Sei sulla pagina 1di 30

Evoluo do Pensamento Econmico

Teoria Econmica I 2010/A

O capitalismo
O surgimento dos primeiros comerciantes e artesos livres nas pequenas cidades medievais - foi o germe de uma sociedade nova que, no decorrer de alguns sculos, substituiria o sistema feudal. No capitalismo, as classes no mais se relacionam pelo vnculo da servido, mas pela posse ou carncia de meios de produo e pela contratao livre do trabalho.

O capitalista, proprietrio dos meios de produo, compra a fora de trabalho de terceiros produz bens que, aps serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro.

Capitalismo o sistema econmico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produo mquinas, matrias-primas, instalaes.

produo e distribuio das riquezas so regidas pelo mercado. os preos so determinados pelo livre jogo da oferta e da procura.

Duas condies essenciais que determinam o modo capitalista de produo so: (1) a existncia de capital , conjunto de recursos que se aplica na compra de meios de produo e fora de trabalho (2) existncia de trabalhadores livres que vendam sua fora de trabalho em troca de salrio. Definem-se, assim, as duas classes sociais bsicas: a dos capitalistas e a dos assalariados.

Elementos que caracterizam o capitalismo


- acumulao permanente de capital; - distribuio desigual da riqueza; - o papel essencial desempenhado pelo dinheiro e pelos mercados financeiros; - a concorrncia embora possa haver concentrao monopolstica; a inovao tecnolgica ininterrupta - surgimento e expanso das grandes empresas multinacionais. - a diviso tcnica do trabalho- a especializao do trabalhador

Origens do Capitalismo
Denominado tambm economia de mercado ou de livre empresa, o capitalismo deve ser entendido, sobretudo, como modo de produo. Assim, a circulao de mercadorias e de dinheiro no basta para caracteriz-lo: sua origem no se confunde com o incio do comrcio em larga escala. A classe mercantil afirmou-se na fase de decadncia do modo de produo feudal, mas o capitalismo s floresceu quando o modo de produo que o caracteriza tornou-se dominante.

O crescimento das cidades, a abertura de novas rotas martimas, o contato com novos centros populacionais do Oriente, a descoberta de metais preciosos no Novo Mundo e a ampliao do comrcio entre as cidades europias provocaram o aumento da demanda alm da capacidade de produo artesanal. Criaram-se desse modo as condies para o surgimento da produo industrial.

Como a acumulao de riquezas dependia da explorao e comercializao do ouro e da prata, os pases lanaram-se conquista de novas terras e ampliao dos mercados. Dessa forma, o esprito do mercantilismo estimulou os sentimentos nacionalistas, provocou o florescimento do comrcio e, em conseqncia, criou as condies para a apario do modo de produo capitalista.

As riquezas acumuladas durante o perodo mercantilista, que eram empregadas na compra de produtos manufaturados por artesos independentes, para revenda, ou em emprstimos a juros, passaram a ser usadas para contratar fora de trabalho e compra de meios de produo. Deixaram de funcionar como capital comercial e capital usurrio para assumir a forma de capital industrial.

Evoluo histrica
Na Inglaterra, Adam Smith e seus seguidores desenvolveram sua teoria liberal sobre o capitalismo. Na Frana, aps a revoluo de 1789 e as guerras napolenicas, passou a predominar a ideologia do laissezfaire, ou do liberalismo econmico, que tinha por fundamentos o livre comrcio, a abolio de restries ao comrcio internacional, o livre-cmbio, o padro-ouro e o equilbrio oramentrio. O liberalismo se assentava no princpio da livre iniciativa, baseado no pressuposto de que a no regulamentao das atividades individuais no campo socioeconmico produziria os melhores resultados na busca do progresso.

Os Estados Unidos, depois de liderarem a economia capitalista mundial at 1929, foram sacudidos por violenta depresso econmica que abalou toda sua estrutura e tambm a f na infalibilidade do sistema. A poltica do liberalismo foi ento substituda pela interveno do estado - adotaram-se a previdncia e a assistncia sociais para atenuar os efeitos das crises.

A progressiva interveno do estado na economia caracterizou o desenvolvimento capitalista a partir da segunda guerra mundial. Assim, foram criadas empresas estatais, implantadas medidas de protecionismo ou restrio na economia interna e no comrcio exterior e aumentada a participao do setor pblico no consumo e nos investimentos nacionais.

Doutrinas econmicas
FISIOCRATAS: Diferentemente dos mercantilistas, que consideravam o comrcio e a indstria nascente como a principal origem da riqueza, os fisiocratas (fisiocracia = governo da natureza) sustentavam que a prosperidade e a riqueza nacional dependiam em ltima instncia da agricultura, j que somente ela gerava nova riqueza, e que os demais bens econmicos se originavam da transformao de seus excedentes de forma mais ou menos direta.

Com o desenvolvimento da indstria, as idias fisiocrticas cederam lugar a uma nova teoria econmica. Seus principais representantes foram Adam Smith, David Ricardo e Thomas Robert Malthus

Adam Smith (1723-1790)


Principal obra: 1776 - Investigao sobre a natureza e causa da riqueza das naes. - lanou os alicerces da moderna economia. - criticou e desacreditou as polticas protecionistas e alfandegrias do mercantilismo e - defendeu a liberdade de comrcio.

David Ricardo (1772-1823)

Ricardo desenvolveu a teoria das vantagens comparativas, a qual defendia a idia de que os pases deveriam se especializar nos produtos onde tivessem maiores vantagens comparativas. Mesmo que dois pases sejam capazes de produzir vrios produtos a melhor estratgia a especializao no produto que possui mais e melhores fatores de produo e know-how.

Jean-Baptiste Say (1768-1832)

Ampliou a obra de Adam Smith. Subordinou o problema das trocas de mercadorias a sua produo a chamada Lei de Say a oferta cria sua prpria demanda, ou seja, o aumento da produo iria transformar-se em renda dos trabalhadores e empresrios, que seria gasta na compra de outras mercadorias e servios. A lei de Say um dos pilares macroeconomia clssica, e s foi contestada em meados do sculo XX.

Thomas Malthus(1766-1834)

Principal obra: 1798 - Ensaio sobre o princpio da populao), obra em que previu um crescimento aritmtico da produo de alimentos e demais bens, e outro geomtrico e, portanto, muito mais rpido, da populao e de suas necessidades, o que deveria leva as geraes futuras fome e misria.

Contribuies da escola clssica


Afirmao da identidade entre os interesses particulares dos indivduos e o interesse geral da sociedade. A afirmao da identidade entre interesses particulares e gerais leva necessariamente a outra nova afirmao: uma vez assegurada a no-interveno do estado e de grupos que interfiram na atividade econmica espontnea, o livre jogo da oferta e da procura tende necessariamente a produzir o equilbrio econmico. A escola clssica lanou assim os alicerces do liberalismo, doutrina que teria poderosa influncia nos sculos vindouros.

Keynes
Keynes. A obra do britnico John Maynard Keynes representou a volta da economia poltica ao primeiro plano. A grande depresso de 1929 provocou, entre outras graves conseqncias, uma profunda crise do liberalismo econmico, tal como fora at ento formulado, e das teorias econmicas das dcadas anteriores. Isso constituiu o quadro propcio para que Keynes desenvolvesse um pensamento econmico que influiu fortemente nas dcadas seguintes.

Economia ps-keynesiana. Nas dcadas que se seguiram segunda guerra mundial, a teoria econmica, que continuou profundamente marcada pela obra de Keynes, passou por intensa evoluo.

Ao lado da generalizao do emprego da matemtica, ganharam impulso os estudos economtricos e se atribuiu importncia cada vez maior ao planejamento econmico, necessrio em maior ou menor grau no s em cada um dos pases, como tambm, e de modo crescente, para reduzir as grandes diferenas entre os pases ricos e pobres.

A ateno dada economia regional e urbana, da sade e da educao, representa tambm uma manifestao da relevncia da cincia econmica nas sociedades modernas.

Josef Shumpeter (1883 - 1950)


Destruio Criadora ciclos econmicos Empreendedor inovador o impacto das inovaes se d a partir da perturbao que causa na concorrncia.

Amartya Sen
Principal Obra: desenvolvimento como liberdade 2000 Sua maior contribuio mostrar que o desenvolvimento de um pas est essencialmente ligado s oportunidades que ele oferece populao de fazer escolhas e exercer sua cidadania. E isso inclui no apenas a garantia dos direitos sociais bsicos, como sade e educao, como tambm segurana, liberdade, habitao e cultura.

Vivemos um mundo de opulncia sem precedentes, mas tambm de privao e opresso extraordinrias. O desenvolvimento consiste na eliminao de privaes de liberdade que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas de exercer ponderadamente sua condio de cidado",

Uma concepo adequada de desenvolvimento deve ir muito alm da acumulao de riqueza e do crescimento do Produto Nacional Bruto e de outras variveis relacionadas renda. Sem desconsiderar a importncia do crescimento econmico, precisamos enxergar muito alm dele (SEN, 2000, p. 28).

Muito obrigada!!

Boa Noite! Rejane Kieling

Potrebbero piacerti anche