Sei sulla pagina 1di 6

Emisses radioativas naturais

Radioatividade a emisso espontnea de partculas e/ou radiaes de ncleos instveis. Emisses radioativas naturais<THEMISSO< th> Velocidade Poder de relativa penetrao da luz (c) relativo 5 a 10% 40 a 95% 100% 1 100 10 000 Poder de ionizao relativo 10 000 100 1

Natureza 2 prtons + 2 nutrons eltron onda eletromagntica

Sries radioativas naturais


Elementos radioativos naturais Todos com Z 84; parte dos que tm Z entre 81 e 83. So excees os istopos radioativos naturais com Z < 81. Sries radioativas naturais

Srie do urnio 238U 206Pb (4n + 2) Srie do trio 232Th 208Pb (4n) Srie do actnio 235U 207Pb (4n + 3)

Contador Geiger-Muller o aparelho usado para detectar radioatividade. As emisses radioativas ionizam os gases, tornando-os condutores de eletricidade; este o princpio de funcionamento do aparelho.

Cintica das radiaes


v = kN v = velocidade de desintegrao ou atividade radioativa k = constante radioativa N = nmero de tomos do elemento radioativo Meia-vida (t1/2) o tempo depois do qual metade dos tomos da amostra se desintegra.

kt1/2 = 0,693 Vida mdia = 1/k A velocidade de desintegrao ou atividade radioativa no depende de fatores externos como presso e temperatura, nem da substncia sob a qual se apresenta o elemento radioativo. S depende do nmero de tomos N do elemento radioativo presentes na amostra. Transmutao artificial (Rutherford, 1919)
14

N + 4 17O + 1p

A partir dessa, muitas outras transmutaes foram conseguidas.

Fisso atmica e fuso nuclear


Fisso atmica - Transmutao com diviso do ncleo, dando dois ncleos menores. a transmutao da bomba atmica. Fuso nuclear - Transmutao com unio de dois ncleos, dando um nico ncleo. a transmutao da bomba de hidrognio.

A BOMBA ATMICA: R: O Poder Destrutivo da Bomba A ao destrutiva de uma bomba atmica pode ser descrita em 6 etapas: 1. O incio da exploso de uma bomba atmica corresponde ao incio da reao em cadeia que ocorre em pleno ar. A bomba lanada normalmente a ordem de milhes de graus Celsius. 2. Aps 0,0001 segundos, a massa gasosa que transformou a bomba emite elevadas quantidades alfa e raios ultravioleta, alm de outras radiaes eletromagnticas, cuja luminosidade pode destruir a retina e cegar as pessoas que a olharem diretamente. 3. Entre 0,0001 e 6 segundos, a radiao j foi totalmente absorvida pelo ar ao redor, que se transforma numa enorme bola de fogo, cuja expanso provoca a destruio de todos os materiais inflamveis num raio mdio de 1 quilometro, assim como queimaduras de 1,2 e 3s graus. 4. Aps 6 segundos, a esfera de fogo atinge o solo iniciando uma onda de choques e devastao que propaga atravs de um deslocamento de ar comparvel a um furaco com ventos de 200 a 400 Km/h.

Aps 2 minutos, a esfera de fogo j se transformou completamente num cogumelo que vai atingir a estratosfera. As partculas radioativas se espalham pela estratosfera levadas pelos fortes ventos e acabam se precipitando em diversos pontos da Terra durante muitos anos. Construindo a Bomba Atmica: TNT, Urnio, Fonte de Nutrons. A exploso do TNT provoca o impacto do urnio com a fonte de nutrons, dando incio fisso nuclear. FISSO NUCLEAR - Quebra de um ncleo atmico formando tomos novos e liberando grande quantidade de energia. Urnio 235 + n -----Ba + Kr + 3n + muita energia calorfica ( Temperatura de 1000000 C). Os 3 nutrons resultantes podem encontrar outro 3 ncleos de urnio e provocar 3 novas fisses, com formao de outros nove nutrons, os quais provocam outras nove fisses e assim por diante. Trata-se de uma reao em cadeia. Junto com o brio e criptnio formam-se dezenas de outros elementos qumicos, inclusive artificiais, tais como tecncio (43), promcio (59) e plutnio (94). Essa mistura resultante recebe o nome de lixo atmico. A CURA E DIAGNSTICOS ATRAVS DE RADIAES Como j foi citado acima: A energia nuclear em um avanado aparelho de tomografia cerebral. Uma soluo radioativa injetada na veia do paciente faz com que o resultado seja mais preciso na procura de problemas cerebrais.Temos tambm o exemplo da radioterapia, tcnica que consiste na utilizao de fontes de radiao para tratamento de tumores, e a radioesterilizaao que entre outras utilidades evita a rejeio de rgos e esteriliza tecidos humanos destinados a implantes.

CHERNOBYL:
Um dos piores acidentes nucleares acontecidos at hoje foi em Chernobyl, na Ucrnia em 1986. A exploso, fuso e incndio de um reator nuclear provocou uma intensa contaminao do meio ambiente ocasionando mortes e doenas; a radiatividade foi propagada pelo vento atravs de milhares de quilmetros chegando at a Europa Ocidental e provocando a contaminao no leite e em diversos alimentos at hoje crianas sofrem as seqelas das mutaes genticas provocadas pelo excesso de exposio a radiao tendo deformaes na formao fetal e cncer.

GOINIA:
Em 13 de setembro de 1987 foi encontrado em Goinia um aparelho de radioterapia abandonado que continha uma fonte de cloreto de csio do Instituto Goiano de Radioterapia. A cpsula com cloreto de csio foi aberta vendida a um ferro-velho.

Atrados pela luminescncia do csio, adultos e crianas o manipularam e distriburam entre parentes e amigos. O "p venenoso", contendo cloreto de csio, foi manuseado pelas pessoas que o deixavam onde colocavam as mos os ps ou onde se sentavam; foi distribudo para ser levado para casa em vidrinho, colocado no bolso, esfregado no corpo. Foi varrido para baixo de armrios, para a cozinha, para o quintal. Foi lavado pela chuva e carregado pelo vento. Ao ser violada, perdeu, aproximadamente 90% do seu contedo, com o csio em p espalhando-se num pequeno pedao de tapete colocado sobre o cho, sombra de duas mangueiras. Parte do material ficou no recipiente, mais tarde levado para outro local. Um complexo encadeamento de fatos resultou na contaminao de trs depsitos de ferrovelho, um quintal, uma repartio pblica e diversas residncias e locais pblicos.A cpsula e seus fragmentos foram manipulados a cu aberto, o que contaminou diretamente o solo. Parte do material foi transportada inocentemente por pessoas, inclusive crianas, encantadas com a luz emitida por aquele p sem cheiro, nem quente nem frio, sem gases, inofensivo. Os primeiros sintomas da contaminao - nuseas, vmitos, tonturas, diarria, apareceram algumas horas aps o contato com o material. As pessoas procuravam farmcias e hospitais e eram medicadas como vtimas de alguma doena infecto-contagiosa. Um dia depois o acidente foi descoberto e uma verdadeira operao de guerra foi montada para tentar descontaminar Goinia, algumas pessoas morreram e outras ficaram com srias doenas, animais foram sacrificados e os objetos contaminados foram enterrados com a devida proteo no estado do Par.

2. CARACTERSTICAS DAS EMISSES

a) PARTCULA ALFA (): _ Partcula pesada. _ Baixo poder de penetrao. _ Constituda de 2 prtons e 2 nutrons. Representao:

b) PARTCULA BETA (): _ Aproximadamente, 7000 vezes mais leve que a partcula alfa. _ mais rpida que a alfa. _ Maior poder de penetrao e danificao que a alfa. _ Constituda por cargas negativas e, praticamente, em massa. Representao:

0 1

c) RADIAO GAMA (): _ Ondas eletromagnticas. _ Velocidade prxima da luz. _ a mais perigosa e ofensiva das trs. Pode causar danos irreparveis aos seres humanos.

Representao:

3. LEIS DA RADIOATIVIDADE

1a LEI: LEI DE SODDY Quando um tomo radioativo emite uma partcula (), seu nmero atmico diminui de 2 unidades e seu nmero de massa diminui de 4.
92

2 4 + 90 234Th 2a LEI: LEI DE SODDY, FAJANS E RUSSEL Quando um tomo radioativo emite uma partcula (), seu nmero atmico, Z, aumenta de uma unidade e seu nmero de massa permanece inalterado.
238U 55

-1 + 56 137Ba
137Cs 0

4. CONSTANTE RADIOATIVA (C)

C = - n N Indica a frao de tomos desintegrados na unidade de tempo. Quanto maior o valor da constante radioativa C, mais radioativo ser o istopo da amostra. 4.1. - VIDA MDIA (Vm): Indica o tempo que os tomos de determinado istopo radioativo levam, em mdia, para se desintegrarem. Vm = 1 C 4.2. - PERODO DE MEIA-VIDA (P): Corresponde ao tempo necessrio para que o nmero de tomos, inicial de uma amostra, se reduza metade. n = n0 2x n = no de tomos que restaram. n0 = no de tomos iniciais. x = no de perodos que se passaram. Exemplo: O perodo de meia-vida do Csio-137 igual a 30 anos.
5. REAES DE TRANSMUTAO

So transformaes sofridas por um determinado elemento radioativo, levando-o a transformar-se em outro elemento qumico. Para isso, deve-se bombardear o ncleo do elemento radioativo com partculas aceleradas. As transmutaes podem ser naturais ou artificiais. Exemplos:
7 14N

+2 4 8 17O + 1 1p
4 9Be

+2 4 6 12C + 0 1n
6. FISSO NUCLEAR

a partio de um ncleo atmico pesado e instvel atravs do bombardeamento desse ncleo com nutrons moderados, originando 2 ncleos mdios, liberando uma elevada quantidade de energia. Exemplo:
92 235U 1n

+0 54 139Xe + 38 94Sr + 3 0 1n + energia A bomba atmica a aplicao blica do processo da fisso nuclear, que libera grandes quantidades de energia e radiao. Corresponde unio de dois ou mais ncleos atmicos leves, originando um nico ncleo atmico, liberando uma quantidade gigantesca de energia.
MILHES DE C

41 1H 2 4He + 2 -1 0 + energia A bomba de hidrognio a aplicao blica do fenmeno da fuso nuclear.

Potrebbero piacerti anche