta ou indiretamente, contriburam para a realizao do seu trabalho, cada autor do grupo pode fazer o seu agradecimento individual e assinar abaixo.

3 cm

AGRADECIMENTOS
3 cm

Tamanho da Fonte: 12, caixa alta, negrito centralizado; 2 espaos duplos para o incio do texto.

A Deus e minha famlia ------Ao Centro Universitrio ------Ao orientador.... Aos professores.... -------------------2 cm

Tamanho da Fonte: 12, sem negrito, espao 1,5

2 cm

600

h) Folha de Epgrafe

ELEMENTO OPCIONAL Esta pgina opcional, apresentando a citao de um pensamento que, de certa forma, embasou ou inspirou o trabalho. Obrigatoriamente deve aparecer no campo inferior direito da pgina. Pode ocorrer, tambm, no incio de cada captulo ou partes principais, campo superior direito.
3 cm

3 cm

2 cm

A cincia uma mescla de dvida e certeza. O bom cientista arrogantemente humilde, o que no se reduz a mero jogo de palavras: arrogante em relao ao mtodo e humilde quanto f em conhecimento.

Tamanho da Fonte: 12, direita da margem inferior, sem negrito, e espao simples.

2 cm

610

i) Resumo em Lngua Portuguesa

ELEMENTO OBRIGATRIO Corresponde apresentao concisa do texto, destacando o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do trabalho. No ultrapassa 500 palavras e deve ter um nico pargrafo, em espao simples. Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Sua estrutura dever ser: texto e palavraschave. Deve ter de 150 a 500 palavras nos trabalhos acadmicos (teses, dissertaes e outros) e relatrios tcnico-cientficos (NBR 6028, p. 2).

3 cm

RESUMO
3 cm

O presente estudo procurou realizar um trabalho de campo no sentido de serem tabuladas informaes que, ao lado dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), permitam uma compreenso melhor do perfil leiteiro da regio do ABC paulista. Esta regio composta pelas cidades de Santo Andr, So Bernardo do Campo, So Caetano do Sul, Diadema, Mau, Ribeiro Pires e Rio Grande da Serra, localizadas adjacentes capital do estado, So Paulo, ao sul e sudeste. A regio caracterizada por intensa atividade industrial mas, graas a existncia de reas de reserva de mata atlntica destinadas a proteo de mananciais, nela podem ser encontradas inmeras pequenas propriedades com pequenos rebanhos bovinos destinados, principalmente, produo leiteira. O IBGE traz em suas principais publicaes uma srie de dados sobre a atividade pecuria da regio. No presente estudo, foram visitadas 19 propriedades, s quais foi submetido um questionrio com uma srie de perguntas cujas respostas foram posteriormente tabuladas e analisadas. Das propriedades visitadas, 79% possuam rea inferior a 5 ha. O tamanho mdio do rebanho foi de 12 animais por propriedade, dos quais 80% so fmeas. A produtividade mdia diria de leite encontrada foi de 3,2 litros por cabea. As propriedades analisadas empregavam, em mdia, 1,7 trabalhadores e apenas 5% contavam com assistncia veterinria regular. O principal destino do leite produzido foram os ranchos de pamonha da regio, mas nenhuma das propriedades visitadas realizava comercializao com inspeo oficial. Reforam-se, assim, os riscos para a sade pblica. Palavras-chave: Regio do ABC, perfil, bovinos, leite.

2 cm

Tamanho da Fonte: 12, espao simples, sem negrito

Espao 1,5

2 cm

620

OBS.: Ressalte-se que o resumo deve ser precedido da referncia do documento, com exceo do resumo inserido no prprio documento (NBR 6028, 2003, p. 2). j) Resumo em Lngua Estrangeira (Abstract)

ELEMENTO OBRIGATRIO

Verso do resumo para o idioma estrangeiro. No UNINORTE (Curso de Administrao) ser utilizado o ingls. Sua finalidade facilitar a divulgao do trabalho, consistindo na traduo do resumo para o ingls. Obedece a mesma estrutura do resumo: texto e palavras-chave.

k) Lista de Abreviaturas, Siglas e Smbolos

ELEMENTO OPCIONAL

A relao de elementos ilustrativos ou explicativos deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no Relatrio Final, com indicao do respectivo nmero da pgina. Dependendo das caractersticas do documento, podem ser includas as seguintes listas: de ilustraes, de abreviaturas e siglas, de tabelas. Devendo ser colocadas antes do sumrio. Cada categoria deve ser apresentada em folha separada.
LISTA DE FIGURAS Figura 1 - Mapa dos municpios que compem a regio estudada.......................................................................................................................18 Figura 2 - Grfico de valores demogrficos por municpio...........................................25 LISTA DE TABELAS (Deve vir na sequncia em que aparece no texto) Tabela 1 - Nmero de processos arrolados nos anos de 1998 e 1999......................123 Tabela 2 - Valores de indenizaes pedidas nos anos de 1998 e 1999.....................236 LISTA DE ABREVIAES (Deve vir em ordem alfabtica) ABI....................Associao Brasileira de Imprensa FAPESP...........Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo

630

LISTA DE SMBOLOS

...............Marca registrada ...............alfa Ilustraes NBR 10719/2002 As ilustraes (gravuras, desenhos, fotografias, mapas, modelos, frmulas e grficos), servem para elucidar, exemplificar a compreenso do texto. Devero ser inseridas no trabalho o mais prximo possvel questo apresentada ou discutida. As ilustraes so relacionadas em listas prprias, devendo ser colocadas antes do sumrio, conforme a estrutura do TC, na subseo 2.1. No caso de ilustraes no originais, citar a fonte de onde foram retiradas. Figuras As ilustraes (com exceo de TABELAS) so designadas e mencionadas ao longo do texto, sempre como figuras. A indicao pode integrar o texto, ou localizar-se entre parnteses no final da frase. Exemplo: A FIG. 24 mostra ... ou A anlise dos resultados mostrou dois perfis distintos (FIG. 25). A abreviatura FIG. sempre escrita com maisculas e usada somente no singular, mesmo quando se fizer referncia a mais de uma figura. Numeram-se as ilustraes no decorrer do texto com nmeros arbicos, em uma seqncia prpria. O ttulo deve ser breve e explicativo e deve-se localizar abaixo da ilustrao e na mesma margem; escrito em letras minsculas, aps a palavra FIGURA e separado desta por hfen. Por exemplo:

640

Figura 2 - Municpio de Presidente Figueiredo (AM) Fonte: IPAAM, 2004

Tabelas As tabelas contm palavras e nmeros. No so fechadas lateralmente e tampouco aparecem traos horizontais separando dados numricos. Devem ser dotadas de um ttulo claro e conciso localizado acima delas (justificado, negrito, fonte 12), vindo com o termo Tabela, antes do ttulo. O ttulo escrito em letras minsculas e deve conferir independncia tabela, isto , se destacada a tabela do trabalho, juntamente com seu ttulo, deve ser possvel ao leitor encontrar respostas para as perguntas o qu?, onde? e quando?. Tabelas pequenas aparecem centradas na pgina, quando no podem ser estendidas at a margem da pgina. Para tabelas pequenas, dispensam-se os traos verticais. Porm, havendo grande nmero de colunas, devem ser usados traos verticais, para evitar confuses na leitura. Exemplo: Tabela 1 Distribuio de consumidores segundo a preferncia por refrigerantes Refrigerante Coca-Cola Coca-Cola Light Dr. Pepper Pepsi-Cola Sprite Nmero de consumidores 19 8 5 13 5 Percentual 38% 16% 10% 26% 10%

650

Total

50

100%

Fonte: ANDERSON, SWEENEY E WILLIAMS, 2003

Grficos Os grficos so desenhos constitudos de traos e pontos. Seu ttulo precedido pela palavra Grfico(negrito) que se refere (v. exemplo abaixo). em letras minsculas, localizado abaixo (fonte 10) e sua citao no texto ser pela indicao GRF. e nmero da ordem a

10-2 -4 watt/cm2 10-6 10 10-8 1010

limia r da dor

limiar da audio

1012

1014

1016

1 3 6 1 2 5 1 2 4 8 1 6 2 4 2 5 1 0 0 0 1 6 8 6 2 2 4 9 9 3 4 8 6 2 8 4 Hertz

14 12 10 8 6 4 2 0

Decibis

Grfico 1 - Campo auditivo do homem Fonte ROSETI, 1974, p. 68.

660

Quadros Os quadros (v. exemplo) caracterizam-se por conter dados sem tratamento estatstico e apresentam-se com as laterais fechadas. Como as tabelas, devem apresentar um ttulo claro e conciso (centralizado, fonte 12, negrito) localizado acima do quadro, iniciada pela palavra Quadro, apenas com a primeira letra em letra maiscula. Tendo termo em outro idioma, deve vir em itlico e a fonte do documento em tamanho 10, sem negrito. Quadro 2 - Possibilidades de Escolha dos Modelos ANOVA Uma entrada (one way) Uma varivel Duas amostras independentes ou mais Duas amostras cruzadas ANOVA I Duas entradas (two way) Duas variveis ANOVA II Trs entradas (three way) Trs variveis ANOVA III

ANOVA R-I

ANOVA R-II

ANOVA R-III

Fonte: DUARTE, 1985, p. 19.

Quando houver a necessidade de utilizar ilustraes, independente de seu tipo, sua identificao aparece na parte inferior da figura, precedida da palavra designativa, seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto, em algarismos arbicos, do respectivo ttulo ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto e da fonte. A ilustrao deve ser inserida o mais prximo possvel do trecho a que se refere, conforme o projeto grfico, no se esquecendo de fazer uma ligao entre o texto ilustrao texto.

l) Sumrio

ELEMENTO OBRIGATRIO

Indica as divises e sees de um documento na mesma ordem e grafia em que a matria se sucede, acompanhado do respectivo nmero da pgina (NBR, 6027/2003).

670

OBS.: Verificar no captulo 2 (Diretrizes para a Elaborao de Projetos) o modelo de sumrio. O sumrio dever ser composto em acordo com os sumrios dos Relatrios de Diagnstico, Projeto e Implementao, com diviso por captulo, respectivamente conforme exemplo: CAPTULO I DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL. Sumrio Diagnstico. CAPTULO II PROJETO . Sumrio Projeto. CAPTULO III IMPLEMENTAO. Sumrio Implementao O captulo e sua descrio devero estar em pgina nica, ao centro da pgina (vertical e horizontalmente) na fonte 20, em negrito, conforme exemplo:

CAPTULO I
DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL As pginas dos sumrios dos referidos relatrios devem ser novamente numeradas de forma sequencial para localizao dentro do Relatrio Final.

4.1.3 Elementos Textuais

So chamados textuais os elementos referentes ao contedo, propriamente dito do trabalho, sendo todos obrigatrios. Dever ser dividido em trs (03) captulos identificados como: CAPTULO I DIAGNSTICO ORGANIZACIONAL CAPTULO II PROJETO CAPTULO III IMPLEMENTAO Todo o material desenvolvido nestas trs fases do Estgio Supervisionado dever ser mencionado. A Capa de cada relatrio dever ser substituida pela folha com a descrio do captulo, conforme referenciado no tpico anterior e dever fazer parte da

680

numerao de sumrio sem, contudo, apresentar o nmero de pgina no topo superior direito.

4.1.3.1 Regras de Citao

Por citao, entendem-se como trechos transcritos que so retirados das fontes consultadas durante a realizao do trabalho cientfico, com a finalidade de esclarecer ou complementar as ideias apresentadas no trabalho, podendo ser de forma literal (citao direta, literal ou textual); de forma resumida, interpretada ou traduzida, transcrita atravs das palavras do autor do trabalho, no caso o aluno (citao indireta ou livre) ou de forma intermediria, sem ter acesso ao documento original, ou seja, fonte primria (citao de citao).

4.1.3.1.1 Citao Livre ou Indireta

Corresponde transcrio feita atravs da interpretao, resumo ou traduo do autor do trabalho, sendo realizada a partir de palavras do aluno, entretanto, tal transcrio deve manter-se fiel ideia do texto original, uma vez que este tipo de citao, apesar de ser feita atravs da interpretao do leitor, no pode perder o sentido original. Isto implica afirmar que este tipo de citao deve ser estruturado com o mximo de cuidado, pois o pensamento do autor da obra consultada no poder ser distorcido. Em virtude de no se apresentar literalmente conforme o texto original, no se usa aspas e a indicao das pginas passa a ser opcional, bem como no existe uma quantidade de linhas mnimas ou mximas. vlido destacar que durante a citao livre, o autor poder aparecer tanto dentro, quanto fora do texto. Quando ocorrer o primeiro caso, o sobrenome do autor permanece no corpo do texto, ficando, portanto, somente a primeira letra em caixa alta, devendo-se colocar entre parnteses o ano de publicao da obra e, opcionalmente, o(s) nmero(s) da(s) pgina(s) da qual se retirou o trecho citado. Caso o aluno no coloque o sobrenome do autor no corpo do texto, deve aparecer ao final da citao, sendo que neste caso pode-se incluir dentro dos parnteses o sobrenome do autor todo em caixa alta, seguido do ano de

690

publicao da obra e, opcionalmente, o(s) nmero(s) da(s) pgina(s) que se retirou o trecho citado. Exemplos: Em Fonte Impressa Como lembrado em Martins (2000, p.39), o futuro desenvolvimento da informao est cada dia mais dependente de um plano unificado de normalizao. Por esta razo, verifica-se a relevncia de estabelecer normas para o desenvolvimento qualitativo dos trabalhos cientficos. Mas, observa-se que estabelecer um padro entre a informao no nada fcil, principalmente quando se trata do futuro, uma vez que as pessoas preferem interpretar a informao segundo seu contexto, distorcendo, muitas vezes, o que deveria ser unificado, ou seja, normalizado (CORREA FILHO, 2000). Fonte Eletrnica Como lembrado em CLIMA... (2000, p.39), o futuro desenvolvimento da informao est cada dia mais dependente de um plano unificado de normalizao. Por esta razo, verifica-se a relevncia de estabelecer normas para o desenvolvimento qualitativo dos trabalhos cientficos. Mas, observa-se que estabelecer um padro entre a informao no nada fcil, principalmente quando se trata do futuro, uma vez que as pessoas preferem interpretar a informao segundo seu contexto, distorcendo, muitas vezes, o que deveria ser unificado, ou seja, normalizado (CORREA FILHO, 2000). Em Fonte Referente Entrevista Como lembrado em Guimares (2003), o futuro desenvolvimento da informao est cada dia mais dependente de um plano unificado de normalizao. Por esta razo, verifica-se a relevncia de estabelecer normas para o desenvolvimento qualitativo dos trabalhos cientficos. Mas, observa-se que estabelecer um padro entre a informao no nada fcil, principalmente quando se trata do futuro, uma vez que as pessoas preferem interpretar a informao segundo seu contexto, distorcendo, muitas vezes, o que deveria ser unificado, ou seja, normalizado (GUIMARES, 2003).

700

4.1.3.1.2 Citao Textual, Literal ou Direta

Corresponde transcrio feita de forma literal, ou seja, respeitando as caractersticas formais em relao redao, ortografia e pontuao original do texto. Obrigatoriamente necessita receber destaque tipogrfico, uma vez que se apresenta exatamente como consta no original (inclusive com erros grficos ou de outra natureza) e, obrigatoriamente, aparecer o(s) nmero(s) da(s) pgina(s) que se retirou o trecho citado. Caso na fonte de origem haja aspas, a citao, desde que seja direta, literal ou textual, curta, usam-se aspas simples. Quando for necessrio suprimir parte do texto, basta fazer uso de reticncias entre colchetes. Quando, no meio da citao, o autor sentir necessidade de acrescentar alguma informao extra, tambm fazer uso dos colchetes. Durante a citao textual, conforme fora destacado, o aluno no pode corrigir erros gramaticais, de grafia ou de outra natureza. Neste caso, deve-se usar a expresso sic (=conforme estava escrito) aps a palavra errada, entre colchetes. Caso o aluno sinta a necessidade de destacar alguma parte do texto, ao final da citao, entre colchetes, colocar-se a expresso grifo nosso. O que no se pode deixar de destacar, liga-se ao fato de que este tipo de citao deve respeitar o nmero de linhas citadas, podendo ser caracterizada da seguinte forma:

a) Citao Curta (Quando se transcreve at 3 linhas): Devido este tipo de citao corresponder a um nmero pequeno de linhas transcritas, esta deve aparecer incorporada no prprio pargrafo do texto, entre aspas duplas, com a indicao do ano e da(s) pgina(s) que se retirou tal trecho. A posio do autor poder se apresentar tanto dentro, quanto fora do texto. Exemplo: Pode-se observar em Martins (2000, p. 35) que ao estudarmos sobre o futuro do desenvolvimento que a informao ter daqui para frente, afirmamos que tal informao a cada dia ser mais dependente da normalizao. Por esta razo, verifica-se a relevncia de estabelecer normas para o desenvolvimento qualitativo dos trabalhos cientficos.

710

OU Como j fora mencionado, ao estudarmos sobre o futuro do desenvolvimento que a informao ter daqui para frente, afirmamos que tal informao a cada dia ser mais dependente da normalizao (MARTINS, 2000, p. 35). Por esta razo, verifica-se a relevncia de estabelecer normas para o desenvolvimento qualitativo dos trabalhos cientficos.

b) Citao Longa (quando se transcreve mais de 3 linhas) Devido este tipo de transcrio ser maior, deve aparecer em um pargrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com fonte 10 e espao simples (1cm). Pelo fato de se encontrar de forma diferenciada, em relao ao corpo do texto, NO SE USAM ASPAS. Exemplo: Quando observado o que seria o chamado mtodo cientfico, afirma-se que este corresponde ao caminho a seguir, uma vez que faz com que o pesquisador consiga atingir os objetivos propostos. Sobre este assunto afirmam Marconi e Lakatos (2005, p. 24) que:
(1 espao duplo )
o mtodo cientfico, segundo o que podemos verificar, passa a ser um conjunto de procedimentos que faz com que o indivduo, enquanto pesquisador, consiga atingir os resultados esperados, uma vez que atravs do mtodo cientfico ir caminhar de forma mais segura e com mais qualidade.

(4 cm)

(1 espao duplo )

Com base nas autoras, destaca-se a relevncia do mtodo cientfico no s para a pesquisa, mas tambm para o direcionamento dos trabalhos. OU Quando observado o que seria o chamado mtodo cientfico, afirma-se que este corresponde ao caminho a seguir, uma vez que faz com que o pesquisador consiga atingir os objetivos propostos.

720

A prova disso, liga-se seguinte afirmao em que


(1 espao duplo)
o mtodo cientfico, segundo o que podemos verificar, passa a ser um conjunto de procedimentos que faz com que o indivduo, enquanto pesquisador, consiga atingir os resultados esperados, uma vez que atravs do mtodo cientfico ir caminhar de forma mais segura e com mais qualidade (MARCONI E LAKATOS, 2005, p. 24).

(4 cm)

(1 espao duplo)

Com base nas autoras, destaca-se a relevncia do mtodo cientfico no s para a pesquisa, mas tambm para o direcionamento dos trabalhos.

4.1.3.1.3 Citao da citao

Quando o autor no consegue obter a fonte original, mas sente a necessidade de transcrever a citao citada por outro autor, ou seja, este tipo de citao corresponde aos casos em que o aluno ir citar um trecho sem ter lido o texto original, e sim outra obra que fez a referida citao. Esta pode ser feita de forma literal ou com as palavras do autor. Neste caso, deve-se utilizar a expresso latina apud (=citado por). vlido destacar que este tipo de citao deve ser evitado ao mximo, uma vez que o aluno deve recorrer aos textos originais. Mas se ocorrer necessidade de fazer uso desta, o nome, data e pgina (quando houver) do documento original deve aparecer aps o termo apud. Exemplo: Marinho (1980, p. 58 apud MARCONI; LAKATOS, 2005) apresenta a formulao do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem, delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigao. OU Com base no que foi apresentado, nota-se que o que fora apresentado acerca da formulao do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem, delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigao, todos os meios destacados esto com a razo (MARINHO, 1980, p. 58 apud MARCONI; LAKATOS, 2005, p. 38).

730

OU Com base no que foi apresentado, nota-se que o que fora apresentado acerca da formulao do problema como uma fase de pesquisa que, sendo bem, delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigao, todos os meios destacados esto com a razo2. Obs.: Vale ressaltar que o aluno NO poder misturar o sistema de citao, ou seja, dever usar somente por Autor-Data ou Numrico.

4.1.3.2 Notas de Rodap

No que diz respeito s notas de rodap, Curty e Cruz (2000, p.44) afirmam que estas correspondem s notas indicadas ao p das pginas, podendo ser de referncia, com indicao das fontes consultadas, e de contedo, evitando explicaes longas dentro do texto. As notas de rodap se separam do restante do texto por uma linha horizontal de 3 cm, a partir da margem esquerda e devem ser numeradas seqencialmente. necessrio destacar que se deve evitar us-las desnecessariamente.

4.1.3.3 Notas Bibliogrficas

So as que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra em que o assunto foi abordado. Necessitam aparecer de forma sequencial e com algarismos arbicos. Quando a fonte for repetida inmeras vezes, pode-se fazer uso das indicaes bibliogrficas, sendo elas: 1. idem ou Id o mesmo autor; 2. ibidem ou Ibid na mesma obra; 3. passim aqui e ali, em diversas passagens; 4. loco citado loc cit. no lugar citado;
2

Marinho (1980, p. 58 apud MARCONI, 1982 p.38).

740

5. sequentia ou st seq. seguinte ou que se segue; 6. cf. confira, confronte; 7. apud citado por (somente esta pode ser usada no corpo do texto); 8. opere citado ou op. cit. na obra citada, em.

4.1.3.4 Notas Explicativas

So usadas para a apresentao de comentrios, esclarecimentos ou explanaes que no possam ser apresentadas no corpo do texto. Para este tipo de chamada, usar o asterisco (*).

4.1.4 Elementos Ps-Textuais

So chamados ps-textuais todos os elementos que aparecem aps o contedo do trabalho de curso propriamente dito.

4.1.4.1 Referncias

ELEMENTO OBRIGATRIO

Corresponde lista das fontes que foram citadas no trabalho.

4.1.4.1.1 Regras de Referncias

Por referncia, entende-se como o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificao individual. A referncia constituda de elementos essenciais e, quando necessrio, pode ser composta, tambm, por elementos complementares. O primeiro corresponde s informaes vistas como indispensveis para a recuperao da obra e pelo segundo, compreende-se como o conjunto de informaes que ajudam na

750

recuperao da obra, entretanto, se no aparecem, no prejudicam o processo de busca. O que no se pode deixa de destacar que as informaes para a elaborao da referncia tm que ser retiradas tanto de um, quanto de outro. Quando os elementos forem retirados de outra fonte, o aluno dever coloc-los entre colchetes.

4.1.4.1.2 Regras Gerais de Apresentao

A referncia deve apresentar-se de forma padronizada, na qual as obras devero aparecer em ordem alfabtica, em espao simples e separado por espaos duplos. Quando aparecer em nota de rodap, dever se estruturar de forma alinhada, a partir da segunda linha da mesma referncia, abaixo da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espao entre elas.

4.1.4.1.3 Modelos de Referncias

Monografia Considera-se como monografia livros ou folhetos (manual, guia, catlogo, enciclopdia, dicionrio etc) e trabalhos acadmicos (trabalho de concluso de curso, dissertao, tese etc). SOBRENOME, Prenome. Ttulo: subttulo (quando houver). Local de publicao: Editora, Data de publicao.

Exemplo: Autor Pessoal AULETE, Carlos. Dicionrio contemporneo da lngua portuguesa. 2. ed. Brasileira. Rio de Janeiro: Delta, 1964. v.5. GOMES, Ana Maria da Silva; VECHI, Conceio Alves; SILVA, Mrio da. Introduo ao estudo da literatura. So Paulo: Atlas, 1991. 389p. PEREIRA JNIOR, A. C. Estudo comparativo de diferentes mtodos de exame utilizado em odontolgica, para diagnstico da crie dentria. So Paulo: USP,

760

1993. Originalmente apresentada como dissertao de mestrado, Universidade de So Paulo, 1993. Autor Entidade SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Diretrizes para a poltica ambiental do estado de So Paulo. So Paulo: SEMEAM, 1993. 93p. Autor Desconhecido ou Obra com MAIS de Trs Autores3 RETRICA geral. So Paulo: Cultrix: Edusp, 1974. Obra Com Mais de Trs Autores So mencionados at os trs primeiros autores que aparecem na publicao e, em seguida, coloca-se a expresso latina et al. (forma abreviada de et alii) que significa e outros, ou pode-se optar por indicar apenas o primeiro autor seguido da expresso et al.

Exemplo: GONZAGA, Joo; PEREIRA, Moacir; FELIZ, Mrcio; SOUZA, Fernando. GONZAGA, Joo et al. Um trabalho de qualidade nos dias de hoje. 12. ed. So Paulo: EDUSP, 2005. Nota: devem acompanhar o ltimo sobrenome os distintivos NETO, JUNIOR, FILHO. Exemplo:
GIOVANI NETO, Jos Rui.

Em se tratando de ltimos sobrenomes precedidos de partculas e, de, do, da, faz-se a entrada sem essas partculas. Exemplo: MIRANDA, Joo de. NASCIMENTO, Carlos Ribeiro do.

Quando o autor for desconhecido ou obras com mais de trs autores, iniciar pelo ttulo, colocando a primeira palavra (com exceo dos artigos definidos e indefinidos) em caixa alta.

770

Publicao Peridica Revista SOBRENOME, Prenome. Ttulo do artigo: subttulo (quando houver). Ttulo da Revista, Local de publicao, ano ou volume, nmero, pginas lidas, periodicidade. Exemplo: AULETE, Carlos. Noes de empreendedorismo. Revista Administrao, So Paulo, ano 2, n. 3, p.23-29, 10 jan. 2001. Brasileira de

VIEIRA, Cssio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n.2, inverno 1994. 1 CD-ROM. SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seo Ponto de Vista. Disponvel em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brassilrevistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998. Jornal SOBRENOME, Prenome. Ttulo do artigo: subttulo (quando houver). Ttulo do jornal, Local de publicao, ano, nmero, periodicidade. Caderno, pginas lidas. Exemplo: LANZANA, A. E. T. As micro e pequenas empresas na era do real. Gazeta Mercantil, So Paulo, ano34, n.481, 16 jul. 1996. Caderno A, p. 16. AS MICRO e pequenas empresas na era do real. Gazeta Mercantil, So Paulo, ano34, n.481, 16 jul. 1996. Caderno A, p. 16. SILVA, Ives Gandra da. Pena de morte para o nascituro. O Estado de So Paulo, So Paulo, 19 set. 1998. Disponvel em: <http://wwwprovida.org/pena_morte_nascrito.htm>. Acesso em: 19 set. 1998. Evento Corresponde aos materiais que apresentam os trabalhos apresentados em Congressos, Simpsios, Encontros, Mostras e similares. SOBRENOME, Prenome. Ttulo do artigo: subttulo (quando houver). In: NOME DO EVENTO, nmero, ano de realizao, local de realizao.

780

Ttulo. Local de publicao: Editora: Data de publicao. Total de pgina. Pginas lidas. Exemplo: AULETE, Carlos. Noes de empreendedorismo. In: SEMANA DE ADMINISTRAO, 2., 2000, Manaus. Anais... Manaus: Valer, 2001. 198p. p.45-53. VIEIRA, Cssio Leite; LOPES, Marcelo. Os limites pedaggicos. In: CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA DA UFPe, 4., 1996, Fortaleza. Anais eletrnicos... Recife: UFPe, 1996. Disponvel em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em 21 jan. 1997. Documentos de Acesso Exclusivo em Meio Eletrnico Exemplo: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN. Biblioteca Central. Normas doc: normas para apresentao de trabalhos. Curitiba, 1998. 5 disquetes, 3 pol. Word for Windows 7.0. VIEIRA, Cssio Leite; LOPES, Marcelo. Os limites pedaggicos. Disponvel em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em 21 jan. 1997. OS LIMITES pedaggicos na histria educacional. Disponvel em: <http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm>. Acesso em 21 jan. 1997. Entrevista Entrevista Gravada Exemplo: PASSARINHO, Jarbas: depoimento [4 jan. 2000]. Entrevistadora: Mrcia Elizabete Aquino. Braslia: CNI/Fundao Milton Campos. 2 fitas cassetes (120 min), 3 pps, estreo. Entrevista Publicada NOME do Entrevistado. Titulo do Tema. Local, data. Nota sobre a Localizao da entrevista no veculo de comunicao. A quem foi concedida entrevista. LATTES, Csar. Historia da Cincia. Campinas; SP, 2000. Cincia e Sociedade, ano 4, n.5, p. 35-36. Maio, 2000, entrevista concedida a Omar Paixo. Entrevista no Publicada. SOBRENOME DO ENTREVISTADO, Prenomes. Informaes sobre o entrevistado. A quem foi concedida entrevista. Data (dia, ms, ano).

790

BRAGA, Robrio. Secretrio de Cultura do Estado do Amazonas. Entrevista concedida a Lorena Santos. 30 set 2004.

Obs : Os exemplos utilizados no Manual so meramente ilustrativos. 4.1.4.2 Glossrio

ELEMENTO OPCIONAL

Corresponde a relao de palavras de uso restrito, acompanhadas de suas definies (=dicionrio).

4.1.4.3 Apndices

ELEMENTO OPCIONAL

Corresponde a um documento autnomo elaborado pelo prprio aluno para completar sua argumentao.

4.1.4.4 Anexos

ELEMENTO OPCIONAL

Corresponde a um documento no elaborado pelo aluno, a fim de servir de fundamentao, comprovao e ilustrao para o trabalho de curso.

4.1.5 Redao

UTILIZAO OBRIGATRIA Em todos os trabalhos escritos, a palavra o smbolo que representa a ideia, o pensamento de quem o produz. No entanto, como se trata de um smbolo arbitrrio cada palavra pode ter mais de um significado o autor deve ponderar

800

criteriosamente os termos que emprega, a fim de no prejudicar a compreenso do leitor. Deve haver obedincia s regras gramaticais, cuidado com a ortografia, concordncia, pontuao, porque esses aspectos gramaticais podem modificar facilmente o sentido da mensagem. Cada ramo da cincia possui um vocabulrio especfico e por isso necessrio um contato assduo com obras cientficas e dicionrios especializados. Ao iniciar a escrever um trabalho, deve-se buscar dois companheiros fieis: um dicionrio geral e uma gramtica da lngua. Como orientao bsica, na redao de um trabalho cientfico: As ideias devem ser expostas com clareza e objetividade. Utiliza-se linguagem direta. Redige-se com simplicidade, sem resvalar para o suprfluo ou exagerar no excessivamente coloquial. Enfoca-se a matria e particularizam-se os pontos necessrios sem utilizar um estilo prolixo, retrico e confuso. Usa-se vocabulrio tcnico, com rigor e preciso. O bom senso permitir o equilbrio entre a linguagem tcnica e a comum. Evita-se escrever perodos muito longos. So preferveis as frases curtas, em ordem direta e sem grandes inseres, como apostos ou comentrios. Usa-se a 3 pessoa do singular ou do plural, em voz passiva sinttica (fezse, obtiveram-se). Evitam-se referncias pessoais como "nosso relatrio", "neste meu estudo". O aluno no poder usar a primeira pessoa do plural para indicar impessoalidade. Por exemplo, "nosso trabalho", "neste nosso estudo". Os principais componentes a se observar no estilo so: Objetividade e clareza A linguagem que veicula conhecimentos cientficos tem de ser objetiva por estar ligada prpria natureza da cincia, a qual se baseia na observao dos fatos. Todos os termos que denotarem subjetividade podem comprometer o valor do trabalho. Evitam-se expresses como "parece-me", "acredito que", "penso que", porque indicam subjetividade. Vocabulrio tcnico Se no forem utilizados os termos tcnicos adequados, o autor estar colaborando para o empobrecimento dos conhecimentos cientficos, pois estes exigem preciso. Muitas palavras tm seu sentido consideravelmente alterado ao serem apropriadas por um ramo especfico da cincia. Assim, melhor estar atento ao uso dos termos para evitar ambiguidades ou imprecises.

810

Frase bem construda Para transmitir conhecimentos, a frase deve ser simples e no muito longa. O encadeamento de perodos breves, na exposio de um raciocnio, facilita a leitura e a compreenso do contedo. As ideias devem ser expressas de maneira lenta e gradual, envolvendo todas as suas implicaes. Uso de abreviaturas Necessitando utilizar abreviaturas, aconselha-se o uso de um bom dicionrio geral ou de termos tcnicos. Tanto quanto possvel, deve-se evitar a criao, por conta prpria, de abreviaturas. Se for utilizado um pequeno nmero de abreviaturas, estas podero ser identificadas no corpo do texto, mas se o nmero for considervel, faz-se uma lista delas, em ordem alfabtica, e insere-se no final, ou ento se cria um anexo com lista de smbolos e siglas. Palavras estrangeiras As palavras ou expresses em idioma estrangeiro devem ser destacadas no texto com grifo, itlico.

820

REFERNCIAS ANDRADE, Maria Margarida de. Introduo Metodologia do Trabalho Cientfico. 7. ed. So Paulo: Atlas, 2006. ARAJO, Luis Csar G. de. Organizao, sistemas e mtodos e as modernas ferramentas de gesto organizacional: arquitetura, bechmarking, empowerment, gesto pela qualidade total, reengenharia. So Paulo: Atlas, 2001. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS, Rio de Janeiro. NBR 10520: informao e documentao: citaes em documentos: apresentao. Rio de Janeiro, 2002. ______. Rio de Janeiro. NBR 6023: informao e documentao: referncias: elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ______. Rio de Janeiro. NBR 6024: numerao progressiva das sees de um documento. Rio de Janeiro, 2003. ______. Rio de Janeiro. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003. ______. Rio de Janeiro. NBR 6027: sumrio. Rio de Janeiro, 2003. ______. Rio de Janeiro. NBR 1587: Projeto de pesquisa. Rio de Janeiro, 2005. ______. Rio de Janeiro. NBR 14724: informao e documentao: trabalhos acadmicos: apresentao. Rio de Janeiro, 2005. BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Cientfica: Um guia para iniciao cientfica. 2. ed. So Paulo: Makron Books, 2000. CORRA, Henrique L.; GIANESI, Irineu G.N.; CAON, Maunro. Planejamento, Programao e Controle de Produo. 3. ed. So Paulo, Atlas, 2000. COSTA, Eliezer Arantes. Gesto Estratgica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2007.

830

CURTY, Marlene Gonalves; CRUZ, Ana Maria da Costa. Apresentao de trabalhos cientficos: guia para alunos de curso de especializao. Maring: Dental Press, 2000. DASCENO, Luiz Carlos M. Organizao, Sistemas e Mtodo: OSM Anlise, Redesenho e Informatizao de Processos Administrativos. So Paulo: Atlas, 2001. FACHIN, Odlia. Fundamentos de Metodologia. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. FRANA, Jnia Lessa. Manual para normalizao de publicaes tcnicocientficas. 4. ed. rev. e aum. Belo Horizonte: UFMG, 2000. FURAST, Pedro Augusto. Normas Tcnicas para o Trabalho Cientfico: elaborao e formatao. 14. ed. Porto Alegre: s.n., 2006. GONALVES, Carlos Alberto. Projetos Administrao. So Paulo: Atlas, 2004. e Relatrios de Pesquisa em

ISHIKAWA, Kaoru. Controle de Qualidade Total: maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus, 1993. KEELING, Ralph. Gesto de Projetos: uma abordagem global. So Paulo: Saraiva, 2002. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientfica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2005. ______. Tcnicas de Pesquisa. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2006. RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: mtodos e tcnicas. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1999. ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projeto de estgio e de pesquisa em administrao: um guia para estgio, trabalho de concluso, dissertao e estudo de caso. So Paulo: Atlas, 2007. SANTOS, Antnio Raimundo dos. Metodologia cientfica: a construo do conhecimento. 6. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

840

SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 22. ed. So Paulo: Cortez, 2002. SILVA, Anielson Barbosa da.. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratgias e mtodos. So Paulo: Saraiva, 2006. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Administrao. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2005. Relatrios de Pesquisa em

WALLACE, Thomas F. MRP II: Making It Happen. 2. ed. USA: John Wiley & Sons, Inc.,1990.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e mtodos; trad. Daniel Grassi. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Potrebbero piacerti anche