Sei sulla pagina 1di 3

Cable modem

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google
notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Esta tecnologia, tambm conhecida por Cable Modem, utiliza as redes de transmisso de TV por cabo convencionais (chamadas de televiso a cabo - Community Antenna Television) para transmitir dados em velocidades que variam de 70 Kbps a 150 Mbps, fazendo uso da poro de banda no utilizada pela TV a cabo. Pesquisas americanas mostraram que, entre 2004 e 2005, houve um aumento de 29% no nmero de usurios de Internet via cabo. Utiliza uma topologia de rede partilhada, onde todos os utilizadores partilham a mesma largura de banda. Para este tipo de acesso internet utiliza-se um cabo coaxial e um modem. O computador do usurio deve estar equipado com placa de rede Ethernet. Nela, conectase um cabo par-tranado (UTP). A outra extremidade deste cabo deve ser ligada ao modem. Ao modem, tambm conectado o cabo coaxial da TV, que servir para conectar o usurio Internet. Outra forma de conexo atravs de um conector USB, cujo modem de rede conecta-se ao computador atravs de um cabo. H, atualmente, quatro normas aplicveis transmisso de dados via cabo:

DOCSIS 1.0/EuroDOCSIS 1.0 DOCSIS 1.1/EuroDOCSIS 1.1 DOCSIS 2.0/EuroDOCSIS 2.0 DOCSIS 3.0/EuroDOCSIS 3.0

Cable Modem (televiso a cabo) A diferena entre DOCSIS/EuroDOCSIS prende-se com a forma como se utiliza o espectro de frequncias no cabo, estando a norma EuroDOCSIS mais vocacionada para o mercado europeu. A norma DOCSIS foi no entanto a primeira a ser desenvolvida. As normas DOCSIS 1.0 e 1.1 so actualmente as mais utilizadas. A norma DOCSIS 2.0 exige alteraes importantes nos equipamentos do ISP e como tal est a mostrar mais resistncia na sua adaptao. A norma DOCSIS 3.0 exige tambm alteraes nos equipamentos dos ISP's e normalmente a troca de modems de clientes, para utilizao da mesma. Mais recentemente foi desenvolvida a norma PacketCable (e a correspondente EuroPacketCable) que define a forma como se pode implementar telefone no cabo. Atualmente no Brasil, a NET Servios em parceria com a Embratel utiliza a tecnologia no seu servio NetFone, entre outras empresas. Esto tambm a ser desenvolvidas novas normas para VideoOnDemand, Televiso Interactiva e Televiso Digital. No Brasil, as duas maiores companhias de TV a cabo NET e Vivo TV disponibilizam o servio, que requer do usurio um modem apropriado. Em Portugal, todas as companhias de TV por cabo disponibilizam internet por cabo: TVCabo, Caboviso, Bragatel, TVTEL, Pluricanal. A norma DOCSIS/EuroDOCSIS 3.0 permite aumentos considerveis de at 150 Mbps na direo de downlink, sendo que tambm possivel o "bonding" de links, ou seja: a possibilidade de unir vrios modems em um mesmo local em vrios circuitos em um unico computador ou roteador, fazendo com que todos juntos tenham uma nica velocidade maior em balancing ou multilink.

[editar] Ligaes externas

Como funcionam os modens a cabo


[Esconder]

ve

Acessos Internet

Linha discada RDIS/ISDN/Conexo dedicada DSL: ADSL ADSL Lite ADSL2 ADSL2+ SDSL IDSL HDSL RADSL VDSL VDSL2 G.SHDSL VoDSL PDSL UDSL Cabo Tecnologias Fibra ptica Rede eltrica Rede sem fio: Wi-Fi WiMAX TMAX Satlite A rdio (MMDS LMDS) Telefonia mvel: GSM CDMA TDMA 2G (GPRS) 2,5G (EDGE, 1xRTT) 3G (UMTS, HSPA, HSDPA, HSUPA, W-CDMA, EVDO) 4G (LTE)

Conceitos Modem Largura de banda Banda larga Banda estreita

Potrebbero piacerti anche