Sei sulla pagina 1di 4

Mais Vida

Trs Passos, sexta-feira, 25 de maio de 2012 | Suplemento da edio 778 | N 46


A videolaparoscopia, tambm chamado erroneamente cirurgia a laser, uma tcnica cirrgica relativamente nova, que proporcionou um grande avano tecnolgico nesta rea da medicina. Cirurgia vem do grego Kheirourgia (kheiros, mao e ergon, obra), ramo da medicina que se prope curar pelas mos, j Lparos, tambm do grego, significa abdmen. Laparoscopia uma maneira de olhar dentro do abdmen, atravs de uma pequena inciso por onde se introduz uma lente, o laparoscpico, acoplado a uma cmera de vdeo. Os primeiros relatos de visualizao de um rgo interno humano foi feita por Phillipp Bozzini, em Frankfurt, em 1806, inspecionou a uretra com uma cnula de duplo lmen, um lmen transmitia a luz, emitida por uma vela, e o outro para observao. A partir dessa poca vem surgindo novas invenes e pesquisas, mas foi a partir da dcada de 60 e 70 que surgiram os maiores avanos e primeiros testes em humanos, primeiramente na rea da ginecologia e depois na cirurgia geral e demais reas. A primeira retirada de vescula foi executada em 1987, por Phillippe Mouret, em Lyon, Frana, aps ficou popularizada a tcnica e espalhou-se pelo mundo e, no Brasil, a partir da dcada de 90. Aos poucos, vem se definindo aquelas operaes que realmente oferecem vantagens, quando realizadas por videoendoscopia cirrgica. Cabe frisar que, para realizar operaes laparoscpicas, o cirurgio deve estar bem treinado nas cirurgias tradicionais ou laparotmicas. Por outro lado, para trabalhar com laparoscopia, necessrio um treinamento adequado, especfico. So necessrios, tambm, equipamentos e instrumentos especficos, com os quais o cirurgio deve estar bem familiarizado. Estes ltimos vm se aperfeioando progressivamente e impem aumento nos custos inerentes.
Laparoscopia

Cirurgia laparoscpica: O que ? Como surgiu?

Maik Horst
Cirurgio Geral Cirurgia por vdeo (laser)
atende: particular, tarifa social, Unimed, IPE, Sadia, Caixa.

CRM 27178

Michele Vendrusculo Horst


Medicina Chinesa
(acupuntura)

Coren 137274

Motilidade digestiva
(particular tarifa social, Unimed e IPE)

Bacharel em enfermagem

Fone: (55) 3522-1605 Centro Clnico So Mateus - Av. Jlio de Castilhos, 1290 - Sala 405 - Trs Passos/RS

Sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mais Vida
Fitness

Benefcios proporcionados pela musculao esttica


No ambiente esttico, a musculao busca modelar as formas do corpo atravs do aumento do volume muscular e da obteno da simetria corporal. Tudo isso deve ser realizado dentro dos limites da normalidade, respeitando todos os princpios do treinamento fsico com um destaque para a individualidade biolgica. Os principais benefcios da musculao esttica e que auxiliam na melhoria da qualidade de vida dos praticantes so: aumento da massa corporal metabolicamente ativa, melhoria da autoimagem e emagrecimento. Aumento da massa corporal metabolicamente ativa O objetivo principal dos novos alunos das academias, sem dvida, a hipertrofia muscular, que provoca tambm o aumento da massa corporal metabolicamente ativa, fazendo com que o seu gasto energtico em repouso seja maior. Este fato de bastante importncia para a melhoria da qualidade de vida em pessoas que esto em processo de emagrecimento ou que esto em processo de manuteno da massa corporal, j que atualmente se tem conhecimento de que o indivduo que emagrece perdendo msculo vai diminuir o seu gasto metablico basal e aumentar sua tendncia para engordar novamente, provocando o chamado "efeito ioi. Melhoria da autoimagem Na sociedade contempornea existe uma excessiva preocupao com o corpo. Estudos na rea da psicologia apontam que as pessoas insatisfeitas com a sua imagem corporal apresentam maiores dificuldades de relao interpessoal do que aquelas plenamente satisfeitas com os seus corpos. Isto implica em dificuldades de socializao e tendncia ao isolamento, o que pode ocasionar futuramente o aparecimento de comportamentos depressivos. A musculao esttica surge ento como uma forma de modelagem corporal fsica que proporciona ao mesmo melhoria de autoimagem, autoconceito e autoconfiana.

Academia e Sade
Musculao esttica para emagrecimento Musculao teraputica - (reforo muscular) Exerccios com bola suia enfatizando a respirao e a postura) Exerccios aerbicos (bicicleta, esteira, jump, corda) Alongamento individual e grupal Ginstica localizada orientada
Atendimento personalizado com hora marcada: individual (personal), duplas, trios ou mais pessoas.

Ambiente climatizado e supervisionado por educador fsico qualificado e registrado no cref (conselho regional de educao fsica). Espao Vital tambm disponibiliza: Massagista * massagem relaxante * massagem esttica-reduo de medidas * massagem teraputica * limpeza de pele Acupuntura * esttica facial * esttica corporal e abdominal no tratamento para emagrecimento * acupuntura sistmica Fonoaudiologia Psicologia

Claudia Regina Schumann


Empresria e Educadora Fsica especialista em acupuntura e auriculoterapia CREF 012111-6/RS / CBES-POA

Personalizada e climatizada
Rua General Daltro Filho, 442 Fone: (55) 3522-8096 Trs Passos - RS
claudiareginaschumann@bol.com.br

Academia

3 Laser e luz intensa pulsada para tratamentos estticos


Sexta-feira, 25 de maio de 2012
A pele tem a funo de barreira protetora contra as agresses provocadas pelo ambiente (sol, vento, traumas, doenas, etc...). Associado ao processo de envelhecimento natural, essa barreira lentamente desgastada levando ao aparecimento de manchas, rugas, linhas de expresso, cicatrizes, etc... Esse conjunto de "marcas" compromete o aspecto saudvel da pele, provocando insatisfao com a aparncia e baixa autoestima. O tratamento desse conjunto inesttico merece uma abordagem combinada. O Harmony pixel foi desenvolvido para ser a base do programa de tratamento da pele. um Laser Erbium fraciondao para resurfacing da pele. O termo resurfacing significa refazer a superfcie da pele. E isso que ele faz, renova a superfcie cutnea eliminando as manchas, minimizando as rugas e cicatrizes, atravs da evaporao dessas imperfeies que so substitudas por uma pele renovada. Outros tratamentos podem ser associados como a toxina botulnica, preenchimentos cutneos, alm de outras tcnicas, dependendo do grau de comprometimento da pele. O Harmony pixel realizado em sesses mensais programadas para cada tipo de pele, e gradativamente as leses so eliminadas dando espao a uma pele mais jovem e saudvel. O tratamento no retira o paciente da maioria de suas atividades dirias, praticamente indolor e a reparao completa da pele ocorre em at 15 dias. Pode ser feito no rosto, pescoo, colo e dorso de mos, sendo obrigatrio o uso do filtro solar durante todo o tempo de acompanhamento. A melhora j pode ser observada a partir da primeira sesso, mas o nmero de sesses indicado de acordo com a avaliao de cada paciente. Proporciona ainda um tratamento altamente eficaz de cicatrizes de acne, manchas solares ou de idade, poros abertos e estrias brancas ou vermelhas e a luz intensa pulsada oferece um excelente resultado para depilao definitiva em barba, axilas, virilhas, buo, mento, etc. O mdulo VP utiliza o comprimento de onda de 540nm, absorvido pela oxi e desoxi-hemoglobina e pela melanina, para o tratamento no invasivo de diversas leses vasculares superficiais, como os micro vasos de face (telangiectasias) e eliminao de melanoses, eflides (sardas), hiperpigmentaes, entre outras leses pigmentadas. Este equipamento de ltima gerao que rene luz intensa pulsada e laser Erbium fracionado est disponvel no consultrio da mdica Ivete Fauri, na Rua Roque Gonzales, 378, sala 403, Edifcio Centro Profissional - Trs Passos Fone: 3522-2405.

Mais Vida

Fone/Fax: (55) 3522 2405 - e-mail: ivetefauri@terra.com.br

Doenas vasculares perifricas

As doenas vasculares perifricas podem ser definidas como patologias que impedem tanto o fluxo sanguneo arterial, como o retorno venoso, principalmente nos membros (braos e pernas). Estas duas condies, se no bem avaliadas e tratadas, podem ocasionar graves danos sade de modo geral, pois se o fluxo sanguneo est impedido, as clulas do membro afetado iro padecer de falta de nutrientes e oxignio, o que acaba por causar lentamente a morte destas clulas que apesar de possurem mecanismos metablicos capazes de suportar uma privao circulatria, ainda assim em determinado tempo, as clulas tendem a morrer. Mesmo que no ocorra a morte celular, o resultado do metabolismo deficiente de nutrientes e oxignio, leva a formao de substncias que so txicas a outras clulas causando maiores danos ao tecidos. Quando estamos diante de um quadro de dificuldade de retorno venoso ou linftico, a primeira observao que pode ser feita que o membro tende a apresentar edemas, embora em alguns casos quase imperceptveis, porm uma situao que merece um diagnstico rpido, pois acaba afetando o retorno venoso ao corao, causando alm dos sintomas perifricos, sintomas cardacos. Sabemos que o sangue dos membros inferiores so drenados na veia cava inferior e o sangue dos membros superiores na veia cava superior, que se abrem no corao , terminando assim por levar o sangue venoso, pobre em oxignio e nutrientes, a retornar ao pulmo para receber oxignio, no processo de HEMATOSE, se este processo estiver com eficincia diminuda, os problemas circulatrios e cardacos tendem a aparecer e se agravarem com o passar do tempo. Outros sintomas podem estar associados s dificuldades circulatrias perifricas como: falta de sensibilidade, dor, dificuldade ao andar, etc. Porm, so sintomas comuns, mas nunca devem ser negligenciados, na presena de algum deles, consulte um especialista que ao avaliar seu histrico, poder encaminhar a exames que iro dar uma maior clareza quanto a etiologia destes sintomas e sendo de origem vascular, medidas teraputicas adequadas devero ser indicadas.

Dr. Antnio Carlos Casco da Silva


CREMERS 6991

Dr. Fbio Goulart da Silva


CREMERS 25988

Doenas vasculares perifricas - Cirurgia vascular e endovascular


Consultrio: Siqueira Couto, 93 - 4 andar - sala 401

Fone: (55) 3332 8099 - Iju/RS


casco@san.psi.br - fabiogoulartdasilva@gmail.com

Sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fisioterapia no tratamento da ATM


Atualmente a fisioterapia dispe de vrias especialidades. Includos a essas especialidades podemos citar os recursos fisioteraputicos no tratamento da disfuno da articulao temporomandibular (ATM) ATM uma das articulaes mais utilizadas de todo o corpo, ela abre e fecha aproximadamente 1500 a 2000 vezes ao dia, durante os movimentos de falar, mastigar, deglutir, bocejar e ressonar. Os problemas da ATM, alm de problemas de disfuno articular, podem gerar diversos outros sintomas, como dor reflexa no ouvido, olhos, dores nos ombros, braos, pescoo, msculos peitorais, dores de cabea, enjoos, sensaes de sufocamento, fotofobias, tonturas, entre outros sintomas. Muitos desses sintomas, relacionados a disfuno da ATM, fazem que o paciente, deixe de ir ao trabalho ou a escola, prejudicando os seus afazeres do dia a dia., podendo intensificar o estresse, a irritabilidade e os problemas emocionais, e com isso, aumentar a intensidade, desses sintomas. O tratamento fisioterpico inicia com anamnese (avaliao) do paciente e aps, o exame clnico atravs da palpao muscular e da ATM; avaliao do movimento/mobilidade articular da mandbula; avaliao dos rudos articulares. S aps a avaliao que se d inicio ao tratamento, que especfico para cada paciente. Dentre as formas de tratamento fisioteraputico podemos destacar: pompagens cervical, cinesioterapia, manipulao articular (QUIROPRAXIA), liberao de pontos de dor (trigger points) intraorais e cervicais, ACUPUNTURA, alongamentos, eletroterapia. O tratamento fisioteraputico em conjunto com o tratamento multidisciplinar, proporciona um alvio das condies sintomatolgicas do paciente, buscando restabelecer a funo normal do aparelho mastigatrio. Com isso podemos proporcionar para o paciente um tratamento de qualidade, visando um todo no apenas o problema, pois no tratamos somente uma ATM mais sim, um ser humano por completo.

Mais Vida

terminaes nervosas

msculos

disco articular

ATM
dentes fora do lugar

Dr. Daiana Horbach Fisioterapeuta

Consultrio de Fisioterapia Dra. Daiana Horbach


Crefito 133.426-F
Graduada pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, possui os cursos de: *RPG/FM: Reeducao Postural Global/Fisioterapia Manipulativa pela Faculdade CBES de Porto Alegre/RS *Quiropraxia pelo Instituto Physion de So Paulo/SP *Ps-graduanda em Acupuntura pela Faculdade CBES de Porto Alegre/RS

Atendimento personalizado, individual e com hora marcada.


Atende: segunda e quarta-feira das 8:00 s 12:00 e 13:30 s 19:00. Sexta-feira das 13:30 s 19:00.

Fone: (55) 9939-9118 Email:daianahorbach@yahoo.com.br Av. Santos Dumont, 350 - Centro - Trs Passos - RS

Unimed Noroeste/RS inaugura unidade de internao em Tenente Portela


A Unimed Noroeste/RS inaugurou no dia 19 de maio mais uma unidade de internao para atendimento preferencial a seus usurios. Beneficirios de Tenente Portela e cidades prximas contam agora com uma Unidade de Internao Hospitalar Unimed junto Associao Hospitalar Beneficente Santo Antnio. O investimento feito pela Cooperativa Mdica, de aproximadamente R$ 270 mil, tem como objetivo dotar a rea de padro diferenciado de hotelaria, a exemplo do que j foi implantado em outros hospitais da regio. Esta Unidade conta com 700 metros quadrados de rea construda, nos quais situam-se 12 leitos, a maioria deles privativos, e outras estruturas de apoio. A iniciativa de levar servios hospitalares a outras Coordenadorias, parte do novo modelo de gesto adotado pela Unimed Noroeste/RS, que objetiva oferecer maior qualidade no atendimento aos seus beneficirios, a valorizao do trabalho dos mdicos cooperados e dos colaboradores. Alm disso, busca evidenciar a preocupao com a excelncia no atendimento, diretrizes que norteiam a atuao da Cooperativa e da prpria instituio hospitalar. O presidente da Unimed Noroeste/RS, mdico Leandro Roberto Oss Zambon, ressalta que a poltica de parceria com hospitais credenciados busca reforar a presena regional da Cooperativa. As Unidades implantadas em parceria com os hospitais qualificam as estruturas de atendimento na regio, refora o mdico.
(Assessoria de Imprensa)

Potrebbero piacerti anche