Sei sulla pagina 1di 4

1 Mistrio Anunciao do Anjo a Nossa Senhora

Como so belos sobre as montanhas os ps dos que anunciam a felicidade, que trazem as boas novas e anunciam a salvao A primeira dezena do tero missionrio de cor verde. Dedicamo-la frica. Porque esta cor? Para lembrar as verdes florestas, a terra me dos negros. E porque geralmente associamos o verde a esperana. A Igreja africana jovem e cheia de grandes esperanas para o futuro. O povo da frica est a sofrer muito pela misria, fome, guerras e lutas entre tribos. Peamos Virgem, que se refugiou em frica quando Herodes quis atentar contra a vida do Menino Jesus, que interceda por este continente de esperana para que, na paz e na amizade, floresa um abundante clero nativo de mos pretas erguendo a hstia brancaLembramos de um modo particular as novas naes de lngua portuguesa e todos os missionrios que l trabalham Oferecemos-te Maria esta flor verde que representa o continente Africano.

2 Mistrio A visita de Nossa Senhora a Santa Isabel


Mas como ho-de invocar aquele em que no creditam? E como ho-de acreditar em quem no ouviram falar? E como ho-de ouvir falar dele se no houver quem lhes pregue? E como pregaro se no forem enviados? A segunda dezena do tero missionrio tem a cor vermelha e consagrada ao continente americano que foi fundado pelo homem vermelho. A riqueza e abundncia da Amrica do Norte contrastam com a pobreza e a fome da Amrica do Sul; as guerrilhas continuam a actuar na Amrica do Sul. H neste continente muitas injustias e desigualdades sociais. Porm, a Amrica tambm o continente do mundo que conta com o maior nmero de catlicos. Peamos a Nossa Senhora muitas e santas vocaes, de modo a que a Igreja possa continuar a sua aco missionria e proftica no anncio da paz, da justia e solidariedade. Oferecemos-te Maria esta flor vermelha que representa o continente Americano.

3 Mistrio O Nascimento de Jesus


Sede como eu irmos, eu vo-lo peo, pois tambm eu me tornei igual a vs Meus filhinhos, por quem sofro de novo dores de parto, at que Jesus Cristo se forme em vs Este mistrio tem a cor branca e dedicado Europa, porque o seu Pai Espiritual o Branco Pastor da Igreja, o papa. Foi da Europa que partiram boa parte dos missionrios para todos os continentes. um dos continentes mais velhos na f em Jesus Cristo. Porm, no quer dizer que no precise de orao. Alis, Deus est cada vez mais ausente da Europa e h situaes de pecado cada vez maiores. Peamos para a velha Europa cansada, uma renovao de juventude diante do altar de Deus. Oferecemos-te Maria Esta flor branca que simboliza o povo da Europa.

4 Mistrio A apresentao de Jesus no Templo


Agora, Senhor, deixa partir o teu servo em paz, segundo a tua palavra; porque os meus olhos viram a Tua salvao que preparas-te diante de todos os povos, luz para iluminar as naes A quarta dezena do tero missionrio azul pelo continente Australiano, a Ocenia, e as outras ilhas nas guas azuis do Pacifico este o mais curioso dos continentes porque constitudo por inmeras ilhas. tambm o menos conhecido devido sua escassa importncia econmica e ao nmero muito pequeno de habitantes. Tambm aqui existem muitas pessoas que no conhecem Cristo, porque nunca ouviram falar dele. A grande dificuldade para a Evangelizao a disperso dos habitantes por ilhas incontveis. Peamos que o calor das ilhas da Ocenia se transforme num rosrio pela f. Oferecemos-te Maria esta flor azul pela Ocenia.

5Misterio O encontro do Menino Jesus no Templo


Eu tambm, Irmos, quando fui a vs, no fui anunciar-vos a mensagem de Deus com a sublimida-de da linguagem ou da sabedoria, porque decidi nada saber entre vs, seno Jesus Cristo crucificado Este mistrio tem a cor amarela e consagrado sia, o maior e mais populoso continente do mundo. Foi na sia que nasceu Jesus, mas trata-se do continente que apresenta menor percentagem de cristos. Ao rezar pela sia lembremos: a igreja do silncio da china e os seus cristos perseguidos. A misria que campeia na ndia, onde, em cidades como Calcut, todos os dias, pela manh, nas ruas, se recolhem dezenas de cadveres de pessoas mortas pela fome. A insatisfao dos jovens, a quem os confrontos duma civilizao materialista no satisfaz. Peamos para a sia uma abundante colheita na semente rubra dos seus mrtires, para que os mais responsveis abram o seu corao mensagem de paz do Evangelho. Oferecemos-te Maria esta flor amarela que representa o continente Asitico.

Me, junto de ti, neste dia em que vamos meditar os mistrios gozosos, vamos hoje rezar o tero missionrio, na calma deste momento de orao, queremos caminhar pelo mundo, passar perto de todos. Entraremos contigo na frica ardente, tocaremos as margens longnquas da Amrica. Pararemos na Europa, sentir-nos-emos com ilhus na Ocenia, entra as guas azuis. Deter-nos-emos na sia, a tua terra, Maria. Ento juntos poderemos falar da igreja, da sua extenso missionaria. O nosso rosrio, o humilde rosrio da nossa rotina de todos os dias, contemplar, hoje nas suas cores o mundo inteiro. Hoje vamos rezar por todos os povos da terra que desejam Cristo rezemos pelas necessidades de todos os povos da terra.

Potrebbero piacerti anche