Sei sulla pagina 1di 12

Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN Curso de Engenharia Mecnica Artigo 3 avaliao

MECANISMO DE FORMAO E CARACTERSTICAS METALRGICAS DA MARTENSITA EM ESTRUTURAS SOLDADAS


Fundio e Soldagem (MTR-0712) Armando Monte Mendes, armandomonte@gmail.com1 Srgio Rodrigues Barra, barra@ct.ufrn.br2
1 2

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Discente Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professor

Resumo: O objetivo deste trabalho apresentar informaes sobre o mecanismo de formao e caractersticas metalrgicas da martensita em estruturas soldadas. Tendo em vista que, ao se deparar com um problema como o de formao de martensita de uma estrutura soldada, o engenheiro dever estar apto a solucionar este problema. Tentou-se utilizar uma abordagem neste trabalho tal que seja de fcil entendimento, mesmo para aqueles com pouco conhecimento em soldagem. Espera-se daqueles que venham a ler este artigo, que consigam assimilar o conhecimento sobre estrutura, propriedades mecnicas, controle de formao e recuperao de propriedades de estruturas martensticas. Palavras-chave: metalurgia, martensita, soldagem. 1. INTRODUO A maioria dos processos de soldagem usados na atualidade utiliza calor como energia para fundir o metal, sendo o processo de soldagem ao arco eltrico o mais comum. Quando h uma interao entre uma fonte de calor a alta temperatura e um metal, ocorre o que chamamos de mudana de fase da estrutura metlica. Essas mudanas de fase so uma funo da composio do metal, temperaturas envolvidas e do tempo de aquecimento/resfriamento da junta. Dentre as fases desenvolvidas no processo de soldagem, aquela chamada de martensita tida como indesejada. Esta fase gera uma diferena, do ponto de vista das propriedades mecnicas, entre a junta soldada e o metal de base no afetado pelo calor. Essa diferena pode ocasionar problemas srios que sero citados mais adiante. Portanto, importante ter o conhecimento de sua formao e caractersticas metalrgicas. preciso tambm controlar sua formao ou at mesmo recuperar as propriedades prejudicadas por ela. 2. MUDANAS DE FASE 2.1. Diagrama de fases O diagrama de fases Fig. (1) representa as condies de equilbrio termodinmico entre fases distintas. Este diagrama relaciona temperatura com a composio da liga.

Figura 1. Diagrama de fases dos aos e dos ferros fundidos (materiais de grande utilizao em indstrias metalrgicas e mecnicas). Neste trabalho, ser apresentada apenas a fase martenstica. Pode-se observar que no diagrama de fases acima, essa fase no existe. Isso se deve, pois a martensita metaestvel, ou seja, est fora do equilbrio, mas pode ser vista no diagrama TTT Fig. (2).

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011.1)

2.2. Diagrama TTT (Tempo-Temperatura-Transformao)

Austenita estvel Austenita instvel

Figura 2. Diagrama TTT para um ao eutetide (Callister, 2008). (A: Austenita; B: Bainita; P: Perlita; M: Martensita)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011.1)

3. CARACTERSTICAS DA MARTENSITA 3.1. Formao A formao de martensita se d pelo seguinte processo. Uma liga de ferro-carbono aquecida at uma temperatura de austenitizao, ou seja, uma temperatura onde sua microestrutura torna-se austentica estvel (gama) do tipo cbica de face centrada (CFC). Aps o aquecimento, resfria-se rapidamente o metal at uma temperatura aproximadamente do ambiente (25C) de modo em que a curva de resfriamento R no cruza o joelho da Fig. (2), permanecendo sua esquerda. Durante esse processo ocorre um cisalhamento dos planos cristalinos originando uma estrutura tetragonal de corpo centrado (TCC) que nada mais do que martensita. A transformao mostrada na Fig. (3). Os gros de martensita se nucleiam e crescem a uma taxa altssima (aproximadamente a velocidade do som).

Figura 3. Clula cbica de face centrada (Callister, 2008) 3.2. Propriedades mecnicas Transformao de austenita em martensita ocorre de maneira to rpida que impede a sada dos tomos de carbono da estrutura. Esses tomos presos geram tenses internas elevadas que so diretamente proporcionais quantidade de carbono presente. Os tomos de carbono restringem o movimento das discordncias na estrutura e, alm disso, existem poucos sistemas de escorregamento. Estas tenses atribuem caractersticas de altas dureza e resistncia e baixa ductilidade ao material. 3.3. Recuperao das propriedades mecnicas do metal Como citado anteriormente, a maioria das aplicaes de engenharia envolve metais com boa ductilidade e baixa dureza, mas a martensita produz o oposto. Sendo assim, indesejvel que haja formao de martensita na estrutura a ser utilizada. Quando de inevitvel ocorrncia ou de acidental ocorrncia, a formao de martensita pode ser corrigida. O termo corrigir significa que se pode recuperar um pouco do carter dctil da pea atravs de um processo chamado de revenimento. O revenimento consiste em aquecer o material com estrutura martenstica at uma temperatura inferior temperatura de tmpera (austenitizao) por um determinado tempo e posteriormente resfri-lo at a temperatura ambiente. Isto faz com que os tomos de carbono sejam liberados, aliviando as tenses internas. Este processo ocasiona a formao de uma nova fase chamada de martensita revenida, que consiste em uma martensita com maior ductilidade e menor dureza que a martensita normal. 3.4. Comportamento do diagrama TTT O diagrama TTT uma representao das fases formadas em um metal em funo de sua temperatura e do tempo de permanncia nesta. Ele est associado a um resfriamento varivel. A composio do metal influencia no comportamento do diagrama TTT do seguinte modo: quanto menor o teor de elementos de liga na composio, o diagrama tender a sofrer a modificao apresentada na Fig. (4).
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011.1) 4

Figura 4. Comportamento do diagrama TTT quanto composio da liga. (Barra, 2011) Isso significa que a taxa de resfriamento R no precisa ser to alta quanto antes (mas ainda precisa ser alta), pois o espao esquerda do joelho agora est maior. Por mais que varie a composio da liga, importante observar que as temperaturas de M(Incio), M50% e M90% (50 e 90 por cento de austenita transformada em martensita) sempre estaro posicionadas a baixas temperaturas. Deve-se observar tambm que as linhas de formao de martensita possuem um carter linear horizontal. Isso significa que sua formao no uma funo do tempo de permanncia nessas temperaturas, mas apenas da temperatura de resfriamento. Esse tipo de transformao denominado transformao atrmica. 4. A MARTENSITA NA SOLDAGEM 4.1. Formao A soldagem ao arco eltrico esquematizado na Fig. (5) d origem s zonas trmicas mostradas na Fig. (6).

Figura 5. Soldagem ao arco eltrico (Barra, 2011)


Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011.1)

Figura 6. Zonas trmicas (Barra, 2011)


5

O calor envolvido no processo modifica a microestrutura do material de modo que as mudanas de temperatura esto associadas a transformaes de fase vistas nas Fig. (1) e Fig. (2). A formao de martensita est associada ao resfriamento rpido da junta soldada e o processo de transformao o mesmo citado anteriormente. 4.2. Propriedades do cordo de solda A presena de fase martenstica no cordo de solda atribui a este um carter frgil, apresentando alta dureza e resistncia e baixa ductilidade. A maioria dos projetos em engenharia exige certo carter dctil para suas peas. No momento em que uma junta soldada apresenta carter duro e esta est unida a uma estrutura mais flexvel, essa diferena de propriedades mecnicas pode resultar em falha da pea e conseqentemente em problemas como: parada de produo, perda da pea, recall ou at mesmo acidentes de trabalho. O ideal seria que a junta soldada apresentasse propriedades mais prximas possvel do metal de base. A formao da martensita pode gerar trincas devido s tenses internas formadas e esta trinca pode vir a crescer posteriormente. As figuras a seguir mostram o resultado da presena de martensita em uma junta soldada para reparo de um eixo de um prottipo de veculo urbano sujeito a fadiga.

Figura 7. Eixo de ao 4140 apresentou falha (ASM International)

Figura 8. Macrografia mostrando trinca fomada na rea martenstica (branca) (ASM International)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011.1)

Figura 9. rea mais clara representa a martensita (ASM International)

Trinca

Martensita

Figura 10. Incio de uma trinca na regio de martensita (ASM International). Uma observao importante a ser feita a de que, durante o processo de solidificao da possa de fuso (ZF), se esta apresentar alta velocidade, o hidrognio dissolvido na possa, ao tentar escapar, ser interceptado pela frente de solidificao e ficar presa, formando poros no cordo de solda. O fato indicado na Fig. (11)

Figura 11. Crescimento do gro e subida da bolha de hidrognio. 4.3. Controle na formao de martensita Para que se possa haver um controle na formao de martensita na junta soldada, necessrio ter o controle sobre a taxa de resfriamento (R) no processo de soldagem.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011.1) 7

A taxa de resfriamento representa a velocidade na qual o metal aquecido ir resfriar, tendo em vista que se esta for muito alta, ocorrer formao de martensita. Antes de entrar em mais detalhes sobre esta taxa, importante conhecer o conceito de ciclo trmico. O ciclo trmico um diagrama de temperatura por tempo (Txt) mostrado na Fig. (12) que fornece informaes sobre o aquecimento, o resfriamento e a temperatura mxima experimentada por um determinado ponto durante a soldagem. Podemos utilizar o ciclo trmico como mtodo grfico para determinao da velocidade de resfriamento. Outro conceito importante o de gradiente trmico (G) que corresponde variao de temperatura entre dois pontos. As equaes da taxa de resfriamento para chapas finas e grossas so respectivamente representadas por Eq. (1) e Eq. (2).

Figura 12. Ciclo trmico.

t R = 2C p H net 2 2 ( TC T0 ) R= H net

( TC T0 ) 3
(C/s)

(C/s)

(1)

(2)

Onde: - Condutividade trmica do material Massa especfica do material Cp Calor especfico do material Hnet Calor aportado To Temperatura de pr-aquecimento Tc Temperatura de interesse 4.3.1. Aporte de calor Como se pode perceber das equaes, a taxa de resfriamento diminui com o aumento do calor aportado. Esse parmetro de extrema importncia, pois o soldador possui controle sobre ele e conseqentemente sobre a taxa de resfriamento, evitando a formao de fase martenstica. A Eq. (3) mostra quais parmetros regem o calor aportado, ou seja, a energia injetada durante a soldagem.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011.1)

H net =

U S I S VS

(J/m)

(3) Onde: Eficincia do arco eltrico IS Corrente de soldagem US Tenso de soldagem VS Velocidade de soldagem Deve ser observado que, para que haja um aumento do aporte de calor e conseqentemente a diminuio da velocidade de resfriamento, necessrio uma diminuio da velocidade de soldagem e um aumento da tenso e da corrente de soldagem. 4.3.2. Temperatura de pr-aquecimento A temperatura de pr-aquecimento tambm um parmetro de grande importncia, pois seu aumento tambm causa uma diminuio na velocidade de resfriamento e o soldador tambm possui controle sobre ela. O processo de pr-aquecimento consiste em aquecer a junta antes do processo de soldagem. Este aquecimento faz com que a zona termicamente afetada (ZTA) tenha sua largura (y) aumentada como pode ser analisado na Eq. (4).

4,13C P ty 1 1 = + TP T0 H net Tm T0

(4)

Quando aumentada a largura da ZTA, conseqentemente h uma diminuio do gradiente trmico, ou seja, uma diminuio da diferena de temperatura entre dois pontos e isso faz com que o calor no se propague de maneira to rpida quanto a necessria para formao de martensita. 4.4. Uma situao real de controle de martensita A Fig. (13) representa o diagrama CCT (continuous cooling transformation) para um ao ABNT 1040 e seu respectivo diagrama de dureza. Caso este ao fosse aquecido durante um processo de soldagem at uma temperatura de 800C e ento resfriado de modo que quando chegou a 500C, o tempo de resfriamento foi cronometrado em 2.26 segundos. Atravs do diagrama CCT a seguir, possvel saber a velocidade de resfriamento, a fase formada no processo e a dureza associada a ela.

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011.1)

Formao de martensita

Aproximadamente 8000C/min

Dureza de 56 HRC

Figura 13. Diacrama CCT e diagrama de dureza para um ao ABNT 1040


Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011.1) 10

Para um resfriamento de 300C marcou-se um tempo de 2,26 segundos, sendo assim a velocidade de resfriamento ser de (300/2,26), ou seja R=133C/s = 8000C/min. Com este dado pode-se concluir pelos diagramas que a fase formada ser martensita e que a dureza associada ser de 56 HRC.

4.5. Recuperao das propriedades Quando martensita formada durante o processo de soldagem, a junta estabelece um carter duro. Para corrigir esse problema, ou seja, recuperar as propriedades do metal, o melhor mtodo a ser utilizado o de revenimento. Como explicado anteriormente, o revenimento consiste em aquecer a junta soldada a uma temperatura abaixo da temperatura de tmpera uma primeira vez, transformando a grande porcentagem de martensita em martensita revenida e a pequena porcentagem de austenita em martensita. Posteriormente realizado um segundo revenido, responsvel por transformar o restante de martensita em martensita revenida, tornando a estrutura composta por uma nica fase de martensita revenida. A martensita revenida possui menor dureza e maior ductilidade que a martensita normal. Diz-se ento que, aps o processo de dois revenidos, recuperaram-se as propriedades mecnicas da junta soldada. Segue a Fig. (14) esquematizando o processo.

Figura 14. Processo de recuperao de propriedades por revenido. 5. CONCLUSO A formao de martensita em processos de soldagem tida como um problema na maioria das vezes. Logo, necessrio ter certo conhecimento sobre a estrutura dessa fase, suas propriedades mecnicas e seu mecanismo de formao para que seja realizada a preveno, o controle, ou at mesmo a recuperao das propriedades iniciais do material. Este conhecimento justamente adquirido atravs do estudo da metalurgia da soldagem. 6. REFERNCIAS Wainer, E., 1992, Soldagem: Processos e Metalurgia, 2 Edio, Editora Edgard Blcher, So Paulo. Callister, William D. Jr., 2008, Cincia e engenharia de materiais: uma introduo, 7 Edio, LTC, Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011.1) 11

Van Vlack, L. H., 1998, Princpios de Cincia dos Materiais, 12 Edio, Editora. Edgard Blcher Ltda, So Paulo. Artigo Cientfico (1) URL: http://www.materia.coppe.ufrj.br/~notimat/Vol1N1/artigo1/pagina2.html Artigo Cientfico (2) URL: https://docs.google.com/viewer? a=v&q=cache:b2xkqXbJUHsJ:sistemas.unilestemg.br/materialpos/public/material/Engenharia_de_Soldagem_ CF/Metalurgia_da_Soldagem/LUIZ_CLAUDIO_CANDIDO_AULA3/Metalurgia_da_Soldagem_Parte_IVc_AcoC .pdf+martensita+se+forma+na+zta&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESjxz1sIv4KjkhdqhPVjwc2ZJLx7OuvQYIvLHgXSJNQ1dUE2Rk01-TyQy3lii2T-v28nd9i0suNt53-NZE36BE0lRNunoQit3ILVM7KgJWw0utq5ZxzoVYtK960almKXn4jPl_&sig=AHIEtbRJVVwZ0Z5M52ChVjuF--mBnIwwJg Artigo Cientfico (3) URL: http://products.asminternational.org/fach/data/fullDisplay.do? database=faco&record=933&trim=false

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011.1)

12

Potrebbero piacerti anche