Sei sulla pagina 1di 8

Negcio Jurdico

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 18:51

Direito Civil II Prof. Carlos Eduardo Nicoletti Camillo

@AleBezerra

1. Conceito
Para Francisco Amaral, consiste na declarao de vontade privada destinada a produzir efeitos que o agente pretende e o direito reconhece. O negcio jurdico o meio da realizao da vontade e o contrato o seu signo, o seu smbolo. O exerccio da autonomia privada NO tem mais o carter individualista que norteou o CC de 1916. Hoje, segue a orientao compatvel com a socializao do direito contemporneo, no tocante funo social da propriedade privada e ao respeito dignidade da pessoa humana. Deve-se limitar pela ordem pblica e pelos bons costumes e, em particular, pela utilidade que possa ter na consecuo dos interesses gerais da comunidade, com vistas ao desenvolvimento econmico e ao seu bem estar-social. O que se pretende a realizao da justia social, SEM prejuzo da liberdade da pessoa humana. O princpio da socialidade reflete a prevalncia dos valores coletivos sobre os individuais. E o da eticidade prioriza, alm de outros critrios ticos, a equidade e a boa-f nos contratos.

2. Finalidade Negocial
No negcio jurdico, a manifestao da vontade tem finalidade negocial, que abrange: Aquisio (Ex.: compra de um imvel) Conservao (Ex.: para dar continuao a uma locao) Modificao (Ex.: quando se deseja alterar um contrato) Extino de direitos (Ex.: termino de um contrato)

O negcio jurdico sempre vai irradiar uma necessidade!

3. O Negcio Jurdico no Cdigo Civil de 2002


Savigny explicitou o termo "negcio jurdico" ao defender que uma "espcie de fatos jurdicos que no so apenas aes livres, mas em que a vontade dos sujeitos se dirige imediatamente constituio ou extino de uma relao jurdica. poca do CC de 1916, Clovis Bevilaqua no contava com subsdios que o levassem a seguir a corrente dualista, elaborando o primeiro CC brasileiro, segundo a corrente unitarista francesa. Pontes de Miranda diferente de Bevilaqua, j mais bem fundamentado colocou-se ao lado da posio dualista (ato e negcio jurdico), quando assinalou ao conceituar o ato jurdico - lato sensu -, que "a prestante funo do conceito de negcio jurdico est a servir distino entre negcio jurdico e ato jurdico no negocial ou stricto sensu, naqueles casos em que o suporte ftico do ato jurdico stricto sensu consiste em manifestao da vontade". O novo Cdigo substituiu a expresso genrica ato jurdico, passando a incorporar a ideia de negcio jurdico. Segundo Moreira Alves, na disciplina dos negcios jurdicos que a Parte Geral apresenta maiores alteraes em face do anterior (CC de 1916)
Pgina 1 de Negcio Jurdico

No negcio jurdico, h uma composio de interesses, um regramento bilateral de condutas, como ocorre na celebrao de contratos. A manifestao de vontade tem finalidade negocial, que em geral adquirir, transferir, modificar, extinguir direitos. MAS alguns negcios jurdicos podem ser unilaterais, no qual o aperfeioamento da vontade se d com uma nica manifestao de vontade. Ex.: testamento. A doao, sendo um contrato, no um negcio jurdico unilateral, mas bilateral, malgrado a doutrina a classifique como contrato unilateral quanto aos efeitos, porque gera obrigao somente para o doador, sendo pura. Negcios jurdicos unilaterais, contudo, so o que se aperfeioam com uma nica manifestao de vontade.

4. Classificao dos Negcios Jurdicos


4.1. Quanto ao nmero de declarantes

a) Unilaterais - aperfeioam-se com uma nica manifestao de vontade.


Receptcios (a declarao de vontade tem de se tornar conhecida do

destinatrio para produzir efeitos, como na denncia de um contrato) No-receptcios ( irrelevante o conhecimento por parte da outra pessoa, como ocorre no testamento ou na confisso de dvida).

b) Bilaterais - aperfeioam-se com duas manifestaes de vontade, coincidentes sobre o


objeto.
Bilaterais simples (somente uma parte aufere vantagens, como na doao). Sinalagmticos (h reciprocidade de direitos e obrigaes, como ocorre na

compra e venda).

c) Plurilaterais - aperfeioam-se com mais de duas manifestaes de vontade.


Exemplo: contratos de emisso de carto de crdito, contratos societrios.

4.2. Quanto s vantagens patrimoniais

a) Gratuitos: apenas uma das partes aufere vantagens ou benefcios.


Ex.: Doao pura.

b) Onerosos: ambos os contratantes auferem vantagens, s quais, porm corresponde uma


contraprestao. Ex.: Compra e venda, mtuo. Os contratos onerosos ainda se subdividem em comutativos (prestaes certas e determinadas) e aleatrio (caracterizam-se pela incerteza).

01/03/2012 20:28

Pgina 2 de Negcio Jurdico

c) Neutros: negcios que no possuem atribuio patrimonial.


Ex.: instituio do bem de famlia

d) Bifrontes: podem ser onerosos ou gratuitos, segundo a vontade das partes.


Ex.: o mandato, o depsito.
Nota: nem todo contrato gratuito pode ser convertido em oneroso. A doao e

o comodato, por exemplo, ficariam desfigurados, pois se transformariam em venda e locao. 4.3. Quanto ao momento da produo dos efeitos

a) Inter vivos: produzem efeitos desde logo, estando as partes vivas.


Ex.: locao, casamento, seguro de vida.

b) Causa mortis: produzem efeitos aps a morte do agente.


Ex.: testamento, codicilo (ltimas vontades).

Saber o efeito jurdico que cada instituto gera!


4.4. Quanto ao modo de existncia

a) Principais: tm existncia prpria e no dependem de outro negcio jurdico.


Ex.: Compra e venda.

b) Acessrios: tm existncia subordinada do contrato principal.


Ex.: Clusula penal, fiana, penhor, hipoteca. 4.5. Quanto s formalidades a observar

a) Solenes (formais): - os negcios jurdico devem obedecer forma prescrita em lei para se
aperfeioarem. Ex.: Casamento (arts. 1533 a 1542, CC), renncia de herana (1806, CC), testamento (1864 e ss, CC)

b) No solenes: so os negcios de forma livre. Basta o consentimento para a sua formao.


Ex.: Contrato de locao (Lei 8245/91) 4.6. Quanto ao nmero de atos necessrios

a) Simples: - se constituem por nico ato. Ex.: contrato de doao b) Complexos: - resultam da fuso de vrios atos sem eficcia independente
Ex.: alienao de um imvel em prestaes

c) Coligados - resultam da conexo mediante vnculo que uma o contedo dos contratos.
Ex.: contrato de seguro. Requisitos para configurao de contrato coligado:
A celebrao conjunta de dois ou mais contratos;

A manuteno da autonomia de cada uma das modalidades que integra a


Pgina 3 de Negcio Jurdico

A manuteno da autonomia de cada uma das modalidades que integra a

modalidade;
A dependncia recproca ou apenas unilateral dos contratos

amalgamados; A ausncia de unicidade entre os contratos jurdicos; A sua regncia jurdica pelas normas tpicas alusivas a cada um dos contratos que se coligam.

07/03/2012 18:43
5. Dos Elementos do Negcio Jurdico
A doutrina costuma classificar os elementos do negcio jurdico em trs distintas categorias:
I. Elementos essenciais II. Elementos naturais III. Elementos acidentais

6. Requisitos de Validade do Negcio Jurdico


Para que o negcio jurdico produza efeitos, possibilitando a aquisio, modificao ou extino de direitos, deve preencher certos requisitos apresentados como os de sua validade: Art. 104 - A validade do negcio jurdico requer: I - Agente capaz; II - Objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - Forma prescrita ou no defesa em lei.
A emancipao s tem efeitos verdadeiramente prticos na rea comercial!

Objeto Lcito
aquele que NO atenta contra a lei, a moral ou os bons costumes. Objeto jurdico ou imediato - sempre um fazer, no fazer ou um dar. Objeto material ou mediato - so os bens ou prestaes sobre os quais incide a relao jurdica. Objeto Possvel Impossibilidade fsica - que emana de leis fsicas ou naturais; Impossibilidade jurdica - quando o ordenamento probe expressamente negcios a respeito de determinado (Ex. CC, 426) Objeto Determinado ou Determinvel Admite-se a venda de coisa incerta, indicada ao menos pelo gnero e pela quantidade (CC, art. 243) que ser determinada pela escolha.

Pgina 4 de Negcio Jurdico

Forma Consiste no meio de revelao da vontade. H trs espcies de formas:


a. Forma livre: predominantemente no Direito Brasileiro. qualquer meio de

manifestao da vontade, no imposto obrigatoriamente pela lei.

Art. 107: "A validade da declarao de vontade no depender de forma especial, seno quando a lei expressamente a exigir".
b. Forma especial ou solene: aquela exigida pela lei, como requisito de validade de determinados negcios jurdicos. Art. 108: "No dispondo a lei em contrrio, a ESCRITURA PBLICA essencial validade dos negcios que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a trinta vezes o maior salrio mnimo vigente no pas". Fundamentos da forma solene: Autenticidade, eficcia e segurana dos negcios jurdicos; Garantia da livre manifestao da vontade; Demonstrao da seriedade do ato; Facilitao da prova do ato ou negcio jurdico. Pode ainda ser: nica, quando no puder ser substituda por outra. Mltipla, quando o ato solene, mas a lei permite a formalizao do negcio por diversos modos. c. Forma Contratual: convencionada pelas partes. Mediante conveno, os contratantes podem determinar que o instrumento pblico torne-se necessrio para a validade do negcio jurdico.

08/03/2012 20:19
A Irregularidade do Negcio Jurdico
Nulidade: atinge a essncia do Direito sem haver possibilidade de reparao. Anulabilidade: atinge o Direito de forma direta ao ser contrrio ao que expresso na prpria lei. Exemplo: causas para anulao do casamento. A curadoria requer responsabilidade! Cabe ao curador evitar que o interditado realize alguns atos, como a assinatura de alguns contratos, pois muitos deles exigem a apresentao do CPF que, por sua vez, deve ficar sob os cuidados do curador, jamais, do interditado! Quanto a responsabilidade da empresa, a forma de se evitar a assinatura de indivduos interditados a expedio da certido negativa de interdio, algo muito raramente exigido.
Pgina 5 de Negcio Jurdico

interditados a expedio da certido negativa de interdio, algo muito raramente exigido.


No direito civil, toda m-f ser castigada!

No Brasil, o cartrio tem funo de chancelar a eficcia, a segurana e a validade dos documentos.

14/03/2012 18:46
Interpretao Sistemtica
Vislumbra a harmonia no ordenamento jurdico, cabendo ao intrprete levar em conta a norma jurdica no contexto maior de ordenamento ou sistema jurdico.

Regras de Interpretao
1) Gramatical 2) Lgica 3) Histrica 4) Teleolgica (finalidade)

Art. 5o, LINDB - Na aplicao da lei, o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum. 5) Sistemtica

Interpretao do Negcio Jurdico


Interpretao conforme a Constituio: cabe ao operador do direito interpretar a legislao infraconstitucional a partir da CF/88. Exemplo: Art. 1723, caput, CC - reconhecida como entidade familiar a unio estvel entre o homem e a mulher, configurada na convivncia pblica, contnua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituio de famlia. 3, Art. 226, CF/88 - Para efeito da proteo do Estado, reconhecida a unio estvel entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua converso em casamento.

Interpretao das Normas do CC


Operacionalidade: as normas se bastam, tem valor, so auto-executveis. Socialidade: deve sempre considerar a funo social, imperando no instituto. Eticidade: espera-se que as partes estejam imbudas, mareadas, de boa-f objetiva e subjetiva (ignorncia de determinada irregularidade).

Pgina 6 de Negcio Jurdico

Interpretar o negcio jurdico significa precisar o sentido e alcance do contedo da declarao de vontade, apurando-se a vontade concreta das partes, no a vontade interna (psicolgica), mas a vontade objetiva.

Regras Especficas
Reserva mental

Ocorre reserva mental quando um dos declarantes oculta a sua verdadeira inteno. Quais os efeitos jurdicos? Art. 110 - A manifestao de vontade subsiste ainda que o seu autor haja feito reserva mental de no querer o que manifestou, salvo se dela o destinatrio tinha conhecimento.
Silncio

Em regra NO se aplica ao direito o provrbio "quem cala consente". "O silncio importa anuncia, quando as circunstncias ou os usos o autorizem, e no for necessria a declarao de vontade expressa" Art. 1807 - O interessado em que o herdeiro declare se aceita, ou no, a herana, poder, vinte dias aps aberta a sucesso, requerer ao juiz prazo razovel, no maior de trinta dias, para, nele, se pronunciar o herdeiro, sob pena de se haver a herana por aceita.
Clusula obscura e passvel de dvida

As regras so importantes, porm, quando houver dvida em relao ao alcance da vontade necessrio se verificar. Art. 112 - Nas declaraes de vontade se atender mais inteno nelas consubstanciada do que ao sentido literal da linguagem.

15/03/2012 20:24
Boa-f e usos e costumes do lugar da celebrao Art. 113 - Os negcios jurdicos devem ser interpretados conforme a boa-f e os usos do lugar de sua celebrao. A boa-f presumida, a m-f deve ser comprovada! E num mesmo pas, teremos diferentes medidas de uma mesma unidade. valido a medida do contrato firmado no lugar em que se assina o mesmo.

Negcios Jurdicos Benficos


Art. 114 - Os negcios jurdicos benficos e a renncia interpretam-se estritamente. Negcio jurdico benfico aquele que proporciona vantagem a apenas uma das partes:
Pgina 7 de Negcio Jurdico

Negcio jurdico benfico aquele que proporciona vantagem a apenas uma das partes: remisso, doao pura e simples, fiana, testamento etc. Interpretao
Extensiva ( analogia) - Aquela em que o caso no foi imaginado pelo

legislador.
Estrito - No admite ir alm do que se convencionou dispor.

Pgina 8 de Negcio Jurdico

Potrebbero piacerti anche