Sei sulla pagina 1di 17

ENSAIO TERICO SOBRE O PROCESSO PARTICIPATIVO NO COMIT DE BACIA HIDROGRFICA NO GERENCIAMENTO DE RECURSOS HDRICOS: Uma Anlise Preliminar

Edenis Csar de Oliveira1

Resumo: Os debates sobre a gesto de recursos hdricos tm ganhado notoriedade nos meios acadmico, tcnico-cientfico e comunitrio de uma forma geral. Falar de gua falar de vida; portanto, debater sobre a gesto dos recursos hdricos , inevitavelmente, tratar de questo preponderante qualidade de vida de um povo, de uma nao. O presente ensaio apresenta algumas consideraes tericas preliminares sobre o papel do Comit de Bacia Hidrogrfica, considerado parlamento das guas, enquanto espao aberto participao dos diferentes segmentos e negociao poltica e social, nas tomadas de deciso, no contexto do gerenciamento dos recursos hdricos. Oportunamente, de forma resumida, apresenta os principais aspectos deste colegiado, referente sua base legal de constituio, sua composio, principais atribuies, alm de seu papel estratgico no campo do novo modelo de gerenciamento de recursos hdricos que preconiza a gesto compartilhada, tendo como base de sustentao a descentralizao, a integrao e a participao. Finalizando, prope-se a uma breve abordagem crtica do processo de participao, apresentando, ocasionalmente, proposta para mitigar este aparente entrave.

Palavras-Chave: Gerenciamento de recursos hdricos comits de bacia hidrogrfica processo participativo.

Administrador de Empresas, Especialista em Gesto Empresarial; Coordenador do Curso de Administrao da Fundao Gammon de Ensino (FUNGE); Professor Substituto da FCT/Unesp campus de Presidente Prudente/SP; Professor-Pesquisador do GADIS Grupo Acadmico de Gesto Ambiental e Dinmica Socioespacial da FCT/Unesp; Mestrando em Geografia Humana pela FCT/Unesp (Presidente Prudente) em Gesto Ambiental e Dinmica Socioespacial.

1. Introduo

A necessidade, cada vez maior, de se obter gua na quantidade e na qualidade desejadas para os diversos usos exige planejamento e coordenao de aes. Assim, o gerenciamento dos recursos hdricos torna-se fator de importncia estratgica para o desenvolvimento econmico sustentvel de uma regio, de uma nao. O grande desafio, porm, promover um gerenciamento que compreenda, em todo seu arcabouo, a participao efetiva de todos os interessados nessa questo governo, setor empresarial, sociedade civil organizada e usurios em geral. Para Mantovani e Barreto (2002) a gua um bem pblico, o que significa, em primeiro lugar, que um bem de todos, e que deve ter seu uso regido pelo interesse comum da sociedade. Por ser um bem escasso ela recurso estratgico e como tal deve ser tratada. Deve-se assegurar a oferta adequada de gua de boa qualidade para toda a populao e, ao mesmo tempo, a garantia dos usos mltiplos como o uso para a agricultura, a indstria, o desenvolvimento urbano, a navegao, a recreao e a gerao de energia eltrica entre outras. De acordo com Setti et al. (2001, p. 43):
Quando h abundncia de gua, ela pode ser tratada como bem livre, sem valor econmico. Com o crescimento da demanda, comeam a surgir conflitos entre usos e usurios da gua, a qual passa a ser escassa e, ento, precisa ser gerida como bem econmico, devendo ser-lhe atribudo o justo valor. Essa escassez tambm pode decorrer devido aspectos qualitativos, quando a poluio afeta de tal forma a qualidade da gua que os valores excedem os padres admissveis para determinados usos.

Os citados autores ainda acrescentam a necessidade de adaptar as atividades humanas capacidade da natureza de assimilar essas intervenes, preservando as funes hidrolgicas, biolgicas e qumicas dos ecossistemas aquticos, alm do combate de molstias relacionadas gua. A Lei Federal n. 9.433 de 08/01/1997 estabelece que a Poltica Nacional de Recursos Hdricos baseia-se nos seguintes fundamentos: A gua um bem de domnio pblico;

A gua um recurso natural limitado, dotado de valor econmico; Em situao de escassez, o uso prioritrio dos recursos hdricos para o consumo humano e de animais; A gesto dos recursos hdricos deve sempre proporcionar o uso mltiplo das guas; A bacia hidrogrfica a unidade territorial para implementao da Poltica Nacional de Recursos Hdricos; A gesto dos recursos hdricos deve ser descentralizada e contar com a participao do Poder Pblico, dos usurios e das comunidades.

Para Barros (2002) esta lei d um importante passo ao considerar a bacia hidrogrfica como unidade de planejamento. Esse novo recorte territorial passa a ter uma relao direta com as questes econmicas, sociais e ambientais da populao que a integra. Podemos afirmar que se trata de uma verdadeira mudana cultural e estrutural na forma de pensar a dinmica territorial. Segundo Muoz (2002, p. 222) bacia hidrogrfica pode ser definida como uma rea topogrfica, drenada por um curso da gua ou um sistema de cursos da gua de forma que toda vazo efluente seja descarregada atravs de uma simples sada. O autor acrescenta que para a cincia ambiental, a bacia hidrogrfica contm o conceito de integrao. Sua adoo, uso e aplicao para estudos de problemas ambientais so fundamentais, pois contm informaes fsicas, biolgicas e socioeconmicas, ao passo que nenhuma dessas variveis pode ser

desconsiderada, se a anlise de basear na sua verdadeira compreenso. A bacia hidrogrfica uma realidade fsica, mas tambm um conceito socialmente construdo. Passa a ser, portanto, um campo de ao poltica no que diz respeito partilha de responsabilidades e de tomada de deciso (CUNHA & GUERRA, 2003). Ainda, para Cunha & Guerra (1999 apud BRAGA e CARVALHO, 2003), a bacia hidrogrfica permite uma viso conjunta do comportamento das condies naturais e das atividades humanas nela desenvolvidas. Portanto, considerar uma bacia hidrogrfica como uma unidade de gesto, impe abordar todos seus elementos (gua, solo, flora, fauna, uso e ocupao do solo etc.) e compreend-la como uma totalidade composta por elementos naturais e sociais, inter-relacionados e dinmicos.

Oportunamente, destacamos a contribuio de Wester e Warner2 (2002 apud GRANJA e WARNER, 2006, p. 1114) ao afirmarem que:
A bacia vista como camadas que pode ser vista com lentes translcidas para a compreenso de sua realidade: fatores fsiconaturais; complexos socioeconmicos; recortes de fronteiras institucionais; procedimentos polticos de deciso.

Diante do exposto, a definio de bacia hidrogrfica como unidade geogrfica pertinente para atender a objetivos propostos por organizaes institucionais emergentes no se constitui apenas no reconhecimento do peso da dimenso ecolgica, mas tambm das dimenses sociais, culturais e polticas na busca pela compreenso e proposio de medidas mitigadoras face complexidade dos problemas ambientais. Em So Paulo, a partir da Lei Estadual n. 7.663/91, o territrio estadual foi dividido em 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hdricos (UGRHI), contando cada uma dessas unidades com um Comit de Bacia Hidrogrfica, instncia deliberativa e composta por representantes do governo estadual, dos municpios pertencentes bacia e da sociedade civil organizada, representando um real avano em termos de polticas pblicas (NOVAES e JACOBI, 2002). Para Setti et al. (2001) essa diviso hidrogrfica levou em conta, inicialmente, aspectos fsicos, isto , divisores hidrogrficos, hidrogeologia, clima, solo, aspectos ambientais etc. Mas, posteriormente, o critrio bsico foi scio-poltico:

desenvolvimento econmico e social, coeso poltica, reas e distncias mximas para facilitar essa coeso e outros aspectos. Nesse contexto, o Comit de Bacia Hidrogrfica, considerado parlamento das guas apresenta-se como foro legtimo de discusso e embates, reunindo os mais diversos atores interessados nessa questo, no objetivo precpuo de buscar consensos a partir de uma perspectiva integrada, descentralizada e, sobretudo, participativa. Embora a gesto ampla dos recursos hdricos fique a cargo do Conselho Nacional de Recursos Hdricos (CNRH) no nvel federal, e sob responsabilidade dos Conselhos Estaduais de Recursos Hdricos (CERH) no nvel estadual, destacamos a relevncia da atuao do Comit de Bacia Hidrogrfica, neste caso, como um
WESTER, P.; WARNER, J. River basin management reconsidered. In: TURTON, A. R.; HENWOOD, R. (Eds.). Hydropolitcs ins the developing world: a southern African perspective. Pretoria: African Water Issues Research Unit (Awiru), 2002.
2

importante rgo gestor dentro de sua rea de atuao, a bacia hidrogrfica. O destaque justifica-se, principalmente, pelo fato deste colegiado estar prximo ocorrncia dos fatos, alm de contemplar em sua composio, a participao expressiva da sociedade civil organizada3. No prximo ponto tentaremos apresentar mais detalhes sobre este colegiado. Neste momento, porm, convm esclarecer um impasse conceitual que se apresenta sempre que nos dispomos a discutir recursos hdricos: trata-se dos termos gesto e gerenciamento. a mesma coisa? Possuem significados diferentes, porm dizem respeito a prticas diferenciadas? Para Macedo4 (1994 apud LEAL, 2000, p. 9) trata-se de purismo conceitual querer diferenciar as atribuies e os processos da gesto quando comparados aos de gerenciamento. Ao atestar a igualdade dos dois termos, afirma:
[...] no h como admitir que um Gestor seja diverso de um Gerente seno atravs da argumentao de que os gerentes executam as aes segundo as orientaes e negociaes realizadas pelos gestores. Aqueles acompanham e controlam os processos, estes fazem gestes para que os processos sejam realizados. Mas esta argumentao, aparentemente lgica, incorre em um erro grave, que consiste em misturar o significado de verbos que a lngua verncula oferece (gerir e gerenciar) com as atribuies de um nico personagem, como se fossem dois. Esta hiptese, no mnimo, constitui-se, em uma sria ameaa qualidade dos resultados da administrao ou da engenharia ambiental. Atravs dela o gerente poder culpar o gestor pela impossibilidade de realizar, dados que os processos que lhe cabiam foram mal negociados e orientados. Inversamente, o gestor garantir que a ineficcia do gerente a nica responsvel pela consecuo dos objetivos pretendidos. E assim ocorrem os processos em que no possvel identificar falhas, no-conformidades e responsveis: todos se envolvem, porm ningum se compromete.

Nas palavras do autor, fica evidente que a diferenciao conceitual pode levar a uma interpretao equivocada dos papis e aes a serem desempenhados pelos atores responsveis no processo diretivo institucional. Por outro lado, Barros (2002, p. 38) categrico ao aceitar a igualdade semntica dos conceitos. Porm, no que se refere prtica, no concorda com esta igualdade. Nas palavras do autor:

Em artigo publicado, Pinto (2006) chama a ateno para o fato de que no se deve considerar sociedade civil tudo aquilo que se separa do Estado e do mercado, alm de estar atento a no fazer distino entre sociedade civil e sociedade civil organizada. Ver PINTO,C.R.J. As ONGs e a Poltica no Brasil: presena de novos atores. DADOS Revista de Cincias Sociais, v. 49, n. 3, Rio de Janeiro, 2006, p. 651-670. 4 MACEDO, R.K. Gesto Ambiental: os instrumentos bsicos para a gesto ambiental de territrios e de unidades produtivas. Rio de Janeiro: ABES: AIDIS, 1994.

O gerenciamento est mais ligado a um procedimento administrativo, verticalizado, que busca otimizar um processo dentro de um sistema hierarquizado. O topo do sistema normalmente ocupado por um gerente ou administrador, que conta, a seu favor, com uma relao de subordinao e, consequentemente, de poder. A gesto um processo horizontal, menos hierarquizado em que a maioria dos envolvidos no est ligada por uma relao de subordinao ou dependncia social, poltica ou econmica. Neste caso, a convergncia de aes s pode ser feita atravs da negociao. O gestor de hoje , portanto, um grande negociador, com capacidade tcnica especfica em sua rea, mas, tambm, com a viso econmica, social e ambiental que os princpios da sustentabilidade exigem. Passa a atuar, ento, como um importante mediador de conflitos e interesses diversos na busca de objetivos comuns e necessrios melhoria da qualidade de vida de todos.

No faz parte do escopo deste trabalho avanar na discusso sobre as diferenciaes conceituais que possa haver entre esses dois conceitos.

Concordamos com as argumentaes em defesa dos dois pontos de vista dos autores, porm, entendemos que tanto o gerenciamento como a gesto esto diretamente relacionados ao alcance de objetivos organizacionais, funo precpua de qualquer organizao ou instituio. Neste caso, se apoiarmos-nos na assertiva de Barros (2002) entendemos que o Comit de Bacia Hidrogrfica, neste contexto, se apresenta como um rgo gestor e, mesmo estando integrado numa relao hierrquica, deve evitar as controvrsias oriundas dos posicionamentos

diferenciados (MACEDO, 1994) e se voltar para o desempenho de seu papel fundamental que aglutinar os mais variados interesses, pautado numa viso econmica, social e ambiental, promover o debate, as discusses e buscar o consenso, canalizando os diversos interesses para um propsito nico e maior. A Comisso Interministerial para Preparao da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, apresenta, em relatrio preparado especificamente para este evento, uma sntese da nova forma de gesto. Segundo a comisso:
Colocar em prtica uma nova gesto ambiental , em grande parte, responsabilidade do Estado. Identificar qual a gesto ambiental desejvel requer que se leve em conta que o Estado deve repartir responsabilidades com o setor privado, Organizaes NoGovernamentais e com a sociedade em geral. A nova gesto deve ser descentralizada com maior eqidade na distribuio dos custos. Deve tambm ter viso abrangente de modo a considerar, de maneira indissolvel, a questo ambiental e a questo do desenvolvimento econmico e social (CIMA, 1991, p. 169).

Assim, concordamos com Thame (2002, p. 150) quando afirma que a crescente participao nos comits dos usurios envolvidos e interessados um caminho eficiente para consolidar o exerccio da cidadania e ajudar a criar as condies para o desenvolvimento sustentado.

2. O Comit de Bacia Hidrogrfica

O Comit de Bacia Hidrogrfica um rgo colegiado com atribuies normativas, deliberativas e consultivas a serem exercidas no mbito de uma bacia hidrogrfica, constitudo pelos representantes dos governos municipais, estaduais e federal, pelos representantes dos usurios, e da sociedade civil organizada. Funciona como um parlamento das guas, que atua como instncia direta de grupos de deciso organizados no mbito de cada bacia, institudo para abrigar os processos participativos de gesto das guas, em uma esfera de negociao entre os interessados (SRH/MMA, 2004). Para Domingues e Santos (2002) os comits de bacia hidrogrfica constituem a base do sistema de gerenciamento, pois neles so promovidos os debates das questes relacionadas a recursos hdricos da bacia, articulada a atuao das entidades intervenientes, e resolvidos, em primeira instncia, os conflitos relacionados com os recursos hdricos. Nas palavras de Granja e Warner (2006, p. 1.115):
A formao dos conselhos (entre eles a figura institucional dos comits de bacia hidrogrfica) representa um enorme avano inscrito na Constituio Federal de 1988. Ela o coloca como mecanismo de participao popular na formulao e gesto de polticas pblicas. Sua estruturao, que se estende pelas trs esferas de governo, abriria espao para a edificao de um federalismo cooperativo.

Segundo Garcia e Valencio (2003) a formao dos comits representou grande avano poltico-institucional para a gesto das guas, respeitando a paridade de votos entre o Estado, os municpios e a sociedade civil. O artigo 39 da Lei 9.433/97 dispe sobre a composio do Comit de Bacia Hidrogrfica: Art. 39 Os Comits de Bacia Hidrogrfica sero compostos por representantes: Ida Unio;

II -

dos Estados e do Distrito Federal, cujos territrios se situem, ainda que

parcialmente, em suas respectivas reas de atuao; III IV V dos Municpios, situados, todo ou em parte, em sua rea de atuao; dos usurios das guas em sua rea de atuao; das entidades civis de recursos hdricos com atuao comprovada na bacia. Os Comits de Bacias Hidrogrficas tm, entre outras atribuies, as de: Promover o debate das questes relacionadas aos recursos hdricos da bacia; Articular a atuao das entidades que trabalham com esse tema; Arbitrar, em primeira instncia, os conflitos relacionados a recursos hdricos; Aprovar e acompanhar a execuo do Plano de Recursos Hdricos da Bacia; Estabelecer os mecanismos de cobrana pelo uso de recursos hdricos e sugerir os valores a serem cobrados; Estabelecer critrios e promover o rateio de custo das obras de uso mltiplo, de interesse comum ou coletivo. Dessa forma, o Comit de Bacia Hidrogrfica funciona como frum integrador de polticas, que articula a poltica de recursos hdricos com a poltica ambiental, socioeconmica e de uso do solo, entre outras, buscando, sempre, de forma sustentvel, a utilizao dos recursos naturais da bacia hidrogrfica

(MASCARENHAS, 2006). Domingues e Santos (2002) acrescentam que o Comit de Bacia Hidrogrfica est na base do processo de gerenciamento, e dele emanam todas as decises sobre o uso, conservao, proteo e recuperao dos recursos hdricos da bacia hidrogrfica. O papel estratgico deste colegiado encontra-se embasado num aparato legal para a gesto dos recursos hdricos no Pas, sendo considerado como um dos mais inovadores, exatamente por promover a implementao de um modelo diferenciado, a partir de princpios norteadores que preconizam a gesto compartilhada, tendo como base de sustentao a descentralizao, a integrao e a participao. Para Rebouas (2002, p. 573) os Comits de Bacias Hidrogrficas devero desempenhar importante papel de coordenao e deliberao, procurando-se valorizar o processo participativo.

Essa forma de gesto pautada no princpio da eqidade social, transparncia e, sobretudo, no envolvimento de toda populao, sem que as decises sejam concentradas numa nica ou em poucas esferas da sociedade, pode, com certeza, contribuir para um passo significativo do desenvolvimento econmico social a que tanto almejamos. Ainda, de acordo com Mascarenhas (2006), o comit possui, tambm, o papel de desenvolver e apoiar iniciativas voltadas para as questes de educao ambiental, observadas as diretrizes estabelecidas pela Poltica Nacional de Educao Ambiental, fornecendo, assim, valiosa contribuio no processo de informao sistemtica, formao do capital social com vistas educao ambiental, alm de uma maior conscientizao de toda comunidade diretamente envolvida com os recursos naturais da bacia hidrogrfica.

3. Um desafio a ser superado

A participao nos rgos colegiados de gesto no significa transferncia de poder e responsabilidade do Estado para a sociedade civil. , antes, uma forma de controle direto dos cidados sobre decises de polticas pblicas, que afetam os interesses coletivos e a vida de cada um. Entretanto, em um pas com uma cultura poltica marcada por relaes clientelistas e paternalistas, a implantao de um modelo de gesto participativa acaba sendo permeada por contradies e ambigidades. Alm dos conflitos e divergncias de interesses, os agentes envolvidos confrontam-se com as assimetrias de poder, de conhecimento e de habilidades, com a legitimidade das representaes, com prticas arraigadas de gesto tecnocrtica e centralizada, enfim, com toda ordem de dificuldade (SMA/CPLEA, 2004). Para Stroh (2003) o avano do processo de democratizao no pas tem ocasionado um crescimento significativo da importncia da promoo da participao dos grupos sociais, atingidos por intervenes econmicas de desenvolvimento. Para esta autora, a sociedade brasileira vem passando por um processo de organizao em que as demandas pela participao se associam a reivindicaes pela co-responsabilizao nas decises. Na prtica do gerenciamento dos recursos hdricos, notadamente sob o ponto de vista dos representantes dos usurios da gua, por motivos de interesses

polticos ou em benefcio prprio, os representantes estaduais e municipais unem-se em prol de suas reivindicaes, enfraquecendo as propostas manifestadas pelos segmentos usurios (GARCIA e VALENCIO, 2003, p. 192). Novaes e Jacobi (2002), ao analisarem a noo de eficincia institucional aplicada aos Comits de Bacia Hidrogrfica consideram os seguintes indicadores como possveis parmetros de eficincia institucional: A realizao dos objetivos e metas previstos na legislao, nos estatutos e regimentos internos; A elaborao de um Plano de Bacia (ou, ao menos, de uma agenda de prioridades); A alocao de recursos nas reas priorizadas no Plano de Bacia; A legitimidade da representao; A participao e presena de quorum nas reunies; O envolvimento do Comit com questes regionais relevantes relativas aos recursos hdricos, ao meio ambiente, e ao desenvolvimento econmico e social da bacia. Fica evidente, portanto, que, para este rgo colegiado ser considerado eficiente, necessrio que cumpra ao mximo seus objetivos, no sentido de garantir a quantidade e a qualidade das guas na bacia. Entretanto, torna-se tambm imprescindvel para a obteno de um elevado nvel de eficincia, sua atuao como frum democrtico, pluralista e participativo, no somente porque esta a melhor estratgia para a boa gesto das guas, mas como objetivo em si mesmo (SMA/CPLEA, 2004). Ocorre que a abertura da gesto pblica participao da sociedade civil um processo que precisa ser constantemente revisado e atualizado, e que depende do desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem para o avano e o aperfeioamento das organizaes colegiadas e de todos os atores envolvidos (op. cit., 2004). No obstante a implementao de um processo de desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem, outro aparente entrave que precisa ser superado, diz respeito ao acesso a informaes tcnicas pela sociedade civil.

Para Jacobi (2004), h certo equvoco na legislao, sendo que, por um lado, abre espao para a participao da sociedade civil, por outro, supe um determinado nvel de acesso a informaes tcnicas. De acordo com Edgar Morin (2003):
[...] o conhecimento tcnico est reservado aos especialistas, cuja competncia em uma rea fechada acompanhada de incompetncia quando esta rea parasitada por influncias externas ou modificada por algum acontecimento novo. Nessas condies, o cidado perde o direito ao conhecimento. [...] problema da vida cotidiana: o desenvolvimento da tecnoburocracia instaura o reinado dos peritos em reas que, at ento, dependiam de discusses e decises polticas[...] (p. 111).

Tendo em vista que o processo decisrio nos comits fundamentado no fluxo de informaes, indo desde as informaes sobre os objetivos e operacionalidades do colegiado e de outras instncias gestoras at informaes hidrolgicas da bacia (MAGALHES JR., 20015 apud LIMA, 2005), o acesso deve ser totalmente democratizado e, se for o caso, a linguagem tcnica deve ser traduzida para uma verso mais acessvel e de melhor entendimento da sociedade civil, neste quesito, considerada como um ator leigo. Importante ento ratificar a importncia de no somente publicizar as informaes a todos os envolvidos e interessados, mas, tambm, criar condies no sentido de verificar o real entendimento das informaes que esto sendo transmitidas, pois, caso contrrio, um espao tido como frum de discusses, corre o risco de no cumprir com seu propsito maior. A assertiva encontra sustentao, como pode ser observado, nas palavras de Cardoso (2003, p. 41):
No que tange ao discurso de tcnicos, muito freqente que nas audincias pblicas para apresentar os Planos Diretores das Bacias, realizados por instituies de pesquisa e empresas de consultoria, aqueles que apresentam faam-no de uma forma que simplesmente inviabiliza sequer que se gere algum tipo de discusso, ou mesmo que se levante dvidas.

Para Jacobi (2004, p. 278), a dinmica do colegiado facilita uma interao mais transparente e permevel no relacionamento entre os diferentes atores envolvidos governamentais, empresariais e usurios , o que limita as chances de abuso de poder, mas no necessariamente de manipulao de interesses pelo Executivo.

MAGALHES JR. A. Variveis e desafios do processo decisrio no contexto dos Comits de Bacia Hidrogrfica no Brasil. In: Ambiente e sociedade, n. 8, p. 21-48, 2001.

Ainda, de acordo com este autor, o surgimento de polticas pblicas pautadas pelo componente participativo est relacionado com as mudanas na matriz sociopoltica por meio de um maior questionamento do papel do Estado como principal agente indutor das polticas sociais. Malgrado o formato inovador desse modelo de gesto, o grande desafio para estes rgos colegiados tem sido o de adotar e implementar um sistema de distribuio das informaes que seja acessvel e sirva como ferramenta de suporte tomada de deciso de todos os atores envolvidos. Alm disso, ressalte-se o fato de que as desigualdades econmicas e a presso poltica valorizam excessivamente o papel de alguns atores em detrimento de outros (JACOBI, 2004, p. 277). Portanto, a paridade no percentual de votos, no significa, sob nenhuma perspectiva, paridade na capacidade de tomada de deciso, ou ainda suporte (nvel de conhecimento) sociotcnico suficiente que embase as prticas decisrias de forma igualitria. Ainda nessa linha de pensamento, Del Prette (2000) assevera que:
A estruturao tripartite proposta por esse novo sistema de gesto ainda no se assenta em bases sustentadas pela eqidade social. Embora sejam constantes os projetos que reivindicam o envolvimento de instituies da sociedade civil e que propem atrativos participao, h srios limites a sua implementao. Mais agravante o fato de a participao ser extremamente seletiva, dadas as possibilidades de envolvimento diferenciado entre os segmentos sociais, embora no exclua, a princpio, qualquer grupo, sob o ponto de vista formal.

Dessa forma, a apropriao de forma desigual das informaes pertinentes e necessrias ao auxlio da tomada de deciso j se constitui, inicialmente, em um obstculo a ser superado, sobretudo ao tornar demasiadamente seletiva a participao de instituies da sociedade civil. De acordo com Jacobi (2004):
Apesar dos avanos, a Lei 9.433/97 coloca em primeiro plano a importncia do corpo tcnico-cientfico e do conhecimento produzido por eles nas relaes de fora no interior dos espaos decisrios da bacia, o que limita o envolvimento da comunidade nas atividades dos comits. Dessa forma, o poder decisrio mantm-se entre os que detm o conhecimento tcnico-cientfico (p. 279).

A questo complexa. Por um lado, constata-se, como mencionado e corroborado anteriormente, um avano no modelo de gesto, notadamente na constituio dos colegiados como parlamento das guas envolvendo os mais

diversos atores em torno de um objetivo comum; de outro, uma dificuldade de exerccio da participao plena por parte da sociedade civil. Para Jacobi (2004), o maior problema com o qual se tm defrontado muitos comits o de diversos atores envolvidos na dinmica territorial possurem vises divergentes do processo e dos objetivos, dificultando a busca de solues mais eqitativas. Ora, entendemos que a diversidade de opinies e idias inerente ao bom funcionamento de um colegiado, uma vez que rene atores dos mais diversos segmentos, com pontos de vista e interesses divergentes, como afirma o prprio Jacobi et al (2002), o conflito lhe inerente, como a prpria democracia. Portanto, neste caso, a diversidade seria um fator positivo. No entender de Stroh (2003), qualquer processo de negociao no deve ser pautado a partir de uma lgica cartesiana linear. Para esta autora:
A democracia moderna pressupe a existncia de divergncias e conflitos de interesses entre as partes envolvidas em uma negociao, e as situaes de confronto no podem ser identificadas como anomalias do processo, mas como elementos intrnsecos da pluralidade de interesses, onde esto retidos antagonismos, ambigidades, desconfianas e oposies que podem ser superadas em um processo interativo, onde se busquem solues compartilhadas (p. 290).

Ocorre que a divergncia constatada nas pesquisas realizadas por Jacobi (2004), no se encontra nas opinies e idias, mas, na maneira de ver e interpretar os processos e objetivos. De fato, este se constitui num srio problema institucional, afinal, em qualquer organizao que busca resultados efetivos, os processos e os objetivos devem estar claros e no domnio de todos, tendo em vista a necessidade de canalizao das energias (competncia tcnica, informaes, conhecimentos, habilidades, motivao etc.) com vistas ao propsito comum.

4. Concluso

Os pontos anteriormente abordados constituem-se em questes que necessitam de uma investigao mais aprofundada. Dessa forma, ser possvel constatar algumas outras hipteses que possam surgir notadamente face a novos desafios que emergem constantemente no ambiente institucional. Porm, diante do desafio do gerenciamento de recursos hdricos em nosso Pas, pautados na descentralizao, na integrao e na participao, urge uma

tomada de providncia no sentido de mitigar os percalos que ainda assolam o pleno funcionamento desse colegiado, entendendo-se, neste caso, a efetiva e ampla participao de todos os atores diretamente envolvidos. Entretanto, para Jacobi et al (2002) preciso ir alm da simples participao assegurada com base legal. Nas palavras dos autores:
No basta assegurar legalmente populao o direito de participar da gesto ambiental, estabelecendo-se conselhos, audincias pblicas, fruns, procedimentos e prticas. Isto implica na continuidade de um processo de aprendizagem focado na reorganizao das relaes entre o setor privado, o governo e a sociedade civil. Isto deve vir acompanhado de mudanas no sistema de prestao de contas sociedade pelos gestores pblicos e privados, mudanas culturais e de prticas em relao proteo do meio ambiente.

Para Jacobi (2004), os mecanismos de participao aumentaram nos ltimos dez anos, mas ainda no fazem diferena substancial, sendo que o termo abordagem participativa passou a fazer parte indissocivel dos discursos governamentais, de ONGs, alm de outras agncias internacionais com propostas de desenvolvimento. Assim, entendemos que muito se pode avanar no alcance dos resultados efetivos a que se prope este colegiado como importante frum da gesto das guas em nosso Pas. Para isso, ser necessrio que haja tambm uma descentralizao das informaes estratgicas e que as mesmas sejam transmitidas aos leigos numa linguagem mais acessvel, permitindo com isso uma maior integrao e autntica participao. Por outro lado, deve-se pensar tambm, como fator no menos importante, numa forma de promover a capacitao dos menos favorecidos com informaes tcnicas. Capacitao esta que deve extrapolar o limite de um simples treinamento (adestramento?) para o desenvolvimento de um ambiente de contnuo aprendizado, onde a troca e o fluxo de informaes sejam e estejam acessveis a todos. Todavia, no cabe dvida de que os comits j esto contribuindo para fortalecer o papel dos diversos atores sociais na discusso e criao de polticas pblicas que contemplem os interesses de uma camada maior da populao (CARDOSO, 2003). Porisso acreditamos na necessidade de se dar uma maior ateno a esses fatos, no sentido de minimizar e at eliminar as assimetrias existentes, superando os obstculos institucionais, tcnico-burocrticos, na busca e defesa de uma genuna e

ativa participao da comunidade, rumo construo de um slido processo de extino da desigualdade e consolidao plena da democracia. 5. Referncias Bibliogrficas BARROS, A.B. Organismos de bacias hidrogrficas: problemas e solues. In: MONTICELI, J.J. (coord.). Organismos de bacias hidrogrficas. Rio de Janeiro: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel SEMADS, 2002. BRAGA, R.; CARVALHO, P.F. (Org.). Recursos hdricos e planejamento urbano e regional. Rio Claro: Laboratrio de Planejamento Municipal DEPLAN/Unesp/IGCE, 2003. BRASIL. Presidncia da Repblica. Comisso Interministerial para Preparao da Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. O desafio do desenvolvimento sustentvel. Braslia: CIMA, 1991. CARDOSO, M.L.de M. Desafios e potencialidades dos comits de bacias hidrogrficas. In: Cincia e Cultura, v. 55, n. 4, out./dez. 2003. CUNHA, S.B.; GUERRA, A.J.T. (Org.). A questo ambiental: diferentes abordagens. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. DEL PRETTE, M.E. A apropriao de recursos hdricos e conflitos sociais: a gesto das reas de proteo aos mananciais da Regio Metropolitana de So Paulo. 2000. 192 p. Tese (Doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Cincias Humanas. Departamento de Geografia da Universidade de So Paulo USP. DOMINGUES, A.F.; SANTOS, J.L. Comit de bacia hidrogrfica: uma viso otimista. In: THAME, A.C.M. (org.). Comits de bacias hidrogrficas: uma revoluo conceitual. So Paulo: IQUAL Editora, 2002. GARCIA, A.C.M.M; VALENCIO, N.F.L.S. Gesto de recursos hdricos no Estado de So Paulo: obstculos tcnicos e polticos sustentabilidade das prticas decisrias em comits de bacias. In: MARTINS, R.C.; VALENCIO, N.F.L.S. (org.). Uso e gesto dos recursos hdricos no Brasil: desafios tericos e poltico-institucionais. v II. So Carlos-SP: RiMa, 2003. GRANJA, S.I.B.; WARNER, J. A hidropoltica e o federalismo: possibilidades de construo da subsidiaridade na gesto das guas no Brasil? Revista de Administrao Pblica, v. 40, n. 6, nov./dez. 2006, p. 1097-1121. JACOB, P.R. et al. Capital social e desempenho institucional: reflexes tericometodolgicas sobre estudos no Comit de Bacia Hidrogrfica do Alto Tiet So Paulo. Anppas: 2002.

JACOBI, P.R. A gesto participativa de bacias hidrogrficas no Brasil e os desafios do fortalecimento dos espaos pblicos colegiados. In: COELHO, V.S.P.; NOBRE, M. Participao e Deliberao: teoria democrtica e experincias institucionais no Brasil Contemporneo. So Paulo: Editora 34, 2004. LEAL, A.C. Gesto das guas no Pontal do Paranapanema So Paulo. Campinas, 2000. 299 f. Tese (Doutorado em Geocincias rea de concentrao em Administrao e Poltica de Recursos Minerais). Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Instituto de Geocincias, Campinas. LEI n. 9.433, de 8 de janeiro de 1997. Dispe sobre a Poltica de Recursos Hdricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hdricos, regulamenta o inciso XIX do Art. 21 da Constituio Federal, e altera o Art. 1 da Lei n. 8.001, de 13 de maro de 1990, que modificou a Lei n. 7.990, de 28 de dezembro de 1989. LEI n. 7.663, de 30 de dezembro de 1991. Dispe sobre o estabelecimento das normas de orientao Poltica Estadual de Recursos Hdricos bem como ao Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hdricos. LIMA, A.G. A bacia hidrogrfica como recorte de estudos em Geografia Humana. In: GEOGRAFIA, v. 14, n. 2. Universidade Estadual de Londrina UEL, Departamento de Geocincias, jul./dez. 2005. MANTOVANI, M.; BARRETO, S.R. A atuao das organizaes no-governamentais no SIGRH, seu fortalecimento e a nova postura em face da Lei 9.790/99 o marco regulatrio do Terceiro Setor. In: THAME, A.C.M. Comits de bacias hidrogrficas: uma revoluo conceitual. So Paulo: IQUAL Editora, 2002. MASCARENHAS, A.C. Comit de bacia hidrogrfica: o que , como funciona, e que papel desempenha na gesto dos recursos hdricos. In: Plenarium, ano III, n. 3. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2006. MORIN, E. Os sete saberes necessrios educao do futuro. 7. ed. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: UNESCO, 2003. MUOZ, H. R. (Org.). Interfaces da Gesto de recursos hdricos: desafios da Lei de guas de 1997. 2. ed. Braslia, DF: Secretaria de Recursos Hdricos SRH, 2000. NOVAES, R.C.; JACOBI, P.R. Comits de bacia, capital social e eficincia institucional: reflexes preliminares sobre influncias recprocas. So Paulo: Associao Nacional de Ps Graduao e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. I Encontro Anual, 2002.

REBOUAS, A. C. guas doces no Brasil: capital ecolgico, uso e conservao. 2. ed. So Paulo: Escrituras Editora, 2002. SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratgico e Educao Ambiental. Gesto Participativa das guas. So Paulo: SMA/CPLEA, 2004. SO PAULO (Estado). Secretaria de Recursos Hdricos, Saneamento e Obras. Departamento de guas e Energia Eltrica. Legislao de Recursos Hdricos: consolidao. So Paulo: DAEE, 2002. SETTI, A.A. et al. Introduo ao gerenciamento de recursos hdricos. Braslia: Agncia Nacional de Energia Eltrica ANEEL; Agncia Nacional de guas ANA, 2001. STROH, P.Y. As cincias sociais na interdisciplinaridade do planejamento ambiental para o desenvolvimento sustentvel. In: CAVALCANTI, C. (org.). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentvel. 4. ed. So Paulo: Cortez: Recife, PE: Fundao Joaquim Nabuco, 2003. THAME, A.C.M. Desafios. In: THAME, A.C.M. (org.). Comits de bacias hidrogrficas: uma revoluo conceitual. So Paulo: IQUAL Editora, 2002.

Potrebbero piacerti anche