Sei sulla pagina 1di 9

Cartas de Aproximao (Jeppesen) Parte 1: Introduo Primeira parte sobre cartas de aproximao, mais especificamente das cartas Jeppesen.

Neste primeiro tpico vou falar do bsico sobre esta carta de aproximao, que para mim, a melhor dentre todas no mercado, pois sua simbologia simples, de fcil interpretao e manuseio. No pretendo entrar nos detalhes e na simbologia usada por enquanto, vou falar dos smbolos e dos detalhes quando escrever sobre um determinado tipo de procedimento (ILS, VOR, NDB, etc.). Tentei escrever de forma que todos possam entender, caso algum no entenda alguma passagem, basta perguntar.

Cartas de Aproximao Approach Charts (Jeppesen)

Os procedimentos de aproximao por instrumentos (chamados de IAP Instrument Approach Proceduresnos EUA) permitem uma descida segura da altitude de inicio de procedimento, ate um ponto prximo da pista aonde possvel efetuar o pouso com referencias visuais. Existem 3 tipos de aproximao por instrumentos: Aproximao de preciso; APV Approach with Vertical Guidance; Aproximao de no-preciso. Uma aproximao de preciso um procedimento de aproximao por instrumentos baseado em sistemas de navegao que fornecem informao de curso e rampa de planeio ate a pista, e que esto de acordo com os padres estabelecidos no Anexo 10 da ICAO. ILS (Instrument Landing System) e GLS (GPS Landing System) so exemplos de aproximaes de preciso. Aproximao APV aquela que utiliza sistemas de navegao que no precisam se adequar ao Anexo 10 da ICAO, mas mesmo assim fornecem informao de curso e rampa de planeio, so exemplos de aproximaes APV: LDA com glide, LNAV/VNAV, LPV e Baro-VNAV. Aproximao de no-preciso aquele procedimento de aproximao por instrumentos baseado em sistemas de navegao que fornecem curso para a pista (mesmo que no totalmente alinhado com a mesma), mas no fornecem informao de rampa de planeio. Como por exemplo, VOR, NDB e LNAV.

Segmentos de uma aproximao: Uma aproximao por instrumentos dividida em 4 segmentos, so eles:

Segmento Inicial (Initial Approach Segment); Segmento Intermedirio (Intermediate Approach Segment); Segmento Final (Final Approach Segment) Segmento de aproximao perdida (Missed Approach Segment) Feeder Routes ou rotas de alimentao, tambm conhecidas como Transitions ou Terminal Routes, tecnicamente no so consideradas como sendo segmentos de uma aproximao, mas so parte integrante de muitos procedimentos de aproximao. As Feeder Routes unem o os segmentos de rota com a estrutura de uma aproximao, mas nem sempre elas aparecem em uma carta de aproximao. Uma aproximao pode ter mais de 1 Feeder Route, neste caso o piloto utiliza normalmente aquela que se encontra mais prxima da rota em que ele esta se aproximando. Para uma melhor visualizao dos segmentos de uma aproximao, segue uma imagem:
Reduo: 75% do seu tamanho original [ 885 x 342 ] - Clique para ver em tamanho real

Layout e leitura da Carta Jeppesen: A carta Jeppesen (assim como a maioria das cartas de aproximao existentes) dividida em 4 partes: Heading Plan View Profile View Landing Minimums

No Heading da carta o piloto identifica a cidade, aeroporto, titulo do procedimento, freqncias de comunicao, informaes para briefing e altitude mnima de segurana (MSA). O Plan View uma viso de cima de todo o procedimento de aproximao. Nesta parte da carta todos os obstculos mais importantes so apontados junto com as respectivas altitudes. De maneira geral, obstculos com menos de 400 ps acima da elevao do aeroporto no so impressos na carta. O Profile View mostra a aproximao de perfil, junto com as altitudes mnimas que se deve passar em cada fixo. No Profile View tambm so apresentados os Missed Approach Icons, que representam de forma sucinta as aes que o piloto deve tomar no caso de uma aproximao perdida. Tambm mostrado no Profile View a tabela de Tempo/Velocidade, que usada nas

aproximaes de no-preciso e representa o tempo que a aeronave gasta para ir do FAF (Final Approach Fix Fixo de Aproximao Final) ate o MAP (Missed Approach Point Ponto de Aproximao Perdida) a uma dada velocidade. Landing Minimuns a parte da carta que contem todos mnimos de visibilidade e de altitude para a aproximao para um dado aeroporto. Tambm se encontra no Landing Minimuns as informaes quanto a categoria da aeronave (A, B, C, D ou E) que varia de acordo com a velocidade de aproximao. Os mnimos requeridos quando certos equipamentos esto inoperantes tambm mostrada no Landing Minimuns. A nova formatao da carta Jeppesen ainda conta com uma Briefing Strip, (localizada no Heading da carta) que foi criada com base em estudos sobre como as cartas so revisadas e usadas dentro do cockpit da aeronave. Assim que o piloto receber do rgo de controle apropriado o procedimento que deve ser utilizado para a aproximao, o piloto deve realizar a leitura da carta, que na carta Jeppesen deve ser feito da seguinte maneira:

A preparao para uma aproximao comea antes mesmo da decolagem do aeroporto de origem. Quando o piloto planeja uma rota importante ele olhar todos os procedimentos de aproximao existentes para o aeroporto de destino com a inteno de se familiarizar com o aeroporto e suas peculiaridades, e tambm, caso surja alguma duvida quanto simbologia utilizada na carta o piloto pode tirar essa duvida ainda no solo. Esse hbito simples que pode ser feito enquanto o piloto aguarda a aprovao do plano de vo ajuda o piloto a manter um bom nvel de conscincia situacional o que ajuda a prevenir acidentes e incidentes.

Cartas de Aproximao (Jeppesen) Parte 2: Aproximao VOR Segue a parte 2 dessa seria de tpicos que vou fazer sobre cartas de aproximacao, em especial atencao as cartas Jeppesen. Se algum ficar em duvida, ou tiver algo a acrescentar eh soh postar, quem sabe depois de varias postagens eu posso re-escrever o tpico para ficar de melhor entendimento para todos. Segue tambm o bsico sobre aproximaes NDB, ja que tambm elas tambm sao aproximaes de no-preciso, porem o tpico sobre aproximaes NDB eh o prximo na minha lista etao maiores detalhes viram!!!

Cartas de Aproximao Aproximao NDB/VOR Aproximaes NDB/VOR, como j vimos no tpico anterior, so aproximaes de no-preciso. Aproximaes VOR, geralmente so fceis de voar, mas so menos padronizadas do que as aproximaes de preciso. Aproximaes NDB tambm so consideradas aproximaes bsicas, desde que o piloto esteja confortvel para interpretar as informaes do ADF ou RMI. Basicamente existem 2 tipos de aproximaes NDB/VOR. Existem aquelas em que o auxilio radio se encontra instalado dentro das instalaes de um aeroporto (Da-se o nome em ingls de onairport fcility) e aquelas em que o auxilio se encontra nas proximidades, porem no dentro da regio do aeroporto (off-airport fcility).

Aproximaes VOR Aproximaes VOR possuem uma MDA (Minimum Decent Altitude Altitude Mnima de Descida) entre 500 e 1000 ps. O DME no requerido em alguns tipos de aproximaes VOR, entretanto existem casos em que o DME se faz necessrio, que o caso do exemplo que vou citar abaixo. Vamos supor que um piloto voando com sua aeronave com destino a Caxias do Sul optou por fazer o procedimento Delta-1 VOR/DME para a pista 15 (eu digo optou pois Caxias possui apenas uma Radio, ento quem escolhe o procedimento de aproximao para pouso o piloto, a partir da informao de direo e velocidade do vento). Ento o piloto conta com a seguinte carta nas mos:

Antes de iniciar a aproximao o piloto deve fazer a leitura da carta (no post anterior tem uma imagem mostrando qual deve ser a seqncia numa leitura de carta Jeppesen) para se familiarizar com a aproximao (principalmente com as altitudes e proas do procedimento). Durante essa leitura o piloto tambm deve procurar por qualquer procedimento que no seja comum. Aps estar familiarizado com a aproximao, o piloto realiza a preparao do painel e o briefing da aproximao. O briefing deve ser sucinto e objetivo, um briefing para este procedimento em questo soaria mais ou menos assim (levando em considerao uma aeronave com velocidade de 90 knots na aproximao final e aproximando-se pelo setor nordeste): Caxias do Sul, Brasil, descida Delta-1 VOR/DME para a cabeceira 15 do aeroporto Campo dos Bugres. Freqncia do VOR Caxias 112.3 setado e identificado, curso da aproximao final o 154, altitude mnima a 3.0NM DME de 3060 ps, MDA do procedimento de 3010, elevao do aeroporto de 2475 ps e a MSA de 5000 ps em todos os setores. Em caso de aproximao perdida, subir para 4000 ps na radial 154 do VOR Caxias, ento curvar a esquerda em subida para 5000 ps na proa do VOR Caxias e entrar em rbita. A velocidade mxima para este procedimento de 180 knots de indicada. O maior obstculo descrito na carta tem 3082 ps. Aps o bloqueio do VOR faremos uma entrada em rbita do tipo Deslocada, ento curvaremos para a proa 202e voaremos por 1 minuto. Aps 1 minuto curvaremos a esquerda para interceptar o curso da perna de aproximao da rbita que o 352. Assim que iniciarmos o procedimento iniciaremos o afastamento pela radial 352 ate 5.0 NM DME, aonde iniciaremos uma curva pela esquerda para interceptar o curso da aproximao final, 154. Ao final da curva deveremos estar a uma altitude de 4100 ps e a 5.0 NM DME, aonde iniciaremos a descida para 3060 ps inicialmente ate 3.0 NM DME. Aps a restrio desceremos ate a MDA de 3010 ps. A razo de descida a ser empregada na final de 350 ps/minuto. Caso negativo visual com a pista, iniciaremos o procedimento de aproximao perdida sobre o VOR e qualquer anormalidade ser dita em voz alta e clara. Alguma observao? Esqueci de algo? Existem muitas formas de fazer um briefing, com certeza quem piloto real e esta lendo este tpico vai dizer Ei! Eu no fao dessa forma!. Por essa razo eu gosto de acrescentar no final do meu briefing a pergunta Alguma observao? Esqueci de algo? dessa maneira o piloto que fez o briefing demonstra estar aberto a qualquer opinio (pode ser uma duvida, ou qualquer outra coisa) que o outro piloto tenha e assim discutir o que melhor (mais seguro) se fazer. Algumas regras so importantes na hora de se fazer o briefing, como por exemplo, no caso da carta Jeppesen, utilizar a Briefing Strip no momento que realizar o briefing, seguir de cima para baixo, e no fazer um briefing com informaes retiradas de posies aleatrias da carta. Outra coisa importante dizer o que exatamente voc vai fazer em cada fase do procedimento, descrever qual vai ser o tipo de entrada em rbita, quais proas devem ser voadas e que altitudes seguir. Isso aumenta muito a conscincia situacional de ambos os pilotos. Alem de possibilitar um melhor policiamento do outro piloto em relao ao procedimento que se esta realizando.

Realizando o procedimento (90 knots durante todo o procedimento) Comentamos anteriormente que antes de iniciar uma aproximao o piloto realiza a preparao do painel e o briefing do procedimento. Bom, o briefing nos j fizemos, ento vamos falar da preparao do painel, que neste procedimento muito simples. Basta colocarmos a freqncia do VOR Caxias no NAV-1 e colocarmos o course do VOR na perna de aproximao da rbita, que 352. Agora que o painel esta preparado o piloto identifica qual tipo de entrada em rbita ele ter que fazer. O tipo de entrada em rbita depende de qual setor (Norte, Sul, Leste ou Oeste) a aeronave esta se aproximando do auxilio em que ira realizar a rbita. Como o nosso o objetivo deste tpico falar sobre aproximaes VOR, vou apenas postar uma imagem para ajudar a identificar qual a entrada em rbita apropriada, qualquer detalhe s perguntar que eu (ou outra pessoa) respondo. A imagem mostra uma rbita pela direita, ento cuidado, pois no procedimento a rbita pela esquerda ( s inverter a imagem).

Aps o piloto identificar o tipo de entrada em rbita e efetuado a entrada em rbita ele aguarda a liberao do controle para inicio do procedimento, o que no o nosso caso, j que Caxias do Sul tem apenas uma Radio e no um Controle de Aproximao. Assim que iniciarmos a aproximao, iremos afastar na radial 352 do VOR Caxias ate 5.0 NM DME e ento faremos uma curva a esquerda. Assim que iniciarmos o afastamento podemos iniciar uma descida bem suave de cerca de 200 ps/minuto, para que atinjamos a altitude de 4100 ps no final da curva. Vale lembrar que antes de iniciarmos a curva devemos setar o course do VOR para a aproximao final 154. Assim que terminarmos a curva, deveremos estar estabilizados no curso de aproximao final, 154, e de preferncia a 5.0 NM DME, ou mais, do VOR. Quando cruzarmos 5.0 NM DME iniciaremos a descida inicialmente ate a restrio de 3.0 NM DME do VOR que de 3060 ps. Aps passada essa restrio, o piloto continua a descida ate a MDA que de 3010 ps. Se o piloto atingir a MDA e tiver condies visuais da pista, ele pode abandonar os instrumento e prosseguir para pouso com referencias visuais. Caso ele atinja a MDA e esteja em condies IFR, o piloto pode manter a MDA ate o a vertical do VOR, que aonde que deve ser realizada a arremetida neste procedimento, e que j discutimos acima como sero procedimentos de aproximao perdida.

Referencia bibliogrfica: Guide Flight Discovery: Instrument/Commercial Jeppesen

Potrebbero piacerti anche