Sei sulla pagina 1di 3

Manual do DVD Shrink

Copiando DVDs com o DVD Shrink

file:///C:/Documents and Settings/user/Desktop/DVD Shrink/manual-dv...

O DVD Shrink um programa para cpia e backup de DVDs. Ele capaz de remover a proteo anticpia dos DVDs, compactar e reduzir seu tamanho e grav-los. uma ferramenta muito til, e gratuita. Neste tutorial, voc ir aprender a criar uma cpia de um DVD. Antes de iniciar, gostaria de fazer algumas ressalvas. Segundo nossas leis atuais do Brasil, permitida a cpia de DVDs para backup e uso pessoal, ou seja, voc pode usar esse programa para copiar DVDs para voc, mas no pode us-lo com finalidade de distrubuir DVDs copiados ou vend-los. Gostaramos de deixar claro que o bom uso deste maravilhoso programa depende de cada um, e que o procedimento mostrado aqui totalmente lcito, desde que seja feito para o propsito correto. O DVD Shrink funciona em Windows 9x, 2000, XP e 2003. preciso que voc tenha o Nero (verso 6 ou mais recente) instalado, que geralmente vem junto com seu gravador de DVD em um CD, ou ento o programa CopytoDVD. Ambos serviro para gravar a imagem que o DVD Shrink gerar. Assegure-se de ter pelo menos 5 GB livres em disco para copiar um DVD, sendo recomendado 9 GB. Para que o processo no se torne muito lento, tenha pelo menos 256 MB de memria. Baixe o DVD Shrink, descompacte e abra o instalador. Surgir ento esta tela:

Clique em Next, leia os termos de uso e clique em I accept the agreement, avance novamente usando Next, selecione o local onde instalar (o padro recomendado), avance mais trs vezes, aguarde a instalao. Ao terminar, aparecer uma tela com a opo Lauch DVD Shrink. Se ela no estiver selecionada, selecione. Em seguida clique em Finish e o programa se abrir. Basicamente, o DVD Shrink j vem configurado. O que voc pode mudar o tipo de DVD, caso voc v usar um DVD-9 (Dual Layer). Para isso, v em Edit, Preferences e escolha DVD-9 no lugar de DVD-5 (4.7gb). Outra configurao possvel aumentar a velocidade de cpia clicando em File/IO e selecionando Overlapped I/O. No entanto, em mquinas mais antigas isso pode dar problemas e no funcionar corretamente. Feito tudo, clique em OK para voltar a tela principal e insira um DVD, e clique em Open Disc.

O DVD Shrink ento analisar o DVD, processo que costuma ser rpido. Marcando a opo Enable Video Preview, voc acompanha a anlise em tempo real.

Caso o DVD original seja normal, ou seja, tenha 4,7 GB ou menos, no ser necessrio compactar e no haver perda nenhuma na qualidade. Para saber o tamanho, observe a barra verde no topo da janela:

1 de 3

15/10/2011 16:36

Manual do DVD Shrink

file:///C:/Documents and Settings/user/Desktop/DVD Shrink/manual-dv...

Se for este o caso, basta gravar diretamente, passo que veremos a seguir. Porm, se voc inserir um DVD-9, ter duas opes: a primeira ser ter um gravador de DVD com suporte a dual layer, bem como ter uma mdia DVD-9 virgem, muito cara e difcil de achar; a segunda compactar o contedo para caber no DVD tradicional (DVD-5). Insira ento o DVD e abra novamente. Observe que h uma parte vermelha na barra verde. Em alguns (rarssimos) casos ela aparece porque o DVD-9, que grande, est to cheio, como este do exemplo, que mesmo compactando ainda acaba excedendo um pouco o limite. Veja:

Se a barra vermelha no aparecer, voc pode ir diretamente para o passo da gravao. Tambm assegure-se de estar marcada a opo Automatic, em Compression. Como um DVD de 4,7 GB tem 4484 MB reais, precisamos eliminar cerca de 100MB, para que a barra voltar a ficar verde. Para eliminar algo de modo a caber, pode-se remover o udio 5.1. Para remover o udio 5.1, clique no DVD e desabilite a caixa AC3 5.1ch. Caso decida permanecer com o udio 5.1, ento remova alguma parte do DVD, como uma faixa bnus. Para remover uma faixa bnus, basta procur-la no menu ao lado esquerdo, clicar em play para assistir um preview e ter certeza de que ela. Em seguida, do lado direito, em video, mude de Automatic para Still Image. Isso mostrar uma imagem no buraco deixado pela faixa bnus que foi apagada.

Pronto! Agora a barra est somente verde e voc j pode gravar o DVD. Clique no boto Backup! para aparecer a janela de gravao. Caso aparea uma janela perguntando se voc j verificou que a compresso estava em Automatic, clique em Yes.

Voc pode diretamente clicar em OK, mas para no restarem dvidas explicarei tudo que h nesta janela. Em Select backup target, mantenha o gravador. Caso voc esteja sem mdias de DVD no momento, e s queira criar uma imagem ou descompactar esse contedo no HD, para futuramente gravar, troque a opo para ISO ou Hard Disk, respectivamente. Em Select folder for temporary files, voc seleciona aonde ficaro gravados temporariamente os dados do DVD. Em DVD Region, mantenha o padro. Em Quality Settings, voc pode selecionar opes para melhorarem a imagem de DVDs que foram compactados, diminuindo a perda de qualidade. No entanto, este processo se torna muito demorado. Se desejar us-los, Perform Deep Analysis ir analisar melhor o DVD para garantir qualidade, e em Quality Enhancements voc poder usar a melhoria Sharp que tenta preservar a aparncia original, ou a Smooth, que suaviza a imagem para melhor-la. Se for usar alguma, Sharp recomendada. Em Options, Run backup in low priority mode faz ele rodar em baixa prioridade, para no atrapalhar o uso do PC. Se voc no for usar o PC, e for deix-lo copiando o DVD, desmarque esta caixa para o backup ocorrer mais rpido. Outra forma de agilizar o processo, desativar seu antivrus enquanto for copiar DVD. Em Shutdown computer, aps copiar o DVD o DVD Shrink desliga o PC. Por fim, em Burn Settings, voc pode selecionar o nome que dar ao DVD em Volume Label e a velocidade de gravao. O resto voc pode deixar marcado.

2 de 3

15/10/2011 16:36

Manual do DVD Shrink


de gravao. O resto voc pode deixar marcado.

file:///C:/Documents and Settings/user/Desktop/DVD Shrink/manual-dv...

Clique em OK e o processo comear a copiar o DVD para seu HD e mostrar as porcentagens concludas. Em seguida, ao terminar, a bandeja do DVD abrir, e basta voc colocar o DVD virgem no lugar para que a gravao comece. Ao final, aparecer essa janela:

Pronto! Seu DVD foi copiado e est pronto para uso! Espero que tenha gostado do tutorial! Para tirar dvidas, acesse o nosso frum. At a prxima!

3 de 3

15/10/2011 16:36

Potrebbero piacerti anche